• Nenhum resultado encontrado

A Capa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Capa"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

CAROLINA CECCATTO LUCHESE

Nasceu e vive em Caxias do Sul. Em 2017 se formou no curso de Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul, onde agora é estudante de licenciatura em Artes Visuais. Desenvolve pesquisa no campo de história das mulheres na fotografia e em produção autoral com xilogravura, pintura e fotografia.

(2)

A CAPA

Acumulo tralha, lixo, roupas, livros, fotos, cartões de aniversário, objetos que não sei sequer se vão ser usados algum dia. Mas eles estão lá, guardados ocupando espaço no meu armário, nas gavetas e em todos os cantos possíveis do meu quarto, esperando pelo momento em que possam ter utilidade.

Provavelmente nunca vão ter.

No meio de tudo isso, inerente a todas essas coisas, existe outro acúmulo. Cada um desses objetos possui sua própria carga emocional, seus acúmulos de memórias. Em 2009, comecei a me interessar por fotografia e a estudar. Em 2011, prestei vestibular para o curso de fotografia e entrei. Me formei em 2017 depois de vários altos e baixos e um percurso confuso que resultou em um “pra que eu fiz tudo isso?”.

Acumulo fotos que faço com câmeras descartáveis na mesma proporção que essas memórias afetivas crescem. Conforme essas lembranças vão se amontoando, perdem o sentido inicial do momento do registro; as pessoas representadas nas fotografias deixam de fazer parte da rotina, da vida; criam-se desafetos. Sentimentos ruins que não existiam antes agora se mesclam à sensação nostálgica dessas memórias. As imagens não evocam mais lembranças agradáveis de “um verão com os amigos” ou “um passeio com o namorado”.

Certo dia, conversando com uma professora, ela comentou como seu jardim estava infestado de ervas-daninhas e de como teria que arrancar uma por uma antes que se espalhassem por tudo e tomassem conta.

Nessa série de pinturas, as pessoas fotografadas se tornaram memórias amargas, azedas. Foram consumidas pela erva-daninha do jardim que não foi cuidado, que foi abandonado e deixado aos caprichos do passar do tempo.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Exposição no Átrio do Auditório Municipal de Mesão Frio Exposição dos trabalhos feitos nas Oficinas de Origamis para alunos, promovida no dia 13 de Abril de 2011 na

Ainda que não se utilizem diretamente suas obras, os fundamentos por ele expostos – há mais de um século – ainda permanecem vivos nas discussões tributárias

b) ACRESCENTE 36 unidades de milhar, 90 dezenas e 5 unidades ao número que corresponde à capacidade de pessoas desse estádio. Observe os calendários a seguir. a)

Foram essas orientações que levaram os professores de EJA se organizarem por meio da Associação de Trabalhadores em Educa- ção do Município de Porto Alegre/RS (ATEMPA)

E perceberás, então, como o Cristo fustigado na cruz, que os teus mais acirrados perseguidores são apenas crianças de curto entendimento e de

Considerando a formação da equipe de trabalho, o tempo de realização previsto no projeto de extensão e a especificidade das necessidades dos catadores, algumas