• Nenhum resultado encontrado

Joana Coelho, nº12, 9ºB Lisandra Maia, nº14, 9ºB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Joana Coelho, nº12, 9ºB Lisandra Maia, nº14, 9ºB"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Joana Coelho, nº12, 9ºB Lisandra Maia, nº14, 9ºB

(2)

Índice

Índice 2 de 10

Índice

Introdução ... 3

Os diferentes tipos de poluição ... 4

A poluição… ... 5 …Nas águas ... 5 …No ar ... 6 …Sonora ... 6 …Visual ... 7 …Do solo ... 7

Algumas soluções para a poluição… ... 8

…Nas águas ... 8 …No ar ... 8 …Sonora ... 9 …Visual ... 9 …Do solo ... 9 Conclusão ... 10

(3)

Introdução

Introdução 3 de 10

Introdução

Existem vários tipos de poluição, entre eles a poluição hídrica, atmosférica, sonora, dos solos e visual. Porém, todos estes tipos de poluição são causados unicamente pelo Homem. Poucos são aqueles que se importam com este tipo de problema, porém, quando as consequências são cada vez mais e mais graves o Homem começa a ganhar consciência e começa a arranjar soluções rapidamente. Soluções que muitas vezes não resultam ou não solucionam grande parte do problema.

(4)

Os diferentes tipos de poluição

Os diferentes tipos de poluição 4 de 10

Os diferentes tipos de poluição

Os diferentes tipos de poluição são:

Poluição

Hídrica (nas aguas)

Atmosférica (no ar)

(5)

A poluição

A poluição 5 de 10

A poluição

Para quem mora na cidade, falar de poluição ambiental não é nenhuma novidade: o fumo dos veículos e das fábricas, os rios malcheirosos e cheios de detritos, o lixo espalhado nas ruas e nas praças, o barulho que vem de todos os lugares.

O pior é que os seres humanos são os únicos seres que poluem o nosso planeta e agora até o espaço está a ser poluído, porque os "lixos espaciais" estão a ser abandonados em órbita, até as escovas de dentes de alguns astronautas estão a ser atiradas para fora das naves espaciais no nosso Universo.

Nas águas

Todos os tipos de lixo atirados na rua, podem por sua vez ser levados por alguma tempestade e levados para algum rio que atravessa a cidade.

Quem já não viu um monte de coisas a flutuar na água?

Mas essa é a poluição que conseguimos visualizar. A que vemos que é causada pelo esgoto das casas, que é lançada nos rios, o resto de comida e um tipo de bactéria que deles se alimenta. São as chamadas bactérias aeróbicas, elas consomem oxigénio e destroem a vida aquática, além disso podem causar problemas de saúde se forem ingeridas. Outros problemas são as indústrias localizadas ao lado de rios e lagos. Só recentemente foram criadas leis para que estas tratem o esgoto industrial, tentando diminuir a quantidade de rios e lagos poluídos em todo o mundo. Uma das piores causas da poluição nas águas, é os derrames de petróleo. Uma vez transportado no barco, este pode naufragar, derramando assim petróleo para as águas. O processo de absorvimento deste demora anos a ser concluído, causando assim vários problemas no ambiente.

(6)

A poluição

A poluição 6 de 10

No ar

Os maiores responsáveis pela poluição do ar são os gases lançados para a atmosfera por queimadas, indústrias, automóveis, etc.

Pode provocar uma degradação dos ecossistemas devido ao lançamento de inúmeras substâncias (radioactivas, ácidas, recalcitrantes, etc.) e não respeita fronteiras, por isso pode tratar-se de um problema local e ultrapassa as fronteiras. Este tipo de poluição pode dar origem ao efeito estufa, às alterações climatéricas, à diminuição da qualidade do ar, a problemas de saúde nos seres vivos como diversas doenças respiratórias, diversos tipos de cancros, entre outros.

As consequências são o aumento da temperatura global e os consequentes incêndios, derretimento das zonas polares e consequentes enchentes, alagamentos, mudança de clima e desertificação.

Sonora

A poluição sonora é um tipo de poluição com o qual a maioria das pessoas não se preocupa, mas que pode causar vários danos no nosso organismo a nível auditivo. Os causadores desta poluição são os veículos que fazem ruídos e a sua buzina, as indústrias, as construções que utilizam máquinas barulhentas, casas nocturnas que deixam o volume do som muito alto, entre outras.

O som muito alto em mp3 e outros aparelhos sonoros também prejudicam a audição. Esses equipamentos trazem sempre um aviso quanto o volume mas as pessoas não dão muita importância.

Ilustração 3 – Poluição sonora Ilustração 2 – Poluição do ar

(7)

A poluição

A poluição 7 de 10

Visual

Ruas cheias de placas de publicidade, muitos cartazes uns por cima das outros, faixas nos postes. Tudo isso é responsável pela poluição visual.

Esta forma de poluição não causa problemas de saúde, porém piora o aspecto visual do ambiente, deixando-o sujo e bem menos repousante.

Ninguém tem dúvidas de que é muito melhor abrir a janela e ver um belo parque florido do que ver viadutos e edifícios com as laterais forradas de publicidade.

Um tipo particular de poluição visual é a luminosa. À primeira vista não parece, mas ela existe e em excesso causando diversos prejuízos.

A iluminação dos grandes centros urbanos é feita de qualquer maneira esse tipo de iluminação diminui a transparência da atmosfera, prejudicando a visão do céu nocturno e incomodando o sono das pessoas que moram em frente dos luminosos.

Ilustração 4 – Poluição Visual Do solo

É a contaminação do solo por resíduos industriais ou agrícolas transportados pelo ar, pela chuva ou pelo Homem.

O uso indevido do solo e de técnicas atrasadas na agricultura, as queimadas, o lixo, os esgotos, a chuva ácida, o efeito estufa, a mineração são agentes causadores do desgaste da nossa litosfera. As causas desta poluição são, por exemplo, na agricultura, os insecticidas usados no combate às pragas prejudicam o solo, a vegetação e os animais. O lixo também tem o seu papel importante na degradação do solo, devido a sua grande quantidade e composição ele contamina o terreno chegando até a contaminar os lençóis de água subterrâneos.

O mesmo acontece com os reservatórios de combustíveis dos postos, pois ficam enterrados no solo, correndo o risco de vazamento devido a corrosão do material usado no revestimento dos reservatórios.

(8)

Soluções para a poluição

Soluções para a poluição 8 de 10

Algumas soluções para a poluição

Nas águas

A solução que deve ser tomada a fim de evitar esses problemas, é tratar o esgoto produzido antes de lançá-lo aos rios ou mares. Se estes não suportarem a carga poluidora, diminuindo assim a matéria orgânica, as substâncias tóxicas e os agentes patogénicos. Quando o corpo de água absorve bem a matéria orgânica, pode-se fazer, sem maiores problemas, o lançamento dos esgotos através de emissários submarinos bem projectados e bem calculados.

No ar

Para reduzir a concentração dos poluentes atmosféricos são necessárias tanto medidas preventivas como correctivas, assumindo a informação um papel fundamental na mobilização dos cidadãos. Entre os principais meios de intervenção disponíveis contam-se:

• Estabelecimento de limites de qualidade do ar ambiente; • Definição de normas de emissão;

• Licenciamento das fontes poluidoras; • Incentivo à utilização de novas tecnologias;

• Utilização de equipamento de redução de emissões (por exemplo os catalizadores nos automóveis e a utilização de equipamento de despoluição de efluentes gasosos nas indústrias);

• Controlo dos locais de deposição de resíduos sólidos, impedindo os fogos espontâneos e a queima de resíduos perigosos;

• Utilização de redes de monitorização da qualidade do ar; • Incentivo à permanência de florestas naturais;

• Estabelecimento de Planos de Emergência para situações de poluição atmosférica graves;

• Criação de serviços de informação e de auxílio às populações sujeitas ou afectadas pela poluição atmosférica;

(9)

Soluções para a poluição

Soluções para a poluição 9 de 10

Sonora

As principais medidas para se prevenir dos efeitos da poluição sonora são: • Redução do ruído e demais sons poluentes na fonte emissora

• Redução do período de exposição (principalmente para pessoas expostas continuamente a processos que geram muito ruído), quando não for possível a neutralização do risco pelo uso de protecção adequada.

• Educação da população

• Uso de protecção nos ouvidos adequada ao risco auditivo.

• Em festas colocar o som com volume adequado ao "Ambiente", evitando-se o volume alto. Não sendo possível, não permanecer por tempo prolongado em ambientes onde se tenha que gritar para ser ouvido pelo interlocutor à distância de um metro.

Visual

Para minimizar os efeitos negativos da iluminação artificial, são necessárias novas estratégias de iluminação por parte do Homem. A luz tem que ser usada de um modo preciso e as regulações devem ser implementadas através de leis

Do solo

Algumas medidas para solucionar os problemas da Poluição do Solo:

• A elaboração de Leis mais práticas e rigorosas que defendem as florestas, as matas e todo o tipo de património ambiental. Com penalizações severas para as pessoas que continuarem a devastar e a poluir o nosso ambiente;

• Campanhas educativas que alertar o perigo do uso dos agro tóxicos sem a indicação técnica de um agrónomo especializado;

• Reforma Agrária;

• Divulgação e uso de técnicas avançadas na agricultura como o controle biológico de pragas (técnica que utiliza outros animais que se alimentam daquele que é o agente da praga, sem prejudicar os vegetais e o solo);

• Investimento e melhoria nos projectos de irrigação;

• Financiamentos para agricultura e para o homem do campo, dando-lhe condições para viver e sustentar-se no campo;

• Investimentos nos projectos de transposição das águas; • Participação da população nas campanhas de reflorestamento; • Saneamento básico para todos;

• Instalação de estações de tratamento e reciclagem de lixo;

• Incentivo para as empresas privadas investirem na colecta do lixo reciclável; • Campanhas de sensibilização da população à consumirem só o necessário, à

(10)

Conclusão

Conclusão 10 de 10

Conclusão

Para acabar com a poluição existem várias medidas, mas o que é realmente necessário é que cada um de nós tome as medidas possíveis para que a poluição possa diminuir.

Referências

Documentos relacionados

§ Contudo, uma lei mais recente, que traga uma disciplina total nova sobre determinada matéria, não tem nenhuma relevância direta no que se refere à

11 de junho – Assembleia Geral de Greve, onde foi deflagrada a greve, foram eleitos 04 delegados para participarem do Comando Nacional de Greve. E logo após a assembleia

Já na fase de operação, o impacto ambiental ocasionado pelo aumento do nível de ruído será pouco significativo, pois o ruído da área abrangida pela OUC do Porto do Rio já possui

Como trabalhamos num órgão que trata da Política Ambiental no estado do Ceará, e tendo como atribuições a fiscalização e o controle da poluição atmosférica, hídrica, sonora e

[r]

Constataram-se, no corpus, apenas predicadores complexos com verbos na categoria de verbo predicador a verbo-suporte que permitem a possibilidade de inserção de qualquer

Baseado na relação entre poluição atmosférica e saúde do ser humano, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a ocorrência da poluição atmosférica

Art 3º Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou