• Nenhum resultado encontrado

DO-e-ALE/RO. DO-e -ALE/RO TAQUIGRAFIA Nº 055 8ª LEGISLATURA Nº 055 PORTO VELHO-RO, SEGUNDA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DO-e-ALE/RO. DO-e -ALE/RO TAQUIGRAFIA Nº 055 8ª LEGISLATURA Nº 055 PORTO VELHO-RO, SEGUNDA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2014"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PORTO VELHO-RO, SEGUNDA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2014 ANO III

Nº 055

SECRETARIA LEGISLATIVA

Secretário Legislativo - Carlos Alberto Martins Manvailer Chefe da Divisão de Publicações e Anais - Róbison Luz da Silva

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RONDÔNIA, INSTITUÍDO PELA RESOLUÇÃO Nº 211/2012, COMO ÓRGÃO

OFICIAL DE PUBLICAÇÃO DO PODER LEGISLATIVO ESTADUAL.

Rua Major Amarante, 390 - Arigolândia CEP 76.801-911 Porto Velho-RO

DO-e-ALE/RO

MESA DIRETORA

Presidente: HERMÍNIO COELHO

1º Vice-Presidente: MAURÃO DE CARVALHO 2º Vice-Presidente: EDSON MARTINS

1º Secretário: EURÍPEDES LEBRÃO 2ª Secretária: GLAUCIONE RODRIGUES

3° Secretário: MARCELINO TENÓRIO 4° Secretário: VALDIVINO TUCURA

SUMÁRIO

TAQUIGRAFIA ... Capa SUP. DE RECURSOS HUMANOS ... 0630

T TT T

TAAAAAQQQQQUIGRAFIAUIGRAFIAUIGRAFIAUIGRAFIAUIGRAFIA

ATA DA 13ª SSESSÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 8ª LEGISLTURA Em 8 de abril de 2014 Presidência do Sr. LEBRÃO - 1º Secretário Secretariado pelo Sr. JEAN OLIVEIRA - Deputado

(Às 15 horas e 30 minutos é aberta a Sessão.)

PARLAMENTARES PRESENTES: Adelino Follador (DEM), Brito

do INCRA - PSD, Cláudio Carvalho (PT), Edson Martins (PMDB), Edvaldo Soares (PMDB), Epifânia Barbosa (PT), Euclides Maciel (PSDB), Flávio Lemos (PR), Glaucione (PSDC), Jean Oliveira (PSDB), Lebrão (PTN), Luiz Cláudio (PTN), Luizinho Goebel (PV), Marcelino Tenório (PRP), Maurão de Carvalho (PP), Ribamar Araujo (PT), Saulo Moreira (PDT), Valdivino Tucura (PRP) e Zequinha Araujo (PMDB).

PARLAMENTARES AUSENTES: Hermínio Coelho (PSD), Jaques

Testoni (PSD) e Kaká Mendonça (PTB).

O SR. LEBRÃO (Presidente) – Havendo número legal, sob a

proteção de Deus e em nome do povo rondoniense, declaro aberta a 13ª Sessão Ordinária Legislativa da 4ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

Solicito ao Sr. Secretário que proceda à leitura da Ata da Sessão Ordinária anterior.

O SR. JEAN OLIVEIRA (Secretário ad hoc) – Procede à

leitura da Ata da Sessão Ordinária anterior.

O SR. LEBRÃO (Presidente) – Em discussão a Ata que acaba

de ser lida. Não havendo impugnação, dou-a por aprovada. Solicito ao Sr. Secretário que proceda à leitura dos Expedientes recebidos.

O SR. JEAN OLIVEIRA (Secretário ad hoc) – Procede à

leitura dos Expedientes Recebidos.

EXPEDIENTE RECEBIDO

01 – Mensagem nº 073/14 – Poder Executivo, encaminhando Projeto de Lei que “autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Suplementar por Superávit Financeiro, até o montante de R$ 20.933.952,94, em favor da Unidade Orçamentária Secretaria de Estado da Educação - SEDUC”.

02 – Mensagem nº 075/14 – Poder Executivo, encaminhando Projeto de Lei que “autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Suplementar por Superávit Financeiro, até o montante de R$ 150.774,84, em favor da Unidade Orçamentária Fundo Especial da Defensoria Pública do Estado de Rondônia - FUNDEP”. 03 – Mensagem nº 076/14 – Poder Executivo, encaminhando Projeto de Lei Complementar que “altera o Anexo II da Lei Complementar nº 733, de 10 de outubro de 2013, extinguindo Cargos de Direção Superior da Superintendência de Administração e Recursos Humanos – SEARH”.

(2)

04 – Ofício nº 424/2014 – Ministério Público, encaminhando Projeto de Lei Complementar que “dispõe sobre a revisão geral dos vencimentos dos servidores do Ministério Publico do Estado de Rondônia”.

05 - Ofício nº 101/2014 – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, encaminhando projeto “Banzeiros: uma análise da enchente do Rio Madeira de 2014 e seus efeitos socioeconômicos e ambientais”.

06 – Ofício nº 77/2014 – Poder Judiciário, solicitando que sejam encaminhados os relatórios conclusivos, parciais ou integrais quanto à investigação instaurada contra a empresa Real Norte, a fim de corroborar as irregularidades praticadas pela mesma. 07 – Ofício nº 278/2014 – Tribunal de Justiça, encaminhando o inteiro teor do acórdão que julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 0005978-18.2013.8.22.0000 parcialmente procedente.

08 – Ofício Circular nº 002/2014 – Poder Executivo, comunicando que deixará de proceder à doação de bens móveis e imóveis de um ente federativo para outro, durante este ano de eleições. 09 – Ofício nº 281/2014 – COTEL, encaminhando resposta de Indicação Parlamentar nº 2017, 2018, 2019, 2020 e 2022/2013, de autoria do Deputado Maurão de Carvalho.

10 – Ofícios nº 307 e 308/2014 – COTEL, encaminhando respostas de Indicações Parlamentar nº 2104/14 e 2106/14, de autoria do Deputado Lebrão.

11 – Requerimento do Senhor Deputado Euclides Maciel, justificando sua ausência na sessão do dia 26 de março de 2014.

12 – Requerimento do Senhor Deputado Jaques Testoni, justificando sua ausência nas sessões dos dias 18 e 19 de março de 2014.

13 – Requerimento do Senhor Deputado Luiz Cláudio, justificando sua ausência na sessão do dia 25 de março de 2014.

14 – Requerimento do Senhor Deputado Maurão de Carvalho, justificando sua ausência na sessão do dia 19 de março de 2014.

15 – Requerimento do Senhor Deputado Lebrão, justificando sua ausência na sessão do dia 19 de março de 2014.

16 – Requerimento do Senhor Deputado Valdivino Tucura, justificando sua ausência na sessão do dia 18 de março de 2014.

17 – Atestado Médico do Deputado Hermínio Coelho de que o mesmo está apto a realizar suas atividades parlamentares a partir de 07.04.2014.

18 – Requerimento da Senhora Stella Mari Martoni, 2ª Suplente, requerendo que a Assembleia Legislativa lhe dê posse no cargo de Deputada Estadual.

Lido o Expediente, Sr. Presidente.

O SR. LEBRÃO (Presidente) – Lido o Expediente, passemos

às Breves Comunicações. Não há oradores inscritos. Encerramos as Breves Comunicações, passamos ao Grande Expediente. Também não há oradores inscritos. E neste momento eu quero registrar e agradecer a presença do Excelentíssimo senhor Vereador Corazinho, da Câmara Municipal de Cacoal, pré-candidato a Deputado Federal; cumprimentar e agradecer a presença do Excelentíssimo senhor Pedro Ferrazin, Presidente da Câmara Municipal de Cacoal, seja bem-vindo; senhor Joy Luiz, Presidente do Sindicato dos Técnicos Tributários do Estado de Rondônia – SINTEC; também o senhor José Roberto de Lima, lá de Urupá, Presidente da Associação Atlética dos Amigos de Urupá, seja bem-vindo; da mesma forma também o Presidente da Câmara de Urupá, nosso amigo e do meu partido, Tiago, parabenizar pelo brilhante trabalho que faz à frente do Parlamento daquele município. Fazer uma saudação especial e agradecer a presença do senhor Jonas Cavalcante, Presidente da Associação Rondoniense de Renais Crônicos e Transplantados de Rondônia, parabenizar pelo brilhante trabalho, vamos trabalhar também aqui para ajudar a resolver os problemas das pessoas que infelizmente sofrem aí desse mal dos rins, que infelizmente afeta muitas pessoas e que sem dúvida nenhuma a Associação aí faz uma grande trabalho.

Senhores e senhoras Parlamentares, conforme preceitua a Alínea “O” Inciso I, artigo 14º do Regimento Interno, anunciarei a seguinte Ordem do Dia para esta Sessão.

- PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº187/14 DO MINISTÉRIO PÚBLICO, OFÍCIO Nº 089/2014.

- PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº197/14 DA MESA DIRETORA.

Vamos suspender a Sessão por conveniências técnicas. Está suspensa esta Sessão.

(Suspende-se esta Sessão às 15 horas e 43 minutos, reabrindo às 15 horas e 46 minutos).

O SR. LEBRÃO (Presidente) – Está reaberta a Sessão.

Encerrado o Grande Expediente, passamos às Comunicações de Lideranças.

Com a palavra Sua Excelência o Deputado Zequinha Araújo, grande líder do PMDB.

O SR. ZEQUINHA ARAÚJO - Senhor Presidente, nobres pares,

imprensa, senhoras e senhores.

Presidente, apenas para registrar hoje, não deixar de lado e lembrar o dia que nós comemoramos o dia do combate ao câncer. Uma doença que a cada dia assombra até muitas pessoas, e que muitas vezes, Presidente, nós não temos o domínio, o controle até emocional e por muitas das vezes a gente, pessoas se entregam somente ao saber que estão com

(3)

a doença. E nesse momento é um ponto interessante para que a gente possa fazer uma reflexão e também ter a certeza de que nós antes mesmo de que isto aconteça tenhamos a consciência de que não só pessoalmente, mas da nossa família nós como responsáveis também pela grande caminhada dos nossos grandes companheiros do Estado de Rondônia, possamos ter a consciência de que temos que fazer as nossas prevenções.

Discutirmos melhor, encaminharmos propostas e projetos no sentido de que avance um pouco mais a questão da prevenção do câncer. Dolorido, penoso, caótica a situação quando se encontra uma família que no seio daquela família tem uma pessoa com essa doença, não só a pessoa em si, mas a família de modo geral também fica sentida e sofre as consequências com aquela doença.

Por isso eu acho que é bom que tenhamos essa consciência e que a cada dia possamos divulgar, propalarmos muito mais a questão da prevenção do câncer. O preventivo não só a mulher, quando fala em preventivo, é a mulher que tem fazer o preventivo, não é só a mulher, são os homens também. Por isso é que nós fizemos aqui nesta Casa, colocamos a proposta, foi aprovado para que possamos ter, assim como temos o “Novembro Rosa”, possamos ter o “Outubro Rosa” que a Deputada Epifânia também tanto defende, possamos ter o “Novembro Azul”, que defende a questão do homem, a prevenção do combate ao câncer do homem. E é isso que eu gostaria, Deputado Luizinho, eu sei que Vossa Excelência também é um companheiro que no momento que colocamos aquela propositura, onde defendia questão do Novembro Azul, que é a questão de defender o câncer no homem, a gente possa levar isso à frente. Eu acho que é interessante, esta Casa já fez campanha tanto para mulher como para o homem, e nós temos que imediatamente tomarmos providências enérgicas para que possamos evitar muito sofrimento de famílias.

Parabenizar também o grande trabalho, hoje, realizado pelo Hospital do Câncer, mais de quatro mil pessoas hoje fazem o tratamento do câncer no Hospital do Câncer. Então é um grande trabalho também que está sendo realizado, não existia esse trabalho, nestes últimos anos está acontecendo, então estão de parabéns, também agradecer muito. Parabenizar os médicos, o carinho que aqueles médicos têm, também a responsabilidade que aqueles profissionais têm no Hospital do Câncer com as famílias, não só com a pessoa que está diretamente afetada, mas principalmente com a família que lá procura abrigo, os que lá procuram sobretudo melhoria nessa tão difícil situação que a pessoa se encontra quando tem a questão do câncer.

Para encerrar, senhor Presidente, meu irmão companheiro, lembrar também, como partidário, como peemedebista, lembrar também, deixar aqui registrado a grande festa que foi realizada no domingo retrasado em Ji-Paraná, quando nós tivemos a determinação do nosso grande líder governamental, o nosso companheiro e amigo, o Governador Confúcio Moura, que naquele momento também decidiu que terá sua reeleição já confirmada. Então, parabenizar também todos os peemedebista e companheiros que foram lá

também, mais de trinta Prefeitos estavam presentes. Agradecer a presença dos companheiros. Outros companheiros de outros partidos que estavam lá também prestigiando e, sobretudo, demonstrando claramente que têm essa consciência de que o Governador Confúcio Moura merece essa nossa intenção, merece, sobretudo, o nosso carinho por esse momento que ele decide, mais uma vez, colocar o seu nome para a reeleição. Agradecer mais uma vez e dizer que eu acho que nesse momento não é uma questão partidária, mas é questão até de administração do nosso Estado que conduz uma administração séria, coerente. E precisamos mais do que nunca defender para que o Estado de Rondônia, nesse contexto que está, continue cada vez mais preponderante, forte, agindo da melhor maneira possível. Que Deus possa nos ajudar e fazer com que o Governador Confúcio Moura possa mais uma vez ter êxito na sua administração, sobretudo na sua reeleição. Um grande abraço a todos e muito obrigado.

O SR. LEBRÃO (Presidente) – Ainda nas Comunicações de

Lideranças, com a palavra o Deputado Adelino Follador.

O SR. ADELINO FOLLADOR – Senhor Presidente, público aqui

presente. Venho hoje a esta tribuna registrar aqui o Dia do Autista, que foi comemorado agora na semana passada. Um dia muito importante, onde as famílias, principalmente as famílias, os amigos, as pessoas que têm esse problema na família, que têm conhecidos, se sensibilizaram e fizeram uma manifestação na praça lá em Ariquemes. Sábado teve uma reunião na Associação Comercial, onde, sábado agora, vai ter um grande bingo para ajudar a AMAR. AMAR é a Associação dos Autistas de Ariquemes, da grande região de Ariquemes. Eu quero até fazer um apelo, deixar registrado na imprensa para chamar, para que todos colaborem. Nós temos uma emenda, esperamos que o Governador libere o mais rápido possível para comprar os aparelhos lá da AMAR, da Associação dos Autistas lá em Ariquemes. E nós, a Prefeitura já legalizou o terreno e agora tem uma construção que vai ser reformada e vai ser ampliada e por isso vai ser esse leilão e gostaria de parabenizar a Presidente, Dr.ª Milena, que está fazendo um grande trabalho junto. E quero dizer que é um problema que até há pouco tempo ninguém chamava a atenção de ninguém. E hoje, depois que a Rede Globo fez a novela aonde destacou esse problema, nós vimos muitas crianças, muitas pessoas que tinham problema e os pais, até os médicos não detectavam. E hoje são mais de 90 pessoas, Ariquemes e a grande região de Ariquemes, matriculados na AMAR, fora os que ainda não estão participando.

Então, é um problema, é uma causa que nós temos que nos engajar para colaborar, para que a gente consiga fazer com que essas pessoas tenham dias melhores. Que nós que temos nossas famílias perfeitas, sem problemas, muitas vezes a gente não se lembra desses casos especiais, dessas pessoas, e nós temos que nos engajar, a sociedade toda, para tentar... Então, sábado, na Associação Comercial de Ariquemes, parabenizar a Associação Comercial, a Maçonaria, a APA, todas as entidades que estão envolvidas nessa causa. Eu tenho certeza que vai ser um sucesso e qualquer colaboração que

(4)

qualquer pessoa puder fazer é de suma importância para que a gente consiga fazer um centro de atendimento ao autista ali em Ariquemes. O terreno que foi doado é um terreno muito bom, tem uma certa estrutura, mas é um prédio que tem que ser recuperado, então, para nós, eu quero deixar aqui registrado hoje e parabenizar as pessoas que estão à frente disso para colaborar.

O Deputado Zequinha Araújo falou agora do câncer que também é um problema, é uma coisa que já melhorou bastante com a estrutura que tem aqui em Porto Velho, que tem em Barretos, mas a gente vê cada vez mais amigos nossos passando por esses problemas e a gente vê que é uma tristeza. O poder público tem que dar condições, principalmente às pessoas que têm menos condições financeiras, porque quando eles se acham nessa situação, muitas vezes eles não têm aonde se apegar e muitas vezes vêm até a falecer antes da hora por falta de assistência. Mas nós sabemos que o Estado já avançou bastante nessa área, mas tem muito para avançar. Eu quero parabenizar o pessoal de Barretos que veio aqui, fez a estrutura, o próprio Governo do Estado colaborou para isso acontecer e agora tem um terreno também aí e já estão fazendo os leilões para fazer a sede definitiva do Hospital de Barretos aqui em Porto Velho. Então vai ser muito bom para atender essa população. Então, parabenizar o Deputado Zequinha por trazer também esse assunto de suma importância, de chamar a atenção nessa questão do câncer. Mas os autistas é uma coisa nova e eu também não sabia que tinha tantas pessoas com essa síndrome. Então, por isso, nós estamos aqui fazendo, colaborando e tentando ajudar para que essas pessoas consigam ter dias melhores. Estas são minhas palavras.

Muito obrigado.

(Às 15 horas e 58 minutos o senhor Lebrão passa a presidência ao senhor Edvaldo Soares)

O SR. EDVALDO SOARES (Presidente) – Passamos a palavra

ao Deputado Brito do INCRA.

O SR. BRITO DO INCRA – Senhor Presidente, senhores

Deputados, senhoras Deputadas, imprensa, público presente. Eu quero cumprimentar os senhores Vereadores Corazinho e Ferrazin que se encontram aí na nossa plateia, Vereadores ilustres de Cacoal. Quero cumprimentar em nome do Fausto e do Ildeu, dois empresários, dois amigos que estão aí, do Cone Sul do Estado; cumprimentar toda a plateia e quero cumprimentar aqui a todos.

Eu queria, rapidamente, senhor Presidente, senhores Deputados, dizer que eu estive ausente na semana passada, lamentavelmente eu não estive presente, porém eu estava autorizado por esta Casa, representando todos os senhores Deputados numa Audiência Pública lá em Brasília que tratou de um assunto importantíssimo para Rondônia, que é a Medida Provisória 636, de 26 de dezembro de 2013. A Medida Provisória, como todos sabem, ela vem de encontro com a necessidade de ajustar e ajudar a todos os trabalhadores da agricultura brasileira, foi uma Medida provisória importante que a Presidenta Dilma editou no final do ano que realmente atendeu

os anseios, principalmente dos trabalhadores rurais que precisam de apoio do Governo. Para vocês terem uma ideia, toda dívida contraída pelos agricultores em nível nacional, em nível de Brasil, num teto até dez mil reais, foram perdoadas nessa Medida provisória. Você há de convir que se você analisar dez mil reais é pouco para uma pessoa, mas pela quantidade de brasileiros que estão endividados, principalmente na zona rural, foi um quantitativo muito grande. Rondônia foi muito beneficiada com isso. Além do mais, além do rebate, quem tem dívida acima de dez mil reais vai ter um desconto de até 80% da dívida, com mais descontos nos juros que ficarão sobre o restante, além do mais essa Medida Provisória foi proposta nessa audiência pública em Brasília, onde o governador do Estado estava representado pelo Secretário de Agricultura, o Evandro Padovani, juntamente com a Neia, que é a Chefe de Regularização Fundiária, e nessa audiência pública estavam presentes Parlamentares de Rondônia, no ato lá representados pelo Senador Valdir Raupp e a Deputada Marinha, e todos eles defenderam os interesses em particular de Rondônia, que é a regularização de até quatro módulos fiscais nos projetos de assentamentos no Estado de Rondônia, ou seja, nós temos muitas áreas reformadas em Rondônia que tem situações que o cidadão tem um lote e comprou mais um, ou chegou a adquirir dois ou três lotes, desde que não ultrapasse o limite de 240 hectares no Estado de Rondônia, que é o limite dos quatro módulos. Nós trabalhamos muito e amanhã, quarta-feira, o relator, que é o senador Willames, se não me falha a memória, que é o relator da Medida Provisória, deve fechar o seu relatório ajustado para autorizar a regularização fundiária de até quatro módulos fiscais no Estado de Rondônia.

Uma outra situação benéfica para o Estado de Rondônia também que é a fração mínima para parcelamento, fração mínima de fracionamento de parcelamento. Nós temos problema de quem tem mais de um lote nos assentamentos, mas temos problema também de quem tem menos de um lote de assentamento, ou seja, o fracionamento em Rondônia é por município. O município de Vilhena, está aqui o Deputado Luizinho Goebel que sabe muito bem, nós temos áreas agricultáveis em Vilhena que estão abaixo do fracionamento do módulo mínimo, situação lá no Setor Chacareiro que tem situação que as pessoas produzem lá em ½ hectare, em 1 hectare, porém não podem regularizar sua parcela, e o que nós estamos pedindo nessa Medida Provisória e que deve ser aprovada amanhã, Deputado Luizinho, é que seja autorizada a regularização fundiária abaixo do fracionamento mínimo do módulo em Rondônia por município. Porto Velho, por exemplo, o fracionamento aqui em Porto Velho são dois hectares, em Vilhena são cinco hectares, nós temos que baixar isso para um hectare, nós temos que baixar isso para o módulo onde as pessoas que estão lá produzindo tenham condição de produzir, mas também tenha condição de ser dono de seu pedaço de terra. Essa questão da titularidade do imóvel é importante não só para o Estado, mas para o agricultor que quer ter o seu documento na mão, e o Deputado Jean sabe disso, lá na região da Zona da Mata todos aqueles municípios que tem ali, Alta Floresta, Santa Luzia, Rolim de Moura, são todos municípios que são oriundos do programa de reforma agrária do Governo

(5)

Federal, todas aquelas áreas são áreas na sua grande maioria de até 100 hectares que foram distribuídas há 40 anos, muitos deles foram fracionados, tem lotes lá que a pessoa recebeu 100 hectares que hoje ele tem 10 hectares lá dentro, são 10 lotes de 10 hectares, o que nós precisamos é de uma lei que autorize esse fracionamento e a Medida provisória veio de encontro a essa necessidade. Nós queremos crer, eu fui lá a semana passada, estive representando esta Casa, quero crer que levei ideias nesse sentido defendendo Rondônia, eu acho que o Estado vai sair ganhando, o Estado estava bem representado, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura estava presente, sindicatos estavam presentes, o INCRA estava presente através do nosso Superintendente Regional, o Luiz Flávio Carvalho Ribeiro, e nós estávamos lá representando a Assembleia, então queremos crer que vai dar certo. Então, vamos esperar o relatório do Senador amanhã ser votado para a gente ter certeza que a Medida Provisória do bem, que é a Medida Provisória 636, de 26 de dezembro de 2013, vai ser aprovada com as suas emendas e vai beneficiar o Brasil, em particular o Estado de Rondônia.

Quero também comunicar que neste final de semana, assim que eu cheguei de Brasília, na quinta-feira de madrugada, nós nos deslocamos para o município de Cacoal no mesmo dia, onde nós participamos de um evento importantíssimo em Cacoal, me permitam meus pares da Assembleia Legislativa bater nessa questão de regularização fundiária, porque eu acho que é uma situação iminente, o Estado de Rondônia precisa de regularização fundiária, e nós estávamos em Cacoal na entrega de 1.700 títulos a moradores daquele município, na presença do Governador do Estado e toda sua equipe, da equipe da Secretaria de Agricultura do Estado. Então, eu quero aqui fazer um pronunciamento aqui nesta Casa para que fique gravado, parabenizar a ação do Governo do Estado em parceria com os municípios que estão fazendo regularização fundiária para os municípios, além da regularização fundiária rural, regularização fundiária urbana. Eu participei de um evento onde foram entregues 1.700 títulos só sábado lá em Cacoal fica aqui o meu registro, parabéns ao senhor governador pela sua atitude e por estar entregando esses títulos. Quero também comunicar e dizer que estive lá na Secretaria de Saúde, quero agradecer aqui de público também nesta Casa o Secretário Pimentel, ele me recebeu prontamente, a situação de Pimenta Bueno é calamitosa, os dois rios saíram da caixa, a situação das enchentes não é só Porto Velho, nem Nova Mamoré e nem Guajará-Mirim, Pimenta Bueno ficou toda praticamente embaixo d’água, situação horrível o que as famílias do meu municípios estão passando, do município que eu cheguei em Rondônia e iniciei minha moradia. E nós solicitamos através de ofício desta Casa com o decreto de situação emergencial que o Prefeito decretou, Sr. Presidente, nós fomos ao nosso Secretário e ele prontamente nos atendeu, atendeu não, atendeu a comunidade que estava precisando de medicamento. Então, fica aqui o meu registro em agradecimento ao Secretário de Estado da Saúde Williames Pimentel por ter atendido a comunidade de Pimenta Bueno. Eu acho que essa questão de enchente é uma situação tão grave que estamos passando no Estado de Rondônia, tem tanta gente precisando de ajuda, mas Deus é tão bom que

Deus tem colocado pessoas certas no lugar certo, muita gente boa ajudando os nossos irmãos. Aqui em Porto Velho tem uma quantidade de pessoas ajudando os nossos irmãos que estão flagelados, que estão despejados, que estão desalojados, isso contando com entidades filantrópicas, contando com igrejas, contando com a própria Assembleia Legislativa, os Deputados, tem muitos Deputados desta Casa dando a mão, abraçando a causa. Eu conheço, não adianta falar nome aqui porque eu tenho certeza que os senhores fazem com a mão direita e a mão esquerda não precisa saber, mas eu tenho certeza que tem muita gente aqui ajudando, isso aí vocês podem ter certeza que Deus vai compensar cada um de vocês o que vocês estão fazendo para os nossos irmãos flagelados.

Eu quero dizer também que eu visitei hoje pela manhã aqui em Porto Velho uma associação que me deixou assim um pouco emocionado, porém eu sou convicto que neste país às vezes os pequenos são esquecidos, mas eu quero dizer, Sr. Presidente, Srs. Deputados, que eu vou lutar muito com a minha garra, com a minha vontade, com a minha sabedoria, com a minha vontade de ver alguma coisa dar certo, eu pedi o apoio já do nosso Presidente em exercício, que é o Deputado Maurão, ele prontamente disse que vai fazer o possível e o impossível para ver o que a Assembleia Legislativa pode fazer, estou esperando o nosso Presidente, que graças a Deus o nosso Presidente Hermínio chegou e chegou bem, chegou de viagem, fez a cirurgia, eu tenho a notícia que ele está muito bem, eu quero pedir o apoio dele para a associação daquelas pessoas que são os autistas aqui em Porto Velho. Eu vi aqui o Deputado Adelino Follador falando sobre autistas de Ariquemes e hoje pela manhã, coincidentemente ou não, Deputado, eu estava na Associação da AMA lá na Vila da Eletronorte, o que eu vi ali, sinceramente falando para o senhor, se nós todos fôssemos lá fazer uma visita, iríamos nos sensibilizar com aqueles seres humanos que estão precisando da nossa ajuda.

Então, fica aqui o meu pedido aos senhores, se puderem visitar, visitem para ver de perto o quanto aquela Associação precisa da nossa ajuda. Quero também dizer aos senhores Deputados que independentemente de qualquer coisa estarei aqui, faltei a semana passada, mas foi a trabalho da Assembleia Legislativa, eu tenho certeza que estamos aqui para juntos fazer o que for melhor para o Estado de Rondônia. Eu acho que a Assembleia está passando por um momento importante, um momento bom onde os Deputados estão imbuídos nos melhores dos propósitos para Rondônia. O que eu vejo aqui, independentemente de partido político, independentemente de adversário político, eu vejo aqui, pelo menos eu estou sentindo aqui dentro, são os senhores Deputados querendo fazer o que é de melhor para Rondônia, estamos no ano eleitoral, estamos no ano onde todos nós que estamos aqui iremos disputar uma fatia para se reeleger ou até se eleger com novo cargo, porém o importante é ter Deus no coração, é ter alegria, é ter vontade de trabalhar, é fazer por onde as pessoas que elegem quem está aqui dentro elejam verdadeiramente pessoas com interesse de ajudar o Estado de Rondônia. Quero agradecer aqui a presença no nosso amigo Edgar do Boi, que é o Presidente Estadual do PSDC, que também é nosso amigo Edgar do Boi

(6)

um grande abraço e um abraço a todas as pessoas que estão aí.

Sr. Presidente, vou terminar aqui as minhas palavras agradecendo essa oportunidade que Deus me deu de estar aqui nesse dia de hoje fazendo esse relatório das minhas ações e dizendo para o senhor que estou aqui sempre à disposição dessa Casa. Um grande abraço e fique com Deus.

O SR. EDVALDO SOARES (Presidente) – Passamos a palavra

ao Deputado Luizinho Goebel.

O SR. JEAN OLIVEIRA (Secretário ad hoc) – Senhor

Presidente, antes eu gostaria de registrar a presença do Vereador Tanúzio e do Vereador Edmar Boldt, são lá de Alta Floresta, dois grandes Vereadores que atuam muito bem, o Edmar na área rural sendo um grande lutador pelos agricultores de Alta Floresta, e o Tanúzio que representa muito bem a comunidade indígena, acho que ninguém melhor que ele, que está no poder hoje como Vereador, como qualquer um de nós para falar dos indígenas. Muito obrigado por estarem presentes aqui na Sessão.

O SR. LUIZINHO GOEBEL – Cumprimentar todos os pares;

cumprimentar as pessoas que nos visitam. Estava aqui, Presidente, lendo algumas matérias no dia de hoje e na última sessão da semana passada nós registramos aqui a questão do caos que se encontram as nossas rodovias federais, BR 364, 421, 429, 425, 435 e 174 que liga também Rondônia através de Vilhena ao Mato Grosso, cidade de Juína. Eu pedi naquele momento que principalmente a imprensa que tem um poder grande de influência que pudesse nos ajudar a sensibilizar as nossas autoridades, principalmente a nossa bancada federal, o próprio DNIT, para que olhasse com olhos de responsabilidade para a recuperação dessas nossas estradas, e infelizmente naquele momento, quando eu falava desse tema aqui, e eu lendo essas matérias, hoje, Deputado Ribamar, Deputado Adelino Follador, exatamente pelo registro que eu tenho das matérias que li, que no mesmo momento que nós estávamos realizando a sessão aqui nós tivemos alguns Parlamentares que fizerem um aparte como Vossa Excelência, Deputado Adelino Follador, Deputado Lebrão, naquele momento estava acontecendo mais uma tragédia exatamente pelas más condições das nossas Rodovias Federais. Então, mais uma vez, eu queria retificar, reforçar esse pedido para que realmente a imprensa nos ajude, para que a imprensa não se cale, porque a nossa voz aqui ela não ecoa da forma como tem a imprensa de fazer com que se ecoe essa importante reivindicação que gera economia para os cofres do Estado, que gera economia para os cofres do município e da União. Por quê? Porque muitas pessoas acidentadas têm que ser tratadas com dinheiro público, e o registro que eu fiz aqui, que, talvez, o dinheiro que se usasse para recuperar essas rodovias seria menor do que se gasta com tratamento de saúde para essas pessoas que precisam.

Então, esse é um dos registros. Quero registrar aqui também a presença do Vereador Pedro Ferrazin, meu amigo, Vereador competente, foi devolvido pelo voto popular da Câmara

de Vereadores mais uma vez de Cacoal, Presidente daquela Câmara, e ainda, Ferrazin, eu torço para ver Vossa Excelência como Prefeito daquela importante cidade lá de Cacoal. E registrar também a presença do meu amigo Corazinho, Vereador Corazinho, Vereador do meu partido e que recebeu não só da regional do partido do Estado de Rondônia, mas também da nacional do nosso partido a responsabilidade de assumir uma candidatura de Deputado Federal pelo Partido Verde no Estado de Rondônia, acatou o pedido e hoje está à disposição como pré-candidato a Deputado Federal. E pode ter certeza, Corazinho, que o Partido Verde no Estado de Rondônia está disposto a colaborar com a sua candidatura, mas também acima de tudo com a sua ida para a Câmara Federal para representar o nosso Estado, porque situações como essa, eu que sou praticamente lá na outra ponta do Estado de Rondônia e que todas as vezes que eu saio de Porto Velho para ir à minha cidade de Vilhena tenho que passar pela sua cidade de Cacoal. E esse caos da rodovia, a impressão que se dá é que parece que não tem ninguém da bancada federal que usa essa rodovia ou que não escuta nenhum caminhoneiro, nenhum taxista, ninguém que precisa dessa rodovia para poder defender essa questão lá na Câmara Federal.

Convidar os Deputados para outra ação importante. Nós teremos uma audiência pública na quinta- feira, dia 10, às 9 horas da manhã, para tratar da questão do táxi lotação do transporte intermunicipal de taxistas. Será aqui na Assembleia Legislativa. Já temos a notícia de que teremos aqui a representação do Poder Executivo, do Governo do Estado, Ministério Público Estadual, Federal, Polícia Rodoviária Federal, DER de Rondônia e acima de tudo a categoria a qual solicitou para que nós apresentássemos esse requerimento para realizar audiência pública para tratar um tema importante que é a regulamentação do sistema táxi lotação no Estado de Rondônia. Então, a imprensa está comunicada, quinta-feira, dia 10, a partir das 9 horas da manhã aqui nesta Casa.

E quero anunciar aos nobres Deputados que a partir de amanhã estará sendo enviado ao gabinete de cada Parlamentar uma proposta na qual nós vamos apresentar aqui, Deputado Jean, a realização de uma CPI, a implantação de uma CPI da telefonia no Estado de Rondônia. Hoje o sistema de telefonia do nosso Estado, não só do Estado, do País, onde nós temos diversas CPIs na Câmara Federal, em diversos Estados brasileiros, e nós vamos fazer uma proposta aos nobres pares para colher assinaturas, Deputado Brito, para que a gente possa instalar uma CPI para apurar o caos também dentro do sistema de telefonia aqui no nosso Estado de Rondônia. Então, eram essas comunicações.

O Sr. Jean de Oliveira – Permita-me um aparte, Deputado. O SR. LUIZINHO GOEBEL – Pois não, Deputado Jean de

Oliveira.

O Sr. Jean Oliveira – Eu queria cumprimentá-lo e diante do

discurso de Vossa Excelência, essa questão da CPI da telefonia, ela já é uma prática existente em alguns outros Estados através

(7)

das outras Assembleias Legislativas. A CPI da telefonia, ela iniciou, foi uma discussão feita pela União dos Legislativos e Legisladores do Brasil, da UNALE, e essa discussão ora tratada aqui por Vossa Excelência é muito importante, eu acredito que todos os Deputados aqui sofrem com o problema de telefonia, os telefones institucionais dos Deputados, os telefones aqui da Assembleia sofrem problemas constantes, é nós não temos problemas só com uma ou com duas operadoras, são praticamente todas, talvez com ressalva uma operadora, ela tem um serviço de qualidade melhor no Estado. Mas eu acho que a gente tem que cobrar. Por quê? O histórico das CPIs das telefonias, não são CPIs que acabam em pizza, não, são CPIs que têm solução no problema telefônico de cada Estado. A gente através da CPI pode chamar aqui as representantes das multinacionais, das grandes empresas que hoje atuam em nosso país para discutir, por exemplo, a situação da emissão hoje, a venda de chip, a venda de linha telefônica, a gente tem uma sobrecarga de números de linhas telefônicas por cada operadora e ainda as empresas continuam vendendo, fazendo propagandas enganosas, oferecendo serviços inexistentes, vendendo dados que a gente não tem acesso à internet, infelizmente a internet não presta, ora ela está boa, ora ela não tem. Então, acredito que a CPI é bem vinda, nós já devíamos ter feito isso antes, é o momento de reflexão para todos nós atuarmos com muita perseverança nesse assunto, não se pode deixar passar em branco, jamais. Acho que Vossa Excelência é feliz em trazer esse assunto aqui para o Plenário das deliberações da Assembleia de Rondônia. Parabéns, o senhor já pode contar com a minha assinatura e se possível, eu quero fazer parte da comissão.

O SR. LUIZINHO GOEBEL – Eu agradeço, Deputado Jean, e

com certeza a sua presença dentro da nossa CPI será muito importante pelo seu conhecimento jurídico, e principalmente com a responsabilidade de Vossa Excelência dentro dos seus mandatos na Câmara de Vereadores da Capital, dentro deste Parlamento, tem mostrado para com o Estado de Rondônia.

O Sr. Brito do Incra - Questão de Ordem, senhor Presidente. O SR. LUIZINHO GOEBEL – Pois não, Deputado Brito.

O Sr. Brito do Incra – Na realidade, eu queria colaborar com

as palavras do Deputado Jean, e dizer ao Deputado Luizinho Goebel que o nosso país tem umas coisas engraçadas que acontecem só no Brasil. Eu até acho que se estivesse acontecendo o que acontece com os brasileiros, se estivesse acontecendo com os americanos, essas empresas de telefonia, essas empresas de eletricidade elas teriam sido punidas. É lamentável. Eu falo porque a gente sofre na própria pele, aqui nós temos parece que quatro empresas que cobrem o Estado com telefonia, é a VIVO, é a OI, é a TIM e a CLARO, parece que são só essas. Pra mim, se juntasse as quatro e colocasse em um embornal, nenhuma vale nada. Todas elas têm um serviço de péssima qualidade. Não respeitam a nós que somos os usuários, não respeitam, quando tem algum problema você vai ligar e eles colocam você em uma porcaria de uma ligação

e você fica meia hora e depois cai, você tenta de novo e fica mais meia hora. Assim é o serviço de eletricidade, a CERON, quando era a CERON era melhor que a Eletrobrás. Cacoal, Pimenta Bueno, o interior do Estado está todo faltando energia, apagão de hora em hora, você não tem para quem reclamar, você quando vai reclamar tem uns números que eles pedem para discar 0800 e ninguém atende, quando atende ele diz que tem que falar com Brasília ou falar com a central de não sei aonde, no Rio de Janeiro. Então, isso em minha opinião é uma falta de respeito. Eu não sei se a gente gritar aqui na Assembleia, eu não sei se fizer a CPI vai resolver o problema, mas se for pelo menos para mostrar que nós estamos vivos e que nós vamos mostrar pra eles que nós somos cidadãos que estamos consumindo um serviço de péssima qualidade. A minha assinatura eu gostaria que fosse a segunda depois da sua. Um abraço.

O SR. LUIZINHO GOEBEL- Obrigado, Deputado Brito do Incra. O Sr. Jean Oliveira – Questão de Ordem, Deputado Luizinho. O SR. LUIZINHO GOEBEL - Pois não, Deputado Jean.

O Sr. Jean Oliveira – Deputado Luizinho, só para colaborar

com a sua fala, Deputado Brito. A Assembleia pode, sim, intervir até na venda de chip com a sua operadora dessa empresa. Em São Paulo e em Alagoas, eu estudei sobre a matéria, Deputado Luizinho, em São Paulo a Operadora TIM ficou impedida seis meses de vender chip, até que resolvesse. Lógico, conseguiu solucionar o problema e voltaram a atuar, mas essa era a penalidade que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo deu à empresa TIM. Pode pesquisar que o senhor vai ver. O Estado do Alagoas é a mesma coisa, lá o problema é a TIM, aqui o problema são todas, aqui é pior. Nós temos a área de atuação aqui que é a área de cobertura que é muito boa, no celular, você anda um pouquinho a mais e daqui a pouco some no telefone a cobertura. Então, eu acho que nós temos, sim, que fazer isso aí, Deputado, pode contar, eu acho que os membros da Casa concordam com a sua propositura.

O SR. LUIZINHO GOEBEL – Agradeço, Deputado Jean,

Deputado Brito, e tenho certeza que nós, já manifestado aqui três assinaturas, Deputado Follador, mais um, quatro, o Deputado Edvaldo também já está manifestando, cinco, teremos, precisamos de oito assinaturas para abrir esta CPI.

O Sr. Zequinha Araújo – Permita-me um aparte, Deputado. O SR. EDVALDO SOARES (Presidente)- Pois não, Deputado

Zequinha.

O Sr. Zequinha Araújo – Agradeço Deputado Luizinho.

Agradeço aí pela sua preocupação e até pela propositura verbal. E dizer também que quando o Deputado Brito também fala em relação à Eletrobrás, é também uma situação que temos que tomar enérgicas providências. Quando nós viemos para cá foi para representar a população, defender a população e para

(8)

brigar pelo que era interessante para o nosso povo. Então, por isso, conscientemente, temos que fazer isso. Sei da nossa autoridade, também, principalmente porque nós estamos aqui representando as pessoas, mas o Estado de Rondônia também, cada um defendendo o seu segmento, e com certeza é uma propositura interessante, pode contar comigo aqui, nós estamos juntos aí. E deixar claramente que nós estamos defendendo a nossa população, porque o que nós vimos, hoje, no dia a dia de reclamação dessas empresas é coisa absurda. A Eletrobrás também está neste meio, quando era a CERON a gente podia até falar com alguém, hoje em dia não, vai para o Rio de Janeiro, como é que vai não sei para onde, também não tem condições. Corta a energia você não sabe para quem reclamar, vai reclamar e não sabe com quem, está uma verdadeira confusão, difícil mesmo, muito difícil para tratarmos deste assunto, quem sofre é a população e nós não podemos ficar calados. Parabéns aí por sua propositura. Muito obrigado.

O SR. LUIZINHO GOEBEL – Obrigado, Deputado Zequinha.

Então, assim são já oito assinaturas, temos mais do Parlamento, vamos conversar com o Deputado Ribamar e vamos então, a semana que vem, se tudo der certo, já estar colhendo essas assinaturas.

Por outro lado, para encerrar, nós temos mais duas situações que a priori também mereceriam CPI, uma delas tem a ver com a questão da CAERD, aonde que a CAERD está implantada no Estado de Rondônia em, praticamente, todos os municípios, todo dia nós recebemos uma leva de reclamações. E outra questão, Deputado Follador, é a questão das filas de banco. Existe lei estadual e existe lei federal e, infelizmente, as instituições financeiras não respeitam o povo, as instituições financeiras implantadas no nosso Estado não respeitam nem as leis federais, nem as leis estaduais. Então, infelizmente, nós não temos a condição de apresentar talvez duas, três ou até quatro CPIs, que tem mais coisa merecendo CPI, mas pelo menos essa da telefonia nós vamos nos dedicar, nós vamos trabalhar nela e se nós conseguirmos apurar com celeridade as ações, num futuro muito próximo nós poderemos também apresentar uma para resolver a questão das filas de banco, também da questão da CAERD do Estado e Rondônia, da má prestação de serviço para a nossa comunidade, para o nosso contribuinte.

Era isso, muito obrigado, Presidente.

O SR. EDVALDO SOARES (Presidente)- Registramos a

presença do Excelentíssimo senhor José Luis Vieira, Prefeito Municipal de São Felipe D’Oeste; registramos também a presença do senhor Joel Ostrowski, Administrador do Distrito de Migrantenópolis, Novo Horizonte; senhor Joy Luiz, Presidente do Sindicato dos Técnicos Tributários do Estado de Rondônia – SINTEC; senhor Vereador Ismael Viana, Câmara Municipal de Nova Mamoré; Excelentíssimo senhor Vereador Corazinho da Câmara Municipal de Cacoal e o senhor Vereador Pedro Ferrazin, Presidente da Câmara Municipal de Cacoal.

Encerradas as Comunicações de Liderança, passemos à Ordem do Dia. Solicito ao senhor Secretário que proceda à leitura das Proposições recebidas.

O SR. ADELINO FOLLADOR (Secretario ad hoc) – Procede

à leitura das proposições recebidas.

- PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DA MESA DIRETORA, revoga a Lei Complementar nº749, de 26 de julho de 2013, e acrescenta o inciso IV do artigo 22, artigo 29 que revoga a alínea B do artigo 29 e altera o parágrafo único do art. 25, todos da Lei Complementar nº154, de 26 de julho de 1996. - REQUERIMENTO DO DEPUTADO ZEQUINHA ARAÚJO, requer à Mesa Diretora adiamento da Sessão Solene designada para data de 16.04.2014, às 16:00 horas, para o dia 29.04.2014, às 09:00 horas, com a finalidade de entrega de Voto de Louvor ao senhor Williames Pimentel.

- REQUERIMENTO DO DEPUTADO RIBAMAR ARAÚJO, requer à Mesa Diretora que seja realizada Sessão Solene no dia 23.04.2014, às 15:00 horas, em homenagem ao Dia do Escoteiro.

- REQUERIMENTO DO DEPUTADO EDSON MARTINS, requer a inclusão na Pauta da Ordem do Dia da Sessão Ordinária do dia 08.04.2014 das Mensagens nºs 050, 061, 067 e 071 do Poder Executivo.

-INDICAÇÃO DO DEPUTADO LEBRÃO, indica ao Governador do Estado, com cópia ao Secretário de Educação, a construção de uma Escola na Vila Nova de Samuel, no Município de Candeias do Jamari/RO.

- INDICAÇÃO DO DEPUTADO LEBRÃO, indica ao Governador do Estado de Rondônia, com cópia ao Secretário de Estado e Saúde – SESAU, a necessidade de readequação dos valores praticados por sessão de hemodiálise. Reiterando Indicação de nº 2013/2013 feita em 16.10.13.

- INDICAÇÃO DO DEPUTADO LEBRÃO, indica ao Governador do Estado, o Dr. Confúcio Moura, a reforma geral do Hospital de Pequeno Porte do Município de Vale do Paraíso.

- INDICAÇÃO DA DEPUTADA EPIFÂNIA BARBOSA, indica ao Poder Executivo Estadual, com cópia ao DER, a estadualização do Travessão Suruí, que interliga Alvorada do Oeste à Mirante da Serra, acolhendo 11 linhas.

- INDICAÇÃO DA DEPUTADA EPIFÂNIA BARBOSA, indica ao Poder Executivo Estadual, com cópia ao DER, a necessidade de recuperação e asfaltamento da Rodovia-460, que liga os Municípios de Buritis a Ariquemes.

- INDICAÇÃO DA DEPUTADA EPIFÂNIA BARBOSA, indica ao Poder Executivo Estadual, com cópia ao DER, a necessidade de recuperação e reforma de Ponte sobre o Rio Paraíso, que liga o Município de Vale do Paraíso ao Distrito de Rondominas. - INDICAÇÃO DO DEPUTADO LUIZ CLÁUDIO, indica ao Poder Executivo, com cópia para a Secretaria de Estado de Finanças

(9)

– SEFIN, para que adote providências no sentido de flexibilizar o prazo de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as empresas que foram atingidas pelas enchentes do Rio Madeira e tiveram suas atividades paralisadas.

- INDICAÇÃO DO DEPUTADO LUIZ CLÁUDIO, indica a Diretoria Executiva da ELETROBRÁS DISTRIBUIDORA RONDÔNIA a necessidade de conceder aos usuários que foram afetados pelas alagações provocadas pelas enchentes do Rio Madeira o parcelamento de suas contas com prazos maiores para seu pagamento, em função dos graves prejuízos acarretados aos mesmos.

- INDICAÇÃO DO DEPUTADO LUIZ CLÁUDIO, indica à Presidência do Banco da Amazônia, com cópia para sua Superintendência em Rondônia, em caráter de urgência, que os produtores rurais afetados pelas alagações provocadas pelas enchentes do Rio Madeira sejam anistiados dos débitos constituídos através de financiamentos adquiridos junto a essa instituição financeira, assim como também, no pós-enchente, refinanciá-los para que possam recuperar a sua produção agropecuária.

- INDICAÇÃO DO DEPUTADO BRITO DO INCRA, indica ao Senhor Governador do Estado, com cópia ao Secretário Estadual de Saúde, a necessidade de suprir algumas faltas do Hospital e Maternidade Municipal Ana Neta, no Município de Pimenta Bueno/RO.

- INDICAÇÃO DO DEPUTADO EDVALDO SOARES, indica ao Excelentíssimo Sr. Governador do Estado de Rondônia, através do Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia, a necessidade da recuperação da Rodovia 421, que liga a BR-364 ao Município de Buritis.

- INDICAÇÃO DO DEPUTADO MARCELINO TENÓRIO, indica a necessidade da criação de um Núcleo de Perícia Criminal no Município de Jaru.

- INDICAÇÃO DO DEPUTADO ADELINO FOLLADOR, indica ao Governo do Estado, com cópia ao DER, a necessidade da recuperação do acesso Ariquemes a Machadinho D´Oeste, próximo à ponte do Rio da Onça, a 70 km do Município de Ariquemes/RO.

- INDICAÇÃO DO DEPUTADO ADELINO FOLLADOR, indica ao Governo do Estado, com cópia ao DER, a necessidade da recuperação das pontes do Rio Santa Eliza e Rio Farofa, no Travessão Ribeirinho do Município de Campo Novo de Rondônia. - INDICAÇÃO DO DEPUTADO ADELINO FOLLADOR, indica ao Governo do Estado, com cópia à SEDUC, a necessidade da climatização da Escola Paulo Freire, no Município de Itapuã D´Oeste/RO.

Lidas as Proposições, Sr. Presidente.

O SR. EDVALDO SOARES (Presidente) – Quero registrar e

agradecer a presença da imprensa aqui, registrando em nome do meu amigo Cléo, sejam bem-vindos todos da imprensa. Pedir aos Senhores Deputados que compareçam por gentileza. Senhores Deputados: Deputada Epifânia Barbosa, Deputado Euclides Maciel, Deputado Flávio Lemos, Deputada Glaucione, Deputado Jean Oliveira, Deputado Lebrão, Deputado Luiz Cláudio, Deputado Luizinho Goebel, Deputado Marcelino Tenório, Deputado Maurão, Deputado Ribamar Araújo, Deputado Saulo Moreira, Deputado Valdivino Tucura.

Solicitamos, Srs. Deputados, por gentileza virem para o Plenário.

Solicito ao Sr. Secretário proceder à leitura das matérias a serem apreciadas.

O SR. ADELINO FOLLADOR (Secretário ad hoc) –

REQUERIMENTO DO DEPUTADO RIBAMAR ARAÚJO, requer a Mesa Diretora que seja realizada Sessão Solene no dia 23 de abril de 2014, às 15:00 horas, em homenagem ao Dia do Escoteiro.

O SR. EDVALDO SOARES (Presidente) – Em discussão e

votação o Requerimento. Os Deputados favoráveis permaneçam como se encontram, os contrários que se manifestem.

Está aprovado. Vai ao Expediente. Próxima matéria.

O SR. ADELINO FOLLADOR (Secretário ad hoc) –

REQUERIMENTO DO DEPUTADO ZEQUINHA ARAÚJO, requer à Mesa Diretora adiamento da Sessão Solene designada para data de 16.04.2014, às 16:00 horas, para o dia 29.04.2014, às 09:00 horas, com a finalidade de entrega do Voto de Louvor ao Senhor Williames Pimentel.

O SR. MAURÃO DE CARVALHO – Eu quero só chamar os

Deputados ao Plenário, os Deputados que estão nos gabinetes, os Deputados que estão aqui na Sala de Reuniões, no fundo; porque nós temos duas matérias e essas matérias são nominais e precisamos de 13 Deputados para votarmos, senão prejudica a matéria. Os Deputados que estão nos seus gabinetes, Deputados que estão no corredor, Deputados que estão aqui na sala de Reunião, que venham ao Plenário para que a gente possa votar os Projetos, porque senão vão ser prejudicados.

O SR. EDVALDO SOARES (Presidente) - Em discussão e

votação o Requerimento do Deputado Zequinha Araújo. Os Deputados favoráveis permaneçam como se encontram, os contrários que se manifestem.

Está aprovado. Vai ao Expediente. Próxima matéria.

(Às 16 horas e 43 minutos o senhor Edvaldo Soares passa a presidência ao senhor Luizinho Goebel)

O SR. LUIZINHO GOEBEL (Presidente) – Senhores

Parlamentares, comunicamos que haverá verificação de Quórum.

(10)

Determino a verificação de quórum.

O SR. ADELINO FOLLADOR – Questão de Ordem, senhor

Presidente.

O SR. LUIZINHO GOEBEL (Presidente) – Pois não, Deputado. O SR. ADELINO FOLLADOR – Enquanto os Deputados vão

registrando aí, eu gostaria de aproveitar este momento para dizer que nós tivemos uma reunião com o Secretário de Educação e com o Adjunto também cobrando mais uma vez a climatização das escolas no Estado de Rondônia, compromisso do Governo do Estado. O próprio Governador já determinou que seja feito isso o mais rápido possível, está sendo feito todos os esforços da Educação para este ano que será cem por cento das escolas estaduais. Esse é um projeto muito importante, foi uma indicação nossa de 2012 ainda, compromissos do Governo naquela época. Indicação também para entregar os tabletes, computadores para os professores, já começou, mas a climatização está sendo muito importante. Em Ariquemes também nós liberamos quinhentos mil reais no ano passado para climatizar as escolas municipais. Este ano estamos liberando mais cem mil para climatizar cem por cento das escolas municipais. Ajudamos aí na região de Ariquemes, Cacaulândia também cem por cento das escolas municipais, queremos dizer que é uma coisa muito importante a climatização para o melhor aproveitamento dos alunos para que a educação melhore. Nós sabemos que, eu sempre falo que climatizar sala de aula hoje não é luxo, é necessidade, principalmente com esse calor que está acontecendo nos últimos dias.

Eu quero também dizer que eu estive em Ariquemes na entrega das viaturas da Polícia Militar, quero parabenizar a Polícia Militar pela conquista, parabenizar o Governo do Estado, o Secretário de Segurança por ter entregue aquelas viaturas para a Polícia Militar. Parabenizar o Comandante Ênedy, está fazendo um grande trabalho na região de Ariquemes, é uma região das mais violentas do Estado de Rondônia, mas graças a Deus está combatendo os bandidos. A Polícia Militar não está brincando e melhorou um pouco, tem muito que melhorar na segurança, mas com a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros está fazendo um grande trabalho naquela região do Vale do Jamari.

Também estivemos em Jaru, onde foi entregue a Usina de Asfalto, Deputado Luizinho estava presente, vários Deputados estavam presentes, onde aquela usina o Governador colocou à disposição não só do DER, mas também da prefeitura naquela grande região para poder melhorar o asfalto da cidade. Então eu gostaria de parabenizar também essa ação do Governo do Estado junto ao DER para acontecer.

E também registrar que amanhã eu vou estar de novo com o Secretário de Educação, APAE de Buritis. Hoje eu recebi um telefonema da Lindaura, que é Presidente da APAE de Buritis, havia um acordo do Governo do Estado de liberar alguns professores, por isso foi encaminhado um convênio, para elaborar um convênio e infelizmente o convênio foi indeferido. E nós queremos, eu tenho certeza que o Governador do Estado não sabe, nós vamos cobrar do Secretário de Educação para

que isso seja feito o mais rápido possível. A APAE de Buritis, no começo do ano o Prefeito tirou todos os professores e os alunos e as famílias dos alunos ficaram preocupados, nós intervimos e aí consegui, junto ao Ministério Público, fazer com que a Prefeitura colocasse todos os professores de volta e mantivesse, mas a Prefeitura também tem dificuldade para manter os professores por conta própria. Nós precisamos a parceria com o Governo do Estado.

Então, nós vamos cobrar do Secretário de Educação para que ele colabore, porque a APAE, como já em dezembro, a APAE de Ariquemes a gente já liberou uma emenda, temos outra emenda para ajudar a APAE também de Ariquemes e de Buritis também temos uma emenda já tramitando e nós queremos colaborar para que aquelas famílias consigam atender melhor seus filhos, seus amigos. A APAE é um trabalho muito importante que tem que ser feito em todos os municípios, e o poder público, seja municipal, seja estadual, seja federal, tem que contribuir para que, para aliviar o sacrifício daquelas famílias e também melhorar a vida dessas pessoas especiais.

Então, era isso que eu queria deixar registrado, esses fatos importantes que foram feitos nesses dias. Obrigado.

O SR. MAURÃO DE CARVALHO – Eu queria ainda aqui,

senhor Presidente, registrar a presença do Deputado Pedro Ferrazin; ó, Vereador, já estou aqui profetizando, não é. É que ele quer ser Deputado, mas é um dos pré-candidatos a Deputado lá por Cacoal, pelo PP, e eu queria registrar a presença do Pedro Ferrazin, que é amigo nosso, é Vereador, Presidente da Câmara de Cacoal; e também o Corazinho. O Corazinho que é um grande amigo nosso, também está aí com a sua assessoria, sua equipe nos visitando mais uma vez nesta Casa. Fiquem à vontade, esta Casa é de vocês. E também aqui cumprimentar o Zé Luiz, o Prefeito mais pidão lá de São Felipe, não é, hei Prefeitão. Mas o Zé Luís, um grande Prefeito, e para nós uma alegria tê-lo em nossa Casa, você é um exemplo de Prefeito naquela região, São Felipe com certeza tem um Prefeito pidão, mas um Prefeito que faz muito e que tem feito uma grande administração naquele município. E, portanto, nos orgulha muito de tê-lo nesta Casa, e com certeza tem levado bastantes emendas dos pares desta Casa, porque reconhecem o trabalho de Vossa Excelência naquela Prefeitura como Prefeito. Portanto, fique à vontade.

O SR. LUIZINHO GOEBEL (Presidente) – Solicito ao senhor

Secretário que proceda à verificação de quórum.

O SR. ADELINO FOLLADOR (Secretário ad hoc) – Procede

à verificação de quórum.

VERIFICAÇÃO DE QUÓRUM

- Deputado Adelino Follador - presente

- Deputado Brito do Incra - presente

- Deputada Edson Martins - ausente

- Deputado Edvaldo Soares - presente

(11)

- Deputado Euclides Maciel - ausente

- Deputado Flávio Lemos - presente

- Deputada Glaucione - presente

- Deputado Hermínio Coelho - ausente

- Deputado Jaques Testoni - ausente

- Deputado Jean Oliveira - ausente

- Deputado Kaká Mendonça - ausente

- Deputado Lebrão - presente

- Deputado Luiz Cláudio - ausente

- Deputado Luizinho Goebel - presente

- Deputado Marcelino Tenório - ausente

- Deputado Maurão de Carvalho - presente

- Deputado Ribamar Araújo - presente

- Deputado Saulo Moreira - presente

- Deputado Valdivino Tucura - ausente

- Deputado Zequinha Araújo - presente

O SR. LUIZINHO GOEBEL (Presidente) - Eu quero comunicar

aos nobres pares que nós temos dois projetos para serem apreciados, o nosso quórum é de doze membros, os projetos são Projetos de lei Complementar nº 187/2014 do Ministério Público e o outro que é da Mesa Diretora, que é o Lei Complementar nº 197/14. Portanto, eu convidaria todos os Deputados para que se façam presentes no Plenário porque senão nós não poderemos colocar em apreciação, porque a falta de um só Parlamentar dos que registraram quórum sacrifica os dois projetos. E são projetos importantíssimos. Então, gostaria de contar com a compreensão dos Parlamentares para que viessem até o Plenário desta Casa.

Registrar a presença da Secretária de Saúde do município de Chupinguaia, a Norma Saraiva, e também dos meus amigos servidores da Secretaria de Saúde, o Magno e o Alírio. Dizer que Chupinguaia é um município que nós temos tratado com muito carinho. Nós próximos dias estaremos lá entregando um micro-ônibus para atender nossos acadêmicos de Chupinguaia, o recurso já está na conta da Prefeitura e o grande Prefeito Vanderlei Palhares já abriu processo licitatório para aquisição desse ônibus. E também outros benefícios que nós estaremos entregando, principalmente para o setor agrícola, que são implementos e equipamentos agrícolas. E uma ambulância, Deputado Maurão, que é da economia aqui do Deputado Ribamar, do Deputado Maurão, Deputado Flávio, Deputado Brito, todos os Deputados economizamos recursos da Assembleia, adquirimos ambulâncias e nos próximos dias estaremos entregando também essa ambulância lá para o município de Chupinguaia.

O SR. MAURÃO DE CARVALHO – Questão de Ordem, senhor

Presidente?

O SR. LUIZINHO GOEBEL (Presidente) – Pois não, Deputado. O SR. MAURÃO DE CARVALHO - Deputado Luizinho, esse

Projeto que é do Tribunal de Contas, é um projeto importante. Nós estamos revogando, alterando uma lei do Tribunal de Contas, Prefeito José Luiz, que essa lei hoje, como está o Projeto, o Tribunal de Contas notifica e não manda sequer um

oficial de justiça. Ele notifica por edital e se o Prefeito ou o Vereador ou o secretário que seja não ver, passar despercebido, pode ser votado e ele pode ser condenado. Isso também, nós Deputados, se tiver qualquer situação, qualquer processo no Tribunal de Contas, como estão hoje os Projetos, é publicado no edital e pode ser julgado e a pessoa pode ser condenada porque não tem ninguém para comunicá-lo. Nós estamos apresentando uma emenda que vai ter que ser oficializada. A pessoa que estiver respondendo processo no Tribunal de Contas tem que ter alguém do Tribunal de Contas que possa oficializar pessoalmente a pessoa que está com processo. Então, a alteração do Projeto é essa. Nós estamos apresentando essa emenda para dar o direito de quem tem qualquer processo no Tribunal de Contas, que vai responder, que o oficial de justiça possa notificar. Não seja notificado por edital. Isso é muito importante para nós, Deputados, Deputado Brito, Deputado Ribamar, Deputado Flávio Lemos, e é muito importante para os nossos Vereadores e Prefeitos que o Tribunal de Contas com certeza fiscalize suas contas, seus projetos. Então, é importante que seja votado hoje.

O SR. ADELINO FOLLADOR – Questão de Ordem, Presidente? O SR. LUIZINHO GOEBEL (Presidente) – Pois não, Deputado. O SR. ADELINO FOLLADOR – Senhor Presidente, tendo em

vista que não tem quórum, gostaria da retirada de pauta dos dois Projetos, para não prejudicar.

O SR. LUIZINHO GOEBEL (Presidente) – Acatando solicitação

do Deputado Follador, então determino a retirada de pauta do Projeto de Lei Complementar 187/14 do Ministério Público do Estado de Rondônia, que aportou a esta Casa sob o Ofício nº 89/2014 e também o Projeto de Lei Complementar 197/14 de autoria da Mesa Diretora. Ficando assim adiado para a próxima Sessão Ordinária desta Casa.

Solicito ao senhor Secretário proceder à leitura das matérias a serem apreciadas.

O SR. ADELINO FOLLADOR (Secretário ad hoc) – Não há

matérias a serem apreciadas.

O SR. LUIZINHO GOEBEL (Presidente) – Não há matérias a

serem apreciadas. Encerrada a Ordem do Dia. Passemos às Comunicações Parlamentares.

O SR. MAURÃO DE CARVALHO – Questão de Ordem,

Presidente?

O SR. LUIZINHO GOEBEL (Presidente) – Pois não, Deputado. O SR. MAURÃO DE CARVALHO – Eu queria ainda deixar esse

registro, pedir aos Deputados que não vieram hoje, mas que amanhã nós possamos votar. Esse Projeto do Ministério Público é aumento de salário dos servidores. O Ministério Público esteve aqui na semana passada pedindo para que a gente vote. Nós já tivemos o Projeto do Executivo, o Projeto do Tribunal de

(12)

Justiça e falta agora aprovar o mesmo percentual para o Ministério Público. E a folha daqui a alguns dias fecha e eles vão ter problemas se nós não aprovarmos o Projeto, por falta de quórum. Então, eu gostaria, Deputado Brito, amanhã, e os Deputados que estão no Plenário, vamos pedir aos outros Deputados que amanhã estejam no Plenário e a gente possa votar esse Projeto para não prejudicar os servidores do Ministério Público.

O SR. LUIZINHO GOEBEL (Presidente) – Não há

parlamentares inscritos para as Comunicações Parlamentares. E nada mais havendo a tratar, invocando a proteção de Deus e, antes de encerrar a presente Sessão, convoco Sessão Ordinária para o dia 09 de abril, no horário regimental, às 09 horas.

Está encerrada a Sessão.

(Encerra-se esta Sessão às 16 horas e 57 minutos)

SUP SUP SUP SUP

SUP... DE RECURSOS HUMANOS DE RECURSOS HUMANOS DE RECURSOS HUMANOS DE RECURSOS HUMANOS DE RECURSOS HUMANOS

ATO Nº2662/2013-SRH/P/ALE

O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e, nos termos

do Artigo 10 da Lei Complementar nº 326 de 10 de novembro de 2005, resolve,

E X O N E R A R:

Do Cargo de Provimento em Comissão de Assessor Técnico, código AT - 30, da Secretaria Legislativa o servidor ADAIR

MARSOLA, matrícula nº10000358, Cargo de Técnico

Legislativo, pertencente ao Quadro de Pessoal Efetivo desta Casa Legislativa, a partir de 01 de junho de 2013.

Porto Velho, 12 de junho de 2013.

JOSÉ HERMÍNIO COELHO ARILDO LOPES DA SILVA Presidente Secretário Geral

ATO N°0550/2014-SRH/P/ALE

O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e, nos termos

do Artigo 10 da LC nº 730 de 30 de setembro de 2013, resolve,

R E L O T A R:

JULIO CÉSAR CARBONE, matrícula nº. 100017914, ocupante

do Cargo de Assistente Técnico Legislativo, pertencente ao Quadro de Pessoal Efetivo desta Casa Legislativa, no Gabinete da 1ª Secretaria, a partir de 18 de março de 2014.

Porto Velho 19 de março de 2014.

JOSÉ HERMÍNIO COELHO ARILDO LOPES DA SILVA Presidente Secretário Geral

ATO N°0565/2014-SRH/P/ALE

O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e, nos termos

do Artigo 10 da LC nº 730 de 30 de setembro de 2013, resolve;

R E L O T A R:

SILVIA FELIX DA ROCHA, cadastro nº. 100009044, ocupante

do Cargo de Taquigrafo I, pertencente ao Quadro de Pessoal Efetivo desta Casa Legislativa, no Gabinete da 1ª Secretaria, a partir de 1º de abril de 2014.

Porto Velho, 25 de março de 2014.

JOSÉ HERMÍNIO COELHO ARILDO LOPES DA SILVA Presidente Secretário Geral

ATO N°0654/2014-SRH/P/ALE

O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e, nos termos

do Artigo 10 da LC nº 730 de 30 de setembro de 2013, resolve:

P R O R R O G A R:

A cedência para o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, a funcionaria JANETE VIEIRA COSTA COELHO LARA, cadastro nº. 100002311 cargo de Assistente Técnico Legislativo, sem ônus para este Poder Legislativo, no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2014.

Porto Velho, 04 de abril de 2014.

MAURÃO DE CARVALHO ARILDO LOPES DA SILVA Presidente em Exercício Secretário Geral

Referências

Documentos relacionados

Foi um pouco mais caro do que eu pensava, especialmente porque o transporte e a fruta eram caros, como para procurar o lugar certo para morar também. Eu sou alguém que prefere

Homem, 33 anos, negro, procedente de São Paulo, natural da Bahia, dois filhos, polidor de ferro. Procurou serviço médico de referência após alteração em exame de

(1983) investigaram os efeitos do grupo genético, da idade e da dieta sobre a composi- ção dos ovos e encontraram diferenças significativas entre os grupos genéticos para porcentagem

A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo (PIC/PIBITI USP), com base em diretrizes

Principal ponto turístico de Tepoztlán, esta montanha atrai aos que procuram encontrar-se consigo mesmos e conectar-se com a natureza, pois conta com numerosos spas,

Para determinação da presença e intensidade de grupos acetila nas fibras de curauá em decorrência do tratamento de acetilação, utilizou-se a espectroscopia na região

O layout das organizações é um fator importante para a competitividade no setor em que estasatuam, a distribuição dos maquinários e equipamentos, das funções

Os procedimentos de aplicação do PSL, ou seja, o projeto de arranjo físico deve estar apoiado em três conceitos fundamentais que são as interrelações em que deve haver um grau