• Nenhum resultado encontrado

Modular BIO Biomas Brasileiros Prof. Caffé

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Modular BIO Biomas Brasileiros Prof. Caffé"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1. O mapa abaixo representa os principais biomas brasileiros.

Assinale a alternativa correta com relação aos biomas representados.

a) O 2 é pobre em recursos hídricos.

b) O 3 caracteriza-se pela presença de vegetação caducifólia.

c) O 4 caracteriza-se pela presença de vegetais com pneumatóforos.

d) O 5 é o que perdeu a maior parte de sua área original. e) O 6 caracteriza-se pela inundação de grandes áreas, nos

meses de cheia.

2. Assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que é dito sobre o mangue.

( ) No mangue, quando a maré está baixa, a água salgada prevalece no rio, mas quando a maré sobe, a água se torna salobra.

( ) O solo lodoso dificulta a fixação das plantas do mangue e, por esse motivo, elas desenvolvem estruturas denominadas raízes escoras ou aéreas, que se aprofundam na lama até conseguirem se firmar para suportar a entrada das marés altas e as enxurradas dos rios.

( ) Poucos peixes e crustáceos marinhos desovam no mangue, pois é um ambiente bastante adverso, pobre em oxigênio, com elevado número de predadores.

( ) A vegetação de mangue é chamada de halófila, pois suas plantas são adaptadas à constante variação de sal na água e no solo.

A sequência correta, de cima para baixo, é: a) V – F – F – V.

b) F – V – F – V. c) V – F – V – F. d) F – V – V – F.

3. A caatinga é um bioma que ocorre exclusivamente no Brasil. Seu nome vem do tupi-guarani, e significa “mata branca”, uma referência a seu aspecto no período seco. Em relação à caatinga, analise as afirmações seguintes. ( ) Um dos grandes impactos sofridos por esse bioma

deve-se à derrubada da mata para produção de carvão.

( ) O polo gesseiro de Pernambuco gera uma pressão negativa sobre a caatinga, por ter como fonte básica de energia a matéria vegetal.

( ) A caatinga é um bioma importante por ocupar grande parte do Nordeste brasileiro, embora seja muito pobre em biodiversidade.

( ) A caatinga não oferece uma preocupação especial em termos de conservação, por não abrigar espécies endêmicas.

( ) A caatinga é um bioma que não é exclusivo do Nordeste do Brasil, ocorrendo, também, em áreas do estado de Minas Gerais.

4. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) adquiriu, em 2009, uma grande área de floresta urbana (Sítio Malícia – Mata do Krambeck) no município de Juiz de Fora, para implantação de seu Jardim Botânico. Grande parte dessa área, que no passado (há pelo menos 50 anos) era cafezal e pasto bovino, está ocupada, hoje, por cerca de 800.000m2 de floresta nativa, originada a partir do abandono dessas atividades agrícolas. Considerando a localização da área e os processos ecológicos que atuaram na regeneração florestal, responda às questões:

a) Essa área está inserida em qual bioma brasileiro?

b) Qual o tipo de sucessão ecológica ocorreu na regeneração florestal da área? Justifique.

c) Considerando a grande pressão exercida pelo homem nas florestas naturais, especialmente próximas a ambientes urbanos, cite DOIS aspectos que ressaltam a importância dessa área como unidade de preservação.

5. As florestas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, elas merecem ser mais preservadas e valorizadas, por isso a ONU declarou 2011 o Ano Internacional das Florestas.

Analise as proposições abaixo, em relação às florestas: I. A Floresta Atlântica é uma floresta tropical de clima

quente e úmido, distribuída ao longo do litoral brasileiro. II. A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do

(2)

III. A Mata de Araucárias é um tipo de floresta subtropical onde predomina o pinheiro-do-paraná.

IV. Na Floresta Atlântica há o predomínio de cactáceas e gramíneas de pequeno porte, e poucas árvores e arbustos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

6. “Os grandes ecossistemas terrestres com fisionomias vegetais características, determinadas principalmente pela influência de fatores macroclimáticos, são chamados

BIOMAS” (LOPES; ROSSO, 2010).

O Brasil, por sua extensão territorial, compreende vários biomas. Analise as informações sobre os biomas brasileiros. I. A Caatinga e o Pantanal são biomas exclusivamente

brasileiros.

II. No estado de Minas Gerais, podem ser encontradas áreas de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

III. No Cerrado, a vegetação é caracterizada, principalmente, por árvores e arbustos de pequeno porte adaptadas às condições secas, como caules tortuosos com casca grossa, folhas pequenas e espessas e raízes mais superficiais para captar de imediato a água da chuva.

IV. Plantas com folhas largas são comuns abaixo do dossel das florestas úmidas como a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.

V. Dentre os biomas brasileiros, a Caatinga, por ser o mais seco, está mais vulnerável ao processo de desertificação. VI. Os campos sulinos ocorrem na região sul do Brasil, estendendo-se do sul do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul.

Com base nessa análise, estão CORRETAS apenas as afirmativas a) l, III e lV b) II, lV e V c) l, lI e VI d) III, V e VI

7. Um arquiteto encomendou a um paisagista um terrário para colocar num apartamento como divisória entre dois ambientes. Uma das exigências do proprietário do apartamento é que o terrário representasse um ambiente de floresta úmida, semelhante à Floresta Atlântica. Solicitou, também, que o ambiente incluísse exclusivamente representantes das divisões do Reino Plantae. Com base nos conhecimentos sobre esse Reino, considere os seguintes grupos:

1. Musgos, pois são encontrados sobre troncos e solo da floresta.

2. Algas cianofíceas, pois são produtores primários.

3. Samambaias, pois são os principais elementos do sub-bosque.

4. Pinus sp., pois formam o dossel das florestas.

5. Epífitas, pois são frequentes sobre os ramos das árvores. Atendem às exigências do proprietário os itens:

a) 1, 2 e 4 apenas. b) 1, 3 e 5 apenas. c) 2, 3 e 4 apenas. d) 3, 4 e 5 apenas. e) 1, 2 e 5 apenas.

8. Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares.

As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais de referido ecossistema são:

a) Cascas finas e sem sulcos ou fendas. b) Caules estreitos e retilíneos. c) Folhas estreitas e membranosas. d) Gemas apicais com densa pilosidade. e) Raízes superficiais, em geral, aéreas.

9. Leia o texto.

É uma floresta em pedaços. Segundo estimativas recentes, restam de 11% a 16% de sua cobertura original, a maior parte na forma de fragmentos com menos de 50 hectares de vegetação contínua, cercados de plantações, pastagens e cidades. Há tempos se sabe que essa arquitetura desarticulada dificulta a recuperação da floresta, uma das 10 mais ameaçadas do mundo.

Pesquisadores coletaram informações sobre a abundância e a diversidade de anfíbios, aves e pequenos mamíferos em dezenas de trechos no Planalto Ocidental Paulista, as terras em declive que se estendem da Serra do Mar rumo a oeste e ocupam quase a metade do estado. Ao comparar os dados, os pesquisadores observaram quedas dramáticas na biodiversidade dos fragmentos.

(Pesquisa Fapesp, maio de 2011. Adaptado.) Responda:

a) Qual o nome do bioma brasileiro a que se refere o texto? Cite uma característica deste bioma quanto ao regime hídrico e uma característica relativa aos aspectos da flora.

b) O texto faz referência às terras em declive que se estendem da Serra do Mar rumo a oeste. Rumo a leste, quais são os outros dois ecossistemas terrestres que estão presentes?

(3)

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[E]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]

O bioma de número 1 corresponde aos pampas compostos de campos com vegetação herbácea homogênea.

O bioma de número 2 é o da mata atlântica, composta por florestas pluviais tropicais típicas com grande diversidade de espécies e que perdeu a maior parte de sua área original.

O bioma de número 3 é o do cerrado, que se caracteriza pela existência de uma estação seca bem pronunciada, e sua vegetação pode apresentar características xeromórficas devido ao excesso de alumínio do solo e à escassez de determinados nutrientes.

A vegetação caducifólia é característica do bioma de número 4, que é a caatinga. Os pneumatóforos são adaptações a solos lamacentos.

O bioma de número 5 é o da Amazônia, que mantém ainda boa parte de sua composição original.

O bioma de número 6 é o do pantanal, que se caracteriza por uma grande biodiversidade. O seu ciclo de vida compreende dois períodos característicos: em um deles, o período de cheias, ocorre inundação de extensas áreas que servem de abrigo para muitas espécies. Por outro lado, esse período permite que muitas espécies de peixes povoem regiões inundadas em busca de novas fontes de alimentos.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

[A] INCORRETA – O bioma da Mata Atlântica identificado pelo número 2 caracteriza-se pelo clima tropical, e em razão disso, apresenta rios perenes e caudalosos. [B] INCORRETA – O bioma do Cerrado identificado pelo

número 3 caracteriza-se pela presença de vegetação tropófita, ou seja, adaptada sazonalmente aos períodos de seca e chuva. A vegetação xerófita é característica do bioma de número 4.

[C] INCORRETA – A formação pneumatófora (raízes aéreas) é típica da formação litorânea como os manguezais e, portanto, parte do bioma de número 2.

[D] INCORRETA – Embora esteja sofrendo avanço do processo de desmatamento, o bioma da Floresta Amazônica identificada pelo número 5, ainda conserva boa parte de sua extensão.

[E] CORRETA – O Pantanal, identificado pelo número 6, caracteriza-se pelas inundações sazonais do Rio Paraguai, resultantes do regime pluviométrico do clima tropical semiúmido.

Resposta da questão 2:

[B]

No mangue, quando a maré está baixa, a água doce prevalece no rio. Nesse bioma, diversas espécies de peixes e crustáceos desovam porque esse ambiente é

relativamente protegido contra predadores de ovos e filhotes.

Resposta da questão 3:

V – V – F – F – V.

A caatinga é um bioma brasileiro que apresenta grande biodiversidade e sua preservação é fundamental por apresentar muitas espécies endêmicas.

Resposta da questão 4:

a) Floresta (ou Mata) Atlântica.

b) Sucessão secundária, pois é aquela que ocorre em regiões já povoadas anteriormente (terras agrícolas abandonadas).

c) Conservação da biodiversidade (fauna e flora), regulação climática, banco genético para reflorestamento, educação (e/ou conscientização) ambiental.

Resposta da questão 5:

[C]

O item [IV] está incorreto, pois na Floresta Atlântica encontramos uma vegetação exuberante (árvores altas). A vegetação é do tipo higrófita, ou seja, são capazes de viver em ambiente com muita água.

Resposta da questão 6:

[B]

[I]. Falso: O bioma pantanal inclui também parte dos territórios do Paraguai, da Bolívia e da Argentina. [III]. Falso: A vegetação do cerrado inclui plantas portadoras

de raízes profundas cuja função é alcançar os lençóis freáticos.

[IV]. Falso: Os campos sulinos ocupam a região Sul do estado do Rio Grande do Sul.

Resposta da questão 7:

[B]

2. Falso - As cianofíceas ou cianobactérias não são algas de acordo com a classificação moderna. Elas são produtoras de ecossistemas aquáticos.

4. Falso - Pinus SP são gimnospermas, árvores raras na Mata Atlântica. Os pinheiros são comuns na Mata da Araucária, presente no sul do território brasileiro.

Resposta da questão 8:

[D]

As plantas do cerrado brasileiro muitas vezes apresentam as gemas apicais pilosas como fator adaptativo para a proteção contra o fogo que, com frequência, atinge esse bioma.

Resposta da questão 9:

(4)

Atlântica. Essa formação florestal apresenta alta

pluviosidade (aproximadamente 4000 mm/ano) e possui vegetação arbórea e estratificada com muitas variedades de plantas epífitas (bromélias, samambaias, orquídeas), além de lianas e cipós. Por ser uma vegetação de encosta, a Mata Atlântica recebe luz próxima ao solo, fato que permite o desenvolvimento de vegetação arbustiva e herbácea.

(5)

Resumo das questões selecionadas nesta atividade

Data de elaboração: 02/04/2014 às 12:10

Nome do arquivo: Modular semi - Biomas brasileiros

Legenda:

Q/Prova = número da questão na prova

Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®

Q/prova Q/DB Grau/Dif. Matéria Fonte Tipo

1 ... 126036 ... Média ... Biologia ... Ufrgs/2013 . Múltipla escolha 2 ... 129307 ... Média ... Biologia ... Uece/2014 . Múltipla escolha 3 ... 124731 ... Média ... Biologia ... Ufpe/2013 . Verdadeiro/Falso 4 ... 112103 ... Média ... Biologia ... Ufjf/2012 ... Analítica

5 ... 114558 ... Elevada ... Biologia ... Udesc/2012 Múltipla escolha 6 ... 117102 ... Média ... Biologia ... Ufsj/2012 ... Múltipla escolha 7 ... 109017 ... Média ... Biologia ... Ufpr/2012 .. Múltipla escolha 8 ... 121572 ... Média ... Biologia ... Enem/2012 Múltipla escolha 9 ... 109988 ... Média ... Biologia ... Unifesp/2012 ... Analítica 10 ... 110274 ... Média ... Biologia ... Uem/2012.. Somatória 11 ... 111801 ... Média ... Biologia ... Ufmg/2012. Analítica

Referências

Documentos relacionados

Produção do cafeeiro na média de dois anos, em litros de café cereja por planta, em função de diferentes doses de gesso agrícola, em dois tipos de aplicação: área total e linha

Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito da

NÚCLEO ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE MOVIMENTOS SOCIAIS: MOVIMENTOS SOCIAIS, DEMOCRACIA E O SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS PARA A PESQUISA E PARA O DEBATE PROFISSIONAL. PROFA

Também para a nossa realidade de Ordinariato castrense, tanto as Jornadas Mundiais, como a sua preparação, são um kairós, uma graça que o Senhor nos está a conceder

Portanto, nosso desejo é que, por meio da elaboração do nosso PEM, possamos, como Igreja Metodista em Itaberaba, realizar a missão que o Senhor nos conferiu de uma maneira muito

Acompanhando o crescimento do filho, um casal constatou que, de 0 a 10 anos, a variação da sua altura se dava de forma mais rápida do que dos 10 aos 17 anos e, a partir de 17 anos,

Convocando para o enquadramento teórico dois conceitos básicos - comunidades profissionais de aprendizagem e lideranças - bem como a nossa experiência

Neste trabalho, foi realizado um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre ferramentas e/ou tecnologias assistivas que estão sendo estudadas e/ou desenvolvidas