• Nenhum resultado encontrado

CERTIFICAÇÃO SELO ODM MOVIMENTO NÓS PODEMOS PARANÁ REGULAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CERTIFICAÇÃO SELO ODM MOVIMENTO NÓS PODEMOS PARANÁ REGULAMENTO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CERTIFICAÇÃO SELO ODM

MOVIMENTO NÓS PODEMOS PARANÁ

REGULAMENTO

O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Fiep, visando reconhecer e divulgar boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) torna público o regulamento para as entidades interessadas em participar da Certificação Selo ODM.

O SELO ODM

Artigo 1º - O Selo ODM visa reconhecer e divulgar trabalhos para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) realizados por entidades públicas municipais e estaduais, privadas e do terceiro setor no Estado do Paraná, sendo requisito para inscrição:

I – Ser pessoa jurídica e cumprir regularmente as obrigações fiscais e trabalhistas nas três esferas de governo;

DO OBJETO

Artigo 2º - O trabalho realizado pelas entidades deve estar em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:

Parágrafo Único - A instituição deverá elencar em qual(ais) ODM atua: I – Acabar com a fome e a miséria

II – Garantir educação de qualidade para todos

III – Promover a igualdade entre os sexos e valorização da mulher IV – Reduzir a mortalidade infantil

V – Melhorar a saúde da gestante

VI – Combater a AIDS, a malária e outras doenças

VII – Promover a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente VIII – Ter todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Artigo 3º - As entidades interessadas deverão se inscrever em uma das categorias citadas a seguir:

I – Instituição pública municipal e estadual II – Instituição privada

III – Terceiro setor (Fundações, Institutos, ONG´s, Oscip´s, etc)

IV – Veículos de comunicação (jornal, rádio, TV, internet, revistas, etc)

Parágrafo Único - A inscrição deve ter a anuência do gestor da instituição, conforme modelo no anexo 2.

(2)

Artigo 4º - Será aceita somente uma inscrição por entidade e não há taxa de inscrição.

Artigo 5º - O Selo ODM será concedido a todas as entidades inscritas desde que obedeçam aos critérios estabelecidos no Artigo 6º

DOS CRITÉRIOS

Artigo 6º - As empresas/entidades serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

I – Os projetos e ações precisam estar em andamento, no mínimo, há um ano tendo como base a data limite para as inscrições.

II – Ações de promoção do desenvolvimento social interno e/ou externo entendendo-se:

a) como desenvolvimento interno: ações voltadas ao combate à fome, educação, equidade de gênero, saúde, meio ambiente, e bem estar dos colaboradores

b) como desenvolvimento externo: ações de combate à fome/geração de renda, educação, equidade de gênero, saúde, meio ambiente, cultura, esporte e lazer e outras de voltada à assistência social a grupos vulneráveis: idosos, juventude, cultura da paz e, consequentemente, a valorização da diversidade. III – Preenchimento dos anexos constantes no regulamento.

Parágrafo único: A seleção das entidades que receberão o Selo ODM será dividida em duas etapas: inscrição e visita técnica

DAS INSCRIÇÕES

Artigo 7º - As inscrições poderão ser realizadas de 15 de março a 15 de maio de 2011, mediante o preenchimento de ficha cadastral (Anexo 1), anuência do gestor da unidade (Anexo 2), relatório de atividades (Anexo 3) e o preenchimento do questionário (Anexo 4) para o e-mail: nospodemosparana@gmail.com.

Parágrafo único: Os arquivos devem estar no formato PDF e as páginas devem estar numeradas

§ 1º Os participantes receberão por e-mail uma confirmação de recebimento da inscrição.

§ 2º A classificação para a segunda etapa será divulgada por e-mail e no site www.nospodemosparana.org.br até o dia 30 de junho de 2011.

Artigo 8º - O relatório de atividades (Anexo 3) não poderá ultrapassar dez páginas e com o tamanho máximo de 1 Mb . É permitida a utilização de fotos, gráficos, links para vídeos e demais recursos gráficos.

(3)

Artigo 9º - As entidades selecionadas para a segunda etapa receberão a visita dos integrantes do Movimento Nós Podemos Paraná ou do Movimento Nós Podemos do município onde a instituição está instalada.

Parágrafo único: Quando a visita for realizada por integrantes do Movimento Nós Podemos do município, deverá ser composta por uma comissão avaliadora de, no mínimo, três integrantes de diferentes setores e instituições da cidade.

Artigo 10º - Esclarecimentos para as dúvidas poderão ser obtidos no site www.nospodemospara.org.br ou pelos telefones (41) 3271 7779/ 7871/ 7626. Contatos nas regionais:

Campos Gerais Karym Collesel (42) 3219 – 5010

Norte Talita de Sousa (43) 3379 5219

Noroeste Tatiana Munhoz (44) 3218 5619

Oeste/Sudoeste Thiana Costa (45) 3220 – 5467 Curitiba/Região Metropolitana/ Litoral Silvia Teuber, Viviane Melo e João Souza (41) 3271 8467; (41) 3299 6388; (41) 3271 7708. DO RESULTADO

Artigo 11º - O resultado da certificação Selo ODM será divulgado no site www.nospodemosparana.org.br e a solenidade de entrega do Certificado e do CD contendo o arquivo com o Selo acontecerá durante o 4º Congresso Nós Podemos Paraná, nos dias 20 e 21 julho de 2011, em Curitiba/PR.

Parágrafo único: Os vencedores arcarão com as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação para participarem da solenidade de entrega da certificação Selo ODM.

Artigo 12º - O Selo ODM só poderá ser utilizado pelas entidades vencedoras após a solenidade descrita no artigo 11º

Artigo 13º - As entidades vencedoras autorizam a divulgação de suas ações no site do Movimento Nós Podemos Paraná – www.nospodemosparana.org.br

DO USO DO SELO ODM

Artigo 14º - O Selo ODM poderá ser utilizado em materiais promocionais das entidades vencedoras, exceto na venda de produtos e serviços, conforme diretrizes do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. (http://www.nospodemos.org.br/o-movimento)

(4)

Artigo 15º - O Movimento Nós Podemos Paraná poderá suspender essa autorização no caso de uso inadequado, como, por exemplo, a utilização em embalagens de cigarro e bebidas alcoólicas e para fins político-partidários ou eleitorais.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 16º - Não poderão concorrer à certificação membros da Comissão Organizadora e Julgadora formada pelos integrantes do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Movimento Nós Podemos Paraná. Artigo 17º - As instituições que fazem parte do Movimento Nós Podemos nos municípios, poderão participar da certificação, desde que não participem da comissão que fará as visitas técnicas.

Artigo 18º - As decisões sobre a seleção dos vencedores não serão suscetíveis de recursos e impugnações.

Artigo 19º - A participação no processo de Certificação Selo ODM implica na aceitação de todas as disposições deste regulamento.

Artigo 20º - Serão desclassificados os trabalhos que não atenderem as regras deste regulamento.

(5)

Anexo 1 Ficha cadastral Nome:__________________________________________________________ CNPJ:__________________________________________________________ Categoria: ( ) Instituição Pública ( ) Instituição Privada ( ) Terceiro Setor ( ) Meio de Comunicação Endereço:_______________________________________________________ Telefone:________________________________________________________ Município:_______________________________________________________ Nome do responsável pela inscrição:__________________________________ E-mail:__________________________________________________________ Telefone:________________________________________________________ Ramo de atuação da empresa/entidade: _______________________________ Número de funcionários:____________________________________________

(6)

Anexo 2

MODELO DE ANUÊNCIA DO GESTOR DA INSTITUIÇÃO

Declaro ter ciência de que a instituição ________________________________ está participando do processo para a certificação do Selo ODM, realizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná.

Cidade e data

Assinatura eletrônica Nome completo do gestor

(7)

Anexo 3

Relatório de Atividades

1 - Nome da instituição 2 - Município

3 - Descrição das ações realizadas  Título do Projeto

 Área de Abrangência

 Período da realização das atividades  Público envolvido

 Objetivos (relacionar com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM)

 Patrocinadores e parceiros

 Principais resultados (no mínimo três resultados quantitativos e qualitativos)

 Número de beneficiários e voluntários

(8)

Anexo 4

Questionário

Sim Não

1. Possui projetos que conduzem a solução/minimização da fome no

Paraná?

2. Promove a geração de renda e o empreendedorismo em sua

comunidade ou entorno?

3. Implementa ações que contribuem para a redução das desigualdades

regionais e sociais?

4. Na cadeia produtiva a empresa apóia iniciativas para o associativismo e a produção da agricultura familiar

ODM 1

5. A instituição /empresa apóia programas de segurança alimentar e ou distribui algum tipo de merenda/alimento que visa a suplemento alimentar de grupo social vulnerável?

Seu jeito de colaborar para o alcance do objetivo 1:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

6. Colabora no sentido de garantir a qualidade da educação básica? 7. Tem projeto que incentiva a permanência das crianças nas escolas em

alguma comunidade? A empresa doa livros e computadores usados? 8. Facilita a educação dos filhos de seus empregados?(creches, bolsas de

estudos)?

9. A empresa promove algum programa ou prometo que colabora para reduzir o anafalbetismo?

ODM 2

10. Possui biblioteca para os funcionários e familiares?

Seu jeito de colaborar para o alcance do objetivo 2:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

11. Promove amplo engajamento de ambos os sexos em seu quadro de

funcionários?

12. Promove as mulheres para cargos gerenciais na mesma proporção dos

homens ?

13. Contribui para o empoderamento das lideranças femininas? 14. A empresa tem programas de prevenção que combata qualquer forma

de discriminação contra as mulheres e ou a minimização da violência doméstica.

ODM 3

15. Possui o Selo de Equidade de Gênero?

Seu jeito de colaborar para o alcance do objetivo 3:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

16. Trabalha de alguma forma para a redução da mortalidade infantil?

ODM 4

(9)

materno?

18. Apóia algum hospital na sua região?

19 Existe no seu quadro de funcionários pessoas voluntárias na Pastoral

da Criança?

Seu jeito de colaborar para o alcance do objetivo 4:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Garante a saúde e a segurança das funcionárias mulheres no pré e

pós-parto?

A empresa promove internamente os temas associados a saúde sexual e reprodutiva ( Boletins, Palestras, Campanhas)

ODM 5

Oferta programas especiais paras as mulheres gestantes?

Seu jeito de colaborar para o alcance do objetivo 5:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Promove assistência de saúde aos seus colaboradores extensivos aos seus

familiares?

Fornece algum tipo de assistência médica a comunidade A empresa/instituição é parceira algum programa que tenha objetivo

promover a higiene básica e sanitária em comunidade de poucos recursos?

ODM 6

Preocupa-se com a qualidade de vida da população no sentido de

combate ao estresse, tabagismo,alcoolismo e dependência química.

Seu jeito de colaborar para o alcance do objetivo 6:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

A empresa/instituição tem praticas de gestão ambiental certificadas?

Investe em projetos ambientais?

Promove treinamentos de educação ambiental para os seus funcionários,

colaboradores e ou comunidade?

Inclui fornecedores em suas práticas de sustentabilidade? A empresa apóia ou desenvolve campanhas sobre contaminação das

fontes de água; conservação da biodiversidade, manejo de resíduos sólidos, plantio de árvores e outros similares )

Busca reduzir o uso intensivo de matérias primas e insumos em seus

processos produtivos/serviços com design inovador? Incentiva o relacionamento com universidades e grupos de pesquisa para

o desenvolvimento e a introdução de tecnologias limpas

ODM 7

Incorpora as mudanças climáticas como desafio em seu planejamento

estratégico?

Seu jeito de colaborar para o alcance do objetivo 7:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

(10)

Apóia financeiramente algumas organizações não-governamentais (ONG

e OSCIPS?

A empresa/instituição tem programas de contratação de aprendizes ? Investe em projetos culturais e ou esportivos?

Tem projetos de inclusão digital?

ODM 8

Desenvolve parcerias de âmbito internacional (transferência de

tecnologia e outros que visem o desenvolvimento do outro país)?

Seu jeito de colaborar para o alcance do objetivo 8:

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

OUTRAS

OUTRAS QUESTÕES

A empresa tem uma missão voltada a questão social ?

A instituição/ empresa promove o voluntariado entre seus funcionários ? A instituição/ empresa assinou o Pacto Global?

A instituição/ empresa divulga seu balanço social focados nos ODM ?

A instituição/empresa utiliza os ícones dos ODM em sua comunicação? A instituição/ empresa participa do Movimento Nós Podemos no seu

município?

A instituição/ empresa já teve reconhecimento pela sua atuação na área social? (certificação de responsabilidade social, ambiental e ou prêmios) A instituição/ empresa tem indicadores definidos em sua atuação social? A empresa tem um grupo de voluntários ?

A empresa tem manual de Ética/Condutas ?

A instituição/ empresa associa seu compromisso social a sua marca? Presta contas a sociedade de forma ética e transparente através de Relatório de Sustentabilidade e Balanços Sociais?

A instituição/ empresa associa as suas ações de responsabilidade social com os ODM?

A empresa colabora com o desenvolvimento econômico local? A empresa tem políticas expressas contra concorrência desleal?

Referências

Documentos relacionados

custeio por absorção foi alocada através da quantidade de horas/homem (HH) do pessoal direto de fábrica. Esse critério de rateio dos custos com gastos gerais de fabricação pode gerar

Os contratos, sem cláusula de arrependimento, de compromisso de compra e venda e cessão de direitos de imóveis não loteados, cujo preço tenha sido pago no ato de sua constituição

CONJUNTOS DE PINTURA MINI CONJUNTOS DE PINTURA PALETINAS EXTRA PRO SUPER PRO JUNIOR MULTIUSOS BLEND NEGRA BLEND BLANCA ESMALTES AL AGUA RADIADOR PINCELES REDONDOS PINCELES

Os Campos de Férias/ATL da JFSS (adiante designada CF/ATL JFSS) dirige-se á satisfação de necessidades de lazer, à ocupação de crianças cujas férias letivas

Como podemos observar, essa realidade é ainda persistente, pois, os dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social revelam que no primeiro quadrimestre de 2019 e 2020,

Considerando a demonstração que esse marcador está associado com a presença de cromossomo B em algumas espécies de Partamona, nesse trabalho testamos o marca- dor SCAR em 15

bicolor apresenta maior semelhança média (cinco caracteres em comum) com M. quadrifasciata, enquanto esta última exibe o mesmo número de caracteres de M. quadrifasciata

FIGURA 7: Abundância de acordo com o número de macho em vocalização correlacionada com umidade, temperatura e o número de indivíduos encontrados em cada horário,