• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO QUADRIMENSAL DE ATIVIDADES E ATENDIMENTOS CONTRATO DE GESTÃO Nº 162/18

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO QUADRIMENSAL DE ATIVIDADES E ATENDIMENTOS CONTRATO DE GESTÃO Nº 162/18"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO QUADRIMENSAL DE

ATIVIDADES E ATENDIMENTOS

CONTRATO DE GESTÃO Nº 162/18

Objeto: Administração, gerenciamento e

operacionalização das atividades esportivas e

de lazer e atividades correlatas de manutenção

no município de São José dos Campos.

3° Quadrimestre 2018

(2)

SUMÁRIO

Pág.

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS ... 1

PROGRAMA 1 - PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DAS

ATIVIDADES MEIO

2. NOVOS PROJETOS ... 2

2.1. Projeto de estimulação a atividades físicas para pessoas com deficiência ... 2

2.2. Projeto de massificação da Bocha Adaptada ... 3

3. AÇÕES E ATIVIDADES ... 3

3.1. Atualizar procedimento interno da área de recursos humanos ... 3

3.2. Atualizar o plano de cargos e salários existente ... 4

3.3. Realizar reuniões de planejamento com equipe de Coordenação ... 4

3.4. Consolidar dados de atendimento ao munícipe realizado nas Unidades Centrais, Unidades Associadas e nas Academias ao Ar Livre ... 5

3.5. Planejar e definir ações e procedimentos para elaboração da prestação de contas e relatórios de atividades ... 5

3.6. Implementar mecanismos de controle que possibilitem o acompanhamento das metas de cada programa ... 5

3.7. Planejar e coordenar a execução da manutenção geral dos poliesportivos e manutenção predial a ser implementada nas Unidades Centrais ... 6

3.8. Propor interface com Secretaria Municipal de Saúde para orientações da prática esportiva a dependentes químicos atendidos na rede Municipal de Saúde ... 10

3.9. Atualização das informações de divulgação das atividades esportivas. ... 11

PROGRAMA 2 - PROGRAMA DE OPERACIONALIZAÇÃO DAS UNIDADES

CENTRAIS E ASSOCIADAS E ACADEMIAS AO AR LIVRE

4. AÇÕES DE PRÁTICAS ESPORTIVAS ... 12

4.1. Turmas Regulares ... 12

4.2. Agendamento ... 14

4.3. Centro de Medidas e Avaliação Física – CMAF ... 15

4.4. Ginástica Laboral... 16

4.5. Academias ao Ar Livre ... 17

4.6. Esportes Radicais ... 19

4.7. Recreação e Lazer ... 21

4.7.1. Programa De Bem Com a Vida ... 21

4.7.2. Programa Brincando nas Férias ... 21

(3)

4.7.4. Olimpíada Recreativa Esportiva Especial – OREE ... 22

4.7.5. Projeto Verão ... 23

4.7.6. Programa Rua de Lazer ... 23

4.8. Eventos ... 23

4.8.1. Mostra de Ginástica, Dança e Terceira Idade ... 24

4.8.2. Jogos Intercentros Esportivos e Festivais Internos ... 24

4.8.3. Fitness Day ... 25

5. MODALIDADES DESENVOLVIDAS ... 26

5.1. Número de alunos ... 29

5.2. Plano de Aula ... 29

5.3. Pesquisa de Satisfação ... 30

6. PAINEL GERAL DO QUADRIMESTRE ... 34

7. PAINEL COMPARATIVO DO NÚMERO DE ALUNOS NO QUADRIMESTRE DAS TURMAS REGULARES POR REGIÃO ... 35

PROGRAMA 3 - PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE PESSOAL

8. DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS ... 36

8.1. Reciclar equipe de apoio administrativo das unidades centrais e associadas ... 36

8.2. Promover capacitação de pessoal de Educação Física através de simpósios, palestras, seminários e cursos de capacitação e treinamento ... 37

8.3. Promover o treinamento e capacitação de estagiários de Educação Física no atendimento a pessoas com deficiência (PCD) ... 37

8.4. Promover treinamento interno para Profissionais de Educação Física no aprimoramento de suas funções ... 37

8.5. Realizar parceria com instituição de ensino visando o acesso para cursos de extensão e outros ... 37

(4)

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Desporto Não Profissional de São José dos Campos tem a satisfação de apresentar seu terceiro Relatório Quadrimestral de 2018, período de 01/09/2018 a 31/12/2018, com objetivo de posicionar a Prefeitura Municipal de São José dos Campos / Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida das atividades gerenciais desenvolvidas para a execução de serviços de atividades físicas e esportivas no município, no âmbito da estratégia de buscar constantemente níveis cada vez mais elevados de excelência nos serviços prestados.

Serão realizadas atividades de iniciação e treinamento esportivo, respeitando as características e especificidades neuromotoras e fisiológicas das diferentes faixas etárias e populações atendidas, bem como eventos de integração e lazer, dentre as diferentes modalidades esportivas determinadas a partir das demandas regionais e diretrizes do Edital de Chamamento Público nº 001/SEQV/2017.

O conteúdo também leva em conta os requisitos que compõem o Plano de Trabalho em vigor, analisado e aprovado a época por uma comissão do contratante, apontando estratégias e implementos realizados para a execução e o cumprimento das metas quantitativas e qualitativas previstas em diferentes frentes de ação.

O presente documento contém o descritivo das ações gerenciais realizadas a partir das metas propostas, bem como o número de atendimentos em atividades físicas, esportivas e recreativas, objeto do Contrato de Gestão n° 162/18 nas Unidades Esportivas e Academias ao Ar livre do município de São José dos Campos.

(5)

PROGRAMA 1 - PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DAS

ATIVIDADES MEIO

O presente programa visa planejar, administrar e gerenciar as atividades meio, executando e propondo ações preventivas e corretivas para assegurar o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos no Plano de Trabalho, viabilizando a operacionalização das Unidades Centrais, Associadas e Academias ao Ar Livre.

Os trabalhos são realizados utilizando ferramentas de planejamento e gestão para garantir a integração e funcionalidade das áreas Administrativa, Financeira, Recursos Humanos, Coordenação, Assessoria, Comunicação, Suprimentos, Manutenção, entre outras, consolidando informações dos programas existentes nas Unidades Centrais, propondo as diretrizes para assegurar a execução do contrato.

2. NOVOS PROJETOS

Novos projetos foram implantados durante a execução do contrato, segundo estudo de viabilidade e demanda local. Tais iniciativas visam a inclusão e o atendimento a pessoa com deficiência, conforme apresentado a seguir.

2.1. Projeto de estimulação a atividades físicas para pessoas com deficiência Atividades Esportivas para Pessoas com Deficiência – Região Leste e Norte

O presente projeto propõe ampliar o atendimento e promover inclusão de pessoas com deficiência na região leste (Centro Poliesportivo Vila Tesouro) e norte (Centro Poliesportivo Altos de Santana) do município, oferecendo modalidades diferentes das atualmente ofertadas, proporcionando os benefícios decorrentes da prática de atividades físicas, manutenção da saúde, convívio social e melhora da qualidade de vida.

Após início da triagem dos alunos em 01/10/2018 através de protocolo aplicado por equipe multidisciplinar (Profissional de Educação Física, Fisioterapeuta, Psicólogo e Estagiário), o aluno foi encaminhado a modalidade e turma compatível com o seu perfil. Seguem dados de atendimento dos meses de outubro a dezembro:

(6)

Tabela 1. Número de atendimentos de atividades esportivas para pessoas com deficiência.

Modalidade / Mês Outubro Novembro Dezembro Total

Dança PCD 0 1 1 2 Estimulação Global PCD 2 2 2 6 Futsal PCD 3 3 3 9 Tênis de Mesa PCD 1 1 1 3 Treinamento Funcional PCD 1 3 3 7 Voleibol PCD 3 3 3 9 Total 10 13 13 36

2.2. Projeto de massificação da Bocha Adaptada

Este projeto tem como proposta implementar a prática da Bocha Adaptada em 2 (dois) locais na região de abrangência do Centro Poliesportivo Campo dos Alemães (Praça de Esportes Pedro Otávio e Centro Esportivo Palmeiras de São José), democratizando a modalidade na cidade de São José dos Campos e garantindo assim mais acesso a atividade esportiva, contribuindo para um impacto social que amplie o trabalho atual.

Atualmente o atendimento prestado no município é um dos maiores do Estado de São Paulo, sendo a única cidade do Vale do Paraíba a desenvolver a modalidade com praticantes em aulas semanais regulares. O Atendimento conta com participação de familiares e amigos, tendo considerável impacto social e envolvimento da comunidade. Mesmo não sendo a finalidade do projeto, alunos iniciados nas atividades conquistaram Torneios Paulistas e Brasileiros, sendo destaque no cenário Estadual e Nacional.

3. AÇÕES E ATIVIDADES

Considerando o cronograma mensal do Plano de Trabalho, bem como a prestação de contas no terceiro quadrimestre civil, no período de 01/09/2018 a 31/12/2018 foram realizadas 10 (dez) ações e atividades:

3.1. Atualizar procedimento interno da área de recursos humanos

Visando assegurar maior eficiência das atividades e transparência administrativa, os procedimentos internos e de contratação de pessoal foram readequados após diagnóstico

(7)

e estudo, estando demonstrado no site do São José Desportivo no endereço www.sjdesportivo.com.br/quemsomos, de modo a atender as exigências da lei.

3.2. Atualizar o plano de cargos e salários existente

O plano de cargos e salários foi readequado e atualizado atendendo as exigências do presente Contrato de Gestão, com valores de vencimento compatíveis com o equilíbrio interno e aos níveis de remuneração do mercado, estando disponível para acesso no site do São José Desportivo no endereço www.sjdesportivo.com.br/quemsomos.

3.3. Realizar reuniões de planejamento com equipe de Coordenação

Um total de 5 (cinco) reuniões foram realizadas no quadrimestre vigente com a equipe de Coordenação e Assessoria, em diferentes datas e locais, conforme segue:

 19/09/2018: Centro Poliesportivo Altos de Santana;  18/10/2018: São José Desportivo;

 19/10/2018: Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida;  01/11/2018: São José Desportivo;

 11/12/2018: São José Desportivo;

Segue breve dos temas resumo reuniões que foram abordados:

 Planejamento, estratégias e esforço conjunto para alcançar os objetivos em cada modalidade, unidade e região. Foco nas metas quantitativas e qualitativas do contrato;  Adotar procedimento padrão para o que é desenvolvido em diferentes locais, bem

como se atentar ao prazo e preenchimento de documentos e relatórios.

 Avaliação geral de itens verificados em Visita Técnica, com checklist minucioso dos pontos observados que podem ser aprimorados.

 Convênio com a CRESSEM e demais benefícios para o ano corrente, a serem apresentados ao quadro de colaboradores em reunião futura.

 Datas, locais e temas relevantes de capacitações futuras ao quadro de colaboradores (Professores, Fisioterapeutas, Psicólogos, Estagiários e equipe Administrativa);

(8)

3.4. Consolidar dados de atendimento ao munícipe realizado nas Unidades Centrais, Unidades Associadas e nas Academias ao Ar Livre

Planilhas de controle interno foram atualizadas e elaboradas para acompanhar os dados de atendimento de cada mês por modalidade, unidade e região. O relatório quadrimestral de atendimento é elaborado com base nestes dados e os números serão apresentados mais adiante para mostrar essa evolução.

No decorrer do 2º semestre o número de atendimento ao munícipe vem apresentando uma tendência de aumento e manutenção nas Unidades Centrais, Unidades Associadas e Academias ao Ar Livre, evidenciando a consolidação do serviço prestado.

3.5. Planejar e definir ações e procedimentos para elaboração da prestação de contas e relatórios de atividades

Diretrizes e parâmetros para fins de cálculo dos custos por atividade e de rateio das despesas foram definidas. Controles internos que possibilitam identificar as despesas realizadas por Unidade e os respectivos rateios por despesa de uso geral foram implementados, possibilitando o maior controle e gestão das atividades.

Reuniões com o departamento de gestão de contratos foram realizadas mensalmente, para esclarecimentos das contas financeiras realizadas no período anterior, com os devidos esclarecimentos e a apresentação de documentação interna, quando necessário. Procedimentos e ações relacionados a prestação de contas foram revisadas.

Demonstrativos de despesas foram modificados para fins de apuração de custo por atividade, sendo possível demonstrar de forma analítica todos os gastos ocorridos por natureza de despesa, o valor orçado e realizado no período, a partir da implantação do atual sistema de gestão financeira das atividades.

3.6. Implementar mecanismos de controle que possibilitem o acompanhamento das metas de cada programa

Periodicamente Visitas Técnicas aconteceram no decorrer do 2º semestre em todas as unidades visando implementar mecanismos de controle, ações corretivas e preventivas a

(9)

cada programa, assim como a confecção de planilhas e relatórios de dados que permitam o acompanhamento das metas definidas no Plano de Trabalho.

3.7. Planejar e coordenar a execução da manutenção geral dos poliesportivos e manutenção predial a ser implementada nas Unidades Centrais

Para cumprimento dessa ação, foram executadas as seguintes atividades nas 3 (três) Unidades Permissionadas, conforme o cronograma mensal que segue:

Centro Poliesportivo Altos de Santana Setembro

 Aquisição de persianas na secretaria do poliesportivo para proteger computadores e impressora;

 Conserto de vazamento no vestiário masculino da piscina;

 Manutenção do motor da bomba da piscina com a troca de rolamento e selo mecânico para manter o bom funcionamento da casa de máquinas e assegurar a continuidade das aulas na piscina;

 Readequação dos pontos de energia para instalação de ventiladores na administração e sala dos professores.

Outubro

 Instalação de refletores de 50W em alguns pontos mais críticos para melhorar a iluminação da quadra de tênis e da pista de caminhada;

 Rebobinamento do motor da bomba da casa de máquinas da piscina para reestabelecer o bom funcionamento dos trocadores de calor;

 Recuperação da vedação na tampa do filtro da piscina;

 Troca da alavanca do filtro da piscina para reestabelecer o bom funcionamento dos trocadores de calor e manter a temperatura adequada da água, evitando o cancelamento das aulas na piscina.

Novembro

 Readequação de tomadas na cozinha para mudar a geladeira e o microondas de lugar, para caber o armário dos funcionários;

(10)

 Recuperação de ventiladores danificados;  Corte de grama.

Dezembro

 Aquisição e instalação de torneiras furtadas ou danificadas por vandalismo nos bebedouros e banheiros públicos;

 Inversão da abertura do portão da tirolesa conforme solicitação da equipe que vistoriou o Parque Alberto Simões;

 Aquisição e instalação de fechaduras para troca de peças danificadas no depósito do palco, nos banheiros públicos e almoxarifado da administração, atendendo a um dos pontos citados a ser sanado no relatório do Tribunal de Contas;

 Revitalização elétrica com a troca de tomadas e interruptores do palco;

 Aquisição dos materiais necessários para a pintura interna e externa do salão de ginástica.

Centro Poliesportivo Campo dos Alemães Setembro

 Instalação de refletores de 50W em alguns pontos mais críticos para melhorar a iluminação externa;

 Reposição e instalação de placas de borracha novas no piso da rampa do palco;  Corte de grama.

Outubro

 Continuidade na melhoria elétrica com instalação de refletores de 50W em alguns pontos mais críticos para melhorar a iluminação na pista de caminhada;

 Manutenção hidráulica com troca de registro que vinha apresentando vazamento na entrada do poliesportivo;

 Aquisição e instalação de novos quadros de avisos. Novembro

 Aquisição e instalação de trancas com cadeados nas caixas de luz dos banheiros públicos para impedir o acesso ao controle da iluminação;

(11)

 Continuidade da revitalização da iluminação interna da sala do coordenador através da troca de lâmpadas fluorescentes queimadas por lâmpadas de LED que duram mais e são mais econômicas e instalação de novas tomadas no palco;

 Corte de grama. Dezembro

 Aquisição e instalação de torneiras furtadas ou danificadas por vandalismo nos bebedouros e banheiros públicos;

 Aquisição e instalação de nova roldana no portão de entrada para cadeirantes;

 Continuidade na melhoria elétrica com instalação de refletores de 50W em alguns pontos mais críticos para melhorar a iluminação na ATI.

Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras Setembro

 Conserto de vazamento no vestiário feminino da piscina;  Aquisição e instalação de ducha nova para a piscina;  Construção de novos vasos de planta;

 Revitalização da parte elétrica com a troca de lâmpadas fluorescentes queimadas por lâmpadas de LED no prédio da administração e no salão de ginástica;

 Instalação de novas fechaduras em locais que apresentavam fechaduras danificadas;  Conserto de vazamento no vestiário do campo de futebol;

 Pintura externa do vestiário do campo de futebol;

 Aquisição de novos rastelos em substituição de peças danificadas para manter a limpeza do local;

 Desentupimento da caixa de esgoto do estacionamento interno;

 Aquisição de capa térmica para substituição de peça danificada para manter a temperatura da piscina;

(12)

Outubro

 Confecção de novas bandeirolas personalizadas para a piscina;

 Revitalização da parte elétrica com a troca de lâmpadas fluorescentes queimadas por lâmpadas de LED nos vestiários da piscina, vestiários do campo de futebol e banheiros públicos;

 Aquisição e instalação de fita antiderrapante para o piso dos vestiários da piscina para evitar acidentes em piso molhado e escorregadio;

 Reparos na pista de caminhada;

 Manutenção hidráulica com troca de registro que vinha apresentando vazamento na caixa d´água;

 Manutenção hidráulica com troca de sifão que vinha apresentando vazamento no vestiário do campo de futebol;

 Continuidade na confecção e pintura dos novos vasos de planta;  Fixação com ganchos de ferro das traves do campinho de futebol. Novembro

 Continuidade na revitalização da parte elétrica com a troca de mais lâmpadas fluorescentes queimadas por lâmpadas de LED no salão de ginástica;

 Manutenção hidráulica com troca de outro registro que vinha apresentando vazamento na caixa d´água evitando desperdício de água que vinha acontecendo frequentemente;  Troca de azulejos quebrados na piscina;

 Troca de disjuntor queimado para reestabelecer o bom funcionamento de um dos trocadores de calor da piscina;

 Descoberta e conserto de vazamento atrás do vestiário da piscina, vazamento grande e de longa data que vinha encarecendo a conta de água do poliesportivo;

 Corte de grama. Dezembro

 Continuidade da revitalização da iluminação interna da sala dos professores e do salão de ginastica através da troca de lâmpadas fluorescentes queimadas por lâmpadas de LED que duram mais e são mais econômicas;

(13)

 Recuperação do bebedouro próximo ao campo de futebol com instalação de encanamento até a caixa de saída;

 Aquisição e instalação de torneiras furtadas ou danificadas por vandalismo nos bebedouros e banheiros públicos;

 Continuidade na melhoria elétrica com instalação de refletores de 50W em alguns pontos mais críticos para melhorar a iluminação na quadra poliesportiva e pista de caminhada;

 Fixação de peças do piso que estavam soltas em torno da piscina;  Recuperação de chuveiros queimados nos vestiários da piscina;

 Aquisição e instalação de nova ducha externa na piscina que havia quebrado;

 Revitalização hidráulica com instalação de novas válvulas, novos canos de descarga e novos rejuntes nos vasos sanitários para resolver vazamentos constantes no banheiro dos funcionários e nos vestiários do campo de futebol;

 Troca de torneira do bebedouro próximo a administração que vinha apresentando vazamento e desperdício de água;

 Reposição de fio, lâmpadas e reatores que pegaram fogo no poste de iluminação próximo ao quiosque da entrada do poliesportivo.

Quadro 1. Resumo das ações dos meses de setembro a dezembro

Poliesportivo Corte de grama Elétrica Hidráulica Pintura Grades Vidros Dedetização

Altos de Santana Campo dos Alemães

Cerejeiras

3.8. Propor interface com Secretaria Municipal de Saúde para orientações da prática esportiva a dependentes químicos atendidos na rede Municipal de Saúde

Encaminhada em 31/08/2018 a carta C070/2018/SJD/CG a Secretaria de Saúde propondo uma parceria para realizar um projeto de orientação e intervenção com prática esportiva ao munícipe dependente químico atendido pela Rede Municipal de Saúde.

(14)

 17/10/2018: CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas);  26/10/2018: CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas).

Foram realizadas 7 aulas entre os meses de outubro a dezembro as segundas-feiras pela manhã na quadra do Centro Esportivo Vila Maria, com um total de 56 atendimentos, encerrando as atividades com uma confraternização de fim de ano.

Início das atividades:

 29/10/2018: Centro Esportivo Vila Maria. Encerramento das atividades:

 10/12/2018: Centro Esportivo Vila Maria. Confraternização de fim de ano:

 18/12/2018: CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas). 3.9. Atualização das informações de divulgação das atividades esportivas.

As atividades esportivas, de lazer, eventos e agendamentos de cada mês são atualizadas periodicamente e estão disponíveis para consulta no site do São José Desportivo http://www.sjdesportivo.com.br/agenda. Foi realizada a divulgação digital e por rede social, sobretudo de turmas com maior dificuldade de alcançar o potencial da modalidade.

(15)

PROGRAMA 2 - PROGRAMA DE OPERACIONALIZAÇÃO DAS UNIDADES

CENTRAIS E ASSOCIADAS E ACADEMIAS AO AR LIVRE

Esse programa visa operacionalizar as atividades esportivas e de lazer nas Unidades Centrais, Associadas e Academias ao Ar Livre do município de São José dos Campos. As práticas esportivas são realizadas nas Academias ao Ar Livre e nos equipamentos públicos distribuídos em três grandes regiões de atuação:

 Centro Poliesportivo Altos de Santana e suas Unidades Associadas das regiões Norte/Centro/Oeste;

 Centro Poliesportivo Campo dos Alemães e suas Unidades Associadas da região Sul;  Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras e suas Unidades Associadas da região Leste. Para alcançar as metas propostas no Plano de Trabalho foram adotadas algumas Ações de Práticas Esportivas que são ofertadas em todas as regiões da cidade com ampla participação do munícipe, buscando democratizar o acesso à prática de atividades físicas, esportivas e de lazer às diferentes faixas etárias, demandas culturais e regionais, regiões de vulnerabilidade social, públicos especiais e pessoas com deficiência.

4. AÇÕES DE PRÁTICAS ESPORTIVAS

A prestação de contas que segue compreende 8 (oito) diferentes frentes de ação no período de 01/09/2018 a 31/12/2018, conforme descrito a seguir:

4.1. Turmas Regulares

Como forma de potencializar as práticas de atividades físicas, esportivas e de lazer no respectivo período, foi desenvolvida a ação Turmas Regulares, caracterizadas pelo atendimento realizado aos munícipes matriculados em atividades físicas em diferentes modalidades nas Unidades Esportivas e pelas Atividades de Recreação nas entidades cadastradas, ambas com acompanhamento e orientação de Instrutores e Profissionais de Educação Física. Os alunos com deficiência contam com o atendimento de uma equipe multiprofissional, com a presença de Fisioterapeutas, Psicólogos e Estagiários.

No quadrimestre um total de 90.923 munícipes participaram de atividades físicas, esportivas e recreativas com acompanhamento e orientação profissional, com 2 (duas) ou

(16)

3 (três) aulas semanais e duração de 30 (trinta) minutos a 2 (duas) horas, variando de acordo com a modalidade e o público em questão. Essa média de alunos representa o número mais expressivo de atendimento desde o início do contrato.

A tabela e gráfico a seguir apresentam o resumo dos atendimentos realizados nas Turmas Regulares durante o referido período. O mês de dezembro antecedo o período de férias, ocasionando uma ligeira queda no número de alunos.

Tabela 2. Número de alunos das Turmas Regulares

Nº DE ALUNOS NO PERÍODO: TURMAS REGULARES

Região Setembro Outubro Novembro Dezembro Total

Leste 7.437 7.215 7.248 7.226 29.126

Norte /Centro/Oeste 6.917 6.580 6.559 5.745 25.801

Sul 8.775 8.990 9.146 9.085 35.996

Total 23.129 22.785 22.953 22.056 90.923

A região com maior percentual de matrículas é a Sul, seguida pela Leste. Como o mês de dezembro antecedo o período de férias dos Profissionais de Educação Física, o número de alunos por região apresenta uma diminuição em relação ao número dos demais meses, sobretudo na região Norte / Centro / Oeste, conforme mostra o Gráfico a seguir:

(17)

4.2. Agendamento

Como forma de democratizar e incentivar as práticas de atividades físicas, esportivas e de lazer no respectivo período, foi desenvolvida a ação Agendamento.

O agendamento é caracterizado pelo atendimento realizado aos munícipes com a oferta dos equipamentos das Unidades Esportivas e da equipe de apoio do São José Desportivo para os munícipes exercerem as atividades físicas, esportivas e de lazer em horários alternativos, como sábados, domingos e feriados.

Constitui numa rica ação interventiva para a prática saudável na hora de lazer e para adoção de um estilo de vida ativo, além de promover a socialização e convívio em comunidade e a aproximação do munícipe das outras frentes de ação oferecidas nas respectivas Unidades Esportivas.

Durante o período de 01/09/2018 a 31/12/2018 um total de 37.200 munícipes desfrutaram de práticas de atividades físicas, esportivas e recreativas nas Unidades Esportivas em suas horas de lazer. A região Leste apresentou o maior número de agendamentos nos meses de setembro e outubro. Nos meses de novembro e dezembro, a região Sul ultrapassou o número de agendamentos da região Leste. A região Norte / Centro / Oeste se manteve com o menor número de agendamentos.

O Gráfico 2 e Tabela 3 apresentam o número de agendamentos mensal por região.

(18)

Tabela 3. Público estimado do Agendamento

PÚBLICO ESTIMADO NO PERÍODO: AGENDAMENTO

Região Setembro Outubro Novembro Dezembro Total

Leste 5.682 5.493 3.406 3.043 17.624

Norte /Centro/Oeste 1.070 1.240 1.400 740 4.450

Sul 3.140 4.808 3.728 3.450 15.126

Total 9.892 11.541 8.534 7.233 37.200

4.3. Centro de Medidas e Avaliação Física – CMAF

A avaliação física é um processo que identifica as condições físicas do indivíduo, suas possíveis limitações, sendo uma ferramenta importante para verificar se os objetivos traçados para cada período de treinamento foram alcançados. Os dados coletados na avaliação física são fundamentais na elaboração do treinamento, seja para quem inicia ou para aquele que realiza exercícios físicos regularmente.

O Centro de Medidas e Avaliação Física – CMAF avalia composição corporal e postura, além dos testes neuromuscular e cardiorrespiratório, onde o munícipe pode realizar teste e reteste. Também são atendidos grupos de Ginástica, Dança e Terceira Idade, equipes do programa Atleta Cidadão e atletas que representam a cidade nas principais competições. Todas as avaliações são realizadas por Profissionais de Educação Física.

No período de 01/09/2018 a 31/12/2018 o CMAF realizou 4.142 avaliações físicas nas 3 (três) unidades localizadas nas regiões Leste, Norte e Sul do município. Vale destacar que na 2º quinzena do mês de dezembro os Profissionais de Educação Física estavam de recesso e que o CMAF Norte está passando por uma reforma. Durante a reforma do CMAF Norte, parte dos atendimentos foram transferidos para as 2 (duas) outras unidades.

A Tabela 3 apresenta os números absolutos mensais, do quadrimestre e total de atendimentos realizados nas 3 (três) unidades do CMAF. O Gráfico 3 apresenta a divisão percentual total do quadrimestre por unidade, onde nota-se que o CMAF Leste apresentou um total de 43% dos atendimentos, o CMAF Sul atendeu 40% da demanda e o CMAF Norte foi responsável por 17% dos atendimentos.

(19)

Tabela 4. Número de atendimentos do CMAF

Nº DE ATENDIMENTOS NO PERÍODO: CMAF

Local Setembro Outubro Novembro Dezembro Total

CMAF Leste 485 554 503 231 1.773

CMAF Norte 177 180 276 69 702

CMAF Sul 524 463 463 217 1.667

Total 1.186 1.197 1.242 517 4.142

Gráfico 3. Percentual do número de atendimentos total do quadrimestre por unidade

4.4. Ginástica Laboral

O Projeto de Ginástica Laboral tem como objetivo oferecer exercícios físicos no ambiente de trabalho dos órgãos de Serviço Público, promovendo a melhoria da saúde do servidor, proporcionando uma diminuição do stress físico e mental do dia a dia, com exercícios de mobilização, relaxamento, alongamento e dinâmica de grupo, proporcionando saúde e descontração ao ambiente de trabalho.

O trabalho também ajuda na prevenção de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), como dorsalgias, lombalgias, escolioses posturais, desequilíbrio

(20)

muscular, tendinites, patologias compreensivas nervosas, e ainda diminuir a incidência de vícios de postura e doenças cardiovasculares.

Fonte: Lei nº 7251 de 05 de janeiro de 2007.

Uma equipe de Profissionais de Educação Física atende de segunda à sexta feira, em aulas de 10 (dez) a 15 (quinze) minutos de duração, conforme agendamento em diferentes espaços públicos.

Durante o período de 01/09/2018 a 31/12/2018 foram realizados 2.135 atendimentos entre os funcionários dos seguintes locais:

 Arquivo Municipal – Parque da Cidade;  Câmara Municipal;

 Paço Municipal;

 Secretaria de Apoio Jurídico;

 Secretaria de Apoio Social ao Cidadão;  Secretaria de Educação e Cidadania;  Secretaria de Manutenção da Cidade;  Secretaria de Proteção ao Cidadão;  Secretaria de Saúde.

Tabela 5. Número de atendimentos da Ginástica Laboral

Nº DE ATENDIMENTOS NO PERÍODO: GINÁSTICA LABORAL

Setembro Outubro Novembro Dezembro Total

577 597 561 400 2.135

4.5. Academias ao Ar Livre

As Academias ao Ar Livre são constituídas de equipamentos de ginástica organizados funcionalmente para os mais variados públicos, como forma de fomentar aos munícipes a prática de atividade física orientada por Profissionais da área de Educação Física no município de São José dos Campos.

(21)

A estrutura oferecida nas academias atende ao público das mais variadas faixas etárias a partir dos 12 anos e, nos locais onde há academias especiais, o benefício se estende a pessoas com deficiência.

As Academias ao Ar Livre oferecem 10 (dez) equipamentos de ginástica: alongador, esqui, multi-exercitador, pressão de pernas, remada sentado, rotação dupla diagonal, rotação vertical, simulador de caminhada, simulador de cavalgada e surf. Nos locais adaptados para pessoas com deficiência são oferecidos quatro aparelhos: supino, alongador, voador peitoral / dorsal e rotação dupla vertical.

Durante o período de 01/09/2018 a 31/12/2018 o São José Desportivo gerenciou as Academias ao Ar Livre distribuídas no município de São José dos Campos, onde foram oferecidas práticas de atividades físicas orientadas por Profissionais de Educação Física para os munícipes, totalizando em 102.997 atendimentos. Essa média de atendimento representa o número mais expressivo de desde o início do contrato.

O gráfico e tabela a seguir apresentam o resumo dos atendimentos realizados nas Academias ao Ar Livre durante o referido período. Vale destacar que na 2º quinzena do mês de dezembro os Profissionais de Educação Física estavam de recesso, ocasionando uma queda no número de atendimentos.

(22)

Tabela 6. Número de atendimentos das Academias ao Ar Livre

Nº DE ATENDIMENTOS NO PERÍODO: ACADEMIAS AO AR LIVRE

Região Setembro Outubro Novembro Dezembro Total

Leste 7.912 6.177 6.864 4.935 25.888

Norte /Centro/Oeste 10.149 7.376 9.466 7.713 34.704

Sul 11.913 9.839 12.240 8.413 42.405

Total 29.974 23.392 28.570 21.061 102.997

O programa “ATI em Ação” foi realizado em uma parceria do Cidade em Movimento com o CMAF. Nos meses de setembro e outubro foram realizadas 8 (oito) ações em diferentes locais e regiões da cidade, conforme cronograma que segue:

 06/09/2018: Centro Poliesportivo Campo dos Alemães;  13/09/2018: Centro Poliesportivo João do Pulo;

 21/09/2018: Parque Santos Dumont;

 27/09/2018: Centro de Convivência Jardim das Indústrias;  05/10/2018: Centro Comunitário Alto da Ponte;

 11/10/2018: Parque da Cidade;

 18/10/2018: Centro Poliesportivo Vila Tesouro;  25/10/2018: Centro Esportivo Galo Branco.

Os munícipes tiveram acesso ao serviço de análise básica da condição física, por meio da aferição de peso, altura e circunferência abdominal, além de teste de flexibilidade.

4.6. Esportes Radicais

No Parque Alberto Simões são ofertados esportes radicais com acompanhamento de instrutores aos sábados, domingos e feriados nas modalidades de arborismo, mountain

bike, parede de escalada, patins, skate e tirolesa.

No Centro da Juventude a oferta de esportes radicais com acompanhamento de instrutores acontece todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, nas modalidades de skate, BMX freestyle, patins in line e scooter.

(23)

Durante o período de 01/09/2018 a 31/12/2018 um total de 22.351 munícipes foram atendidos nos esportes radicais nesses 2 (dois) locais. Essa média de atendimento representa o número mais expressivo de desde o início do contrato.

O Gráfico 5 mostra o percentual de atendimentos mensal por unidade e o total do quadrimestre. O Centro da Juventude absorveu no mínimo 65% dos atendimentos em todos os meses analisados e 70% dos atendimentos no total do quadrimestre.

Gráfico 5. Percentual de atendimentos mensal e total por unidade.

A tabela a seguir apresenta o resumo dos atendimentos realizados nos Esportes Radicais durante o referido período. O mês de dezembro antecedo o período de férias, ocasionando uma maior procura dos munícipes por essas atividades e um considerável aumento no número de atendimentos.

Tabela 7. Número de atendimentos dos Esportes Radicais

Nº DE ATENDIMENTOS NO PERÍODO: ESPORTES RADICAIS

Local Setembro Outubro Novembro Dezembro Total

Centro da Juventude 3.510 3.900 3.200 5.000 15.610

Parque Alberto Simões 1.250 1.699 1.715 2.077 6.741

(24)

4.7. Recreação e Lazer

A ação Recreação e Lazer é constituída por diferentes programas, dentre os quais destacamos 4 (quatro) realizados em parceria do São José Desportivo e a Divisão de Recreação e Lazer, conforme descrição que segue.

4.7.1. Programa De Bem Com a Vida

Atividades de recreação, lazer, exercícios para estimular o raciocínio, a coordenação motora e relacionamento interpessoal para usuários de entidades sociais previamente cadastradas. O trabalho é desenvolvido atualmente por 12 (doze) Profissionais de Educação Física que se dividem nos períodos da manhã e tarde.

Público-alvo: atendimento adaptado para diferentes públicos, tais como pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, crianças em creches, moradores de asilos, unidades de reabilitação e idosos atendidos pelos Centros Dia das Casas do Idoso.

Durante o período de 01/09/2018 a 31/12/2018 um total de 1.698 munícipes foram atendidos no programa, conforme Tabela 8 a seguir.

Tabela 8. Número de atendimentos do programa De Bem Com a Vida Nº DE ATENDIMENTOS NO PERÍODO: DE BEM COM A VIDA

Setembro Outubro Novembro Dezembro Total

568 563 567 0 1.698

4.7.2. Programa Brincando nas Férias

Atividades de recreação e lazer para crianças e adolescentes no período das férias escolares, previsto para acontecer em 6 (seis) Unidades Esportivas e 10 (dez) locais itinerantes no período de 14 a 18 de janeiro de 2018, das 14h às 17h.

Projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria municipal de Saúde, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Proteção ao Cidadão do Município, realizado nas Unidades Centrais e Associadas e entidades sociais cadastradas.

(25)

4.7.3. Programa Viva Melhor

Prática de atividades diversificadas para todas as faixas etárias, inclusive com ações para realizar em família, buscando proporcionar momentos de prazer e descontração, despertando o interesse por novas aptidões. Programa desenvolvido nos espaços públicos, ruas, parques, praças e Centros Esportivos aos finais de semana. Os dados de atendimento são computados junto com o CMAF.

 29/09/2018: Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras  09/12/2018: Centro da Juventude

Público-alvo: diferentes faixas etárias e envolvimento da família, praticante ou não de atividades físicas.

4.7.4. Olimpíada Recreativa Esportiva Especial – OREE

O evento promoveu a integração de pessoas com deficiência das entidades e escolas atendidas ou não pelo programa de Bem Com a Vida. Buscou também congraçar e estimular a solidariedade das pessoas com deficiência através do ideal olímpico. Aconteceu de 27/11/2018 a 01/12/2018 em 3 (três) diferentes locais:

 Centro da Juventude

Jogos de mesa, bocha e atividades recreativas.  Centro Poliesportivo João do Pulo

Atletismo.

 Serviço Social do Comércio - Sesc

Abertura oficial, festival de dança, voleibol, futsal e lutas. Público-alvo: pessoas com deficiência.

Além dos 4 (quatro) programas apresentados, 2 (dois) outros programas foram citados no atual Plano de Trabalho, conforme segue:

(26)

4.7.5. Projeto Verão

Atividades aquáticas para proporcionar lazer com segurança à população, previstas para acontecer em 13 (treze) piscinas públicas em todas as regiões aos finais de semana, feriados e durante a semana no período de férias, no período de 12/10/2018 a 31/03/2019. Público-alvo: crianças, jovens, adultos, idosos e a população em geral.

4.7.6. Programa Rua de Lazer

Oferta de atividades físicas e jogos para a comunidade em atividades lúdicas e recreativas, com acompanhamento de Profissionais de Educação Física e Instrutores em ruas, parques, praças, escolas e Unidades Esportivas do município.

Público-alvo: crianças, jovens, adultos, idosos e a população em geral. 4.8. Eventos

Como forma de incentivar a prática das modalidades desenvolvidas nas respectivas Unidades Esportivas de atividades físicas, esportivas e de lazer, foi desenvolvida a ação Eventos no período em questão.

Os Eventos são caracterizados pelo atendimento aos munícipes em atividades físicas em diferentes modalidades esportivas e/ou de lazer abertos para a comunidade local onde estão inseridas as Unidades Esportivas, buscando socializar as práticas e oferecer um espaço para que os alunos vivenciem as habilidades adquiridas nas turmas regulares. No período de 01/09/2018 a 31/12/2018 um total de 26.395 usuários participaram dos eventos esportivos e recreativos nas Unidades Esportivas. Essa média de atendimento representa o número mais expressivo de desde o início do contrato.

Tabela 9. Público estimado nos Eventos computados

PÚBLICO ESTIMADO NO PERÍODO: EVENTOS

Setembro Outubro Novembro Dezembro Total

2.345 8.210 10.950 4.890 26.395

Outros 4 (quatro) grandes eventos estão no calendário da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida e acontecem anualmente, conforme descrição a seguir.

(27)

4.8.1. Mostra de Ginástica, Dança e Terceira Idade

Nessa edição a XXII Mostra de Ginástica, Dança e Terceira Idade teve como tema “Mitologia Grega - Pandora” e aconteceu nos meses de outubro (27, 28 e 29/10/2018) e novembro (23, 24 e 25/11/2018) no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos e sessões às 18h30 e 20h30 (sextas e sábados) e às 17h00 e 19h00 (domingos).

O evento contou com 1.343 alunos que se apresentaram para um público de 4.429 pessoas. Foi organizado com o objetivo de propiciar aos alunos praticantes destas modalidades a oportunidade de apresentar coreografias elaboradas por Profissionais de Educação Física a seus amigos, familiares e ao público em geral.

Público-alvo: alunos matriculados na modalidade ginástica, dança e terceira idade. 4.8.2. Jogos Intercentros Esportivos e Festivais Internos

Eventos destinados aos alunos nas diferentes modalidades praticadas nas Unidades Esportivas. Tem como objetivo a integração e congraçamento dos alunos regularmente matriculados. Estes Torneios, Festivais e eventos em geral acontecem de maneira independente para cada modalidade, conforme breve resumo a seguir:

Setembro

 02/09/2018: Festival de Natação Região Sul – Centro Poliesportivo João do Pulo  15/09/2018: Jogos Intercentros de Judô – Tênis Clube São José

 17/09/2018: Festival de Futsal Sub 07 – Ginásio de Esportes Cidade Jardim  17/09/2018: Festival de Futsal Sub 11 – Centro Esportivo Vila Letônia

 22/09/2018: Festival de Voleibol Sub 13 e 16 – Ginásio de Esportes Novo Horizonte  22/09/2018: Jogos Intercentros PCD – Centro Comunitário da Vila Industrial

 23/09/2018: 3ª Etapa do JICE'S de Natação – Associação Esportiva São José (AESJ)  24/09/2018: Festival de Futsal Sub 09 – Centro Poliesportivo Vale do Sol

 24/09/2018: Festival de Futsal Sub 13 – Centro Poliesportivo João do Pulo  29/09/2018: Festival de Tênis – Centro Poliesportivo Vila Tesouro

 29/09/2018: Festival de Basquete Sub 13 e 17 – Ginásio Poliesportivo Dom Pedro  30/09/2018: Festival de Futebol Sub 13 – Centro Poliesportivo João do Pulo

(28)

Outubro

 06/10/2018: Festival de Futebol Sub 11 – Centro Poliesportivo João do Pulo  08/10/2018: Festival de Futsal Sub 11 – Centro Poliesportivo Vale do Sol  12/10/2018: Festival de Futebol Sub 08 – Estádio Martins Pereira

 15/10/2018: Festival de Futsal Sub 13 – Centro Poliesportivo Eugênio de Melo

 21/10/2018: Festival de Natação Região Leste – Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras  27/10/2018: Festival de Futsal Sub 15 – Centro Poliesportivo Vale do Sol

Novembro

 10/11/2018: Festival de Voleibol Sub 13 e 16 – Centro da Juventude  10/11/2018: Jogos Intercentros PCD – Ginásio Poliesportivo Dom Pedro

 24/11/2018: Jogos Intercentros de Boxe – Centro Poliesportivo Campo dos Alemães  25/11/2018: 4ª Etapa do JICE'S de Natação – Associação Esportiva São José (AESJ)  25/11/2018: Festival de Basquete Sub 13 e 17 – Ginásio Poliesportivo Dom Pedro  25/11/2018: Festival de Tênis – Centro Poliesportivo Altos de Santana

 25/11/2018: Jogos Intercentros de Karatê – Centro Poliesportivo Vale do Sol Dezembro

 01/12/2018: Festival de Futsal Sub 11 – Centro Poliesportivo Vale do Sol

 02/12/2018: Jogos Intercentros de Taekwondo – Centro Poliesportivo Vale do Sol  03/12/2018: Premiação do Ranking do Circuito de Natação – Centro de Formação do

Educador (CEFE)

 08/12/2018: I Mostra de Ginástica Rítmica - Tênis Clube São José

 08/12/2018: I Mostra de Ginástica Artística – Centro Esportivo Casa do Jovem

 08/12/2018: Mostra de Dança, Ginástica e 3º Idade – Centro Esportivo Casa do Jovem Público-alvo: alunos matriculados nas modalidades esportivas

4.8.3. Fitness Day

O evento teve como objetivo levar descontração, bem-estar, socialização e momentos de alegria e energia aos participantes, contando com a participação de 550 alunos adultos e

(29)

da terceira idade de turmas regulares no dia 29/09/2018 no pavilhão do Centro da Juventude, com atividades variadas de dança e ginástica.

Público-alvo: adultos e idosos regularmente matriculados. 5. MODALIDADES DESENVOLVIDAS

Segundo o Edital de Chamamento Público nº 001/SEQV/2017 um total de 43 (quarenta e três) diferentes modalidades deverão constar no Plano de Trabalho, sendo necessária a prestação de contas nas esferas quantitativas e qualitativas.

Das 43 modalidades, segue a prestação de contas e distribuição dos números referente aos meses do 3º quadrimestre civil (setembro, outubro, novembro e dezembro), bem como a meta de cada modalidade, conforme tabela a seguir.

(30)

Tabela 10. Número de atendimentos por modalidade

Seq Modalidade Meta

mensal

Setembro Outubro Novembro Dezembro

TOTAL QUADRIMESTRE N° de alunos Meta x Atend. N° de alunos Meta x Atend. N° de alunos Meta x Atend. N° de alunos Meta x Atend. 1 Academia ao ar Livre 26.313 29.974 114% 23.392 89% 28.570 109% 21.061 80% 102.997 2 Atletismo 189 239 126% 287 152% 280 148% 280 148% 1.086 3 Ballet 18 28 156% 28 156% 28 156% 28 156% 112 4 Basquetebol 455 562 124% 558 123% 555 122% 539 118% 2.214 5 Bocha PCD 56 69 123% 74 132% 74 132% 74 132% 291 6 Boxe 207 126 61% 159 77% 195 94% 197 95% 677 7 Boxe Chinês 126 40 32% 34 27% 35 28% 35 28% 144 8 Capoeira 266 106 40% 138 52% 158 59% 148 56% 550 9 Capoeira PCD 7 29 414% 8 114% 8 114% 8 114% 53 10 CMAF Leste 420 485 115% 554 132% 503 120% 231 55% 1.773 11 CMAF Norte 300 177 59% 180 60% 276 92% 69 23% 702 12 CMAF Sul 420 524 125% 463 110% 463 110% 217 52% 1.667 13 Condicionamento Físico 158 223 141% 203 128% 221 140% 220 139% 867 14 Dança 494 541 110% 552 112% 446 90% 453 92% 1.992 15 Dança do Ventre 105 63 60% 69 66% 72 69% 69 66% 273

16 Esp. Radicais Centro Juventude 3.510 3.900 3.200 5.000 15.610

17 Esp. Radicais Pq. Alberto Simões 1.250 1.699 1.715 2.077 6.741

18 Estimulação Global* 7 0 0% 0 0% 0 0% 0 0% 0 19 Futebol 1.134 1.288 114% 1.299 115% 1.260 111% 1.233 109% 5.080 20 Futsal 1.890 2.182 115% 2.149 114% 2.165 115% 2.079 110% 8.575 21 Ginástica 3.292 3.622 110% 3.960 120% 3.857 117% 3.718 113% 15.157 22 Ginástica 3a idade 497 486 98% 504 101% 484 97% 485 98% 1.959 23 Ginástica Artística 76 50 66% 65 86% 66 87% 62 82% 243

(31)

Seq Modalidade Meta mensal

Setembro Outubro Novembro Dezembro

TOTAL QUADRIMESTRE N° de alunos Meta x Atend. N° de alunos Meta x Atend. N° de alunos Meta x Atend. N° de alunos Meta x Atend. 24 Ginástica Laboral 577 597 561 400 2.135 25 Ginástica Rítmica 221 286 129% 294 133% 307 139% 306 138% 1.193 26 Handebol 35 38 109% 38 109% 41 117% 40 114% 157 27 Hidroginástica 1.864 2.399 129% 2.333 125% 2.401 129% 2.359 127% 9.492 28 Hóquei 14 10 71% 11 79% 11 79% 11 79% 43 29 Jazz 837 882 105% 852 102% 825 99% 798 95% 3.357 30 Jiu Jitsu 238 67 28% 68 29% 80 34% 81 34% 296 31 Jori 3a idade 129 141 109% 114 88% 114 88% 82 64% 451 32 Judô 1.128 1.703 151% 1.079 96% 1.090 97% 1.047 93% 4.919 33 Karatê 63 44 70% 43 68% 45 71% 58 92% 190 34 Luta Olímpica* 74 4 5% 0 0% 0 0% 0 0% 4 35 Natação 5.108 5.390 106% 5.217 102% 5.340 105% 5.404 106% 21.351 36 Natação PCD 132 135 102% 143 108% 153 116% 153 116% 584 37 Projeto Caminhar 35 41 117% 45 129% 45 129% 52 149% 183 38 Psicomotricidade 28 28 100% 32 114% 32 114% 32 114% 124 39 Ritmos 466 879 189% 920 197% 1.089 234% 515 111% 3.403 40 Sapateado 70 63 90% 63 90% 59 84% 59 84% 244 41 Taekwondo 819 634 77% 736 90% 733 89% 750 92% 2.853 42 Tênis de Campo 210 215 102% 227 108% 218 104% 216 103% 876 43 Voleibol 525 516 98% 483 92% 466 89% 465 89% 1.930 TOTAL 48.426 59.626 123% 53.570 111% 58.241 120% 51.111 106% 222.548

(32)

5.1. Número de alunos

Foram realizados um total de 222.548 atendimentos no quadrimestre (Tabela 10), que compreende o somatório das Turmas Regulares, CMAF, Ginástica Laboral, Academias ao Ar Livre e Esportes Radicais. Esse número não compreende o público estimado de Agendamento, Eventos e o programa De Bem Com a Vida.

Nos meses de setembro (59.626), outubro (53.570), novembro (58.241) e dezembro (51.111) o total de atendimento esteve acima da meta mensal (48.426), número que representa o somatório das 43 (quarenta e três) metas individuais de cada modalidade (Tabela 10). Essa média de alunos representa o número mais expressivo de atendimento desde o início do contrato.

A análise dos dados (Tabela 10) mostra que a meta foi alcançada em 25 (vinte e cinco) modalidades no mês de setembro, 23 (vinte e três) em outubro, e 21 (vinte e um) em novembro e 18 (dezoito) modalidades no mês de dezembro. Considerando dezembro como período que antecede as férias Profissionais de Educação Física, tivemos uma ligeira baixa no atendimento pela pausa que influencia a continuidade do trabalho.

Nesse quadrimestre houve um total de 90.923 alunos em turmas regulares (Tabela 2). No mês de setembro um total de 23.129, apresentando tendência de manutenção nos meses seguintes, sendo 22.785 alunos em outubro, 22.953 alunos em novembro e 22.056 em dezembro. Esses números evidenciam a consolidação dos dados de atendimento ao munícipe nas Unidades Centrais e Associadas.

5.2. Plano de Aula

Considerando o planejamento como elemento indispensável ao bom andamento das atividades, no início desse contrato foi elaborado e entregue aos Profissionais de Educação Física um caderno de Plano de Aula para melhor organização e controle do conteúdo desenvolvido nas diferentes modalidades.

Um ponto que merece destaque sobre o Plano de Aula diz respeito a ser uma ferramenta que minimiza o problema de aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial a

(33)

qualidade do trabalho, visando coibir atividades que sejam desenvolvidas sem o devido critério e/ou de forma desorganizada.

Durante o ano de 2018 este material foi observado pela coordenação regional e técnica do São José Desportivo e pelos coordenadores das Unidades Esportivas, visando acompanhar o planejamento e execução do trabalho dos profissionais, observando as metodologias de treinamento que foram utilizadas em cada modalidade.

Bons planejamentos passaram por itens como atualização periódica, clareza, objetividade, conhecimento técnico, busca por diferentes referências e articulação entre teoria e prática, alinhados a utilização de boas metodologias na aplicação do conteúdo.

De modo geral foi identificado junto aos Planos de Aula registros de atividades detalhadas e compatível com a faixa etária das turmas. Vale salientar que a confecção desse material servirá para identificar as possíveis dúvidas na área do treinamento e alinhar diretrizes, que buscaremos alinhar e sanar através de capacitações pontuais e diretivas, visando o normatização e aprimoramento do trabalho em 2019.

O caderno de Plano de Aula desse ano foi atualizado e impresso e será entregue na primeira Reunião Geral do ano, em 21/01/2019 no Centro de Formação do Educador - CEFE.

5.3. Pesquisa de Satisfação

Este índice visa avaliar o percentual de satisfação dos munícipes inscritos e/ou frequentadores das modalidades oferecidas pelas Unidades Esportivas, Academias ao Ar Livre e CMAF do município, considerando os índices “Ótimo” e “Bom” como satisfeitos. Para a referida pesquisa foram considerados os seguintes índices para mensurar a percepção de satisfação do usuário avaliado:

 Ótimo: 9 e 10;  Bom: 7 e 8;  Regular: 5 e 6;  Ruim: 3 e 4;  Péssimo: 1 e 2.

(34)

Seq. Modalidade Ótimo (9-10) Bom (7-8) Regular (5-6) Ruim (3-4) Péssimo (1-2) Ótimo + Bom 1 Academia ao ar Livre 79% 21% 0% 0% 0% 100% 2 Atletismo 97% 3% 0% 0% 0% 100% 3 Ballet 100% 0% 0% 0% 0% 100% 4 Basquetebol 87% 12% 1% 0% 0% 99% 5 Bocha PCD 100% 0% 0% 0% 0% 100% 6 Boxe 95% 5% 0% 0% 0% 100% 7 Boxe Chinês 100% 0% 0% 0% 0% 100% 8 Capoeira 97% 3% 0% 0% 0% 100% 9 Capoeira PCD 89% 11% 0% 0% 0% 100% 10 CMAF Leste 97% 3% 0% 0% 0% 100% 11 CMAF Norte 95% 5% 1% 0% 0% 99% 12 CMAF Sul 92% 8% 0% 0% 0% 100% 13 Condicionamento Físico 90% 10% 0% 0% 0% 100% 14 Dança 90% 10% 0% 0% 0% 100% 15 Dança do Ventre 95% 5% 0% 0% 0% 100% 16 Esp. Radicais Centro Juventude 83% 17% 0% 0% 0% 100% 17 Esp. Radicais Pq. Alberto Simões 92% 8% 0% 0% 0% 100% 18 Estimulação Global* 19 Futebol 88% 11% 0% 0% 0% 100% 20 Futsal 86% 14% 0% 0% 0% 100% 21 Ginástica 94% 6% 0% 0% 0% 100% 22 Ginástica 3a idade 96% 4% 0% 0% 0% 100% 23 Ginástica Artística 100% 0% 0% 0% 0% 100% 24 Ginástica Laboral 77% 23% 0% 0% 0% 100%

(35)

Seq. Modalidade (9-10) (7-8) (5-6) (3-4) (1-2) Bom 25 Ginástica Rítmica 80% 19% 1% 0% 0% 99% 26 Handebol 100% 0% 0% 0% 0% 100% 27 Hidroginástica 81% 18% 0% 0% 0% 100% 28 Hóquei 100% 0% 0% 0% 0% 100% 29 Jazz 99% 1% 0% 0% 0% 100% 30 Jiu Jitsu 93% 7% 0% 0% 0% 100% 31 Jori 3a idade 92% 8% 0% 0% 0% 100% 32 Judô 91% 9% 0% 0% 0% 100% 33 Karatê 89% 11% 0% 0% 0% 100% 34 Luta Olímpica* 35 Natação 82% 17% 1% 0% 0% 99% 36 Natação PCD 68% 32% 0% 0% 0% 100% 37 Projeto Caminhar 83% 17% 0% 0% 0% 100% 38 Psicomotricidade 77% 23% 0% 0% 0% 100% 39 Ritmos 96% 4% 0% 0% 0% 100% 40 Sapateado 100% 0% 0% 0% 0% 100% 41 Taekwondo 83% 17% 0% 0% 0% 100% 42 Tênis de Campo 78% 20% 2% 0% 0% 98% 43 Voleibol 87% 11% 2% 0% 0% 98% TOTAL 89% 11% 0% 0% 0% 100%

(36)

Nesse contrato foi considerada a seguinte equação:

% de Satisfação dos Usuários = Número de Usuários Satisfeitos ÷ Total de Usuários Respondentes Atendidos no Mês;

A meta “ótimo-bom” a ser atingida deverá ser maior ou igual a 70%.

A análise dos dados mostra que 89% dos munícipes que responderam à Pesquisa de Satisfação avaliam as atividades como “ótimo”. Dos usuários respondentes, 11% deles classificam as atividades que participam com índice “bom”. Em números aproximados, o somatório “ótimo-bom” alcança 100% de satisfação dos munícipes avaliados.

A meta “ótimo-bom” foi alcançada em todas as 41 (quarenta e um) modalidades avaliadas no período. Em 35 (trinta e cinco) modalidades o índice “ótimo-bom” foi de 100%. Nas 6 (seis) restantes o índice esteve igual ou superior a 98%. A modalidade Luta Olímpica e Estimulação Global não foram avaliadas no período.

Um ponto que merece destaque nos números da tabela 11 diz respeito ao resultado da referida Pesquisa de Satisfação, que sugere a qualidade do atendimento prestado aos munícipes nesse novo formato do contrato, resultando em índices consideravelmente altos de satisfação dos usuários avaliados.

(37)
(38)

7. PAINEL COMPARATIVO DO NÚMERO DE ALUNOS NO QUADRIMESTRE DAS TURMAS REGULARES POR REGIÃO

(39)

PROGRAMA 3 - PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE PESSOAL

Esse programa tem como objetivo treinar e capacitar à equipe de Profissionais atuantes no presente Contrato de Gestão, visando a atualização, reciclagem e o constante aprimoramento do desempenho profissional em suas funções.

8. DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Responsável pelas diretrizes e organização do treinamento do pessoal de apoio administrativo e dos Profissionais de Educação Física. A reciclagem dos Profissionais Administrativos de apoio atuantes nas Unidades Esportivas será realizada visando à melhoria dos processos e serviços executados.

A capacitação dos Profissionais de Educação Física e demais colaboradores do São José Desportivo ocorrerá com frequência semestral com participação em palestras, simpósios, seminários e cursos de capacitação e treinamentos, que serão realizados por equipe interna ou por terceirizado.

No período de 01/09/2018 a 31/12/2018 algumas ações e atividades previstas no cronograma mensal do Plano de Trabalho foram realizadas, conforme segue.

8.1. Reciclar equipe de apoio administrativo das unidades centrais e associadas

Capacitação de 24 colaboradores da equipe administrativa (conforme lista de presença) para atualizar normas e procedimentos de atendimento ao munícipe, de modo a orientar quanto à padronização de processos administrativos nas Unidades Esportivas, metas quantitativas, qualitativas e características do Contrato de Gestão.

 Data: 23/10/2018  Horário: 13h30

 Preletor: Prof. Adriano Uchôas Américo

 Local: Centro da Juventude (auditório principal)

Na ocasião houve uma apresentação sobre o potencial do local e percentual de atendimento de cada unidade e região, reforçando a importância da consolidação dos dados de atendimento como meta para o trabalho desenvolvido.

(40)

8.2. Promover capacitação de pessoal de Educação Física através de simpósios, palestras, seminários e cursos de capacitação e treinamento

Estão previstas atualizações semestrais para os Profissionais de Educação Física, Fisioterapeutas, Psicológicos e Estagiários, conforme descrito no atual Plano de Trabalho. Além da palestra dia 06/08/2018 com a Profa. Dra. Bruna Oneda sobre o tema "Obesidade, sobrepeso e exercício em diferentes faixas etárias" com a presença de 229 colaboradores, conforme descrito em relatório anterior, está prevista uma capacitação na primeira Reunião Geral no dia 21/01/2019 no Centro de Formação do Educador - CEFE.

8.3. Promover o treinamento e capacitação de estagiários de Educação Física no atendimento a pessoas com deficiência (PCD)

Capacitação com a presença de 26 (vinte e seis) Estagiários em Educação Física (conforme lista de presença) para o atendimento a pessoa com deficiência. Na ocasião foi aplicado um questionário para avaliar saúde e estilo de vida, por um terapeuta e consultor em saúde.  Data: 03/12/2018

 Horários: 08h00 e 13h30  Preletor: Joel Reis

 Local: Centro Comunitário da Vila Industrial

8.4. Promover treinamento interno para Profissionais de Educação Física no aprimoramento de suas funções

Além da capacitação dia 25/06/2018 com o Prof. Jakson Fernando Alievi sobre conceitos teóricos e a parte prática da avaliação física com a presença de 205 colaboradores, como descrito em relatório anterior, os Profissionais de Educação Física nas modalidades de ginástica e dança se integraram as 3 (três) unidades do Centro de Medidas e Avaliação Física – CMAF, levando os grupos de alunos para fazer avaliação física.

8.5. Realizar parceria com instituição de ensino visando o acesso para cursos de extensão e outros

Firmado o convênio entre o São José Desportivo e 6 (seis) Instituições de Ensino visando descontos que variam de 20 a 50% na mensalidade de cursos Profissionalizantes, Ensino

(41)

Médio, Técnico, Graduação (Bacharel, Licenciatura e Tecnólogo) e Pós-Graduação a seus funcionários, associados e dependentes, os quais podemos citar:

 Centro Universitário UNIBTA  Escola ITS

 ETEP Faculdades  Faculdade Bilac

 Universidade Estácio de Sá  Universidade Paulista – UNIP

Mais informações sobre o regulamento das parcerias e descontos ofertados podem ser consultadas no Termo de Convênio ou site http://www.sjdesportivo.com.br/convenios

(42)

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

No período de 01/09/2018 a 31/12/2018 foram efetuadas diversas interlocuções entre a equipe de Coordenação e Assessoria do São José Desportivo com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida quanto às atividades das Unidades Esportivas, Academias ao Ar livre e Centro de Medidas e Avaliação Física – CMAF no município de São José dos Campos. Durante o referido período foi dada a continuidade as Visitas Técnicas nas Unidades Esportivas e programadas outras para o próximo ano. Foram realizadas 6 (seis) reuniões com a equipe de colaboradores para orientação dos Profissionais quanto aos aspectos quantitativos e qualitativos para o cumprimento das metas e a eficácia de atuação:

 03/09/2018: com a presença dos Coordenadores, Profissionais de Educação Física, Fisioterapeutas, Psicólogos e Estagiários em Educação Física;

 01/10/2018: com a presença dos Coordenadores, Profissionais de Educação Física, Fisioterapeutas, Psicólogos e Estagiários em Educação Física;

 23/10/2018: com a presença dos Coordenadores, Assistentes Administrativos, Auxiliares Administrativos e Estagiários em Administração;

 05/11/2018: com a presença dos Coordenadores, Profissionais de Educação Física, Fisioterapeutas, Psicólogos e Estagiários em Educação Física;

 03/12/2018: com a presença dos Coordenadores, Estagiários em Educação Física, Psicólogos e Fisioterapeutas;

 10/12/2018: com a presença dos Coordenadores, Profissionais de Educação Física, Fisioterapeutas, Psicólogos e Estagiários em Educação Física.

A gestão, operacionalização e intervenções necessárias para os ajustes dos processos serão implementadas pela equipe de trabalho, considerando a necessidade de constante atualização e aprimoramento, bem como o atendimento as diretrizes da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Vale ressaltar que em números absolutos o atendimento mensal total ultrapassou o somatório previsto para as 43 (quarenta e três) modalidades. Diretrizes estão sendo elaboradas e serão implementas para o alcance de mais metas quantitativas por modalidade no próximo ano.

(43)

No que se refere a Pesquisa de Satisfação, todas as 41 (quarenta e uma) modalidades avaliadas alcançaram a meta “ótimo-bom” em mais de 70% de satisfação dos usuários avaliados, com média geral de 100% dos munícipes respondentes atendidos, índices consideravelmente altos que refletem a satisfação dos usuários e evidenciam o atendimento de qualidade prestado no período em questão.

São José dos Campos, 15 de janeiro de 2019.

___________________________________________________________ Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Desporto

Não Profissional de São José dos Campos CNPJ: 14.380.152/0001-71

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é