• Nenhum resultado encontrado

O Telemóvel. Cultura, língua e Comunicação NG5- Tecnologias de Informação e Comunicação O Telemóvel

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Telemóvel. Cultura, língua e Comunicação NG5- Tecnologias de Informação e Comunicação O Telemóvel"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Cultura, língua e Comunicação

NG5- Tecnologias de Informação e Comunicação O Telemóvel

O Telemóvel

Agrupamento das Escolas de Oliveira do Hospital Cultura, Língua e Comunicação Elisabete Sá Pereira

Rodrigo Sambento 22/01/2016

(2)

Cultura, língua e Comunicação

NG5- Tecnologias de Informação e Comunicação O Telemóvel 2

Índice

Índice ... 2 Introdução ... 3 Evolução do Telemóvel ... 4 Utilizadores do Telemóvel ... 5 Comunicação ... 6 Vantagens e desvantagens ... 7 Conclusão ... 9

(3)

Cultura, língua e Comunicação

NG5- Tecnologias de Informação e Comunicação O Telemóvel

3

Introdução

No tratamento que fizemos ao primeiro DR1 – “O Telemóvel”, falamos que hoje em dia, o telemóvel é um objeto quase indispensável a todas as pessoas. Vimos também que este foi inventado pelo Sr. Martin Cooper, e sabemos que a primeira chamada foi feita por este Sr. no dia 3 de Abril de 1973 em Manhattan.

(4)

Cultura, língua e Comunicação

NG5- Tecnologias de Informação e Comunicação O Telemóvel

4

Evolução do Telemóvel

No inicio a única e simples função que dispunha era fazer chamadas, depressa sofreu alterações.

A evolução que este sofreu principalmente nos últimos anos foi tão grande que alterou por completo os nossos hábitos.

Hoje em dia o telemóvel tornou se uma verdadeira ferramenta muito derivado às suas mais variadas funções, tais como receber e fazer chamadas, servir de relógio e despertador, mandar e receber emails, SMS, MMS, jogos interativos, calculadora, agenda, lanterna bloco de notas, câmara fotográfica, câmara de vídeo, spam, leitor mp3, gravador, cronometro, GPS, conversor, cartão de memoria, ligação á internet entre outras.

Também podemos constatar que nos dias de hoje qualquer pessoa pode adquirir um telemóvel mais sofisticado, através das linhas de crédito. Falámos

na evolução deste meio de

comunicação e constatámos que os primeiros eram bastante pesados e só davam para telefonar e pouco mais.

Com o passar dos tempos tornou-se mais leve e mais prático, desde o seu inicio até aos dias de hoje já passamos por diversas gerações.

(5)

Cultura, língua e Comunicação

NG5- Tecnologias de Informação e Comunicação O Telemóvel

5

Utilizadores do Telemóvel

È um meio de comunicação utilizado por todos os seres, sejam eles homens, mulheres, portugueses ou estrangeiros, ciganos, negros ou brancos, desde jovens a pessoas com mais idade, enfim, por toda a comunidade mundial, havendo uma notável utilização pelos mais jovens.

Ter telemóvel é vantajoso porque: pode ser transportado para qualquer sítio do país, permite a comunicação entre as pessoas, mesmo sendo para o estrangeiro, é de fácil transporte devido ao seu peso reduzido, permite que estejamos sempre em contacto, caso haja algum problema de extrema importância, entre muitas outras e inúmeras vantagens.

Relativamente à adoção diferenciada do telemóvel, os principais fatores explicativos sugeridos são a idade e o género. A idade é inversamente proporcional à adoção do telemóvel e à frequência da sua utilização. Os jovens são os utilizadores mais frequentes desta tecnologia, e também os mais competentes.

No que diz respeito ao género, as práticas dos homens tendem a ser mais instrumentais e as das mulheres mais emotivas. Os primeiros utilizam o telemóvel sobretudo por motivos profissionais, ao passo que as segundas se servem dele para coordenar o quotidiano profissional, doméstico e familiar. Entre os jovens, os rapazes interessam-se mais pela dimensão lúdica, e utilizam-no sobretudo para coordenação. Já as raparigas recorrem a esta tecnologia para manter e reforçar as relações com os pares e para expressar emoções, e personalizam mais os seus aparelhos.

(6)

Cultura, língua e Comunicação

NG5- Tecnologias de Informação e Comunicação O Telemóvel

6

Outro fator a considerar é a classe social, sendo que entre as classes mais baixas a utilização desta tecnologia tende a ser mais ostensiva, correspondendo a uma tentativa de identificação com um estatuto social mais elevado.

Comunicação

Um outro dado interessante criado pelo uso dos telemóveis, foi a criação de todo um novo tipo e estilo de comunicação, sobretudo na escrita, com palavras a serem substituídas por letras, e com toda uma simplificação da língua de modo a reduzir os caracteres usados nas sms’s.

Este tipo de linguagem é mais comum ser usado pelas gerações mais jovens, mas, começa a ser uma prática generalizada na população, acabando por ter efeitos negativos para a língua portuguesa, pois, esta acaba por ser adulterada e transformada em algo de uso incorreto, contribuindo negativamente para a fruição da língua portuguesa.

Neste momento, já nem precisamos tanto de uma operadora de rede móvel para comunicar com outras pessoas.

Existem aplicações gratuitas que facilitam a nossa comunicação seja nacional ou internacional a custo zero. Os exemplos destas mesmas aplicações são o “ Messenger” que faz contacto direto com a rede social “Facebook”, o “Whatsapp”, “Skype”…. (entre outras).

(7)

Cultura, língua e Comunicação

NG5- Tecnologias de Informação e Comunicação O Telemóvel

7

Vantagens e desvantagens

Vantagens

 Facilita a comunicação – O telemóvel permite estar sempre

contactável, em qualquer momento e em qualquer lugar (desde que tenha rede!). Permite assim uma comunicação imediata, o que é amplamente vantajoso no mundo empresarial, particularmente em determinadas áreas económicas.

 Permite usar a Internet – Os modelos mais recentes de telemóveis são

como verdadeiros computadores em ponto pequeno, permitindo aceder à Internet de forma bastante ágil e fácil.

 Possibilita a partilha de dados – Sejam as tradicionais SMS, sejam imagens, vídeos ou músicas, é possível partilhar tudo por via de um telemóvel com acesso à Internet, o que constitui uma grande vantagem em termos emocionais e profissionais.

(8)

Cultura, língua e Comunicação

NG5- Tecnologias de Informação e Comunicação O Telemóvel

8

Desvantagens

 Obriga a gastos – Por mais operadoras de telemóvel que haja e por mais

ofertas concorrenciais que apareçam, é um serviço que acarreta sempre custos. Apesar de todas as ofertas que possam existir, há sempre implícita uma obrigação de carregamento ou de pagamento de mensalidade.

 Pode motivar problemas de saúde – É uma questão controversa e não

totalmente provada científica, mas parece certo que os telemóveis emitem radiações prejudiciais para a saúde.

 Pode gerar dependência – O uso excessivo do telemóvel pode criar

situações de verdadeira dependência, particularmente em pessoas com problemas de carência de afetos. Nesses casos extremos o indivíduo afetado poderá isolar-se nesse mundo maravilhoso que o telemóvel nos oferece.

(9)

Cultura, língua e Comunicação

NG5- Tecnologias de Informação e Comunicação O Telemóvel

9

Conclusão

Para concluir este trabalho seria então importante salientar que este meio de comunicação veio revolucionar o nosso mundo, uma vez que, apesar de todas as desvantagens é uma forma fácil e acessível de podermos estar interligados.

Referências

Documentos relacionados

As atividades serão desenvolvidas por todas as turmas, nos três turnos, no site da escola http://www.escolapadrereus.com.br/portal/ , em downloads os alunos devem

Então vamos lá, vamos resolver mais estas questões de raciocínio lógico, são questões a Então vamos lá, vamos resolver mais estas questões de raciocínio lógico, são questões

• Realizando trabalho externo (fonte) sobre as cargas podemos levar as cargas para estados onde o potencial elétrico

Por isso, a origem histórica do capital e do sistema capitalista euro- peu é indissociável do poder político e das guerras, e a teoria sobre a formação deste “universo europeu”

Para entrar en el modo descalcificación, mientras la máquina arranca, pulse los botones Espresso y Lungo simultáneamente durante 3 segundos.. Para aceder ao modo de

Uma forma de tornar a comunicação visual algo acessível para o pequeno empreendedor é através de parcerias com profissionais ou empresas do ramo e o pequeno negócio, como

É expressamente proibido a utilização do telemóvel durante o jogo em disputa. O telemóvel terá de estar desligado ou com modo silêncio activado. O mesmo pode ser pedido a qualquer

Acredita-se “que, na discussão com seus pares, o aluno pode desenvolver seu potencial de participação, cooperação, respeito mútuo e crítica” (SMOLE, 2008, p. 11),