• Nenhum resultado encontrado

A PALAVRA DA DIRETORIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A PALAVRA DA DIRETORIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A PALAVRA DA DIRETORIA

Colega radioamador. O mundo atual está vivendo grandes modificações. Muitos povos continuam guerras intermináveis. Os costumes são modificados do dia para a noite através das redes sociais, como são chamadas as ligações via internet. Hábitos dos nossos pais e avós são esquecidos e até mesmo os valores morais e culturais sofrem alterações constantemente. O que era feio no passado, agora é moda, como, por exemplo, usar palavrões nas conversas não só em bate-papos convencionais como também nos meios de comunicação. Não somos pudicos, mas acreditamos que tudo deve ter seu lugar e hora para acontecer. Uma coisa é conversarmos numa mesa de bar, outra usarmos um meio de comunicação para nos expressarmos. No caso do radioamadorismo, de uns tempos para cá, tornou-se costumeiro encontrarmos “colegas” – entre aspas – que utilizam as freqüências única e exclusivamente para dizerem palavrões ou nada com nada. São conversas chulas sem conteúdo algum. E isto vem acontecendo até mesmo fora das freqüências destinadas ao radioamadorismo. Estas pessoas, felizmente são poucas, ocupam a chamada “faixa do pedregulho”. O próprio termo já é contrário a boa ética. O pior é que constatamos que muitas dessas pessoas que assim procedem, são identificadas pela voz, mesmo que disfarcem, e fizeram provas para ingresso e promoção de classe. Portanto, não são clandestinos ou pingüins como também são conhecidos aqueles que operam sem estarem legalizados junto a ANATEL. O que leva um indivíduo a assim proceder? Gosta de aplicar a Lei de Gerson? Só ele leva vantagem? Não obedece a legislação mesmo sabendo que está infringindo as normas, apenas por prazer? Como será que seus familiares o encaram? Ou eles não têm família e se tiverem não seria esta família desestruturada? Doente mentais eles não são, pois se o fossem estariam internados em manicômios. Realmente, é difícil entender o pensamento desses poucos indivíduos que perturbam a ordem e a paz dos radioamadores que gostam e fazem contatos obedecendo às normas e leis das comunicações. Aqueles que estão fora da lei, certamente não deixarão nenhum legado moral para seus descendentes. Qual o filho que irá se espelhar num pai que liga um equipamento para proferir palavrões e desobedecer às regras? E as esposas – quando as têm – o que pensam deste tipo de homem que se esconde no anonimato para perturbar quem está dentro das leis? É, parece que os conceitos de moral, ética, educação e bom senso estão sendo deixados de lado nos tempos modernos. Pena que isto esteja acontecendo, também, no radioamadorismo.

Este é o Radio informativo semanal da Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão

LABRE/RS,

Edição de nº 06 de 21 de março de 2015 “ LABRE/RS – GESTÃO 2014/2015

(2)

Vamos torcer para que o bem se sobreponha ao mal em todos os seguimentos da humanidade inclusive entre os radioamadores. Por hoje é só. Um bom final de semana a todos e até a próxima edição do QTC da LABRE/RS.



COLABORE COM NOTICIAS, INFORMAÇÕES E ATIVIDADES RADIOAMADORISTICAS DE SUA REGIÃO. A LABRE/RS não é única responsável pelo Radioinformativo Semanal. Muitas vezes deixamos de

publicar em nossos meios por falta de comunicação à LABRE/RS. Lembramos que existe um canal apropriado para fazê-lo o e-mail QTC@LABRE-RS.COM.BR esta a sua disposição para informar as atividades

de suas região e do seu radioclube. Aguardamos a sua colaboração.



ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Colegas associados e ex-associados da LABRE/RS que constam em nosso banco de dados, aniversariantes do período de

21 a 27 de março de 2015

Dia 23 - Paulo Santos, PY3PA da cidade de Santa Maria, e Paulo Roberto Soares Borba, PY3HI da cidade de Porto Alegre Dia 24 - Marcelo Stapassola Schmitt, PY3MO da cidade de Gramado Dia 25 - Claudio Chicon Pereira da Sil, PY3NZ da cidade de Cachoeirinha Dia 26 - Flavio Luiz Nunes de Carvalho, PU3FNC da cidade de Porto Alegre

Dia 27 - Luiz Carlos coelho Espinoza, PU3LCE da cidade de Jaguarão

A todos os colegas, votos de um FELIZ ANIVERSÁRIO, com muita PAZ , ALEGRIA e SAÚDE, são os desejos da Diretoria Executiva e do Conselho

Deliberativo da LABRE/RS aos colegas aniversariantes.



NÃO ESQUEÇA - PAGAMENTO DO FISTEL,

Últimos dias.

(3)

Neste ano de 2015, a Anatel, não enviará correspondência aos

radioamadores com o respectivo doc para o pagamento das taxas anuais, a exemplo do que ocorreu no ano passado. Esta informação é oficial. A agência tem enviado e-mails aos colegas radioamadores informando a

situação.

Para imprimir os boletos, acesse o link a seguir: sistemas.anatel.gov.br/boleto

A impressão das guias de pagamento não requer cadastramento, bastando apenas o contribuinte informar o CPF ou CNPJ e o número do Fistel

correspondente.

O prazo máximo para pagamento do boleto é 31 de março de 2015.



Radioamador... onde está o exemplo??????

Dias atrás resolvi sintonizar a banda de 40 metros.

Nas freqüências apropriadas, dento da banda, estava sendo o radioescuta, ao sintonizar as rodadas de colegas da Argentina, Uruguai e Paraguai. Ah, não posso esquecer os colegas brasileiros.

Fiquei bom minutos escutando os colegas brasileiros, muitos identificados pela sua assiduidade na banda . Fiquei me acostumando aos colegas com a locução, pelo nome e também pelo indicativo de vários colegas, que “raramente” declinavam o seu indicativo (infelizmente estes já contrariando a norma de Técnica e Ética Operacional a nível mundial), mas quando o faziam era fácil de identificar quando retornavam numa passagem de cambio.

A propagação já começando a variar, resolvi descer a banda indo lá para o seguimento de CW, em torno de 7040 até 7000Khz. Acabei indo adiante, após o início da banda (6900 a 7000 Khz) indo especificamente para a chamada “Faxinha” ou “Pedregulho”, conhecidas pelos colegas aqui do Sul.

Minha surpresa, praticamente aqueles colegas, radioamadores Classe “A”,

“B”, estavam novamente neste seguimento, conversando com colegas da Classe “C” de locução conhecidíssima tanto em VHF como em HF lá nos 80m.

Não consigo entender... Aqueles colegas que estavam operando dentro do seguimento que lá estavam habilitados, operando legalmente, se encontraram com colegas não habilitados para aquela faixa e ainda, estes colegas habilitados, que estudaram, fizeram provas, conseguiram chegar a Classe “A” ou “B”, com tanto esforço, estão agora infringindo o que diz o regulamento. E pior, quando estão operando no seu seguimento, quando, raramente declinam seu indicativo, reclamam daqueles que estão fazendo bagunça em outras bandas .

Eu não consigo entender... Vamos falar pelas costas? Pois é fácil, nunca estarão aqui para se defender (se é que existe defesa para quem esta contrário a toda regra)

Me pergunto, o que leva um colega devidamente licenciado a falar mal de outro enquanto na prática faz o contrário???????

(4)

Se é para ser assim, não vou mais falar meu QRA, meu QTH, meu PREFIXO. Vou entrar em outros seguimentos ao qual ainda não sou habilitado. Vou fazer vários contatos e vou demonstrar para o mundo que este país não é

sério mesmo. Nem mesmo no radioamadorismo.

Olhem, estão todos de olho e mais certeza ainda, com ouvidos afiados. Senhores, sejamos honestos e honestos consigo mesmo. Se é para operar corretamente, que o façam naquilo que foram determinados legalmente. Não incentivem a malandragem e ao contraditório para o radioamadorismo, não é este o caminho. Nós começamos a vida familiar dando exemplo aos nossos filhos, e esperamos que, quando crescerem façam o mesmo aos seus filhos.

Olhem o exemplo que somos para os futuros colegas. Estamos a cada dia reclamando que não temos mais interessados no hobby. Mas com estas demonstrações, mesmo daqueles já veteranos, senhores, doutores, radioamadores ou meros apertadores de botões, fica muito complicado. Não dá para ditar regras com calças curtas.

Enfim, sejamos justos e ordeiros. Devemos fazer do nosso hobby o melhor exemplo para a sociedade, se quisermos almejar o reconhecimento e também novos adeptos e repudiarmos todo e qualquer falsa pratica e atitude.

Pensem nisto.

Parabéns aqueles que mantêm o interesse no radioamadorismo como pratica de comunicação dentro do que determina a Anatel. A aqueles que não o fazem isto, espero que mudem sua atitude e façam o melhor pela sua vida e para os demais colegas

73 a todos.

Radioamador anônimo.



PARA RECORDAR

Embora o radioamador seja conhecedor da Legislação pertinente ao radioamadorismo, sempre é bom lembrar que, segundo os artigos 34 e 35 do anexo da Resolução nº 452, de 11 de dezembro de 2006, as estações de radioamador devem operar em conformidade com a respectiva licença, limitada sua operação às faixas de freqüências, tipos de emissão e potência atribuídas à classe para a qual esteja licenciada. Complementando, ao radioamador é vedado desvirtuar a natureza do serviço, assim como usar de palavras obscenas e ofensivas, não condizentes com a ética que deve nortear todos os seus comunicados.



CARTÕES QSL’S PARA ASSOCIADOS

(5)

na secretaria da entidade cartões QSL que poderão ser usados para as suas confirmações.

Os cartões QSL foram impressos dentro das especificações técnicas exigidas. Os cartões da LABRE são totalmente coloridos nas duas faces.

Entre em contato com a secretaria da entidade, A aquisição mínima é de R$5,00, correspondente ao lote de 10 cartões.



LIQUIDAÇÃO

A diretoria da LABRE/RS resolveu fazer uma liquidação de produtos relativos ao radioamadorismo. Assim, encontram-se à disposição na sede da entidade: camisetas comemorativas ao Rancho dos Radioamadores e Fim de Semana dos Faróis; botons, bandeirolas e canecas, além de livros sobre eletricidade utilizados para as provas, tudo a preço convidativo. Ao mesmo tempo em que estarás adquirindo uma lembrança da LABRE contribuirás com os cofres da tua entidade. Lembramos que o expediente na sede é as segundas, quartas, quintas e sextas-feiras das 14h às 17 horas. Estes produtos também estarão à disposição durante os troca-trocas.



ENCONTRO RODADA DOS MUNHECAS

Já foi marcada a data de confraternização do 59º Aniversário da Rodada dos Munhecas, que ocorrerá no dia 29 de Março de 2015 na cidade de Tramandaí, no Hotel Schenkel, sito na Av. Fernandes Bastos, 854. Agende-se para esta data. Maiores informações poderão Agende-ser obtidas em contato com

os colegas Fonseca PU3LBF e Vilson PY3VA.



CURSO SOBRE ANTENAS

A LABRE/RS realizará no mês de julho um Curso Sobre Antenas para Radioamadores coordenado pelo colega Paulo Renato, PY3PR. O curso terá lugar no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado, dias 4 e 5 de julho, sendo que no primeiro dia as aulas serão ministradas pela manhã e a tarde. No dia 5 as palestras acontecerão na parte da manhã. Segundo o coordenador “o curso tem um grau intermediário de complexidade; o maior objetivo é o de ajudar o radioamador a compreender, diagnosticar e solucionar problemas na construção e sintonia de antenas.” Paulo Renato diz ainda que a abordagem pretendida é prática, inclusive com simulações

(6)

no local. O curso será gratuito e as inscrições já estão abertas. Os interessados podem obter maiores informações através dos telefones 9957-8921 e 3368-3972, no horário comercial. Nas próximas edições divulgaremos o programa e nome dos palestrantes.



PROVAS NA ANATEL

Os interessados em realizar provas para ingresso no radioamadorismo ou promoção de classe têm até amanhã, domingo, prazo para fazerem suas inscrições junto a ANATEL através do site da Agência. As provas serão realizadas no dia 25, quarta-feira na sede da entidade, a partir das 8h da manhã. A sede da ANATEL fica localizada na Avenida Princesa Isabel, 778, Porto Alegre.



Proposta sobre faixa dos 60 m

conquista mais adeptos

A proposta que permite alocação secundária do Serviço de Radioamador entre 5275 kHz - 5450 kHz obteve a adesão de mais 4 países durante a XV reunião do Comitê Consultivo Permanente II da CITEL, Comissão Interamericana de Telecomunicações da OEA, Organização dos Estados Americanos. O encontro ocorreu no final de fevereiro de 2015 em

Medellin, Colômbia, com participação da LABRE/GDE, o Grupo de Gestão e Defesa Espectral da LABRE.

A proposta foi originada de debates ocorridos nas Comissões Brasileiras de Comunicações da Anatel, também com atuação da LABRE/GDE.

Na reunião anterior da CITEL em Mérida, México, a proposta já tinha conquistado adesão dos governos da Argentina, Uruguai, República Dominicana, Nicarágua e El Salvador. Na reunião de Medellín a proposta obteve apoios do Chile, Venezuela, Costa Rica e Panamá, atingindo 10 nações junto com o Brasil.

O tema é item de agenda da Conferência Mundial de Rádio (CMR-15) da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que será realizada em novembro de 2015. O objetivo da CMR-15 é aprovar ou vetar diferentes sugestões internacionais por mudanças no uso do espectro, acordando alocações regionais ou globais comuns para cada item da agenda.

(7)

No entanto, antes do encontro na UIT, os países se reúnem regularmente em suas organizações regionais de telecomunicações - na América representada pela CITEL - para que estudos e opiniões sejam

previamente compartilhados e votados, levando para a CMR-15 posicionamentos mais balizados e representativos de cada região. A proposta em voga sobre os 60 m já é considerada uma IAP - Proposta Interamericana, pois conquistou até o momento o número mínimo de 6 votos. Caso assim permaneça até a última reunião da CITEL, a proposta representará todo o continente americano na CMR-15.

O governo dos Estados Unidos demonstrou na reunião de Medellín oposição a IAP, alegando uso da faixa por serviços governamentais em frequency hooping, sinalizando por uma possível faixa secundária com 25 kHz (entre 5405 kHz - 5430kHz).

Foram tentados acordos para que suas restrições fossem indicadas em nota de rodapé da IAP - para obter a harmonização respeitando as especificidades nacionais.

Já na Europa a CEPT tem conquistado apoios para uma faixa de 100 kHz, entre 5350 kHz e 5450 kHz, com forte oposição da Rússia que não deseja qualquer nova atribuição adicional.

Os próximos encontros no âmbito da UIT ocorrerão na última reunião preparatória (CPM) que definirá as redações e as opções de frequências para cada item de agenda a ser discutido na conferência; e reunião do grupo permanente de estudos dos Serviços Terrestres (SG-5), no qual o Serviço de Radioamador está inserido.

No início de março o Brasil já repercutiu internamente os resultados da CITEL e estabeleceu as linhas de atuação para a CPM durante reunião das Comissões Brasileiras de Comunicações na Anatel em Brasília. A LABRE/GDE esteve presente e contribuiu com modificações no texto da CPM.

Importante: mesmo o Brasil apoiando os debates pela atribuição

secundária aos radioamadores na faixa dos 60 m, isso não significa sua aprovação imediata em nosso país. Portanto continua válido o

determinado pelo PDFF (Plano de Destinação de Faixa de Frequências da Anatel) e as legislações em vigor sem a atribuição desta faixa ao

Radioamadorismo.

Filie-se à LABRE e apoie o GDE pela defesa e desenvolvimento do radioamadorismo nacional. Maiores informações em:

http://www.radioamadores.org/apoio/apoio.htm

Fonte : LABRE/GDE, 11 de março de 2015

(8)

Você Sabia?

O Estado do RS possui exatamente 2.800 radioamadores, estes são detentores de 3.850 licenças, sejam fixas, móveis, repetidoras e outras. A LABRE/RS paga anualmente a IARU (International Amateur Radio Union)

por estas 3.850 licenças atribuídas ao estado.

Agora, quantos são os associados da LABRE/RS? 250. Quantos são os pagantes fixos? 140. Vamos aos cálculos, A LABRE/RS, única

representante devidamente reconhecida a nível nacional e internacional tem menos 5% associados ativos e pagantes.

Bem, se você radioamador quer auxiliar a LABRE/RS nas suas atividades, convidamos a ser um associado. Como fazê-lo? Acesse o site da entidade

em www.labre-rs.com.br, Preencha o formulário e siga a instruções. Faça parte do nosso grupo e ajude a manter a representante dos

radioamadores gaúchos.



LEITURAS DO RADIOINFORMATIVO LABRE/RS

Acompanhe as leituras do Radioinformativo semanal

em HF: 7.120khz na banda de 40m as 19hs e em 3.760khz em 80m às 21hs. Em VHF, na região da grande Porto Alegre, na Repetidora da LABRE-RS, PY3AWA, 147.210Mhz , aos sábados as 18hs.

Nas repetidoras de VHF do interior do Estado

- 145.480 (repetidora de Rádio clube de Pelotas), aos sábados as 21hs pelo colega daison Lopes, PY3WS

- 145.370 – Repetidora de Santa Maria, aos domingos, as 09 horas da manhã pelo colega Claudio PY3OZ e sua esquipe de colaboradores.

Desde já agradecemos a colaboração dos colegas nas leituras do QTC da LABRE/RS.

Todas as edições do QTC falado estão disponíveis para download no site da LABRE/RS.



Para maiores informações da LABRE/RS visite nossos sites em

WWW.LABRE-RS.COM.BR

WWW.FACEBOOK.COM/LABRE.RS . Criticas e ou sugestões, serão bem vindas,

(9)

envie-nos um e-mail labre-rs@labre-rs.com.br.

Nosso Endereço: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 Área 3 Sala 330

-Porto Alegre - CEP 91150-000 - RS - Brasil Fone/Fax: (51) 3368-3972

Horário de Atendimento: 14:00hs às 17:00hs - 2ª, 4ª, 5ª e 6ª Feiras Venha nos visitar

Agradecemos a participação de todos os colegas radioamadores e radioescutas.

ESTA É LABRE/RS, A LIGA DOS RADIOAMADORES GAÚCHOS. UM BOM FINAL DE SEMANA A TODOS, E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA..

Referências

Documentos relacionados

A caverna Toca da Onça da Capitinga caracteriza-se como um túnel linear horizontal orientado de norte a sul, providos amplos pórticos de entrada, detendo poucas

ele era ao mesmo tempo o meu cão, o meu livro, a minha amiga íntima, o inseparável companheiro dos meus longos passeios solitários pela planície" (ESPANCA, 1987, p.

Outro experimento foi feito para resposta da composição dos ácidos graxos na gordura abdominal de frangos submetidos à dietas nas quais as fontes de gorduras eram óleo de

Baseado nas considerações acima, o objetivo deste estudo foi avaliar o estado nutricional, segundo o IMC, prática de atividade física e afecções associadas em

O Infor EAM contribuiu para uma operação de manutenção saudável de outras maneiras: a relação entre o trabalho programado e não programado aumentou de 3:2 para 4:1; as chamadas

Um grande desafio foi assumido quando fomos eleitos pelos sócios da SBCTA para dirigirmos e darmos andamento aos trabalhos de divulgação e transferência de conheci- mento gerado

The rugged, ultra-compact plastic/ aluminum case is shock and vibration resistant according to IEC 60068-2, provides overvoltage, overload and thermal protection.. It is

A principal conclusão deste relatório é a de que a redução dos impactos negativos das gaivotas sobre o património e as actividades humanas só parece ser