• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO SOBRE O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE IMPERATRIZ-MA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO SOBRE O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE IMPERATRIZ-MA"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)
(2)

DOS CONSUMIDORES DE

IMPERATRIZ-MA

(3)

Nenhuma parte desta publicação pode ser gravada, armazenada em sistemas eletrônicos, fotocopiada, reproduzida por meios mecânicos ou outros quaisquer sem autorização

B114 Relatório sobre o comportamento do consumidor de Imperatriz. / Fernando Reis Babilônia, Dorgival Pinheiro de Sousa Filho, Cláudio Marcos de Sousa Moraes. ‐ Imperatriz, maio, 2012.

19 p.:Il, graf.

Relatório semestral.

1. Comportamento do Consumidor ‐ Imperatriz. 2. Consu‐ midores ‐ Imperatriz. I. Sousa Filho, Dorgival Pinheiro de II.

Mo‐raes, Claudio Marcos de. III. Título.

CDU 64.033(821.1 Imperatriz)(047) Raimunda Cortez Moreira Dourado

(4)

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA ‐ FEST

DIRETORA GERAL

Roza Maria Soares da Silva

DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

Manoel Ferreira da Silva

VICE‐DIRETOR

Kleber Alberto Lopes de Sousa

DIRETORA ACADÊMICA

Conceição de Maria Botelho Martins

COORDENADOR CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Fernando Reis Babilônia

COORDENADOR DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Francisco Lima Soares

COORDENAÇÃO DA PESQUISA

Fernando Reis Babilônia

ELABORAÇÃO DA PESQUISA

Fernando Reis Babilônia Dorgival Pinheiro de Souza Filho Claudio Marcos de Sousa Moraes

CAPA

José Bispo de Sousa

REVISÃO

Inácia Neta Brilhante de Sousa

IMPRESSÃO

(5)

Acadêmico 2º Período

Eliézer de Oliveira

Acadêmicos (as) 3º Período

Daniel Neves da Silva

Nierger Cardoso Carvalho Junior Ricardo Ferreira Borges

Acadêmicos (as) 5º Período

Ana Karla Guimarães da Silva Irisneide Rodrigues Silva Jessyka Moura Almeida Marcos Saulo Rodrigues Alves Rosinete Pereira Ferreira Witor Carvalho Bomjardim

Acadêmicos (as) 6º Período

Elbiana Barros da Costa Jakeline da Silva Leite Marciléia Sales Lima Otonelson Carvalho Sousa Walber de Sousa Jesus

Walt Disney Milhomem Pereira

INFORMAÇÕES

Coordenação do Curso de Ciências Econômicas – FEST

Rua Perimetral Castelo Branco, 116 – Pq. Anhanguera - Imperatriz – MA Tel.: (99) 2101-0880 - URL: http://www.fest.edu.br

COLABORAÇÃO

ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA‐FEST

Acadêmicos (as) 7º Período

Claudia dos Santos Barroso Claudia Maria Moreira de Abreu Darivan Barros Leite

Diemyzane Sousa Silva Edilson Felix da Silva George de Oliveira Silva Gerson Lorette Duarte Júnior Glaci Elma Assunção Oliveira Gracilene de Oliveira Costa Jebson Rodrigo de Oliveira Pinho Jessika Suetham Lima Pereira Lizete Morais da Silva

Milton Silva Pereira

Narayana Oliveira do Nascimento Raylanne dos Reis Sousa

Tamires Lima Maciel Thiago Lima Maciel Yjaciara Lopes de Brito

(6)

Comportamento do Consumidor Imperatriz (CCI)

O CCI é uma pesquisa semestral realizada com 500 pessoas na cidade de Imperatriz ‐ MA. Utiliza‐se o método de amostragem probabilística de modo a garantir uma margem de erro de 5% a um nível de significância de 95%.

(7)

Introdução

A pesquisa sobre o comportamento do consumidor da população de Imperatriz ‐ MA foi realizada na primeira quinzena de maio de 2012, pela Faculdade de Educação Santa Terezinha ‐ FEST, tendo a participação direta dos acadêmicos do segundo, terceiro, quinto, sexto e sétimo períodos do curso de Ciências Econômicas. A pesquisa foi coordenada pelos docentes Claudio Marcos, Dorgival Pinheiro e Fernando Babilônia. A pesquisa apresentou dados importantes sobre o comportamento e expectativas dos consumidores da cidade de Imperatriz. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 500 pessoas, que foram entrevistadas em vários pontos da cidade, utilizou‐se o método de amostragem probabilística de modo a garantir uma margem de erro de 5%, com um nível de significância de 95%. O objetivo foi de levantar informações sobre expectativas de consumo, momento da economia de Imperatriz, pretensão de consumo da população, formas de pagamento mais usadas entre outras informações.

Pretende‐se com a pesquisa propiciar um maior conhecimento sobre o consumo na cidade de Imperatriz, assim como fornecer uma ferramenta de planejamento para o comércio local, já que conhecendo como pensa e o que quer o consumidor os comerciantes podem se preparar tanto ampliando estoques como também reduzindo os mesmos. A confiança das famílias atua como fator redutor ou indutor do crescimento. Se as expectativas são otimistas em relação ao futuro as famílias irão gastar mais ao passo que se as expectativas são pessimistas elas irão ser mais cautelosas, abrindo mão de um consumo presente para consumir no futuro.

(8)

1. Exerce atividade remunerada atualmente

Para verificar as pretensões de consumo das famílias é necessário verificar se elas estão exercendo alguma atividade remunerada, pois sem renda o consumo fica resumido a produtos de primeira necessidade. Sendo assim foi questionado junto aos consumidores de Imperatriz se eles exerciam alguma atividade remunerada como fica explicito no gráfico 1. Observa‐se que houve pouca variação em relação à pesquisa anterior, sendo que 80,0% dos consumidores pesquisados possuem atividade remunerada e 20,0% não.

(9)

2. Nível de escolaridade dos consumidores imperatrizenses

O nível de renda está intrinsecamente associado ao nível de escolaridade. Quanto maior o nível de instrução maior será a renda e por conseqüência maior será o poder de consumo. Sendo maior o nível de escolaridade tem‐se uma redução da concentração de renda, o que possibilita a participação de um número maior de consumidores no mercado, o que é altamente benéfico.

De acordo com os resultados da pesquisa observa‐se que 36,0% dos consumidores pesquisados possuem ensino médio completo, 21,0% supeior incompleto e 7,0% superior completo e 2,0% com pós‐graduação.

(10)

3. Faixa salarial dos consumidores imperatrizenses

Conforme a teoria econômica quanto maior a renda maior o consumo. Nestes termos, temos que a variável renda desempenha papel fundamental nas decisões de consumo das pessoas. É com base na renda atual e futura que as pessoas definem seu padrão de consumo, podendo ser maior quanto maior for a renda.

O percentual de consumidores que têm renda de menos de um salário até dois salários foi de 76,0%, ficando acima do levantamento de outubro de 2011 66,0%. Observa‐se também que houve uma pequna queda para os que ganham de dois a quatro salários em outubro era de 23,0% e em maio foi de 17,0% e por fim, para os que ganham mais de quatro salários há também uma queda de 10,0% para 7,0 % no período pesquisado.

(11)

Não se observou grandes variações nos índices com relação à pesquisa realizada em outubro de 2011. Houve uma pequena queda para o emprego com CLT de 51,0% para 50,0% em outubro de 2011 e um pequeno aumento para os autônomos de 17,0% para 22,0%.

5. Opinião dos consumidores sobre a situação econômica de Imperatriz para um horizonte de tempo de

12 meses e de cinco anos

4. Origem dos rendimentos dos consumidores imperatrizenses

Estabilidade de renda é uma da condições para a tomada de decisão sobre consumir ou não. Diante de tal condição, a análise da origem dos rendimentos dos consumidores de Imperatriz se fez necessária, pois ao se verificar a fonte de seus rendimentos será possível traçar uma estimativa de consumo tanto no curto como no médio prazo.

(12)

Analisando o gráfico 5, é possível observar que quando indagados sobre como a economia de Imperatriz estará nos próximos doze meses 87,0% respondem que estará melhor e para os próximos cinco anos o índice é 89,0%. Com relação a piora da economia o índice cai para 8,0% e 5,0% para doze meses e para cinco anos respectivamente.

6. Compra financiada no momento pelos consumidores imperatrizenses

Diante da limitação de renda, o crédito toma cada vez mais importância para as decisões de consumo. Para tanto, foi questionado junto aos consumidores de Imperatriz se eles possuíam alguma compra financiada no momento do levantamento (maio/2012).

crescimento ou não da economia de um município, Estado ou até mesmo de um país. Avaliando de forma isolada, ou seja, a opinião sobre a economia de uma só pessoa, não terá grande impacto, mas quando somada as expectativas de todas as pessoas, o resultado sobre a economia são significativos.

(13)

Há uma pequena variação com relação à pesquisa de outubro de 2011, onde 49,0% dos consumidores pesquisados tinham alguma compra financiada e em maio, este índice foi de 44,0%, já os consumidores que não tinham nehuma compra financiada era de 48,0% e passou para 55,0% em maio de 2012.

7. Situação financeira dos consumidores de Imperatriz

Uma importante forma de avaliar o potencial de consumo é verificar a situação financeira dos consumidores. Para tanto, foi questionado junto ao grupo de consumidores pesquisados como estava sua situação financeira em comparação a um ano atrás.

(14)

Verificou‐se uma forte mudança neste inidcador em relação à outubro de 2011. Em outubro 75,0% dos consumidores consideravam que sua situação financeira estava melhor do que estava a um ano antes, já em maio de 2012, como demonstrado através do gráfico 7, 90,0% dos consumidores se sentem melhor financeiramente em relação a um ano antes.

8. Pretensão de compra dos consumidores imperatrizenses

Uma importante forma de análise de investimentos é conhecer as expectativas do consumidor. Diante desta informação os empresários podem ou não investir em produtos para formação de estoques, para caso haja uma expectativa otimista com relação ao consumo eles estejam prontos a atender a demanda.

Observa‐se, através do gráfico 8 que para os próximos seis meses 69,0% dos consumidores pretendem compar algo. E para os próximos doze meses este percentual e de 74,0%. Já os que não pretendem comprar algo tanto para os próximos seis e doze meses é de 30,0% e 25,0% respectivamente.

(15)

É possível observar através do gráfico 9, algumas variações nas pretensões de compra por parte dos consumidores imperatrizenses. Houve uma pequena queda no item veículos de 19,0% para 16,0%, para o item motos houve elevação de 19,0% para 27,0% para imóveis houve uma pequena queda de 15,0% para 11,0% e o item que mais sofreu variação foi eletrodomésticos que foi de 5,0% para 19,0% e para finalizar o item vestuário também sofreu forte variação saindo de 2,0% para 10,0% no período analisado.

Ainda com relação às pretensões de consumo dos imperatrizenses, também foi levantado que produtos são pretendidos pelos consumidores.

(16)

Observa‐se através do gráfico 10, algumas variações nas pretensões de compra por parte dos consumidores de Imperatriz. No item automóvel observa‐se uma variação positiva em relação a outubro de 2011, onde o índice era de 16,0% e foi para 25,0% em maio, no item moto houve um pequeno aumento de 14,0% para 17,0% para o item imóveis houve, que em outubro de 2011 era 17,0% foi para 26,0% em maio de 2012 e por fim destaca‐se também a queda nas pretensões de compra para os eletrônicos de 9,0% para 3,0% em maio.

9. Forma de pagamento preferida pelos consumidores imperatrizenses

A forma de pagamento mais adotada pelos consumidores deve ser sempre analisada, pois diante do resultado os empresários poderão adequar suas políticas às opções dos consumidores.

(17)

Conforme está expresso no gráfico 11, para 54,0% dos consumidores à forma preferida para pagamento é à vista e para 45,0% à prazo.

Para os consumidores que optam pela compra à prazo, foi feito o questionamento sobre o que levam em consideração ao efetuar a compra: taxa de juros ou valor da prestação.

É possível verificar através do gráfico 12, que há uma vantagem pequena para o item valor da prestação 51,0% em detrimento da taxa de juros 47,0%.

10. Fatores que influenciam nas decisões de compra dos consumidores imperatrizenses

Ao decidir efetuar uma compra os consumidores levam em consideração vários fatores, dentre eles o momento da economia

(18)

Observando o gráfico 13, é possível verificar que a necessidade ainda é o principal fator de influencia na decisão de consumo para 56,0% dos consumidores , seguido pelas promoções 24,0% e momento da economia com 9,0% e por fim a propaganda com 6,0%.

11. Forma de pagamento utilizada pelos consumidores imperatrizenses

Em uma economia cada vez mais competitiva e com cada vez mais recursos tecnológicos, é necessário conhecer bem como e quais as principais formas de pagamento são utilizadas pelos consumidores, pois com esta informação é possível desenvolver produtos específicos para cada perfil.

(19)

O gráfico 14 faz um comparativo das formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores de Imperatriz ao longo das quatro pesquisas (Outubro 2010, Junho 2011, Outubro 2011 e Maio de 2012). As modalidades crediário e carnê estão praticamente em um mesmo patamar e não sofreram grandes alterações no período analisado.

(20)

Através do gráfico 15 é possível verificar que desde a primeira pesquisa a modalidade cartão de crédito vem aumentando sua participação nas formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores de Imperatriz. Já o uso do dinheiro com uma média de 43,0% nas quatro pesquisas mantém‐se como principal forma de pagamento. E por fim verifica‐se uma queda na utilização da modalidade cheque como forma de pagamento pelos consumidores imperatrizenses.

12. Grau de endividamento atual dos consumidores de Imperatriz

Com o objetivo de avaliar o potencial de consumo das pessoas é importante verificar o quanto endividados eles estão. Diante desta informação tanto empresários quanto governos podem traçar estratégias de alavancagem ou contenção do consumo. Consumidores endividados ficam limitados quando se pensa em consumo, pois já possuem compromissos financeiros e enquanto não cumprirem com estes compromissos não podem assumirem novos.

(21)

Analisando gráfico 17, é possível observar que houve um pequeno aumento dos consumidores imperatrizenses que comprometem até a metade de sua renda mensal com dívidas em junho de 2011 era de 39,0% e em maio de 2012 foi de 47,0%, na média dos três semestres pesquisados para este item foi de 45,0%. Entre aqueles que comprometem entre metade e uma vez a renda mensal não houve grandes variações e a média foi de 25,0%. Para os que comprometem entre uma e duas vezes a renda mensal a média foi de 14,0%. Já os que comprometem duas e cinco vezes a renda mensal a média foi de 6,3%, sendo que me maio houve uma pequena queda em relação aos dois levantamentos anteriores. E por fim, para aqueles que comprometem mais de cinco vezes a renda mensal a média foi 4,0%, sendo que houve um acréscimo em maio.

13. Grau de segurança no emprego por parte dos consumidores imperatrizenses

Garantia de renda é fundamental para pretensões de consumo. Para tanto, é necessário ter garantia de emprego, pois assim terá garantia de renda que se transformará em consumo posteriormente.

(22)

Através do gráfico 18, é possível observar que houve um aumento da segurança em seus empregos por parte dos consumidores passando de 66,0% (junho de 2011) para 73,0% (outubro 2011) e para 77,0% (maio de 2012).

Continuando a análise sobre a situação dos consumidores imperatrizenses em seu emprego, foi questionada qual a expectativa dos mesmos em relação à carreira profissional. Está análise é importante, pois melhoria profissional significa, em grande medida, melhoria salarial o que possibilita novas oportunidades de consumo.

Fonte: Departamento de Economia FEST

Observa‐se que praticamente não houve variação neste item entre junho de 2011 e outubro de 2011, já entre outubro e maio de 2012 houve uma elevação de dez pontos percentuais para os consumidores que estão otimistas com relação à melhoria profissional.

(23)

14. Resultados em síntese

A pesquisa realizada em maio de 2012 nos mostra alguns pontos importantes realtivos ao comportamento do consumidor de Imperatriz. Com ao nível de escolaridade observou‐se que 66,0% está entre os que têm ensino médio completo e pó‐graduação. 80,0% dos consumidores exercem alguma atividade remunerada, sendo que 50,0% dos consumidores tem como origem de renda o emprego com CLT.

Os consumidores continuam expectativas otimistas com relação à economia de Imperatriz sendo que 87,0% para os próximos 12 meses e 89,0% para os próximos cinco anos. Outro ponto a se destacar é que para 90,0% dos consumidores pesquisados sua situação financeira está melhor do que estava há um ano. 69,0% dos consumidores pretendem comprar algo nos próximos seis meses enquanto tal percentual sobe para 74,0% para os próximos 12 meses, automóveis, motos e imóveis seguem como os principais objetos do desejo dos consumidores locais.

A necessidade com 56,0% e promoções com 24,0% estão como os principais fatores que influenciam na compra pelos consumidores. E com relação forma de pagamento, a pesquisa de maio de 2012 ratifica o dinheiro como principal forma de pagamento seguido por cartão de crédito, carnê e crediário. Verifica‐se novamente uma queda no uso do cheque como forma de pagamento, relativo as demais formas.

Já com relação ao endividamento dos consumidores observou‐ se que há um endividamento que pode ser considerado preocupante, onde 90,0% dos consumidores possuem algum grau de endividamento. Quando se observa o peso dos endividamentos em relação à renda dos consumidores tem‐se que 48,0% dos consumidores estão seriamente comprometidos financeiramente.

E por fim quando se analisou o nível de segurança dos consumidores em seu emprego, observou‐se que 77,0% consideram‐ se seguros atualmente e que 89,0% têm expectativas otimistas em relação a

Referências

Documentos relacionados

Colocado em discussão pelo Presidente Fernando Dacal Reis, Intervenção do Conselheiro 228. Eduardo Lucena: é só uma rápida questão que existem, acho que tem duas disciplinas que

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Nota: 1) Incluidos - Alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais em Classes Comuns do Ensino Regular e/ou Educação de Jovens e Adultos. 2) Classe Especial -

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Clearly, it is possible to observe that a higher initial decolorization percentage was observed for the microfluidic chip containing composite catalyst of titanium dioxide and

Curcubita moschata). After, the seeds were separated into three different classes: full, damaged and translucent, being these submitted to germination and emergence tests