• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO ALIADA À CONSTITUIÇÃO SAUDÁVEL DO CARÁTER.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO ALIADA À CONSTITUIÇÃO SAUDÁVEL DO CARÁTER."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO ALIADA À CONSTITUIÇÃO SAUDÁVEL

DO CARÁTER.

Roney Ricardo Cozzer1

RESUMO

O tempo presente traz o grande desafio de pensar e repensar a constituição do sujeito que está inserido no meio. Esse sujeito tanto é reflexo do meio, como ele mesmo contribui de alguma forma para a constituição desse meio. Portanto, é necessário aquilo que poderia ser chamado de "olhar macro" e também "olhar micro". O primeiro focando a sociedade em sua coletividade, o segundo mirando o indivíduo. São duas realidades que não podem ser analisadas de maneira isolada cada uma. Há uma dependência mútua. A Educação Cristã, com os seus pressupostos e fazeres educativos, pode ser uma importante aliada ao processo de constituição do sujeito, nessa cadeia concatenada de eventos que perfaz essa formação do ser. E mais ainda, ela pode ajudar também na compreensão de como se dá essa construção. Diversos fatores estão envolvidos neste processo de assimilação e equilibração que formam o caráter do indivíduo, como a vivência familiar, a vivência eclesial, os valores que lhe são transmitidos, dentre outros. A estruturação de uma cosmovisão, que por sua vez será geradora de uma conduta ética no mundo, precisa andar de mãos dadas com a Educação Cristã. É até legítimo perguntar se é possível construir assim um caráter ético cristão sem a colaboração da Educação Cristã, ainda que em suas mais simples manifestações.

Palavras-chave: Educação. Caráter. Sujeito.

1

Mestrando em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR) e membro do Grupo de Pesquisa

Perquirere: Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico. Orientadora: Dra Gleyds Domingues. E-mail:

(2)

INTRODUÇÃO

Há dois importantes desafios sobre o qual a Igreja e a sociedade devem se debruçar: entender o tempo presente e entender como se dá a formação do sujeito neste tempo, isto é, que está inserido nesta era e ele é, num certo sentido, resultado também deste momento histórico. Mas não se pretende concluir na presente reflexão que o ser humano seja assim tão passivo. Ele de fato interage, assimila, acomoda e acomoda-se em sua estruturação psíquica e intelectual. Tendo isso em vista, fica aberta a porta para que se recorra à Educação Cristã como uma grande aliada na construção do caráter na pós-modernidade.

I. CONCEITUAÇÃO DO QUE É A EDUCAÇÃO CRISTÃ.

A Educação Cristã, adequadamente entendida, não visa somente a comunicação de conceitos ao discente. Ela pode ser definida como um esforço educativo para a vida, para a concretude da realidade humana, orientado sob a luz das Escrituras. Nesse sentido, Educação Cristã e Discipulado são dois processos indissociáveis. A preocupação precípua de um ensino orientado por uma visão bíblica e cristã é ensinar para a vida de fato. Trata-se da acumulação de saberes que poderão e deverão ser utilizados na vivência, em favor de si mesmo e da coletividade, seja essa coletividade eclesial e social2. Nesse sentido, ela pode ser entendida como uma modalidade de ensino com vistas à formação moral que buscar formar um indivíduo que é autônomo, mas não independente da sociedade, da outridade, de modo que ele está submetido ao "conformismo do grupo social a que ele pertence", para pegar emprestada uma colocação de Jean Piaget3.

Nessa esteira, Carvalho (2015, p. 68) reconhece que a "Bíblia, acima de tudo será sempre o ponto de partido e o Livro Texto por excelência, da Educação Cristã". Lopes (2010, p. 68) afirma que "a Educação Cristã [...] contempla princípios cristãos de educação, que se centralizam na Bíblia Sagrada". A compreensão é que a Palavra de Deus, em sua perspicuidade, é norteadora da cosmovisão do cristão, cosmovisão essa que não deixa de perceber o tempo no qual o sujeito está inserido, mas que procura contribuir para modificá-lo para melhor de alguma forma.

Notar os problemas e desafios pós-modernos é um caminho necessário de ser trilhado pela Educação Cristã no seu exercício pedagógico. De fato, torna-se inviável

2 Embora as duas estejam, inevitavelmente, imbricadas. 3

(3)

pensar qualquer tipo de educação que não responda de alguma forma às demandas de seu próprio tempo. A pertinência do trânsito entre saberes e disciplinas é inegável também neste esforço. A convergência entre formação integral, Educação Cristã e espiritualidade, como abordado neste texto, é claramente perceptível.

Os educadores cristãos precisam também considerar que o seu trabalho vai na contramão da tendência da pós-modernidade de destruir cânones, marcos referenciais e valores perenes. O valor maior na pós-modernidade é a ruptura com os valores. A Educação Cristã, no entanto, é um ensino pautado justamente por valores. Zygumund Bauman (2003) acertadamente define a pós-modernidade como a "modernidade líquida", já que nada é sólido, duradouro, de contornos fixos nesta era. Este abandono de referenciais, contudo, tem gerado problemas gravíssimos para o homem, como o esfacelamento da família, a incapacidade de compartilhar, a falta de sentido da vida, dentre outros. Edgar Morin (2000) aponta um dos grandes problemas deste tempo: a incompreensão.

A situação é paradoxal sobre a nossa Terra. As interdependências multiplicaram-se. A consciência de ser solidários com a vida e a morte, de agora em diante, une os humanos uns aos outros. A comunicação triunfa, o planeta é atravessado por redes, fax, telefones celulares, modems, internet. Entretanto, a incompreensão permanece geral. Sem dúvida, há importantes e múltiplos progressos da compreensão, mas o avanço da incompreensão parece ainda maior4.

A Educação Cristã deve ser vista como uma aliada à Igreja, que tem diante de si o desafio de entender o seu tempo para poder comunicar o Evangelho às pessoas que sofrem os influxos da pós-modernidade. Ela pode diminuir esse fosso da incompreensão, conforme indicado por Morin, justamente numa era que conecta cada vez mais as pessoas, por meios e veículos digitais, mas paradoxalmente as distancia cada vez mais. E claro, este é um dos desafios. E esta é uma das possibilidades de contribuição para a Educação Cristã5.

4

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO: 2000, p. 93.

5

David Allen Bledsoe, por exemplo, analisa a relação entre a educação teológica e a atividade missionária. Citando o caso dos batistas, o autor menciona que "evangélicos norte-americanos começaram a usar seminários teológicos há mais ou menos 300 anos para treinar seus vocacionados, tanto pastores quanto missionários... Pode-se dizer que eles tem utilizado ambientes acadêmicos por cerca de 200 anos" (BLEDSOE,

(4)

II. A FORMAÇÃO DO SUJEITO.

A formação do sujeito passa por diversos fatores. Podem ser colhidas contribuições nas percepções de Sigmund Freud, considerado o Pai da Psicanálise, e do psicólogo suíço Jean Piaget, além de outros teóricos que se esforçaram para entender como se dá essa formação. Fatores culturais, familiares, psicológicos, biológicos e espirituais estão presentes nessa "teia" que é a formação de um ser inserido na sociedade. Sigmund Freud (1969) percebeu cinco fases do desenvolvimento da personalidade humana, ambas atreladas à sexualidade humana. Jean Piaget (1971), por sua vez, destacou o que ele chamou de "estágios" no desenvolvimento cognitivo do sujeito.

O ser humano possui uma consciência e um corpo, e ambos são formados em interação com o meio. Ele recebe estímulos e reage à eles. Assim o caráter vai sendo construído à medida em que o indivíduo vai adquirindo conhecimento e valores que lhe são transmitidos pelo meio no qual está inserido. Quando se fala do desenvolvimento da personalidade, pensa-se em gênesi (o começo) e no desenvolvimento dessa personalidade. Cumpre perguntar como se dão esses dois fatos. A Educação Cristã busca justamente ajudar neste processo de desenvolvimento por meio do compartilhamento de saberes que tem implicação direta com a vida da criança e do adulto. Lembrando, é claro, que a Educação Cristã não se destina exclusivamente à criança em seus primeiros anos, mas à todos, em todas as faixas etárias.

A formação do sujeito está sujeito à traumas, à fatores psicológicos, à ganhos e à percas, à demandas e à satisfações. Tudo isso e um pouco mais faz parte da constituição e da construção da subjetividade humana. É preciso lançar um olhar sobre todos esses fatores de modo a se produzir um exercício pedagógico que possa alcançar o ser em sua integralidade. Não adianta transmitir conhecimentos à uma pessoa sem que se preocupe com a sua capacidade de reagir à eles, de acomodar-se à eles e reproduzi-los ela mesma, por si mesma e em favor do outro, da coletividade. Isso tornaria o processo educativo absurdamente vazio. Conquanto a Educação, e mesmo a Educação Cristã, possam não ser a resposta final para o dilema que se tornou a Pós-modernidade, elas podem sim criar "pontes" e colaborar

David A. Educação teológica e sua parte no cumprimento de missão. in: Via Teológica. v. 17, n. 33, jun. 2016, p. 57ss).

(5)

decisivamente para uma sociedade melhor e, por que não dizer, para uma Igreja melhor.

III. CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PARA A CONSTITUIÇÃO DO CARÁTER.

A Educação Cristã por estar alicerçada nas Sagradas Escrituras, a tem como um manual ético pelo qual o cristão procura orientar sua vida. Desse modo, um dos maiores esforços da prática educativa cristã é justamente transpor esses ensinamentos para a vida do indivíduo. Isso gera práxis, uma práxis cristã. À partir da assimilação de conteúdos oferecidos por esta modalidade de educação, o sujeito é desafiado constantemente à interagir com a realidade à sua volta exercitando o que aprendeu. Doutra maneira, este ensino perde seu sentido. Para pegar emprestado um conceito piagetiano (ainda que direcionado às crianças exclusivamente), o indivíduo não deve apenas copiar, mas se transformar, deve pensar, e não apenas reproduzir de forma mecânica. Isso se vê claramente na atividade educadora cristã que discipula.

A Educação Cristã, pensada em interação com outras disciplinas, poderá ser, sem dúvida, uma ciência muito útil, não apenas à Igreja, mas também à sociedade, já que a Igreja vive na sociedade e é, ela mesma, a sociedade. O desenvolvimento de uma espiritualidade e de um caráter sadios passam pela pedagogia cristã em diálogo com outros saberes. Isso é reconhecido por Souza e Kume (2017) quando afirmam que "uma postura interdisciplinar na interpretação da Bíblia pode ser terapêutica à igreja"6.

A Educação Cristã, tendo a Bíblia como livro-texto, contribui diretamente para a formação de uma conduta que seja ética no mundo. O tempo atual, mormente no Brasil, urge por uma ética saudável que impeça a desintegração social. Gleyds Silva Domingues (2017) é incisiva ao afirmar: "Em tempos de incertezas sobre o sentido da vida, dos relacionamentos e da moralidade a ser exercida, falar em princípios éticos pode até soar com certo tipo de romantismo saudosista, principalmente diante

6

SOUZA, José Neivaldo de. KUME, Priscila Rocha. in: SOUZA, José Neivaldo de. SOUZA, Edilson Soares de. (org.s). Teologia e ética no cuidado pastoral. Curitiba: Núcleo de Publicações Fabapar, 2017, p. 37. Souza e Kume, neste texto, discorrem sobre a tensão entre culpa e justificação em sua relação com a formação cristã, buscando contribuições na Psicanálise.

(6)

das más notícias que circulam a realidade social do Brasil"7. Responder às demandas éticas deste tempo se faz necessário com vistas a produzir um agir social justo, igualitário e harmonioso.

A construção de um caráter pautado por uma cosmovisão cristã tem uma dependência mútua da Educação Cristã. Conquanto a construção de uma cosmovisão não possa, de fato, estar limitada à um campo de conhecimento apenas, conforme bem indica Domingues (2017, p. 104), ela depende de fomento, de provocações, de estímulos para que seja assim gerada e assimilada no aprendente, no sujeito em construção. E aí está a chave para se perceber e entender a contribuição da Educação Cristão para a formação do caráter no sujeito.

CONCLUSÃO

A sociedade brasileira, inserida no contexto da pós-modernidade, não fica de fora dessa efervescência religiosa e emocional, típica da Pós-modernidade. Entender o fenômeno religioso é fundamental para a construção da identidade do ser humano. O sujeito constrói suas próprias crenças que irão redundar na concretude da vida, do cotidiano. Por isso a importância de uma cosmovisão alicerçada numa perspectiva que seja bíblica, cristã. Isso, claro, por se compreender que a perspectiva cristã será uma influência benéfica. Esse diálogo é realmente necessário, pois os elementos religiosidade, sujeito contemporâneo e identidade estão imbricados. Dissociá-los é de fato inviável no esforço para a reconfiguração social que se faz necessária. O presente texto contribui no sentido de mostrar a utilidade da Educação Cristã na formação do caráter do sujeito que se insere nesta sociedade marcada por novos desafios, que se apresenta sob novas configurações. Este tempo é caracterizado por surpresa, imprevistos, espantos. Retornar aos cânones da formação cristã continua sendo algo necessário e viável, uma vez que o ser humano necessita de marcos, referenciais, limites.

7 DOMINGUES, Gleyds Silva. in: in: SOUZA, José Neivaldo de. SOUZA, Edilson Soares de. (org.s). Teologia e ética no cuidado pastoral. Curitiba: Núcleo de Publicações Fabapar, 2017, p. 101.

(7)

REFERÊNCIAS

BAUMAN, Zigmund. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BLEDSOE, David A. Educação teológica e sua parte no cumprimento de

missão. in: Via Teológica. v. 17, n. 33, jun. 2016.

CARVALHO, César Moisés. Uma pedagogia para a Educação Cristã: noções

básicas da Ciência da Educação a pessoas não especializadas. Rio de Janeiro:

CPAD, 2015.

LOPES, Edson. Fundamentos da educação cristã. São Paulo: Mundo Cristão, 2010.

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a sexualidade. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. vol. II. Rio de Janeiro: Imago, 1969.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO: 2000.

PIAGET, Jean. Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

PIAGET, J. A epistemologia genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1971.

SOUZA, José Neivaldo de. SOUZA, Edilson Soares de. (org.s). Teologia e ética no

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho, apresentado no formato de vídeo, tem o objetivo de representar episódios de erros relacionados ao cotidiano dos profissionais da odontologia e que podem

estatuto dos factos acerca de como é ser um humano, ou um morcego, ou um marciano, parece que estes são factos que corporizam um ponto de vista particular. O ponto

Assédio ou violência moral no trabalho não é um fenômeno novo, nem localizado, tanto que é objeto de pesquisas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que já

Proteção de Dados da União Europeia (GDPR, na sigla em inglês), a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei 13.709/2018) tem como principal objetivo é garantir

Esta diferença é tão inegável, que existem, até, Constituições que dispõem taxativamente que a Constituição não poderá ser alterada de modo algum; noutras, consta que

Há uma grande expectativa entre os cientistas de que, nesta próxima década, novos resultados de observações cosmológicas, aliados aos resultados dos grandes aceleradores como o

Neste e-book você vai conferir como fazer uma boa gestão de crise, como prever e dicas para contornar crises nas redes sociais... Gestão de crise: O

Mais uma vez, o aluno usará a atenção para realizar esta atividade e por fim, poderão colorir de modo que trabalhe diretamente com a coordenação motora fina... Nesta atividade