• Nenhum resultado encontrado

APROVADO EM INFARMED

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APROVADO EM INFARMED"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Este folheto fornece informação sobre os benefícios e riscos da utilização de Triquilar. Também aconselha sobre como tomar Triquilar e quando informar o médico de

condições relacionadas com a saúde. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Neste folheto: 1.O que é Triquilar?

2.Quando não deve ser utilizado Triquilar? 3.O que precisa saber antes de utilizar Triquilar? 4.Quando deve contactar o seu médico?

5.Como utilizar Triquilar?

6.Que efeitos secundários pode ter enquanto utiliza Triquilar? 7.Mais acerca da Pílula

8.Conservação

O nome da sua pílula é

Triquilar, comprimidos revestidos por película (0,05 mg + 0,03 mg) + (0,075 mg + 0,04 mg) + (0,125 mg + 0,03 mg)

As substâncias activas são: 6 comprimidos revestidos castanhos-claros contendo 0,05 mg de levonorgestrel e 0,03 mg de etinilestradiol, 5 comprimidos revestidos brancos contendo 0,075 mg de levonorgestrel e 0,04 mg de etinilestradiol e 10 comprimidos revestidos de cor ocre contendo 0,125 mg de levonorgestrel e 0,03 mg de

etinilestradiol.

Os outros componentes são lactose monohidratada, amido de milho, povidona 25000, estearato de magnésio, sacarose, povidona 700000, macrogol 6000, glicerol 85%, dióxido de titânio, pigmento de óxido de ferro vermelho, pigmento de óxido de ferro amarelo, carbonato de cálcio, talco, cera montanglicol.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado Bayer Portugal, S.A.

Rua Quinta do Pinheiro, 5 2794-003 Carnaxide 1.O que é Triquilar? Tipo de pílula

(2)

Triquilar é um contraceptivo oral combinado ("a pílula combinada"). Cada comprimido contém uma pequena quantidade de duas hormonas femininas diferentes. Estas são levonorgestrel (um progestagénio) e etinilestradiol (um estrogénio). Devido à baixa quantidade de hormonas, Triquilar é considerado um contraceptivo oral de baixa dosagem. A embalagem blister de Triquilar contém comprimidos revestidos de 3 cores diferentes, cada uma das cores corresponde a quantidades diferentes das duas hormonas. Estes comprimidos procuram igualar o ciclo natural dando origem a 3 fases hormonais distintas, pelo que se designa como contraceptivo oral trifásico combinado. Porquê usar Triquilar?

Triquilar é utilizado para prevenir a gravidez.

Os contraceptivos orais são um método muito eficaz de controlo de natalidade. Quando tomados correctamente (sem esquecimentos), a probabilidade de ficar grávida é muito reduzida.

Embalagens e comprimidos

Triquilar apresenta-se em embalagem de 21 comprimidos revestidos por película. Os comprimidos de Triquilar são biconvexos, redondos e com 5 mm de diâmetro e estão acondicionados em blister de PVC e alumínio e em embalagem de cartão. 2.Quando não deve ser utilizado Triquilar?

Não utilize a pílula combinada se tem alguma das situações abaixo indicadas. Se alguma destas se aplicar a si, informe o seu médico antes de começar a tomar Triquilar. O seu médico pode então aconselhá-la a usar outra pílula ou um outro método contraceptivo totalmente diferente (não hormonal).

Se tem hipersensibildade (alergia) ao etinilestradiol, ao levonorgestrel ou a qualquer outro componente de Triquilar.

Se tem, ou teve uma doença que afecta a circulação sanguínea: em particular, situações relacionadas com trombose (formação dum coágulo de sangue) nas veias das pernas (trombose venosa profunda), nos pulmões (embolismo pulmonar), no coração (ataque cardíaco) ou em outras partes do corpo (ver também a secção "A Pílula e a trombose").

Se tem ou teve um acidente vascular cerebral (causado por um coágulo ou ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro).

Se tem ou teve uma situação que possa ser um primeiro sinal de ataque cardíaco (tais como angina do peito ou dor no peito) ou de um acidente vascular cerebral (tais como acidente isquémico transitório ou um pequeno acidente vascular reversível).

Se tem historial de enxaqueca acompanhada de, por ex., alterações visuais, alteração da fala ou fraqueza ou dormência em alguma parte do corpo.

Se tem diabetes mellitus com lesão dos vasos sanguíneos.

Se tem ou teve pancreatite (inflamação do pâncreas) associada a níveis elevados de substâncias gordas no sangue.

(3)

Se tem ou teve um cancro que aumentou por influência das hormonas sexuais (por ex. da mama ou dos órgãos genitais).

Se tem ou teve um cancro benigno ou maligno do fígado. Se tem hemorragia vaginal de causa desconhecida. Se está ou pensa que pode estar grávida.

Se alguma destas situações aparecer pela primeira vez enquanto estiver a tomar a pílula, pare de tomar e consulte o seu médico. Entretanto, utilize medidas

contraceptivas não hormonais. Veja também "Notas gerais" na secção seguinte. 3.O que precisa saber antes de utilizar Triquilar?

Notas gerais

Neste folheto informativo, estão descritas várias situações em que deve parar de tomar a pílula, ou em que a eficácia da pílula está diminuída. Nessas situações não deve ter relações sexuais ou deve tomar precauções contraceptivas não hormonais adicionais, como por exemplo usar um preservativo ou outro método de barreira. Não utilize os métodos de ritmo ou de temperatura. Estes métodos podem ser falíveis porque a pílula altera as mudanças normais de temperatura e do muco cervical que ocorrem durante o ciclo menstrual.

Triquilar, tal como todas as pílulas contraceptivas, não protege contra a infecção pelo HIV (SIDA) ou qualquer outra doença sexualmente transmissível.

Antes de começar a tomar Triquilar

Se a pílula for tomada na presença de alguma das situações abaixo indicadas pode necessitar de vigilância médica. O seu médico pode explicar-lhe melhor. Assim, se alguma destas situações se aplicar ao seu caso, informe o seu médico antes de iniciar Triquilar.

se fuma.

se tem diabetes.

se tem excesso de peso. se tem tensão arterial elevada.

se tem alteração das válvulas cardíacas ou alteração do ritmo cardíaco. se tem inflamação das veias (flebite superficial).

se tem veias varicosas.

se tem ou se algum dos seus parentes próximos tem ou teve uma trombose, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

se sofre de enxaquecas. se tem epilepsia.

se tem ou se algum dos seus parentes próximos tem ou teve valores elevados de colesterol ou triglicéridos (substâncias gordas).

se algum dos seus parentes próximos teve cancro da mama. se tem doença do fígado ou da vesícula biliar.

(4)

se tem lúpus eritematoso sistémico (LES; uma doença que afecta a pele de todo o corpo).

se tem síndrome urémico hemolítico (SUH; uma alteração da coagulação sanguínea que causa falência dos rins).

se tem anemia das células falciformes.

se tem alguma situação que tenha ocorrido pela primeira vez ou piorado durante a gravidez ou com uma utilização anterior de hormonas sexuais (por ex. perda de audição, uma doença metabólica designada porfiria, uma doença de pele designada herpes gestacional, uma doença neurológica designada Coreia de Sydenham). se tem ou teve cloasma (manchas de pigmentação amarelo-acastanhadas na pele, particularmente no rosto); se assim for, deve evitar a exposição excessiva ao sol e/ou à radiação ultravioleta.

Se alguma destas situações lhe aparecer pela primeira vez, reaparecer ou piorar enquanto toma a pílula, deve contactar o seu médico.

Triquilar comprimidos revestidos contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este

medicamento.

A pílula e a trombose

Trombose é a formação de um coágulo que pode bloquear um vaso sanguíneo. A trombose pode ocorrer nas veias profundas das pernas (trombose venosa

profunda). Se o coágulo sanguíneo se libertar das veias onde é formado pode atingir e bloquear as artérias dos pulmões, causando o "embolismo pulmonar". A trombose venosa profunda raramente ocorre. O risco de tromboembolismo venoso é maior durante o primeiro ano de utilização de um contraceptivo oral combinado.

O tromboembolismo venoso pode desenvolver-se quer esteja ou não a tomar a pílula. Pode também ocorrer durante a gravidez. O risco é maior em mulheres que usam a pílula comparativamente às que não usam, mas o risco não é tão elevado como durante a gravidez.

Muito raramente, os coágulos sanguíneos também podem ocorrer nos vasos sanguíneos do coração (provocando ataque cardíaco) ou do cérebro (causando acidente vascular cerebral). Extremamente raros, os coágulos podem surgir no fígado, intestino, rim ou olho.

Ocasionalmente, a trombose pode provocar incapacidade séria permanente ou ser mesmo fatal.

O risco de sofrer ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral aumenta com a idade. Também aumenta se for fumadora. Quando toma a pílula deve deixar de fumar, especialmente se tem mais de 35 anos de idade.

Se desenvolver uma tensão arterial elevada enquanto usa a pílula, o seu médico aconselhá-la-á a suspender a administração.

(5)

O risco de sofrer uma trombose venosa profunda está temporariamente aumentado no caso de uma operação ou imobilização (por ex. quando tem uma ou as duas pernas engessadas ou com uma tala). Em mulheres que tomam a pílula o risco pode ser ainda maior. Informe o seu médico que está a tomar a pílula com bastante

antecedência em relação a uma hospitalização ou cirurgia prevista. O seu médico pode aconselhá-la a parar de tomar a pílula várias semanas antes da cirurgia ou no momento da imobilização. O seu médico dir-lhe-á também quando poderá recomeçar a tomar a pílula após ter recuperado.

Se notar possíveis sinais de trombose, pare de tomar a pílula e consulte o seu médico imediatamente (veja também a secção "Quando deve contactar o seu médico?"). A pílula e o cancro

O cancro da mama tem sido diagnosticado com uma frequência ligeiramente maior em mulheres da mesma idade que usam a pílula em relação às que não usam. Este ligeiro aumento do diagnóstico do cancro da mama desaparece gradualmente durante os 10 anos após deixar de tomar a pílula. Não se sabe se a diferença é provocada pela pílula. Pode ser pelo facto das mulheres serem examinadas mais

frequentemente, de forma que o cancro da mama é detectado mais cedo.

Foram descritos casos raros de tumores benignos do fígado e ainda mais raros casos de tumores malignos do fígado entre as utilizadoras da pílula. Estes tumores podem conduzir a hemorragia interna. Contacte o seu médico imediatamente se tiver dor intensa no abdómen.

O factor de risco mais importante para o cancro do colo do útero é a infecção persistente por papiloma vírus humano. Alguns estudos indicam que a utilização prolongada da pílula pode contribuir para o aumento deste risco, mas ainda existe alguma controvérsia quanto à extensão da contribuição para o risco de outros factores, como o rastreio de cancro do colo do útero e o comportamento sexual incluindo a utilização de contracepção de barreira.

A pílula e a gravidez

Triquilar não deve ser usado por mulheres grávidas ou que pensem poder estar grávidas. Se suspeita que está grávida enquanto utiliza Triquilar, deve consultar o seu médico logo que possível.

A pílula e a amamentação

Triquilar não é geralmente aconselhado durante a amamentação. Se desejar tomar a pílula enquanto está a amamentar, por favor procure o conselho do seu médico. A pílula e a capacidade de conduzir

(6)

A pílula e outros medicamentos

Alguns medicamentos podem impedir a pílula de ser eficaz. Estes incluem

medicamentos utilizados para o tratamento da epilepsia (por ex. primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato); tuberculose (por ex. rifampicina, rifabutina) e infecção por HIV (por ex. ritonavir); antibióticos para outras doenças infecciosas (por ex. penicilinas, tetraciclinas, griseofluvina); e produtos naturais como a Erva de São João ou hipericão (utilizada no tratamento de estados de depressão). A pílula pode também interferir com a acção de outros medicamentos. Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado

recentemente outros medicamentos ou produtos naturais, incluindo medicamentos sem receita médica. Informe também o seu médico ou dentista que lhe receitem outros medicamentos (ou o farmacêutico) que utiliza Triquilar. Pode ser informada de que deve tomar medidas contraceptivas adicionais e por quanto tempo.

4.Quando deve contactar o seu médico? Check-ups regulares

Quando utiliza a pílula, o seu médico deve informá-la de que deve fazer exames regularmente.

Contacte o seu médico logo que possível se:

Notar alguma alteração na sua saúde, especialmente se envolver alguma das situações referidas neste folheto (veja também "Quando não deve ser utilizado Triquilar?" e "O que precisa saber antes de utilizar Triquilar?"; não se esqueça das situações relacionadas com os seus parentes mais próximos);

Sentir um inchaço (caroço) no peito;

Está a utilizar outros medicamentos (veja também "A Pílula e os outros medicamentos");

Está imobilizada ou se vai ser operada (consulte o seu médico pelo menos 4 semanas antes);

Tem hemorragia vaginal pouco comum e intensa;

Esqueceu de tomar algum comprimido durante a primeira semana e teve relações nos 7 dias anteriores;

Tem diarreia grave;

Não tiver menstruação duas vezes seguidas ou suspeitar que pode estar grávida (não inicie uma nova embalagem antes de falar com o seu médico).

Pare de tomar os comprimidos e consulte imediatamente o seu médico se notar sinais de trombose, enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral:

Tosse pouco usual;

Dor forte no peito que pode atingir o braço esquerdo; Falta de ar;

Dor de cabeça ou enxaqueca forte, pouco usual ou prolongada; Perda parcial ou completa da visão ou visão dupla;

Dificuldade ou atraso na fala;

Alteração da audição, do cheiro ou sabor; Tonturas e/ou desmaios;

Fraqueza ou dormência em alguma parte do corpo; Dor forte no abdómen;

(7)

Dor forte ou inchaço numa das pernas.

Estas situações e sintomas são descritos e explicados com mais detalhe neste folheto. 5.Como utilizar Triquilar?

Quando e como deve tomar os comprimidos?

A embalagem de Triquilar tem 21 comprimidos revestidos. A toma do comprimido é sempre iniciada a partir da zona marcada com a palavra "Começo" e continua no sentido das setas, tomando um comprimido por dia.

Deverá marcar em "Tomei a minha primeira grajeia" o dia da semana em que começa a toma dos comprimidos, de modo a não esquecer esse dia.

Tome o seu comprimido diariamente, sempre à mesma hora, com um pouco de água. Siga a direcção das setas até ter tomado os 21 comprimidos. Nos 7 dias seguintes não tome comprimidos. O período deve começar durante esses 7 dias (hemorragia de privação). Normalmente começará no 2º-3º dia após a toma do último comprimido de Triquilar. Comece uma nova embalagem no 8.º dia mesmo se o seu período continuar. Isto significa que vai sempre iniciar uma embalagem nova no mesmo dia da semana, e também que terá a sua hemorragia de privação aproximadamente nos mesmos dias, cada mês.

Iniciar Triquilar pela primeira vez

Quando não foi usado qualquer contraceptivo hormonal no mês anterior

Comece a tomar Triquilar no primeiro dia do seu ciclo, isto é, no primeiro dia da menstruação. Tome o comprimido marcado com "Começo" e depois vá seguindo o sentido das setas. Triquilar protege contra a gravidez desde o início, pelo que não são necessárias outras medidas contraceptivas.

Pode também começar no 2-5º dia do ciclo, mas nestes casos utilize um método contraceptivo adicional (método de barreira) durante os primeiros 7 dias de toma dos comprimidos durante o primeiro ciclo.

Quando muda de outra pílula combinada

Pode começar a tomar Triquilar no dia seguinte a ter tomado o último comprimido da sua pílula anterior (o que significa que não há intervalo de 7 dias). Se a sua pílula anterior também contém comprimidos não activos, deve iniciar Triquilar no dia

seguinte a ter tomado o último comprimido activo (se não tiver a certeza, pergunte ao seu médico ou farmacêutico). Pode iniciar a toma mais tarde, mas nunca depois do último dia do intervalo de 7 dias sem tomar comprimidos (ou depois do último comprimido não activo da sua pílula anterior). Se seguir estas instruções, não são necessárias medidas contraceptivas adicionais.

(8)

Pode parar de tomar a mini-pílula em qualquer dia e começar a tomar Triquilar no dia seguinte, à mesma hora. Utilize um método contraceptivo adicional (método de barreira) se tiver relações sexuais nos primeiros 7 dias em que toma Triquilar. Quando muda de um injectável, um implante ou um sistema intra-uterino (SIU) com progestagénio

Comece a tomar Triquilar no dia da injecção ou no dia em que o implante ou sistema intra-uterino é removido. Utilize sempre um método contraceptivo adicional (método de barreira) durante os primeiros 7 dias em que toma os comprimidos, se tiver relações sexuais.

Após um parto

Se teve um bebé, o seu médico poderá aconselhá-la a esperar até depois do seu primeiro período normal para começar a tomar Triquilar. Algumas vezes é possível começar mais cedo, mas o seu médico poderá aconselhá-la. Se está a amamentar e pretende tomar Triquilar, deve consultar o seu médico.

Após um aborto

Peça conselho ao seu médico.

Se tomou mais comprimidos de Triquilar do que devia (sobredosagem) Não foram reportados efeitos indesejáveis graves por ingestão excessiva de

comprimidos de Triquilar de uma só vez. Se tomou vários comprimidos de uma só vez, pode sentir náuseas, vómitos ou hemorragia vaginal. Se se aperceber que uma

criança tem tomado Triquilar, consulte o seu médico. Quando quer parar de tomar Triquilar

Pode suspender Triquilar em qualquer altura que deseje. Se parar de tomar Triquilar porque quer engravidar, é geralmente recomendado que espere até ter tido um período natural antes de tentar engravidar. Desta forma é mais fácil identificar que a ausência de menstruação se deve ao facto de estar grávida.

Se não pretende engravidar, consulte o seu médico acerca de outros métodos contraceptivos.

O QUE FAZER SE... ...esqueceu comprimidos

Se estiver menos de 12 horas atrasada na toma do comprimido, a fiabilidade da pílula é a mesma. Tome o comprimido logo que se lembre e tome os comprimidos seguintes à hora habitual.

(9)

Se estiver mais de 12 horas atrasada na toma de qualquer comprimido, a fiabilidade da pílula pode estar reduzida. Quantos mais comprimidos seguidos tiver esquecido, mais elevado é o risco da eficácia contraceptiva estar diminuída. Existe um risco particularmente elevado em engravidar se esquecer de tomar os comprimidos do início ou do fim da embalagem. Assim deverá seguir as regras abaixo descritas (veja

também o diagrama seguinte).

Mais de 1 comprimido esquecido numa embalagem Peça conselho ao seu médico.

1 comprimido esquecido na semana 1

Tome o comprimido esquecido logo que se lembre (mesmo que isto signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo) e tome os comprimidos seguintes à hora habitual. Tome precauções contraceptivas adicionais (método de barreira) durante os 7 dias seguintes.

Se teve relações sexuais na semana anterior e tiver esquecido o comprimido, há possibilidade de engravidar. Por isso informe imediatamente o seu médico. 1 comprimido esquecido na semana 2

Tome o comprimido esquecido logo que se lembre (mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo) e tome os comprimidos seguintes à hora habitual. A fiabilidade da pílula é mantida. Não necessita de tomar precauções contraceptivas adicionais.

1 comprimido esquecido na semana 3

Pode escolher uma das seguintes opções, sem necessidade de precauções contraceptivas adicionais:

1. Tome o comprimido esquecido logo que se lembre (mesmo que isto signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo) e tome os comprimidos seguintes à hora habitual. Comece a embalagem seguinte logo que a embalagem actual terminar de modo a que não haja intervalo entre as embalagens. Pode não ter menstruação até ao final da segunda embalagem e ter hemorragias irregulares durante os dias em que toma os comprimidos.

Ou

2. Pare de tomar os comprimidos da embalagem actual, faça um intervalo de 7 dias ou menos sem tomar comprimidos (conte também o dia em que esqueceu o comprimido) e continue com a embalagem seguinte. Se seguir este método, pode sempre começar a embalagem seguinte no dia da semana em que habitualmente o faz.

Se se esqueceu de comprimidos numa embalagem e não teve menstruação no período livre seguinte, pode estar grávida. Consulte o seu médico antes de iniciar a embalagem seguinte.

Apenas 1 comprimido (mais de 12 h de atraso) Semana 2

(10)

Semana 3 Semana 1

Pergunte ao seu médico

Teve relações sexuais na semana anterior ao dia esquecido

Tome o comprimido esquecido

Tome precauções contraceptivas adicionais durante 7 dias

Acabe a embalagem sim

Mais de 1 comprimido esquecido

Tome o comprimido esquecido

Acabe a embalagem não

Ou

Tome o comprimido esquecido

Acabe a embalagem

Continue com a embalagem seguinte

Pare a embalagem actual

Faça um intervalo sem tomar comprimidos (não mais de 7 dias incluindo os comprimidos esquecidos)

Continue com a embalagem seguinte O QUE FAZER SE...

(11)

Se vomitar ou tiver diarreia grave, os componentes activos do comprimido de Triquilar podem não ter sido completamente absorvidos. Se vomitar nas 3 a 4 horas após tomar o comprimido, é como se esquecesse de tomar um comprimido. Assim, siga os

conselhos dados para o esquecimento de comprimidos. Se tiver diarreia grave, consulte o seu médico.

…quiser atrasar a sua menstruação

Pode atrasar a sua menstruação se começar a seguinte embalagem de Triquilar imediatamente após ter terminado a embalagem actual. Pode continuar esta embalagem por quanto tempo desejar, até a acabar. Quando quiser ter a sua menstruação, pare de tomar comprimidos. Enquanto estiver a tomar a segunda

embalagem pode ter hemorragias irregulares. Comece a embalagem seguinte após os habituais 7 dias de intervalo.

…quiser alterar o dia de início da sua menstruação

Se tomar os comprimidos como explicado terá a sua menstruação aproximadamente no mesmo dia de 4 em 4 semanas. Se quiser alterar o dia, limite-se a encurtar (nunca prolongar) o intervalo seguinte entre embalagens. Por exemplo, se a sua menstruação começa habitualmente na sexta-feira e no futuro deseja que comece na terça-feira (3 dias mais cedo) deve começar a embalagem seguinte 3 dias mais cedo que o habitual. Se tornar o intervalo entre embalagens muito curto (por exemplo, 3 dias ou menos), pode não ter menstruação durante o intervalo. Pode ter hemorragias irregulares durante o uso da embalagem seguinte.

…tem hemorragias inesperadas

Com todas as pílulas, durante os primeiros meses, pode ter hemorragia entre as menstruações (hemorragias irregulares). Pode necessitar de utilizar pensos ou tampões, mas continue a tomar os seus comprimidos como habitualmente. As hemorragias irregulares geralmente param quando o seu corpo se adaptou à pílula (geralmente após 3 ciclos a tomar comprimidos). Se continuarem, se forem mais intensas ou recomeçarem, informe o seu médico.

…falhou uma menstruação

Se tomou todos os comprimidos na altura certa, não vomitou, não teve diarreia, nem tomou outros medicamentos, é improvável que esteja grávida. Continue a tomar Triquilar como habitualmente.

Se lhe faltar a menstruação duas vezes seguidas, pode estar grávida. Informe o seu médico imediatamente. Não comece a embalagem seguinte de Triquilar até o seu médico se certificar que não está grávida.

6.Que efeitos secundários pode ter enquanto utiliza Triquilar?

Como os demais medicamentos, Triquilar pode ter efeitos secundários.

Informe o seu médico se notar alguns efeitos indesejáveis, especialmente se forem graves ou persistentes, ou se houver alteração no seu estado de saúde que pense poder ser causada pela pílula.

(12)

Reacções graves associadas ao uso da pílula, bem como os sintomas associados, encontram-se descritos nas seguintes secções: "A Pílula e a trombose/A Pílula e o cancro". Por favor leia estas secções para informação adicional e consulte o seu médico imediatamente, quando tiver dúvidas.

Outros efeitos secundários possíveis

Os seguintes efeitos secundários têm sido descritos para utilizadoras da pílula, apesar de não serem necessariamente causados pela pílula. Estes efeitos secundários podem ocorrer nos primeiros meses que toma a pílula e geralmente diminuem com o tempo.

(13)

Classes de sistemas de orgãos Efeitos indesejáveis frequentes (= 1/100) Efeitos indesejáveis pouco frequentes (= 1/1000 e < 1/100) Efeitos indesejáveis raros (= 1/100)

Afecções oculares Intolerância às lentes

de contacto Doenças gastrointestinais Náuseas, dor abdominal Vómitos, diarreia Doenças do sistema imunitário Hipersensibilidade Exames complementares de diagnóstico

Aumento de peso Diminuição do peso

Doenças do metabolismo e da nutrição Retenção de líquidos Doenças do sistema nervoso

Dor de cabeça Enxaqueca Perturbações do

foro psiquiátrico

Depressão de humor, alteração de humor

Diminuição da libido Aumento da libido Doenças do

sistema reprodutor e da mama

Dor na mama, tensão mamária

Hipertrofia da mama Corrimento vaginal, corrimento mamário Afecções dos

tecidos cutâneos e subcutâneos

Rash, urticária Eritema nodoso,

eritema multiforme

Caso detecte efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

7.Mais acerca da Pílula

A pílula combinada pode também ter benefícios não contraceptivos.

A sua menstruação pode ser mais ligeira e curta. Como resultado, o risco de anemia pode ser menor. As suas dores menstruais podem-se tornar menos fortes ou podem desaparecer completamente.

Além disso, algumas perturbações graves têm sido relatadas como menos frequentes em utilizadoras de pílulas contendo 50 microgramas de etinilestradiol ("pílulas de elevada dosagem"). É o caso de doenças benignas da mama, quistos dos ovários, infecções pélvicas (doenças inflamatórias pélvicas ou DIP), gravidez ectópica

(gravidez na qual o embrião se implanta fora do útero) e cancro do endométrio (interior do útero) e dos ovários. Isto pode também aplicar-se a pílulas de baixa dosagem mas ainda não foi confirmado.

(14)

Manter fora da vista e do alcance das crianças. Não conservar acima de 25ºC.

Não utilize Triquilar após expirar o prazo de validade indicado na embalagem. Data da revisão do texto:

Referências

Documentos relacionados

Nas Figuras 14 e 15 é apresentada a variação do deslocamento lateral do pilar preenchido em diversos pontos distribuídos ao longo de sua altura, para diversos estágios de

Para as empresas não cadastradas ou com cadastros venci- dos, recomenda-se que encaminhem a documentação para ca- dastro até cinco dias úteis antes da data de abertura da licita-

RNP: Após duas vitórias consecutivas (São Tomé e Cidade Gaúcha), Celso Ricardo Pereira não conseguiu defender o Cinturão com sucesso na edição realizada em Rondon e

Os controles devem ser instalados no piso de operação da filtração para evitar que o operador precise de deslocar para chegar aos acionamentos para suprimento de bagacilho,

Para além de se devemos considerar tal abordagem como construtivismo radical, ou talvez, ao invés disso, tratá-lo como uma abordagem para a descrição de “sociedades de cultura

A prova inclui 16 itens, devidamente identificados no enunciado, cujas respostas contribuem obrigatoriamente para a classificação final.. Dos restantes 8 itens da

Cuando su instalación es correcta, permiten conseguir un circuito de mando de categoria 3 según la norma EN 954 (2 contactos «O» utilizados en redundancia) o un circuito de mando

Gli apparecchi sono stati progettati in base alle norme in vigore: EN/IEC 60204, EN/ISO 14119, EN/ISO 13849-1 allo scopo di garantire la sicurezza degli operatori delle macchine