• Nenhum resultado encontrado

Vítor Quinta Set. 2009; revisto Maio 2013 Na Parte 11 iremos abordar: 6. Os 7 selos, as 7 trombetas, as 7 taças e os 3 ais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vítor Quinta Set. 2009; revisto Maio 2013 Na Parte 11 iremos abordar: 6. Os 7 selos, as 7 trombetas, as 7 taças e os 3 ais"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 1

Vítor Quinta Set. 2009; revisto Maio 2013 Na Parte 11 iremos abordar:

6. Os 7 selos, as 7 trombetas, as 7 taças e os “3 ais”

“…e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações” Daniel 9:26c

(2)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 2

6.

Os 7 selos, as 7 trombetas, as 7 taças e os “3 ais”

No capítulo anterior falámos do rompimento dos primeiros 4 selos proféticos do rolo que só O Cordeiro de YHWH (Adonai Yeshua) era digno de abrir, tendo com a abertura de cada um deles surgido um cavaleiro/cavalo de cor diferente, em condições que nos vêm narradas em Apocalipse 6:1-8, condições essas que apontam para claros castigos sobre toda a humanidade rebelde que despreza a Palavra do Eterno e vive em desobediência à Sua Vontade (a Sua Lei/Torá), seja ele judeu, grego ou de qualquer outra nacionalidade, pois YHWH não faz distinção de pessoas, mas busca em todos os povos aqueles que O querem amar e servir em fé e obediência e que aceitam a Sua Salvação Yeshua.

Romanos 2:5-11 – “Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade [transgressão da Lei/Torá]; tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; porque, para com Deus, não há acepção de pessoas”.

Por isto mesmo, a visão dos salvos dada ao apóstolo João em Apocalipse foi a de uma grande multidão que trajavam vestidos brancos, a qual nenhum homem podia contar, e que era constituída por pessoas de todas as tribos, povos, nações e línguas que lavaram os seus vestido no sangue do Cordeiro. Este é o povo remido ao longo de muitos séculos e que viveu antes e depois da primeira vinda de Yeshua.

Todos os estudiosos da Palavra de YHWH reconhecem que os “selos”, “trombetas”, “taças” e “ais” representam avisos, mas que, ao mesmo tempo, apontam também para castigos severos que sobrevirão a uma humanidade que não quer ouvir e viver pelos conselhos de YHWH (a Sua Lei/Torá) para se salvar, não aceitando assim o sacrifício do Cordeiro Yeshua, razão pela qual sofrerão os castigos que serão derramados na sequência da acção desenvolvida pelos 4 cavaleiros do Apocalipse que já antes apontámos…numa sequência rápida para os últimos dias, a que se seguirão os toques dos 7 anjos com as 7 trombetas de Deus e o derramamento das 7 taças da ira do Eterno sobre os ímpios...e os “ais” finais.

Esta é uma questão que suscita unanimidade de entendimento entre os que estudam a Palavra de YHWH, pois são castigos que estão reservados para os “dias do fim”, período em que ocorrerá grande mortandade em toda a Terra e todo o sistema de governo humano entrará em colapso, uma vez que Satanás irá induzir o homem para a sua própria destruição, quer pelo uso de armas de destruição maciça criadas pelo próprio homem, quer pelos castigos que virão do Alto e Sublime.

(3)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 3

Lembremos que os tremendos conflitos finais (como o da Batalha de Armagedão de que nos ocuparemos no capítulo seguinte) serão de completo caos e destruição generalizada. Os homens construíram arsenais atómicos e outros para os usar nestes dias de completa loucura humana/diabólica.

Perante os terríveis cenários que as profecias do Eterno nos traçam para os últimos dias, só nos resta uma solução: procurar chamar rapidamente mais algumas almas ao arrependimento, trabalhando enquanto é tempo (enquanto é dia), porque noite terrível se aproxima em que já não poderemos trabalhar – João 9:4. Nestes dias vindouros só a protecção do Elohim de Israel, O Todo-Poderoso YHWH, nos poderá valer, lembrando o que O Eterno nos deixou como promessa em:

Malaquias 3:16-18; 4:1-3 – “Então aqueles que temeram a YHWH falaram frequentemente um ao outro; e YHWH atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram a YHWH, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus, diz YHWH dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve… Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz YHWH dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz YHWH dos Exércitos”.

Só o facto do rolo selado com sete selos estar escrito dos dois lados e ter sido entregue pelo Pai ao Filho para que Este o abrisse (só O Cordeiro de YHWH, A raiz de David, O Leão da Tribo de Judá foi achado digno de romper os selos), atesta a santidade e certeza de cumprimento de tudo o que está escrito no rolo, pois a Sua Palavra não falha nem volta para trás vazia. Mais, ao estar escrito dos dois lados, nada mais poderia ser acrescentado ao que fora escrito pelo Eterno. Este rolo apresenta ainda outra particularidade: ao estar selado com 7 selos que seriam abertos um a um, e em que os acontecimentos neles descritos se produziriam em sucessão, significa que cada selo seria aberto na sua devida ordem, um de cada vez e, ao abrir cada um deles, só os acontecimentos nele narrados se iriam produzir. Assim, ao abrir cada novo selo, os acontecimentos e impacto que se haviam produzido na abertura dos anteriores selos iriam permanecer. Ou seja, o seu efeito é cumulativo.

Sim, “O Braço de YHWH” (Yeshua, O Rei vindouro, cf: Isaías 53:1; João 12:38) castigará os ímpios:

Isaías 30:30 – “YHWH fará ouvir a sua voz majestosa e fará ver o abaixamento do seu braço [Yeshua, O Rei vindouro], com indignação de ira, e labareda de fogo consumidor, raios e dilúvio e pedras de saraiva”.

(4)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 4

Isaías 66:15-16 – “Porque, eis que YHWH virá com fogo; e os seus carros como um torvelinho; para tornar a sua ira em furor, e a sua repreensão em chamas de fogo. Porque com fogo e com a sua espada entrará YHWH em juízo com toda a carne; e os mortos de YHWH serão multiplicados”.

Os acontecimentos descritos em Apocalipse 6 estão igualmente ligados ao que O Filho Yeshua havia anunciado para os dias do fim em Mateus 24, pelo que muitos dos acontecimentos ali antecipados devem ser estudados em paralelo, retendo que os acontecimentos dos primeiros 4 selos (os dos 4 cavaleiros/cavalos) estão ligados aos que Yeshua apontou como sendo ainda “o princípio das dores”…imagine-se então o que virá depois!

Não esquecer que em termos proféticos, a figura do cavalo está associada a guerra, perturbação, força militar, violência e destruição. Um exemplo entre vários: Job 39:19-25. Sim, estas figuras proféticas virão espalhar o caos, a guerra, a fome extrema, a morte e a pestilência tal como está profetizado. Sim, todos eles são igualmente sinónimo do julgamento de YHWH sobre uma humanidade pervertida e ímpia. Já imaginaram o que será quando biliões de seres humanos forem destruídos, conforme nos é apontado em Apocalipse 6:8, no tempo em que o cavaleiro que monta o cavalo amarelo estiver a exercer a sua acção? É inimaginável. E isto sucederá antes que o quinto selo seja rompido. Os que tiverem sido assinalados com o sinal da besta serão grandemente castigados.

Não devemos esquecer também as profecias de Zacarias para os dias do fim (em particular o capítulo 14), que nos apontam tempos de destruição extrema e, conforme se entende pelo poder destruidor das armas que os homens criaram após a 2ª Guerra Mundial, aniquilação de grandes massas de população devido ao uso dessas mesmas armas (atómicas, bombas de neutrões e outras, como as armas químicas e as bacteriológicas…e possivelmente outras que o mundo ainda não conhece).

Quem não temerá estes dias? Só aqueles cujo coração/mente suspira pela justiça do Eterno e que esperam, com paciência, a salvação vinda do Alto e Sublime. Sim, porque estes vivem pela fé e pela esperança da sua redenção em Yeshua, O Rei vindouro, que trará castigo para muitos e salvação para o remanescente de Israel…os que estão com Ele e Nele esperam.

Romanos 2:5-10 – “Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade [os desobedientes; os transgressores da Lei/Torá]; tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem [todo o que é obediente à Lei/Torá e vive por ela]; primeiramente ao judeu e também ao grego”.

(5)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 5

Ao avaliar o juízo do Eterno sobre uma humanidade injusta, Paulo pergunta: “Será Deus injusto?” – Romanos 3:5-6, 8. Claro que não é. YHWH tem sido extremamente paciente, longânimo e misericordioso para com o ser humano. Assim o homem (qualquer ser humano) se queira arrepender do seu mau caminho e voltar para Ele. Havendo arrependimento, Ele aceita o homem de volta e o trata como filho. Ele amou a humanidade ao ponto de entregar O Seu Filho Unigénito (Yeshua) para possibilitar o resgate do ser humano. Mas, poucos aceitam essa oferta graciosa.

Salmo 96:13 – “Ante a face de YHWH, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade [a Sua Lei/Torá; Yeshua a Torá viva]”.

Actos 17:31 – “Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há-de julgar o mundo, por meio do homem [Yeshua, O Rei vindouro] que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Estes castigos terão um impacto à escala mundial, pois a desobediência está espalhada por todo o mundo e há muito que nos é ensinado que o salário do pecado é a morte. Esse salário será pago pelo Altíssimo. Assim, o mundo agonizante de hoje dará lugar a um mundo de destruição em tão alto grau, que se O Rei Yeshua não viesse interromper a completa loucura e mortandade que se vai instalar, nenhuma carne se salvaria. Ele fá-lo-á por amor dos escolhidos, como a Palavra nos ensina.

Jeremias 25:31-32 – “Chegará o estrondo até à extremidade da terra, porque YHWH tem contenda com as nações, entrará em juízo com toda a carne; os ímpios entregará à espada, diz YHWH. Assim diz YHWH dos Exércitos: Eis que o mal passa de nação para nação, e grande tormenta se levantará dos confins da terra”.

Como se costuma dizer entre o povo: “a mostarda já subiu ao nariz” do Eterno. Ele deu um tempo ao homem (6.000 anos equiparados aos 6 dias da Criação). O tempo chegou ao fim, esgotou-se o tempo e a paciência do Eterno. É tempo de ajuste de contas, e estas terão de ficar saldadas, com custos elevadíssimos para toda a rebeldia. Muito tempo foi tolerada a maldade sobre a Terra.

Apocalipse 16:5-7 – “E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas. Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores. E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”.

Já quanto ao tempo em que esses castigos cairão sobre a humanidade, encontramos algumas divergências entre os estudiosos da Bíblia, pois uns apontam que estes castigos foram sendo derramados ao longo de um tempo histórico passado (cerca de 2000 anos).

(6)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 6

Esta é uma visão histórica e progressiva no cumprimento destes sinais no passado (o surgimento do “papado”, a Reforma protestante, a Revolução Francesa, as duas Guerras Mundiais, etc.) e assim seria até que O Cristo venha1.

Outros, porém, apontam que esses castigos estarão concentrados nos últimos 7 anos, e em particular, durante a segunda metade dos últimos 7 anos (durante o tempo da tribulação de Jacob) antes da vinda de Yeshua como Rei eterno, dando assim uma interpretação futurista que nos parece mais consentânea com os ensinamentos bíblicos, e com o tempo da grande tribulação do fim. Outros há que pensam que os castigos serão derramados depois da vinda do Cristo, no tempo da ira do Cordeiro. De uma coisa também não existe qualquer dúvida: é que O Cristo apontou que estes castigos viriam no tempo do fim de todas as coisas, mas esse tempo do fim já era assim reclamado pelos Seus apóstolos (1.Pedro 4:7).

Na realidade, cremos que a abertura dos selos e o toque das 7 trombetas com o consequente derramamento das taças da ira de Deus virão a ocorrer nos próximos anos, no decurso da segunda metade da 70ª semana de anos da profecia de Daniel, que corresponde aos 3,5 anos que antecederão a segunda vinda de Yeshua, O Cristo, os dias que estamos a viver actualmente, havendo ainda um período de 1 ano após a Sua vinda (o chamado “Dia do Senhor” – 1 dia igual a 1 ano) no qual Ele derramará a Sua ira – a ira do Cordeiro, sobre todos os ímpios que restarem, pois tais pessoas não são dignas de entrar no reino milenar de Yeshua e dos Seus remidos.

Cada um dos quatro cavaleiros que nos são apontados em Apocalipse 6 exercerá a sua acção antes da vinda gloriosa de Yeshua como Rei, pois será com a abertura dos primeiros quatro selos que serão libertadas estas forças apocalípticas (os 4 cavaleiros) – Apocalipse 6:1-8.

Cremos então que, no seu conjunto, a abertura dos sete selos está profetizada para ocorrer nos dias finais antes da vinda de Yeshua como Rei eterno. Levítico 26 fala-nos de um castigo final de sete anos sobre o povo de Israel (Tribulação de Jacob), o que, como sabemos, tem vindo a acontecer através de constantes ataques terroristas, por exemplo.

1

A favor deste entendimento temos o aumento da maldade no mundo desde que estas profecias foram dadas ao tempo de Yeshua e dos Seus apóstolos. Sem dúvida que a progressão da maldade tem vindo a aumentar até aos tempos presentes e poderão, segundo esse entendimento, corresponder à abertura destes selos e ao soar destas trombetas neste período de 2000 anos. Porém, esta interpretação feita principalmente por Guilherme Miller levou a que este falso profeta viesse a anunciar a vinda do Cristo para várias datas, entre elas a de 22.Outubro.1944, o que não aconteceu. Desde então, somente a Igreja Adventista e as Testemunhas de Jeová se referem a esta interpretação na sua literatura. Porém, como sabemos, podemos verificar o cumprimento de uma profecia em mais do que uma ocasião – a dualidade de muitas profecias. O cumprimento destas profecias nos “dias do fim” deve ser entendido à luz do que é dito em Daniel 12:9-12.

(7)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 7

Um “tempo” representa profeticamente “um ano”, conforme podemos entender das passagens que estão em Apocalipse 12:6 e 12:14 onde 1260 dias correspondem a 3,5 anos (42 meses), sendo que cada “tempo” iguala 360 dias, o cumprimento de um “ano” profético, segundo o antigo cálculo profético. É nosso entendimento que já entrámos nessa contagem final de tempo e de grandes castigos sobre a humanidade.

Daniel 8:19 – “E disse: Eis que te farei saber o que há-de acontecer no último tempo da ira; pois isso pertence ao tempo determinado do fim”.

Assim, entendemos que os sete selos de Apocalipse serão abertos em rápida sucessão nos últimos anos antes da vinda do Rei Yeshua, e que tais acontecimentos nem deixarão ao homem tempo para respirar ou se recompor de um desastre antes que outro lhe caia em cima (Jeremias 4:20), podendo haver mesmo a sobreposição de alguns destes acontecimentos no tempo.

Habacuque 2:3 – “Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará”.

É caso para repetirmos aqui a passagem que se encontra em:

Marcos 1:15 – “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho”.

Será que o homem de hoje entende estas coisas, tão preso que está às coisas desta vida, e em que “o deus deste mundo” lhe cegou o entendimento? Não, o homem continua a caminhar na ignorância. Por isso mesmo não tem condições para reconhecer os sinais (os alertas de YHWH) do tempo em que vive.

Segundo o profeta Jeremias os castigos e destruições serão sucessivos. Nas suas palavras, o som da trombeta está ligado ao alarido de guerra:

Jeremias 4:19-20 – “Ah, entranhas minhas, entranhas minhas! Estou com dores no meu coração! O meu coração se agita em mim. Não posso me calar; porque tu, ó minha alma, ouviste o som da trombeta e o alarido da guerra. Destruição sobre destruição se apregoa; porque já toda a terra está destruída; de repente foram destruídas as minhas tendas, e as minhas cortinas num momento”.

As destruições que aqui são anunciadas estarão centradas, sobretudo, na terra de Israel. Os seus inimigos conluiam-se entre si (Salmo 83) e organizam-se para destruírem o povo que YHWH colocou naquela terra (para dali não serem mais arrancados, como nos diz Amós 9:15). O despertar será repentino. A destruição será repentina, cumprindo o que a Palavra nos diz que, quando falarem “paz, paz”, então lhes sobrevirá repentina destruição – 1.Tessalonicenses 5:3. Tempos bem difíceis se avizinham.

(8)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 8

Estes são os dias da angústia entre as nações e os dias da tribulação de Jacob há muito anunciados. Quem quer crer na nossa pregação? Não falamos de nós mesmos ou de meras conjecturas mas da Palavra do Eterno que nos anuncia estes eventos para os nossos dias pela boca dos Seus profetas. Quem é capaz de reconhecer os sinais dos dias em que vive?

Entrámos na recta final e a meta já está à vista. Só nos primeiros meses de 2013 foram-nos dados grandes sinais em todo o mundo. Exemplo de alguns: a resignação de Bento XVI ao “papado” (o 7º rei de Apocalipse 17:8-11) e o raio que caiu sobre a Basílica do Vaticano no dia em que a sua renúncia foi anunciada; o meteoro que riscou os céus e caiu na Rússia, sem que algum astrónomo tivesse antecipado a sua chegada (ninguém o viu chegar…, o que não deixa de ser um paralelo com o que nos é dito acerca da segunda vinda de Yeshua, que virá de surpresa); a eleição do 8º rei de Roma/Vaticano, a 13.Março.2013 (o que, segundo a Palavra, “subiu do abismo”) e que se manifestará com o poder e engano de Satanás, o mesmo sobre o qual nos é dito, que é dos sete e que vai à perdição – o “papa” romano Francisco (jesuíta).

Os múltiplos cataclismos que O Eterno tem feito desabar sobre uma humanidade descrente e desobediente, e muitos outros sinais há muito anunciados. Mas será que o mundo os entende como sinais da proximidade da vinda de Yeshua?

Ainda a respeito dos castigos de Deus sobre a humanidade impenitente, lembramos que existe um estreito paralelismo entre duas das Solenidades de YHWH, a Festa das Trombetas, a 1 do mês sétimo do calendário bíblico (o de Tishri) e o Dia da Expiação, aos 10 de Tishri. Os dez dias que medeiam estas duas celebrações santas, no ano em que Yeshua vier, são conhecidos entre os antigos rabis de Israel como “os dez dias de pavor” (“the days of awe”), os quais estão intimamente ligados à abertura dos selos, que só O Cordeiro tinha dignidade e poder para abrir. Em muitos círculos bíblicos, este período de dez dias é também conhecido como os dez dias de preparação/arrependimento ou os dez dias de aflição, para a celebração do Dia da Expiação.

Jeremias 23:19-20 – “Eis que saiu com indignação a tempestade de YHWH; e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios. Não se desviará a ira de YHWH, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente”.

Estes serão dias de julgamento de YHWH, julgamento que Ele exercerá sobre os ímpios. É também nosso entendimento que, após a vinda de Yeshua, e em particular neste Dia da Expiação, se cumprirá a profecia de:

Zacarias 12:10 – “Mas sobre a casa de David, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigénito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogénito”,

(9)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 9

quando virem e reconhecerem O Santo de Israel, em grande glória, Aquele a Quem traspassaram. Nesse dia Ele mostrará as feridas com que foi ferido em casa dos seus amigos (Zacarias 13:6), O Mesmo Enviado que foi rejeitado há cerca de 2.000 anos por muitos dos nossos pais. Este será o dia nacional do perdão para a Israel que ainda espera O seu Messias, mas de castigo para os ímpios. Nestes dias vindouros O Rei Yeshua será glorificado como O Deus de todas as nações da terra porque Ele vem com a glória e poder do Pai:

Isaías 54:5 – “Porque o teu Criador é o teu marido; YHWH dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra”.

Ele é a raiz e a geração de David, a resplandecente estrela da manhã – Apocalipse 5:5; 22:16.

Vimos, de forma sucinta, o que está reservado para a humanidade quando os primeiros quatro selos do rolo forem rompidos por Yeshua – o tempo dos chamados “quatro cavaleiros do Apocalipse”, sendo que o 1º cavaleiro, montado num cavalo branco, pode já ter saído a cavalgar a partir de 13.Março.2013 quando o “papa” Francisco (Jesuíta), o 8º rei, que é dos sete e vai à perdição, começou a exercer a sua acção.

Agora vamos olhar um pouco para o que está determinado que aconteça quando forem rompidos os três selos seguintes e começarem a tocar as sete trombetas, com o consequente derramamento das 7 taças da ira e os 3 “ais” (pavores) finais.

Abertura do 5º selo

Com a abertura do quinto selo, as almas dos que foram mortos por amor da Verdade antes da vinda de Yeshua como Rei eterno, receberão compridas vestes brancas (símbolo da sua salvação). Porém, é-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo até que se completasse o número dos que haveriam de ser mortos (degolados) como eles foram, por amor da Verdade e da sua fidelidade a YHWH, até que o número deles se complete (só Deus sabe que número será esse) – Apocalipse 6:9-11. Serão os dias da perseguição dos fiéis (nem todos serão mortos), quando muitos serão entregues ao martírio, provando a sua fé até ao fim (Mateus 24:13). Estes serão os que caminham na Verdade do Eterno e a proclamam ao mundo.

Podíamos relatar o sofrimento dos apóstolos de Yeshua e de muitos outros que sofreram igualmente mas que se mantiveram fiéis até ao fim. Em relação aos mártires da fé que sofreram a perseguição dos filhos do maligno em tempos mais recentes, podemos distinguir dois períodos predominantes: i) os que já morreram (e.g. as vítimas da Inquisição romana ou as do nazismo, por exemplo) e ii) os que ainda irão morrer, vítimas das perseguições que hão-de ocorrer nos “dias do fim”. Por isso, entre estes dois grandes grupos de mártires da fé, é figurativamente dito aos do primeiro grupo, em:

(10)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 10

Apocalipse 6:11 – “…e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram”,

o que confirma também as palavras de Yeshua em

Mateus 24:9-10 – “Então vos hão-de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão”.

Muitos já hoje se escandalizam nos seus irmãos e ainda não chegaram esses dias terríveis… Apesar da tribulação e morte que advirá a muitos fiéis no tempo do fim, Yeshua dá-nos segurança quanto ao resultado final – a vida eterna,

Mateus 24:13 – “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”… Apocalipse 2:10c – “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

Abertura do 6º selo

Apocalipse 6:12-17 fala-nos dos acontecimentos que serão desencadeados com o rompimento do sexto selo (relembremos que só O Cordeiro Yeshua é digno de romper todos estes selos e soltar estes castigos sobre a humanidade) em que haverá grandes cataclismos sobre a Terra: um grande terramoto; o sol ficará negro como saco de cilício e a lua tornar-se-á como sangue como anunciou Joel (Joel 2:30-32) e Yeshua (Mateus 24:29); os corpos celestes serão abalados, o céu enrolar-se-á como um livro em chamas (2.Pedro 3:10-12), e os montes e ilhas serão removidos dos seus lugares (ver também Isaías 24:20).

Os profetas anunciaram estas coisas terríveis para que estejamos preparados para estes tempos de tribulação e entreguemos os nossos cuidados na Mão Daquele que tudo pode. Confiemos Nele somente. Ainda que sejamos mortos pela perseguição do adversário nos dias do fim, herdaremos a vida eterna pela promessa do Altíssimo e pelo sangue resgatador do Filho Yeshua – herdaremos a incorrupção!

Devemos analisar estas palavras à luz do que Yeshua também anunciou aos Seus discípulos em:

Mateus 24:29 – “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas”.

Tanto em Mateus como em Apocalipse, Yeshua confirma a palavra já anunciada através do profeta acerca destes acontecimentos futuros:

(11)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 11

Joel 2:30-32 – “E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia de YHWH. E há-de ser que todo aquele que invocar o nome de YHWH será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse YHWH, e entre os sobreviventes, aqueles que YHWH chamar”.

Curiosamente, o mundo andou muito preocupado com as profecias do povo Maia acerca dos eventos que apontavam para o “fim do mundo”, que ocorreria no final do ano de 2012, mais precisamente no dia 21.Dez.2012, mas cuida muito pouco em aprender a Verdade do Eterno e ir beber à fonte de todo o conhecimento e de toda a verdade – a que O Elohim YHWH nos legou: a Sua Palavra Sagrada.

Nestes dias, YHWH sacudirá a Terra com violência tal, que ela cambaleará como um ébrio nos dias deste castigo, como nos diz em Isaías 24:20 e em:

Jeremias 4:23-26 – “Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei, e eis que não havia homem algum; e todas as aves do céu tinham fugido. Vi também que a terra fértil era um deserto; e todas as suas cidades estavam derrubadas diante de YHWH, diante do furor da sua ira. Porque assim diz YHWH: Toda esta terra será assolada; de todo, porém, não a consumirei. Por isto lamentará a terra, e os céus em cima se enegrecerão; porquanto assim o disse, assim o propus, e não me arrependi nem me desviarei disso”.

Grande aflição e pânico haverá em toda a parte, e principalmente na terra de Israel e nas nações em redor dela, quando O Eterno vier com vingança e castigo...” Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” – Apocalipse 6:17. Difícil de imaginar o que estas palavras poderão significar em termos de calamidades sobre todo o planeta. Basta pensar que o desvio de 1º (grau) no eixo da Terra poderá ser o suficiente para causar cataclismos de grande dimensão que afectariam todo o planeta.

Sim, os castigos virão numa sucessão tão rápida que o ser humano nem terá tempo de erguer a sua cabeça para se recompor de um grande castigo quando outro, imediatamente, lhe sobrevirá: grande terramoto (global?), o Sol se escurecerá e a Lua ficará da cor do sangue, as montanhas deslocar-se-ão dos seus lugares e muitas ilhas serão “removidas” (desaparecerão?) e, por fim, os céus mostrarão as “estrelas” (cometas?; meteoros?) a cair em abundância ao mesmo tempo que o céu se enrolará em fogo e arderá como um livro:

2.Pedro 3:9-12 – “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para connosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

(12)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 12

Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?”.

Quem nos poderá valer nestes dias? Só O Todo-Poderoso nos pode valer! “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me virá o socorro? O meu socorro vem de YHWH que fez os céus e a terra” – Salmo 121:1-2. Sim, olhemos para O Alto e Sublime pois a nossa redenção está próxima.

Nota – os 144.000: em Apocalipse 7:1-4 é-nos dito que O Eterno assinalará, i.e. colocará

o Seu selo sobre um grupo escolhido de fiéis, e que o seu número será de 144.000. Isto ocorrerá após o encerramento do período dos acontecimentos determinados ocorrerem sob a influência do 6º selo e antes da abertura do 7º selo. Entendemos que estes 144.000 fiéis serão chamados a dar testemunho da Verdade nestes dias do fim...até 3,5 dias antes da vinda do Rei Soberano, altura em que serão mortos e seus corpos jazerão nas praças durante esses dias.

É após o tempo do rompimento do 6º selo, quando forças terríveis forem libertadas, que serão selados2 os 144.0003 fiéis do tempo do fim que, conforme nos diz a Palavra, serão compostos por 12.000 fiéis de cada uma das tribos de Israel (com excepção da tribo de Dan que não fará parte dos assinalados com o selo de Deus) – só YHWH conhece a sua ancestralidade.

É nosso entendimento que estas são as duas testemunhas do tempo final – últimos 3,5 anos. Os seus corpos mortos jazerão na praça da grande cidade que é “Sodoma e Egipto espiritual” (o mundo inteiro). Os poderosos da Terra que até ali tinham sido perturbados pela palavra destas testemunhas regozijar-se-ão com a sua morte e enviarão presentes uns aos outros. Porém, quando Yeshua vier, eles voltarão à vida e os seus inimigos os verão. Yeshua os chamará de novo à vida, transformados, para entrarem no reino e os seus inimigos os verão. Os acontecimentos determinados para o período do 7º selo não serão desencadeados sem que estas testemunhas tenham sido previamente assinaladas pelo Eterno para exercerem o seu ministério para estes dias e eles mesmos verem a sua fidelidade recompensada pelo Eterno com a vida eterna que nos é prometida.

2

Este selo de Deus (a Sua marca) é a Lei de YHWH no coração dos homens e a fé na salvação pelo sangue de Yeshua, O Rei, com o qual todos os que se salvam serão selados/marcados. Um desses sinais divinos é a guarda do Sábado do Senhor, tanto o semanal como as Suas solenidades anuais, que foram dados como “sinal/marca” entre YHWH e o Seu povo – Êxodo 13:9; 31:13; Isaías 8:16, 20; Jeremias 31:31-33; Ezequiel 20:12, 20; Hebreus 8:10; 10:16.

3

Apocalipse 11:3-12 fala-nos novamente destas duas testemunhas de Deus (Judá e Efraim – as duas casas de Israel), dando-nos pormenores sobre a sua acção nestes “dias do fim”. Elas profetizarão durante os 1260 dias proféticos do fim (42 meses = 3,5 anos).

(13)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 13

Muitos destes 144.000 que serão assinalados como servos de Deus nos “dias do fim”, terão vindo também do seio de povos gentios entre os quais os seus pais israelitas foram espalhados no passado, para que se cumprisse a Palavra de YHWH, sendo, sem o saberem, eles eram descendentes genéticos de Abraão, e por isso pertencentes a uma das 12 tribos de Israel. Esses foram os que se deixaram também enxertar na boa oliveira que é Israel (Romanos 11:17-24), como nos é ensinado em Romanos 11:17-24.

Abertura do 7º e último selo

Vamos procurar entender o que cada trombeta trará à humanidade após a abertura do 7º selo. A negritude dos céus que é anunciada há muito pelos profetas, como lemos na passagem de Joel acima, criará, então, o cenário perfeito para a abertura do sétimo selo (Apocalipse 8:1-2, 6; 10:7; 16:1), o qual é subdividido em sete trombetas finais (cada uma tocada por um anjo que transporta, cada um, uma taça cheia de castigos do Eterno – as chamadas 7 taças da ira), estando os 3 “ais” incluídos nas últimas três trombetas.

Com a abertura do 7º e último selo e como nos é dito em Apocalipse 8:1, haverá silêncio no céu por quase meia-hora. Podemos somente conjecturar o que significa este tempo curto. Tempo de pausa, reagrupamento de forças para os castigos finais? Tempo de expectação pelos terríveis castigos que O Eterno irá derramar sobre a humanidade? Tempo de recolhimento e oração como nos é mostrado em Lucas 1:10? Tempo de reverência da corte celestial quando O Cordeiro romper o último selo? A Palavra não nos revela o significado que este espaço de tempo assume no desenvolvimento da aplicação dos castigos previamente determinados pelo Eterno.

Tal como aconteceu com os 4 primeiros selos (os associados aos 4 cavaleiros/cavalos), também ao toque das primeiras 4 trombetas não estão associadas quaisquer “ais”. Estes “ais” estão ligados às 3 últimas trombetas.

Apocalipse 8:13 – “E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar”.

Seguindo a sequência dos toques das 7 trombetas, comecemos por olhar para: O toque da 1ª trombeta

O que nos anuncia o 1º anjo com o toque da sua trombeta?

Apocalipse 8:7; 16:2 – “E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada…

(14)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 14

E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem”.

Estas palavras são tão claras que dispensam comentários adicionais. Neste tempo dar-se-ão acontecimentos tão terríveis à escala planetária que hoje são inconcebíveis ao homem comum, aos que não conhecem as profecias do Eterno. Ligados a estes acontecimentos ordenados de “cima”, i.e. pelo Todo-Poderoso, as economias mundiais entrarão em colapso e a perturbação entre as nações não terá qualquer paralelo com o que a humanidade já viveu até aqueles dias.

O toque da 2ª trombeta

Apocalipse 8:8-9; 16:3 – “E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus…E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente”.

Em linguagem ecológica, o que aqui está anunciado é um desastre global, cujas palavras hoje nos faltam para o poder descrever. Um terço dos navios e um terço das criaturas marinhas perecerão.

A descrição da profecia pode levar-nos a pensar que “o grande monte” que irá cair no mar se tratará de um grande cometa ou meteoro. Tal impacto terá consequências também nunca antes vividas pela humanidade, embora alguns cientistas venham teorizando que algo semelhante já ocorreu na passado longínquo da Terra.

O toque da 3ª trombeta

Apocalipse 8:10-11; 16:4-7 – “E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas… E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue. E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas. Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores. E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”.

Que entendimento se pode retirar destas palavras senão que também a escala deste castigo será planetária, e que YHWH ferirá as fontes das águas essenciais à vida humana na Terra.

(15)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 15

O toque da 4ª trombeta

Apocalipse 8:12; 16:8-9 – “E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite…E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória”. Pobre humanidade. Já hoje há relatos impressionantes que o Sol tem tido uma actividade extraordinária nas últimas décadas, causando pequenas perturbações devido aos “ventos solares” desencadeados pelas explosões atómicas que se vão registando com cada vez maior intensidade. Como será quando acontecerem estas coisas aqui profetizadas?

Como poderá subsistir a vida vegetal sem uma actividade normal no Sol? As plantas definharão? Claro que sim. E não só os seres vegetais, mas também o homem que será sujeito aos grandes calores que sobre eles serão derramados.

Mesmo assim, terão a ousadia de blasfemar do Nome do Todo-Poderoso, ainda que a razão destes castigos sejam os seus próprios pecados.

Todas as pragas de que temos vindo a falar são comparáveis às pragas que foram derramadas por YHWH sobre o Egipto, só que agora numa escala universal. Os homens sofrerão dores terríveis devido às chagas que sobre eles serão infligidas e, em vez de se arrependerem do seu caminho pecaminoso, blasfemarão do Nome do Santo – Apocalipse 9:20-21; 16:11. Toda a fauna marinha e flora serão devastadas. Os rios se tornarão como em sangue e as fontes de água ficarão amargas; um calor anormal fará sofrer toda a humanidade; haverá grandes cataclismos tais como inundações terríveis, ventos tempestuosos, fogo e saraiva (que está guardada como tesouro para os dias da Sua ira – ler Isaías 30:30). As pedras da saraiva serão de um tamanho nunca visto: um talento (cerca de 40 quilos): Ezequiel 38:22; Apocalipse 8:7; 16:16-21.

O toque da 5ª trombeta e o 1º “ai” (pavor)

Apocalipse 9:1-11 – “E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela

(16)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 16

E abriu o poço do abismo4, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar. E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra. E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus. E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem. E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles. E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens. E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões. E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate. E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses. E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom [o “Destruidor”], e em grego Apoliom”.

Se até ao toque da 4ª trombeta e do derramamento da taça da ira que lhe estava associada, entendemos que a maioria dos castigos eram físicos (sobre a Terra e sobre os homens), ao entrarmos na fase seguinte dos castigos do Eterno, passou a haver também uma componente espiritual maligna – verso 11, e uma associação evidente a estados de guerra entre as nações.

Apocalipse 16:10-11 – “E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor. E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras”.

Estamos a falar de terríveis tormentos que cairão sobre os ímpios. O toque da 6ª trombeta e o 2º “ai” (pavor: a penúltima taça da ira)

Ao tocar a sua trombeta o anjo lança a sua taça, a da ira do Eterno. É o tempo do 2º “ai” (pavor).

4”Abussos” (grego), abismo, poço sem fundo (Lucas 8:26-36), lugar temido pelos demónios onde muitos deles foram encerrados por terem decaído da condição gloriosa com que foram inicialmente criados; espécie de penitenciária para esses seres espirituais decaídos – 2.Pedro 2:4; Judas 6. Esses ou muitos desses serão soltos nos últimos dias e serão um tormento para todos os que não tiverem o sinal/marca de YHWH mas que tenham sido selados com a marca/selo de Satanás/besta, e tenham adorado a sua imagem. Sim, estes seres diabólicos serão soltos por um pouco de tempo e subirão como uma fumaça, vindos do “abismo”. Só serão poupados os que tiverem sido assinalados por YHWH – Apocalipse 9:4.

(17)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 17

Apocalipse 16:12-16 – “E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente [os mesmos reis que foram congregados para a guerra, na Batalha do Todo-Poderoso]. E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demónios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. (Eis que venho como ladrão [Neste verso Yeshua anuncia, de novo, a Sua vinda iminente, o que virá a suceder ao toque da 7ª e última trombeta]. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas)5. E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom”.

Apocalipse 9:13-21 – “E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus, a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles. E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre [imagens de equipamentos de guerra, tais como tanques]. Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas. Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam. E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demónios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos”.

As “imagens” que transparecem desta profecia são claramente indiciadoras de guerra, mas guerra ao ponto de envolver exércitos poderosos e recursos de guerra como nunca antes foram mobilizados pelo homem – serão os dias em que este grande exército movido por Satanás batalhará contra O Cordeiro, saindo derrotado em toda a linha, conforme as profecias no-lo declaram. Dias de grande mortandade se aproximam, pois os mortos de YHWH multiplicar-se-ão – Isaías 66:16.

Vejamos, por exemplo, o que nos relata o profeta acerca destes dias e do tão famoso “Dia do Senhor” de que a maioria dos profetas fala:

5

O verso de Apoc. 16:15 aparece entre parenthesis em muitas versões da Bíblia. Segundo a Bíblia de Estudo de Almeida, Yeshua volta a fazer uma alusão à Sua vinda iminente, a que ocorrerá ao toque da 7ª trombeta, conforme já antes anunciado em Mateus 24:42-44; Lucas 12:39-40; 1.Tessal. 5:2-3. Assim a narração é interrompida na descrição dos acontecimentos relativos à 6ª trombeta para lançar um novo alerta – a da vinda iminente do Rei Yeshua.

(18)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 18

Zacarias 14:1-9 – “Eis que vem o dia de YHWH, em que teus despojos se repartirão no meio de ti. Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém [ler Salmo 83 e Ezequiel 38]; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade. E

[quando isto suceder e Israel se voltar para YHWH a pedir socorro, com arrependimento] YHWH sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha. E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá YHWH meu Deus, e todos os santos contigo. E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão. Mas será um dia conhecido de YHWH; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz. Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto. E YHWH será rei sobre toda a terra [Isaías 54:5]; naquele dia um será YHWH, e um será o seu nome”.

Esta profecia de Zacarias deve dividir-se em duas partes: a) a primeira que aponta para a vinda dos exércitos satânicos (ler Joel 2:1-6), e b) o relato em que a presença de YHWH/Yeshua já é manifesta (o que já ocorrerá após o toque da 7ª trombeta). Dias decisivos serão estes.

Mas serão só mobilizados os exércitos das nações e povos que são inimigos de Israel e que virão para destruir tudo à sua passagem? Não haverá outros exércitos envolvidos que virão para ajudar Israel? Não chamará O Eterno os Seus exércitos terenos a par dos Seus exércitos celestiais? Sim, várias nações virão em auxílio de Israel como nos é dito em:

Isaías 13:3-9 – “Eu dei ordens aos meus santificados; sim, já chamei os meus poderosos para executarem a minha ira, os que exultam com a minha majestade. Já se ouve a gritaria da multidão sobre os montes, como a de muito povo; o som do rebuliço de reinos e de nações congregados. [Qual General na frente de batalha] YHWH dos Exércitos passa em revista o exército de guerra. Já vem de uma terra remota, desde a extremidade do céu, YHWH, e os instrumentos da sua indignação [estes instrumentos são os exércitos que irão ajudar Israel naqueles dias], para destruir toda aquela terra. Clamai, pois, o dia de YHWH está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação. Portanto, todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará. E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes.

(19)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 19

Eis que vem o dia de YHWH, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores”.

Este tema é tão vasto que não temos a pretensão de o esgotar nestas breves páginas. No tempo profético da abertura do 7º selo e ao toque da 6ª trombeta, ainda outros castigos serão desencadeados pelos quatro anjos que estão “presos” (reservados para uma missão específica) junto ao grande Rio Eufrates: Apocalipse 7:1-2; 9:15.

Jeremias 46:10 – “Porque este dia é o dia do Senhor YHWH dos Exércitos, dia de vingança para ele se vingar dos seus adversários; e a espada devorará, e fartar-se-á, e embriagar-se-á com o sangue deles; porque o Senhor YHWH dos Exércitos tem um sacrifício na terra do norte, junto ao rio Eufrates”.

De reparar que, com a 6ª trombeta, os exércitos do mundo avançarão para a batalha de Armagedão – Jerusalém será tomada e o espaço do Templo6 será medido (Apocalipse 11:1-2). Todos os exércitos das nações islâmicas e suas aliadas serão para ali congregados por forças demoníacas – Apocalipse 16:13-14; Zacarias 14:1-9. Só o exército que se aproxima do Oriente será composto por 200 milhões de homens (Apocalipse 9:16), havendo instruções de Deus para que o Rio Eufrates seque e permita a passagem de tão grande força. Aos quatro anjos (quatro ventos fortes) de que fala o verso 15 foi-lhes dado poder para exterminar a terça parte dos homens. O Eterno YHWH entrará em batalha como O Poderoso. Sim, naqueles dias Ele intervirá como nos dizem múltiplas profecias, como a de:

Joel 3:1-2 – “Porque, eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém, congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra”.

Estranhos acontecimentos presenciou João em visão e que nos relatou no capítulo 10 de Apocalipse. Ele também ouviu sete grandes trovões (que falaram) mas não lhe foi permitido que fosse relatado o que eles disseram – verso 4. Mas, destas descrições retiramos o que nos diz o verso 7 – “Mas nos dias da voz do sétimo anjo [o da 7ª trombeta], quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos”. Sim. Só quando o 7º anjo tocar a Sua trombeta se cumprirá o segredo de YHWH…como Ele anunciou aos profetas , Seus servos.

(20)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 20

Mas, o papel dos profetas é anunciar antecipadamente o que O Eterno lhes revela. E o que é que todos eles anunciaram? Resposta: a vinda gloriosa de Yeshua, O Filho de David, O Rei e Sumo-sacerdote dos bens futuros…que virá ao toque da 7ª e última trombeta.

O toque da 7ª trombeta e o 3º “ai” (pavor: a última taça da ira)

Apocalipse 16:17-21 – “E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilónia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam. E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva7, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande”.

Quando soar a 7ª trombeta do fim, dar-se-á o súbito e maravilhoso regresso do Rei Yeshua, em gloriosa luz celestial, com milhões de milhões dos seus anjos. Como se pode ver no quadro resumo anexo.

Com a abertura do sétimo selo sucedem-se os toques das 7 trombetas, em sete rápidos e sucessivos períodos, cada um precedido pelo toque de uma trombeta desencadeadora dos últimos castigos sobre uma humanidade impenitente e completamente confundida perante tantos, tão grandes e sucessivos desastres.

Com a vinda gloriosa do Grande e Eterno Rei Yeshua, ao toque da 7ª trombeta, dar-se-á a ressurreição dos justos (a 1ª ressurreição – Daniel 12:1):

1.Tessalonicenses 4:14-17 – “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus [a 7ª trombeta]; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”.

Mateus 24:31 – “E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus”.

Este é que é o verdadeiro e único arrebatamento dos salvos, e não os que muitas congregações anunciam como ocorrendo antes da tribulação do fim.

(21)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 21

É nos dias em que o 7º anjo tocar persistentemente a sua trombeta (Apocalipse 10:7a – “Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta”) que serão derramadas as últimas pragas finais sobre a humanidade que viver nesses dias.

Apocalipse 11:15-18 – “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás-de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste. E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes [a 1ª ressurreição na vinda gloriosa de Yeshua], e o tempo de destruíres os que destroem a terra. E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva”.

Após a vinda gloriosa de Yeshua, entrar-se-á no tempo em que será derramada a ira do Cordeiro, sobre os ímpios que restarem.

É caso para relembrar as palavras que nos são ditas em Hebreus 10:31 – “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. Apocalipse 6:17 também nos diz: “Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?”

Um dos maiores eventos que irá ocorrer com a vinda gloriosa do Rei Yeshua, é que Ele irá pôr termo a guerra que estará em curso: a Guerra do Armagedão. Esta guerra será sobremodo destruidora, pois conforme Yeshua anunciou, se aqueles dias não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria.

Vejamos ainda o que espera à humanidade nos dias em que o 7º anjo tocar a sua trombeta.

Ao lermos Apocalipse 10:7 ficamos com a certeza que as últimas pragas lançadas pelo 7º anjo terão uma duração mais alargada que um dia literal, pois ali diz-nos: “Mas nos dias

[plural] da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos”. Como vemos será nos dias da voz do sétimo anjo que os últimos castigos ocorrerão. Na versão em inglês esclarece ainda: “quando ele começar a tocar…” (“when he shall begins to sound”). Esta frase denota claramente que o toque desta trombeta não será restrito a um único toque num só dia literal, ainda que prolongado, mas que irá soando por um tempo determinado pelo Eterno, até que a profecia final se cumpra. Ora “estes dias” (plural) apontam para um período em que os anjos do Eterno cumprirão a missão que lhes foi destinada, e.g. Apocalipse 9:15. A trombeta do 7º anjo continuará a soar durante o número de dias necessários até que se cumpram todos os castigos anunciados para estes dias.

(22)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 22

Nos dias do toque da 7ª trombeta pelo 7º anjo, Yeshua HaMashiach estará envolvido com os Seus exércitos no combate do dia da batalha do Deus Todo-Poderoso – a de Armagedão. Com a Sua vitória, ao lado de Israel, cumprir-se-á a profecia que está em:

Isaías 63:1-6 – “Quem é este, que vem de Edom [os descendentes de Esaú], de Bozra, com vestes tintas [do sangue dos Seus inimigos]; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar. Por que está vermelha a tua vestidura, e as tuas roupas como as daquele que pisa no lagar? Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura. Porque o dia da vingança estava no meu coração; e o ano dos meus remidos é chegado. E olhei, e não havia quem me ajudasse; e admirei-me de não haver quem me sustivesse, por isso o meu braço [Yeshua é O Braço de YHWH como já antes vimos] me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve. E atropelei os povos na minha ira, e os embriaguei no meu furor; e a sua força derrubei por terra”.

Zacarias 9:14 – “E YHWH será visto sobre eles, e as suas flechas sairão como o relâmpago; e o Senhor YHWH fará soar a trombeta, e irá com os redemoinhos do sul”.

Que imagem terrível esta, a do Elohim Todo-Poderoso a contender e a ferir de morte todos os que se levantam contra Ele e contra o povo que Ele escolheu – Israel e a santa cidade de Jerusalém. Mas é com esta imagem que temos que contar nos “dias do fim”…porque a boca de YHWH o disse. Estas imagens são-nos completadas com a profecia de Habacuque 3:3-15, entre outras, ou com as que, por exemplo, podemos ler em:

Jeremias 25:30-33 – “Tu, pois, lhes profetizarás todas estas palavras, e lhes dirás: YHWH desde o alto bramirá, e fará ouvir a sua voz desde a morada da sua santidade; terrivelmente bramirá contra a sua habitação, com grito de alegria, como dos que pisam as uvas, contra todos os moradores da terra. Chegará o estrondo até à extremidade da terra, porque YHWH tem contenda com as nações, entrará em juízo com toda a carne; os ímpios entregará à espada, diz YHWH. Assim diz YHWH dos Exércitos: Eis que o mal passa de nação para nação, e grande tormenta se levantará dos confins da terra. E serão os mortos de YHWH, naquele dia [o “dia” do Senhor], desde uma extremidade da terra até à outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão por esterco sobre a face da terra”.

O quadro do conflito final será despoletado a partir da região do Médio Oriente (Israel e as nações ao redor, como no diz a Palavra) e estará grandemente centrado nesta zona do mundo, embora o conflito venha a espalhar-se e a assumir proporções mundiais.

(23)

OS DIAS DO FIM – Parte 11 – Revisto 23

…não se pense porém que o resto das nações irão escapar aos castigos do Eterno!

Podemos entender melhor estes dias vindouros e o seu significado no tempo dos selos e das trombetas que lhes estão associados, através do seguinte esquema:

Vinda gloriosa de Yeshua HaMashiach

Tempo do 1º ao 6º selo (4 cavaleiros, martírio dos fiéis e sinais nos céus)

Tempo do 7º selo com as suas 7 trombetas e as 7 taças da ira e “ais”

Este é o tempo da tribulação de Jacob, martírio dos fiéis e sinais nos céus.

Tempo do governo do anticristo e do falso profeta, sob a égide do poder de Satanás.

Será o tempo da grande ira de Satanás e da tribulação e angústia entre as nações como nunca houve nem voltará a haver. Será o tempo que conduzirá a congregação das nações que virão contra Israel/Jerusalém e que desaguará na Guerra do Armagedão que, se não fosse interrompida pela vinda do Cordeiro Yeshua, nenhuma carne se salvaria.

Este é o tempo da ira do Cordeiro sobre os ímpios. Os ímpios se esconderão nas rochas (“bunkers”) e fugirão da presença do Eterno. Buscarão a morte mas não a acharão. Sofrerão castigos indizíveis. Com a vinda do Rei Yeshua vem também a salvação para os escolhidos (Malaquias 4:1-3), a ressurreição dos justos.

Satanás e seus anjos serão presos e encerrados no abismo; o anticristo e o falso profeta serão lançados vivos no “lago de fogo e enxofre” e ali perecerão.

Há aqui uma clara separação entre estes dois períodos: o da tribulação de Satanás e o da ira do Cordeiro, que são separados pela vinda do Rei Yeshua. Mas o mundo sofrerá as últimas 7 pragas que serão derramadas sobre os filhos da desobediência – as 7 taças da ira do Eterno. Sejamos então dignos da vocação com que fomos chamados pelo sangue de Yeshua – Efésios 4:1-6, e que a paz do Eterno abunde em nossos corações.

Referências

Documentos relacionados

Considerando as diferenças existentes entre uma unidade de atenção básica e um setor fechado hospitalar, tais como as demandas no trabalho, a jornada, as

Para a investigação, utilizou-se o material do acervo documental disponível no Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES),

Os achados clínicos, macroscópicos, histopatológicos, sorológicos, imunoistoquímicos e moleculares foram carac- terísticos da infecção por Toxoplasma gondii.. Em geral, lesões

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores