• Nenhum resultado encontrado

CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES RELATÓRIO DE GESTÃO 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES RELATÓRIO DE GESTÃO 2016"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES

RELATÓRIO DE GESTÃO

2016

ITAJUBÁ

2016

(2)

1

CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES

RELATÓRIO DE GESTÃO

Balanço das atividades desenvolvidas pelo CEFE em 2016

Equipe de Trabalho Técnicos Desportivos Gabriel Dambros Rafael de Paiva Pereira Thiers Vieira Ricardo de Melo Dias Vinicius Rodrigues Costa de Oliveira Técnico em Assuntos Educacionais Eduardo Lemos Assistente em Administração Paulo Roberto Gonçalves Auxiliar em Administração Robson Leonardo Arruda Gomes

(3)

2

2016

AGRADECIMENTOS

Agradecemos ao Magnífico Reitor, Dagoberto Alves de Almeida, e ao Magnífico Vice-Reitor, Egon Luiz Muller Jr., pela oportunidade e confiança em nosso trabalho.

Agradecemos ao Chefe de Gabinete, Rogério Frauendorf F. Coimbra, e ao Pró-Reitor de Administração, José Alberto Ferreira Filho, pela seriedade com que nos apoiaram em questões administrativas.

Agradecemos à Diretora de Pessoal, Rosana das Graças Pereira, ao Chefe da Divisão de Assuntos Comunitários, Tiago Vitói Esaú Ribeiro, e à toda equipe da DPE e da DAC pela coordenação dada ao CEFE sob vossa chefia.

Agradecemos à Diretoria de Compras e Contratos, à Diretoria de Contabilidade e Finanças, à Secretaria de Planejamento e Qualidade e à Secretaria de Comunicação pela atenção dada ao CEFE.

Agradecemos a toda a equipe da Prefeitura do Campus e da Diretoria de Obras por atender nossos pedidos com presteza.

Agradecemos ao Diretor Enzo Seraphim e a todos os servidores da Diretoria de Suporte à Informática por manter o CEFE atualizado em questões de tecnologia da informação.

Agradecemos à Associação Atlética Acadêmica, pelo esforço incondicional para o crescimento do Esporte Universitário.

Agradecemos à equipe do Centro de Educação Física e Esportes, que possibilita a recompensa diária de ver o Esporte difundido de forma profissional dentro e fora da Universidade.

Enfim, agradecemos a todos que participam das atividades por nós prestadas, tornando-nos parte de suas próprias histórias.

(4)

3 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 4 2 NÚCLEO ADMINISTRATIVO ... 4 2.1 DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO ... 8 2.2 DIVISÃO DE EVENTOS ... 8 2.2.1 Eventos Esportivos ... 8 2.2.2 Outros Eventos ... 10 2.3 DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA ... 11

2.4 DIVISÃO DE RECURSOS HUMANOS ... 11

2.5 DIVISÃO DE RECURSOS FINANCEIROS ... 12

3 NÚCLEO TÉCNICO ... 13

3.1 DIVISÃO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS ... 13

3.1.1 Treinamento Desportivo ... 13

3.1.2 Saúde e Qualidade de Vida ... 13

3.2 DIVISÃO CIENTÍFICA ... 14

4 PLANEJAMENTO 2017 ... 14

APÊNDICES ... 16

|APÊNDICE A – PROCESSOS DE COMPRAS ... 16

APÊNDICE B – ORÇAMENTO DESEJÁVEL PARA 2017 ... 17

APÊNDICE C – PROJETOS FÍSICO-ESPORTIVOS 2017 ... 18

(5)

4 1 INTRODUÇÃO

O Centro de Educação Física e Esportes (CEFE) é o setor responsável pela gestão esportiva nos campi da Universidade Federal de Itajubá.

2 NÚCLEO ADMINISTRATIVO

Iniciamos 2016 com o planejamento do cronograma físico-financeiro anual. Definimos: participação e organização de eventos; compras de material de consumo e capital; contratação de estagiários; atribuições dos recursos humanos; e serviços a serem ofertados (projetos físico-esportivos). A chefia do CEFE procurou atender às demandas dos clientes (alunos e servidores) em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Política de Esportes da UNIFEI:

 Priorizar ações voltadas ao público discente; seguida pela comunidade de servidores (técnicos-administrativos e docentes); e por fim aos visitantes (comunidade itajubense);  Priorizar ações focadas na educação, na saúde e na qualidade de vida;

 Priorizar realização de eventos internos à participação em eventos externos;  Fomentar eventos externos apenas se organizados por federações desportivas.

Implantou-se o Balanced Scorecard (BSC): uma metodologia de gestão que possibilita avaliar o desempenho organizacional ao estabelecer a missão da organização (o por quê dela existir); a visão (onde ela pretende chegar); os objetivos estratégicos; as perspectivas de gestão; os indicadores de desempenho com suas respectivas metas; e as ações estratégicas que levem aos objetivos estabelecidos. Definiu-se a missão do CEFE: “ofertar à comunidade UNIFEI (discentes e servidores) experiências e vivências relacionadas à Educação Física e Esportes, com foco na educação, na saúde e na qualidade de vida”.

(6)

5 Então, estabeleceu-se que por meio do trabalho focado na missão estabelecida, a visão do CEFE é vir a “ser referência nacional em gestão pública de organização esportiva focada na educação, na saúde e na qualidade de vida”.

O desempenho do CEFE no segundo semestre de 2016, segundo dados colhidos para avaliação dos indicadores estabelecidos para o BSC do CEFE, são apresentados a seguir (Tabela 1).

TABELA 1: Indicadores resultantes, direcionadores, metas e resultados.

Indicador Meta 1º Semestre

2016

2º Semestre 2016

Índice de Clientes ≥ 00% * 29,9%

Índice de Serviços ≥ 00% * 35%

Índice de Cadastrados nos Projetos Físico-Esportivos ≥ 00% * 29,3%

Índice de Ocupação das Dependências no Horário Livre ≥ 50% * 14,4%

Índice de Quantidade dos Projetos Físico-Esportivos ≥ 00% * 50% (51)

Índice de Carga Horária de Projetos Físico-Esportivos ≥ 00% * 52,3%

Carga Horária Passível de Uso no Horário Livre ≥ 00% * -2,8%

Índice de Satisfação dos Clientes ≥ 70% 88,7% 97,8%

Índice de Ocupação dos Projetos Físico-Esportivos ≥ 90% * 79,7%

Índice de Desistências ≤ 30% * 21,5%

Índice de Funcionalidade das Dependências ≥ 95% * 100%

Índice de Usabilidade (facilidade no acesso aos projetos) ≥ 70% * 79,7%

Índice de Atendimentos Totais ≥ 00% * 4,7%

Índice de Atualização do Banco de Dados ≥ 90% * 90,2%

Índice de Resposta às Solicitações ≥ 90% 100% 100%

Índice de Agilidade na Resposta às Solicitações (1 dia útil) ≥ 90% * 100%

Índice de Atividades Canceladas Devido à Manutenção ≤ 05% * 0%

Registro de Uso do Check List de Manutenção ≥ 1/mês * 1/mês

Índice de Satisfação dos Administradores da Instituição ≥ 70% 100% 100%

Índice de Inserções na Mídia ≥ 0 * 1,5/semana

Reconhecimento Explícito ≥ 0 * 4 ocorrências

Índice de Recursos Financeiros ≥ 00% 53,42/cliente (taxa anual 2016)

Parcerias Estabelecidas ≥ 00 2 (taxa anual 2016)

Recursos Captados ≥ 00% R$2.000.00 (taxa anual 2016)

Índice de Recursos Humanos ≥ 00% 0,53 (taxa anual 2016)

Índice de Execução do Cronograma Físico-Financeiro ≥ 90% 90,7% (taxa anual 2016)

Índice de Servidores Satisfeitos/ Motivados ≥ 70% 100% 100%

Índice de Participação nas Reuniões Semanais ≥ 70% * 89%

Índice de Servidores Capacitados Além do Exigido ≥ 75% 85,7% (taxa anual 2016)

Índice de Servidores Atualizados ≥ 70% 100% (taxa anual 2016)

Geração de Conhecimento ≥ 1 2 (taxa anual 2016)

(7)

6 O índice de clientes (aumento de 29,9%) e o índice de serviços (aumento de 35%) demonstram que as ações planejadas para o objetivo estratégico “Aumentar a base de clientes e a oferta de serviços” têm surtido o efeito esperado. Os indicadores direcionadores para esse mesmo objetivo demonstram pontos que devem ser foco de ação: o índice de ocupação das dependências no horário livre foi muito abaixo da meta (estudar-se-ão as causas e possíveis soluções – acredita-se que esteja relacionado a dois motivos: dificuldade de praticar esportes entre 9:00 horas e 17:00 horas devido à concorrência com o horário das aulas; e aumento do sedentarismo).

O Índice de Satisfação dos Clientes (97,8%) está acima da meta de 70%, acima do avaliado no primeiro semestre (88,7%) e com pontuação média (4,12 em 5 pontos possíveis) também superior ao primeiro semestre (3,58), o que demonstra que as ações planejadas para o objetivo estratégico “Aumentar a satisfação dos clientes” também têm surtido efeito positivo. Os indicadores direcionadores para esse mesmo objetivo demonstram pontos que devem ser foco de ação: o índice de ocupação dos projetos físico-esportivos (79,7%) está abaixo da meta e ações serão adotadas para manter a ocupação das vagas mais próximo de 100%; o índice de desistências (21,5%) está dentro do esperado e a avaliação da causa do abandono apontou conflito de horário com atividades acadêmicas em 100% dos casos.

As avaliações realizadas pelos clientes do CEFE, além de pesquisar a satisfação, demonstraram pontos específicos de ação para melhorias. As demandas por melhorias são comuns entre os projetos e podem ser assim resumidas:

 Manutenção e limpeza periódica dos espaços e equipamentos;  Iluminação dos espaços esportivos externos;

 Mais recursos humanos e financeiros;

 Construção de novos espaços, mais adequados que as adaptações atuais;  Renovação periódica do material esportivo; e

(8)

7 O índice de funcionalidade das dependências (100%) e o índice de usabilidade (79,7%) demonstram que as ações planejadas para o objetivo estratégico “Melhorar o resultado dos serviços ofertados” também têm surtido o efeito esperado. Os indicadores direcionadores para esse mesmo objetivo demonstram pontos que devem ser foco de ação: o índice de atendimentos totais (4,7%) denota pequeno crescimento com relação ao primeiro semestre, mas na visão anual o crescimento representa 51,4% em relação a 2015; o índice de resposta às solicitações (100%) aponta eficácia no atendimento e o índice de agilidade na resposta às solicitações (100%) aponta eficiência; o Check List de Manutenção foi utilizado uma vez ao mês e refletiu positivamente no índice de atividades canceladas devido à manutenção (0%), no entanto, identificaram-se alguns cancelamentos por necessidades administrativas imprevistas e vários cancelamentos devido à chuva – trabalhar-se-á para construção de uma cobertura para as quadras externas.

O Índice de Satisfação dos Administradores da Instituição (100%) demonstra satisfação com o trabalho desempenhado pelo CEFE. A pontuação média (3,79 em possíveis 5 pontos) aumentou em relação ao primeiro semestre (3,53), mas continua reduzida principalmente por avaliações insatisfeitas com os recursos financeiros investidos no CEFE (gostariam de mais recursos), com a infraestrutura (gostariam de reforma geral e expansão) e com o quantitativo de recursos humanos que atuam no setor (gostariam de mais servidores e funcionários terceirizados). Aliado ao índice de satisfação dos clientes, esse índice demonstra que as ações planejadas para o objetivo estratégico “Melhorar a imagem do CEFE junto ao público e à Instituição” também têm surtido efeito positivo – a questão específica sobre avaliação da imagem (reputação) do CEFE foi avaliada com pontuação 4 ou 5 (em possíveis 5) por 82,6% dos clientes e 87,5% dos administradores da UNIFEI.

O índice de recursos financeiros não pôde ser comparado pela inexistência de dados sobre períodos passados, mas estabeleceu-se o parâmetro de R$53,42 para cada cliente do CEFE em 2016. O objetivo estratégico “Assegurar a autonomia financeira do CEFE” continua a ser perseguido e avaliado também pelos indicadores direcionadores, os quais apontam que as ações planejadas têm surtido efeito positivo.

(9)

8 O Índice de Satisfação/Motivação dos Servidores do CEFE em 100% com pontuação média 4,07 (em possíveis 5 pontos) demonstra satisfação com o próprio serviço (atribuições e horário de trabalho), com a equipe de trabalho e com a chefia imediata; além de motivação para desempenhar sua função em prol do crescimento do setor. A redução de 2,2% na pontuação em relação ao primeiro semestre não é significante para avaliar o objetivo estratégico “Assegurar a permanente capacitação e motivação dos servidores que atuam no CEFE”, que ainda é avaliado pelos indicadores direcionadores, os quais demonstraram que as ações planejadas tiveram efeitos positivos.

Por fim, criou-se o quadro do BSC do CEFE, o qual demonstra as relações de causa e efeito entre todos os atributos analisados pelo BSC do CEFE (Apêndice A).

2.1 DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO

Mantivemos o banco de dados do CEFE atualizado.

Além disso, alimentamos e gerenciamos a página do CEFE no site institucional, onde conseguimos maior visibilidade: divulgamos o CEFE (missão, visão, valores, política, equipe de trabalho), os serviços prestados (atividades, agendamento, eventos e empréstimo de material), os parceiros do CEFE e os relatórios anuais de gestão (transparência).

2.2 DIVISÃO DE EVENTOS

Organizamos e/ou participamos de 18 eventos.

2.2.1 Eventos Esportivos

Gincana Integra UNIFEI

(10)

9

Calouríadas

Evento esportivo competitivo com finalidade de promover a integração dos alunos ingressantes; além disso, possibilita captar talentos para as equipes esportivas das diferentes modalidades ofertadas na UNIFEI.

Desafio Universitário

Disputaram-se as modalidades coletivas de quadra (basquete, futsal, handebol e vôlei), futebol de campo e vôlei de praia contra uma instituição convidada (Escola Superior de Cruzeiro - ESC).

Olimpíadas UNIFEI

Disputa esportiva entre equipes formadas por alunos de cada instituto, tendo sido permitida a participação de equipes de servidores. Ao longo do ano, geralmente às sextas-feiras, disputaram-se as modalidades atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, tênis, vôlei e vôlei de praia.

Encontro Desportivo Universitário (EDUNI)

Participação no evento esportivo organizado pela Associação Atlética Acadêmica.

Jogos Universitários Mineiros (JUMs)

Participação no evento organizado pela Federação Universitária Mineira de Esportes. Ocorreu em Uberaba/MG. A UNIFEI se destacou com medalhas no xadrez, no tênis, no tênis de mesa e na natação.

Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)

Participação no evento organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Ocorreu em Cuiabá/MT. A UNIFEI se destacou com a participação de dois atletas que se classificaram pela participação no JUMs (xadrez e natação).

(11)

10

Torneio de Vôlei de Praia

Disputa esportiva na modalidade vôlei de praia, na qual participaram alunos e servidores.

Copa Centenário; 3ª Copa da República; Copa Inatel de Futsal; Copa Itajubense de Futsal Feminino; 16ª Taça Candoca; 3ª Taça Eron; Torneio de Futsal Feminino de Campos do Jordão; 19º Torneio Pedro Mendes

Disputas esportivas para as quais algumas equipes da UNIFEI foram convidadas.

2.2.2 Outros Eventos

Semana da Educação Física - UNIFEI

Em comemoração ao dia do Profissional de Educação Física, organizamos um evento científico de três dias, no qual as seguintes palestras foram apresentadas: Atividade físico-esportiva e os benefícios para a saúde psíquica; Primeiros socorros na atividade físico-esportiva; A importância do esporte no ensino superior; Questões do abandono esportivo; Competição esportiva no ambiente universitário; Gestão do esporte na UNIFEI; Benefícios e aspectos pedagógicos dos projetos recreativos na UNIFEI; Benefícios do Spinning e das ginásticas na Universidade; Aspectos relacionados à permanência em projetos físico-esportivos na UNIFEI; Pedagogia do esporte e o processo de aprendizagem e treinamento do futsal.

Confraternização dos Atletas – Prêmio Melhores do Ano e Premiação das Olimpíadas UNIFEI

Evento festivo para premiar as conquistas esportivas e os atletas que se destacaram ao longo do ano. Além disso, o evento promove a confraternização entre os servidores do CEFE, atletas de projetos competitivos e recreativos (alunos e servidores da UNIFEI).

(12)

11 2.3 DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA

Implantamos o uso de um Check List de Manutenção (Apêndice B). Mensalmente, um servidor percorre todas as dependências do CEFE fazendo uso do check list para anotar possíveis defeitos que demandam manutenção. Posteriormente, o coordenador do CEFE repassa a demanda à Diretoria de Obras via Sipac.

Após chuva de granizo, o telhado do ginásio foi seriamente danificado e demandou interdição da quadra a partir de outubro. Além do conserto do telhado, a obra prevê demolição do palco e ampliação da quadra para dimensões oficiais (40 m x 20 m).

Solicitamos aos órgãos competentes a concessão onerosa de uso dos espaços de lanchonete do ginásio para que alguma empresa explore e forneça os serviços de lanchonete, trazendo mais um serviços aos nossos clientes.

2.4 DIVISÃO DE RECURSOS HUMANOS

Dos quatro servidores no cargo de Técnico Desportivo, um esteve participando de programa de treinamento regularmente instituído (Art. 102, Inciso IV, Lei nº 8.112/90), a fim de concluir Mestrado em Administração. Todos os quatro trabalham como técnicos das equipes representativas da UNIFEI, coordenam programas e projetos físico-esportivos, realizam trabalho de pesquisa científica, atuam na administração, e auxiliam, também, em serviços de manutenção e limpeza.

Os servidores no cargo Assistente de Administração e Auxiliar em Administração auxiliam em serviços de manutenção e realizam atendimento aos alunos na Recepção Esportiva (agendamento de horários e controle de empréstimo de material esportivo).

Há um servidor no cargo Técnico em Assuntos Educacionais, que auxilia no atendimento administrativo aos alunos e servidores. Além disso, é o responsável por coordenar o serviço de limpeza e acompanhar a manutenção prestada pela Diretoria de Obras.

(13)

12 Tivemos também, quatro estagiários graduandos em Educação Física, os quais vivenciaram o trabalho prático de ensino da Educação Física em diferentes projetos físico-esportivos ofertados pelo CEFE em 2016.

O serviço de limpeza terceirizada tem sido realizado por duas funcionárias diariamente em meio período, ainda insuficiente. Isso fez com que algumas dependências (são 32 no ginásio) não pudessem ser higienizadas diariamente (priorizamos o básico – sanitários).

2.5 DIVISÃO FINANCEIRA

Após recebermos o orçamento anual em reunião, elaboramos e demos andamento aos processos de compra de 2016 (Apêndice C); nem todos os itens foram adquiridos. Os valores para compras, eventos, diárias e transporte foram executados ao longo do ano, conforme o planejado – orçamento de R$50.000,00 para investimentos de custeio (Tabela 1) e R$20.000,00 para capital (Tabela 2).

Tabela 1: Investimento de Custeio. Item

Valor Empenhado

Pedido 01 - Arbitragem R$ 8.112,00

Pedido 02 - Material Esportivo R$ 13.391,48

Viagem BH/Itabira R$ 0,00 Diárias BH/Itabira R$ 0,00 Viagem Limeira R$ 979,20 Diárias Limeira R$ 440,60 Anuidade FUME R$ 1.000,00 Espelho R$ 1.299,15 JUMs Transporte R$ 18.084,98

JUMs Diárias Técnicos R$ 1.761,12

JUMs 2 Equipes R$ 1.500,00

JUMs 10 individuais R$ 500,00

Banners R$ 56,00

Transporte Copa Inatel R$ 227,68

Transporte Ezequias Ida R$ 631,20

Transporte Ezequias Volta R$ 605,38

Diárias JUBs R$ 1.122,88

TOTAL: R$ 49.711,67

(14)

13 Tabela 2: Investimento de Capital.

Item

Valor Empenhado

Pedido 5 (bicicletas de spinning) R$ 17.576,00

TV R$ 2.277,69

TOTAL: R$ 19.853,69

SALDO: R$ 146,31

3 NÚCLEO TÉCNICO

3.1 DIVISÃO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS

3.1.1 Treinamento Desportivo

Tivemos 16 projetos competitivos que contemplaram as modalidades a seguir (algumas com turmas masculinas e femininas, outras com turmas mistas): Atletismo, Basquete, Futebol Americano, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Judô, Rúgbi, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia e Xadrez.

Todos os projetos foram coordenados por um dos quatro Técnicos Desportivos da UNIFEI, alguns com auxílio de alunos de graduação e membros da Associação Atlética Acadêmica (AAA).

3.1.2 Saúde e Qualidade de Vida

Tivemos 35 projetos recreativos que contemplaram as modalidades a seguir (algumas com turmas masculinas e femininas, outras com turmas mistas): Academia ao Ar Livre, Atletismo, Avaliação Física, Basquete Recreativo, Blue Bunnies (líderes de torcida), Boxe Chinês, Caiaque, Futsal Recreativo, Futsal dos Servidores, Ginástica Laboral, Ginástica Localizada, Handebol Recreativo, Jogos de Futsal, Jogos de Queimada, Karate-Do, Kung Fu, Musculação, Spinning, Tênis de Mesa, Treinamento Funcional, Vôlei Recreativo, Vôlei de Praia Recreativo e Xadrez.

(15)

14 Todos os projetos foram coordenados por um dos quatro Técnicos Desportivos da UNIFEI, alguns com auxílio de alunos de graduação e membros da Associação Atlética Acadêmica (AAA) como integrantes das respectivas equipes de trabalho.

3.2 DIVISÃO CIENTÍFICA

Organizou-se a 1ª Semana da Educação Física da UNIFEI, na qual, durante três dias de evento, apresentaram-se palestras relacionadas à Educação Física e Esportes na UNIFEI. As palestras foram todas ministradas por servidores da UNIFEI (enfermeiro, médica, psicólogas e técnicos desportivos) e contaram com a presença de alunos de cursos de graduação em Educação Física e Enfermagem de instituições de Itajubá, profissionais de Educação Física de Itajubá, discentes e servidores da UNIFEI.

4 PLANEJAMENTO 2017

Reunimo-nos diversas vezes em dezembro a fim de planejarmos nossas ações para o ano de 2017. Definiu-se o calendário esportivo do CEFE para 2017:

Olimpíadas UNIFEI

Desafios: 27,28/5, 23,24/09 e 21,22/10 Festival Recreativo: 26 a 29/6 e 20 a 23/11 Premiação Olimpíadas/Melhores do Ano: 30/11 Semana da Educação Física: 28 a 31/8 e 1/9 Integra/Calouríadas: 6 a 10/3

Início das Inscrições nos Projetos: 1ºS 6/3 e 2ºS 1/8 Início dos Projetos: 1ºS 13/3 e 2ºS 7/8

(16)

15

Janeiro Fevereiro Março

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

1 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 2 3 4 5 6 7 8 6 7 8 9 10 11 12 6 7 8 9 10 11 12 9 10 11 12 13 14 15 13 14 15 16 17 18 19 13 14 15 16 17 18 19 16 17 18 19 20 21 22 20 21 22 23 24 25 26 20 21 22 23 24 25 26 23 24 25 26 27 28 29 27 28 27 28 29 30 31 30 31

Abril Maio Junho

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

1 2 1 2 3 4 5 6 7 1 2 3 4

3 4 5 6 7 8 9 8 9 10 11 12 13 14 5 6 7 8 9 10 11

10 11 12 13 14 15 16 15 16 17 18 19 20 21 12 13 14 15 16 17 18

17 18 19 20 21 22 23 22 23 24 25 26 27 28 19 20 21 22 23 24 25

24 25 26 27 28 29 30 29 30 31 26 27 28 29 30

Julho Agosto Setembro

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

1 2 1 2 3 4 5 6 1 2 3 3 4 5 6 7 8 9 7 8 9 10 11 12 13 4 5 6 7 8 9 10 10 11 12 13 14 15 16 14 15 16 17 18 19 20 11 12 13 14 15 16 17 17 18 19 20 21 22 23 21 22 23 24 25 26 27 18 19 20 21 22 23 24 24 25 26 27 28 29 30 28 29 30 31 25 26 27 28 29 30 31

Outubro Novembro Dezembro

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

1 1 2 3 4 5 1 2 3 2 3 4 5 6 7 8 6 7 8 9 10 11 12 4 5 6 7 8 9 10 9 10 11 12 13 14 15 13 14 15 16 17 18 19 11 12 13 14 15 16 17 16 17 18 19 20 21 22 20 21 22 23 24 25 26 18 19 20 21 22 23 24 23 24 25 26 27 28 29 27 28 29 30 25 26 27 28 29 30 31 30 31

Encaminhamos aos órgãos responsáveis a estimativa de orçamento necessário ao cumprimento do planejamento 2017 (Apêndice D).

(17)

16 APÊNDICES

(18)

17 APÊNDICE B – CHECK LIST DE MANUTENÇÃO DO CEFE

(19)

18 APÊNDICE C – PROCESSOS DE COMPRAS 2016

(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)

29 APÊNDICE D – ORÇAMENTO IDEALIZADO PARA 2017

Orçamento de Custeio

Item Valor Estimado

Pedido 01 - Arbitragem R$ 8.000,00

Pedido 02 - Material Esportivo R$ 15.000,00

Transporte Itabira R$ 2.500,00

Diárias Itabira R$ 4.000,00

Anuidade FUME R$ 1.000,00

JUMs Transporte R$ 20.000,00

JUMs Diárias Técnicos R$ 3.000,00

JUMs 6 Equipes R$ 4.500,00

JUMs 10 individuais R$ 500,00

Futebol de Campo evento R$ 1.000,00

Rugby Evento R$ 1.000,00

Futebol Americano evento R$ 1.000,00

Artes Marciais evento R$ 1.000,00

Material para Premiação R$ 2.000,00

TOTAL: R$ 64.500,00

Orçamento de Capital

Item Valor Estimado

Tabelas de Basquete R$ 25.000,00

Referências

Documentos relacionados

Em Educação física, organizamos uma atividade de Plogging, que consiste na prática de atividade física com a recolha de lixo urbano, desta forma, pretendemos

Segundo Ferreira (2000), a ênfase na vitória, por exemplo, pode dificultar a adoção de hábitos de vida ativa, já que não é difícil encontrar pessoas que atribuem o afastamento

Os Jogos Escolares do Município de Vitória (JEMVI), por envolver grande número de escolas participantes, muitas vezes o esporte/competição escolar não é integrado

A) conjunto de medidas e intervenções sociais que são impulsionadas a partir do Estado e que têm por objetivo melhorar a qualidade de vida da população e

a) clínicas de esporte de alto rendimento, pois nas competições de alto nível os atletas têm uma vida saudável, com treinamentos repetitivos de exaustão

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

O TÉCNICO EM ESPORTES E ATIVIDADE FÍSICA é o profissional que atua na área esportiva, aplicando atividades de iniciação esportiva para crianças, jovens, adultos

2. Caso não haja espaço para colocar os bens materiais, estes serão armazenados na arrecadação de apoio e etiquetados. Relativamente aos donativos em dinheiro, doados