• Nenhum resultado encontrado

Efeitos, Complicações e evolução da intoxicação por inalação da fumaça

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Efeitos, Complicações e evolução da intoxicação por inalação da fumaça"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Efeitos, Complicações e evolução da intoxicação por

inalação da fumaça

ORLANDI, Antônio Marcos 1 SILVA, Gisele Rocha da 1 GOMES, Jairo Costa Pereira 1 SOARES, Karina Marques1

SILVA, Luan Moraes da 1 CASTELAN, Taffarel Pariz¹

MARQUES, Aline Costa¹ SAMPAIO, Poliane 2

1

Graduando do Curso de Ciências biológicas do Centro Universitário São Camilo-ES

2

Professor orientador: Especialista e Mestre em saúde coletiva, Centro Universitário São Camilo-ES, polianesampaio@saocamilo-es.br

Introdução

O fogo desde os tempos remotos, sempre foi um elemento essencial para homem, em se tratando do conforto e serventia de sua utilização, ora como um meio de sobrevivência contra o frio, ora, cozinhando alimentos, e defendendo o seu território contra inimigos. Uma vez que o fogo, escape acidental, ou propositadamente ao controle do homem, denominamos incêndio, no qual são desprendidos gases presente na fumaça, que por sua vez acarreta direta e indiretamente, lesões e intoxicações ao organismo exposto. A origem, o grau, e as peculiaridades destas intoxicações, são objeto de estudo da toxicologia, constituindo-se no tema central deste estudo, que buscou avaliar os elementos nocivos da fumaça, as complicações sistêmicas decorrentes de sua inalação, a evolução dessas intoxicações, bem como os meios de tratamento e profilaxia.

(2)

PALAVRAS CHAVE: Intoxicações, gases tóxicos, asfixia, lesão pulmonar.

INTRODUÇÂO

A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos adversos produzidos pela interação de agentes químicos com sistemas biológicos. O objetivo básico é prevenir, diagnosticar e tratar as intoxicações provocadas por esses agentes (Mendes,Alcântara,Brito,et al).

O estudo teve como objetivo, o levantamento de informações, o relato de procedimentos, e demais implicações, acerca dos efeitos da fumaça no organismo, haja vista que os processos de metabolização, danos e bioquímica da fumaça no corpo humano, estão intimamente ligados para que possa compreender com exatidão a toxicologia da fumaça dos incêndios.

A fumaça é a mistura de gases e partículas em suspensão resultantes da queima de qualquer combustível. Os constituintes da fumaça podem ser divididos em dois grupos: material particulado e gases. Tanto um como o outro produzem lesões nas vias aéreas, mas por mecanismos e em territórios diferentes. O material particulado pode levar à obstrução das vias aéreas por efeito direto de deposição e pela indução de broncoespasmo. (Souza,Jardim,Salge,et al,2004).

As intoxicações decorrentes do contato com fumaça em incêndios podem estar vinculadas a uma substância específica ou grupo de substâncias, dentre elas destacam-se o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2), o cianeto, dentre outras substâncias associadas. No tocante estas substâncias adentram o corpo humano por inalação, e podem acarretar sérios danos , lesões e sequelas ao sistema respiratório, cardiovascular, e neurológico, podendo levar a óbito dependendo da quantidade e do grau de exposição. (Spinelli; Rezegue; Fiorin;Bragança,2009)

MATERIAL E MÈTODOS

Foram pesquisados informações e dados, contidos em periódicos, livros, e internet. Todo material foi revisado detalhadamente, de forma abranger e

(3)

focar os pontos mais importantes e cruciais utilizados na elaboração e edição do trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÔES Inalação da fumaça

Durante um incêndio, o oxigênio no ar diminui e a queima de produtos gera grande quantidade de monóxido de carbono (CO) e outros gases tóxicos. Depois de inaladas, as substâncias tóxicas chegam aos pulmões e seguem para os alvéolos. O monóxido cai na corrente sanguínea, onde se liga as hemácias. O CO ocupa o lugar do oxigênio e impede que o organismo seja oxigenado e sem a oxigenação, as células do corpo não produzem energia. O cérebro e o coração entram em colapso, o que pode causar a morte do indivíduo. (Moino,Nogueira ,Carrer,et al2003)

A fumaça ainda causa irritação da mucosa das vias aéreas e no pulmão, e o inchaço dificulta ainda mais a respiração.(Campos,2006)

Das patologias associadas à exposição da fumaça de incêndio teve destaque á lesão inalatória, que hoje é a principal causa de morte nos pacientes queimados, motivo pelo qual se justifica o grande número de estudos publicados sobre o assunto (Souza, Jardim,Salge,et al,2004).

Os mecanismos envolvidos na gênese da lesão inalatória envolvem tanto os fatores de ação local quanto os de ação sistêmica, o que acaba por aumentar muito as repercussões da lesão. Atualmente, buscam-se ferramentas que permitam o diagnóstico cada vez mais precoce da lesão inalatória e ainda estratégias de tratamento que minimizem as consequências da lesão já instalada (Souza, Jardim,Salge,et al,2004).

“A fumaça inalada pode produzir efeitos agudos, como a morte por asfixia. Efeitos tardios acarretando pneumonia química e lesões neurológicas.Os efeitos crônicos, podem acarretar broquiotite, a síndrome do desconforto respiratório agudo (ARDS) etc.(Moino,Nogueira ,Carrer,2003)

Sintomas da intoxicação

A inalação de grandes quantidades de monóxido de carbono produz a morte por síncope respiratória ou circulatória, devido à inibição do centro bulbar

(4)

correspondente. Não existe nesta modalidade de intoxicação uma sintomatologia evidenciável(. Spinelli; Rezegue; Fiorin;Bragança,2009)

É importante ressaltar que o monóxido de carbono é um gás inodoro e insípido e, portanto, a vítima geralmente não percebe o perigo a que está exposta, a absorção do monóxido de carbono e os sintomas resultantes dependem da concentração do mesmo no ar expirado, do tempo de exposição no ambiente contaminado e da atividade do indivíduo exposto, ou melhor, do ritmo respiratório.

A intoxicação aguda apresenta três períodos distintos, que vão desde a perda de consciência, imobilidade dos membros, levando ao coma, podendo ocorrer sequelas neurológicas posteriores como a amnésia. (Alcântara,1995)

Tratamento das intoxicações

Retirar a vítima do local de exposição; se a respiração estiver deprimida, aplicar respiração artificial com o oxigênio a 100% até recuperação das condições normais. As condições respiratórias do paciente devem ser cuidadosamente controladas, realizando-se de acordo com a necessidade de traqueostomia, aspiração das secreções e respiração assistida, administrando-se antibióticos e oxigênio em altas concentrações.(Campos,2006)

Caso não se produza acidose metabólica é aconselhável o uso de carbógeno (95% de oxigênio e 5% de CO2) para restaurar as condições respiratórias do intoxicado; a Exsanguineotransfusão onde se obtém uma substituição das hemácias comprometidas com o monóxido de carbono; as sangrias largas seguidas de equivalente reposição sanguínea.

(Spinelli; Rezegue; Fiorin;Bragança,2009)

São inúmeras as complicações decorrentes da intoxicação pelo monóxido de carbono: respiratórias: pneumonia, broncopneumonia, edema pulmonar agudo, laringite, etc. as complicações cardíacas: a parada cardíaca é o acidente comum na fase de aspiração do gás, enquanto que o colapso é frequente no período comatoso. Ainda pode ser observada insuficiência

(5)

cardíaca, taquicardia acompanhada de extra-sístoles, seguindo-se bradicardia; as complicações neurológicas: paralisias de origem central (hemiplégicas e paraplégicas), síndromes especiais de origem central, como inércia total e hipertonia acentuada e difusa, crises convulsivas, hipertermias de origem central, paralisias localizadas por lesões dos nervos periféricos, distúrbios sensitivos; manifestações mentais: confusão mental, distúrbios da memória. (Souza;Jardim,;Salgb;et al,2004)

CONCLUSÂO

As intoxicações causadas pela fumaça de incêndio estão entre os tipos mais graves, e acontecem com frequência na população, em todo o mundo. Grandes esforços são feitos em pesquisa, e tratamento dessas intoxicações e agravos, levando-nos a concluir, a primeira ótica, que o tratamento inclui bruscamente a intubação, provendo sumariamente a ventilação ou superventilação mecânica, buscando prover o supri mento de oxigênio em déficit do paciente.

Ressaltasse, todavia e em definitivo, que o tratamento das mesmas vai muito além, mobilizando intervenções cirúrgicas categóricas, métodos de desintoxicação, administração minuciosa de medicamentos e drogas. Ademais as sequelas mobilizam uma gama de profissionais e especialistas, desde pneumologistas, cardiologistas, fisioterapeutas, psicólogos e psiquiatras para o tratamento de traumas e síndromes subsequentes.

O Alerta para prevenção e profilaxia, é uma bandeira vigente, para evitar e mitigar, os danos e lesões provenientes de intoxicações causadas por incêndios.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS

Alcântara, H. R. Toxicologia clínica e forense. Andrei Editora Ltda.,1985. 427p.

(6)

Mendes, R. Patologia do Trabalho. Editora Atheneu, 1995.643 p.

Brito, F. D. Toxicologia humana e geral. Livraria Atheneu, 1988.413 p.

Moino,Elaine de O;Nogueira,Helena L;Carrer,Karina.Principais complicações respiratórias em queimados associadas Á inalação de fumaça:Abordagem fisioterapêutica em UTI.São Paulo:2003.

Kaimen-Maciel,Damacio R.;Rocha ,Flávio Henrique B., Mancini, Diogo A..Desmielinização tardia após intoxicação por monóxido de carbono.Rev neurocienc .Londrina:2008.

Souza, Rogério;Jardim, Carlos;Salgb, João Marcos;Carvalho, Carlos Roberto R.Lesão por inalação de fumaça.J Bras Pneumol.:Brasil.2004.

Spinelli, Jorge;Rezegue, Leila;Bragança, Kátya R.Lesão inalatória grave: tratamento precoce e reversão do quadro. Relato de caso e revisão de literatura.Belém:Brasil:2009.

Campos, Hisbello S. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: mais do que apenas uma doença pulmonar.Bol Pneumol Sanit :Brasil.2006.

Referências

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Veículos do casal Rogério Onofre e Dayse foram registrados em nome Cláudio Freitas; Houve várias trocas de mensagens suspeitas, tendo elas sido codificadas com nomes

Anthropogenic climate change has obviously altered the nature and social landscape. Nature provides resources for human needs and in the same situation human should

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

Avaliou-se o comportamento do trigo em sistema de plantio direto em sucessão com soja ou milho e trigo, sobre a eficiência de aproveitamento de quatro fontes