• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR:"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Índice

INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR: são fornecem os conselhos de uso, descrevem os comandos e as operações correctas de limpeza e manuten-ção do aparelho.

INSTRUÇOES PARA O INSTALADOR: são instruções destinadas ao téc-nico qualificado que tem de realizar a instalação, a activação e os testes funcionais do aparelho.

1.

ADVERTÊNCIAS PARA USO ... 61

2.

ADVERTÊNCIAS PARA A ELIMINAÇÃO – A NOSSA

PREOCUPAÇÃO COM O AMBIENTE ... 62

3.

ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA ... 63

4.

CONHEÇA O SEU APARELHO ... 64

5.

UTILIZAÇÃO DA PLACA ... 65

6.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO... 67

7.

INSTALAÇÃO DO APARELHO ... 68

8.

LIGAÇÃO DO GÁS ... 74

9.

ADAPTAÇÃO AOS VÁRIOS TIPOS DE GÁS ... 76

(2)

Advertências para o uso

1. ADVERTÊNCIAS PARA USO

ESTE MANUAL CONSTITUI PARTE INTEGRANTE DO APARELHO. É NECESSÁRIO CONSERVÁ-LO ÍNTEGRO E AO SEU ALCANCE DURANTE O CICLO DE VIDA DA PLACA.

ACONSELHAMOS UMA LEITURA ATENTA DESTE MANUAL E DE TODAS AS INDICAÇÕES NELE CONTIDAS ANTES DE UTILIZAR O APARELHO.

A INSTALAÇÃO DEVERÁ SER EFECTUADA POR PESSOAL QUALIFICADO EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS VIGENTES. ESTE APARELHO DESTINA-SE A UM USO DE TIPO DOMÉSTICO E ESTÁ EM CONFORMIDADE COM AS

DIRECTIVAS CEE ACTUALMENTE EM VIGOR: O APARELHO FOI

CONSTRUÍDO PARA DESEMPENHAR AS SEGUINTES FUNÇÕES: COZINHAR

E AQUECER ALIMENTOS; QUAISQUER OUTRAS UTILIZAÇÕES SÃO

CONSIDERADAS IMPRÓPRIAS.

O FABRICANTE DECLINA TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE POR UTILIZAÇÕES DIFERENTES DAS INDICADAS.

NUNCA UTILIZE ESTE APARELHO PARA AQUECER OS AMBIENTES.

NÃO ABANDONE OS RESÍDUOS DA EMBALAGEM NO AMBIENTE DOMÉSTICO. SEPARE OS VÁRIOS MATERIAIS DA EMBALAGEM PARA ELIMINAR E ENTREGUE-OS NO CENTRO DE RECOLHA SELECTIVA MAIS PRÓXIMO.

O APARELHO INUTILIZADO DEVERÁ SER ENTREGUE A UM CENTRO DE RECOLHA SELECTIVA.

NÃO OBSTRUA AS ABERTURAS E AS FENDAS DE VENTILAÇÃO E DE ELIMINAÇÃO DO CALOR.

O APARELHO DESTINA-SE À COZEDURA DE ALIMENTOS E NÃO DEVE SER UTILIZADO COMO AQUECEDOR DE AMBIENTES.

NÃO UTILIZE AEROSÓIS EM SPRAY NAS PROXIMIDADES DO APARELHO ENQUANTO ESTE SE ENCONTRA EM FUNCIONAMENTO.

A CHAPA DE IDENTIFICAÇÃO COM OS DADOS TÉCNICOS, O NÚMERO DE SÉRIE E A MARCA, ESTÁ COLOCADA DE FORMA VISÍVEL SOB O CÁRTER.

(3)

Advertências para a eliminação

2. ADVERTÊNCIAS PARA A ELIMINAÇÃO – A

NOSSA PREOCUPAÇÃO COM O AMBIENTE

Na embalagem dos nossos produtos são utilizados materiais não poluentes, por conseguinte, compatíveis com o ambiente e recicláveis. Pedimos a sua colaboração para uma eliminação correcta da embalagem. Informe-se junto do seu revendedor ou das organizações competentes da sua área sobre os endereços dos centros de recolha, reciclagem e eliminação.

Não abandone a embalagem ou partes da mesma. Estas podem constituir um perigo de asfixia para as crianças, especialmente os sacos de plástico.

Também é necessário eliminar correctamente o seu aparelho velho. Importante: entregue o aparelho à empresa da área, autorizada para recolha dos electrodomésticos inutilizados. Uma eliminação correcta permite uma recuperação inteligente de materiais valiosos.

Além disso, é preciso cortar o cabo de ligação à rede eléctrica e removê-lo juntamente com a ficha.

(4)

Advertências para a segurança

3. ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA

CONSULTE AS INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO PARA CONHECER AS NORMAS DE SEGURANÇA REFERENTES AOS EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS OU A GÁS E ÀS FUNÇÕES DE VENTILAÇÃO.

NO SEU INTERESSE E PARA SUA SEGURANÇA, ESTÁ DETERMINADO POR LEI QUE A INSTALAÇÃO E A ASSISTÊNCIA A TODOS OS APARELHOS ELÉCTRICOS SEJAM EFECTUADAS POR PESSOAL QUALIFICADO EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS VIGENTES.

OS NOSSOS INSTALADORES RECONHECIDOS GARANTEM UM TRABALHO SATISFATÓRIO.

OS EQUIPAMENTOS A GÁS OU ELÉCTRICOS DEVEM SER SEMPRE DESLIGADOS POR PESSOAS COMPETENTES.

A FICHA QUE LIGA AO CABO DE ALIMENTAÇÃO E À RESPECTIVA TOMADA DEVERÁ SER DO MESMO TIPO E ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR.

A TOMADA DEVERÁ FICAR ACESSÍVEL COM O APARELHO ENCASTRADO.

NUNCA REMOVA A FICHA PUXANDO PELO CABO.

É OBRIGATÓRIO QUE O APARELHO SEJA EQUIPADO COM LIGAÇÃO À TERRA SEGUNDO AS MODALIDADES PREVISTAS PELAS NORMAS DE SEGURANÇA DO SISTEMA ELÉCTRICO.

IMEDIATAMENTE APÓS A INSTALAÇÃO, TESTE O APARELHO DE MODO BREVE SEGUINDO AS INSTRUÇÕES FORNECIDAS MAIS ADIANTE. NO CASO DE NÃO FUNCIONAR, DESLIGUE O APARELHO DA REDE ELÉCTRICA E CONTACTE O CENTRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA MAIS PRÓXIMO.

NUNCA TENTE REPARAR O APARELHO.

O APARELHO AQUECE MUITO DURANTE A UTILIZAÇÃO. PARA QUALQUER OPERAÇÃO É ACONSELHÁVEL A UTILIZAÇÃO DE LUVAS TÉRMICAS APROPRIADAS

O APARELHO DESTINA-SE EXCLUSIVAMENTE A PESSOAS ADULTAS. NÃO

PERMITA QUE AS CRIANÇAS SE APROXIMEM DELE OU QUE O UTILIZEM PARA AS SUAS BRINCADEIRAS.

SEMPRE QUE O APARELHO FOR INSTALADO EM EMBARCAÇÕES OU CARAVANAS, NÃO O UTILIZAR COMO AQUECEDOR DE AMBIENTES.

NO FIM DA UTILIZAÇÃO VERIFIQUE SEMPRE SE OS BOTÕES DE COMANDO ESTÃO NA POSIÇÃO 0 (DESLIGADO).

O fabricante declina qualquer responsabilidade por eventuais ferimentos em pessoas ou danos em objectos provocados pelo não cumprimento das normas supracitadas ou pela modificação de qualquer peça do aparelho e utilização de peças sobresselentes não originais.

(5)

Instruções para o utilizador

4. CONHEÇA O SEU APARELHO

Queimador Auxiliar (AUX) Queimador Semi-rápido (SR) Queimador Rápido (R) Queimador Ultrarápido (URP)

(6)

Instruções para o utilizador

5. UTILIZAÇÃO DA PLACA

5.1 Placa a gás

Antes de acender os queimadores da placa, certifique-se de que as coroas espalhadoras estão colocadas nos encaixes próprios com as respectivas tampas, tendo o cuidado de verificar se a posição dos orifícios A dos espalhadores corresponde com a das velas e dos termopares.

Ao utilizar pela primeira vez as placas eléctricas ou a churrasqueira (quando prevista), convém aquecê-las à sua máxima temperatura o tempo suficiente para queimar eventuais resíduos oleosos de fabrico, que podem libertar odores desagradáveis para os alimentos.

A grelha B é usada para recipientes “wok” (caçarola chinesa). A fim de evitar deteriorações na placa de cozedura o produto foi equipado com uma grelha sobrelevada C. A qual será colocada sob as panelas que ultrapassam o diâmetro indicado na tabela no parágrafo "5.3 Diâmetro dos recipientes". Em qualquer caso a grelha C não será utilizada no queimador ultrarápido.

Ao pé de cada botão está indicada a posição do queimador que lhe corresponde. O aparelho está equipado com um dispositivo de acendimento eléctrico. Basta premir e rodar o botão no sentido anti-horário para o símbolo de chama máxima, até que a chama acenda. Se não acender nos primeiros 15 segundos, rodar o botão para 0 e não tentar voltar acender durante 60 segundos.

Nos modelos com válvulas, quando a chama acender, mantenha premido o botão durante alguns segundos para permitir que o termopar aqueça. Pode acontecer que o queimador se apague no momento em que soltar o botão: significa que o termopar não aqueceu o suficiente. Espere mais alguns instantes e repita a operação mantendo o botão premido um pouco mais. Esta operação não será necessária nos queimadores que não têm termopar. Quando o queimador estiver aceso pode-se regular a chama de acordo com as necessidades. Após cada utilização da placa, verifique sempre que os botões de comando estejam na posição (apagada).

Se os queimadores se apagarem acidentalmente, após um intervalo de cerca 20 segundos será accionado um dispositivo de segurança para bloquear a saída de gás, ainda que a torneira esteja aberta. Neste caso, rodar o botão para a posição de apagado e não tentar voltar a acender o queimador, pelo menos, durante 60 segundos.

(7)

Instruções para o utilizador

5.2 Conselhos práticos para utilizar os queimadores

Para obter o melhor rendimento dos queimadores e um consumo de gás ao mínimo, é necessário usar recipientes com fundo plano e regular providos de tampa e de diâmetro proporcional ao queimador para evitar que a chama incida sobre os lados do recipiente (ver o parágrafo "5.3 Diâmetro dos recipientes"). No momento de ebulição reduza a chama o suficiente para impedir que o líquido derrame.

Durante a cozedura, para evitar queimaduras ou danos na placa, todos os recipientes ou os grelhadores devem estar colocados no interior do perímetro da placa de cozedura.

Quando usar gorduras ou óleo tenha muito cuidado na medida em que estes produtos quando aquecem excessivamente podem incendiar-se.

5.3 Diâmetro dos recipientes

QUEIMADORES 1 Auxiliar 2 Semi-rápido 3 Rápido 4 Ultrarápido Ø MÍN. E MÁX. (EM CM) 12 - 14 16 - 20 18 - 24 20 - 26

A seguir são indicados os diâmetros das panelas que podem ser utilizadas com a grelha sobrelevada: QUEIMADORES 1 Auxiliar 2 Rápido Ø MÍN. E MÁX. (EM CM) 16 - 24 26 - 28

Quando se dispuser da placa Tepanyaki (opcional, não fornecida) não a utilizar, de forma alguma, sobre o queimador ultrarápido.

Atenção:

No fim da cozedura efectuada utilizando recipientes com fundo em alumínio poderá ser detectada a presença de resíduos brancos nas grelhas em ferro fundido. Normalmente estes resíduos são provocados pelo esfregar do fundo dos recipientes nas grelhas, dificilmente removíveis com a limpeza normal. A utilização de produtos abrasivos ou demasiado agressivos para a limpeza da grelha pode danificar o esmalte superficial da mesma.

(8)

Instruções para o utilizador

6. LIMPEZA E MANUTENÇÃO

NÃO UTILIZE UM JACTO DE VAPOR PARA LIMPAR O APARELHO.

Antes de efectuar qualquer operação, é preciso desligar a alimentação eléctrica do aparelho.

6.1 Limpeza do aço inoxidável

Para uma boa conservação do aço inoxidável, é necessário limpá-lo regularmente no final de cada utilização, após deixar arrefecer.

6.1.1 Limpeza diária normal

Para limpar e conservar as superfícies em aço inoxidável use apenas produtos específicos que não contenham abrasivos ou substâncias ácidas à base de cloro. Modo de utilização: deite o produto num pano húmido e passe sobre a superfície, enxagúe cuidadosamente e seque com um pano macio ou com uma pele de camurça.

6.1.2 Manchas de alimentos ou resíduos

Evite absolutamente a utilização de esfregões metálicos e raspadores cortantes para não danificar as superfícies. Utilize os produtos normais para aço, não abrasivos, servindo-se eventualmente de utensílios de madeira ou de plástico. Enxagúe muito bem e seque com um pano macio ou pele de camurça.

6.2 Limpeza dos componentes a gás

As grelhas, as tampas, as coroas espalhadoras e os queimadores são extraíveis para facilitar a limpeza; lave-as em água quente e detergente não abrasivo tendo cuidado de retirar todas as incrustações e esperar que fiquem perfeitamente enxutos. Volte a montar as tampas sobre as respectivas coroas, assegurando-se que os orifícios A se centrem com os pernos B dos queimadores.

Para um bom funcionamento as velas de acendimento e os termopares devem estar sempre bem limpos. Verifique frequentemente e se necessário limpe-os com um pano húmido. Eventuais resíduos secos são removidos com um palito de madeira ou uma agulha.

(9)

Instruçoes para o instalador

7. INSTALAÇÃO DO APARELHO

7.1 Colocação

Este aparelho pertence à classe 3.

As seguintes intervenções requerem um trabalho na parede e/ou de carpintaria e devem ser, portanto, realizado por um técnico competente. A placa pode ser instalada em vários tipos de material, tais como superfícies de alvenaria, metal, madeira maciça ou madeira revestida com laminados plásticos, desde que resistentes ao calor (T 90°C).

7.2 Quotas para a tipologia A de instalação (base vazia)

A

DISTÂNCIAS A B C L H

MÍNIMA 866 mm 630 mm 50 mm 904 mm 750 mm

MÁXIMA 866 mm 650 mm - -

-As ripas de suporte deverão estar devidamente dimensionadas e fixadas à base de modo a poder sustentar o peso do produto e a sua utilização.

(10)

Instruçoes para o instalador

7.3 Quotas para a tipologia B de instalação (base completa)

B

1

B

2

DISTÂNCIAS B C L H

MÍNIMA 630 mm 50 mm 904 mm 750 mm

(11)

-Instruçoes para o instalador

7.3.1 Base de apoio

Realize dois buracos na parte posterior da base de apoio com descrito na figura abaixo. A abertura da esquerda deverá ser usada para as ligações a gás, enquanto que a da direita para as ligações eléctricas. Antes de fixar a placa de cozedura à base de apoio realize quatro furos de 8 mm de diâmetro nos pontos indicados através dos quais passarão os parafusos a apertar nos rebites situados na parte inferior do produto.

Os entre-eixos dos furos e as dimensões dos buracos referem-se a uma placa de cozedura instalada contra a parede posterior.

681 mm 681 mm 355 mm 189.5 mm 96 mm 200 mm 434 mm 120 mm 83.5 mm Ø 8 mm Ø 8 m m Ø8 mm Ø8 mm 109. mm5

Z

83.5 mm

(12)

Instruçoes para o instalador

7.4 Fixação para a instalação de tipo A

Uma vez colocada correctamente a placa no seu compartimento sobrepor os esquadros (A) na parte inferior do produto (B). A fixação precisa de 2 esquadros para cada um dos dois flancos da placa de cozedura.

1) Fixe os esquadros às paredes da base ataraxando os parafusos fornecidos através dos furos apropriados (C). Estas operações manterão estável a fixação de todo o produto.

2)

Importante: para a fixação do produto é conveniente utilizar os estribos fornecidos em todos os pontos de fixação.

(13)

Instruçoes para o instalador

7.5 Fixação para a instalação de tipo B

Após ter colocado correctamente a placa sobre a base de apoio, termine a fixação atarraxando o produto com os quatro parafusos métricos fornecidos fazendo-os passar pelos furos de 8mm Ø realizados antes da instalação. Certifique-se que os furos na estrutura estejam centrados com os que se encontram no fundo do produto.

Importante: são possíveis outros tipos de instalação sob a supervisão do fabricante.

Importante: para a fixação deste produto à estrutura de suporte, aconselha-se a não utilizar aparafusadoras mecânicas ou eléctricas e de excercer uma pressão moderada com a mão sobre as partes de fixação. No caso deste produto ser instalado sobre um forno, este deve estar munido de ventilador de refrigeração.

(14)

Instruçoes para o instalador

7.6 Ligação eléctrica

Assegurar que a voltagem e o dimensionamento do cabo de alimentação correspondem às características indicadas na chapa colocada sob o cárter do equipamento.

Esta chapa nunca deverá ser removida.

É obrigatória a ligação à terra de acordo com as modalidades previstas pelas normas de segurança da instalação eléctrica.

Se utilizar uma ligação eléctrica fixa, é necessário aplicar à linha de alimentação do aparelho um dispositivo de interrupção onmipolar com distância de abertura dos contactos igual ou superior a 3 mm, colocado numa posição de fácil acesso e próximo do aparelho.

Se utilizar uma ligação com ficha e tomada, verifique se elas são do mesmo tipo. Evite a utilização de reduções, adaptadores ou derivadores porque poderiam provocar aquecimentos e queimaduras.

Funcionamento a 220-240 V~: utilize um cabo tripolar do tipo

H05V2V2-F (cabo de 3 x 0,75 mm2) A extremidade a ligar ao aparelho deverá ter o fio de terra (amarelo verde) pelo menos 20 mm mais comprido.

O fabricante declina qualquer responsabilidade por eventuais ferimentos em pessoas ou danos em objectos provocados pelo não cumprimento das normas supracitadas ou pela modificação de qualquer peça do equipamento.

(15)

Instruçoes para o instalador

8. LIGAÇÃO DO GÁS

Antes da instalação verifique que as condições locais de distribuição (natureza e pressão do gás) e o estado de regulação do aparelho, sejam compatíveis. Para ligar a placa à rede do gás é necessário uma conexão flexível B que permita a ligação com a entrada de gás do chão A. Colocar sempre uma junta vedante C entre as duas conexões (Fig.1) e apertar os componentes com uma chave de torque de máximo 10 Nm.

Fig. 1

A ligação à rede do gás pode ser realizada com um tubo rígido em cobre ou com um tubo flexível em aço à parede contínua e respeitando as prescrições estabelecidas pela norma UNI-CIG 7129.

Depois da operação concluída, verifique a completa estanqueidade com uma solução de sabão e nunca com uma chama. A placa de cozedura está testada para gás metano G20 (2H) à pressão de 20 mbar.

Para a alimentação com outros tipos de gás, ver o capítulo “9. ADAPTAÇÃO AOS VÁRIOS TIPOS DE GÁS”.

A conexão de entrada do gás é roscada ½” gás externo (ISO 228-1). Ligação com tubo rígido em cobre: A

ligação à rede do gás deverá ser efectuada de modo a não provocar pressões de qualquer género sobre o aparelho. A ligação pode ser realizada utilizando o grupo adaptador D com bicónico, interpondo sempre a junta vedante C fornecida. Aperte os componentes com uma chave de torque de máximo 10 Nm.

Ligação com tubo flexível em aço: Utilize apenas tubos em aço inoxidável em parede contínua em conformidade com a norma UNI-CIG 9891, interpondo sempre a junta vedante C fornecida, entre a conexão B e o tubo flexível E. Aperte os componentes com uma chave

(16)

Instruçoes para o instalador

A colocação em funcionamento com o tubo flexível deverá ser efectuada de modo que o comprimento da tubagem não exceda os 2 metros de extensão máxima; assegure-se que os tubos não estejam em contacto com partes móveis ou sejam esmagados.

8.1 Ligação ao gás líquido

Utilize um regulador de pressão e faça a ligação na botija respeitando os requisitos estabelecidos pela norma vigente.

Certifique-se de que a pressão de alimentação respeita os valores indicados na tabela do parágrafo “9.2 Quadros de características dos queimadores e dos injectores”.

8.2 Ventilação dos compartimentos

O aparelho apenas pode ser instalado em locais permanentemente ventilados, como previsto pelas normas UNI-CIG 7129 / 7131. No local onde é instalado o aparelho deve poder afluir tanto ar quanto for necessário para a combustão regular do gás e para a restituição necessária ao próprio local. As tomadas de introdução de ar, protegidas por grelhas, devem ser dimensionadas convenientemente (UNI CIG 7129 / 7131) e colocadas de modo a não serem obstruídas, nem sequer parcialmente. O local deverá ser adequadamente ventilado para eliminar a humidade e o calor produzidos pela cozedura: em particular, após um uso prolongado, é aconselhável abrir uma janela ou aumentar a velocidade dos possíveis ventiladores.

8.3 Descarga dos produtos de combustão

A descarga dos produtos de combustão deve ser feita através de exaustores ligados a uma chaminé com tiragem natural e de eficácia segura, ou mediante a utilização de sistemas de aspiração forçada. Qualquer sistema de aspiração eficiente requer um projecto cuidadoso da parte de um técnico qualificado, respeitando as posições e distâncias indicadas pelas normas. No fim da intervenção o instalador deverá emitir um certificado de conformidade.

(17)

Instruçoes para o instalador

9. ADAPTAÇÃO AOS VÁRIOS TIPOS DE GÁS

Desligue o aparelho da corrente eléctrica, antes de realizar as operações seguintes.

O aparelho está testado para gás metano G20 (2H) à pressão de 20 mbar. Em caso de funcionamento com outros tipos de gás é necessário substituir os injectores dos queimadores e regular a chama mínima nas torneiras de gás. Para a substituição dos injectores, deve proceder como descrito nos parágrafos seguintes.

9.1 Substituição dos injectores da placa de cozedura

1 Extraia as grelhas do fogão, retire todas as tampas dos injectores e as coroas espalhadoras;

2 Com uma chave de caixa de 7 mm desaperte os injectores dos queimadores;

3 Proceda à substituição dos injectores dos queimadores de acordo com o gás a utilizar (ver parágrafo “9.2 Quadros de características dos queimadores e dos injectores“).

4 Coloque de novo os queimadores nos respectivos encaixes.

Os injectores para a utilização de gás de cidade (G110 – 8 mbar) encontram-se disponíveis nos centros de assistência autorizados.

(18)

Instruçoes para o instalador

9.2 Quadros de características dos queimadores e dos injectores Queimador CAPACIDADE TÉRMICA NOMINAL (KW) GÁS LÍQUIDO – G30/G31 30/37 mbar Diâmetro do injector 1/100 mm By-pass 1/100 mm Capacidade reduzida (W) Capacidade g/h G30 Capacidade g/h G31 Auxiliar (1) 1.05 50 30 400 76 75 Semi-rápido (2) 1.8 65 33 500 131 129 Rápido (3) 3 85 45 800 218 214 Ultrarápido (4) 3.9 100 65 1600 284 279 Queimador CAPACIDADE TÉRMICA NOMINAL (KW) GÁS METANO – G20 20 mbar Diâmetro do injector 1/100 mm Capacidade reduzida (W) Auxiliar (1) 1.05 72 400 Semi-rápido (2) 1.8 97 500 Rápido (3) 3 115 800 Ultrarápido (4) 3.9 135 1600

Para identificar os queimadores na sua placa de cozedura, consulte os desenhos presente no parágrafo “4. CONHEÇA O SEU APARELHO“.

(19)

Instruçoes para o instalador

10. OPERAÇÕES FINAIS PARA OS APARELHOS A

GÁS

Após ter realizado as regulações acima referidas, reajuste o aparelho procedendo em sentido inverso em relação às instruções indicadas no parágrafo "9.1 Substituição dos injectores da placa de cozedura". Após a regulação com um gás diferente do usado nos ensaios, substitua a etiqueta colocada no cárter do aparelho pela correspondente ao novo tipo de gás. A etiqueta encontra-se disponível no Centro de Assistência Autorizado mais próximo.

10.1 Regulação do mínimo para gás de cidade e metano

Acenda o queimador e coloque-o na posição de mínimo. Extraia o botão da torneira de gás e rode o parafuso de regulação que se encontra no interior ou ao lado da haste da torneira (de acordo com os modelos), até obter uma chama mínima regular. Coloque de novo o botão na sua posição original e verifique a estabilidade da chama do queimador (rodando o botão, rapidamente, da posição de máximo para a de mínimo, a chama não se deve apagar). Repita a operação em todas as torneiras de gás.

10.2 Regulação do mínimo para gás líquido

Para fazer a regulação do mínimo com gás líquido é necessário apertar o parafuso situado ao lado da haste da torneira de gás, rodando-o totalmente em sentido horário (de acordo com os modelos). Os diâmetros dos by-pass de cada queimador individual estão indicados no quadro "9.2 Quadros de características dos queimadores e dos injectores".

10.3 Lubrificação das torneiras de gás

Com o decorrer do tempo pode acontecer que as torneiras de gás apresentem dificuldade de rotação ficando bloqueadas. Proceda à sua limpeza interna e substitua a massa lubrificante. Esta operação deverá ser realizada por um técnico especializado.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem por objetivo compreender as percepções dos alunos frequentes sobre a licenciatura de Matemática do IFSULDEMINAS campus Pouso Alegre, e sobre a

Em busca destas referências, buscamos analisar a publicação de artigos sobre a gestão democrática em duas revistas com enfoque diferentes, mas ambas voltadas para a educação:

Situações específicas necessitam de métodos especiais de dimensionamento, o método de dimensionamento pelo método dos elementos finitos apresentado no item

Nos tanques de teto fixo acumula-se um volume apreciável de gases e vapores, sobre o nível do líquido armazenado, chamado de espaço de vapor, e o mecanismo principal das perdas e

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Então se esse requisito obrigatório não for legível, abre um leque de probabilidades para uma interpretação errada do profissional, podendo acarretar graves danos à saúde

• Não há inflação de alimentos, há inflação, causada por choques cambiais, auxílio emergencial, problemas fiscais e má gestão de estoques públicos;. • O Brasil precisa

Este trabalho propõe uma metodologia de ensino de alguns conteúdos de Química do Ensino Médio utilizando a contextualização para motivar os alunos e tornar