• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA 2011"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CURSO DE DIREITO - 6º e 7º PERÍODOS

INSTRUÇÕES

1. Só abra o caderno de prova quando autorizado. Ao fazê-lo, verifique se a seqüência de páginas está correta. Se encontrar alguma falha, chame um fiscal para providenciar o acerto.

2. Esta prova contém 05 (cinco) questões discursivas.

3. Não se esqueça de COLOCAR SEU NÚMERO DE INSCRIÇÃO neste caderno, pois ele será utilizado para atribuição de sua nota. As provas com outro tipo de identificação não serão corrigidas, sendo atribuída nota ZERO ao candidato.

4. Desenvolva toda sua prova utilizando SOMENTE caneta preta ou azul. As provas desenvolvidas à lápis não serão corrigidas, sendo atribuída nota ZERO ao candidato. Evite cometer rasuras, pois elas diminuirão sua nota (é permitido o uso de corretivo).

5. Não é permitida a utilização de qualquer material para consulta.

6. Observe o número máximo de linhas estipulado para cada questão. É vedado ULTRAPASSAR ESSE LIMITE, sob pena de anulação da questão.

7. A prova terá duração máxima de 03h (três horas).

8. Terminada a prova, chame um fiscal e entregue-lhe o caderno de prova.

9. Na correção das questões serão considerados o raciocínio jurídico, a fundamentação e sua consistência, a capacidade de interpretação e de exposição e a correta utilização da língua portuguesa.

10. A correção desta prova não está sujeita a nenhum tipo de revisão ou recontagem de pontos.

ESPAÇO RESERVADO PARA A COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO

QUESTÕES NOTAS

(Valor de cada Questão: 10 pontos)

01 02 03 04 05

(2)

_______________________________________________________________ 2 O texto motivador a seguir servirá de base para a resolução das questões 1, 2 e 3:

SUPREMO RETOMA NESTA QUINTA JULGAMENTO SOBRE FICHA LIMPA

Presidente do STF, Cezar Peluso, propôs inconstitucionalidade da lei. Ministros analisam recurso de Joaquim Roriz, que teve registro barrado.

1 O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma no começo da tarde desta quinta-feira (23) o julgamento do Recurso

Extraordinário sobre o registro de candidatura de Joaquim Roriz (PSC), que concorre ao governo do Distrito Federal (DF). O julgamento foi suspenso nesta quarta (22) depois de um pedido de vistas do ministro Dias Toffoli. Quatro vezes governador do DF, Roriz teve o registro impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque renunciou ao mandato de senador, em 2007, para escapar de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado.

2 Apresentada por iniciativa popular, com cerca de 2 milhões de assinaturas, a Lei Complementar nº 135/2010 – Lei da Ficha Limpa –

prevê a inelegibilidade de candidatos que renunciaram a mandato para evitar processo de cassação ou que tiveram condenação por órgão colegiado.

3 A análise do caso no STF foi iniciada na sessão nesta quarta-feira (22). Apenas o relator do caso, ministro Carlos Ayres Britto, havia

votado contra a liberação da candidatura de Roriz, quando o presidente do STF, Cezar Peluso, interrompeu o julgamento para questionar a mudança na redação do projeto no Senado. Uma emenda do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que foi considerada apenas como mudança de redação, alterou cinco alíneas do projeto, que tratam de quais condenações estão sujeitas à lei. Nas alíneas foi substituída a expressão "tenham sido condenados" por "que forem condenados". A intenção, de acordo com os senadores, era padronizar o projeto, que já trazia nas outras alíneas expressões com o tempo verbal no futuro. Segundo Peluso, as mudanças não se tratam de alterações apenas redacionais, e o projeto deveria ter voltado para análise da Câmara antes de ser sancionado. "Parece-me que temos aqui um caso de arremedo de lei, que violou o devido processo constitucional legislativo. Seria um caso de inconstitucionalidade formal", disse Peluso durante a sessão do STF.

4 A questão sobre a constitucionalidade da ficha limpa apresentada por Peluso pegou de surpresa os magistrados que participavam

do julgamento do recurso de Roriz. “Isso parece um salto triplo carpado hermenêutico”, afirmou Ayres Britto sobre a proposta de o presidente do STF de declarar toda a Lei da Ficha Limpa inconstitucional. “Essa questão não foi suscitada”, afirmou Ayres Britto. “Vossa excelência está querendo transformar um RE [Recurso Extraordinário] em uma ADI [Ação Direta de Inconstitucionalidade]", seguiu o relator.

5 Diante do impasse, o ministro Dias Toffoli pediu vista do recurso, e o presidente Cezar Peluso encerrou a sessão depois de cerca de

quatro horas de debate. Antes de deixar o plenário, Toffoli afirmou que pretende levar a questão novamente ao plenário já nesta quinta, mas ele tem a prerrogativa de permanecer com o recurso de Roriz por pelo menos dez dias.

CRÍTICAS

6 Na avaliação do presidente da OAB, trata-se de um fato inusitado do ponto de vista processual. A norma prevê que o juiz não pode

ultrapassar o que consta nos autos do processo.“Será uma surpresa se prosperar. É um fato novo, inusitado do ponto de vista processual. Se passar, vai mudar completamente a jurisprudência do STF. O julgador tem que se ater ao objeto do recurso, tanto que a defesa de Roriz não abordou esse argumento”, avaliou Cavalcante.

7 Segundo o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Mozart Valadares, a proposta do ministro Cezar Peluso não

deve ser acatada pelo plenário, porque só poderia ser abordada via ação direta de inconstitucionalidade e não por recurso extraordinário, ação que está sendo analisada no julgamento.

8 “Se isso prevalecer, é o fim da ficha limpa e vai ser um golpe violento contra a probidade administrativa, a transparência da

atividade política e todo esse trabalho de mobilização popular. Mas minha expectativa é positiva no sentido de que amanhã [quinta] a democracia vai comemorar”, afirmou Valadares.

(Disponível em:

(3)

CURSO DE DIREITO - 6º e 7º PERÍODOS

Questão 1

O controle de constitucionalidade, no Brasil, é exercido por todos os poderes constituídos, que têm o dever de zelar pelo respeito à Constituição. O Poder Judiciário exerce o controle repressivo, que pode ser efetuado tanto pela forma abstrata (pela via principal), como concretamente (pela via de exceção ou incidental).

Identifique e transcreva a seguir trechos do texto motivador que apresentem as duas formas de controle de constitucionalidade exercidas pelo Judiciário. Explique duas semelhanças e duas diferenças existentes entre as duas formas de controle.

01_________________________________________________________________________ 02_________________________________________________________________________ 03_________________________________________________________________________ 04_________________________________________________________________________ 05_________________________________________________________________________ 06_________________________________________________________________________ 07_________________________________________________________________________ 08_________________________________________________________________________ 09_________________________________________________________________________ 10_________________________________________________________________________ 11_________________________________________________________________________ 12_________________________________________________________________________ Questão 2

Qual princípio do Direito Processual Civil você identifica no parágrafo 6º do texto motivador? Justifique.

01_________________________________________________________________________ 02_________________________________________________________________________ 03_________________________________________________________________________ 04_________________________________________________________________________ 05_________________________________________________________________________ 06_________________________________________________________________________ 07_________________________________________________________________________ 08_________________________________________________________________________ 09_________________________________________________________________________ 10_________________________________________________________________________ 11_________________________________________________________________________

(4)

_______________________________________________________________ 4

Questão 3

Retire do texto motivador dois trechos que ressaltam: 1) o princípio da legalidade administrativa; 2) o princípio da moralidade administrativa. Explique o conteúdo desses princípios.

01_________________________________________________________________________ 02_________________________________________________________________________ 03_________________________________________________________________________ 04_________________________________________________________________________ 05_________________________________________________________________________ 06_________________________________________________________________________ 07_________________________________________________________________________ 08_________________________________________________________________________ 09_________________________________________________________________________ 10_________________________________________________________________________ 11_________________________________________________________________________ 12_________________________________________________________________________

A notícia abaixo relembra uma grande polêmica envolvendo Zeca Pagodinho e duas empresas de cerveja, na celebração de distintos negócios jurídicos. Lei a com atenção e responda as questões 4 e 5:

Publicidade é igual casamento?

A ética na publicidade nunca chegou a levantar polêmicas: a função dos anúncios é vender e ponto. Mas o embate entre Brahma e Nova Skin envolvendo Zeca Pagodinho levanta uma outra questão interessante: as "sugestões de consumo" dadas por artistas numa publicidade são confiáveis?. A "pulada de cerca" do sambista - que trocou de cerveja antes de terminar seu contrato -, deixou evidente que os famosos contratados podem virar a "casaca". Seria mais ou menos como Ana Paula Arósio, exclusiva da Embratel, aparecesse em um comercial da Intelig, por exemplo, ou Carlos Moreno, o eterno "garoto-Bombril", debandasse para um concorrente da palha de aço. "Agora todos vão pensar duas vezes antes de contratar um artista como garoto-propaganda", reclama Eduardo Fischer, idealizador da campanha da Nova Skin.

Para Nizan Guanaes, publicitário responsável pela criação dos comerciais da Brahma, estão fazendo tempestade em copo d’água. Isto porque Nizan afirma que a atitude de Zeca Pagodinho é um caso isolado. O publicitário lembra que já havia rumores de que o sambista não estava se sentindo bem em anunciar a cerveja Nova Skin e que todos os amigos do pagodeiro sabiam que ele só gostava de tomar Brahma. Segundo Nizan, o que ele fez foi bolar um comercial em que se explorava a idéia de uma pessoa que tomou uma atitude por empolgação e depois se arrependeu. Para o publicitário, as campanhas testemunhais - quando uma celebridade dá seu testemunho de aprovação de um produto ou de uma marca -, não serão afetadas no mercado publicitário brasileiro. "É uma tradição que não será abandonada pelas agências, tanto que continuam contratando artistas para as propagandas", defende-se Nizan.

(5)

CURSO DE DIREITO - 6º e 7º PERÍODOS

Questão 4

Considerando as informações contidas no texto, Zeca Pagodinho descumpriu os princípios informadores do contrato firmado com a Nova Skin? Justifique apontando e explicando, se for o caso, o (s) princípio (s) violado (s). 01_________________________________________________________________________ 02_________________________________________________________________________ 03_________________________________________________________________________ 04_________________________________________________________________________ 05_________________________________________________________________________ 06_________________________________________________________________________ 07_________________________________________________________________________ 08_________________________________________________________________________ 09_________________________________________________________________________ 10_________________________________________________________________________ Questão 5

Zeca Pagodinho poderia alegar que sua vontade não foi manifestada de forma livre, uma vez que presente o vício de consentimento denominado erro? Justifique sua resposta apontando as características desse vício de consentimento. 01_________________________________________________________________________ 02_________________________________________________________________________ 03_________________________________________________________________________ 04_________________________________________________________________________ 05_________________________________________________________________________ 06_________________________________________________________________________ 07_________________________________________________________________________ 08_________________________________________________________________________ 09_________________________________________________________________________ 10_________________________________________________________________________

(6)

_______________________________________________________________ 6

(7)

CURSO DE DIREITO - 6º e 7º PERÍODOS

Referências

Documentos relacionados

“À Secretaria de Políticas para as Mulheres compete assessorar direta e imediatamente o Presidente da República na formulação, coordenação e articulação de políticas para

( Ação Direta de Inconstitucionalidade n. Essa a conclusão do Plenário — com efeitos ―ex nunc‖ e imediata cientificação do Poder Legislativo — que, por

Em conclusão de julgamento, o Plenário, por maioria, acolheu, em parte, pedido formulado em ação direta de inconstitucionalidade para conferir interpretação

79  Figura 4.31 Expansão volumétrica aparente (EVA), temperatura máxima atingida e o tempo para que fosse atingida essa temperatura (T MÁX e TT MÁX ) em função do teor de

RESPOSTA: Sim, o amicus curiae é a única figura de intervenção de terceiros admitida a se pronunciar num processo de controle de constitucionalidade. 14 - Dadas as assertivas

1. Há de ser declarada a omissão inconstitucional do Congresso Nacional na edição da lei complementar a que alude o art. O campo do convênio de ICMS não se confunde com o da

Servidores e empregados públicos, quando cedidos em cargos não estatutários para a Funpresp-Exe, podem optar por receber (a) apenas o valor integral da remuneração da Funpresp-Exe;

Se tais tecnologias forem desenvolvidas em suficiente escala para permitir a utilização sustentável do carvão e consideradas economicamente viáveis para comercialização, poderão