• Nenhum resultado encontrado

ANDRE CAVALCANTI APOSTILA DE SEGURANÇA E HIGIENE OCUPACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANDRE CAVALCANTI APOSTILA DE SEGURANÇA E HIGIENE OCUPACIONAL"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ANDRE CAVALCANTI

APOSTILA DE SEGURANÇA E HIGIENE

OCUPACIONAL

ARACAJU/SE 2015

(2)

2

SUMÁRIO

Segurança no trabalho aula I: Acidente de trabalho...PAG.03

Segurança no trabalho aula II: Riscos ambientais...PAG.06

Segurança no trabalho aula III: Riscos Físicos...PAG.07

Segurança no trabalho aula IV: Fator dos acidentes...PAG.09

Segurança no trabalho aula V: Proteções em máquinas...PAG.11

(3)

3

SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO I

1) Acidente zero, prevenção dez.

a) Acontecimento imprevisto, casual ou não, ou então - acontecimento infeliz que resulta em ferimento, dano, estrago, prejuízo, avaria, ruína etc.

2) Conceito legal

a) Art. 139 - Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou ainda, pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.

3) Conceito Prevencionista

a) Acidente do trabalho é toda ocorrência não programada, não desejada, que interrompe o andamento normal do trabalho, podendo resultar em danos físicos e/ou funcionais, ou a morte do trabalhador e/ou danos materiais e econômicos a empresa e ao meio ambiente.

4) Anotações especiais

a) Segurados especiais são trabalhadores rurais, isto é, que prestam serviços em âmbito rural, individualmente ou em regime de economia familiar, mas não têm vínculo de emprego.

b) Lesão corporal é qualquer dano produzido no corpo humano, seja ele leve, como, por exemplo, um corte no dedo, ou grave, como a perda de um membro. c) Perturbação funcional é o prejuízo do funcionamento de qualquer órgão ou sentido. Por exemplo, a perda da visão, provocada por uma pancada na cabeça, caracteriza uma perturbação funcional.

5) Doença profissional

a) De acordo com o mesmo Decreto nº 611/92, doenças profissionais são aquelas adquiridas em decorrência do exercício do trabalho em si. Doenças do trabalho são aquelas decorrentes das condições especiais em que o trabalho é realizado. Ambas são consideradas como acidentes do trabalho, quando delas decorrer a incapacidade para o trabalho.

6) Acidente do trabalho x Acidente no trabalho

a) O acidente típico do trabalho ocorre no local e durante o horário de trabalho. É considerado como um acontecimento súbito, violento e ocasional. Mesmo não sendo a única causa, provoca, no trabalhador, uma incapacidade para a prestação de serviço e, em casos extremos, a morte.

i) Pode ser conseqüência de um ato de agressão, de um ato de imprudência ou imperícia, de uma ofensa física intencional, ou de causas fortuitas como, por exemplo, incêndio, desabamento ou inundação.

b) Acidente de trajeto (ou percurso) - Considera-se acidente de trajeto o que ocorre no percurso da residência para o trabalho ou do trabalho para a residência. Nesses casos, o trabalhador está protegido pela legislação que dispõe sobre acidentes do trabalho. Também é considerada como acidente do trabalho, qualquer ocorrência que envolva o trabalhador no trajeto para casa, ou na volta para o trabalho, no horário do almoço.

i) Entretanto, se por interesse próprio, o trabalhador alterar ou interromper seu percurso normal, uma ocorrência, nessas condições, deixa de caracterizar- se como acidente do trabalho.

ii) Percurso normal é o caminho habitualmente seguido pelo trabalhador, locomovendo-se a pé ou usando meio de transporte fornecido pela empresa, condução própria ou transporte coletivo urbano.

a) Acidente fora do local e horário de trabalho . Considera-se, também, um acidente do trabalho, quando o trabalhador sofre algum acidente fora do local e

(4)

4 horário de trabalho, no cumprimento de ordens ou na realização de serviço da empresa.

“João é técnico em manutenção de equipamentos eletrônicos em uma empresa com sede em Vila Nova Esperança. O chefe de João passou-lhe uma ordem de serviço de manutenção, a ser realizado na máquina de um cliente, em outro bairro. Quando João se encontrava executando o trabalho, a firma foi invadida por um grupo de homens armados, que anunciaram um assalto. Na confusão que se seguiu, João foi atingido por uma bala perdida. Levado ao Pronto-socorro foi dispensado após a extração de uma bala na perna direita, com a recomendação médica de manter-se afastado do serviço por 15 dias. No seu entender:

a) O que ocorreu com João encaixa-se na definição legal de acidente do trabalho? Por quê?

b) João sofreu lesão corporal ou perturbação funcional em decorrência do acidente? c) João se enquadra na categoria de segurado especial?

7) Conseqüência dos acidentes

a) A vítima, que fica incapacitada de forma total ou parcial, temporária ou permanente para o trabalho;

b) A família, que tem seu padrão de vida afetado pela falta dos ganhos normais, correndo o risco de cair na marginalidade;

c) As empresas, com a perda de mão-de-obra, de material, de equipamentos, tempo etc., e, conseqüentemente, elevação dos custos operacionais;

d) A sociedade, com o número crescente de inválidos e dependentes da Previdência Social.

“Um trabalhador desvia sua atenção do trabalho por fração de segundo, ocasionando um acidente sério. Além do próprio trabalhador são atingidos mais dois colegas que trabalham ao seu lado. O trabalhador tem de ser removido urgentemente para o hospital e os dois outros trabalhadores envolvidos são atendidos no ambulatório da empresa. Um equipamento de fundamental importância é paralisado em conseqüência de quebra de algumas peças.”

Exercitando: Exercício 1

Pedro estava transportando um produto químico com a empilhadeira. Ao passar por um buraco, o produto caiu e esparramou-se pelo chão, contaminando o local. Esse fato pode ser considerado um acidente do trabalho:

a) ( ) no conceito legal;

b) ( ) no conceito prevencionista. Exercício 2

João, ao sair do trabalho, de volta para casa, resolveu passar no supermercado para comprar um saco de arroz que estava em oferta. Na saída do supermercado foi atropelado por um carro.

Você considera o que aconteceu com João um caso de acidente de trajeto, que pode ser equiparado a um acidente do trabalho? Justifique sua resposta.

Exercício 3

Tereza era digitadora de uma empresa. Certo dia sentiu-se mal e foi encaminhada ao ambulatório. O médico solicitou alguns exames e os resultados indicaram que Tereza havia contraído hepatite. O médico concluiu que o contágio se deu pelo uso do

(5)

5 sanitário da empresa (já havia registro de dois casos anteriores). Tereza foi afastada do trabalho por um período de 2 meses.

O que ocorreu com Tereza foi um acidente do trabalho? Justifique sua resposta. Exercício 4

Maria trabalhava numa oficina de costura, como cortadora de moldes.

Certo dia, muito preocupada com os problemas domésticos, distraiu-se e fez um corte profundo no dedo com a tesoura. Depois de medicada no ambulatório da empresa, Maria foi mandada para casa com um atestado médico dispensando-a do trabalho naquele dia. Assinale o tipo de acidente que ocorreu com Maria:

a) ( ) acidente sem afastamento;

b) ( ) acidente com afastamento e incapacidade temporária;

c) ( ) acidente com afastamento e incapacidade parcial e permanente; d) ( ) acidente com afastamento e incapacidade total e permanente. Exercício 5

(6)

6

SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO II

1) Riscos ambientais a. Riscos Físicos: b. Riscos Químicos; c. Riscos Biológicos; d. Riscos Ergonômicos; e. Riscos de acidente. 2) Exercitando: Exercício 1

Pesquise, em seu ambiente de trabalho, se já houve afastamento de algum funcionário decorrente de doença profissional ou lesão causada por risco ambiental.

Exercício 2

Analise seu ambiente de trabalho e faça uma lista dos fatores de risco existentes. Depois, classifique-os de acordo com o quadro abaixo.

Exercício 3

Faça uma lista das conseqüências associadas aos riscos que você identificou na questão anterior.

Exercício 4

Pesquise quais as medidas preventivas aplicáveis a cada um dos fatores de risco que você identificou.

(7)

7

SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO III ANALISANDO OS RISCOS FISICOS

Ruído

O som e o ruído, penetrando pelos ouvidos, atingem o cérebro. Se medidas de controle não forem tomadas, graves conseqüências podem ocorrer. Agindo no aparelho auditivo, o ruído pode causar surdez profissional cuja cura é impossível, deixando o trabalhador com dificuldades para ouvir rádio, televisão e para manter um bom .papo com os amigos.

Para 8 horas diárias de trabalho, o limite máximo de ruído estabelecido pela norma regulamentadora do Ministério do Trabalho é de 85 decibéis. O ruído emitido por uma britadeira é equivalente a 100 decibéis. Pela mesma norma, o limite máximo de exposição contínua do trabalhador a esse ruído, sem protetor auditivo, é de 1 hora. Calor

A sensação de calor que sentimos é proveniente da temperatura resultante existente no local e do esforço físico que fazemos para executar um trabalho. A temperatura resultante é função dos seguintes fatores: umidade relativa do ar, velocidade e temperatura do ar e calor radiante, isto é, produzido por fontes de calor do ambiente, como fornos e maçaricos.

A unidade de medida da temperatura adotada no Brasil é o grau Celsius, abreviadamente ºC. De modo geral, a temperatura ideal situa-se entre 21ºC e

26 ºC; a umidade relativa do ar deve estar entre 55% a 65%, e a velocidade do ar deve ser adequada, em torno de 0,12 m/s.

Radiação não-ionizante

As radiações são uma forma de energia que se transmite da fonte ao receptor através do espaço, em ondas eletromagnéticas. As radiações se movimentam no espaço em forma de ondas. É dessa forma, em ondas, que o som chega até o seu radinho de pilhas.

Veja, a seguir, quais os tipos de radiação que mais atingem o trabalhador. Raios infravermelhos

Trabalhos com solda elétrica, com solda oxiacetilênica, trabalhos com metais e vidros incandescentes, isto é, que ficam da cor laranja e emitem luz quando superaquecidos, e também nos fornos, fornalhas e processos de secagem de tinta e material úmido são atividades que produzem raios infravermelhos. Em trabalhos a céu aberto, o trabalhador fica exposto ao Sol, que é uma fonte natural emissora de raios infravermelhos.

Raio Ultravioleta

Atividades com solda elétrica, processos de foto-reprodução, esterilização do ar e da água, produção de luz fluorescente, trabalhos com arco-voltaico, dispositivos usados pelos dentistas, processos de aluminotermia (atividade química com o emprego de alumínio em pó), lâmpadas especiais e o Sol emitem raios ultravioleta. Laser

(8)

8 O laser é um feixe de luz direcional convergente, isto é, que se concentra e num só ponto. É muito utilizado em indústrias metalúrgicas para cortar metais, para soldar e também em equipamentos para medições a grandes distâncias.

Tem também aplicações em medicina, para modernos processos cirúrgicos. Radiações ionizantes

Do ponto de vista do estudo das condições ambientais, as radiações ionizantes de maior interesse de uso industrial são os raios X, gama e beta, e de uso não

industrial são os raios alfa e nêutrons, cada uma com uma faixa de comprimento de onda l.

Essas radiações podem ser encontradas de forma natural nos elementos radioativos, tais como Urânio 238, Potássio 40 etc., além das radiações cósmicas vindas do espaço celeste.

Artificialmente, são originadas pela tecnologia moderna, como o raio X, usado em metalurgia para detectar falhas em estruturas metálicas e verificar se há soldas defeituosas. Outros tipos de radiações são usados para determinar espessuras de lâminas metálicas, de vidro ou plásticos, bem como para indicar níveis de líquidos em reservatórios.

(9)

9

SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO IV

FATORES DOS ACIDENTES

Baptista (1974), afirma que Heinrich, em seu livro Industrial Accident

Prevention, que em português quer dizer. Prevenção do Acidente Industrial., sugere

que a lesão sofrida por um trabalhador, no exercício de suas atividades profissionais, obedece a uma seqüência de cinco fatores:

 Hereditariedade e ambiente social  Causa pessoal

 Causa mecânica  Acidente

 Lesão

A hereditariedade refere-se ao conjunto de características genéticas, ou seja, transmitidas pelos genes, que passam de uma geração para outra. A cor dos olhos ou o tipo de sangue são exemplos de características físicas herdadas geneticamente.Da mesma forma, certas características psicológicas também são transmitidas dos pais para os filhos, influenciando o modo de ser de cada um.

A causa pessoal está relacionada com a bagagem de conhecimentos e habilidades e com as condições de momento que cada um está atravessando. A probabilidade de envolvimento em acidentes aumenta quando estamos tristes ou deprimidos, ou quando vamos desempenhar uma tarefa para a qual não temos o preparo adequado.

A causa mecânica diz respeito às falhas materiais existentes no ambiente de trabalho. Quando o equipamento não apresenta proteção para o trabalhador, quando a iluminação do ambiente de trabalho é deficiente ou quando não há boa manutenção do maquinário, os riscos de acidente aumentam consideravelmente.

ATIVIDADE PREVENCIONISTA CIPA

O objetivo fundamental da CIPA é a prevenção de acidentes. Sua composição e atuação estão definidas por legislação específica - a Norma Regulamentadora NR-5, da Portaria nº 33 (27/10/83) do Ministério do Trabalho.

A CIPA tem papel importantíssimo porque possibilita a união de empresários e empregados para estudar problemas sérios da empresa e descobrir meios e processos capazes de cercar o local de trabalho da maior segurança possível.

A CIPA pode contribuir para a solução de problemas, com campanhas e observações cuidadosas do ambiente de trabalho, ou seja, as inspeções de segurança. As campanhas da CIPA têm por objetivo desenvolver uma mentalidade prevencionista entre os trabalhadores.

INSPEÇÕES

Toda inspeção segue um ciclo de procedimentos básicos que contribui para a elaboração do mapeamento de riscos, ou seja, uma metodologia de inspeção dos locais de trabalho tornada obrigatória a partir da publicação da Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho NR-9, de 17/8/92.

(10)

10

Eliminação do risco: significa torná-lo definitivamente inexistente. Vamos citar

um exemplo: uma escada com piso escorregadio apresenta um sério risco de

acidente. Esse risco poderá ser eliminado com a troca do material do piso por outro, emborrachado e antiderrapante.

Neutralização do risco: o risco existe, mas está controlado. Essa alternativa

é utilizada na impossibilidade temporária ou definitiva da eliminação de um risco. Vejamos um exemplo: as partes móveis de uma máquina . polias, engrenagens, correias etc. - devem ser neutralizadas com anteparos protetores, uma vez que essas partes das máquinas não podem ser simplesmente eliminadas.

Sinalização do risco: é a medida que deve ser tomada quando não for

possível eliminar ou isolar o risco. Por exemplo: máquinas em manutenção devem ser sinalizadas com placas de advertência; locais onde é proibido fumar devem ser devidamente sinalizados.

EPC (equipamento de proteção coletiva)

As medidas de proteção coletiva, isto é, que beneficiam a todos os trabalhadores, indistintamente, devem ter prioridade, conforme determina a legislação que dispõe sobre Segurança e Medicina do Trabalho.

Os equipamentos de proteção coletiva são conhecidos pela sigla EPC.

Os EPCs devem ser mantidos nas condições que os especialistas em segurança estabelecerem, devendo ser reparado sempre que apresentarem qualquer deficiência.

Veja alguns exemplos de aplicação de EPCs:

 Sistema de exaustão que elimina gases, vapores ou poeiras contaminantes do local de trabalho;

 Enclausuramento, isto é, fechamento de máquina barulhenta para livrar o ambiente do ruído excessivo;

 Comando bi manual, que mantém as mãos ocupadas, fora da zona de perigo, durante o ciclo de uma máquina;

 Cabo de segurança para conter equipamentos suspensos sujeitos a esforços, caso venham a se desprender.

Exercício 1

Na música: Para não dizer que não falei de flores, um verso diz: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Que associação você faz desse verso com os assuntos tratados nesta aula? Exercício 2

As estatísticas mostram que a maior parte dos acidentes ocorre por falhas humanas. Por que, então, segundo Heinrich, removendo-se a causa mecânica elimina-se a causa principal dos acidentes?

Exercício 3

(11)

11

SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO V

PROTEÇÕES DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Comandos

ACESSIBILIDADE DOS COMANDOS ARRANQUE INTEMPÉSTIVO

ERRO NO CIRCUITO DO COMANDO DISPOSITIVOS DE COMANDO

Mecânicos

ESMAGAMANENTO

COSTE POR CISALHAMENTO CORTE

AGARRAMENTO ISOLAMENTO ARRASTAMENTO APRISIONAMENTO PERFURAÇÃO OU PICADELA

(12)

12

Térmico

CHOQUE OU IMPACTO

ABRASÃO OU FRICÇÃO EJEÇÃO DE FLUIDO A ALTA PRESSÃO PROJEÇÃO DE OBJETOS PERDA DE ESTABILIDADE ESCORREGAMENTO/ QUEDA DE PESSOAS Elétricos e outros

CONTATO COM AS SUPERFÍCIES PERIGOSAS

CONTATO COM ENERGIAS PERIGOSAS

CONTATO INDIRETO

OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO

(13)

13

REFERENCIAS

ANTÔNIO, C. D. Manual prático de segurança do trabalho. 4 ed. São Paulo: Yendis, 2009.

CAMILO, Telmo de Souza. Prevenção dos Riscos Laborais nas Marcenarias e

Carpintarias. SC, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Comparando-se o mesmo adesivo no tempo 24 horas, variando apenas as temperaturas, o Single Bond apresentou maior resistência adesiva nas temperaturas 20°C e 37°C, enquanto que

A perspectiva de favorecer a emergência de um currículo integrado se manifesta também no cotidiano das práticas pedagógicas, na superação da fragmentação dos saberes no

Para elencar a importância do empoderamento econômico e social através do trabalho (onde, em um recorte ainda que especulativo, podemos analisar este prognóstico com

Joni de Almeida Amorin, em seu artigo, «Aula Multimídia com aprendizagem significativa: O modelo de referência AMAS », começa com uma introdução às políticas públicas afins

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

By the analysis of the results obtained it can be said that the overall goal of the dissertation was achieved since two types of LN were tested and the one with better profile

[r]