• Nenhum resultado encontrado

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E M E D I C I N A

(2)
(3)
(4)
(5)

lembro. Envolva-me e eu aprendo”. (Benjamin Franklin)

(6)

S E M I O L O G I A 6 / 35 C o n c e i t o ANATO FISIO SEMIO PATO SINTOMA SINAL

(7)

S E M I O L O G I A 7 / 35 C O N C E I T O S e m i o l o g i a , d o g r e g o s e m i o n q u e r d i z e r s i n a l e l ó g o s s i g n i f i c a e s t u d o . Tr a t a - s e , d e s t a f o r m a , d o r a m o d a m e d i c i n a q u e s e o c u p a d o e s t u d o d o s s i n t o m a s e d o s s i n a i s . S i n t o m a é a q u i l o q u e o p a c i e n t e c o n t a e s i n a l é a q u i l o q u e o m é d i c o p e r c e b e a o e x a m i n a r o p a c i e n t e .

(8)

C A R A C T E R E S S E M I O L Ó G I C O S 8 / 35 C o n c e i t o CARACTERES Atributos LOIRO AZUL BRANCO DOR FEBRE PEITO FORTE APERTO SÚBITO ALTA CRISE

(9)

C A R A C T E R E S S E M I O L Ó G I C O S 9 / 35 C O N C E I T O C a r a c t e r e s s ã o a t r i b u t o s , p r o p r i e d a d e s , q u a l i d a d e s , p a r t i c u l a r i d a d e s q u e d i s t i n g u e m a l g o o u a l g u é m e n t r e o u t r o s a s s e m e l h a d o s . O s c a r a c t e r e s s e m i o l ó g i c o s s ã o o s a t r i b u t o s q u e d i s t i n g u e m o s s i n t o m a s ( e x . d o r d o i n f a r t o : p r e c o r d i a l , i n t e n s a e e m a p e r t o ) e o s s i n a i s ( e x . f e b r e d a m a l á r i a : s ú b i t a , a l t a e e m c r i s e ) .

(10)

C O N C E I T O 10 / 35 1 º S u b c o m i t ê d e Ta x o n o m i a d a D o r LESÃO TECIDUAL EXPERIÊNCIA DESAGRADÁVEL

(11)

C O N C E I T O 11 / 35 1 º S U B C O M I T Ê D E TA X O N O M I A D A D O R A d o r é u m a e x p e r i ê n c i a f í s i c a ( s e n s o r i a l ) o u p s í q u i c a ( e m o c i o n a l ) q u e é a n t e c e d i d a p o r u m a l e s ã o t e c i d u a l i n e x i s t e n t e , p o t e n c i a l o u e x i s t e n t e e q u e é p e r c e b i d a p o r q u e m v i v e n c i a a m e s m a c o m o a l g o d e s a g r a d á v e l .

(12)

C A R A C T E R E S S E M I O L Ó G I C O S

12 / 35

D e c á l o g o

SEDE IRRADIAÇÃO FATOR DES FATOR ATE. FATOR AGR.

(13)

C A R A C T E R E S S E M I O L Ó G I C O S 13 / 35 D E C Á L O G O O s a t r i b u t o s q u e d i s t i n g u e m a d o r s ã o d e z , q u a i s s e j a m e l e s : a s e d e , a i r r a d i a ç ã o , o s f a t o r e s d e s e n c a d e a n t e s , o s f a t o r e s a t e n u a n t e s , o s f a t o r e s a g r a v a n t e s , o m o d o d e i n í c i o , a q u a l i d a d e , a i n t e n s i d a d e , a d u r a ç ã o e a s r e l a ç õ e s f u n c i o n a i s .

(14)

S E D E 14 / 35 É o l o c a l d a d o r SEMIOTÉCNICA Obtenção e registro CLASSIFICAÇÃO Número CLASSIFICAÇÃO Extensão

(15)

S E D E 15 / 35 É O L O C A L D A D O R É o b t i d a r e q u e r e n d o - s e a o p a c i e n t e q u e a p o n t e o l o c a l c o m o d e d o e r e g i s t r a d a s e g u n d o a t e r m i n o l o g i a a n a t ô m i c a i n t e r n a c i o n a l . Q u a n t o a o n ú m e r o , p o d e s e r ú n i c a ( u m s ó l o c a l ) o u m ú l t i p l a ( m a i s d e u m l o c a l ) . C o n f o r m e à e x t e n s ã o , p o d e s e r l o c a l i z a d a ( e m u m p o n t o c e r t o ) o u d i f u s a ( e m u m a r e g i ã o a p r o x i m a d a ) .

(16)

I R R A D I A Ç Ã O

16 / 35

É p a r a o n d e a d o r c a m i n h a

(17)

I R R A D I A Ç Ã O 17 / 35 É PA R A O N D E A D O R C A M I N H A A d o r i r r a d i a d a é a q u e l a q u e é s e n t i d a à d i s t â n c i a d e s u a o r i g e m , m a s e m e s t r u t u r a i n e r v a d a p e l o m e s m o n e r v o c o m p r o m e t i d o ( e x . h é r n i a d e d i s c o – c i a t a l g i a ) . A d o r r e f e r i d a é a q u e l a q u e é s e n t i d a à d i s t â n c i a d e s u a o r i g e m , m a s e m e s t r u t u r a i n e r v a d a p o r o u t r o n e v o ( e x . i n f a r t o m i o c á r d i c o – d o r e m f a c e m e d i a l d o b r a ç o ) .

(18)

FAT O R D E S E N C A D E A N T E 18 / 35 É a q u i l o q u e d e s e n c a d e i a a d o r EXERCÍCIO INSUFICIÊNCIA CORONÁRIA PRECORDIALGIA

(19)

FAT O R D E S E N C A D E A N T E 19 / 35 É A Q U I L O Q U E D E S E N C A D E I A A D O R É o e v e n t o q u e , n a a u s ê n c i a d a d o r, r e s p o n d e p e l o a p a r e c i m e n t o d a m e s m a . É u m g a t i l h o . P o r e x e m p l o , m e d i t e m o s a i n s u f i c i ê n c i a c o r o n a r i a n a . N e s t a , o e x e r c í c i o f í s i c o d e s t r a v a a p r e c o r d i a l g i a .

(20)

FAT O R AT E N U A N T E 20 / 35 É a q u i l o q u e m e l h o r a a d o r ÚLCERA EPIGASTRALGIA ALIMENTA DOR MELHORA

(21)

FAT O R AT E N U A N T E 21 / 35 É A Q U I L O Q U E M E L H O R A A D O R É o e v e n t o q u e , n a p r e s e n ç a d a d o r, r e p o n d e p e l o a l í v i o o u m e s m o p e l o d e s a p a r e c i m e n t o d e l a . B o m e x e m p l o , p o d e s e r e n c o n t r a d o n a ú l c e r a p é p t i c a , d o e n ç a n a q u a l a e p i g a s t r a l g i a m e l h o r a c o m a a l i m e n t a ç ã o ( c i c l o d ó i - c o m e - p a s s a ) .

(22)

FAT O R A G R AVA N T E 22 / 35 É a q u i l o q u e p i o r a a d o r ENXAQUECA CEFALEIA ÁLCOOL DOR PIORA

(23)

FAT O R A G R AVA N T E 23 / 35 É A Q U I L O Q U E P I O R A A D O R É o e v e n t o q u e , n a p r e s e n ç a d a d o r, r e s p o n d e p e l a p i o r a d a m e s m a . M e d i t e m o s a e n x a q u e c a , d o e n ç a n a q u a l a c e f a l e i a p i o r a c o m a i n g e s t a d e á l c o o l .

(24)

I N S TA L A Ç Ã O

24 / 35

É o m o d o d e i n í c i o d a d o r

(25)

I N S TA L A Ç Ã O 25 / 35 É O M O D O D E I N Í C I O D A D O R A i n s i d i o s a é a q u e l a q u e v a i s e a p r e s e n t a n d o a o s p o u c o s , p o r e x e m p l o a d a c o l e c i s t i t e ( a m e d i d a q u e a i n f l a m a ç ã o v a i s e i m p o n d o a d o r v a i s e r e v e l a n d o ) . A s ú b i t a é a q u e l a q u e s e a p r e s e n t a d e s u p e t ã o , p o r e x e m p l o a d a c o l e d o c o l i t í a s e ( o c á l c u l o i m p a c t a n o c o l é d o c o e a v e s í c u l a s e c o n t r a i p a r a e x p u l s á - l o ) .

(26)

Q U A L I D A D E

26 / 35

É o t i p o d a d o r

LATEJANTE CONSTRIÇÃO PONTADA QUEIMAÇÃO

(27)

Q U A L I D A D E 27 / 35 É O T I P O D A D O R A d o r p o d e s e r l a t e j a n t e ( e x . e n x a q u e c a ) , c o n s t r i t i v a ( e x . i n f a r t o m i o c á r d i c o ) , e m p o n t a d a ( e x . p l e u r i t e ) , e m q u e i m a ç ã o ( e x . g a s t r i t e ) , e m c ó l i c a ( e x . m e n s t r u a ç ã o ) , e m c h o q u e ( e x . l o m b o c i a t a l g i a ) , e m c ã i b r a ( e x . a f e c ç ã o m u s c u l a r ) o u f a n t a s m a ( e x . e s t r u t u r a a m p u t a d a ) .

(28)

I N T E N S I D A D E 28 / 35 É o g r a u d a d o r CONDICIONANTES Trilogia ESCALA FACIAL Compreensão baixa E. ANALÓGICA Compreensão alta

(29)

I N T E N S I D A D E 29 / 35 É O G R A U D A D O R U m a t r i l o g i a a p r e s e n t a o s f a t o r e s c o n d i c i o n a n t e s : o s a s p e c t o s s e n s o r i a i s , o s e m o c i o n a i s e o s c u l t u r a i s . A e s c a l a f a c i a l é c o m p o s t a d e i m a g e n s d e f a c e s e é a p l i c a d a p a r a a s c r i a n ç a s e o s m e n o s e s t u d a d o s . A a n a l ó g i c a é c o m p o s t a d e u m a r é g u a g r a d u a d a d e z e r o a d e z e é u s a d a p a r a o s a d u l t o s e o s e s t u d a d o s .

(30)

D U R A Ç Ã O 30 / 35 É o t e m p o q u e a d o r p e r s i s t e CONTÍNUA Não passa CÍCLICA

Dói, passa, dói...

QUESTIONÁVEL

(31)

D U R A Ç Ã O 00 / 00 É O T E M P O Q U E A D O R P E R S I S T E A d o r c o n t í n u a n ã o p a s s a , r e g i s t r a - s e o t e m p o d e s d e o i n i c i o a t é a d a t a d a a n a m n e s e ( e x . a b c e s s o ) . A d o r c í c l i c a d ó i , p a s s a e v o l t a a d o e r, a p o n t a - s e a d u r a ç ã o m é d i a d e c a d a e p i s ó d i o e o n ú m e r o d i á r i o . A c l a s s i f i c a ç ã o c o m o a g u d a o u c r ô n i c a v a r i a s e g u n d o o s d o u t r i n a d o r e s , s e n d o p a r â m e t r o s e 1 a 6 m e s e s .

(32)

R E L A Ç Õ E S F U N C I O N A I S

32 / 35

S ã o a s a f i n i d a d e s c o m a f u n ç ã o a l t e r a d a

COLUNA TÓRAX ESTERNO EPI E MESO

(33)

R E L A Ç Õ E S F U N C I O N A I S 33 / 35 S Ã O A S A F I N I D A D E S C O M A F U N Ç Ã O A LT E R A D A D o r e m r e g i ã o c e r v i c a l , d o r s a l o u l o m b a r ( m o v i m e n t o s d a c o l u n a ) , t o r á c i c a ( e x e r c í c i o , d i s p n e i a e t o s s e ) , r e t r o e s t e r n a l ( d e g l u t i ç ã o e p o s i ç ã o ) , e p i g á s t r i c a e m e s o g á s t r i c a ( i n g e s t ã o a l i m e n t a r ) , h i p o c ô n d r i o d i r e i t o ( i n g e s t ã o d e g o r d u r a ) , b a i x o v e n t r e ( m i c ç ã o , e v a c u a ç ã o e m e n s t r u a ç ã o ) , a r t i c u l a ç ã o ( m o v i m e n t o ) .

(34)

C O N C L U S Ã O 34 / 35 INTRODUÇÃO FISIOLOGIA PATOLOGIA SEMIOLOGIA ANATOMIA

(35)

Referências

Documentos relacionados

2- Discutir e debater a pauta da campanha salarial 2019 adequando-a a nova realidade bem como estabelecer um calendário de luta em defesa dos servidores e dos

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no

(E) no âmbito dos contratos entre a EBSERH e as instituições de ensino os servidores titulares de cargo efetivo em exercício, que exerçam atividades relacionadas ao objeto

Assim, notamos ao longo da preparação do homem medieval que buscava o “bem morrer” cujo objetivo é ser um “bom cristão”, que firmava a sua fé em uma vida plenamente religiosa

O 1º Nível de desenvolvimento de Qigong corresponde ao desbloqueio da circulação da energia vital nos dois meridianos centrais ou vasos principais denominados

As atividades de auditoria interna, segundo Attie (2009) estão organizadas em procedimentos, procurando desta forma, agregar valor aos resultados da entidade, evidenciando

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o

Assim, diante do exposto, observa-se a importância da prevenção como fator contribuinte para a redução da incidência e da prevalência do diabetes, sendo o lúdico uma