• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO PTG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO PTG"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PRODUÇÃO TEXTUAL

EM GRUPO – PTG

Curso:

Pedagogia

ENCOMENDE CONOSCO ESTE PORTFÓLIO

WHATSAPP (91)988309316

E-mail: portfoliouniversitario@gmail.com

https://www.flashuniversitario.com.br/

(2)

Curso: Pedagogia Semestres: 5º / 6º sem

Disciplinas:  Adolescência e Juventude no século XXI

 Temas atuais em Educação  Gestão Educacional

 Pedagogia em espaços não escolares

 Relações Interpessoais e Administração de Conflitos

Competências:  Compreender a identidade e as características do

adolescente diante da realidade tecnológica.

 Refletir sobre propostas inovadoras no processo de mediação pedagógica.

 Analisar os impactos da gestão educacional no espaço educativo.

 Compreender o clima organizacional como promotor da minimização de conflitos em espaço educativo.

Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá

desenvolvido as seguintes habilidades:

 Estabelecer a relação entre os conceitos teóricos e práticos ligados à gestão em ambientes escolares.

 Reconhecer no planejamento e na elaboração de atividades, fundamentos teóricos que atendem os saberes indicados pelos documentos que orientam o trabalho no espaço educativo: Regimento Escolar, P.P.P., BNCC, entre outros.

 Exercitar a vivência do trabalho em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação, integração e espírito de equipe aos acadêmicos do curso.

Objetivos da Aprendizagem:

A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:

• Interpretar os fundamentos teóricos apresentados pelas disciplinas do semestre.

(3)

• Identificar as ações desenvolvidas por meio da gestão educacional visando a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.

• Refletir sobre as demandas atuais que perpassam a fase da adolescência e juventude no ambiente escolar. • Entender que as atividades planejadas durante a produção textual podem ser aplicadas no espaço educativo.

Prezados alunos e alunas,

Sejam bem-vindos a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) abordará o protagonismo juvenil no contexto escolar. E o tema do trabalho será: Projeto de Vida e

a formação integral dos sujeitos. Escolhemos este tema para possibilitar a

aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a prática como um ambiente de reflexão.

Refletir sobre a construção do Projeto de Vida pelos jovens estudantes do Ensino Médio vem ao encontro das novas propostas para essa etapa da Educação Básica que entraram em vigor com a Lei 13.415/2017, que alterou a LDB 9394/96 e ficou conhecida como a Reforma do Ensino Médio. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também contempla o Projeto de Vida entre as suas dez competências gerais, que devem ser trabalhadas em todas as etapas da Educação Básica.

Sendo assim, é fundamental que os profissionais da educação que atuam na etapa do Ensino Médio, seja como docentes, coordenadores pedagógicos ou gestores, reflitam sobre o Projeto de Vida, considerado como uma das premissas para a formação integral dos estudantes.

O principal objetivo de trabalhar com o Projeto de Vida com os jovens estudantes é que eles desenvolvam as competências e habilidades necessárias para assumirem o protagonismo de suas vidas e possam tomar decisões no âmbito pessoal, social e profissional com autonomia, consciência e responsabilidade. Nas etapas de

(4)

desenvolvimento do Projeto de Vida, os estudantes irão adquirir conhecimentos necessários para atuarem no mercado de trabalho, se tornarem cidadãos responsáveis e éticos, assim como escolherem estilos de vida sustentáveis.

De acordo com a BNCC (2018, p. 465), no Ensino Médio, os jovens devem vivenciar experiências que:

 Favoreçam a atribuição de sentido às aprendizagens, por sua vinculação aos desafios da realidade e pela explicitação dos contextos de produção e circulação de conhecimentos.

 Garantam o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política.

 Valorizem os papéis sociais desempenhados pelos jovens, para além de sua condição de estudante, e qualifique os processos de construção de suas identidades e de seu projeto de vida.

 Promovam aprendizagem colaborativa, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares.  Estimulem atitudes cooperativas e propositivas para o enfrentamento

dos desafios da comunidade, do mundo do trabalho e da sociedade em geral, alicerçadas no conhecimento e na inovação.

Sendo assim, a escola deve ser o lugar onde são oferecidas as condições fundamentais para a formação do estudante como uma pessoa autônoma, capaz de tomar decisões baseadas em conhecimentos e valores, solidária, que se envolva na solução de problemas e reconheça que necessita dar sequência aos seus estudos em outras etapas na educação.

Trabalhar com o Projeto de Vida é também uma forma de inovar no trabalho pedagógico realizado no Ensino Médio, pois possibilita a inserção das metodologias ativas nas práticas realizadas nessa etapa.

As metodologias ativas centram-se na ideia de que o aluno possa atuar como protagonista de seu conhecimento e, que o professor seja um mediador desse processo. Promovem a formação de um aluno mais livre, emancipado, autônomo e cooperativo,

(5)

ou seja, protagonista do seu processo de aprender, não sendo aquele sujeito apenas informado de conteúdos propostos por ementas curriculares. Nota-se, então, que “As metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas” (MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (Org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.)

Acredita-se que, dessa forma, um dos maiores problemas que o Ensino Médio no Brasil enfrenta, a evasão escolar, possa ser amenizado, pois a tendência é que os estudantes se envolvam mais com as propostas realizadas na escola, atribuam significado às aprendizagens e valorize a educação como essencial para seu desenvolvimento como sujeito social.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leitura e interpretação da SGA

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, vocês devem elaborar uma produção textual que contemple um ou mais conteúdos de sua área.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

A evasão escolar representa um dos maiores desafios da educação brasileira, em especial, na etapa do Ensino Médio. Entre suas causas podemos citar questões socioeconômicas, raciais, familiares e de saúde. Na escola estadual “Clarice Lispector” esse tem sido um desafio a ser enfrentado pela equipe gestora, pois os índices de evasão aumentaram nos últimos cinco anos, principalmente entre os alunos do Ensino Médio.

A direção da escola é ocupada pela pedagoga Sônia, que tem buscado compreender os fatores desse aumento e, assim, traçar estratégias para reverter a situação. A diretora prima pela gestão democrática dentro da escola e, nesse sentido,

(6)

constantemente convida os professores e equipe pedagógica para refletir sobre essas questões.

Em um desses momentos de reflexão, ao realizarem a leitura das competências gerais da BNCC e da Lei 13.415/2017, que alterou a Lei 9394/1996 e que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, chamou a atenção dos docentes os seguintes trechos:

Competência 6: Trabalho e Projeto de Vida — Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade (BRASIL, 2018).

Artigo 3º § 7º - Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. (BRASIL, 2017).

Os professores, a equipe pedagógica e a diretora Sônia identificaram, a partir dessa leitura, que o trabalho com o Projeto de Vida pode ser a estratégia necessária para atribuir sentido e significado às experiências escolares na vida do estudante e levá-lo a se envolver com as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola e, consequentemente, evitar a evasão. A diretora Sônia ainda acrescentou a necessidade de repensarem as abordagens metodológicas realizadas no colégio, visto que muito alunos não se sentem desafiados a atuarem de forma mais participativa nas atividades propostas.

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)

A equipe gestora e os professores do colégio estadual “Clarice Lispector” decidiram implementar no colégio o trabalho de construção do Projeto de Vida por

(7)

parte dos estudantes do Ensino Médio. Para tal proposta, perceberam ser importante trabalhar com metodologias ativas, para que os estudantes assumissem o protagonismo no processo. Nesse trabalho, os estudantes irão refletir sobre seus sonhos, ambições, onde almejam chegar e quem pretendem ser, tanto na sua vida pessoal e social quanto na profissional. O objetivo é que os estudantes projetem uma visão de si no futuro e compreendam a importância dos estudos para que essas projeções se concretizem. O Projeto de Vida deve proporcionar experiências para compreender a realidade, os desafios do mundo contemporâneo, assim como, promover a tomada de decisões éticas, formando sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis.

Alguns professores afirmaram que não tinham clareza em como o Projeto de Vida seria construído pelos estudantes e sobre qual o papel dos professores na mediação desse processo, visto que deveriam colocar em prática propostas voltadas às metodologias ativas. Assim, a diretora Sônia se comprometeu, junto a equipe pedagógica do colégio, a elaborar um material explicativo sobre os aspectos que envolvem o Projeto de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas, que servirá como orientação para os professores.

Acadêmicos, agora é com vocês!

Coloquem-se no papel da diretora Sônia e da equipe pedagógica e elaborem o

material explicativo sobre os aspectos que envolvem o Projeto de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas para apresentar para os professores.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Tendo como base essas considerações, o grupo deve organizar a produção textual, observando os seguintes itens:

1º) Realizem a leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, vocês poderão utilizar, para a elaboração da produção textual, os demais materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre:

Texto 1: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº

(8)

de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Decreto-Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 06 jul. 2021.

Texto 2: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

Brasília, 2018, p. 461-468.

Texto 3: SILVA SANTOS, K.; BRAZ FERREIRA GONTIJO, S. ENSINO MÉDIO E

PROJETO DE VIDA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 19 - 34, 2020. DOI: 10.36732/riep.v2i1.52. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/27. Acesso em: 6 jul. 2021.

Texto 4: MORAN, José. Metodologias ativas para realizar transformações

progressivas e profundas no currículo. Aprendizagem Conectada. Governo do Mato Grosso. s.a. Disponível em: http://www.aprendizagemconectada.mt.gov.br/. Acesso em: 08 jul. 2021.

2º) Elaborem a Introdução da produção textual. Neste tópico o grupo deverá redigir, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização.

3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, o grupo deve elaborar as duas atividades indicadas a seguir:

a) Construam um texto composto de três a quatro páginas com o seguinte tema “O

Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos”. Para essa elaboração

utilizem as leituras do item anterior.

b) Elaborem uma apresentação sobre os principais aspectos relacionados ao Projeto de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas que foram

(9)

pontuados no texto. Essa apresentação será destinada aos professores do colégio para orientá-los na mediação do trabalho de construção do projeto de vida por parte dos estudantes do Ensino Médio.

Para elaborar a apresentação, vocês podem utilizar as sugestões de ferramentas abaixo, ou alguma outra que conhecerem.

- Google Slides - Zoho Show - Prezi - Canva - Slidebean

Sigam o roteiro a seguir para organizarem a apresentação:

Capa / título No primeiro slide, deve constar o título da

apresentação e o nome do colégio.

Objetivo Descrevam os objetivos que pretendem

atingir ao abordarem a temática.

Introdução Apresentem o tema investigado e o

contextualizem em relação à prática pedagógica

Principais aspectos sobre o Projeto de Vida

O que é; Quais objetivos da elaboração do Projeto de Vida; Qual a importância do Projeto de Vida no Ensino Médio; Quais dimensões da vida do jovem o Projeto de Vida pode englobar; Como criar um Projeto de Vida na escola; entre outros.

Papel do professor na mediação da construção do Projeto de Vida a partir das metodologias ativas

O que são metodologias ativas; Como aplicar as metodologias ativas na construção do Projeto de Vida; Como o professor atua nesse processo, entre outros.

(10)

Referências Indiquem os materiais que utilizaram para elaborarem a apresentação.

Façam prints (captura de tela) das telas da apresentação e insiram as imagens no desenvolvimento do trabalho.

4º) Para finalizar, o grupo deverá elaborar as Considerações finais, em até uma página, para apresentar a conclusão do trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Importante manifestar opiniões dos integrantes do grupo, sobre o assunto trabalhado, fundamentado nas referências. Apresentem também as contribuições que o trabalho trouxe para o aprendizado de todos.

5º) Referências: não se esqueçam de listar todos os autores e materiais que foram utilizados durante o desenvolvimento do trabalho.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTG)

1. O trabalho será realizado em grupos, de 02 a 07 alunos, no máximo.

2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto,

solicitamos que sigam as orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema.

3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado

no sistema, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

4. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve

conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).

(11)

5. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da

Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.

6. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver

trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.

7. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão

aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.

A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:

 Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas.

 Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).

 Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.

 Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.

 Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados.

Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem.

(12)

Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.

Bom trabalho! Equipe de professores

Referências

Documentos relacionados

Para o autor(idem),nesse determinado período histórico, tanto no campo econômico-social quanto no cultural, o capitalismorepresentava uma revolução na história da

Assim sendo, como já apontado, esta esfera psíquica do si-mesmo, enquanto totalidade, abarca todas as instâncias psíquicas plausíveis. Configurando-se, também, como um

ao fazê-lo, jung esforça-se para encontrar o valor próprio de cada ser e sua riqueza interior, a fim de permitir que cada um des- cubra quem verdadeiramente é, para que viva com mais

Este trabalho mostra a relevância da validação dos ajustes definidos nos estudos para as proteções de linhas de transmissão de sistemas complexos, como o das quatro linhas

A capacidade de se configurar como lobby significa que esses grupos levam mais longe essa consciência, passando a intervir a um nível mais global que não o

Neste sentido, plataformas de m´ıdia social como Twitter, Facebook e Instagram, permitem aos usu´arios o compartilhamento de suas informac¸˜oes com outras pessoas atrav´es da

 Cidade: campo para escolher a cidade que se deseja saber sobre a pluviometria, caso não seja selecionado trará informações sobre todo o estado selecionado;..  Período:

Os (as) ciclistas ficam cientes que deverão assumir, no ato da inscrição, todos os riscos e danos da eventual suspensão da corrida (iniciada ou não) por questões de