• Nenhum resultado encontrado

Chegou o tão esperado momento, enfim você pisa em terras irlandesas e pode dar início ao seu tão esperado sonho do intercâmbio.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Chegou o tão esperado momento, enfim você pisa em terras irlandesas e pode dar início ao seu tão esperado sonho do intercâmbio."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Chegou o tão esperado momento, enfim você pisa em terras irlandesas e pode dar início ao seu tão esperado sonho do intercâmbio.

Assim como diversão e conhecimento, um intercâmbio envolve muitas responsabilidades e detalhes que, se não forem atendidos e feitos de forma correta e transparente, podem dificultar ou até mesmo impossibilitar sua estadia na Ilha Esmeralda.

Confira nesse ebook todos os passos necessários para regularizar sua situação por aqui e poder desfrutar tranquilamente de todas as belezas dessa terra linda!

(3)

Este é disparado o momento mais tenso de toda viagem mas, se você está com todos os documentos em mãos, não existe motivos para temer. Os oficiais irão apenas checar sua documentação e estipular um prazo para que você as regularize na cidade através do Imigration Office. Caso você não fale, ou se sinta inseguro para responder quaisquer outras perguntas que ele faça para você em inglês, o oficial deve – por lei - conseguir um tradutor que fale sua língua ou então ligar para sua escola.

(4)

Existem diversas formas de se deslocar do aeroporto até sua residência, na carta que a escola te envia para apresentar a imigração já consta em qual estadia você ficará temporária ou permanentemente.

O aconselhamos a verificar ainda no Brasil o endereço e deixar anotado, aproveite para pesquisar a distância de sua casa no aeroporto para ver qual a melhor forma (custo x benefício) para chegar até lá.

Disparado o meio mais econômico que você irá encontrar para chegar a sua residência é de ônibus, seja o expresso (linhas exclusivas que te levam do aeroporto ao centro da cidade) ou o Dublin Bus (linha comercial, que funciona até as 23h30) – nesses casos, a única coisa que pode te causar certo desconforto é a quantidade de malas que você trouxe e como transportá-las.

Outra forma é ir de táxi, por aqui eles não são muito caros e na saída do aeroporto você com certeza se deparará com uma porção deles – mas, como em todos os lugares do mundo, o valor será muito relativo de acordo com a distância que ele terá de percorrer.

Agora, eis o último, mais seguro e mais recomendado meio de se dirigir a sua acomodação TRANSFER. Converse com a pessoa de quem você comprou seu intercâmbio a respeito dessa opção, geralmente existem parcerias que facilitam e diminuem o custo desse serviço. Sabendo

(5)

Essa será muito relativa de acordo com o que você contratou, elas podem ser acomodações estudantis, hostels ou até mesmo host families. Geralmente, seja qual for o tipo de acomodação contratada, você não precisa se preocupar com lençóis, roupas de cama, edredons e cobertores. Além de o custo deles serem bem baixos em Dublin, a maioria das acomodações já possuem, então não se preocupe quanto a isso.

Certifique-se apenas de chegar no endereço correto.

Chegando na acomodação

que o profissional estará lá te esperando, te ajudará com sua bagagem e ainda o deixará na porta de casa, não poderíamos recomendar outro serviço que não seja esse.

(6)

Cada escola tem uma metodologia e uma forma diferente de lidar com o aluno. Vamos exemplificar por aqui mostrando como nós, da SEDA College, trabalhamos.

Assim que você chegar na escola, procure pelo profissional “responsável” por você. Esta é a pessoa com quem você negociou diretamente seu curso, ou então, o contato que sua agência tem dentro da nossa escola. Ele lhe apresentará toda a nossa estrutura e mostrará o que você deve fazer para pedir suas cartas de referência para a retirada de seu PPS e a abertura de sua conta no banco.

A SEDA possui um profissional específico para acompanhar os alunos à esses órgãos, tudo para facilitar o andamento da situação e agilizar a retirada dos documentos.

(7)

Esse encontro acontece toda sexta-feira às 11h da manhã na escola. É nele que você receberá toda a informação a respeito da docência da escola, dados relevantes sobre como deve ser sua vida na Irlanda e o principal, depois de tudo isso você fará seu teste de nivelamento que avaliará qual o nível do seu inglês e definirá em qual sala você começará seus estudos.

As aulas começam na segunda-feira seguinte.

(8)

Se você vem para ficar mais de um mês na Irlanda, é bem provável que a escola tenha contratado para você uma acomodação temporária e eis o seu primeiro desafio na Ilha Esmeralda, encontrar um lugar para morar.

Não se preocupe, não é difícil. Existem diversos grupos no Facebook, Whatsapp e outras redes sociais onde vagas são anunciadas diariamente. Além disso, existem sites especializados que facilitam a encontrabilidade desses locais. Os mais acessados são:

Daft.ie

Findahome.com Dublinlettings.com

Além de avisos nos quadros de avisos espalhados pela escola e anúncios em jornais e rádios locais. Enfim, opções e fontes não faltam – inclusive em nosso canal youtube.com/SEDAAcademy você encontra um tutorial de como utilizar o Daft sem segredos.

Uma ressalva importante, aqui na Irlanda os aluguéis são pagos adiantados, ou seja, no primeiro dia do mês e existe o sistema de depósito. Quando você entra na casa você deve pagar o primeiro mês de estadia e mais um mês de aluguel – que geralmente é o mesmo valor, ou seja, você para dobrado na estrada. Mas fique tranquilo, esse dinheiro é reembolsado quando uma pessoa entrar em seu lugar na casa, é um procedimento padrão.

(9)

Esse provavelmente será o primeiro documento que você irá retirar. Ele nada mais é do que sua “carteira de trabalho” por aqui, e sem ela, você não poderá trabalhar legalmente na Ilha.

Ele servirá também como comprovante de residência para a sua abertura de conta no banco, então é imprescindível que você a tenha para tal. Para solicitar este documento – que não tem custo algum - você só precisa ter em mãos seu passaporte e a carta da escola.

(10)

A SEDA possui parceria com diversos bancos irlandeses e para abrir sua conta é muito fácil. Você deverá ter em mãos seu PPS – que servirá como comprovante de residência – seu passaporte e uma outra carta da escola especificada justamente para isso.

Após a abertura da conta, você receberá seu cartão e deverá efetuar o depósito dos 3 mil Euros exigidos pela imigração.

Depois de depositados, você deve se dirigir a um dos caixas e solicitar o “extrato”de sua conta. Esse é um extrato diferente dos que retiramos nos caixas eletrônicos no Brasil, ele é um pouco mais detalhado e por isso levará até 7 dias para que seja entregue em sua casa.

(11)

Agora você já vê a luz no fim do túnel e já está praticamente livre de toda burocracia. O GNIB é o documento que validará sua estadia na Irlanda de acordo com o tempo de intercâmbio que você contratou.

Para a retirada deste documento são necessários que todos os outros citados anteriormente estejam ok (PPS e Extrato Bancário). Além deles, no dia em que você for se dirigir ao Escritório da Imigração em

Dublin (GardaNationalImmigration Bureau – GNIB) você deve ter em mãos sua matrícula da escola, seu passaporte e seu seguro saúde válido para o tempo que você pretende ficar no país.

O custo desse visto é de 300 Euros que são pagos na hora, mas aceitam apenas cartões de crédito e débito – você pode usar o da sua conta no banco irlandês sem problemas.

Após isso seu passaporte será carimbado de acordo com o tempo que você tem direito de ficar por aqui, você recebe sua carteirinha e pronto. Fim da burocracia.

Agora é só começar a aproveitar de fato, esse que com certeza será um dos melhores tempos da sua vida!

(12)

Facebook.com/MySeda

Instagram.com/MySeda

Twitter.com/My_Seda

Youtube.com/SEDAAcademy

Referências

Documentos relacionados

Na nossa pesquisa, as empresas que estão mais avançadas na adoção da nuvem e da IA consideram a nuvem como a base essencial que elas têm para o gerenciamento de dados e IA, com

E os maiores fabricantes estão mais propensos que os seus pares de menor porte a estar atualmente em ambiente de nuvem híbrida (73% contra 61%) – mas mais de um quinto das

• Application window shortcut key (Tecla de atalho de janelas de aplicações): para abrir um menu rápido de opções no Auto Mode (Modo Automático) e no Easy Arrange. •

 Comparar a oscilação postural (OP) através da análise do deslocamento do centro de pressão (DCP) - comprimento e área, o tempo de estabilização (TE) e pico inicial

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

Mais da metade (55%) das empresas de serviços financeiros com mais de 20.000 funcionários afirmam que a nuvem é essencial para o sucesso geral das aplicações com IA, comparado a

Aproximadamente 17% dos varejistas se enquadram no subconjunto de entrevistados cujas organizações estão mais avançadas que outras em termos de adoção tanto da nuvem como da IA,

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não