• Nenhum resultado encontrado

MEMORIAL DESCRITIVO BRAVA ALAMEDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MEMORIAL DESCRITIVO BRAVA ALAMEDA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 MEMORIAL DESCRITIVO

BRAVA ALAMEDA

I) CARACTERÍSTICAS GERAIS 1.

1.

1.

1. OBJETIVOOBJETIVOOBJETIVOOBJETIVO

O presente memorial tem como objetivo descrever os materiais e acabamentos de um empreendimento residencial de casas identificado como BRAVA ALAMEDA, ser executado no terreno nº 26, da quadra nº 4987 de propriedade da incorporadora.

Os projetos arquitetônico e complementares são de autoria dos arquitetos Alan Toigo (CAU A34488-5) e Alexander Guerra Rodrigues (CAU A34485-0), responsáveis pela execução da obra.

Esse empreendimento foi especificado com base nos critérios e materiais que atendem a Norma de Desempenho (ABNT NBR – 15.575 : 2013 Edificações Habitacionais – Desempenho), com classificação NÍVEL MÍNIMONÍVEL MÍNIMONÍVEL MÍNIMONÍVEL MÍNIMO. Foi projetado para atender a vida útil especificada na Tabela C.5 – Vida útil de projeto mínima (VUP), considerando a periodicidade e processos de manutenção segundo ABNT NBR 5.674 : 2012, e melhor detalhados no Manual de Manual de Manual de Manual de Uso, Operação e Manutenção

Uso, Operação e Manutenção Uso, Operação e Manutenção

Uso, Operação e Manutenção da edificação a ser entregue ao proprietário junto com a entrega das chaves do empreendimento. Os prazos de garantia seguem o especificado conforme Tabela D.1 – Prazos de garantia.

2.

2.2.

2. PROJETOPROJETOPROJETOPROJETO

2.1.

2.1.2.1.

2.1. Área total de aprovaçãoÁrea total de aprovaçãoÁrea total de aprovaçãoÁrea total de aprovação: : : : 3.591,7553m²

2.2.

2.2.2.2.

2.2. Composição:Composição:Composição:Composição:

Constituído de um total de 48484848 ((((quarenta e oitoquarenta e oitoquarenta e oito)))) casasquarenta e oito casascasas com dois pavimentos de casascom dois pavimentos de com dois pavimentos de com dois pavimentos de doisdoisdoisdois dormitóriosdormitóriosdormitóriosdormitórios. Os demais ambientes que compõem as casas são sala para dois ambientes, banheiro social, cozinha, área de serviço externa, vaga de garagem em área externa individual. No pavimento de cobertura está localizado o reservatório individual de cada casa.

No No No

No terreterreterreterrenononono, estarão dispostos fossa séptica, filtro anaeróbio, cisterna, área destinada a concessionária de energia elétrica, circulação de veículos e circulação peatonal interna. Além disso, contará com área comum conforme descrito no item 6.4.2.

3.

3.3.

3. SISTEMAS CONSTRSISTEMAS CONSTRUTIVOSSISTEMAS CONSTRSISTEMAS CONSTRUTIVOSUTIVOSUTIVOS

3.1.3.1.3.1.

3.1. FundaçõesFundaçõesFundaçõesFundações::::

3.1.1. Serão executadas com fundação tipo radier moldados no local, com dimensões em função das cargas fornecidas pelo cálculo estrutural, baseado em normas técnicas brasileiras.

3.2.

3.2.3.2.

3.2. EstruturaEstruturaEstruturaEstrutura::::

3.2.1. Os pavimentos serão executados em sistema de alvenaria estrutural, onde as paredes do andar inferior sustentam o andar superior. Por esse motivo, não é permitida a retirada de nenhuma parede, sendo que esta atitude resultaria em problemas estruturais.

3.2.2. No pavimento de cobertura será proposto cobertura com telhas metálicas e platibandas em alvenaria conforme cálculo estrutural, baseado em normas técnicas brasileiras.

3.3.3.3.3.3.

3.3. Alvenarias:Alvenarias:Alvenarias:Alvenarias:

3.3.1. A tecnologia construtiva proposta para as alvenarias externas do empreendimento atendem ao mínimo especificado na Classe I de Ruído para vedações verticais externas, conforme laudos realizados pelos fornecedores de blocos. Nas paredes geminadas foi proposto parede simples, e identificado o atendimento ao nível mínimo, após verificação dos laudos dos fornecedores dos blocos cerâmicos conforme especificado na ABNT NBR 15.575:2013.

3.3.2. Os pavimentos serão em blocos cerâmicos estruturais com paredes internas e externas com blocos de 14x19x29cm, assentados com argamassa industrializada, com junta de assentamento horizontais e verticais preenchidas, espessura de 1cm com traços e resistências pré-definidos, conforme cálculo estrutural, baseado em normas técnicas brasileiras.

(2)

2

3.3.3. As paredes são executadas com reboco interno de 1,0cm e reboco externo mínimo de 2,5cm com Transmitância Térmica (U) e Capacidade Térmica (CT) atendendo ao mínimo para Zona 01, conforme especificado na ABNT NBR 15.220.

3.4.

3.4.3.4.

3.4. Lajes entre Lajes entre Lajes entre Lajes entre o 1º e 2º o 1º e 2º o 1º e 2º pavimentoso 1º e 2º pavimentospavimentos:::: pavimentos

3.4.1. A laje será executada em concreto armado moldado in loco, conforme cálculo estrutural baseado em normas técnicas brasileiras. Sobre essa estrutura é adicionado revestimento específico conforme cada ambiente.

3.5.3.5.3.5.

3.5. Coberturas:Coberturas:Coberturas:Coberturas:

3.5.1. As áreas cobertas superiores serão executadas com telhas trapezoidais em aluzinc com EPS ou similar, estruturadas por treliças em estrutura de aço leve, tipo steel frame ou similar, protegidas pelas platibandas conforme projeto arquitetônico. O desempenho térmico do sistema atende ao nível mínimo especificado na Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575:2013.

3.6.

3.6.3.6.

3.6. Instalações Elétricas:Instalações Elétricas:Instalações Elétricas:Instalações Elétricas:

3.6.1. Serão executadas instalações elétricas conforme projeto elétrico de Entrada de Rede aprovado na concessionária de energia e Projeto Elétrico de redes internas baseados nos regulamentos e normas brasileiras vigentes. Assim sendo, com devido isolamento e proteção contra choques, especificações de quadros de entrada, de distribuição e de medidores, com controle de acesso por meio de chaves e/ou cadeados.

3.6.2. A tubulação de passagem elétrica será toda embutida nas paredes e lajes, sendo as mangueiras flexíveis de PVC normatizadas. As caixas serão de PVC e os fios e cabos serão de cobre isolados, especificados conforme norma brasileira vigente.

3.6.3. Cada cômodo interno do apartamento terá pelo menos um ponto de luz no teto e uma tomada, conforme regulamenta a concessionária de energia, havendo também, pontos especiais de chuveiro elétrico no banheiro de cada casa, e ainda para máquina de lavar roupas na área de serviço.

3.6.4. Cada casa terá um medidor de consumo de energia elétrica próprio protegido por disjuntores normatizados, sendo localizado no acesso ao empreendimento na área destinada a concessionária de energia, com controle de acesso por meio de chaves e/ou cadeados.

3.6.5. No interior de cada casa haverá um centro de distribuição dotado de disjuntores normatizados, em conjunto com o dispositivo DR, para proteção dos circuitos internos, especificados conforme projeto elétrico.

3.6.6. Serão colocados artefatos de iluminação no ponto frontal das casas, com acendimento por meio de fotocélulas e alimentados pela rede elétrica do próprio condomínio.

3.6.7. Os acabamentos elétricos de paredes do empreendimento tais como interruptores, tomadas, botões de campainhas, antena de TV e telefone, serão normatizados e de marca Alumbra, Pezzi, Tramontina ou similar.

3.7.

3.7.3.7.

3.7. Instalações Telefônicas:Instalações Telefônicas:Instalações Telefônicas:Instalações Telefônicas:

3.7.1. Serão executadas em observância aos regulamentos e conforme projeto elaborado de acordo com as normas técnicas brasileiras.

3.7.2. A tubulação será toda embutida nas paredes e lajes, as mangueiras serão flexíveis de PVC e os fios e cabos do tipo padrão para telefone normatizados.

3.7.3. Será disponibilizado um ponto para ligação de telefone na sala de estar.

3.7.4. Serão instalados os cabos da rede interna, da caixa de distribuição geral externa ao ponto telefônico interno onde serão colocadas tomadas para ligação dos aparelhos telefônicos.

3.7.5. Cada casa será provida de espera para uma linha telefônica.

3.8.

3.8.3.8.

3.8. Instalações Hidrossanitárias:Instalações Hidrossanitárias:Instalações Hidrossanitárias:Instalações Hidrossanitárias:

3.8.1. Serão executadas conforme projeto aprovado pela concessionária e elaborado de acordo com as normas técnicas brasileiras vigentes, com dimensionamento dos diâmetros das tubulações em função de cálculos baseados na demanda do empreendimento.

3.8.2. O abastecimento de água será assegurado por um reservatório superior individual para cada casa, especificados conforme projeto aprovado e a capacidade calculada em função das normas brasileiras vigentes.

3.8.3. Cada casa terá um medidor individual de água (hidrômetro) calculado conforme normas brasileiras vigentes e localizado na parede lateral de cada residência. O medidor geral do

(3)

3

condomínio estará junto ao gradil do passeio público, com vazão especificada conforme projeto aprovado pela concessionária.

3.8.4. As tubulações de água fria serão executadas no sistema PEX, com materiais normatizados. O abastecimento de água fria se fará nos seguintes pontos: um no aquecedor, um no tanque, um na máquina de lavar roupas, um na pia da cozinha, um no vaso sanitário, um no lavatório e um no chuveiro. OBS.: cada casa será provida de registros gerais, localizados sobre o forro do banheiro, inspecionados por alçapão, devidamente identificados no Manual de Uso, Operação e Manutenção da edificação.

3.8.5. As tubulações de esgoto, água pluvial e ventilação serão em tubos de PVC de marca Tigre ou Amanco, com materiais normatizados. A coleta de esgoto em cada casa se fará nos seguintes pontos: um no tanque, um na máquina de lavar roupas, um na pia da cozinha, um no vaso sanitário, um no lavatório e um no ralo do banho. Na cobertura superior também será proposto calhas para coleta das águas das chuvas, direcionadas para rede pluvial do empreendimento.

3.8.6. No banheiro, cozinha e área de serviço serão providos de tubulação de espera para água quente no sistema PEX normatizado. O abastecimento de água quente na casa se fará nos seguintes pontos: um no aquecedor, um no tanque, um na pia da cozinha, um no lavatório e um no chuveiro.

3.8.7. Para o aquecimento da água haverá espera para um aquecedor de passagem, que deverá ser instalado na área de serviço. Este aquecedor não será fornecido pela incorporadora e deverá ser adquirido pelo proprietário obrigatoriamente conforme indicação de especificação no Manual de Uso, Operação e Manutenção fornecido pela Domini.

3.8.8. Todas as colunas de esgoto pluvial e cloacal verticais, além de ventilação e de água fria, passarão entre paredes duplas (shafts), conforme projeto hidrossanitário.

3.8.9. O esgoto cloacal terá seu destino a um sistema de fossa séptica e filtro anaeróbio a ser instalado no empreendimento, e terá seu destino final em rede coletora pública existente em frente ao empreendimento, especificadas em projeto aprovado de acordo com normas vigentes. As águas pluviais serão devidamente separadas, a fim de serem direcionadas diretamente a rede pública de esgoto.

3.8.10.O empreendimento será provido de cisterna de armazenamento de água coletada dos telhados das residências. Esta água poderá ser reaproveitada pelo condomínio apenas para lavar as calçadas e molhar o jardim, não sendo adequada para lavagem de carros e consumo, pois não é considerada potável.

3.8.11. Todos os pontos de torneira de água não potável serão identificadas e terão acesso restrito por meio de cadeados.

3.9.

3.9.3.9.

3.9. Rede de Climatização de Rede de Climatização de Rede de Climatização de Rede de Climatização de Ambientes:Ambientes:Ambientes: Ambientes:

3.9.1. Haverá um ponto elétrico, para instalação de calefação elétrica, nos ambientes de permanência prolongada como living e dormitórios. Este equipamento não será fornecido pela incorporadora e deverá ser adquirido pelo proprietário conforme indicação de especificação no Manual de Uso, Operação e Manutenção fornecido pela Domini.

3.10.

3.10.3.10.

3.10.Drenagem e Impermeabilização:Drenagem e Impermeabilização:Drenagem e Impermeabilização:Drenagem e Impermeabilização:

3.10.1. Será executado sistema de drenagem no terreno do empreendimento, visando conduzir as águas provenientes de chuva. Sob as paredes do 1º pavimento será aplicado impermeabilização com argamassa cimentícia ou material com desempenho equivalente.

3.10.2. As paredes do box do banheiro e, bem como seus pisos, serão devidamente impermeabilizadas com argamassa cimentícia ou material com desempenho equivalente, variando as demãos do impermeabilizante conforme área molhada ou molháveis do interior do ambiente.

3.10.3. Os peitoris das janelas do empreendimento também receberão tratamento de impermeabilização com argamassa cimentícia ou material com desempenho equivalente. As esquadrias são fixadas por meio de contramarco e vedadas com selantes de poliuretano (PU) sobre soleira em pedra de basalto polido com inclinação e pingadeira, para garantir a estanqueidade da mesma.

3.11.

3.11.3.11.

3.11. Muros e contençõesMuros e contençõesMuros e contençõesMuros e contenções

3.11.1. As contenções dos taludes serão propostas com gabiões de tela preenchidos com pedras basalto, com dimensões em função das cargas fornecidas pelo cálculo estrutural, baseado em normas técnicas brasileiras.

3.12.

3.12.3.12.

3.12. Esquadrias:Esquadrias:Esquadrias:Esquadrias:

(4)

4

3.12.1. A tecnologia construtiva proposta para as alvenarias externas do empreendimento atendem ao mínimo especificado na Classe I de Ruído para vedações verticais externas, conforme laudos realizados pelos fornecedores.

3.12.2. Além do ensaio acústico, os fornecedores das esquadrias apresentam laudo de atendimento a norma ABNT NBR 10.821 / 2011 – Esquadrias Externas para edificações.

4.4.

4.4. EQUIPAMENTOSEQUIPAMENTOSEQUIPAMENTOSEQUIPAMENTOS

4.1.

4.1.4.1.

4.1. Interfone:Interfone:Interfone:Interfone: Serão instalados aparelhos de interfone em todas as casas, garantindo um sistema de comunicação com a porta do gradil externo.

4.2.

4.2.4.2.

4.2. Antena de TV Antena de TV Antena de TV Antena de TV CCCConvencional:onvencional:onvencional:onvencional: Será instalada tubulação para antena individual com 3 pontos em todas as casas. Não será instalada a antena VHF/UHF. Não haverá espera para tv por assinatura.

4.3.4.3.4.3.

4.3. Portões: Portões: Portões: Portões: O portão de acesso ao empreendimento terá funcionamento automático com acionamento por controle remoto. O portão será dotado de dispositivo anti-esmagamento. Será entregue um controle remoto por casa.

II) ACABAMENTOS 5.

5.

5.

5. DAS UNIDADES AUTÔNOMASDAS UNIDADES AUTÔNOMASDAS UNIDADES AUTÔNOMASDAS UNIDADES AUTÔNOMAS

5.1.5.1.5.1.

5.1. LivingLivingLivingLiving e Cozinhae Cozinhae Cozinha:::: e Cozinha

5.1.1. Piso e Rodapé: cerâmica monoporosa, padrão comercial, marca Portobello, ou similar de igual desempenho.

5.1.2. Paredes: azulejo, padrão comercial, marca Portobello, ou similar de igual desempenho.

5.1.3. Será executado cerâmica na parede onde se encontra a pia, em uma faixa de 60 cm, com altura de 90 cm até 150 cm; nas demais paredes pintura acrílica marca Suvinil, Coral, Anjo ou similar na cor branca sobre reboco interno.

5.1.4. Teto: será em concreto armado; pintura acrílica marca Suvinil, Coral, Anjo ou similar cor branca sobre nateamento.

5.1.5. Não são de responsabilidade da incorporadora: tampos em granito, cubas, misturador da pia, luminárias, móveis, etc.

5.1.6. Esquadrias: em alumínio anodizado linha Master ou similar, com vidros nacionais 3mm, lisos e com espessuras indicadas para os vãos de cada abertura, sem persianas. Dimensão conforme projeto arquitetônico. A porta principal será em alumínio anodizado linha Master ou similar uma folha de abrir, com acabamento em chapa frizada. A janela será do tipo maxim-ar na parte superior e fixa na parte inferior. A soleira será em basalto polido.

5.1.7. Ferragens: fechadura com maçaneta marca Soprano ou similar de igual desempenho, e dobradiças de 2 ½” x 3 ½”.

5.2.

5.2.5.2.

5.2. Dormitórios:Dormitórios:Dormitórios:Dormitórios:

5.2.1. Piso: laminado flutuante 7mm normatizado, marca Eucafloor, linha Prime, aplicado sobre manta de polietileno de 2mm, ou outra com desempenho equivalente.

5.2.2. Paredes: pintura acrílica marca Suvinil, Coral, Anjo ou similar na cor branca sobre reboco interno.

5.2.3. Teto: será em forro de PVC com acabamento meia cana em todo perímetro.

5.2.4. Esquadrias: em alumínio anodizado linha Master ou similar, com vidros nacionais 3mm, lisos e com espessuras indicadas para os vãos de cada abertura, com persianas. Dimensão conforme projeto arquitetônico. Abertura em duas folhas de correr. A soleira será em basalto polido.

5.2.5. Portas internas: semi-oca, com dimensão conforme projeto arquitetônico.

5.2.6. Ferragens: fechadura com maçaneta marca Soprano ou similar de igual desempenho, e dobradiças de 2 ½” x 3 ½”.

5.3.5.3.5.3.

5.3. Banhos:Banhos:Banhos:Banhos:

5.3.1. Piso e Rodapé: cerâmica monoporosa, padrão comercial, marca Portobello, ou similar de igual desempenho.

5.3.2. Paredes: azulejo, padrão comercial, marca Portobello, ou similar de igual desempenho.

5.3.3. Teto: será em forro de PVC com acabamento meia cana em todo perímetro.

(5)

5

5.3.4. Esquadrias: em alumínio anodizado linha Master ou similar, com vidros nacionais, mini-boreal e com espessuras indicadas para o vão da abertura, sem persianas. Dimensão conforme projeto arquitetônico. Abertura em uma folha maxim-ar. A soleira será em basalto polido conforme dimensão do vão.

5.3.5. Porta interna: semi-oca, com dimensão conforme projeto arquitetônico.

5.3.6. Ferragens: fechadura com maçaneta marca Soprano ou similar de igual desempenho, e dobradiças de 2 ½” x 3 ½”.

5.3.7. Louças: os aparelhos sanitários serão em louça branca, marca Deca, linha Izy ou similar de marca Incepa ou Celite, atendendo a normas brasileiras vigentes, compreendendo um vaso sanitário com caixa acoplada e botão com duplo acionamento.

5.3.8. Metais: serão os registros para o chuveiro; acabamento de marca Meber linha C26 ou similar de marca Docol ou Deca e atendendo normas brasileiras vigentes.

5.3.9. Não são de responsabilidade da incorporadora: espelhos, box, tampos em granito, cuba, misturador do lavatório, chuveiro, luminárias e armários.

5.4.

5.4.5.4.

5.4. EscadaEscadaEscadaEscada InternaInternaInterna Interna

5.4.1. Será executado escada interna em concreto armado moldado no local. O revestimento do piso será em carpete.

5.5.

5.5.5.5.

5.5. Àrea de ServiçoÀrea de ServiçoÀrea de ServiçoÀrea de Serviço::::

5.5.1. Piso: será em concreto cimento alisado.

5.5.2. Paredes: azulejo, padrão comercial, marca Portobello, ou similar de igual desempenho. Será executado cerâmica na parede onde se encontra o tanque, em uma faixa de 60 cm, com altura de 90 cm até 150 cm; nas demais paredes pintura acrílica marca Suvinil, Coral, Anjo ou similar, com cores definidas conforme projeto, sobre reboco.

5.5.3. Não são de responsabilidade da incorporadora tampos em granito, tanque, misturador do tanque, luminárias, móveis, aquecedor de passagem.

5.6.

5.6.5.6.

5.6. Área externa / Vaga de garagemÁrea externa / Vaga de garagemÁrea externa / Vaga de garagemÁrea externa / Vaga de garagem::::

5.6.1. Piso: será em brita sobre o solo compactado.

5.6.2. Será entregue uma churrasqueira pré-moldada para cada casa.

6.

6.

6.

6. DAS ÁREAS COMUNSDAS ÁREAS COMUNSDAS ÁREAS COMUNSDAS ÁREAS COMUNS

6.1.

6.1.6.1.

6.1. Circulação Circulação Circulação Circulação do empreendimentodo empreendimentodo empreendimento do empreendimento

6.1.1. Piso: será em blocos de concreto tipo intertravado, assentado sobre solo compactado e brita. Nas calçadas, localizadas em ambos os lados do empreendimento, será aplicado esse mesmo piso, porém com coloração diferente.

6.2.6.2.6.2.

6.2. FachadaFachadaFachadaFachada

6.2.1. A fachada receberá tratamento de pintura com tinta acrílica semi-brilho, especificada conforme normas brasileiras vigentes, aplicada sobre reboco externo, com diferenciação de cores conforme projeto.

6.2.2. Poderá ocorrer à adoção de alternativas com materiais de acabamento com desempenho equivalentes, de acordo com as disponibilidades do mercado à época da execução.

6.3.

6.3.6.3.

6.3. SegurançaSegurançaSegurançaSegurança do Empreendimentodo Empreendimentodo Empreendimentodo Empreendimento

6.3.1. A incorporadora entregará um gradil de segurança com dois metros de altura na fachada de frente para a Rua Ary Fortunato Garbin, estando localizada conforme projeto arquitetônico. Neste encontraremos o portão de acesso social e portão de acesso de veículos (portaria), proposto em serralheria pintada. Os demais fechamentos serão propostos em tela soldada, com postes metálicos.

6.3.2. A incorporadora entregará ainda cerca elétrica e alarme com sensor de barreira sobre o gradil frontal.

6.4.

6.4.6.4.

6.4. PaisagismoPaisagismoPaisagismoPaisagismo

6.4.1. Será executado jardim, obedecendo ao projeto paisagístico.

6.4.2. Será proposto um pomar frutífero, com no mínimo 48 mudas, e espaço para horta. Além disso, será proposto uma área de lazer composto por caminhos, espaço de permanência com bancos e área de gramados.

(6)

6

III) DISPOSIÇÕES GERAIS 8.

8.

8.

8. DDDDAS ÁREAS COMUNSAS ÁREAS COMUNSAS ÁREAS COMUNSAS ÁREAS COMUNS

8.1.8.1.

8.1.8.1. O empreendimento será entregue limpo, testado, com habite-se liberado pelo setor de Fiscalização do SDU da Prefeitura Municipal, com as ligações de água, esgoto, luz e telefone restando aos proprietários as complementações das ligações correspondentes para seus respectivos apartamentos.

8.2.8.2.

8.2.8.2.A adoção de equivalência dos modelos indicados, as alternativas de padrão e a opção de cores ou material de acabamento a serem utilizados na obra, mesmo quando não expressamente declarados neste memorial, são considerados prerrogativas exclusivas da incorporadora.

8.3.8.3.

8.3.8.3.Este residencial será executado em alvenaria estrutural, por isso, desta forma a incorporadora não se responsabilizará por qualquer dano ou prejuízo causado pela retirada total ou parcial de qualquer parede estrutural não autorizada em projeto.

Projeto Arquitetônico Projeto Arquitetônico Projeto Arquitetônico

Projeto Arquitetônico:::: Arq. Alan ToigoArq. Alan Toigo Arq. Alan ToigoArq. Alan Toigo Arq. Alexander Guerra Arq. Alexander Guerra Arq. Alexander Guerra

Arq. Alexander Guerra RodriguesRodriguesRodrigues Rodrigues Projeto Estrutural

Projeto Estrutural Projeto Estrutural

Projeto Estrutural :::: Eng. Eng. Elvis CarpegianniEng. Eng. Elvis CarpegianniElvis Carpegianni Elvis Carpegianni Execução

Execução Execução

Execução:::: Domini Construtora e Incorporadora Ltda.Domini Construtora e Incorporadora Ltda. Domini Construtora e Incorporadora Ltda.Domini Construtora e Incorporadora Ltda.

CRIADO EM CRIADO EM CRIADO EM

CRIADO EM CRIADO PORCRIADO PORCRIADO PORCRIADO POR REVISÃOREVISÃOREVISÃOREVISÃO REVISADO EMREVISADO EM REVISADO EMREVISADO EM REVISADO PORREVISADO PORREVISADO PORREVISADO POR

17/06/2016 DIREÇÃO 00 17/06/2016 DIREÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Vou começar esta resenha reproduzindo o que os organizadores, Umberto Ansaldo e Lisa Lim (ambos da Universidade de Hong Kong), dizem no Editorial que abre o

As mesmas linhagens foram também cultivadas em meio de cultura líquido contendo farelo de trigo como substrato, para a determinação das atividades enzimáticas lignina

Matemática e suas Tecnologias 2,00 0,01 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 5,00 0,01 Ciências Humanas e suas Tecnologias 4,00 0,01 Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Além disso, a integração do sistema DELTASTORE significa que os momentos de produção e consumo de energia estão dissociados um do outro, o que permite o uso eficiente dos preços

A História da Ciência, ao contextualizar o conteúdo científico, torna a ciência mais real e aproxima-a dos alunos, criando motivação para a aprendizagem e ajudando-os a

Letras minúsculas iguais entre as diferentes qualidades de luz (pleno sol, cinza, azul e vermelha) e Letras maiúsculas iguais entre os tratamentos não diferem entre

A taxa aplicada ao ativo contratual é uma taxa de desconto que melhor representa a estimativa da Companhia para a remuneração financeira dos investimentos da infraestrutura

condições normais de funcionamento, o tubo de gás deve ser substituído todos os anos.  Para utilização com GPL, se a chama da caldeira não for estável, a causa pode ser