• Nenhum resultado encontrado

A importância do bioma Pantanal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A importância do bioma Pantanal"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

As atividades sobre o Pantanal são essenciais para o aprendizado de alunos do ensino infantil e fundamental I, os quais poderão aprender sobre o conteúdo proposto por intermédio de atividades lúdicas feitas pelo Minhas Atividades!

A importância do bioma Pantanal

O reino das águas é um dos principais reservatórios de água doce, o qual é extremamente necessário para suprir água, estabilizar o clima e conservar o solo desta região. É um dos biomas mais importantes de todo o Brasil, e que deve ser protegido.

O Pantanal possui a maior área úmida de todo o mundo, porém mesmo com este fator, o ambiente não é protegido e caçadores invadem o bioma para desmatar e matar animais para comercializar em mercados negros, e conseguirem lucrar em cima de seus “feitos”.

Para adolescentes maiores de 13 anos, é interessante deixar que assistam à nova novela das 9h que passa na Globo chamada Pantanal. Este é o remake da versão de 1990, mas que atualmente poderá tratar de temas importantes como as queimadas e a política no meio.

Pantanal para trabalhar em sala de aula

A equipe do Minhas Atividades elaborou uma série de atividades para trabalhar sobre o pantanal, na sala de aula com os alunos.

(2)

A equipe do Minhas Atividades agradece aos professores por ensinar conteúdos importantes como é o caso do Pantanal.

(3)

Procure os nomes dos animais

O aluno deverá procurar no caça-palavras os nomes dos animais abaixo.

(4)

Neste caso, o lobo-guará, onça pintada, anta, ariranha e jacaré.

(5)

Observe estes animais

O aluno precisará observar os animais do Pantanal, e escrever seus nomes de acordo com o apresentado.

(6)

Algumas dessas espécies são endêmicas somente dessa região do Pantanal, e em nenhum outro local. Por esta razão deve-se proteger um dos biomas mais importantes do Brasil.

(7)

Recorte os animais

O aluno deverá recortar os animais apresentados abaixo para brincar de jogo da memória.

(8)

Será possível brincar de jogo da memória com os colegas na sala de aula, ou com os pais em casa.

(9)

Leia as informações

Nesta atividade, o aluno precisará ler as informações e recortar para colar os animais no quadro correto.

(10)

A anta é o animal mamífero mais pesado encontrado na América do Sul. A sucuri é uma cobra imensa e é a maior do mundo, a qual atinge até 6 metros de comprimento.

(11)

Veja sobre a Ariranha

Uma ariranha pode pesar cerca de 34kg, com um tamanho variável de 120cm, sem contar sua cauda. Ela não possui riscos de extinção.

(12)

As lontras gostam de ficar mais tempo na água, comem peixes e aprendem a nadar logo que completam dois meses de vida.

(13)

Cervo pantaneiro

O cervo-do-pantanal pode chegar a até 120kg, com um tamanho variável de 1,9 metros. Ele possui um risco mediano de entrar em extinção.

(14)

Este é o maior cervo encontrado na América do Sul, e somente os machos é que possuem os chifres.

(15)

Jacaré-do-Pantanal

O aluno deverá pintar a imagem deste jacaré que pode chegar a até 300kg, em um tamanho de até 3 metros. O risco de extinção desta espécie é alto.

(16)

Infelizmente, alguns dos animais desta região podem deixar de existir completamente dentro de alguns anos no Brasil.

(17)

Um ambiente que alaga

O Pantanal é um ambiente que enche durante os períodos chuvosos de novembro. No mês de maio, as águas abaixam e os peixes acabam por ficarem presos em várzeas.

(18)

Com auxílio dos nutrientes do local, se torna possível fazer crescer vegetação em abundância.

(19)

Atividade para responder

O aluno deverá responder algumas questões sobre o tamanho dos chifres do cervo, o peso, alimentação, habitat e altura.

(20)

Para finalizar a atividade, o aluno deverá dizer os outros nomes do cervo, principais predadores, e explicar o que significa ser um animal mamífero.

(21)

O Pantanal e o Brasil

A BNCC é uma fonte importante aos professores que desejam trabalhar conteúdos de geografia com os alunos. Neste caso, deve-se explicar aos alunos que o Pantanal é um dos biomas mais importantes do Brasil, e que boa parte de sua fauna e flora corre risco de extinção por conta de queimadas frequentes causada por caçadores.

EF04GE11: o aluno poderá identificar características da paisagem, e outras informações sobre relevos, rios ou animais.

Conteúdos para aprender sobre a geografia do Brasil!

Se você gostou de nossas atividades sobre o Pantanal para imprimir e trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Referências

Documentos relacionados

Se você gostou de nosso jogo da memória alfabético para imprimir e trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,

Se você gostou de nosso planner de bolo para os professores para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique

Se você gostou de nossas atividades sobre dias da semana para imprimir e trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,

Se você gostou de nossas atividades de encontros consonantais para imprimir e trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de

Se você gostou de nossas atividades sobre os primeiros habitantes da América para imprimir e trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades

Se você gostou de nossos moldes com a letra M para alfabetização para trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,

Se você gostou de nossos desenhos sobre Jesus Cristo para imprimir e trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,

Se você gostou de nosso planner financeiro para os professores e pais para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,