• Nenhum resultado encontrado

Coerência - Sf. Ligação ou harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias; relação harmônica; conexão, nexo, lógica. (Dicionário Aurélio)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Coerência - Sf. Ligação ou harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias; relação harmônica; conexão, nexo, lógica. (Dicionário Aurélio)"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Coerência Textual

(2)

Coerência Textual - é o fator que possibilita o entendimento da mensagem transmitida no texto. Aliada à coesão, a coerência tem como função a construção dos sentidos da textualidade.

Coerência - Sf. Ligação ou harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias;

relação harmônica; conexão, nexo, lógica.

(Dicionário Aurélio)

(3)

A construção textual deve ser a construção de um todo compreensível aos olhos do leitor. A coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças”

do texto e dar um sentido completo a ele.

(4)

Cada palavra tem seu sentido individual, quando elas se relacionam elas montam um outro sentido. O mesmo raciocínio vale para as frases, os parágrafos e até os textos.

(5)

Cada um desses elementos tem um sentido individual e um tipo de relacionamento com os demais. Caso estas relações sejam feitas da maneira correta, obtemos uma mensagem, um conteúdo semântico compreensível.

(6)

O texto é escrito com uma intencionalidade, de modo que ele tem uma repercussão sobre o leitor, muitas vezes proposital.

(7)

Para que a coerência ocorra, as ideias devem se completar. Uma deve ser a continuação da outra. Caso não ocorra uma ligação de ideias entre as frases, elas acabarão por se contradizerem ou por quebrarem uma linha de raciocínio.

Quando isso acontece, dizemos que houve um quebra de coerência textual.

(8)

A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a compreensão de um texto é melhor capturada com o auxílio de conectivos, preposições, etc.

(9)

Vejamos alguns exemplos de falta de coerência textual:

"No verão passado, quando estivemos na capital do Ceará Fortaleza, não pudemos aproveitar a praia, pois o frio era tanto que chegou a nevar"

“Estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver.”

“Todo mundo viu o mico-leão, mas eu não ouvi o sabiá cantar”

(10)

“Todo mundo destrói a natureza, menos todo mundo”.

“Podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. O governo prometeu e cumpriu:

trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a frequentá-la. Isso trouxe várias melhoras para o país.”

(11)

A falta de coerência em um texto é facilmente detectada por um falante da língua, mas não é tão simples notá-la quando é você quem escreve. A coerência é a correspondência entre as ideias do texto de forma lógica.

(12)

Tipos de Coerência Textual

1. Coerência Narrativa

Nesse tipo de texto é obedecida uma lógica entre ações e personagens. Cada ação obedece a um tempo que permite conhecer a ordem dos acontecimentos sem contradições.

Exemplo:

Ele ligou à noite para acalmar o desespero dela. Sentou no sofá de couro já gasto, acendeu a luz do abajur na sala já escura. Chamou por querida, clamou por perdão. Relatou o dia e prometeu ser mais sensato. A conversa deu fome. Ele levantou e procurou os últimos vestígios do jantar. Ela ficou saciada com um copo de leite quente preparado enquanto ele lhe fazia juras que seriam quebradas na manhã seguinte.

(13)

2. Coerência Argumentativa

São apresentados exemplos, opiniões e dados utilizados como argumento para sustentar a conclusão.

Também é preciso obedecer a uma sequência lógica de acontecimentos para sustentar a argumentação e possibilitar a compreensão da conclusão.

Exemplo:

A violência escolar é um problema que envolve toda a comunidade. Do núcleo familiar ao convívio em sociedade, é o Estado, contudo, o responsável por oferecer as condições necessárias para a redução do problema até a sua quase eliminação.

Cabe à sociedade interferir para que o Estado desempenhe, de maneira satisfatória, o seu papel e evite que problemas como a violência na escola prejudiquem o desenvolvimento da comunidade. Em suma, o problema só terá fim com o envolvimento conjunto da sociedade e Estado.

(14)

3. Coerência Descritiva

Nesses textos é promovido um retrato das pessoas, coisas e ambientes com detalhes sobre suas particularidades.

São usadas figuras que condizem com a cena, o ambiente e o tempo onde estão situados os personagens e acontecimentos.

Exemplo:

Fazia tão calor naquele dia, que as roupas pareciam aderir à pele. Cada passo na calçada era um desafio ao bem-estar devido à temperatura do ladrilho.

Mesmo assim, saiu mais cedo e foi fazer as compras de aniversário para a surpresa da noite. Nem mesmo o calor seria suficiente para impedir a festa.

(15)

Princípios da Coerência Textual

Existem três princípios básicos para compreendermos melhor o que é coerência textual, são eles:

Princípio da Não Contradição;

Princípio da Não Tautologia;e

Princípio da Relevância.

(16)

1) Princípio da Não Contradição: Um texto deve apresentar situações ou ideias lógicas que em momento algum se contradigam;

2) Princípio da Não Tautologia: A tautologia nada mais é do que um vício de linguagem que repete ideias com palavras diferentes ao longo do texto, o que compromete a transmissão da informação;

3) Princípio da Relevância: Um texto com informações fragmentadas torna as ideias incoerentes, ainda que cada fragmento apresente certa coerência individual. Se as ideias não dialogam entre si, então elas são irrelevantes.

(17)

A coerência é uma conformidade entre fatos ou ideias, próprio daquilo que tem nexo, conexão, portanto, podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias.

(18)

EXERCÍCIOS

Referências

Documentos relacionados

A seguir, mostraremos dados referentes à Avaliação de Fluência em Leitura realizada em outubro de 2019 no estado de Sergipe com 79,6% dos alunos do 2º ano do Ensino

A atribuição de direito de uso do espaço público para o exercício da atividade de restauração ou bebidas não sedentárias em unidade móveis, amovíveis ou

Estratégia 4: Dar incentivos para reter os professores O corpo docente de muitos países do oeste da África é 

Dessa forma, a efetivação do mínimo existencial, ou seja, a prestação posi- tiva por parte do Poder Público, de políticas públicas que garantam o essen- cial de Direitos Sociais

Cannes, 12 de dezembro de 2014 – A Thales Alenia Space anunciou a construção de um novo edifício na fábrica de Cannes, que será utilizado para integração e

Tendo em consideração, como dito anteriormente e à luz do Modelo de Complementaridade Paradigmática, o constructo Controlo como polaridade dialéctica

Nas placentas de final de prenhez os lobos aglomeram-se e fundem-se aumentando de tamanho, formando uma massa principal discóide, caracterizando uma placenta zonária discoidal, que

a) Este Caderno, com 40 (quarenta) questões da Prova Objetiva, sem repetição ou falha, conforme distribuição abaixo. Examine se a prova está completa, se há falhas ou