• Nenhum resultado encontrado

3ª Ação de Avaliação para Árbitros C2 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (33)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3ª Ação de Avaliação para Árbitros C2 GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (33)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM

3ª Ação de Avaliação para Árbitros C2

Tomar, 01 de Maio de 2015 ÉPOCA 2014/2015

GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (33)

Leia atentamente as instruções seguintes.

Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se a cruz ocupar mais do que um quadrado, a resposta será anulada e receberá 0 pontos. Perguntas com mais do que uma resposta serão consideradas nulas e receberão 0 pontos. Se se enganar na colocação de uma cruz, risque-a (ficando o quadrado todo preenchido) e assinale outra cruz na resposta considerada certa.

Cotações das perguntas: Resposta certa: 5 (cinco) pontos; ausência de resposta: 0 (zero) pontos; resposta errada: -2 (menos dois) pontos.

Qualquer tentativa, concretizada ou não, de utilização de meios ilícitos acarretará a anulação da prova, considerando-se para todos os efeitos que a mesma não foi atingida e considerar-se-á como tendo obtida a classificação de zero (0) na mesma.

Não coloque o seu nome em nenhum local deste teste.

1. Qual destas afirmações é verdadeira?

As afirmações b) e c) são corretas.

Agarrar um adversário nem sempre é comportamento antidesportivo.

Impedir a movimentação de um adversário, com contato físico, é sancionado com pontapé- livre indireto.

Jogar a bola com a mão é um comportamento antidesportivo.

2. O guarda-redes acaba de fazer uma defesa, agarrando a bola com as mãos dentro da sua área de baliza.

Com a bola nas mãos, atira-a de forma agressiva a um adversário que acidentalmente havia caído dentro da baliza. Que deve fazer o Árbitro?

Interromper o jogo, expulsar o guarda-redes, providenciar um novo guarda-redes para essa equipa e recomeçar o jogo com um pontapé de grande penalidade, contra essa equipa.

Interromper o jogo, expulsar o guarda-redes, providenciar um novo guarda-redes para essa equipa e, porque a agressão se consumou já fora do terreno de jogo, recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo em cima da linha da área de baliza paralela à linha de baliza.

Interromper o jogo, expulsar o guarda-redes, providenciar um novo guarda-redes para essa equipa e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indireto em cima da linha da área de baliza paralela à linha de baliza, no local mais próximo de onde o guarda-redes atirou a bola ao adversário.

Interromper o jogo, expulsar o guarda-redes, providenciar um novo guarda-redes para essa equipa e conceder golo à equipa adversária.

3. Com a bola em jogo, um jogador lança um objeto contra um elemento oficial da equipa adversária, que se encontrava dentro do terreno de jogo. O árbitro interrompeu o jogo e exibiu-lhe o cartão vermelho. Como e onde deve ser recomeçado o jogo?

O jogo deve ser recomeçado com um lançamento de bola ao solo, no local onde esta se encontrava no momento da interrupção.

O jogo deve ser recomeçado com um pontapé-livre indireto, no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção.

O jogo deve ser recomeçado com um lançamento de bola ao solo, no local do contato ou possível contato.

O jogo deve ser recomeçado com um pontapé-livre indireto, no local onde teve inicio a ação.

(2)

4. Um jogador lesionou-se. Deixa o campo e o jogo continua. Alguns minutos depois, o Árbitro assinala um pontapé de grande penalidade. Surpreso, o Árbitro verifica que o jogador infrator é o que deixara o campo magoado e que, supostamente, deveria estar fora do terreno de jogo. Como proceder?

O Árbitro deverá advertir esse jogador por ter reentrado em campo sem sua autorização, adverti-lo uma segunda vez por cometer a grande penalidade, seguido de cartão vermelho, e ordenar a execução da grande penalidade.

O Árbitro deverá advertir esse jogador por ter reentrado em campo sem sua autorização e ordenar a execução da grande penalidade.

O Árbitro deverá advertir esse jogador e ordenar a marcação de um pontapé-livre indireto contra a sua equipa no local em que a bola se encontrava no momento da interrupção (Lei 13 – Local dos pontapés- livres).

O Árbitro deverá ordenar a marcação da grande penalidade.

5. Descreva uma cotovelada que motive a expulsão do jogador infrator.

Deve ser expulso o jogador que atinja o adversário com força excessiva, ou imprudência, usando o cotovelo como uma arma

Deve ser expulso o jogador que atinja o adversário com negligência, usando o cotovelo como uma arma

Deve ser expulso o jogador que atinja o adversário com imprudência, usando o cotovelo como uma arma

Deve ser expulso o jogador que atinja o adversário com força excessiva, usando o cotovelo como uma arma

6. A Lei 12 está dividida em dois grandes capítulos: "Faltas" e "Incorreções". A - Em qual dos dois se integra o ato de cuspir? B - Como deve ser punida técnica e disciplinarmente essa atitude?

A - Integra-se nos dois capítulos – “Faltas” e “Incorreções”. B - Disciplinarmente é sempre expulsão, por cuspir sobre um adversário, ou outro interveniente. Tecnicamente é punido com um pontapé-livre direto, ou grande penalidade se a falta foi feita sobre um suplente.

A - Integra-se nos dois capítulos – “Faltas” e “Incorreções”. B - Disciplinarmente é expulsão por cuspir.

Tecnicamente é punida com um pontapé-livre indireto, qualquer que seja o interveniente.

A - Integra-se no capítulo de “Faltas”. B - Disciplinarmente é sempre punido com expulsão por cuspir.

Tecnicamente é punido com grande penalidade, ou com um pontapé- livre direto, conforme seja o interveniente do jogo.

A - Integra-se nos dois capítulos – “Faltas” e “Incorreções”. B - Disciplinarmente é sempre expulsão.

Tecnicamente é punido comum pontapé-livre direto ou grande penalidade, se a falta foi feita sobre jogador adversário efetivo, e com pontapé-livre indireto se for sobre um colega de equipa ou árbitro.

7. Com o jogo a decorrer, um jogador sai do terreno de jogo e agride um elemento oficial de uma equipa que se encontrava dentro da área técnica. O árbitro deve:

Deverá de interromper de imediato o jogo, expulsar o jogador por conduta violenta e recomeça o jogo com um pontapé-livre indireto contra a equipa do agressor no local onde ele abandonou o terreno de jogo

Se não puder aplicar a lei da vantagem, deverá interromper o jogo, expulsar o jogador por falta grosseira e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indireto no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido

Expulsar o jogador e recomeçar o jogo com uma bola ao solo no local onde esta se encontrava quando o jogo foi interrompido

Se não puder aplicar a lei da vantagem, deverá interromper o jogo, expulsar o jogador por conduta violenta e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indireto no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido

(3)

8. Com o jogo a decorrer, um jogador descalçou uma bota e atirou-a contra um dos ocupantes do “banco dos técnicos” da equipa adversária. O Árbitro interrompeu de imediato a partida. Que fazer de seguida?

O Árbitro deve expulsar esse jogador e ordenar o recomeço do jogo com um pontapé-livre indireto contra a equipa desse jogador no local onde teve início a ação desse jogador.

O Árbitro deve expulsar esse jogador e ordenar o recomeço do jogo com um pontapé-livre direto contra a equipa desse jogador no local em que se encontrava a bola no momento da interrupção.

O Árbitro deve expulsar esse jogador e ordenar o recomeço do jogo com um lançamento de bola ao solo no local onde a bola se encontrava.

O Árbitro deve expulsar esse jogador e ordenar o recomeço do jogo com um pontapé-livre indireto contra a equipa desse jogador no local em que se encontrava a bola no momento da interrupção.

9. Um adepto de uma equipa entra em campo e, quando se dirigia com atitudes agressivas para um jogador, este dá-lhe um soco na cara. Como deve o árbitro proceder?

Interromper o jogo, expulsar o jogador agressor por conduta violenta e recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo.

Interromper o jogo, expulsar o jogador agressor por conduta violenta, tomar providências para que o adepto abandone o terreno de jogo e recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo.

Interromper o jogo, expulsar o jogador agressor e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indireto, no local da agressão contra a equipa do agressor.

Interromper o jogo, expulsar o jogador agressor, tomar providências para que o adepto abandone o terreno de jogo e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indireto, no local onde a bola se encontrava (ver Lei 13 – Local dos pontapés-livres).

10. Um jogador que faz obstrução a um adversário pode ser carregado pelas costas. Assim sendo, diga como deve ser feita essa carga relativamente à: A - Forma; B - Intensidade; C - Zona de incidência.

A - A carga deve ser feita com o ombro. B - Deve ser feita levemente e a uma distância jogável. C - Deve ser praticada nas omoplatas do adversário.

A - A carga tem de ser feita a uma distância jogável para ambos os jogadores. B - Não deve criar qualquer perigo para o adversário. C - Deve ser praticada em igual região do adversário.

A - A carga deve ser feita com o ombro. B - Sem ser por negligência, imprudência ou força excessiva. C - Nas omoplatas.

A carga deve ser feita com o ombro. B - Não deve criar qualquer perigo para o adversário. C - Deve ser feita em igual região do adversário.

11. Na marcação de uma grande penalidade em tempo normal de jogo, com todos os jogadores devidamente colocados, o árbitro dá sinal para a execução do pontapé. Os jogadores nºs 6 e 4, da equipa beneficiada com o pontapé, entram na área de grande penalidade em simultâneo: o nº 6 pelo lado esquerdo e o nº 4 pelo lado direito. Um colega do executante antecipa-se e executa ele o pontapé de grande penalidade, que o guarda-redes defende para canto, com uma palmada na bola. Como deve atuar o Árbitro ao observar este cenário?

O árbitro deverá ordenar a marcação de um pontapé de canto.

O jogo deve ser recomeçado com um pontapé-livre indireto no local onde a bola foi pontapeada pelo colega do executante e exibir o cartão amarelo ao jogador que executou a grande penalidade indevidamente.

O árbitro deve recomeçar o jogo com um pontapé-livre direto no local onde o colega do executante pontapeou a bola e advertir o jogador infrator.

O árbitro deve advertir o jogador colega do executante e mandar repetir a grande penalidade.

(4)

12. Uma equipa vai beneficiar da execução de uma grande penalidade aos 32 minutos da 1ª parte. O jogador nº 3 é identificado como executante e, sem que o árbitro tenha autorizado a execução da grande penalidade, pontapeia a bola, acabando por introduzi-la na baliza. Como proceder?

O árbitro não valida o golo e procede para que o pontapé de grande penalidade seja repetido.

O árbitro não valida o golo, procede para que o pontapé de grande penalidade seja repetido e adverte o jogador executante por comportamento antidesportivo.

O árbitro não valida o golo, recomeça com um pontapé-livre indireto na marca de grande penalidade e adverte o jogador executante, por comportamento antidesportivo.

O árbitro não valida o golo e recomeça com um pontapé-livre indireto na marca de grande penalidade.

13. O árbitro dá sinal para a execução de uma grande penalidade. No momento em que o executante corre para a bola um jogador da equipa punida com a grande penalidade atira uma bota à bola, desviando-a ligeiramente da marca. Apesar disso, o executante não se atrapalha, chuta e obtém golo. Como deve agir o árbitro?

Adverte o infrator e recomeça o jogo com um lançamento de bola ao solo

Adverte o infrator e recomeça o jogo com um pontapé-livre direto

Adverte o infrator e manda repetir a grande penalidade

Adverte o infrator e valida o golo

14. Para que uma grande penalidade seja executada corretamente há, pelo menos, dois procedimentos que o jogador executante se obriga a cumprir.

O executante deve pontapear a bola para afrente. O jogador executante tem de ser o que está identificado para a marcação da grande penalidade.

Que a bola seja pontapeada para a frente e que os restantes jogadores estejam fora da área de grande penalidade e atrás da linha da bola.

O executante deverá pontapear a bola para a frente e não deve jogar a bola segunda vez, sem que esta tenha tocado noutro jogador.

Que a bola seja colocada na marca da grande penalidade e pontapeada.

15. Um jogador defensor, na sua área de grande penalidade, agride um adversário quando a bola se encontra em jogo na área de grande penalidade contrária. Como deve proceder o árbitro?

Interromper o jogo, expulsar o agressor, por ter utilizado uma força excessiva e assinalar um pontapé de grande penalidade, contra a equipa desse jogador.

Interromper o jogo, expulsar o infrator e assinalar um pontapé-livre indireto, contra a equipa desse jogador.

Interromper o jogo, expulsar o infrator e assinalar um pontapé de grande penalidade, contra a equipa desse jogador.

Interromper o jogo, expulsar o jogador agressor, e assinalar um pontapé-livre direto, contra a equipa desse jogador.

16. “O que é preciso ver” nem sempre acontece nas proximidades da bola. O árbitro também tem que prestar atenção:

Às infrações nas suas costas; se as faltas foram graves ou menos graves; às infrações que são cometidas depois de a bola ser afastada.

Aos protestos dos jogadores por eventuais infrações não punidas pelo Árbitro; se as faltas foram graves ou menos graves; se as infrações cometidas são merecedoras de punição disciplinar ou não.

À agressividade das confrontações individuais entre jogadores afastados da bola; às possíveis infrações na zona para onde se dirige o jogo; às infrações que são cometidas depois de a bola ser afastada.

Às infrações nas suas costas; à perigosidade das infrações; ao local das infrações.

(5)

17. Qual é a melhor posição que o árbitro poderá adotar em situações de bola parada?

Fica à sua discrição.

Aquela em que o árbitro pode tomar uma boa decisão.

As descritas nos esquemas constantes do livro das Leis de Jogo (Interpretação das Leis do Jogo e Linhas Orientadoras para Árbitros), desde que essas zonas não estejam ocupadas por jogadores.

As descritas nos esquemas constantes do livro das Leis de Jogo (Interpretação das Leis do Jogo e Linhas Orientadoras para Árbitros).

18. De acordo com as orientações para um uso adequado do apito, qual das seguintes afirmações é falsa?

Nalguns casos, pode-se utilizar o apito para reiniciar o jogo nos pontapés-livres.

Por norma, o apito é necessário para interromper e reiniciar o jogo num pontapé de grande penalidade.

Por norma, o apito não é necessário para interromper ou reiniciar o jogo quando é obtido um golo.

Por norma, o apito não é necessário para interromper ou recomeçar o jogo num pontapé de baliza.

19. Nas “Leis do Jogo” o que se entende por linguagem corporal?

Instrumento que ajuda o árbitro a explicar uma decisão.

Forma que o árbitro utiliza para melhor se fazer entender.

Forma de arbitrar e que ajuda o árbitro a controlar o jogo e mostrar autoridade e domínio de si próprio.

Ferramenta que ajuda o árbitro a controlar o jogo e a mostrar autoridade e autodomínio.

20. Uma equipa é punida por um seu jogador empurrar um adversário. O árbitro de braço no ar, indica tratar-se de um pontapé-livre indireto. O marcador atira a bola diretamente para a baliza obtendo o golo que é validado devido a tratar-se de uma falta punível com um pontapé-livre direto. Diga se a decisão foi correta ou não e justifique a sua resposta.

A decisão é correta, pois a equipa não tem que ser penalizada por um erro de um árbitro

A decisão é incorreta, o pontapé-livre tem de ser repetido e o jogador advertido

A decisão é correta

A decisão é incorreta. O pontapé-livre deveria ser repetido

(6)

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM

3ª AÇÃO DE AVALIAÇÃO PARA ÁRBITROS C2 (Chamada Especial)

Luso, 14 de Maio de 2015 ÉPOCA 2014/2015

GRELHA DE CORREÇÃO TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (34)

Leia atentamente as instruções seguintes.

Para cada questão, escolha uma (e só uma) resposta, fazendo uma cruz no quadrado pretendido. Se a cruz ocupar mais do que um quadrado, a resposta será anulada e receberá 0 pontos. Perguntas com mais do que uma resposta serão consideradas nulas e receberão 0 pontos. Se se enganar na colocação de uma cruz, risque-a (ficando o quadrado todo preenchido) e assinale outra cruz na resposta considerada certa.

Cotações das perguntas: Resposta certa: 5 (cinco) pontos; ausência de resposta: 0 (zero) pontos; resposta errada: -2 (menos dois) pontos.

Qualquer tentativa, concretizada ou não, de utilização de meios ilícitos acarretará a anulação da prova, considerando-se para todos os efeitos que a mesma não foi atingida e considerar-se-á como tendo obtida a classificação de zero (0) na mesma.

Não coloque o seu nome em nenhum local deste teste.

1. Com o jogo a decorrer, um jogador informa o árbitro que tem necessidade de abandonar o terreno de jogo, para trocar de botas. O árbitro autoriza-o. Quando se deslocava para sair do terreno, surge um remate de um jogador adversário e a bola bate naquele jogador e entra na baliza. O golo deve, ou não, ser validado?

O árbitro deverá validar o golo. O jogador não jogou a bola de forma voluntária, não incorrendo por isso em qualquer comportamento antidesportivo.

O árbitro não deverá validar o golo. Houve interferência, mesmo que ligeira, do jogador referenciado que ia abandonar o terreno de jogo para trocar de botas.

O árbitro deverá validar o golo, mas deverá advertir o jogador.

O árbitro não deverá validar o golo. Houve interferência do jogador referenciado que ia abandonar o terreno de jogo para trocar de botas. Em virtude do seu comportamento antidesportivo, o jogador devia ser advertido.

2. Ao proceder-se à execução de um pontapé de grande penalidade, a bola é defendida pelo guarda-redes para canto, mas um colega do executante entrou na área de grande penalidade antes de a bola estar em jogo. Diga como se deverá proceder nestas circunstâncias.

O Árbitro deverá ordenar a marcação de um pontapé de canto.

O Árbitro deverá advertir o colega do executante e punir a sua equipa com um pontapé-livre indireto no local onde ocorreu a infração.

O Árbitro deverá ordenar a marcação de um pontapé-livre indireto a favor da equipa que defende, no local onde ocorreu a infração.

O Árbitro deverá ordenar a repetição do pontapé de grande penalidade.

(7)

3. Quando a bola se encaminhava para dentro da baliza, um jogador suplente, na tentativa de evitar o golo na sua baliza, penetra no terreno, mas não consegue evitar a entrada da bola. O suplente não teve contato com a bola. Que deve fazer o Árbitro?

O Árbitro deve advertir o jogador suplente, ordenar a sua saída do terreno de jogo, invalidar o golo e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indireto contra a equipa do jogador suplente em cima da linha da área de baliza paralela à linha de baliza.

O Árbitro deve advertir o jogador suplente, ordenar a sua saída do terreno de jogo, invalidar o golo e recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo em cima da linha da área de baliza paralela à linha de baliza.

O Árbitro deve advertir o jogador suplente, validar o golo e ordenar a sua saída do terreno de jogo.

O Árbitro deve validar o golo e ordenar a sua saída do terreno de jogo.

4. Como deverá proceder o Árbitro se verificar que, sem sua autorização e com o jogo a decorrer, o guarda-redes trocou de lugar e de equipamento com um colega de equipa?

O Árbitro deixa prosseguir o jogo.

O Árbitro deverá advertir os jogadores em questão logo que a bola deixe de estar em jogo.

O Árbitro relata os factos no Relatório do Jogo.

O Árbitro interrompe o jogo, adverte os dois jogadores e ordena a marcação de um pontapé-livre indireto.

5. Pode efetuar-se um lançamento de bola ao solo em cima da linha de baliza?

Não. O lançamento de bola ao solo deverá ser efetuado em cima da linha da área de baliza paralela à linha de baliza

Sim, desde que seja efetuado fora da área de grande penalidade.

Sim, desde que seja efetuado fora da área de baliza.

Sim, um lançamento de bola ao solo pode efetuar-se em cima da linha de baliza.

6. Como deve ser punido o jogador que joga a bola com o chamado “pontapé de bicicleta”?

Deve ser punido com um pontapé-livre indireto por prática de jogo perigoso.

O jogador que joga a bola com um pontapé de bicicleta não deve ser punido, a menos que tal ação possa constituir perigo para os outros jogadores.

O jogador que joga a bola com um pontapé de bicicleta só deve ser punido se atingir um adversário.

O jogador que joga a bola com um pontapé de bicicleta não deve ser punido.

(8)

7. Se um jogador carregar legalmente pelas costas um adversário que lhe está a fazer obstrução legal, como deve a sua equipa ser punida?

A equipa não deve ser punida.

A equipa deve ser punida com um pontapé-livre direto no local da infração.

A equipa deve ser punida com um pontapé-livre indireto no local da infração.

A equipa do jogador que está a fazer obstrução deve ser punida com um pontapé-livre indireto.

8. Um jogador salta e joga a bola em “pontapé de bicicleta”, quando tinha um colega de equipa junto de si, o qual foi atingido. O que deve fazer o Árbitro?

O Árbitro deve deixar prosseguir o jogo, pois jogar a bola com um “pontapé de bicicleta” é permitido pelas “Leis do Jogo”.

O Árbitro deve assinalar um pontapé-livre indireto por ter atingido um colega.

Uma vez que o jogador com o “pontapé de bicicleta” atingiu outro jogador, a sua equipa deve ser punida com um pontapé-livre direto.

Uma vez que o jogador atingido foi um colega de equipa, o Árbitro deve deixar prosseguir o jogo.

9. Um espectador entrou dentro do terreno de jogo. O árbitro verificou a situação, mas não interrompeu o jogo. A decisão foi correta. Que motivo entendeu ter existido para não interromper o jogo?

Embora tenha agarrado um jogador, o espectador estava claramente identificado como um adepto da equipa que, no momento, sofria um ataque prometedor da equipa adversária, pelo que foi aplicada a “lei da vantagem”.

O espectador pontapeou a bola, mas a mesma seguiu para um jogador que deu continuidade ao jogo.

O espectador, claramente, não interferiu com o normal desenrolar do jogo.

Nesta situação, o Árbitro tem por dever interromper o jogo.

10. Um atacante, posicionado na frente do guarda-redes adversário, impede claramente que este solte a bola das mãos. Que deve fazer o Árbitro?

Só deve ser assinalada infração se o atacante entrar em contacto com o guarda-redes.

O Árbitro deve interromper o jogo e punir a equipa do atacante com um pontapé-livre indireto, no local da infração.

O Árbitro deve interromper o jogo e punir a equipa do atacante com um pontapé-livre direto, no local da infração.

O Árbitro deve interromper o jogo, advertir o atacante e punir a sua equipa com um pontapé-livre indireto, no local da infração.

(9)

11. Um jogador suplente pode substituir um efetivo para a marcação de uma grande penalidade, em prorrogação do tempo regulamentar?

Não. Essa grande penalidade somente pode ser executada por um dos jogadores que se encontrava em campo quando terminou o tempo regulamentar.

Sim, se essa equipa ainda não esgotou o número de substituições permitidas pelo Regulamento da Prova.

Sim. Qualquer jogador, efetivo ou suplente, pode executar essa grande penalidade, pois o tempo de jogo já terminou.

Sim, mesmo que essa equipa já tenha esgotado o número de substituições permitidas pelo Regulamento da Prova.

12. Quando a bola está prestes a sair pela linha lateral, um jogador suplente, que se encontrava junto desta, evita a saída da bola. Que fazer em termos da decisão do árbitro?

O árbitro deve interromper o jogo, advertir o jogador suplente e ordenar o recomeço do jogo com a marcação de um pontapé-livre indireto contra a sua equipa no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção (local onde jogou a bola).

O árbitro deve interromper o jogo, advertir o defensor e recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo no local onde houve a interferência do jogador suplente.

O árbitro deve advertir o jogador suplente e mandar executar o lançamento lateral.

O árbitro deve deixar prosseguir o jogo se houver lugar à aplicação da “lei da vantagem”.

13. Um jogador, com o jogo a decorrer e dentro do terreno de jogo, agride a pontapé um adversário que recebia tratamento fora do terreno de jogo, junto à linha lateral. Qual a atitude do Árbitro?

O Árbitro deve interromper o jogo, expulsar o jogador agressor e ordenar o recomeço do jogo com um pontapé-livre indireto contra a sua equipa no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção.

O Árbitro deve interromper o jogo, expulsar o jogador agressor e ordenar o recomeço do jogo com um pontapé-livre direto contra a sua equipa no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção.

O Árbitro deve interromper o jogo, expulsar o jogador agressor e ordenar o recomeço do jogo com um lançamento de bola ao solo no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção.

O Árbitro deve interromper o jogo, expulsar o jogador agressor e ordenar o recomeço do jogo com um lançamento de bola ao solo no local onde o jogador se encontrava no momento da interrupção.

(10)

14. Um jogador pede ao Árbitro para sair do terreno de jogo a fim de trocar de calçado. Pode depois o Árbitro permitir a sua reentrada com o jogo a decorrer?

Não. O jogador só pode reentrar em campo com o jogo interrompido, após um elemento da equipa de arbitragem ter vistoriado o calçado e sempre com autorização do Árbitro.

Sim. O jogador pode reentrar em campo com o jogo a decorrer, desde que autorizado pelo Árbitro e após um elemento da equipa de arbitragem ter vistoriado o calçado.

O Árbitro, o Árbitro-Assistente ou o Quarto-Árbitro podem permitir essa reentrada em campo após o calçado ter sido vistoriado por um deles, mesmo com o jogo a decorrer.

Não. O jogador só pode reentrar em campo com o jogo interrompido, após um elemento da equipa de arbitragem ter vistoriado o calçado.

15. Na marcação de um pontapé de canto, o jogador pontapeia a bola para um colega que a joga ainda antes de esta sair do quarto de círculo de canto. Que deve fazer o Árbitro?

O Árbitro deve mandar repetir a execução do pontapé de canto, pois a bola ao não sair do quarto de círculo não chegou a entrar regularmente em jogo.

O Árbitro deve ordenar um lançamento de bola ao solo no local onde o jogador jogou a bola.

Após a execução de um pontapé de canto, a bola somente pode ser jogada por um segundo jogador quando esta sair do quarto de círculo.

O Árbitro deve deixar prosseguir o jogo, pois a bola ao ser pontapeada e mover-se entrou regularmente em jogo.

16. Uma equipa obtém um golo e o jogador que o marcou arranca a bandeira de canto para festejar o golo. Como deve o árbitro proceder?

Advertir esse jogador por comportamento antidesportivo por arrancar a bandeira de canto. E ainda por festejar de forma exagerada o golo recebe uma 2ª advertência, seguido do respetivo cartão vermelho. O jogo só recomeça com a bandeira reposta no seu local.

Advertir esse jogador por comportamento antidesportivo por arrancar a bandeira de canto para festejar um golo que a sua equipa acaba de marcar. O jogo só recomeça com a bandeira reposta no seu local.

Advertir esse jogador por comportamento antidesportivo por arrancar a bandeira de canto para festejar um golo que a sua equipa acaba de marcar.

Expulsar esse jogador pelo comportamento de arrancar a bandeira de canto para festejar um golo que a sua equipa acaba de marcar.

(11)

17. Um árbitro pode exibir o cartão amarelo ou vermelho durante o intervalo e/ou depois do jogo terminar?

Pode fazê-lo até que ele próprio abandone o terreno de jogo.

Pode fazê-lo mesmo depois de abandonar o terreno de jogo no percurso para os balneários.

Pode fazê-lo mesmo que seja junto aos balneários.

Pode fazê-lo desde que se encontre dentro terreno de jogo, mas só no intervalo.

18. Após uma defesa, um guarda-redes tem a bola na sua posse. Apercebendo-se entretanto do adiantamento do guarda-redes adversário, decide atirar a bola com as mãos e faz golo na baliza adversária. É considerado válido o golo assim obtido?

O golo não é válido. Nenhum golo pode ser marcado com a mão na baliza adversária.

O golo só seria validado se o guarda-redes o fizesse com o pé.

O golo é válido.

O golo deve ser invalidado. O jogo recomeça com um pontapé de baliza para a equipa adversária.

19. Com o jogo a decorrer, um jogador efetivo, que se encontra fora do terreno de jogo, atira uma bota contra um adversário efetivo, que se encontra dentro da área de grande penalidade do agressor. Como deve proceder o árbitro?

O árbitro deverá interromper o jogo, expulsar o jogador agressor por comportamento violento e punir a sua equipa com um pontapé-livre indireto no local do contacto.

O árbitro deverá interromper o jogo, expulsar o jogador agressor por comportamento violento e punir a sua equipa com um pontapé de grande penalidade.

O árbitro deverá interromper o jogo, expulsar o jogador agressor por comportamento violento.

Como o jogador infrator se encontrava fora do terreno de jogo, o jogo recomeçará com um lançamento de bola ao solo no local do contacto.

O árbitro deverá interromper o jogo, expulsar o jogador agressor por comportamento violento.

Como o jogador agressor se encontrava fora do terreno de jogo, o jogo recomeçará com um lançamento de bola ao solo no local onde a bola se encontrava no momento da infração.

20. Um defensor tentou evitar um golo na sua baliza utilizando o braço de forma deliberada, mas não o conseguiu. Qual a decisão correta a tomar pelo árbitro?

Invalidar o golo, advertir o jogador que tentou impedir a bola de entrar na baliza com o braço, e assinalar pontapé de grande penalidade contra a sua equipa.

Validar o golo não agindo disciplinarmente tendo em conta que foi obtido golo e a sua ação não resultou em qualquer prejuízo para a equipa adversária.

Validar o golo e advertir o jogador que tentou evitar o golo da equipa adversária com o braço.

Invalidar o golo, expulsar o jogador que tentou impedir a bola de entrar na baliza e assinalar

Referências

Documentos relacionados

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus

Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar comportamentos de riscos, associados ao desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes de um colégio federal

Uma agrofloresta foi implantada tendo espécies arbóreas frutíferas e florestais, plantas de cobertura, espécies adubadeiras, culturas anuais e como espécie-chave

Em um único afloramento da bacia de Lima Campos foram encontrados três dentes de tu- barão hibodontídeo identificados como Planohybodus sp., além de grande número de escamas

[r]

o Recomendadas: embalagens plásticas que resistam ao produto, possa ser fechada repetidamente sem perda de produto, que não ocasione perda de produto, devem suportar com

O Fundo tem por objetivo proporcionar aos Cotistas a valorização e a rentabilidade de suas Cotas, conforme a política de investimento definida no Capítulo V abaixo,