• Nenhum resultado encontrado

CLIPPING. Destaques: Nesta edição: Superintendência de Comunicação Integrada. Serão ouvidos hoje os médicos acusados de transplante ilegal-p.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CLIPPING. Destaques: Nesta edição: Superintendência de Comunicação Integrada. Serão ouvidos hoje os médicos acusados de transplante ilegal-p."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

01/08/2013

Superintendência de

Comunicação Integrada

CLIPPING

Nesta edição:

Clipping Geral

Saúde

Patrimônio Cultural

Tráfico e Abuso de Drogas

Destaques:

Serão ouvidos hoje os médicos acusados de transplante ilegal-p.06

Patrimônio abandonado-p.10

(2)
(3)
(4)
(5)

Fernanda Resende Do G1 Triângulo Minei-ro

Dezoito suspeitos de tráfico de drogas e associação ao tráfico fo-ram interrogados no Fó-rum Abelardo Penna, em Uberlândia. Eles foram presos e investigados pe-los crimes após um tiro-teio em agosto de 2012, que resultou na morte de quatro pessoas em um bar do Bairro Patrimônio. A audiência teve início na tarde de terça-feira (30) e durou mais de 14 horas, terminando às 18h15, com 17 interrogatórios e cinco processos desmem-brados. A informação foi repassada ao G1 pela 2ª Vara Criminal da cidade.

Durante a audiência foram ouvidas as partes de defesa, testemunhas e réus. Na denúncia feita pelo Ministério Público (MP) constam os nomes de 22 pessoas envolvidas nos crimes, sendo quatro foragidas. Os processos desmembrados seriam, segundo informações da 2ª Vara Criminal, os dos foragidos e de mais um

dos suspeitos, que esta-va presente no interro-gatório. O processo do suspeito, que estava na audiência, foi desmem-brado devido a defesa ter insistido no depoimento de uma testemunha que não foi localizada e da complexidade do caso.

Ainda foi decidido na audiência o cumpri-mento de algumas dili-gências que foram pedi-das pela defesa e, só de-pois haverá o julgamento da sentença, envolvendo os 17 interrogados.

Segundo as inves-tigações, os réus fazem parte de duas facções criminosas que entraram em confronto com a po-lícia na noite do dia 4 de agosto do ano passado. O grupo também teria en-volvimento na troca de tiros com a polícia dias depois no Bairro São Jor-ge, quando o delegado da Polícia Civil, Eduardo Leal, foi atingido.

Tiroteio em bar Na noite de sábado do dia 4 de agosto de 2012, um grupo armado que estava em um

car-ro de cor escura efetuou vários disparos contra as pessoas que estavam em um bar de esquina, no Bairro Patrimônio. No tiroteio, três pessoas morreram no local, uma quarta chegou a ser enca-minhada para o hospital, mas não resistiu. Outras oito pessoas ficaram fe-ridas. Dentre as vítimas fatais estava um senhor de 63 anos que, de acor-do com a polícia, não tinha envolvimento com crimes.

Uma testemunha li-gou para a PM e relatou todo o fato. Imediata-mente um cerco-bloqueio e intenso rastreamento foram montados nas pro-ximidades do Rio Ube-rabinha por várias horas, inclusive com o uso do helicóptero da PM Pé-gasus. Quatro suspeitos foram pegos em flagrante na noite de sábado e ou-tros cinco foram presos no domingo. Com eles, cinco armas de fogo de calibres variados foram apreendidas.

G1 – 01/08/2013

Termina interrogatório de suspeitos

de tráfico e morte em bar em MG

Audiência durou mais de 14 horas e houve 17 interrogatórios.

Dezoito são suspeitos de tráfico e associação ao tráfico na cidade.

(6)
(7)

o tempo-p.27 01/08/2013

Caso paVesi

(8)
(9)
(10)

Cont...hoje em dia-p.3 01/08/2013

(11)

estado de minas-p.18 01/08/2013

RepoRtaGem de Capa

(12)
(13)

O segundo semestre na Assembleia Legis-lativa de Minas Gerais (ALMG) será marcado pela análise de importantes proposições e por debates de diferentes assuntos de interesse da sociedade, com destaque para os problemas de mobilidade urbana vividos pelas pessoas com dificuldades de locomoção. Na pauta da primei-ra Reunião Ordinária do Plenário, que reinicia os trabalhos parlamentares, nesta quinta-feira (1°/8/13), às 14 horas, se destacam os três pro-jetos de resolução para aprovação das contas do governador relativas aos anos de 2006, 2007 e 2008 e o Projeto de Lei 276/11, do deputado Paulo Guedes (PT), que trata do Código Flores-tal do Estado.

No mês de agosto, cinco grandes eventos mobilizam a Assembleia. No dia 21, no Plená-rio, será realizada uma solenidade para apre-sentação do calendário das reuniões de monito-ramento de políticas públicas, do resultado dos encontros de prestação de contas regionalizada da ALMG realizados no primeiro semestre e para o lançamento do site Políticas Públicas ao seu Alcance. O site, que atende a uma das me-tas do Direcionamento Estratégico da ALMG, tem por objetivo facilitar a fiscalização das políticas públicas, tanto para o cidadão quanto para o próprio Poder Legislativo.

Já na próxima segunda (5/8), o presiden-te da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participa, em Juiz de Fora (Zona da Mata), do Encontro Técnico TCEMG e os Mu-nicípios - Planejamento e Controle em Favor do Desenvolvimento Local. A reunião é um desdobramento do projeto Prosperar, uma par-ceria da ALMG com o Tribunal de Contas de Minas Gerais e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cujo objetivo é capacitar e incentivar os municípios brasileiros a elaborarem suas respectivas leis regulamentando a Lei Geral das Micro e Pe-quenas Empresas (Lei Complementar Federal 123, de 2006). A abertura do encontro será às 9h30, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), na Avenida Garcia Ro-drigues Paes, 12.395, Bairro Industrial.

E, no sábado (10/8), em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Belo Hori-zonte e entidades da sociedade civil, a Assem-bleia realiza, na Capital, a 2ª Marcha contra o Crack e Outras Drogas. A concentração será às

8h30 em frente ao Colégio Estadual Central (rua Felipe dos Santos, 1.020, bairro de Lour-des) e a chegada na Praça da Assembleia. O ob-jetivo da marcha é unir esforços com todos os segmentos da sociedade em busca de ações de combate às drogas e de preservação da vida. A caminhada contará com a participação de fan-farras estudantis, charangas, mascotes de times de futebol, motociclistas, ciclistas, skatistas, estudantes e outros grupos sociais. Ao final, serão realizadas exibições musicais de grupos escolares, do serviço Juventude e Polícia, da PM, e de Cris do Morro. Em conjunto com a marcha ocorrerá a Caminhada pela Paz nas Es-colas, promovida pela Secretaria de Estado de Educação, que deve reunir 5 mil alunos.

A 1ª Marcha Contra o Crack e outras Dro-gas aconteceu em junho do ano passado e con-tou com a participação de aproximadamente 15 mil pessoas. A mobilização se estendeu ao in-terior, com marchas em Lavras (Sul de Minas), Muriaé (Zona da Mata) e Timóteo (Vale do Rio Doce).

Participação popular – Nos dias 29 a 30 de agosto, no Plenário, será realizado o Ciclo de Debates 10 Anos da Comissão de Participação Popular. Além da apresentação dos trabalhos, durante os dois dias, serão realizadas exposi-ções de especialistas sobre práticas nacionais e internacionais de participação popular no Poder Legislativo, a experiência do Ciclo Or-çamentário, o Parlamento Jovem de Minas e a experiência da Comissão de Participação Popu-lar da ALMG.

E nos dias 22 e 23 de agosto, está prevista a etapa estadual do Parlamento Jovem de Mi-nas. O encontro será no Hotel Fazenda Canto da Siriema, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e no Plenário da ALMG. Promovida pela Escola do Legislativo e pelo Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas, a edição deste ano do projeto traz o tema Cidades Sustentá-veis – Desafios para as Novas Gerações.

Realizadas, em sua maioria no mês de ju-nho, as 18 plenárias municipais no interior do Estado contaram com a participação de mais de 900 estudantes de 77 escolas, sendo 52 pú-blicas e 25 particulares. Três sugestões de cada cidade, escolhidas pelos participantes dos en-contros, serão analisadas e votadas na plenária final de Belo Horizonte.

aLmG- 01/08/2013

Segundo semestre na ALMG será marcado por relevantes debates

Cinco grandes eventos mobilizam a Assembleia em agosto, com

destaque para a 2ª Marcha contra o Crack e Outras Drogas.

(14)

Cont...aLmG- 01/08/2013

Fórum Técnico Mobilidade Urbana leva ca-pacitação a municípios do interior

O Fórum Técnico Mobilidade Urbana - Construindo Cidades Inteligentes, lançado em fevereiro deste ano, terá continuidade neste se-gundo semestre. Em setembro, a etapa estadual será realizada no Plenário da Assembleia, para que sejam recebidas as propostas elaboradas nos encontros metropolitanos ocorridos nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte e do Vale do Aço, além das mais de 170 sugestões colhidas na consulta pública, que permaneceu aberta até 31 de julho no portal da Assembleia.

Outras etapas do evento ainda acontecerão, como a oficina “Agenda com os Municípios: Construindo o Plano Municipal de Mobilidade Urbana” em Montes Claros, no Norte de Minas, e em Uberlândia, no Triângulo, que serão realiza-dos no segundo semestre.

O objetivo é sensibilizar autoridades e cida-dãos a respeito da Lei Federal 12.587, de 2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. A legislação determina que municípios com mais de 20 mil habitantes te-nham planos de mobilidade elaborados até 2015. A intenção da Assembleia é oferecer a oficina nas dez regiões do Estado, para abranger os 178 municípios mineiros que terão que se adequar à legislação.

Outros projetos – A Campanha Assine + Saúde também terá continuidade no segundo se-mestre. O objetivo é coletar assinaturas em prol de projeto de lei de iniciativa popular que obriga a União a investir, no mínimo, 10% de sua receita corrente bruta para saúde. O Legislativo mineiro

já conseguiu coletar 588.065 assinaturas.

Ainda este ano, também deverá ser inaugura-do na sede da ALMG o Memorial inaugura-do Legislativo Mineiro, espaço que vai abrigar uma exposição permanente para contar a história do Parlamen-to de Minas Gerais. Segundo os idealizadores do projeto, a ideia é resgatar alguns marcos im-portantes da história do Legislativo estadual e da política mineira. Juntamente com a inauguração do Memorial físico, será lançado também o Me-morial do Legislativo virtual, que será acessado pelo Portal da Assembleia. No Memorial virtual, o usuário poderá acessar informações não dis-poníveis no Memorial físico, como documentos arquivados pela Biblioteca e o banco de dados da Gerência de Documentação e Informação da Casa.

Outro projeto realizado em parceria com a PUC Minas, é a criação do Observatório do Ido-so, que vai propor ações legislativas e a produção de trabalhos acadêmicos voltados para a melhoria da qualidade de vida dos idosos. A Assembleia vai promover ainda um ciclo de debates no dia 1º de outubro, quando o Estatuto do Idoso (Lei Fe-deral 10.741, de 2003) completará uma década.

Agenda parlamentar – Também serão movi-mentadas as agendas das comissões e do Plenário, neste segundo semestre. Alguns projetos devem mobilizar os deputados, como o que modifica o Estatuto do Servidor Público, o que dispõe sobre a criação da Região Metropolitana de Uberlândia, o que trata do Código Florestal, três que tratam de cargos e salários do Ministério Público e o que aborda a Lei Orgânica da Polícia Civil.

Poder público deve realizar anualmente, no dia 26 de junho, debates e palestras de conscien-tização.

A sanção do governador An-tonio Anastasia à Lei 20.827, de 2013, que institui o Dia Estadual de Combate ao Crack, a ser co-memorado anualmente no dia 26 de junho, foi publicada nesta

quinta-feira (1°/8/13), no Diário Oficial de Minas Gerais. A esco-lha do dia 26 de junho deve-se ao fato de que o dia coincide com a Semana Estadual de Prevenção às Drogas, celebrada, anualmente, entre os dias 19 e 26 de junho.

A norma é originária do Pro-jeto de Lei (PL) 243/11, de au-toria do deputado Elismar Prado

(PT), e estabelece também que, a fim de combater o uso do crack, nessa data, o poder público deve realizar debates e palestras de conscientização, nas escolas e em locais públicos, com a participa-ção da sociedade e do Conselho Estadual Antidrogas (Conead).

aLmG- 01/08/2013

Referências

Documentos relacionados

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

Na investigação da variação sazonal dos subgrupos que compunham os grupos de alimentos que não apresentaram variações sazonais significativas, verificou-se que também

Especificamente sobre a Tam, a Proteste entrou com uma ação na 0ª Vara Cível, em São Paulo, pedindo para que o prazo de validade dos bi- lhetes passe a ser de um ano, e não

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de