• Nenhum resultado encontrado

INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

INDIVIDUAL – PTI

(2)

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública

Semestre: 1º/4º

Disciplinas:  Comportamento Organizacional

 Gestão de Projetos

 Homem, Cultura e Sociedade

 Empreendedorismo

 Responsabilidade Social e Ambiental

Professores  Ana Céli Pavão

 Natalia Martinez Ambrogi Woitas

 Maria Gisele de Alencar

 Ewerton Taveira Cangussu

 Maurilio Cristiano Batista Bergamo

Competências: Compreender e aplicar conceitos pertinentes a fundamentos da

Segurança Pública no que tange à:

 Entender a influência do comportamento humano na área da

Segurança Pública, bem como conhecer as variáveis pessoais, sociais e políticas que envolvem as relações interpessoais.

 Conhecer as diversas correntes teóricas que explicam o homem, a vida em sociedade e as diversas formas de explicação da realidade social.

 Compreender e aplicar conceitos teóricos em gestão de

projetos e sua prática eficiente e estratégica dentro da Segurança Pública.

 Conhecer as possibilidades de ações relacionadas ao planejamento de novos empreendimentos para ser capaz de contribuir com estratégias em busca de produtividade e

(3)

competitividade em organizações promotoras do desenvolvimento, emprego e renda.

 Refletir sobre a relação entre a responsabilidade social e ambiental no desenvolvimento de atividades que buscam o desenvolvimento social.

Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste trabalho, você terá desenvolvido

as seguintes competências e habilidades:

 Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.

 Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.

 Formar profissionais com visão integral, capacidade de

adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.

 Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade.

Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações.

Objetivos da Aprendizagem:

A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:

• Favorecer a aprendizagem.

• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado

eficiente e eficaz.

• Promover o estudo dirigido a distância.

• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.

(4)

• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas

pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação.

• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução

de problemas práticos relativos à profissão.

• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Prezado (a) aluno (a),

Seja bem-vindo (a) a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Interrupção dos serviços de coleta de lixo e o impacto na população”.

Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

 A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos.

 O trabalho deve ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo ao prazo limite, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

 É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre.

 Além da pesquisa nos materiais indicados, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho).

(5)

 A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc). Favor verificar orientações mais específicas no item “NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA

PRODUÇÃO TEXTUAL”.

2. Leitura e interpretação da SGA

Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético disposto na situação geradora de aprendizagem.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Interrupção dos serviços de coleta de lixo e o impacto na população

Em uma cidade do sul do país, existe um trabalho realizado pela prefeitura com relação à coleta de lixo reciclável, buscando elevar os índices de sustentabilidade. Esse trabalho envolve várias cooperativas de coleta seletiva que geram empregos para pessoas de baixa renda.

Devido à pandemia e o aumento de casos de COVID-19 na cidade, esse serviço foi interrompido por força de um decreto municipal, o que tem causado transtornos para a população em geral.

Diante disso, o presidente das cooperativas decidiu por assembleia realizar um protesto com todos os envolvidos nos processos relacionados à coleta, manipulação e armazenamento do lixo reciclável, para reivindicar o retorno ao trabalho dessas cooperativas, já que as famílias que tiram o seu sustento por meio desse serviço estão sendo diretamente impactadas.

Todavia, o serviço de saúde do município é contra o retorno desse trabalho por causa do risco de contaminação por COVID-19 e outras doenças, além da aglomeração que esse tipo de atividade acaba gerando.

(6)

O protesto, nesse momento, vai contra as medidas impostas pelo decreto municipal, pois são esperadas mais de 500 pessoas, o que ocasionaria aglomeração.

Diante desse impasse, a prefeitura acionou os órgãos de segurança do município para, nesse primeiro momento, dialogar com todos os envolvidos a fim de encontrarem uma solução que atenda esses trabalhadores nesse momento de crise, sem deixar de considerar as necessidades voltadas para as questões sanitárias.

Considerando os impactos gerados pelas políticas de distanciamento, assim como pela necessidade de sobreviver alguns dos cooperados estão pensando em criar um novo empreendimento, com vistas a encontrar alternativas para o seu sustento. Embora pensem em fazê- lo por necessidade, sabem que devem formar a nova empresa a partir de estudos e de planejamento.

DISCIPLINAS:

A) Comportamento Organizacional

Em todo relacionamento humano é natural que haja conflitos, especialmente quando estamos diante de situações divergentes que impactam diretamente a vida diária das pessoas e sua saúde, como no caso que estamos acompanhando relatado na nossa SGA.

Acreditava-se que todo conflito era essencialmente negativo, ocasionando prejuízos às pessoas nele envolvidas e, portanto, deveria ser evitado a todo custo. No entanto, reconhecendo que algum nível de conflito é inevitável e até mesmo saudável, pois pode se converter em aprendizados e maturidade, surge a noção de que um conflito pode ser construtivo desde que traga às pessoas e aos grupos benefícios importantes, levando a soluções criativas, inovadoras e possibilitando enxergar novas perspectivas de ação, gerando assim, mudanças positivas.

Nos casos em que o conflito acontece, é fundamental focar no gerenciamento produtivo de conflitos, minimizando os efeitos negativos que possam surgir e potencializando os efeitos positivos e eficazes.

Sendo assim, os representantes dos órgãos de segurança do município, que foram acionados pela prefeitura, terão a missão de dialogar com o presidente das cooperativas e com todos os envolvidos a fim de juntos pensarem em uma solução que seja conveniente para todos, evitando que

(7)

as pessoas se mobilizem para a realização do protesto, o que muito provavelmente ocorrerá em meio a níveis de conflitos.

Você e seu grupo serão um desses representantes da segurança pública do município, responsável por conduzir o processo de negociação, com vistas a evitar o conflito destrutivo e a contribuir para transformar as divergências existentes em ideias que sejam funcionais e construtivas. Sendo assim, dentre os estilos básicos de abordar os conflitos, selecione o estilo de abordagem que parece o mais adequado a essa situação e discorra sobre ele, considerando as pessoas, o objetivo a alcançar, bem como o nível de aprofundamento que se pretende atingir e suas consequências, justificando o motivo dessa escolha. Para isso, escreva um passo-a-passo de como pretende desenvolver essa abordagem.

Para que todo esse processo de abordagem e negociação de conflitos tenha êxito é fundamental que o mediador possua e/ou busque adquirir e aperfeiçoar competências interpessoais, que são aquelas que se referem à “habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação” (MOSCOVICI, 1997, p. 35 apud CINTRA & DALBEM, 2016). Pensando nisso, qual seria a competência interpessoal imprescindível nesse caso que possibilite ao mediador a flexibilidade para ver a mesma situação de formas diferentes e criatividade para buscar soluções oportunas? Discorra sobre essa competência interpessoal, descrevendo suas principais características, ou seja, os conhecimentos, habilidades e atitudes que a compõem.

Referências:

CINTRA & DALBEM. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. (LIVRO DIDÁTICO DA DISCIPLINA)

GRAMIGNA. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 (BIBLIOTECA VIRTUAL)

ROBBINS. Comportamento organizacional. 14ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010 (BIBLIOTECA VIRTUAL)

(8)

B) Gestão de Projetos

Quando falamos em sustentabilidade, logo nos vem à cabeça palavras e ideias como: meio ambiente, ecologia, reciclagem, alterações climáticas e “salvar o planeta”. De fato, estes são conceitos muito presentes no nosso dia a dia, e permeiam discussões em todos os níveis da sociedade. Contudo, devemos enxergar a sustentabilidade de uma forma bem mais ampla, inclusive em nossa sociedade e dentro de projetos. E, unir as questões ambientais com questões econômicas e sociais, como a SGA retrata no projeto de retomada as atividades da cooperativa!

Pensando sobre a enorme vastidão da questão sustentável em projetos e com base em seus conhecimentos adquiridos em disciplina, responda:

A) Sabe-se que a questão sustentável vai muito além da vertente ambiental. Logo, sabendo do grande campo de atuação e de compreensão da sustentabilidade, quais são as CINCO dimensões abordadas pela sustentabilidade, segundo Sachs (2004)?

B) Segundo a ONU, temos os pilares fundamentais do desenvolvimento sustentável, desta forma, temos as intersecções sustentáveis, das quais surgem conceitos como: desenvolvimento socioeconômico, responsabilidade socioambiental e ecoeficiência. Detalhe com suas palavras, cada uma destas intersecções e, também o cerne principal entre elas, o desenvolvimento sustentável.

Referência:

PAES, E. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

C) Homem, Cultura e Sociedade

De acordo com a leitura do livro teórico da disciplina de Homem, Cultura e Sociedade (Unidade 2), a sociologia de Max Weber busca compreender as bases da vida social humana e a organização da sociedade, a partir do conceito de ação social; a conduta humana é dotada de sentido, motivos e de interesses racionais e não racionais. Portanto, toda ação social dos indivíduos decorre de suas motivações e consciência de agir em relação aos outros. Essas condutas vão norteando o convívio entre os indivíduos e seus complexos vínculos e conexões. Considerando os argumentos

(9)

weberianos para compreender a organização da vida social e utilizando esse arcabouço teórico como orientação para problematizar a SGA, desenvolva uma reflexão e argumentação a partir dos seguintes aspectos:

A) De acordo com a teoria weberiana é importante compreendermos as motivações da ação do presidente das cooperativas, assim como dos cooperados cuja preocupação é manter o trabalho e a renda, mas que encontram o obstáculo diante da crise sanitária.

B) Pensando na ação dos personagens envolvidos, como Weber classificaria cada uma delas: do presidente e dos cooperados?

Referência

CIZOTO, S. A.; DIÉGUES, C. R. M. A.; PINTO, R. de O. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 175-176.

WEBER, M. Conceitos sociológicos fundamentais. – Reimp. – 70ed. Biblioteca Nacional de Portugal. 2019.

D) Empreendedorismo

A criação de qualquer organização depende de planejamento e estudo. Ter somente uma boa ideia não significa que ela vá poder ser implementada com sucesso. Considerando este aspecto, a ideia dos integrantes das cooperativas deve gerar a redação de um plano de negócios. Além disso, a condição de serem pessoas com poucos recursos para investimento demanda ainda maior cuidado no planejamento das ações. Assim, você e seu grupo deve ajudar o projeto explicando a importância da Metodologia Canvas como modelagem de negócios, bem como dissertando sobre o que é, para que serve e quais são as partes componentes de um plano de negócios, além de conceituar para eles o que é empreendedorismo social.

Referências:

ALMEIDA, E. G. de.; ALEIXO, T. C. N.. Empreendedorismo e inovação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020. 232 p.

DORNELAS, J. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e diferenciar na sua empresa. 3. ed. LTC: Rio de Janeiro, 2015.

(10)

ENDEAVOUR. O que é empreendorismo: da inspiração à prática. Disponível em: https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/

JULIANO, M. de C.. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 252 p.

PATRÍCIO, P. S.; CANDIDO, C. R. (Org). Empreendedorismo: uma perspectiva multidisciplinar. LTC: Rio de Janeiro, 2016.

SEBRAE. O que é ser empreendedor. Disponível em:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser- empreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD

E) Responsabilidade Social e Ambiental

O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta.

 Social: Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, trabalho, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.

 Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.

 Econômico: Relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.

Pensando nesse contexto responda:

A) Qual a importância do serviço de coleta seletiva para a sustentabilidade ambiental?

B) Em relação a estrutura das cooperativas, vemos que não existe a figura de um patrão, mas todos os cooperados participam do processo de autogestão e administração do negócio. Essa estrutura está diretamente relacionada ao princípio de economia solidária. Sendo assim, explique o que é economia solidária.

Referência:

DELBONO, B. de F. Responsabilidade social e ambiental. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

(11)

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Redação:

1.1 É importante que o seu trabalho seja redigido com clareza, objetividade e impessoalidade

que a linguagem acadêmica exige utilizando a 3º pessoa, como: observa-se, destaca-se, o

estudo aponta etc.;

1.2 O seu trabalho deve ter coerência textual. Para tanto, crie uma linha de pensamento lógico

com entrelaçamento de ideias e organização das informações apresentadas.

1.3 É essencial que a resposta apresentada esteja contextualizada com a situação geradora de

aprendizagem.

2. Estrutura do trabalho:

A produção de texto deve ter, no mínimo, os seguintes elementos: Capa, Folha de Rosto, Sumário, Introdução, Conteúdo, Conclusão e Referências.

ATENÇÃO: O modelo do trabalho estruturado com estes elementos pode ser acessado em Biblioteca

Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”.

2.1 Capa: a capa do trabalho deverá apresentar as seguintes informações:

 Nome do curso

 Nome do autor/autores em ordem alfabética

 Título do trabalho

 Local e ano

2.2 Folha de rosto: a folha de rosto do trabalho deverá apresentar as seguintes informações:

 Nome do autor/autores em ordem alfabética

 Título do trabalho

 Identificação da natureza do trabalho

2.3 Sumário: o sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do seu

trabalho, na ordem em que são apresentados ao longo da produção de texto.

2.4 Introdução: esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido,

(12)

2.5 Conteúdo (desenvolvimento): O conteúdo do trabalho deverá ser apresentado em tópicos

(passos de 1 a 6). Assim, para melhor identificação, será importante que cada passo seja enumerado e intitulado em negrito antes da apresentação de sua resposta.

2.6 Conclusão: Após apresentar as respostas (passos 1 a 6) em seus respectivos tópicos, abra um

item de conclusão e indique as suas considerações finais de maneira reflexiva. Os aspectos que mais chamaram a sua atenção e que contribuíram para a sua aprendizagem devem ser destacados neste item

2.7 Referências: Deve haver a listagem das fontes teóricas citadas ao longo do trabalho (livros,

revistas, sites, jornais, vídeos, entrevistas, etc.). A listagem deve ser apresentada em ordem alfabética, obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Citar apenas as referências utilizadas, seguindo, por exemplo, os modelos a seguir:

SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Cidade: Editora, 2020.

 SOBRENOME, Nome do autor. Título do capítulo de livro. In: SOBRENOME, Nome do autor

(Org.). Título da obra. Cidade: Editora, 2020.

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Nome da revista, Cidade, v.1, n. 1, p. 1-10, jan. 2020.

SOBRENOME, Nome do autor. Título do texto. Disponível em: www.google.br. Acesso em:

15 jan. 2020.

3. Normas do trabalho:

 O trabalho completo deverá ter no mínimo 8 e no máximo 15 páginas.

 O trabalho deverá contemplar todos os 6 passos e a sua conclusão

 Utilize fonte arial, tamanho 12, justificado, espaçamento entrelinhas de 1,5, recuo em primeira linha de 1,5 e margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.

O trabalho deverá ser enviado em formato Word. Trabalhos enviados em outros formatos

não serão aceitos!

Aos trabalhos parecidos ou idênticos, copiados integral ou parcialmente da internet ou de

(13)

 Fique atento aos prazos! Não serão aceitos os trabalhos enviados fora do prazo estabelecido.

 Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações na sala do tutor.

Tenha um ótimo trabalho! Equipe de professores

Referências

Documentos relacionados

(2002) Aplicação do modelo shalstab, em ambiente arcview, para o mapeamento de áreas susceptíveis a escorregamentos rasos na região do Quadrilátero Ferrífero (MG). In: Espaço

Para o cálculo da taxa de transmissão vertical utilizou- se como numerador o número de casos de aids em menores de 13 anos no município notificados no período de 2000 a 2006 e,

CLÁUSULA QUINTA – Após a realização do cadastramento para ingresso na Rede Pública Municipal de Ensino de Jacobina, será feita a compatibilização entre a demanda e

O processo de pseudo-individuação (Stanton et al., 1988) evidencia-se claramente no caso apresentado. Por um lado, Ricardo sofre pressões para individuar-se. Sua família e

Neste contexto, este estudo tem como objetivo a avaliação da condução nervosa (latências, amplitudes e velocidades) nos nervos ciático e caudal de ratos com diabetes induzido

Por isso, foram objetivos deste trabalho estudar a viabilidade do aproveitamento de subprodutos da indústria de alimentos para a produção de ácido propiônico por

Para Chiavenato (2005) existem 2 classes de necessidades que são, as de nível baixo ou primárias (fisiológicas e segurança), que se satisfazem através do externo, por

Baixa cobertura nacional do SES Ineficácia do Sistema de Formação Profissional Fraca integração política pública Desarticulação entre o Sistema de educação e o Sistema