• Nenhum resultado encontrado

JAPÃOno. Outono. Jardins do Novembro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JAPÃOno. Outono. Jardins do Novembro"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Tomar um chá num sublime jardim tradicional japonês, rodeado por

arranha-céus de vidro e aço… esta é a essência de uma viagem

memorável através dos jardins japoneses, proporcionada pela AJH.

Sem dúvida mais um fascinante proposta da AJH, que aguarda por si!

Jardins

do

2015

Novembro A

24

DE

13

www.jardinshistoricos.pt www.cooltravel.pt

JAPÃO

no

Outono

(2)

Esta nova fascinante viagem da AJH por terras japonesas, leva-nos aos mais belos jardins japoneses de Kyoto e Tóquio, com guias especializados.

A origem do jardim Japonês encontra-se nas clareiras simples, cobertas de gravilha, onde os deuses se manifestavam. Ao longo dos séculos, os jardins evoluíram para se tornarem num reflexo idealizado da paisagem natural através da utilização cuidadosa de pedras, água, árvores, plantas e musgos. São lugares de uma beleza sublime, onde o nosso olhar é orientado para vistas perfeitamente enquadradas, muitas vezes tirando partido de paisagens distantes para a criação do cenário pretendido. Árvores e plantas são cuidadosamente escolhidas pelas suas formas, cores ou texturas, combinando-se para criar uma atmosfera de calma e de contemplação. Muitos dos jardins mais notáveis estão em Kyoto, antiga capital do Japão, e nas suas redondezas. Vamos dedicar quatro dias a explorar alguns dos seus jardins públicos e privados. Escolhemos uma variedade de estilos diferentes: jardins secos (karesansui), jardins paisagísticos e jardins de passeio, cada um com o seu particular encanto e beleza. Um dos mais conhecidos é o Kinkaku-ji, com o seu Pavilhão Dourado.

De Kyoto, viajamos no comboio bala para Tokyo onde iremos visitar outros Jardins, incluindo oHamarikyu. No Japão há muito mais pontos de interesse para além dos jardins, pelo que incluímos algumas outras visitas e excursões que reflectem a cultura única do país. Momentos altos incluem oPalácio Imperial em Tokyo e um dia inteiro em Kamakura, com uma visita ao Grande Buda e ao Templo Hase, terminando com umjantar de despedida ao estilo japonêsnum restaurante local. www.jardinshistoricos.pt

Jardins

do

2015

Novembro A

24

DE

13

JAPÃO

no

Outono

(3)

Informações Úteis

BAGAGEM

De mão | 01 Peça de peso máximo 07Kg | Medidas máximas: 115cm De Porão | 01 Peça de peso máximo 30Kg | Medidas máximas: 158cm

COMUNICAÇÃO

O viajante encontrará facilmente todos os meios de acesso a informação e telecomunicações actualmente disponíveis, tais como operadores de telemóvel mas apenas telemóveis 3G podem aceder a serviços de roaming), telefones públicos e rede internet, inclusive wireless.

Para realização de chamadas internacionais, deverá utilizar os seguintes indicativos:

- Dubai | 00971 ou +971 - Japão | 0081 ou +81 - Portugal | 00351 ou +351

CÂMBIOS & MOEDA

A moeda local é o Yene (JPY). Além dos bancos existem caixas automáticas nas agências do correio ou nas lojas de conveniência, podendo também cambiar nos hotéis, aconselhando--se a aquisição de JPY para as transacções diárias de pequenos montantes. A rede ATM é bastante ampla embora só se possa levantar dinheiro utilizando cartões Multibanco ou de Crédito estrangeiros, nas seguintes caixas automáticas: Seven & Holdings (Seven Eleven Convenience Store), Citibank e Japan Post (os Correios), entre outros locais igualmente seguros a indicar localmente (por exemplo no Mitsukoshi em Kyoto).

CLIMA & VESTUÁRIO

O Japão tem geralmente um clima ameno, especialmente na zona de Tokyo onde raramente chove ou cai neve, mas com estações do ano bem distintas. O Outono é sem dúvida a estação em que a natureza ganha um colorido vermelho / dourado forte, apresentando paisagens espectaculares. As temperaturas máximas em Novembro em Kyoto e Tokyo rondam os 17º-18ºC. Pode estar mais frio do que em Portugal e pode chover, pelo que se aconselha a levar casaco/gabardina e algumas lãs quentes.

LÍNGUA

O idioma oficial é o japonês, embora o estudo do inglês seja obrigatório no sistema de ensino. No entanto, pode existir alguma dificuldade de comunicação para além da língua nipónica, sobretudo fora dos locais turísticos, mesmo em centros mais urbanos.

SAÚDE

Os serviços e cuidados de saúde no Japão podem ser extremamente dispendiosos, sendo aconselhável um Seguro de Saúde Pessoal e com coberturas altas. Existem restrições à entrada de medicamentos no Japão, mesmo que para uso pessoal. Se necessitar levar a sua medicação, deverá vir sempre acompanhada de declaração médica sobre o seu estado de saúde e necessidade do seu uso.

Contactos Úteis

Tokyo English Lifeline (TELL) – aberto diariamente 09h-20h | Tel: +81 3 5774 0992 Embaixada de Portugal em Tokyo | João Martins de Carvalho | Tel: +81 3 5226 0614 Consulado de Portugal em Kyoto | Nobuhisa Hamanaka | Tel: +81 7 5432 5158

EMERGÊNCIAS Polícia: 110 | Médicos SOS: 119 | Catástrofe Natural: 171

www.jardinshistoricos.pt www.cooltravel.pt

Jardins

do

2015

Novembro A

24

DE

13

JAPÃO

no

Outono

(4)

Voos

* Horário já do dia seguinte!

Programa

Dia 01

| 13 Nov (6ª.F) | Lisboa – Dubai

Comparência pelas 11h00 nas partidas do Terminal 01, do Aeroporto de Lisboa, para formalidades de embarque no voo EK.192, ás 13h35, com destino ao Dubai.

Refeição a bordo.

Dia 02

| 14 Nov (Sáb.) | Dubai – Osaka – Kyoto

Chegada ao Dubai ás 00h55 e após formalidades de trânsito, embarque no voo EK.316, ás 03h00, com destino ao Japão. Madrugada e refeições a bordo.

Chegada a Osaka pelas 16h50. Assistência pelo n/representante local e transporte em autocarro privativo até Kyoto, c/Guia local (em inglês). Chegada ao hotel em Kyoto, procedimentos de check-in e distribuição dos quartos. Restante tarde livre.

Jantar livre. Alojamento no Hotel Kyoto Royal & Spa 4*.

www.jardinshistoricos.pt

Jardins

do

2015

Novembro A

24

DE

13

JAPÃO

no

Outono

Voo Data Partida Hora Chegada Hora Duração

EK.192 13.Nov/15 LISBOA 13h35 Dubai *00h55 07h20

EK.316 14.Nov/15 Dubai 03h00 OSAKA 16h50 08h50

EK,319 23.Nov/15 TOKYO 22h00 Dubai *05h00 12h00 EK.191 24.Nov/15 Dubai 07h10 LISBOA 12h00 08h50

(5)

www.cooltravel.pt

www.jardinshistoricos.pt

Dia 03

| 15 Nov (Dom.) | Kyoto

Após pequeno-almoço no hotel, saída c/Guia privada (inglês) para visitar o jardim paisagístico seco do Ginkaku-ji ou “Pavilhão Prateado”, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 1994. O jardim é enigmático e surpreendente com alguns elementos clássicos, como uma plataforma de areia branca penteada em linhas paralelas e, ao lado, um cone de areia com 1,80 m de altura e topo raso que pode representar o Monte Fuji ou uma montanha de arroz símbolo de prosperidade – ou apenas uma reserva de areia para repor na plataforma. O pavilhão não é prateado, mas de um austero preto e branco, e a intenção do Shogun que o mandou construir era de revesti-lo de folha de prata, tal como o avô tinha revestido Kinkaku-ji (ver Dia 4) de folha de ouro. Também se pode visitar o jardim de passeio clássico que complementa e contrasta com o jardim seco.

A seguir visitamos Heian Shrine, um exemplo raro de jardim de lago de grande dimensão, no recinto de um santuário Shinto. O santuário é relativamente recente, foi construído em 1895 para comemorar o 1100º aniversário da fundação de Kyoto como capital. Existem quatro jardins distintos construídos em volta dos edifícios principais do santuário e criados para passear. Com uma área de cerca de 33 000 m2, os jardins, representativos dos jardins

da era Meiji (1868 – 1912), são classificados como Tesouro Cénico Nacional. Algumas das suas árvores têm mais de 100 anos.

Prosseguimos para o magnífico jardim do templo de Saiho-ji, famoso pelas 120 espécies diferentes de musgos que crescem em volta de um grande lago em forma de coração. Aqui poderá apreciar a diferença entre os Jardins Japoneses e os Jardins Chineses – os Japoneses acreditam firmemente que a natureza deve dominar o jardim enquanto a filosofia Chinesa é de manipulação da natureza para criar um estilo mais artificial. Com alguma sorte, poderemos também surpreender os monges nos seus cânticos rituais.

Jardins

do

2015

Novembro A

24

DE

13

JAPÃO

no

Outono

(6)

www.jardinshistoricos.pt

A nossa última visita do dia é ao jardim privado Hakusasonsou, construído num terreno

que foi um arrozal. O jardim foi criado por um pintor, Hashimoto Kansetsu, que fez mais de quarenta visitas à China. Comprou o terreno aos trinta anos e passou aqui o resto da sua vida a pintar e a desenhar os jardins e pavilhões de chá, coleccionando antigas lanternas de pedra, pagodes e Budas que adornam os caminhos.

Também pode aproveitar para visitar a galeria de arte adjacente onde se encontram vários quadros de Hashimoto – algumas das suas obras mais notáveis estão no Boston Museum of Fine Arts e no Centro Pompidou em Paris.

Refeições livres. Alojamento no Hotel Kyoto Royal & Spa 4*.

Dia 04

| 16 Nov (2ª.F) | Kyoto

Após pequeno-almoço no hotel, teremos hoje outro dia preenchido em Kyoto, visitando alguns dos seus principais jardins, c/Guia privada (inglês). O templo de Daisen-in é um jardim paisagístico seco do período Muromachi, que apresenta algumas formas clássicas abstractas de gravilha branca e que possui uma famosa rocha em forma de barco. O destino da humanidade, relação com a natureza e lugar no universo, tudo está representado nesta obra-prima de design de paisagem seca.

Visitaremos em seguida mais dois jardins paisagísticos secos, Ryogen-in e Zuiho-in. Ryogen-in, fundado em 1502, tem quatro jardins em estilos diferentes enquanto que Zuiho-in, construído em 1535, tem um jardim moderno apresentando rochas dispostas em forma de crucifixo. Neste dia teremos uma Lunch-Box providenciada pelo hotel, realizando um pic-nic em lugar a determinar, consoante o ritmo das visitas.

A visita seguinte é ao temploKinkaku-ji. O Pavilhão Dourado de três andares foi construído de origem em 1397, como local de repouso e reflexão para o Shogun Ashikaga Yoshimitsu e foi depois convertido em templo pelo seu filho. O templo foi reconstruído em 1955, após um ataque incendiário em 1950, e é hoje a principal atracção deste jardim de lagos e ilhas. Exerce uma força unificadora na vista expansiva do enorme Lago do Espelho que se estende sob o pavilhão, em parte devido à engenhosa colocação de penhascos e ilhas. Por trás, um trilho conduz-nos a uma frondosa floresta.

Jardins

do

2015

Novembro A

24

DE

13

JAPÃO

no

Outono

(7)

Concluímos as visitas no templo Ryoan-ji, o famoso e enigmático jardim paisagístico seco que por vezes desconcerta o visitante ocidental. Criado em 1499 como um auxílio à contemplação para a Seita Rinzai do Budismo Zen, inclui cinco grupos de três pedras, num mar de gravilha em camadas orientado de Este para Oeste. Todas as pedras, com excepção de uma, parecem apontar para montante e todas as pedras, excepto uma, são visíveis de qualquer ponto de vista. Já houve muitas interpretações sobre o significado do jardim – ilhas, montanhas perfurando nuvens baixas, filhotes de tigre atravessando a água – e o visitante pode formular a sua própria teoria! Mas é consenso geral que a gravilha representa o vazio, sendo o vazio uma ideia central da filosofia Zen, e ao observar este despojado jardim o visitante é encorajado a preencher esse vazio com o fruto da sua imaginação e a deixar que a tranquilidade de Ryoan-ji espalhe a sua magia.

Refeições livres. Alojamento no Hotel Kyoto Royal & Spa 4*.

Dia 05

| 17 Nov (3ª.F) | Kyoto

De manhã, a seguir ao pequeno-almoço, faremos uma visita c/Guia privada (inglês) ao complexo doTemplo Nanzen-ji, um templo Zen por excelência que irradia uma atmosfera de serenidade. Nanzen-ji tem estado no centro da história Japonesa Zen desde 1386. A maior parte das estruturas de Nanzen-ji datam do século XVII, com excepção do célebre aqueduto ao estilo ocidental de 1890, uma construção maravilhosamente incongruente que muitos japoneses acreditam ser uma das maiores atracções de Nanzen-ji.

Regressaremos ao hotel à tarde, e teremos algum tempo livre para explorar Kyoto antes de prosseguir para oTemplo Kodai-jipara uma visita nocturna. À noite, este jardim de passeio do séc. XVII está iluminado com diferentes cores para criar um efeito mágico e são projectadas imagens a laser na areia branca e nos muros.

Refeições livres. Alojamento no Hotel Kyoto Royal & Spa 4*. www.cooltravel.pt www.jardinshistoricos.pt

Jardins

do

2015

Novembro A

24

DE

13

JAPÃO

no

Outono

(8)

Dia 06

| 18 Nov (4ª.F) | Kyoto

De manhã, a seguir ao pequeno-almoço, partiremos para uma visita c/Guia privada (inglês) ao jardim do Templo de Tofuku-ji, em Kyoto. Tofuku-ji é um grande templo Zen fundado em 1236 a mando do poderoso clã Fujiwara. O seu nome é uma combinação dos nomes de dois grandes templos em Nara, também ligados aos Fujiwara, o Templo Todai-ji e o Templo

Kofuku-ji. O Portão Sanmon, com 22 m de altura, é o mais antigo do género, datado de 1425. Atrás do portão encontra-se o Hondo (salão principal), que sendo ainda maior é uma reconstrução recente, de 1934. Os jardins de Tofuku-ji são únicos porque rodeiam o edifício de todos os lados. Cada jardim tem um carácter diferente, através do uso de seixos, pedras grandes, musgo, árvores e padrões de xadrez.

A tarde será livre, permitindo assim visitar Kyoto a gosto pessoal e com vagar. Refeições livres. Alojamento no Hotel Kyoto Royal & Spa 4*.

Dia 07

| 19 Nov (5ª.F) | Kyoto – Tokyo

De manhã, a seguir ao pequeno-almoço, partiremos

A seguir ao pequeno-almoço no hotel e após os procedimentos de check-out, saída c/Guia privada (inglês), para visita aoKyoto Handicraft Centre, que oferece uma boa variedade de objectos artesanais japoneses de grande qualidade, como leques, kimonos, gravuras e bonecas vestidas de kimonos tradicionais. Almoço livre. De tarde e em hora a indicar, transporte privativo c/Guia local (inglês) á Estação Central de Comboios de Kyoto, para embarque no famoso Shinkansenou “comboio bala”, em 1ª classe, em direcção aTokyo. Chegados à capital do Japão, assistência pelo n/representante local e transporte privativo c/Guia local (inglês) ao hotel perto do Shinjuku Central Park. Formalidades de check-in e distribuição dos quartos. Tempo livre para jantar. Alojamento no Hotel Keio Plaza 4* .

www.jardinshistoricos.pt

Jardins

do

2015

Novembro A

24

DE

13

JAPÃO

no

Outono

(9)

Dia 08

| 20 Nov (6ª.F) | Tokyo

Após o pequeno-almoço no hotel, saída com c/Guia local (português) até Hamarikyupara visitarmos os jardins onde o General Grant se encontrou com o imperador em 1895, sendo nos nossos dias um local de lazer muito frequentado. É difícil imaginar um lugar de tanta tranquilidade mesmo no centro da agitação e movimento que é Tokyo. O Hamarikyu possui o único lago de água do mar em Tokyo e ostenta também um Pinheiro Negro com 300 anos – um dos maiores do país. O jardim fazia parte da cerca oficial de caça do ShogunatoTokugawa no século XVII e foi agora classificado pelo Governo Nacional como um Local Especial de Beleza.

De seguida faremos um cruzeiro no Rio Sumida de Hamarikyu até Asakusa. Aqui, visitaremos oTemplo Senso-ji, o templo mais sagrado de Tokyo. No seu interior está uma

imagem dourada de Kannon (a deusa budista da misericórdia) que foi alegadamente retirada das águas do vizinho rio Sumidagawa por dois pescadores, em 628. A imagem tem permanecido sempre no mesmo sítio ao longo de sucessivas reconstruções do templo. Em frente do templo está um grande caldeirão em bronze queimando incenso: diz-se que o seu fumo proporciona boa saúde e poderão ver visitantes esfregando-o na pele e nas roupas. Directamente em frente do Templo Senso-ji está arua Nakamise-dori, a área de

compras do recinto, onde haverá tempo livre para flanar pelas tendas que vendem de tudo, desde pentes, adereços e quimonos, até perucas e genuíno artesanato Edo. Há até uma tenda onde poderá comprar algas marinhas acabadas de ser raspadas – e com sorte até poderá assistir a essa operação!

Visitaremos ainda os JardinsKoishikawa Korakuen, um dos melhores jardins de passeio de Tokyo. A construção do jardim teve início em 1629 e terminou cerca de 30 anos mais tarde. O jardim representa paisagens em miniatura incluindo uma recriação do Rio Kiso do Japão e Rozan, uma famosa montanha cénica Chinesa. No centro do enorme lago está a ilha Horai, uma bela composição de pedra e pinheiros.

Terminamos nosJardins Leste do Palácio Imperial. O primeiro shogun Tokugawa começou a construir um castelo aqui em 1590 que, ao longo dos anos e após sucessivas modernizações se tornou no maior castelo do mundo. Actualmente, o Imperador e a Família Real Japonesa vivem na parte ocidental dos terrenos, no Palácio Imperial www.cooltravel.pt www.jardinshistoricos.pt

Jardins

do

2015

Novembro A

24

DE

13

JAPÃO

no

Outono

(10)

reconstruído depois de o anterior ter sido bombardeado na Segunda Guerra Mundial. Só parte do parque está aberta ao público. Há também uma exposição dos artefactos oferecidos aos imperadores ao longo dos tempos. O próprio jardim tem uma colecção preciosa de bambus e de rebentos de Primavera japoneses.

Refeições livres. Alojamento no Hotel Keio Plaza 4*.

Dia 09

| 21 Nov (Sáb.) | Tokyo

Após o pequeno-almoço no hotel, saída com c/Guia local (português) para uma excursão de dia inteiro, à histórica cidade costeira deKamakura, que foi a capital do Japão de 1185 a 1333. A cidade está ladeada em três lados por montanhas arborizadas e a sul pela Baía Sugami. Aqui, visitaremos o Grande Buda, o segundo maior a seguir ao de Nara. Fundida em 1252, a estátua de bronze tem 13,5 metros de altura. Tendo sobrevivido a tsunamis, terramotos, fogos e tufões tem agora amortecedores de choque na sua base. Pagando uma pequena quantia, poderá entrar dentro do próprio Buda.

Prosseguimos para o Templo Hase Kannon. Simples e elegante, este templo alberga uma magnífica Kannon, deusa da Misericórdia, de 11 faces, que diz-se datar do século VIII. É comum a crença de que as 11 faces permitem a Kannon, sempre atenta aos que precisam

www.jardinshistoricos.pt

Jardins

do

2015

Novembro A

24

DE

13

JAPÃO

no

Outono

(11)

Dia 10

| 22 Nov (Dom.) | Tokyo

Após o pequeno-almoço no hotel, saída com c/Guia local (português) para visita turística de dia inteiro a Tokyo, começando com uma visita ao Museu Shunkanen Bonsai, onde poderemos apreciar a beleza e a dureza da natureza que se esconde nos bonsai, uma forma de arte japonesa icónica e esotérica.

A visita seguinte de hoje é ao jardim de Kyu Furukawa, que pertenceu em tempos ao Munemitsu Mutsu, um herói da era Meiji, mas que passou a ser propriedade da família Furukawa quando o segundo filho de Munemitsu se tornou genro do grupo financeiro Furukawa. A casa e o jardim ao estilo ocidental foram desenhados pelo arquitecto britânico Josaia Conder – a casa é inspirada no modelo de uma mansão aristocrática inglesa e podia perfeitamente encaixar-se numa paisagem britânica ou europeia. É uma obra-prima do design moderno, combinando o autêntico estilo japonês com um estilo de jardim italiano em terraços cheio de rosas. No centro do jardim Japonês está o Lago Shinji. Uma cascata e grandes lanternas de pedra realçam a atmosfera serena do jardim. Almoço livre.

Regressaremos ao hotel a meio da tarde e o restante dia será livre. Ao início da noite, em hora a indicar, saída com transporte privativo para o Jantar de Despedida, de especialidades japonesas (“Kaiseki”), em sala privada para o Grupo AJH, no conceituado Restaurante Shiba Tofuya Ukai . Transporte ao hotel. Alojamento no Hotel Keio Plaza 4*.

Dia 11

| 23 Nov (2ª.F) | Tokyo – Dubai

Após o pequeno-almoço no hotel, dia inteiramente livre para os últimos souvenirs, bem como as últimas visitas a gosto pessoal. Refeições livres.

Pelas 17h00, comparência no lobby do hotel. Transporte privativo ao aeroporto Narita, c/Guia local (inglês) e formalidades de embarque no voo EK.319, com partida ás 22h00, com destino ao Dubai. Noite e refeições a bordo.

Dia 12

| 24 Nov (3ª.F) | Dubai – Lisboa

Chegada ao Dubai pelas 05h00. Formalidades de trânsito para novo embarque no voo EK.191, ás 07h10, com destino a Lisboa. Refeição a bordo.

Chegada prevista a Lisboa pelas 12h00. FIMdaVIAGEM www.cooltravel.pt www.jardinshistoricos.pt

Jardins

do

2015

Novembro A

24

DE

13

JAPÃO

no

Outono

(12)

www.jardinshistoricos.pt

Alojamentos

KYOTO

| Kyoto Royal Hotel & Spa 4*

Sanjo-Agaru | Kawaramachi | Nakagyo-ku | Kyoto 604-8005 |Tel: +081 7 5223 1234

O Kyoto Royal Hotel está situado no coração da cidade, apenas a 1 minuto a pé da Estação de Metro Shiyakusho-mae , a 5 minutos a pé do Templo Honno-ji e a 10 minutos de táxi do Castelo Nijo e Templo Kiyomizu-dera. Os seus 443 quartos incluem acesso Wi-Fi gratuito, estando equipados com TV plasma, por satélite, ar condicionado, frigorífico , chaleira eléctrica p/desfrutarem de uma chávena de chá verde, humidificador/purificador do ar e casa de banho privativa. Dispõe de Room-Service 24h, serviço de lavandaria, Fitness Center e um bem equipado Spa c/variada carta de Tratamentos (serviço opcional).

O Café & Restaurante Prandia apresenta um ambiente descontraído e tem vista para a Rua Kawaramachi. Os hóspedes podem desfrutar de refeições de estilo buffet ou à la carte.

Jardins

do

2015

Novembro A

24

DE

13

JAPÃO

no

Outono

TOKYO

| Keio Plaza Hotel 4*

2-2-1 Nishi-Shinjuku | Shinjuku-Ku | Tokyo 160-8330 | Tel: +81 3 3344 0111

O Keio Plaza Hotel Tokyo está localizado na zona de arranha-céus de Shinjuku, junto do Shinjuku Central Park e apenas a 5 minutos a pé da Estação Ferroviária de Shinjuku e do Edifício do Governo Metropolitano e a 15 minutos a pé da área de Kabukicho e a 20 minutos, tanto do Santuário Meiji Jingu, como do Jardim Nacional Shinjuku Gyoen.

Os seus 1440 panorâmicos quartos estão equipados com uma TV plasma e canais via satélite, acesso internet gratuita e são fornecidos roupões Yukata de estilo japonês e chinelos a todos os hóspedes. O hotel oferece ainda um Fitness Center e piscina exterior (c/taxa extra), sala de karaoke, loja de conveniência e um Business Center

O Amanogawa Sake Bar propõe sake de qualidade. O Keio Plaza Hotel serve também pratos de várias gastronomias, como japonesa, francesa, italiana, chinesa e coreana.

(13)

Tel: 212 909 396 Tlm: 937 011 198

paulo.assuncao@cooltravel.pt

www.cooltravel.pt

Não Inclui:

Gratificações a Guias e/ou Motoristas;

Suplemento p/Classe Executiva na EMIRATES, ida & volta ( 1600€); Refeições e quaisquer serviços não mencionados como incluídos.

NOTA: Programa sujeito a reconfirmação mediante nº mínimo participantes e de valor, mediante possíveis flutuações cambiais do JPY (01€ = 140 JPY).

Valores

Mínimo 20

Mínimo 15

Supl.Single

Sócio AJH & Normal

Sócio AJH

PVP

Sócio AJH

PVP

Sócio AJH

PVP

p/Pessoa em Duplo

3900 €

4700 €

4200 €

5200 €

440 €

INFORMAÇÕES

&

RESERVAS

RESERVAS | A.J.H – Associação dos Jardins Históricos

| geral@jardinshistoricos.pt | Tel: 969 673 750

Data limite para inscrições – 28 Abril 2015

Pagamentos: Sinalização até 27 Fev. = 500,00€ por pessoa

Reforço até 28 Abr. = 1500€ | Liquidação até 30 Set./2015

(Em caso de desistência, após 01.Set/15, sinalização não é Reembolsável)

Os pagamentos poderão ser efetuados por transferência bancária para o NIB: 0033 0000 4524 1598 5050 5, ou por cheque passado à ordem de AJH e remetido para a seguinte morada: Largo de Santos N.º 4 – 3º, 1200-808 Lisboa

Largo de Santos, Nº 4 – 3º 1200-808 LISBOA Tlm: 969 673 750 geral@jardinshistoricos.pt www.jardinshistoricos.pt Serviços Incluídos:

Passagem Aérea EMIRATES, Lisboa-Dubai-Osaka/Tokyo-Dubai-Lisboa, em classe económica (c/direito a 1 mala de bagagem até 30Kg);

Taxas de aeroporto (ao valor de 339€, sujeitas a alteração até dia emissão); Transporte em Autocarro privativo em todo o itinerário, conforme Programa; Bilhete de “Comboio Bala”, Kyoto-Tokyo, em 1ª classe;

05 Noites de Alojamento no Hotel Kyoto Royal & Spa 4* em APA; 04 Noites de Alojamento no Hotel Keio Plaza 4* em APA;

01 Jantar Despedida Japonês privado no Rest.Shiba Tofuya Ukai, c/transporte; Todas as visitas e entradas em Jardins & Templos, conforme Programa; Guia local em Kyoto (só p/transferes - inglês) + Guia local em Tokyo (inglês); Guia Privada em Kyoto (Arquitecta Paisagista Sanae Kumakura - inglês); Acompanhamento por representante da APH + Delegado CoolTravel; Oferta de Guia de Viagem personalizado;

Serviços de bagageiros, taxas hoteleiras e de Turismo, IVA; Seguro Multiviagens VIP.

Jardins

do

2015

Novembro A

24

DE

13

JAPÃO

no

Outono

Referências

Documentos relacionados

§ 1º - Dependem da aprovação por Maioria Simples e, cumulativamente, de cotistas que representem, necessariamente, (a) no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) das cotas

Com base nos escritos gramscianos pré-carcerários, a autora traz o debate sobre os conselhos de fábrica e conselhos de trabalhadores (os sovietes) nos dando elementos para

Otimismo é estímulo para o trabalho, vigor para a luta, saúde para a doença das paisagens espirituais e luz para as densas trevas que se demoram em vitória

A partir daí, seguimos discutindo sobre o projeto e gestão de Big Data, apresentamos as principais infraestruturas para processamento distribuído em Big Data disponíveis no mercado,

- Investigar a associação entre a concentração de leptina e os fatores de risco cardiometabólicos (glicemia de jejum e insulinemia de jejum elevadas, presença

PASTA, MULTIUSO, TIPO CRISTAL ROSA, COMPOSIÇÃO SABÃO TENSOATIVO ANIÔNICO, NEUTRALIZANTE, COADJUVANTES, ABRASIVO, CORANTE, ESSÊNCIA, APLICAÇÃO LIMPEZA COMPUTADOR, CADEIRAS,

Resposta: Residência inacabada, com área edificada de 367,05m 2 , com paredes em alvenaria de tijolos, revestidas com argamassa de cimento, sem pintura, instalações

Por isso, para impedir o arranque acidental da máquina, deve-se sempre remover a protecção da vela de ignição durante todos os trabalhos de montagem, inspecção e/ou