• Nenhum resultado encontrado

Artroplastia total do quadril com prótese CO-10: resultados preliminaries*

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Artroplastia total do quadril com prótese CO-10: resultados preliminaries*"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Artroplastia total do quadril com prótese CO-10: resultados preliminaries*

JOÃO RODRIGUES QUEIROZ, JOSÉ WAGNER DE BARROS

INTRODUÇÃO

A artroplastia do quadril é um procedimento utilizado há quase meio século no tratamento das patologias da articulação coxofemoral(18,25) e sua aplicação tem demonstrado nítida evolução de idéias. Moore, em 1950(25), preconizou uma prótese femoral metálica fenestrada para permitir a formação de travessas ósseas, com o propósito de melhorar a estabilização do implante. Entretanto, Charnley, em 1961 (7), foi responsável por grande avanço nas cirurgias de artroplastia do quadril introduzindo o componente acetabular de politetrafluoretileno associado ao componente femoral metálico, fixados ao osso com metilmetacrilato. Essa prótese foi largamente utilizada no tratamento das patologias do quadril(13,30,31) . No entanto, observou-se, ao longo dos anos, alto índice de afrouxamento asséptico (1,3,8,10,11,29) . Almejando melhores resultados, pesquisadores dedicaram-se ao estudo de um implante, objetivando a fixação sem o uso de cimento ortopédico(4,9) .

Em decorrência do grande avanço da bioengenharia, da industria metalúrgica e do desenvolvimento tecnológico, foi possível na última década a utilização de próteses com integração biológica, exercendo, conseqüentemente, relevante progresso nas cirurgias ortopédicas (6).

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados preliminares obtidos no tratamento cirúrgico de diversas patologias do quadril utilizando-se prótese tipo CO-10.

MATERIAL E MÉTODOS

No período de 1989 a 1991, 41 artroplastias foram realizadas em 34 pacientes. Em todos os quadris, a artroplastia do quadril foi primária e o modelo de prótese utilizado, do tipo CO-10. O prazo médio de seguimento foi de 24 meses, variando de 15 a 39 meses.

Dos pacientes reavaliados, 20 (58,8%) eram do sexo masculino e 14 (41,2%), do feminino. A idade média era de 46 anos, variando de 18 a 73 anos. Em relação ao lado, tivemos 22 (53,5%) quadris direitos e 19 (43,6%) esquerdos.

Quanto aos diagnósticos etiológicos, observaram-se: 18 (43,9%) osteoartroses primárias, nove (21,9%) seqüelas de Legg-Calvé-Perthes, quatro (9,7%) artrites reumatóides, três (7,3%) necroses avasculares, duas (4,8%) anemias falciformes, duas (4,8%) seqüelas de artrite séptica, duas (4,8%) espondilites anquilosantes e uma (2,4%) seqüela de fratura do colo do fêmur.

Na avaliação pré-operatória, as radiografias foram cuidadosamente examinadas, analisando-se, para todos os casos, as seguintes características: aspectos anatômicos do acetábulo, textura óssea, largura do canal femoral e deformidades pélvica e femoral.

A protese tipo CO-10 utilizada constituiu-se de componente femoral de liga de titânio, com diâmetro da haste variando em números ímpares de 11 a 19mm, e componente acetabular com a forma de um segmento trapezoidal de titânio, com roscas escalonadas, variando em números pares de 40 a 70mm de diâmetro.

(2)

Ambos os componentes apresentaram porosidade em sua superfície (fig. 1).

A via de abordagem, em todos os casos, foi a lateral direita(12), com o paciente em decúbito látero-contra-lateral. A fascia lata e o trato iliotibial foram incisados no sentido longitudinal, possibilitando o rebatimento subperiostal do vasto lateral e a secção do glúteo médio, na região anterior do grande trocanter, bem como a exposição da cápsula articular. Iniciou-se a preparação do canal femoral, utilizando sequencialmente instrumental apropriado, até se obterem as dimensiões desejadas. A seguir, preparou-se o acetábulo com raspas de diâmetro progressivo e fixou-se então o componente acetabular de igual tamanho, acoplando ao mesmo sua parte complementar de polietileno de alto peso molecular. O componente femoral foi impactado no canal medular e a cabeça encaixada ao colo. Finalizando, executaram-se as manobras de redução, testaram-se a mobilidade e a estabilidade e procedeu-se ao fechamento da incisão por pianos.

(3)

A antibioticoterapia realizada com cefalotina foi de lg endovenoso a cada 6h, usada rotineiramente pelo período de 72h, iniciando-se em média 6h antes do ato operatório.

A rotina no pós-operatório dos pacientes foi da seguinte maneira: colocação de coxim abdutor para MMII por sete dias; nas duas semanas seguintes, manutenção em cadeira de rodas para locomoção; a seguir, marcha com muletas ou andador, sem apoio, durante três semanas; e, finalmente, carga parcial mantida por seis semanas, seguida de carga total aos três meses.

A avaliação objetiva dos casos no pré e pós-operató-rio foi realizada pelo método de Merle D’Aubigné & Pos-(24). A pontuação máxima para a dor (ausência total), mobilidade (igual ao quadril normal) e marcha (normal) é seis, conforme a tabela 1. Os resultados foram subdivididos em excelentes, bons, regulares e maus, classificados pelos mesmos autores, preconizando valores de pontuação mínima (tabela 2). A avaliação subjetiva realizada considerou as complicações pós-operatórias imediatas e índice de satisfação pessoal.

As características gerais dos pacientes quanto à idade, sexo, tempo de seguimento, diagnóstico e lado operado encontram-se na tabela 3.

RESULTADOS

A avaliação clínica global dos 34 pacientes submetidos a 41 artroplastias totais do quadril, analisados subjetiva (opinião dos pacientes) e objetivamente (método de Merle D’Aubigné & Postel), demonstrou que 29 pacientes (87,80%) foram considerados bons ou excelentes, três (7,31%), regulares e dois (4,87%), maus. As figuras 2, 3 e 4 mostram a avaliação objetiva quanto à dor, marcha e mobilidade no pré e pós-operatório, conforme o método de Merle D’Aubigné e Postel.

(4)

A média do somatório dos escores no pré-operatório foi de 6,87, que evoluiu para 15,3 na avaliação realizada. Foram considerados maus resultados os dois pacientes que tiveram infecção profunda, necessitando remover a prótese.

(5)

DISCUSSÃO

A procura de uma forma de fixação duradora dos componentes protéticos para artroplastia total do quadril constitui objeto de grande interesse na pesquisa em cirurgia ortopédica.

O metilmetacrilato usado na artroplastia total do quadril proporcionou grande sucesso terapêutico. Entre-tanto, após reavaliações dos resultados a longo prazo, verificaram-se altos índices de afrouxamento dos compo-(14-16,23) . Por esse motivo, intensificaram-se os estudos de novos tipos de fixação das próteses e de vários (5,20,22) . Desses tipos, a fixação biológica ganhou notoriedade por ser não cimentada(2,9,11) , Além disso, a destruição óssea que ocorre no osso com implante cimentado e maior do que na prótese biológica, no caso de soltura dos

(6)

componentes(26),

A idéia de fixação biológica é antiga Sivash, Bom belli e Judet(5,19,28) , entre outros, foram os primeiros defensores da prótese não cimentada. O modelo usado por nós desde 1989 é a prótese CO-10. O componente acetabular metálico fixa-se ao cótilo através de rosca autofresante, proporcionando rígida estabilização inicial, que resultará em agregação biológica integrada. As lâminas das roscas são escalonadas, podendo penetrar no osso até 3mm de cada lado.

A haste femoral da prótese CO-10 possui um mode-lo cilíndrico de pistonagem diafisária. sendo alargada na região metafisária, onde preenche toda a cavidade medular e apresenta microporosidade. O diâmetro da haste deve ocupar 70 a 80% do canal femoral, A prótese CO-10, cujo componente femoral é mais cilíndrico e semelhante ao formato da cavidade medular, provavelmente melhora a distribuição das forças e a fixação inicial.

(7)

Galante (9) observou, em animais de laboratório, que em seis semanas a resistência do crescimento ósseo no titânio é igual ao cimento e Zweymuller(32) enfatizou a extrema biocompatibilidade do titânio, que permite ao osso crescimento para o metal sem interposição de fibras.

A patologia pré-operatória de maior incidência foi a osteoartrose primária em 43,9%. O paeiente mais jovem, de 18 anos, apresentou artrite reumatóide bilateral em estádio avançado no quadril esquerdo e o mais ido-SO, de 73 anos, com osteoartrose primária, apresentava osso de boa qualidade para a realização da cirurgia sem a cimentação.

A via de abordagem utilizada neste estudo foi a lateral direita. De fácil realização, permitiu boa orientação do implante e possibilitou corrigir alguma deformidade prévia existente. Em nenhum caso, realizamos osteotomia do grande trocanter. Não foram observadas complicações intra-operató-rias como perfuração do fundo acetabular, fratura diafisária do fêmur e paralisia ciática. Provavelmente, esses resultados decorreram do fato de todas as cirurgias serem realizadas de maneira a obedecer severa observância à técnica cirúrgica e planejamento prévio. Complicações pós-operatórias, como luxação da prótese e trombose venosa profunda, tambem não ocorreram. Nos casos de infecção, foi realizado o tratamento de acordo com o protocolo preconizado para as infecções em artroplastias do quadril (17) e, nos dois casos, o implante foi retirado.

(8)

de resultados bons e ex- celentes, semelhantes aos relatados na literatura(21,27) . Apesar de nossos estudos serem preliminares, pare- ce-nos que o modelo de prótese que utilizamos correspon- deu aos objetivos pretendidos. Entretanto, somente futu- ras avaliações permitirão conclusões definitivas, princi- palmente no que concerne à fixação biológica e, em espe- cial, a da prótese aqui empregada, tipo CO-10.

REFERÊNCIAS

Ahnfelt, L., Andersson, G. & Herberts, P.: Reoperated total hipprostheses in

Sweden. Acta Orthop Scand 55: 96, 1984.

Amstutz H.C., Yao, J., Dorey F.J. & Nugent, J.P.: Survival analysis of T-28 hip

arthroplasty with clinical implications. Clin Orthop

19: 491, 1988.

Amstutz, H.C., Markolf, K.L,, McWeice, G.M. & Gaven, T.A.: Loosening of total hip components: cause and prevention in the hip, St. Louis, C.V. Mosby, 1978. p. 102-1I6.

Bobyn, J.D. & Engh, C.A.: Biologic fixation of hip Prostheses:review of the clinical status and currem concenpts. Adv Orthop Surg: 137-145, 1983.

Bombelli, R. & Santore, R.F.: Ccmentless isoelastic total hip prosthesis: preliminary report of the first 215 consecutive cases, in Morcher, E.: The cementless fixation Of the hip endoprostheses. Berlin, Springer-Verlag, 1984. p. 211-219.

Carlsson, L. & col.: Osseointegration of titanium implants. Acta Orthop Scand 57:

285-289, 1986.

Charnley, J.: Arthroplasty of the hip; a new Operation. Lancet 1: 1129-1132, 1961.

Door, L.W., Wolf, A.W., Chandler. R. & Conaty, J.P.: Classification and treament of dislocation of total hip arthroplasty. Clin Orthop 173:151-158, 1982. Galante. J.O., Rostoker, W. & Sueck, R.: Sintered fiber metal composites as a basis for attachment of implant to bone. J Bone Joint Surg 33: 101, 1971.

Bruen, T.A., McNeice, G.M. & Amstutz, H. C.: Modes of failure of cemented stem type femoral components. Clin Orthop 141: 17, 1979.

Sudmundson, G.H., Hedeboe, J. & Kjaer, J.: Mechanical loosening after hip replacement: incidence after 10 years in 125 patients. Acta Orthop Scand 56: 314-317, 1985.

Hardinge, K.: The direct lateral approach to the hip. J Bone Joint Surg [Br] 64: 17-19, 1982.

Hartofilakidis, G., Stamos, K. & Ioannidis, T. T.: Fifteerr years’ experience with Charnley low-friction arthroplasty. Clin Orthop 246: 48-56, 1989.

(9)

285, 1988.

Jasty, M.J., Floyd, W.E., Shiller, A.I., Goldring, S.R. & Harris, W.H.: Lopcalized osteolysis in stable, non-septic total hip arthro- plasty. J Bone Joint Surg [Am] 68: 912, 1986.

Jones, I.C. & Hungerford, D.S.: Cement disease. Clin Orthop 225: 192, 1987. John, M., Cuckler, M.D., Andrew, M., Star, M.D., Abass Alavi, M.D. & Richard S., Noto, M.D.: Diagnosis and management oftheinfected total joint arthroplasty. Clin Orthop 22: 3, 1991.

Judet, J. & Judet, R.: The use of an artificial femoral head for arthroplasty of the hip joint. J Bone Joint Surg [Br] 32: 166-173, 1950.

Judet, R., Siguier, M., Brumpt, B. & Judet, T.: A noncemented total hip prosthesis. Clin Orthop 137: 76, 1978.

Kampmann, J. & Gregersen, H.N.: Preliminary experience with uncemented total hip replacement. Acta Orthop Scand 56: 545, 1985.

Laredo Filho, J., Turibio, F.M., Takata, E.T. & Trigueiro, G.: Prótese total não cimentada tipo Parhofer. Rev BrasOrtop 27: 294-298, 1992.

Lord, G.A., Hardy, J.R. & Kummer, F.J.: An uncemented total hip replacement — Experimental study and review of 300 madreporic arthroplasties. Clin Orthop 141: 2, 1979.

McGann, W.A. welch, R.B. & Picetti, G.D., III: Acetabular pre- paration in cementless revision total hip arthroplasty. Clin Orthop 233: 35, 1988

Merle d'Aubigné, R. & Postel, M.: Functional results of hip arthroplasty with acrylic prosthesis. J Bone Joint Surg [AM] 36: 351-475, 1954.

Moore, A.T.: Metal hip joint: new self-locking vitalium prosthesis. South M J 45: 1015-1019, 1952.

Richard, M., Rothman, M.D., P.H.D. & Joy C. Cohn, P.T.: Cemented versus cementless total hip arthroplasty — A critical review. Clin Orthop 254: 153-169, 1990.

Schwartsmann, C.R. & col.: Resultados preliminares com a próte- se CO-10 para quadril: revisão de 200 casos. Rev Bras Ortop 27: 330-336, 1992.

Sivash, L.M.: The development of a total metal prosthesis for the hip joint replacement. J Reconstr Surg Traumatol 11: 53, 1969.

Stauffer, R.N.: Ten-year follow-up study of total hip replacement with particular reference to roentgenographic loosening of the components. J Bone Joint Surg [Am] 64:983-990, 1982.

Wrobleswki, B.M.: Charnley low-friction arthroplasty: review of the past, present status and prospects for the future. Clin Orthop 210:37-42, 1986.

(10)

Orthop 211: 30-35, 1986.

Zweymuller, K.A.: A cementless titanium hip endoprosthesis system based on press fit fixation basic research and clinical results, in Anderson, I.D. (ed): AAOS Instructional Course Lectures, St. Louis, C.V. Mosby, 1986. Vol 35, p. 203.

Referências

Documentos relacionados

Em Faktizität und Geltung, Habermas (1992) desenvolve uma estratégia teórica original por meio da ideia de cooriginariedade entre as autonomias pública e privada ou entre

o emprego autoconsciente da prática do perdão nas imaturidades e nos erros cometidos por ou- trem; o exemplo pessoal do perdão; a liberdade conquistada através da vivência

Camila Goulart de Campos - Não atendeu item 6.10 Fábio Enri Ugoski Bazili 9 Não atendeu.

O Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia – SALT, com sede na cidade de Cachoeira- BA, é uma instituição de en- sino superior, sem fins lucrativos, sendo mantido pela

2001- Construção da Vila Olímpica com reforma geral do poliesportivo, construção de 1 quadra poliesportiva, construção de areia, quadra de malha, quadra para ginástica, pista

2013- Ponte sobre o Ribeirão Suja, no Bairro Pindaíba ( informação passada pela Letícia, do setor de convênios da Prefeitura ). 2014- Ponte sobre o Rio Piumhi, na Estrada

It was observed that the horn antennas fabricated by AM (3D printing by FDM) and coated with silver paint and copper tape have a lower gain than the traditional

A exemplo do que o ocorre com os jovens empreendedores, a avaliação dos micro e pequenos varejistas sobre o desempenho dos negócios é recorrentemente mais positiva do que a