• Nenhum resultado encontrado

PRIMEIROS PASSOS S.O.S. CHAVES - (54)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRIMEIROS PASSOS S.O.S. CHAVES - (54)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

::: RGE

Ao receber as chaves, você deverá ir até uma agência da RGE munido da sua via do contrato para solicitar o pedido de religa-mento da energia e transferência do nome da tarifa de luz. Caso seja necessária a ins-talação do medidor, o portão de entrada do imóvel deverá estar sem cadeado, para que o técnico da RGE tenha acesso livre ao medidor de energia. Após a ligação, o locatário deverá ligar a chave geral no quadro de energia do imóvel e verificar a voltagem (110V ou 220V) dos pontos de luz, antes de utilizá-lo, para evitar queima de eletrodomésticos. Caso já tenha cadas-tro pessoal na RGE e o código do imóvel em mãos, o pedido poderá ser feito por telefone, pelo número 0800 970 0900. Atenção para a voltagem do imóvel (110V ou 220V), via de regra, a voltagem é 220V. O escritório da RGE em Passo Fundo está localizado na Rua Capitão Araújo, 934, Centro, próximo ao Ginásio do Capingui.

PRIMEIROS

PASSOS

::: CORSAN

Você deverá ir até uma agência da Corsan para solicitar o pedido de religamento da água. O registro geral do cavalete de água deverá ser aberto para que possam funcio-nar todas as torneiras, chuveiros e válvulas de descarga. Caso não saia água, verificar se não há registro geral dentro do imóvel ou na caixa d’água. Dúvidas ou informa-ções, o escritório da CORSAN em Passo Fundo está localizado na Rua Coronel Chi-cuta, 14, Centro, e o telefone para contato é (54) 3313.9487.

::: CHAVES

Para sua segurança, recomendamos que o segredo da fechadura externa do imó-vel, a codificação de controles remotos e as senhas de alarme sejam trocadas, afim de evitar maiores problemas, garantindo mais segurança para você e sua família!

(3)

Ao retirar as chaves, você receberá um laudo de vistoria de entrada com as condições em que o imóvel está lhe sendo entregue. Verifi-que se o relatório está de acordo com as con-dições em que você está recebendo o imóvel. Caso haja contestação de vistoria, você tem o prazo de 7 (sete) dias corridos para fazê--la. A ausência da contestação neste prazo é entendida como aceite integral do laudo de vistoria de entrada. Isso é importante porque, na rescisão do contrato, o imóvel deverá ser devolvido como foi recebido no início da lo-cação, incluindo a pintura nas mesmas cores e condições.

Teste as instalações elétricas, como tomadas e interruptores; hidráulicas, como válvulas de

descarga, torneiras e chuveiros; e mecânicas, como as fechaduras de portas. Caso perceba algum problema não relatado no laudo de vis-toria de entrega, anote e relate à imobiliária dentro do prazo indicado para a contestação.

Caso eles sejam criados dentro de casa, pos-síveis danos no imóvel poderão acontecer e os mesmos deverão ser trocados ou refor-mados, sempre que necessário, mantendo a mesma marca, qualidade e cor. Caso os pets sejam mantidos na área externa, o cuidado abrange também a pintura de muros e pare-des, além de grama e vegetação.

::: RELATÓRIO DE VISTORIA

::: Cuidado especial para quem

tem bichos de estimação.

::: O QUE É CONTESTAÇÃO DE VISTORIA?

São as divergências encontradas por você inquilino(a) a partir da análise da vistoria elaborada pela imobiliária. Não confunda contestação com solicitação de manuten-ção. Contestação são situações com as quais o locatário não concorda ou acre-dita estar em desacordo com o Laudo de Vistoria (descrição do imóvel). Solicitação de serviços significa tudo o que precisa ser consertado no imóvel, sendo reque-rido separadamente, independentemente de contestação.

LEMBRETE:

O prazo para entrega

da contestação é de

7 (sete) dias corridos!!!

(4)

Defina a data de acordo com dias e horários permitidos pelo regu-lamento interno do condomínio. Cer-tifique-se também de que não há outra mudança programada para o mesmo dia.

Informe zeladores e síndicos para que providenciem proteção dos elevadores de serviço e áreas por onde passarão móveis e eletrodomésticos. E não esqueça de reservar, com cones ou cavaletes, uma vaga para o caminhão de mudança estacionar.

Ao descarregar a sua mudança, orien-te a transportadora para não colocar o caminhão sobre calçada. Caso seu imóvel seja em um prédio ou em condomínio fe-chado, entregue ao síndico a carta de auto-rização da ocupação do imóvel e verifique os dias e os horários permitidos de entrada para mudança. Solicite também uma cópia do regimento interno do condomínio.

Tome providências quanto ao desli-gamento e relidesli-gamento de serviços (água, luz, gás, TV por assinatura etc.).

Combine com algum vizinho ou com o novo morador do seu antigo endereço para juntar suas correspondên-cias antigas.

Atualize seu endereço em bancos, clube, empresas de cartão de crédi-to, convênio médico e empresas com as quais mantenha assinatura de jornais e re-vistas.

MUDANÇA

1

2

3

4

5

6

(5)

Há itens dentro do imóvel que sofrem des-gaste natural com o passar do tempo. A manutenção frequente garante que o imó-vel mantenha suas características originais, bem como a qualidade de vida de seus mo-radores. Confira abaixo os itens cuja manu-tenção é de responsabilidade do inquilino:

::: AQUECEDOR DE ÁGUA (JUNKER):

O aquecedor a gás deve ser revisado de forma preventiva, de seis em seis me-ses. Esta é uma orientação do Corpo de Bombeiros, assim a vida útil do aparelho aumenta e sua família continua com segu-rança e um banho quentinho!

::: BANHEIRAS DE HIDROMASSAGEM:

Não ligue o interruptor com a banheira va-zia. Faça o teste de funcionamento somente com a banheira cheia, dessa forma você evi-te que o motor da banheira queime!

::: CAIXA D’ÁGUA:

A limpeza deve ser feita a cada seis me-ses. É uma obrigação tanto para estabele-cimentos comerciais e industriais, quanto para residências e condomínios. Esse ser-viço é disponibilizado por algumas segu-radoras também, dentro dos benefícios do segurado!!!

::: PISCINAS:

Fabricantes, construtores e técnicos re-comendam que a piscina não seja esvaziada.

No caso da de fibra pode haver deforma-ção e rachaduras. As piscinas de vinil po-dem soltar a lona e sair da posição correta. É o peso da água que dá a sustentação e é responsável pela pressão, que é calculada na construção da piscina. A limpeza periódi-ca garante sua manutenção frequente.

::: PRESSURIZADORES:

A manutenção deve ser realizada semes-tralmente

::: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS:

Cabe ao locatário realizar as manutenções periódicas de equipamentos como alar-mes, interfones, cerca elétrica e motor do portão. Passar uma graxinha de tempo em tempo ajuda muito na vida útil do seu por-tão eletrônico!!!

::: CALHAS:

Durante o período de locação, cabe ao locatário fazer a prevenção de entupi-mentos, por meio de revisão no telha-do, limpeza de calhas e dutos de esgoto pluvial, evitando, assim, aborrecimentos decorrentes de eventuais alagamentos e entupimentos.

::: CAIXAS DE GORDURA:

É necessário limpar periodicamente as caixas de gordura, pelo menos a cada trinta dias, removendo todo o detrito acumulado e lavando as tampas com uma

MANUTENÇÃO

DO IMÒVEL

(6)

mistura de água e querosene, na propor-ção de um litro de querosene para cinco litros de água.

::: PISOS E AZULEJOS:

Deve-se evitar a remoção, perfuração ou qualquer avaria de cerâmicas e azulejos. Nem sempre é possível encontrar peças iguais no mercado, o que dificulta a substi-tuição. Quando for necessário fazer furos, solicite autorização para a imobiliária.

::: PISO DE MADEIRA:

Conforme recomendação das empresas que instalam os pisos de madeira, a lim-peza deve ser feita apenas com um pano umedecido. Não se deve utilizar ceras, verniz ou qualquer tipo de produtos que

Em caso de locação de imóveis para uso comercial, o locatário é responsável pela obtenção de alvará junto à Prefeitura Municipal, isentando a administradora de qualquer responsabilidade, inclusive pelas multas devidas desde o início da locação e o ônus de qualquer rescisão contratual. A fachada externa do imóvel e todas as benfeitorias, tais como colocação de lu-minoso, placas, banners, divisórias, entre outros, deverão ser removidas antes da entrega, sem descaracterizar o imóvel.

formem película, para evitar a perda da ga-rantia do piso. Cuidado ao derrubar líqui-dos sobre o piso, caso não seja secos logo, o mesmo pode absorver e inchar.

::: MÓVEIS:

Uma maneira fácil de fazer a mudança de móveis sem danificar o piso é colocar o móvel sobre um tapete velho, virado ao contrário (a parte macia para baixo), e depois puxar o tapete, assim você evitará riscos e avarias.

::: JARDIM:

Durante o período da locação, o locatário fica responsável pela manutenção e con-servação do jardim, poda das árvores e das heras (trepadeira), plantas ornamentais, reposição de grama e terra em casos de danos ocasionados por animais.

LOCAÇÃO

COMERCIAL

(7)

TRANSFERÊNCIA

DE INQUILINO/

CESSÃO/ VENDA

DE PONTO

PAGAMENTO

DO ALUGUEL

É expressamente proibido ao locatário ceder, transferir ou passar a locação para terceiros, sob risco de quebra contratual grave e aplicação de multa contratual prevista, além de medidas jurídicas. A consulta verbal feita à Silva Imóveis não implica em aceitação. Qualquer despesa de regularização de contrato é por con-ta exclusiva do locatário e depende de prévia consulta ao proprietário. Caso o locatário repasse o imóvel locado para terceiros sem o consentimento da imo-biliária e do locador, poderá sofrer multa contratual por sublocação, com a

co-brança da multa referente a quebra con-tratual. Neste caso, o fiador do locatário é imediatamente comunicado.

Mantenha seu alvarás todos atualizados, esteja em dia com a vigilância sanitária, bombeiros, en-tre outros órgãos. O fato de o seu comércio estar fechado não enseja o não pagamento do aluguel!!!

Os boletos são enviamos impre-terivelmente até o dia 30 do mês anterior. Caso não acuse o rece-bimento, entre em contato com a imobiliária e providencie seu bole-to antes do vencimenbole-to!!!

Lembrete!

Lembrete!

O vencimento do aluguel é todo dia 5 de cada mês. Seu boleto de pagamento será enviado por motoboy, por e-mail ou po-derá ser impresso através do site da imo-biliária a qualquer dia/horário, acessando a área do locatário. Após o vencimento, o aluguel perde o desconto de bonifica-ção e o boleto passa a ser acrescido dos encargos descritos no contrato. O paga-mento do aluguel pode ser realizado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou via internet. Por motivos de seguran-ça, a imobiliária não faz o recebimento do aluguel em sua sede.

(8)

É sua responsabilidade o pagamento do alu-guel, das tarifas de água e luz, condomínio (caso haja), IPTU e outros encargos que ve-nham a incidir sobre o imóvel, durante o pe-ríodo de vigência do seu contrato.

TAXAS

IPTU

TAXA

CONDOMINIAL

TAXA

EXTRAORDINÁRIAS

A administração do IPTU será feita exclusi-vamente pela imobiliária, sendo a cobrança feita parceladamente junto com o boleto de aluguel ou em cota única, ficando a disposição do locatário a escolha da melhor modalidade.

Conforme orientação na entrega das chaves, o pagamento da taxa condominial deverá ser feito pelo locatário mensalmente junto à ad-ministradora de condomínio indicada pelo edifício ou em outro local previamente esti-pulado. Em casos que a efetivação da locação não ocorra no início do mês, fica o locatário responsável pelo pagamento da primeira taxa condominial integral. Neste caso, caberá ao inquilino apresentar a quitação na Silva Imó-veis para que seja feita a devolução do valor referente aos dias que deveriam ser pagos pelo proprietário. A restituição virá como crédito no próximo boleto do aluguel. Para obter o reembolso de despesas extraor-dinárias (fundo de reserva, fundo de obras etc.) pagas diretamente ao condomínio e/ ou administradora, ou ainda ressarcimento de valor pago proporcional, o inquilino de-verá entregar o comprovante de pagamento pessoalmente na imobiliária ou enviar para o e-mail locacao@silvaimoveisrs.com.br até o dia 15 de cada mês, para que o valor seja cre-ditado no próximo recibo de aluguel.

(9)

Por despesas extraordinárias de condo-mínio entende-se aquelas que não se re-ferem aos gastos rotineiros de manuten-ção do edifício, especialmente:

DE ACORDO

COM A LEI DO

INQUILINATO

1.

Obras de reformas ou acréscimos que interessem à estrutura integral do imóvel

2.

Pintura das fachadas, empenas, po-ços de aeração e iluminação, bem como das esquadrias externas

3.

Obras destinadas a repor as condi-ções de habitabilidade do edifício

4.

Indenizações trabalhistas e previ-denciárias pela dispensa de empregados,

ocorridas em data anterior ao início da locação

5.

Instalação de equipamentos de se-gurança e de incêndio, de telefonia, de intercomunicação, de esporte e de lazer

6.

Despesas de decoração e paisagismo nas partes de uso comum

7.

Constituição de fundo de reserva

DUVIDAS

FREQUENTES:

Consigo emitir 2ª via do boleto?

SIM. Através da área do locatário em

nos-so site, nos-solicitando por telefone/What’sApp, e-mail ou ainda diretamente em nosso escri-tório. Lembre-se, fique atento ao prazo

de pagamento do seu aluguel, evitando o pagamento de multas e encargos.

Perdi o prazo de pagamento do bole-to, é possível atualizá-lo?

SIM. O pagamento de boletos vencidos

pode ser realizado diretamente na agência bancária, emitindo segunda via através do site da imobiliária ou solicitado diretamente conosco através dos canais de atendimento.

Posso pagar o IPTU em conta única com desconto?

SIM. Para isso, você deverá solicitar

atra-vés dos nossos canais de atendimento com no mínimo 15 dias antecedência ao vencimento da fatura de cota única.

O que devo fazer se receber o carnê do IPTU do imóvel em meu endereço?

O valor do IPTU sempre será lançado no boleto juntamente com o seu aluguel. Caso você receba em casa o carnê para pagamento de IPTU, NÃO O PAGUE. Entregue-o na Silva Imóveis. Se a Silva Imóveis não receber o carnê de IPTU original, providenciará uma segunda via e cobrará como descrito acima. EVITE O

(10)

Após solicitado e cumprido o prazo de 30 (trinta) dias, você deverá realizar a entrega das chaves na imobiliária e deverá seguir os seguintes procedimentos:

::: RGE

Fazer a leitura da luz no próprio relógio e solicitar o desligamento (consumo final) diretamente em uma agência da RGE ou no site. Caso tenha sido realizada altera-ção de voltagem (110V e 220V), deve ser deixada na condição original do imóvel.

::: CORSAN

Solicitar a suspensão temporária da água junto à Corsan e apresentar à Silva Imóveis o documento de desligamento juntamente com o comprovante do pagamento.

::: CONDOMÍNIO

Entregar a declaração de quitação de dé-bitos da administradora (NEGATIVA DE CONDOMÍNIO), comprovando que não há débitos pendentes no seu período de utilização do imóvel.

::: FUNDO DE RESERVA

Caso o locatário não solicite durante o período do contrato de locação as devi-das devoluções de taxas extraordinárias, deverá levá-los à imobiliária cópias de to-dos os boletos de condomínios, acompa-nhados de comprovante do pagamento, para levantamento de valores para reem-bolso. A devolução será feita em parcelas, sem correções, em conta bancária forne-cida pelo locatário.

DESOCUPAÇÃO:

Checklist para

entrega do imóvel

https://servicosonline.cpfl.com.br/agencia-webapp/#/login

DECIDI ENTREGAR O

IMÓ-VEL, COMO PROCEDER?

Você deverá comunicar a imobiliária ex-pressamente com trinta dias de ante-cedência, online, através do acesso do locatário, via e-mail, What´sApp, ou pre-sencialmente na imobiliária, lembrando que essa notificação tem que ser docu-mentada, ligação telefônica não vale.

(11)

CONTATOS

DE UTILIDADE

PÚBLICA:

SERVIÇOS PÚBLICOS DE EMERGÊNCIA

Bombeiros – 191 Polícia Civil – 3313.6499

Polícia Militar – 190

Polícia Rodoviária Estadual – 3313.2225 Defesa Civil – 3313.0198

Corsan – 3313.6300 Energia elétrica RGE – 0800.970.0900

Rodoviária – 3313.1000 Prefeitura de Passo Fundo – 3317.7100

HOSPITAIS E PRONTOS-SOCORROS Hospital HSVP – (54) 3316.4000 Hospital da Cidade – (54) 2103.3333 IOT – (54) 3045.2000 Prontoclínica – (54) 3045.8700 PA Unimed – (54) 3317.6300 Aeroporto Lauro Kurtz – (54) 3313.6566

ADMINISTRADORAS Alcemar Basso – (54) 3313.3231 Certa Condomínio – (54) 8409.4999 Perein Contabilidade – (54) 3311.2019 Pinheiro Contabilidade – (54) 3045.5597 Contalex – (54) 3314.4130 De Marchi Contabilidade – (54) 3311.6378 Nunes Escritório contábil – (54) 3311.1125 Razão Escritório Contábil – (54) 3311.7570

Grando Móveis – (54) 3601.5547 Kasanova – (54) 3045.2029 Mara Soluções – (54) 3622.6118

Master – (54) 3311.7997

Metta Administradora de Condomínios – (54) 3313.1984 Nova Era – (54) 3045.2019/ 3045.2017

Patrimmonio Imóveis – (54) 3311.4622 Predial Conventos – (54) 3311.6508 Scarriot Adm Condomínio – (54) 3313.1225

Suzana Scariot – (54) 3313.1225 Tania Marcolin/Adicon – (54) 3313.1984 Vitalar Administradora – (54) 3311.5531

(12)

Rua Independência - 117 Centro - Passo Fundo/RS (54) 3311.3844 | Fixo (54) 99976.3844 | Celular (54) 99917.0389 | Whatsapp locacao@silvaimoveisrs.com.br /Silvaimoveis

Referências

Documentos relacionados

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

No entanto, não podemos deixar de comentar, como foi anteriormente abor- dado, que em relação aos Festivais de Viña del Mar e Mérida dos anos 1960, os Encontros ocorridos na

ano, permitida uma recondução consecutiva e eleita com os respectivos suplentes por seus pares. A eleição do CCPGG será solicitada ao Departamento de Geografia e ao corpo

Os resultados indicaram que, em ambas as espécies, a seção transversal exerceu influência na propagação da onda de ultrassom e que a velocidade longitudinal foi fortemente afetada

Após a realização de todas as atividades teóricas e práticas de campo, pode-se concluir que não há grande erosão do conhecimento popular e tradicional de plantas medicinais, que

Categoria Instrumento (nº) Nome/Título/Certificação/ Licenciamento/outro Entidade declaratória/Tipo de declaração 4.1.1.. Da área ou edificação em que está localizado/instalado