• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: EFEITOS DO HIGH INTENSITY INTERVAL TRAINING EM HIPERTENSOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: EFEITOS DO HIGH INTENSITY INTERVAL TRAINING EM HIPERTENSOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: EFEITOS DO HIGH INTENSITY INTERVAL TRAINING EM HIPERTENSOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Educação Física SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO - UNIÍTALO INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): LUIZ FERNANDO LEONARDO LEME DE FARIA, LUCIANA SANTOS DA SILVA, POLIANA BORTOLO DA SILVA SANTOS, STEFANIE APARECIDA DE SOUZA, DAIANE BATISTA DOS SANTOS PADILHA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): DANIELA MORAES SCOSS ORIENTADOR(ES):

(2)

RESUMO

Modalidade em destaque em academias do país na atualidade, o High Intensity Interval Training (HIIT) caracteriza-se por ser uma prática de curta duração e efeitos prolongados. Além do fato de poder ser praticado em poucos minutos, auxilia o sistema cardiovascular, resistência e circulação, desde que realizado com supervisão e protocolos adequados. O presente artigo aborda os efeitos do HIIT em homens e mulheres adultos e hipertensos, tendo como objetivo a abordagem dos efeitos do HIIT sobre estes indivíduos, discutindo as adaptações fisiológicas decorrentes em indivíduos treinados e não treinados. O estudo foi embasado nas normas de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa em uma revisão teórica sistemática simples em bases de dados eletrônicas tais como Scielo, Bireme, MEDLINE e Biblioteca Virtual Tiradentes (Aracaju -SE). Foi possível concluir que os exercícios físicos de alta intensidade (HIIT) têm ação comprovadamente positiva nos quadros clínicos de hipertensão arterial, com atenção de que as dosagens de volume e intensidade do exercício podem influenciar diretamente nessas respostas dos praticantes.

INTRODUÇÃO

A pressão arterial é a força sanguínea circulando nos vasos. Pessoas diagnosticadas com hipertensão tem a necessidade fazer uma mudança no modo de vida, praticando atividades corporais que ajudem a prevenir e a controlar a hipertensão e diminuindo os níveis de colesterol e outros tipos de patologias que, juntamente com a hipertensão, causam riscos à saúde.

A avaliação médica é necessária para prescrição de medicação e as atividades físicas permitidas, pois algumas atividades podem elevar a pressão aumentando o risco ao invés de melhorar. O High Intensity Interval Training (HIIT) altera inúmeras funções do organismo com benefícios metabólicos e por isso tem obtido destaque, pois além de seus benefícios, é uma prática que tem uma duração reduzida.

(3)

OBJETIVOS

O objetivo desse trabalho é abordar os efeitos do HIIT, demonstrando as adaptações fisiológicas decorrentes do mesmo em indivíduos hipertensos já treinados e não treinados.

METODOLOGIA

O estudo foi embasado nas normas de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa em uma revisão teórica sistemática simples em bases de dados eletrônicas, com fator impactante do periódico (revista científica). Foram incluídos artigos de pesquisa de um ou mais domínios sobre treinamento intervalado e com pesquisas teóricas baseadas em consulta bibliográficas no Scielo, BIREME, MEDLINE e Biblioteca Virtual da Universidade Tiradentes (Aracaju-SE) concentrando as buscas nos últimos 10 anos. utilizando como descritores isolados ou em combinação: Reabilitação cardíaca; treinamento intervalado; cardiopatias.

HIGH INTENSITY INTERVAL TRAINING

Bossi (2016) afirma que High Intensity Interval Training – HIIT é elaborado com exercícios de alta intensidade e de curta duração, combinados com intervalos ativos ou passivos podendo ser realizado de diversas maneiras, como por meio de ciclo ergômetros (bicicletas ergométricas), corridas (pista ou esteiras ergométricas), exercícios com peso do próprio corpo (calistenia), musculação, exercícios feitos em casa (subindo escadas etc.) e exercícios de treinamento esportivo. Foi oferecido como um novo procedimento, que seria capaz de beneficiar não só os atletas, mas também começou a ser procurado por pessoas não atletas, por ser um treino curto e intenso. Apresentado como uma prática intensa em período curto e período de recuperação ativa ou passiva, o incentivo pode dura de 15 segundos a quatro minutos e trabalha a frequência cardíaca máxima. A recuperação normalmente consiste em repouso passivo e o desempenho moderado podendo trabalhar com 50% a 60% da frequência cardíaca máxima (ROY, 2013, apud NEVE JUNIOR, 2016). O treino continua com descansos alternados com períodos que totalizam 20 a 60 minutos (KRAVITZ, 2014).

(4)

Vem ganhando força na área fitness nos últimos anos, apesar de existirem na literatura relatos de práticas diversas em momentos diferentes, é na atualidade que os principais estudos e relatos têm ocorrido (BOSSI,2016).

Um bom programa de HIIT deverá conter sessões de treino aeróbico e de força, permitindo manter uma boa função cardiorrespiratória e muscular. Consistindo em sessões de esforço de alta intensidade, cerca de 90% do (VO2máx), curtas (< 45seg) ou longas (2-4min) seguidas por tempos de recuperação variados, levando a sessões de treino de 5-40minutos.Já no período pós-exercício a captação de oxigênio é maior e permanece elevada durante um período mais longo quando comparada com um treino contínuo (PRATA, 2015).

O excesso de consumo O2 pós-exercício (Excess Post Exercise Oxygen Consumption – EPOC) pode ser influenciado por diversos fatores, sendo eles a temperatura corporal elevada, o oxigênio necessário para converter o ácido lático em glicose e igualmente os níveis de adrenalina e noradrenalina elevados. Com isto, os efeitos do EPOC fazem com que as calorias gastas, aumentem consideravelmente podendo em uma única sessão ser queimadas até 1.5-24hts pós-exercício. O treino intervalado não deve permitir a recuperação completa dos parâmetros cardiorrespiratórios, devendo o atleta fazer todos os exercícios sempre com a mesma intensidade para que o próprio treino seja eficaz. Fazendo com que o período de recuperação seja de extrema importância, pois é nesta fase que haverá reposição da energia pelo sistema aeróbio, restabelecendo a ATP-fosfo-creatina, que foi a principal fonte de energia consumida durante o período de esforço, podendo o atleta efetuar uma corrida leve (ativo) ou estar parado (passivo). (PRATA, 2015).

De acordo com Bossi (2016), os protocolos de HIIT surgiram para dar mais qualidade e eficiência nos resultados dos treinos, servindo como uma adaptação a cada indivíduo. Na atualidade o Protocolo de Tabata, proposto em 1996, é um dos mais utilizados e conhecido nos treinamentos e responsável pela grande difusão da modalidade, ele consiste em um treinamento de 8 ciclos de 20 segundos, exercício em intensidade máxima com 10 segundos de descanso. Este protocolo também tem a finalidade de melhoria na saúde dos executantes, controlando a frequência cardíaca e gastos calóricos.

(5)

HIPERTENSÃO

A hipertensão arterial é caracterizada pela presença de níveis tensionais elevados e associados a distúrbios metabólicos, hormonais e hipertrofias cardíaca e vascular. No Brasil, a hipertensão arterial é um dos problemas de saúde pública de maior prevalência na população, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBS), estima-se que 25% da população brasileira sofram de hipertensão, sendo que em pessoas com mais de 60 anos de idade a porcentagem sobe para mais de 50%. Além disso, a doença também é a causadora de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal em todo o país (NEGRÃO, BARRETO, 2005). A hipertensão se eleva por vários motivos, como foram citados nos fatores de riscos, mas principalmente porque os vasos em que o sangue passa se contraem. E com isso a hipertensão pode causar ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiência cardíaca crônica, problemas oculares, síndrome metabólica, como obesidade e se não tratada no momento certo e da forma correta pode vim acarretar essas consequências (JULIAN, COWAN, 2000).

São muitos os fatores que tenham relação com as causas do aumento da pressão arterial, fatores ambientais e hereditários. Em relação à herança da doença, as evidências apontam para a agregação familiar dos casos, menos em parentes de primeiro grau, por haver mais ascendentes ou descendentes hipertensos na família e as pessoas podem ter ou não só em comum o mesmo patrimônio genético, mas também a mesma dieta e o mesmo ambiente de vida. Por outro lado, há outras evidências que podem ter relação às causas da hipertensão, como renda, ocupação, escolaridade, sedentarismo, ingestão de sódio excessiva, obesidade, estresse físico e mental (LOLIO, 1993).

Fatores de risco são situações e complicações que pode aumentar os riscos a saúde, a idade, hereditariedade e o sexo. A idade é um dos primeiros fatores de risco, pois com o passar dos anos o corpo está associado a mudanças anatômicas e com isso tem as complicações das doenças, na hereditariedade que consiste nas pessoas que já possui algum histórico na família e tem uma probabilidade maior de desenvolver a doença. E no sexo os homens são mais comuns do que nas mulheres obter a hipertensão. Dentro desses fatores também se encaixam a obesidade, tabagismo, ingestão de bebida alcoólica, falta de exercícios e excesso no consumo do sal. (IRIGOYEN, 2003 apud SILVA, SOUZA, 2004).

(6)

Dentre as medidas não-medicamentosas, envolvendo mudanças no estilo de vida, a prática regular de exercícios físicos vem sendo indicada por profissionais da saúde como um meio mais efetivo para o controle dos níveis elevados de pressão arterial (LATERZA, RONDON, NEGRÃO, 2007).

EFEITOS DO HIGH INTENSITY INTERVAL TRAINING EM HIPERTENSOS

Laterza, Rondon e Negrão (2007, p. 104) apontam que o efeito do exercício físico nos “níveis pressóricos é tão expressivo que uma única sessão de exercício físico aeróbio provoca reduções na pressão arterial por várias horas após sua realização”. Afirmam ainda que sua realização é capaz de prevenir e tratar a hipertensão arterial.

A capacidade que o HIIT apresenta pode influenciar no condicionamento físico geral, e vem associando ao controle da pressão arterial, pois os exercícios anaeróbios tem uma posição significativa no controle da pressão arterial (GÓES, 2017).

O HIIT tem com estratégia trabalhar as mudanças de intensidade sendo como descanso ativo e descanso passivo, podendo ser realizado em ambientes alternados com ou sem material. (GIUDICE et al,2018)

Mesmo que a estratégia de alta intensidade cause espanto, esse método vem crescendo a cada dia, pois os seus resultados estão trazendo mudanças na composição corporal tendo redução na gordura visceral obtendo melhoras ao respeito cardiovasculares, porque há fortes indícios que relatam o desenvolvimento de patologias coronárias (GÓES, 2017).

No momento que se trabalha o HIIT em patologias coronárias, os protocolos passam por alguns ajustes, com a finalidade de prevenir o indivíduo e obter um resultado produtivo e seguro. Sendo assim pesquisadores passam a observar os níveis de segurança dos protocolos, identificando a aplicação de curto prazo como prestando bastante atenção na intensidade alta, e que enquadra para cada indivíduo (SIQUEIRA et al, 2017).

RESULTADOS

Segundo Rognmo et al. (2012 apud GIUDICE et al., 2018), estudos que contaram com a participação de 4846 indivíduos com doença arterial coronariana, em

(7)

um programa de reabilitação cardíaca, utilizando exercícios de HIIT, obtiveram resultados significativos e extremamente benéficos, quando comparados a um trabalho contínuo, demonstrando total eficácia em ambos os protocolos. Sendo assim, os autores concluíram que o exercício de alta intensidade tem apresentado resultados positivos, proporcionando efetividade e segurança em relação aos índices cardioprotetores.

Com o objetivo de aplicar o HIIT na reabilitação cardiovascular, Guiraud et al. (2010 apud DALPIAZ et al. 2016) compararam quatro diferentes protocolos de HIIT em indivíduos com doença arterial coronariana. Estes protocolos eram compostos por 10 repetições de esforços a 100% da potência aeróbia máxima (MAP) com duração de 15 segundos com intervalos de 15 segundos passivos (a) ou ativo (b) ou com intensidade de 50% da MAP, ou três repetições de esforços a 100% da MAP com duração de 60 segundos com intervalos de 60 segundos passivos (c) ou ativo (d) à 50% da MAP.

Obtiveram como resultados que a utilização de intervalos passivos resultava em um aumento do tempo de exaustão dos indivíduos em comparação à recuperação ativa, independentemente do tempo sob alta intensidade do exercício (15 segundos ou 60 segundos). Desta forma, foi possível concluir que fatores como a percepção de esforço, o tempo de exercício em intensidade superior à 80% do VO2Pico e o tempo de exaustão prolongado, o protocolo (a), apresentou maior segurança cardiovascular para o emprego em programas de reabilitação cardiovascular.

Um estudo realizado com 44 mulheres durante 16 semanas, portadoras de hipertensão arterial sistêmica e submetidas aos protocolos HIIT e exercícios contínuos e moderados 3 vezes por semana, determinou-se que o método intervalado apresentou resultados expressamente benéficos em relação ao VO2pico, conceituando seus valores basais, entretanto, com um aumento significativo no HIIT em comparação ao ECM (CIOLAC et al. 2011 apud GIUDICE et al., 2018).

Os exercícios físicos de alta intensidade (HIIT) têm ação comprovadamente positiva nos quadros clínicos de hipertensão arterial, com a atenção de que as dosagens de volume e intensidade do exercício podem influenciar diretamente nessas respostas. (SIQUEIRA et al,2017)

(8)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Atualmente vive-se em uma rotina onde a falta de tempo é um dos principais motivos para a falta de práticas de atividades físicas, mesmo com tantas informações sobre qualidade de vida e controle e melhora de saúde. Sendo assim, uma grande parte da população sofre de sedentarismo e consequentemente de hipertensão, uma das patologias associadas.

Quando se analisa diferentes protocolos de treinamento que podem ser propostos para hipertensos, constata-se que o HIIT pode ser utilizado para o controle de pressão arterial, haja vista que esta doença crônica ocasiona uma serie de agravos à saúde, resultando em perda considerável de qualidade de vida.

Porém, deve-se ter ciência de que nem todos os programas de exercícios se adaptam a todas as pessoas, logo é necessário a avaliação médica de modo a prevenir lesões, o que já é uma realidade na pratica desportiva quando se inicia um programa de treino principalmente em idosos e sedentários mesmo com a demonstração de baixo risco de lesões praticando o HIIT.

FONTES CONSULTADAS

BOSSI, L. C. HIIT: fitness e Wellness. Phorte: São Paulo, 2016.

DALPIAZ, M. R. et al. Treinamento Intervalado De Alta Intensidade: Quebrando Paradigmas Na Reabilitação Cardiovascular. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo. v.10. n.57. p.16-28. Jan./Fev. 2016. Disponível em

file:///C:/Users/Adriano/Downloads/Dialnet-TreinamentoIntervaladoDeAltaIntensidade-5487106.pdf. Acesso em 05.set.2018

GIUDICE, A. S. D. et al. Efeitos de Protocolos de Treinamento Intervalado e Contínuo na Reabilitação de Indivíduos Cardiopatas. 2018. Disponível em: <http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/ensaioeciencia/article/view/5418/4209>. Acesso em: 03 set. 2018.

GÓES, R. C. Treinamento Intervalado De Alta Intensidade Para Hipertensos.

(9)

<http://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/2816/1/EXERC%C3%8D CIO%20F%C3%8DSICO.%20TREINAMENTO%20F%C3%8DSICO%20INTERVALA DO%20DE%20ALTA%20INTENSIDADE.%20PRESS%C3%83O%20ARTERIAL.%2 0INTENSIDADE%20DE%20EXERC%C3%8DCIOS.%20HIPERTENSOS..pdf>. Acesso em: 03 set. 2018.

JULIAN, D. G., COWAN, J. C. Cardiologia. 6 ed. Edt. Santos. Vila Mariana, 2000.http://www.sbh.org.br/geral/comotratar.asp. Acesso em 24.05.2018

KRAVITZ, L. Metabolic effects of HIIT. IDEA Fitness Journal, Vol. 11, No. 5, 16-18.

2014. Disponível em:

<https://www.unm.edu/~lkravitz/Article%20folder/metabolicEffectsHIIT.html>. Acesso em: 03 abr. 2018.

LATERZA, M. C., RONDON, M. U. P., NEGRÃO, C. E. Efeito anti-hipertensivo do exercício. Rev Bras Hipertens vol.14(2): 104-111, 2007. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Maria_Urbana_Rondon/publication/237603950_

Efeito_anti-hipertensivo_do_exercicio_The_anti-hypertensive_effect_of_exercise/links/55319dc60cf2f2a588ad4d9c.pdf. Acesso em 05 set 2018.

LOLIO, C. A. et al . Hipertensão arterial e possíveis fatores de risco. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 27, n. 5, p. 357-362, Oct. 1993. Available from

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101993000500006&lng=en&nrm=iso>. access on 05 Sept. 2018.

NEGRÃO, C. E.; BARRETO, A. C. P.. Cardiologia do Exercício: do Atleta ao Cardiopata 1.ed.- São Paulo Editora Manole Ltda. São Paulo, 2005.

NEVE JUNIOR, A. R. Treinamento Intervalado de Alta Intensidade: Uma Revisão

Sistemática. 2016.

Disponívelem:http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/ 11554/PDF%20%20Amauri%20da%20Rocha%20Neves%20J%C3%BAnior.pdf?seq uence=1&isAllowed=y. Acesso em: 09 abr. 2018.

(10)

PRATA, P. M. T. Treino Intervalado de Alta Intensidade: o treino revolucionário?

2015. Disponível em:

<http://www.revdesportiva.pt/files/PDFs_site_2015/2_mar/Rev_20_22_T2_treino_int ervalado_locked.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2018.

SILVA, J. L. ; SOUZA, S. L. Fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica versus estilo de vida docente. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 06, n. 03, p. 330-335, 2004. Disponível em file:///C:/Users/user/Downloads/838-4713-1-PB.pdf acessado em 22/05/2018.

SIQUEIRA, G. D. J. et al. Efeito hipotensor subagudo de uma sessão de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT). 2017 Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8687/5881>. Acesso em: 03 set. 2018.

Referências

Documentos relacionados

A Tabela 1 apresenta os resultados detectados pela RIFI e pelo ELISA Indireto nos 60 soros (30 das matrizes e 30 dos terneiros ao nascer) dos bovinos da Estância Bela Vista, os

Nesse sentido, o trânsito diário daqueles trabalhadores pelas ruas de São Luís de passagem do século XIX ao XX, foi frequentemente denunciado nos jornais como contravenção às leis

Le volume inclut, outre les introductions et la réédition de certaines études déjà publiées, l’édition (dans certains cas déjà publiée.. Ceci réduit à

Não se ficam por aqui as semelhanças entre as duas obras: tal como nas Viagens de Gar- rett, os Bosquejos de Dantas (mais modestos desde o título) valem não só pela

Movimento no sentido e direção da Força Peso. E esse valor será menor se o tempo for curto, porque isso não permitirá que haja compressão no pé da pessoa, suficiente para

Assim, o leitor do presente trabalho de conclusão de curso, tendo adquirido conhecimento a respeito do histórico da PRF, da sua carreira, de estratégias de

Será assim necessário que os agentes participantes desenvolvam a sua atividade num mercado eficiente, mercado este onde os seus ativos financeiros a qualquer

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..