• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO. Definição 4. Como utilizar 4. Diferença entre marketing direto e a publicidade tradicional 5. Meios Usados no Marketing Direto 6.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUMÁRIO. Definição 4. Como utilizar 4. Diferença entre marketing direto e a publicidade tradicional 5. Meios Usados no Marketing Direto 6."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS HEITOR DOS SANTOS VANZELOTTI

LAUANE DE SOUSA VERISSÍMO LOHANNE ALMEIDA DE SOUZA VASCO

LUÃ DI LUCA JESUS ALVES MURILLO BERNARDO DE SOUSA

NATÁLIA PEREIRA SOUZA SARA REGINA MARÇAL SOFIA LYSSA ORZIZO CARVALHO

VITÓRIA VELOSO DE OLIVEIRA

MARKETING DIRETO

GOIÂNIA - GO 2018

(2)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS HEITOR DOS SANTOS VANZELOTTI

LAUANE DE SOUSA VERISSÍMO LOHANNE ALMEIDA DE SOUZA VASCO

LUÃ DI LUCA JESUS ALVES MURILLO BERNARDO DE SOUSA

NATÁLIA PEREIRA SOUZA SARA REGINA MARÇAL SOFIA LYSSA ORZIZO CARVALHO

VITÓRIA VELOSO DE OLIVEIRA

MARKETING DIRETO

Trabalho realizado para fins de nota N1 na matéria de Planejamento de Comunicação Integrada, do docente Álvaro de Melo Filho no curso de Comunicação Social – Habilitação em publicidade e propaganda

GOIÂNIA - GO 2018

(3)

SUMÁRIO

Marketing direto 4 Definição 4

Como utilizar 4

Diferença entre marketing direto e a publicidade tradicional 5

Meios Usados no Marketing Direto 6

Mailing 6 Jornal e Revista 6 Impressos 6 Eletrônicos 7 Telemarketing 7 Internet 7

(4)

Marketing Direto Definição

Marketing direto é um sistema interativo de marketing que utiliza de uma ou mais mídias identificáveis para produzir um efeito mensurável em termo de resultado, estando este associado a uma pessoa individualizada

Antigamente, falar em marketing direto passava obrigatoriamente por ideias como mala direta, telemarketing, televendas, etc. Todos esses métodos ainda existem, mas há também novas formas de praticar o marketing direto, como e-mail marketing e outras ações digitais personalizadas.

Agora, o que não mudou é a essência do marketing direto, ou seja, a busca por pessoas que já têm interesse no que você vende. Ele foca seus esforços no público que de fato tem interesse em determinado produto ou serviço, sem intermediários. Reforçando o relacionamento com os clientes e é utilizado dentre outras coisas para fazer com que este seja duradouro.

É mais fácil convencer uma pessoa já interessada do que ter de fazer o trabalho do zero, e é nisso que essa abordagem se destaca. Por isso, o custo das ações pode ser menor e os resultados mais rápidos, já que as campanhas costumam ter um ar de urgência a fim de converter mais clientes.

O marketing direto vem se tornando uma das principais maneiras de se chegar ao consumidor, pois embora não seja necessariamente barato ele assegura que o dinheiro não seja gasto com quem não tem interesse por determinado produto ou serviço. Sendo assim, para ser efetivo é preciso que se tenha uma carteira de clientes (que pode ser comprada ou da própria empresa), e mais do que isso, é preciso conhecer detalhadamente essa carteira.

Resumindo, o marketing direto é feito baseado em um banco de dados, e seu objetivo é que o consumidor compre o produto/serviço imediatamente, mesmo que seja a distância. O processo de venda termina apenas após a entrega do produto, não havendo a devolução deste.

Como utilizar

Para ser feito com sucesso é preciso que se consiga no banco de dados informações atuais sobre a população que será o alvo da campanha, tais como:

(5)

 Sexo;  Idade;

 Renda;

 Interesses pessoais;  Localização geográfica;

 Quaisquer outras informações que possam ser relevantes para a segmentação.

Além disso, a empresa tem que se certificar de que tem mesmo a permissão dessas pessoas, seja para mandar e-mails, fazer ligações ou enviar correspondências. Caso contrário, sua ação direta será considerada como uma invasão de privacidade e a pessoa dificilmente comprará qualquer coisa.

Depois que a empresa tem o público em mente, é hora de escolher qual a melhor abordagem, ou seja, se vai ligar, mandar e-mail, etc. Detalhes como a idade e as preferências do público certamente vão ajudar na tomada de decisão. Por exemplo, um público mais jovem e conectado talvez ache mais interessante receber suas ofertas por meios digitais, enquanto alguém mais tradicional goste do toque pessoal de uma carta impressa. Em alguns casos a empresa pode até usar mais de uma forma de contato a fim de causar uma impressão mais forte nos clientes. Depois das abordagens escolhidas deve-se determinar a ferramenta que vai ser utilizada.

Um dos elementos que fazem parte do marketing direto é o senso de urgência, que precisa ser explorado da forma certa para dar resultados. Por exemplo, quando uma oferta tem um tempo curto de expiração não há tempo para indecisão, o que faz os clientes se sentirem mais inclinados a aceitá-la. Por outro lado, se tiver tempo demais, ela vai não vai dar tanta importância ao assunto, e é provável que acabe até esquecendo-se da oferta em questão.

Por último, não existe sucesso no marketing digital sem o acompanhamento dos resultados. Com isso em mente, deve–se mensurar os resultados de cada fase da campanha, desde o número de pessoas impactadas pelo contato inicial até quantas são realmente convertidas. Mas, além disso, é vital também para determinar como deve ser o planejamento das próximas ações de marketing direto, o que deu certo, quais erros devem ser evitados, entre outros.

(6)

Diferença entre marketing direto e a publicidade tradicional

O marketing direto possui certas características que o diferenciam da publicidade tradicional. Enquanto a publicidade tradicional preocupa-se a alcançar o máximo de pessoas possível para repassar ou reforçar informações sobre um serviço, produto ou ideal, o marketing direto preocupa-se em mensagens direcionadas a indivíduos específicos cuja empresa que a contatam sabe que essas têm interesse no que está sendo oferecido, baseando-se no histórico de consumo do mesmo. Por esbaseando-se motivo, o consumidor fica exposto múltiplas vezes a mensagem na publicidade tradicional, enquanto no marketing direto a exposição é única. Já que o propósito do marketing direto é fazer com que o consumidor não tenha que viajar até uma loja física, o próprio canal de comunicação é o mercado, enquanto na publicidade tradicional o mercado é definido pela distribuição. O objetivo do marketing direto é estimular o receptor a aceitar de imediato a oferta que lhe é oferecida, que foi escolhida especificamente para ele, diferentemente da publicidade tradicional, que se preocupa na construção de uma imagem positiva e confiável para o possível consumidor/cliente. Já os benefícios para a marca no modelo de marketing direto é principalmente a rápida distribuição de seus produtos sem necessidade do intermédio de um vendedor e a maior penetração da mensagem na mente do consumidor, já que se tem uma ideia dos gostos dele através da base de dados, enquanto na publicidade tradicional o maior benefício é o aumento da visibilidade da marca e dos valores da empresa, isso quando ela é feita corretamente.

Meios Usados no Marketing Direto Mailing

Conhecido também como mala-direta, é o maior e ainda mais eficaz canal do marketing direto. As formas de se comunicar com o consumidor através do mail podem ser: cartas, cupons de desconto, brochuras, catálogos, postais, folhetos, peças tridimensionais,

Jornal e Revista

O jornal e a revista ainda são muitos utilizados para estimular a resposta direta dos seus leitores, em especial com o objetivo da venda de assinatura dos próprios veículos. A principal vantagem do uso do jornal para marketing direto é que tem um grande crescimento de encartes para qualquer dia especifico.

Nos dias atuais há um grande foco na mídia digital, mas ainda há espaço para materiais de divulgação impressos – como folders, panfletos e revistas, segundo um estudo da

(7)

Direct Marketing Association revelou que 51% dos consumidores preferem receber esse tipo de material de empresas que atuem em suas cidades. Ainda há algo no comportamento humano que o faz valorizar uma peça de qualidade impressa, especialmente se aquilo trouxer uma abordagem e conteúdo interessante. Alguns exemplos de marketing direto via impressos são banners gráficos com ofertas diretas em jornais, revistas; flyers e folhetos entregues na rua ou via mala direta e catálogos. Todos com muitas informações sobre o produto, suas características e preço.

Eletrônicos

Anúncios de tv que utilizam do senso de urgência podem ser considerados marketing direto. Apesar de nãos estar segmentando um público específico, sua abrangência pode dar os resultados esperados. Um exemplo é o canal de TV da empresa shoptime em que os produtos por ela vendido são anunciados e os consumidores podem compra-la pelo telefone ou pela internet.

Telemarketing

A comunicação no telemarketing pode ser passiva (clientes contatam a empresa) ou ativa (empresa contata clientes). Nessa última são contatados os clientes potências que tem maior propensão para a compra. Um ponto positivo em relação as outras formas de marketing direto é o imediato feedback.

Internet

O uso do e-mail como ferramenta do marketing aumentou de forma significativa a forma como clientes e empresas se relacionam. As marcas podem mandar e-mails para os possíveis clientes em vez de mandar o conteúdo impresso. Além de poder ter mais informações que as outras mídias, ainda facilitam o processo de compra ao colocar o link do site. Mas deve ficar atenta ao tipo de público para o qual manda, já que e uso do e-mail é mais aceito pelos jovens do que pelas pessoas mais velhas, que preferem ter contato com o material impresso.

(8)

REFERÊNCIAS

PINHO, J. B. Marketing Direto In: Comunicação em Marketing. 11° edição. São Paulo. Papirus. 2001. p. 111-128

PERCY, Larry apud PINHO, J. B. Marketing Direto In: Comunicação em Marketing. 11° edição. São Paulo. Papirus. 2001. p. 111-128

Ferreira, Armando Leite. Marketing para Pequenas Empresas. Inovadoras. São Paulo. Expert Books. 1995

<https://marketingdeconteudo.com/marketing-direto/>. Acesso em: 19 de março de 2018 <http://www.infosize.com.br/portal/>. Acesso em: 20 de março de 2018

<https://metamidia.com.br>. Acesso em: 20 de março de 2018

Referências

Documentos relacionados

Use o botão RTH no rádio (vá para ‘’Botão RTH’’ na página 33 para mais informações) ou toque no botão RTH no aplicativo e siga as instruções na tela quando o GPS

Fazendo um apanhado geral de cada área específica do desenvolvimento motor analisada nesta pesquisa, pode-se compreender que a prática do judô traz benefícios

Essa pesquisa objetivou o levantamento e análise do panorama das pesquisas acadêmicas brasileiras na área de Auditoria interna em congressos e periódicos no período de

2.5 PARTICULARIDADES DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL O principal objetivo do poder público na criação do Microempreendedor Individual foi incentivar a formalização de um grande

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

Matador Motorsport SK Jozef Sýkora SK Mazek Sýkora SK Mitsubishi Pajero T1 Lagos Team P Carlos Sousa P Andreas Schulz D Volkswagen Race Touareg 2 T1 Volkswagen Motorsport D Carlos