• Nenhum resultado encontrado

Nº Ministrante Título do Minicurso. 4 Ms. Adriano Marcos da Silva Diversidade e Conservação de Aves

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nº Ministrante Título do Minicurso. 4 Ms. Adriano Marcos da Silva Diversidade e Conservação de Aves"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

QUADRO DE MINICURSOS

Nº Ministrante Título do Minicurso

1 Dra. Carina Mara Souza Insetos como vestígios: a entomologia na biologia forense

2 Renata Bernardes Faria Campos

Introdução ao estudo de formigas 3 Prof. Dr. Ricardo Diógenes Dias

Silveira

Introdução à Bioinformática aplicada à Genômica

4 Ms. Adriano Marcos da Silva Diversidade e Conservação de Aves 5 Prof. Dr. Juraci Alves de Oliveira Ecotoxicologia e Fitorremediação 6 Msc. Esmeire Cruz de Matos

Microscopia em alimentos 7 Danilo Benette Marques Neurociência do comportamento 8 Patrícia Daniele Yakabe Fantin Primeiros Socorros - Animais

Peçonhentos/Venenosos 9 Gilda Pizzolante de Pádua

Fisiologia de sementes

10 Sizumi Cláudia Sato Suzuki Saberes aplicados na construção de estratégias para a paz. Tema: ser e saber 11 8º. Batalhão do Corpo de

Bombeiros - Uberaba Como sobreviver na selva

4.2.1 Resumos dos Minicursos

Minicurso – 15/10/2014 – 8h Dra. Carina Mara de Souza

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Título: Insetos como vestígios: a entomologia na biologia forense

Resumo: Conceituar a Biologia Forense e discutir mais detalhadamente a vertente da Entomologia Forense, suas principais aplicações e importância dentro das ciências forenses. Princípios básicos da metodologia de campo e de laboratório para coleta,

(2)

conservação e identificação de insetos adultos e imaturos. Breve introdução ao ciclo biológico dos insetos de maior importância forense. Princípios e exemplos de estudos nas vertentes da Entomologia Forense. Conceito de decomposição e sucessão ecológica. Exemplos de aplicação de dados entomológicos para auxiliar em investigações criminais no âmbito do tempo e causa da morte.

Vagas: 20

Minicurso – 15/10/2014 – 8h

Profa. Dra. Renata Bernardes Faria Campos

Universidade do Estado de Minas Gerias – UEMG/Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Título: Introdução ao estudo de formigas

Resumo: a) 4 horas teóricas: Formigas enquanto organismos modulares e o ciclo das colônias. Biodiversidade e funções ecológicas das formigas. Grupos funcionais. Interações entre formigas e outros organismos. Fatores determinantes da estrutura de comunidades de formigas. Técnicas de campo para o estudo de formigas. b) 4 horas práticas: Definição e identificação de formigas ao nível de subfamília.

Vagas: 20

Minicurso – 16 e 17/10/2014 – 16h Prof. Dr. Ricardo Diógenes Dias Silveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – campus Urutaí Título: Introdução à bioinformática aplicada à genômica.

Resumo: Bioinformática corresponde à aplicação das técnicas da informática, no sentido de análise da informação na área de estudo da biologia. Através da combinação de procedimentos e técnicas da matemática, estatística e ciência da computação são elaboradas várias ferramentas que nos auxiliam a compreender o significado biológico representado nos dados genômicos. Além disso, através da criação de bancos de dados com as informações já processadas, acelera a

(3)

investigação em outras áreas como a medicina, a biotecnologia, a agronomia, etc. A genômica é um ramo da biologia que estuda o genoma completo de um organismo, a qual teve grandes avanços advindos das inovações das técnicas de bioinformática. Desde que os sequenciadores capilares de DNA em larga escala surgiram, no fim da década de 90, a quantidade de dados biológicos produzidas simplesmente alcançou níveis que fizeram com que análises manuais de seqüências de DNA se tornassem simplesmente alternativas absurdas para o estudo de dados de genoma e transcriptoma. Os primeiros projetos na área eram compostos por profissionais de diferentes áreas e informática e percebia-se uma certa dificuldade de comunicação: enquanto o biólogo procurava uma solução que levasse em consideração as incertezas e erros que ocorrem na prática, o cientista da computação procurava uma solução eficiente para um problema bem definido. Assim, surgiu a necessidade de um novo profissional, que entendesse bem ambas as áreas e fizesse a ponte entre elas: o Bioinformata. Esse profissional deveria ter o conhecimento suficiente para saber quais eram os problemas biológicos reais e quais seriam as opções viáveis de desenvolvimento e abordagem computacional dos problemas em questão. Dado o sucesso e a importância que alcançaram os projetos Genoma e seus desmembramentos, o bioinformata tem sido um profissional requisitado e raro.

Vagas: 20

Minicurso 15 e 16/10/2014 – 12h

Ms. Adriano Marcos da Silva (doutorando)

Programa de Pós-graduação em Ecologia e Renovação de Recursos Naturais - Universidade Federal de Uberlândia

Titulo: Diversidade e Conservação de Aves

Resumo: As aves formam o grupo de vertebrados terrestres mais diverso. Sua variedade de formas e cores sempre despertou o interesse humano, não apenas de pesquisadores, mas também de observadores. As aves estão presentes em praticamente todas as regiões do planeta e são responsáveis por muitas funções essenciais dentro dos ecossistemas. No entanto, elas são vítimas de diversas ações humanas e nas ultimas décadas, dezenas de espécies desapareceram. Desta forma,

(4)

no curso serão abordados os principais padrões de diversidade das aves, as maiores ameaçadas e formas de conservação das espécies e a sua importância no meio ambiente e na cultura humana. Serão ainda apresentados os principais instrumentos e métodos utilizados na observação e estudos com aves.

Vagas: 20

Minicurso – 15 e 16 /10/2014 – 8h Prof. Juraci Alves de Oliveira

Universidade Federal de Viçosa - UFV Título: Ecotoxicologia e Fitorremediação

Resumo: Propiciar ao participante maior entendimento das questões referentes à poluição ambiental, com enfoque para a poluição de metais pesados no Brasil, e dos efeitos decorrentes dessa poluição para os organismos a nível celular, incluindo danos, mecanismos de resposta e de sinalização.

Discutir as possibilidades de aplicação da técnica de fitorremediação, abordando as vantagens e limitações para a sua implementação. Os temas abordados serão os seguintes:

1 - Fundamentos de toxicologia - Conceito de Toxicologia e Classificação dos agentes tóxicos. Fontes de agentes tóxicos. Classes dos agentes tóxicos, com ênfase para metais pesados.

2- Poluentes e o ambiente - Movimento dos metais pesados no ambiente. Efeitos ambientais: acúmulo no solo, água e atmosfera. Efeitos biológicos: bioacumulação e biomagnificação.

3- Aspectos bioquímicos da toxicologia: metais pesados - Absorção, distribuição e metabolismo. Principais danos celulares e mecanismos de resposta. Mecanismos de sinalização celular.

4- Estudos recentes em Ecotoxicologia – Biorremediação.

(5)

Fitovolatilização. Fitoestimulação. Fitoestabilização.

6- Tipos de Fitorremediação: Fitorremediação do ar. Fitorremediação do solo. Fitorremediação do meio aquático. Vantagens e limitações do processo.

7- Fitorremediação de metais pesados: Plantas terrestres. Plantas aquáticas.

8- Fitorremediação de compostos orgânicos e inorgânicos: Fitorremediação de solos salinos. Fitorremediação de pesticidas e herbicidas.

Vagas: 30

Minicurso – 16/10/2014 – 8h Msc. Esmeire Cruz de Matos Fundação Ezequiel Dias

Título: Microscopia em alimentos

Resumo: Propiciar aos participantes uma abordagem teórica e prática sobre: técnicas de Microscopia óptica visando o controle de qualidade dos alimentos. Serão abordados os seguintes temas:

- A microestrutura de diversos tecidos vegetais.

- Técnicas de identificação histológica: diafanização, montagem de lâminas e observação ao microscópio óptico.

- Preparação da amostra: tratamentos preliminares e complementares. - Verificar contaminação dos alimentos por substâncias estranhas. - Isolar e quantificar sujidades dos alimentos

Vagas: 12

Minicurso – 15/10/2014 – 4h Sizumi Cláudia Sato Suzuki

(6)

Instituto Anauê-Teiño - Projeto Pingo D’Água – Curitiba - PR

Título: Saberes aplicados na construção de estratégias para a paz. Tema: ser e saber

Resumo: o objetido deste minicurso é propiciar aos educadores ferramentas da abordagem sistêmica, aplicados ao contexto educacional escolar, como elementos essenciais para a construção de estratégias de paz visando estabelecer um ambiente favorável à aprendizagem e desenvolvimento integral dos educandos. O conyeúdo abordado será: Quem somos nós?; O outro o que busca?; Emoções e impressões; O poder da Comunicação verbal e não-verbal. Ser feliz agora?

Vagas: 35

Minicurso – 16/10/2014 – 8h Danilo Benette Marques -

Bolsista CAPES na Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto. Título: Neurociência do comportamento

Resumo: O minicurso será uma introdução reflexiva sobre a neurociência do comportamento e seus principais conceitos. Serão abordados em duas aulas alguns dos principais temas envolvendo a relação entre cérebro e comportamento:

AULA 1: Cérebro ↔ Ambiente

· Como o sistema nervoso funciona? · Sistema sensorial

- Recepção sensorial e suas ilusões - Neurofisiologia da consciência - Como “ler” a mente no cérebro Sistema motor

- Organização dos movimentos - Projeto Andar de novo

- Livre-arbítrio

- Por que o bocejo é contagioso? Funções associativas

- Decisão, reconhecimento, atenção e visão - Neuroanatomia da linguagem

(7)

AULA 2: Natureza ou aprendizado?

Qual é mais influente para o comportamento, natureza ou aprendizado? Neurobiologia das emoções

- Cérebro visceral: homeostase, sexualidade e homossexualidade - Paixão, drogas, esquizofrenia e facebook

- Medo

- Memória, da mente às moléculas

Ao longo do minicurso serão mencionados alguns aspectos da neurobiologia de doenças e transtornos mentais como epilepsia, membros fantasma, Parkinson, autismo, visão cega, prosopagnosia, afasias, psicoses, ansiedade, depressão, Alzheimer e amnésias.

Vagas: 30

Minicurso – 16/10/2014 – 4h Patrícia Daniele Yakabe Fantin

Soldado do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Título: Primeiros Socorros - Animais Peçonhentos/Venenosos

Resumo: O mini curso tem como objetivo descrever os animais peçonhentos e venenosos, seus hábitos, formas de inoculação do veneno/peçonha e seus efeitos, primeiros socorros, formas de tratamento, entre outros. Serão abordados os animais em geral e aqueles de maior incidência na região.

Vagas: 30

Minicurso – 16/10/2014 – 4h Gilda Pizzolante de Pádua

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA Título: Fisiologia de sementes

Resumo: O minicurso abordará os processos fisiológicos e bioquímicos que ocorrem no interior de uma semente, durante os processos de formação, de embebição, de germinação e de vigor. Permitirá um aprofundamento nos processos de desenvolvimento, maturação e deterioração, bem como os fatores que os afetam, além

(8)

de compreender as deficiências de ordem fisiológica que caracterizam as suas anormalidades. Serão apresentados também os princípios fisiológicos do teste de germinação e dos principais testes de vigor, como os de envelhecimento acelerado, comprimento de plântula e teste de tetrazólio, de algumas espécies de importância econômica. Conteúdo: - Introdução;

- Importância das sementes; Produção mundial e brasileira de algumas culturas de importância econômica; Formação da semente; Processo de desenvolvimento das sementes; A utilização das sementes melhoradas; Condições ambientais; Sementes Ortodoxas – Recalcitrantes; Composição química;Germinação e fatores que afetam a germinação;Vigor, desempenho e produtividade de sementes.

Vagas: 20

Minicurso – 15/10/2014 – 8h

8º. Batalhão do Corpo de Bombeiros - Uberaba Título: Como sobreviver na selva

Resumo: Se um dia você se perder no meio do mato, seja porque escapou de um acidente aéreo ou se extraviou do grupo durante um passeio, não se desespere. Neste mini curso você receberá orientações básicas de sobrevivência como: cuidados com o corpo, abrigo e fogueira, alimentos, água, animais, etc.

OBS: Para a aula prática pede-se que os participantes se preparem como se estivessem indo para uma aula de campo. Recomendamos que ele leve sua mochila com os equipamentos que julgarem importantes, não esquecendo o protetor solar e o repelente. Estejam vestidos preferencialmente com camisa de manga longa, bota cano longo ou tênis com perneira, boné ou chapéu

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Existem quatro armários na sala, um que serve para arrumar livros e materiais utilizados pela educadora, outros dois que servem de apoio aos adultos da sala e

Ainda que a média seja uma estatística que nos da a tendência central do NDVI, ele serve como uma referência para avaliar os resultados mensais, a série não era grande por

Este estudo tem como principal objetivo a análise de parâmetros séricos para a caracterização da resposta sistémica à regeneração óssea local num modelo de

contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo