I Relatório de Intercâmbio

Share "I Relatório de Intercâmbio"

Thaís Hoffmann Geiger De Souza

Distrito 4570 Rotary Club RJ, Guanabara Galeão Distrito 2230 Host Club Warszawa Fryderyk Chopin

I Relatório de Intercâmbio

Polônia

Minha aventura começou no dia 29 de agosto de 2016, acordei 6 horas da manhã, tomei o café da manhã com os meus pais e com a Alexandra (intercambista da Suíça que está na minha casa no Brasil) e aproveitei para colocar algumas coisas que faltavam na mala. Às 8 horas da manhã fui para o aeroporto e quando cheguei lá, encontrei os meus amigos com uma faixa onde estava escrito: amigos para sempre! Depois chegou a minha madrinha com a minha prima, os meus avós e uma amiga minha de infância com a sua mãe. Foi uma surpresa linda e uma despedida com muito choro. Quando entrei na área de embarque que então caiu a ficha de que eu realmente ia passar 1 ano longe da minha família e dos meus amigos, iria ser 1 ano de aprendizado e de amadurecimento.

Peguei 3 voos, o primeiro foi RJ/SP, o segundo SP/ França e o terceiro e último França/Polônia. Todos os meus voos atrasaram, mas cheguei mais ou menos na hora prevista em Varsóvia. Quando cheguei no aeroporto peguei as minhas 2 malas de 32kg cada, uma mochila e uma mala de mão e óbvio, fui parada pela polícia federal. Me perguntaram quanto tempo eu iria passar na Polônia, o que eu vim fazer aqui, quanto de dinheiro eu trazia comigo. Respondi todas as perguntas e logo fui liberada, e quando passei pela porta de desembarque logo vi Sylwia (host mom), Tomasz (host dad) e Maciek (host brother). Meu irmão segurava um desenho que ele fez da bandeira do Brasil com o meu nome. Nos cumprimentamos e fomos para casa, a viagem tinha sido cansativa. Fui muito bem recepcionada, o apartamento que moramos é ótimo. Dei para eles algumas lembrancinhas do Brasil, ficamos conversando e nos conhecendo melhor e logo no primeiro dia já amei a família.

Escola

No meu segundo dia na Polônia fui com o meu pai conhecer o caminho da escola, eram 10 minutos andando até a estação do tramvai (um transporte público parecido com o trêm, sob trilhos) e depois mais 30 minutos do tramvai até a minha escola. O caminho é muito fácil e eu não tive problemas.

Aqui na Polônia alguns dias são importantes e o 1 dia de aula é um desses dias, os alunos tem que usar roupa social. As meninas normalmente usam saia preta, blusa social branca e salto preto e os meninos calça, terno e sapato preto e blusa social branca. No primeiro dia o meu pai ficou na escola comigo, a professora responsável pela minha turma apresentou a escola para todos os alunos, falou sobre as regras e logo fomos liberados. Atualmente tenho alguns amigos na escola, criaram um grupo da turma no Facebook, me adcionaram e me seguem no instagram. Almocei um dia com umas meninas da minha sala, estou enturmada o que é bom, mas ainda não entendo o que os professores falam na aula, então os meus colegas de classe sempre traduzem para mim.

Casa de campo em Drachalica

A minha host Family tem uma casa de campo em Drachalica e praticamente todos os finais de semana nós vamos para lá. Agora estamos sem ir, pois fechamos a saída de água porque se não a água congela no inverno e estoura o cano. A casa é simples, mas o terreno é enorme, tem 20 macieiras e uma horta onde a minha mãe planta alguns legumes e verduras que comemos diariamente. Temos um vizinho que tem 50 galinhas, onde pegamos os ovos que comemos, além de vacas e porcos.

Rotary

No meu primeiro sábado na Polonia eu tive um encontro com o Rotary e encontrei todos os intercambistas que estão em Varsóvia e foi muito legal. Eu ainda não tinha conhecido nenhum, pois fui uma das últimas intercambistas a chegar e não fui no language camp. Neste evento os intercambistas ficaram 1 semana aprendendo o idioma do país e também se conhecendo melhor. Depois da reunião fui com o Rotary para um restaurante brasileiro que tinha além da comida, música ao vivo, professor de capoeira ensinando as crianças. Foi um dia maravilhoso.

No dia 05/09/2016 às 18:00 tive a minha primeira reunião do Rotary, os intercâmbistas se apresentaram, jantamos e recebemos a nossa mesada. A filha do Pawel (presidente do meu clube) fez intercâmbio no Brasil e na reunião cantou em português, tocou flauta e como ela sabe que eu sou brasileira, me chamou para ajudá-la, só que eu mais atrapalhei do que ajudei, pois eu não sei cantar e também não tenho ritmo. Mas foi ótimo, me senti em casa. A reunião acabou 20:15 e então eu me despedi de todos e voltei para casa.

Dia 20/09/2016 começou o curso de polonês. Tenho aula todas às terças e quintas com duração de 1 hora cada aula o que tem me ajudado muito, pois tiro as minhas dúvidas e aprendo muitas coisas novas. Como não fui no language camp, os meus amigos as vezes sabem coisas que eu não sei, mas eu estou me esforçando e em breve o meu polonês será tão bom quanto o deles.

Dia 17/10/2016 tive a minha segunda reunião do Rotary, diferente da 1ª reunião eu já entendi algumas frases. Alguns intercambistas poloneses que já tinham feito intercâmbio se apresentaram, contaram as experiências que tiveram e todos falaram que foi o melhor ano da vida deles. A reunião começou as 18:00 e acabou s 21:20.

Viagens

A minha primeira viagem com os intercambistas foi para as montanhas. Encontrei os intercâmbistas na estação de trem e fomos para Cracovia, não conseguimos passagem para irmos sentados então tivemos que viajar 2 horas e 30 minutos em pé. Chegamos em Cracovia e uma van da nossa pousada estava nos esperando na estação de trem, fomos para Bukowina que fica a 2 horas de Cracovia. Nessa viagem fizemos uma caminhada de mais ou menos 4 horas, fizemos churrasco, fomos em um resort onde pagamos para usar a piscina, conhecemos uma montanha que fica na Eslováquia, fomos para Zakopane e no último dia da viagem conhecemos Cracovia. Foi uma viagem inesquecível, onde pude conhecer melhor os outros intercambistas.

Fui para Torun para um encontro do Rotary. Passei 3 dias na cidade e lá conheci todos os intercambistas da Polônia, fiz mais do que amigos, fiz irmãos, amizades que eu levarei para o resto da vida. Fizemos um tour pela cidade, fomos em 2 museus, tivemos algumas palestras do Rotary e comemos muito (aliás, o que eu mais tenho feito na Polônia é comer), foi um final de semana ótimo.

Fui para uma cidade chamada Kazimierz Dolny com a minha host mom e com o meu host dad, fomos de carro e demorou em torno de 2 horas e meia. Saímos de Varsóvia em um sábado bem cedo e passamos o dia na cidade. Conhecemos a cidade, que não é grande, vimos o que sobrou de um castelo e caminhamos por um desfiladeiro, conheci lugares incríveis e tive um dia muito divertido com a minha host Family.

Comidas

Estou tendo uma experiência culinária maravilhosa. A minha host mom cozinha muito bem e não tenho do que reclamar e cada dia ela faz algo diferente. O sorvete da Polônia é o melhor que eu já comi e sempre que posso eu como, mesmo no frio, eu e meus amigos falamos que para sorvete não tem tempo feio. Não poderia deixar de falar do Kebab, um sanduíche muito comum em toda a Europa e que ganhou o meu coração. Outra comida que ganhou o meu coração é um bolo de maçã, delicioso e típico aqui na Polônia Sylwia me ensinou a fazer, fiz e ficou muito gostoso. Bigos também é uma comida típica daqui, é feito com repolho, salsicha e carne, achei que fosse ser ruim, porém é uma delícia. E por último, mas não menos importe é o suco de maça, que mandamos fazer com as maçãs que colhemos em Drachalica, colhemos 300 quilos de maça que gerou230 litros do melhor suco de maça que eu já tomei em toda a minha vida.

Brigadeiro

Trouxe 4 caixinhas de leite condensado do Brasil (que por sinal já acabaram), manteiga tinha em casa, então precisava comprar chocolate em pó para fazer o brigadeiro. Fui no mercado com a Sylwia e no primeiro mercado que fomos não achamos, então fomos em outro e finalmente conseguimos. Cheguei em casa e fiz o brigadeiro, na primeira vez fiz as bolinhas igual de festa, mas nas vezes seguintes botei no prato e comemos com colher. Sylwia, Tomasz e Maciek amaram e querem aprender a fazer e também querem que eu faça nos aniversários, pois eu disse que brigadeiro no Brasil é um doce que sempre tem nos aniversários.

Portanto, não se regozijem, queridos irmãos, porque Deus os abençoa naquilo que estão fazendo, para que vejam as almas salvas e a si mesmos honrados, pois

Em relação à faixa etária, os jovens realizam mais a variante semáforo enquanto os idosos preferem sinaleiro, mantendo o mesmo direcionamento dos demais estados

A questão não veio de Pedro, porque Pedro sabia que Jesus o

Suspiro uma, duas, centenas de vezes… Levo as mãos à cabeça…Bagunço cabelo,  escorre uma lágrima… arrumo o cabelo e o travesseiro leva um tapa.. Estalo os dedos  mordisco

Também temos que economizar para n o faltar as coisas para nós,

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

Os transistores BJT possuem baixo ganho, portanto necessitam de alta corrente de base para serem chaveados, uma das formas de minimizar o problema é utilizar a configuração

Você, membro ou frequentador da Oitava, faça parte desse esforço, pois ele representa o chamado de Jesus Cristo para o cristão, o de ser um proclamador do Reino de Deus à gente de