• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD. O telemóvel e a sociedade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD. O telemóvel e a sociedade"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

O telemóvel e a sociedade

As vantagens que o telemóvel nos traz para a sociedade de hoje são, o fácil acesso de comunicação em caso de alguma urgência, a facilidade de comunicação de longa distância, a permissão de mais acessibilidade indispensáveis ao bem-estar humano, é um instrumento tecnológico multifunções tais como o GPS, o acesso à internet, câmara fotográfica, rádio, vídeo, é um instrumento de comunicação móvel, tem uma forma mais rápida de comunicação (SMS), torna-se num meio de comunicação acessível a todas as classes sociais, a sua produção criou mais postos de trabalho e gere rendimento, torna-se num suporte de ajuda no dia-a-dia do trabalhador.

Como consequência tem as suas desvantagens tais como a causa de acidentes de viação derivado ao uso deste, emite radiações prejudiciais para a saúde, cria dependência ao ser humano, em muitas situações não promove o convívio entre pessoas, promove maus hábitos na escrita, está limitado em termos de rede e também de bateria, as crianças hoje em dia ficam muito em casa muito derivado ao telemóvel não aproveitando outros interesses existentes na vida social tais como jogar à bola, a pouca convivência com os próprios pais, tornando-se quase prisioneiros dos seus próprios quartos agarrados aos telemóveis, em termos sociais as pessoas mais ricas adquirem telemóveis mais caros e com mais actuais sendo que muitas delas têm mais que um, enquanto as classes com menos posses adquirem estes aparelhos mais acessíveis ou tendo por vezes uns melhores como prendas recebidas ou aproveitando por vezes preços mais acessíveis.

Os mais jovens utilizam também o telemóvel para jogar jogos que vêem inseridos nestes, fazendo mesmo downloads pela internet dos telemóveis algo

(2)

que utilizam também com bastante frequência para obterem informações de assuntos do seu interesse, quanto ás pessoas de mais idade, algumas delas também o utilizam para ter acesso à internet, mas mais para envio de SMS ou mesmo para telefonarem, não o utilizando para jogos.

Quanto à escrita de SMS, os mais novos utilizam uma escrita mais abreviada que eles entendem e as pessoas mais de idade continuam com a escrita normal.

Quanto ao MMS, pode ser vantajoso podendo mandar fotografias ou mesmo vídeos de assuntos que possam ser importantes, ou mesmo em situações de trabalho pode vir a ser bastante útil para quem utiliza e tenha telemóveis com essa funcionalidade. Estes telemóveis, por norma são um pouco mais caros devido as estas funções que trazem e em que os preços do MMS são mais caros que um SMS, tendo também que ter atenção nestes envios podendo-nos enganar no modo de envio.

(3)

O Telemóvel e a Tecnologia

Os constituintes do telemóvel são: o ecrã, a antena, a bateria, o software, o teclado, o auscultador, o microfone, câmara fotográfica e a capa.

Funcionamento do telemóvel

O telemóvel ou telefone celular, este termo utilizado no Brasil, é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas permitindo uma transmissão de voz de dados numa área geográfica encontrando-se dividido em células, sendo estas servidas por um transmissor e um receptor. O telefone celular foi inventado em 1947 nos EUA pelo laboratório Bell.

teclado Ecrã Capa auscultador Microfone Câmara fotográfica

(4)

Existe diferentes tecnologias de difusão das ondas electromagnéticas nos telemóveis na captação de informação e sua distribuição: a de primeira geração (1G), os de segunda geração (2G), os de segunda geração e meia (2,5G),este com melhorias significativas na capacidade de transmissão de dados e de tecnologia, os de terceira geração (3G), este com mais recursos e os da terceira geração e meia (3,5G). Hoje em dia já existem os de quarta geração (4G).

A sua designação celular é a utilizada no Brasil, que deriva do termo topologia de uma rede de telefonia móvel, em que cada célula é um raio de acção de cada estacão base do sistema (antenas de emissão e de recepção), e o facto de estarem contíguas com que faça a representação da rede parecendo com uma colmeia.

Os telemóveis usam várias antenas espalhadas numa região para criar uma cobertura, em que cada antena tem uma zona limitada de recepção e envio, estando estas separadas por intervalos regulares sendo que o centro da célula é em forma de hexágono de recepção e envio.

Cada célula tem uma antena no centro, estando estas agrupadas em grupos de 7 que forma o hexágono, em que a célula interior possui a antena mais forte. As células adjacentes funcionam com frequências diferentes, possível na mesma região, funcionando com frequências iguais.

Desta forma, consegue-se alongar significativamente o número de chamadas possíveis de realizar na mesma rede. Conforme o telemóvel se vai afastando da antena da sua célula, este irá procurar outras zonas vizinhas de modo a receber sinal.

(5)

Os telemóveis de 1G eram analógicos enviando apenas a informação através de ondas cuja forma variava de forma contínua, eram telemóveis usados apenas para a comunicação por voz, em que a sua qualidade de ligação era altamente variável devido às interferências sendo de baixa segurança estando sujeito ao utilizar a ouvir conversas alheias através de um sintonizador de rádio, assim como a usurpação de frequência.

Passando esta fase e com bastantes melhorias através do avanço da tecnologia surgiram os telemóveis da 2G, estes equipados com os sistemas GSM e GPRS, passando de telefones analógicos para digitais, tendo um maior número de ligações em simultâneo passando a ter outros serviços tais como o SMS e uma capacidade de transmitir dados de dispositivos de fax e modem.

Estes telemóveis surgiram em 1990, sendo que em 2007 eram usados por mais de um bilião de pessoas em mais de 200 países, facilitando também o roaming internacional entre as operadoras de telefones móveis.

O GSM teve como vantagens novos serviços a baixos custos e baixo custo de infra-estruturas derivado à competição aberta entre operadoras. Como desvantagens baseado na rede TDMA, é considerada menos avançada que a concorrente CDMA.

O GPRS permite aos utilizadores compartilharem os mesmos recursos tendo uma maior cobertura de rede, com acesso à internet em alta velocidade a um custo razoável, sendo estas algumas das vantagens dos telemóveis com GPRS. Estes aparelhos são classificados em três tipos diferentes, sendo estes a classe A: para uso em simultâneo de voz e dados, classe B: para uso de voz e dados mas não em simultâneo e os de classe C: para uso apenas de dados.

(6)

O GPRS só funciona numa assinatura de rede de telemóveis com suporte para tal, se houver o conhecimento de enviar e receber informação usando o aparelho com configurações de hardware e software, e impõe a necessidade de serviços de apoio ao cliente.

Por fim temos os telemóveis 3G, ou seja, terceira geração, introduzidos na Europa em Março de 2003, com alguns atrasos iniciais devido às grandes despesas em termos manutenção e actualização destes equipamentos.

Estes telemóveis têm como características um maior suporte de número de clientes de voz e dados, mais especificamente em áreas urbanas com um custo menor que os de 2G, isto em termos de vantagens do equipamento. Como desvantagens tem taxas caras para a licença 3G para obtermos os serviços, ainda com falta de cobertura em algumas áreas e uma grande quantidade de dívida sustentada por muitas empresas de telecomunicações.

O Telemóvel e a Ciência

A presença de ondas electromagnéticas em fenómenos naturais e em aplicações tecnológicas (por exemplo, luz solar, ondas de rádio e televisão, …) derivam de uma combinação de um campo eléctrico e de um campo magnético que se propagam através do espaço transportando energia, sendo uma das principais aplicações a radiotransmissor.

A radiação electromagnética ocorre no universo, estando sempre presente na terra. O sol é a fonte natural mais intensa a que estamos expostos. O crescimento tecnológico, as mudanças no comportamento social e hábitos

(7)

fontes de radiação electromagnética. Estas foram criadas pelo homem, sendo estas por exemplo as linhas de alta tensão, antenas de aparelhos de telecomunicação, e aparelhos eléctricos.

As ondas electromagnéticas dividem em duas, sendo elas a fonte natural em que se inclui o sol e a fonte artificial que se inclui antenas e sistemas de telecomunicações, as linhas de alta tensão e os aparelhos eléctricos.

As características gerais das ondas electromagnéticas na velocidade de propagação da onda, frequência, período e comprimento da onda consistem nos sucessivos baixos e altos e a distância entre os dois pontos chamando de comprimento da onda, que se mede em metros.

A sua frequência representa o número de ciclos da onda num ponto de espaço em cada segundo, medindo-se esta em hertz. O comprimento da onda e a frequência estão interligados através da velocidade de propagação da luz.

As relações fundamentais entre as características gerais das ondas electromagnéticas consistem que uma onda pode ser longitudinal quando a

(8)

oscilação ocorre na direcção da propagação, ou transversal quando a oscilação ocorre na direcção perpendicular á direcção de propagação da onda.

O comprimento de onda e a frequência estão interligados entre si, através da Velocidade de propagação da luz, c:

C = λ x f

C – velocidade de propagação; λ – Comprimento de onda; F – Frequência

A intensidade e amplitude estão interligadas, no sentido de que quanto maior a amplitude da onda maior a intensidade.

Bibliografia:

Www.wikipedia.pt.

Este trabalho sobre o telemóvel foi baseado e elaborado através de artigos adquiridos pela professora Denise Torrão.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho analisa as principais grandezas presentes nos ensaios para biodiesel com base nas especificações de normas nacionais e internacionais e as limitações para

No Capítulo 4 encontra-se a Proposta para o desenvolvimento do protótipo do simulador ou CBCT Phantom e os procedimentos de controle de qualidade, assim como a

“...cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa

Um tipo de dados físico é um tipo de dados numérico escalar com um sistema de unidades associado, que é usado para representar alguma quantidade física, tal

Não que esta “tropicalização” de ideário estrangeiro fosse algo incomum, mas, especificamente em relação às propostas ditas eugenistas, apresentadas por intelectuais

IV - existência de qualquer dispositivo que permita a alteração dos dados registrados pelo empregado. 3º Registrador Eletrônico de Ponto - REP é o equipamento de automação

A escolha do elemento da narratividade e da construção do ponto de vista como direcionamento de nosso estudo deve-se ao fato de que a tematização do “olhar” e sua relatividade,

Art. 5º - O Comitê de Busca com base em consultas a instituições de apoio e fomento, subvenção econômica, financiamento às entidades de inovação tecnológica, bem como