• Nenhum resultado encontrado

Planejamento e Controle de Manutenção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Planejamento e Controle de Manutenção"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

1

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

Planejamento e

Controle de

Manutenção

Módulo 2 – Estruturação do

Planejamento e Controle da

Manutenção

(2)

2

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

Tópicos

1. Papel do PCM;

2. Organização da Manutenção;

3. Definindo Atividades e Atribuições dos Membros do PCM;

4. Matéria-Prima do PCM;

5. Produto da Manutenção.

Objetivos

Ao final deste módulo esperamos que você seja capaz de:

1. Compreender qual é o papel do PCM no âmbito da manutenção;

2. Compreender, avaliar e organizar as atividades da manutenção e as atribuições de

toda equipe de PCM;

(3)

3

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

TÓPICO 1 – Papel do PCM

No Módulo anterior, falamos sobre a função básica da manutenção. Vamos relembrá-la:

“Reduzir os custos, mas garantir a disponibilidade e a confiabilidade das máquinas e instalações.”

Esta combinação ideal, desejada por todos os envolvidos na produção é a meta permanente e o maior desafio dos profissionais e das equipes de manutenção. Somos nós que precisamos garantir no chão de fábrica o funcionamento da fórmula.

Todavia, para obter sucesso, precisamos cumprir alguns requisitos:  Reciclagem dos profissionais de manutenção;

 Incorporação acelerada da informática;

 Integração das Manutenções Corretiva e Preventiva com Manutenção Preditiva;  Aplicação de novas ferramentas para o gerenciamento da manutenção;

 Eliminação da possibilidade de erros e falhas através da análise e aprendizagem.

Gerentes, Supervisores, Programadores, Executores: todos na manutenção estão sendo pressionados pelo mercado a iniciar um ciclo de atualização que incorpora a metodologia dos sistemas de gestão da qualidade.

Assuntos como o desenvolvimento das funções de manutenção, a definição e construção de indicadores de qualidade e de desempenho para o setor, a estruturação das informações e as análises da relação custo/benefício são conteúdos usuais nesta reciclagem.

(4)

4

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

Atribuições da equipe de manutenção

Entenda um pouco mais sobre essas atribuições:  Técnica

Diz respeito à nossa capacidade de resolver os problemas dos ativos – equipamentos e sistemas – através de ações de engenharia.

Palavra-chave: “Como”.

 Como eliminar essa falha?;

 Como devemos agir para esse erro não se repetir?;  Como esse material falhou?

 De relacionamento

Interpessoal, que trata das relações entre as pessoas da organização, e institucional, que trata da relação entre os departamentos que compõem a estrutura organizacional da empresa.

Palavra-chave: “Quem”.  Quem irá executar?;

(5)

5

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251  Gerencial

São as ações ou conjunto de ações que todos que gerenciam as atividades de manutenção devem aplicar para atingir os objetivos e metas da organização.

Palavras-chave: “O quê, Por quê, Onde, Quando e Quanto”.

Portanto, caro(a) aluno(a), esperamos que você inicie este módulo sabendo que o único produto que a operação deseja comprar da manutenção e engenharia chama-se:

"Maior disponibilidade confiável ao menor custo".

É bom ter em mente que “quanto maior for a disponibilidade, menor será a demanda de serviços”, sendo a consolidação desta política baseada, também, na participação de todos os envolvidos, operação e manutenção e nas atividades relacionadas aos equipamentos e instalações.

Causas de insucesso do PCM

Um problema encontrado na estrutura do PCM em diversas empresas é a realização das atividades sem um fluxo definido. Isso acontece quando não se tem papéis devidamente estipulados para cada função.

O resultado é desastroso: alguns profissionais acabam realizando atividades que não deveriam, acumulando função de outro operário, que em virtude disso, pode ficar com carga de trabalho reduzida.

Um exemplo desse fato é o planejador ou programador que compra serviços e peças o dia inteiro. Sendo o Setor de Compras responsável por essa função, os profissionais de PCM geralmente compram mal, não negociam e podem com isso, negligenciar suas atividades principais.

Na prática, verifica-se que uma grande parcela dos agrupamentos de Planejamento e Coordenação de Serviços de Manutenção das empresas nacionais atua apenas na inclusão dos serviços e geração de OS.

 Fatores de aumento da produtividade

 Serviço planejado: é mais bem feito, mais seguro, mais rápido, mais barato;

 Análise de quebras e falhas: evita novas ocorrências, elimina as paradas constantes e reduz a incidência da Manutenção Corretiva.

(6)

6

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251 A função do PCM é definir os métodos e tarefas de manutenção que levem à maximização do desempenho global dos equipamentos e minimização do custo global de manutenção.

O PCM é como o maestro da grande orquestra que é a equipe da manutenção. Se todos estiverem afinados, a empresa já consegue ouvir uma melodia agradável: produtos entregues na hora certa, na quantidade certa, com o custo adequado, sem agredir o meio ambiente e preservando a segurança de todos os empregados envolvidos na fabricação e do cliente a que se destina.

No próximo tópico, explicaremos como deve ser a organização do PCM e qual a função de cada membro da equipe.

(7)

7

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

TÓPICO 2 – Organização da Manutenção

No inicio do século passado, a manutenção era considerada como setor secundário dentro das empresas e era executada pelo mesmo efetivo de operação. Com a implantação da produção em série, instituída por Ford, a produção passa a ser estabelecida por programas em função das linhas de montagem.

Por conseguinte, foi necessário criar equipes encarregadas de executar a manutenção dos equipamentos e máquinas operatrizes, tendo como meta fazê-lo no menor tempo possível.

Como já estudamos no módulo anterior, o escopo manutenção era somente o conserto dos equipamentos após a quebra.

A programação das atividades acontecia em função da importância do equipamento dentro na unidade de produção. O registro era mínimo; as anotações eram feitas pelos executores em pequenos cadernos.

Organização da manutenção no início do século XX

Esse tipo de organização se manteve até a Segunda Guerra Mundial, que trouxe um aumento de demanda e necessidade de maior agilidade da produção. A preocupação dos gerentes das indústrias era evitar que os equipamentos quebrassem, o que invariavelmente pararia a produção.

(8)

8

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251 Com a introdução da Manutenção Preventiva, as atividades passaram a ser sistematizadas, e a manutenção adquiriu a mesma importância da operação dentro do ambiente industrial.

Após a Segunda Guerra, foi necessário um grande esforço de reconstrução mundial. A indústria teve que se desenvolver para atender à grande demanda existente: a evolução da aviação comercial, da indústria eletrônica e da automobilística.

Organização da manutenção a partir dos anos 40

Dentro da Gerência de Manutenção, identificou-se a necessidade de um especialista com as seguintes funções:

 Planejar e controlar os períodos da manutenção;

 Registrar as horas trabalhadas e quilômetros rodados dos equipamentos;  Registrar os principais reparos aos quais o equipamento foi submetido;  Registrar e controlar o consumo de combustíveis e óleos;

 Registrar e controlar o desgaste do material rodante;

(9)

9

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

Organização da manutenção após a Segunda Guerra Mundial

A partir de 1980, com a instalação de microcomputadores nas salas da manutenção e o desenvolvimento de programas destinados ao gerenciamento da manutenção, tarefas que antes consumiam vários dias na programação passaram a ser executadas em poucos minutos.

Essa situação favoreceu o PCM, que pôde melhor desempenhar suas funções:  Assessorar os Gerentes de Manutenção, Operação, Produção ou Industriais;

 Elaborar, desenvolver e divulgar os indicadores de acompanhamento e desempenho da qualidade de manutenção;

 Elaborar e emitir relatórios para análise e avaliação das atividades executadas e para diagnósticos das quebras e falhas;

 Acompanhar os custos relativos à atividade de manutenção dos ativos;  Facilitar as atividades de controlar e planejar a manutenção.

(10)

10

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

Organização da manutenção após os anos 80

Como acabamos de aprender, existem diversas formas de subordinação da manutenção dentro da empresa, principalmente em decorrência do processo de evolução das atividades industriais.

Os tipos de situações encontradas atualmente são:

 A equipe de manutenção é subordinada direta do Chefe de Produção;  A equipe de manutenção é subordinada direta da Área de Engenharia;  A equipe de manutenção é subordinada ao Diretor de Produção. Vamos estudá-las individualmente a seguir.

Situação 1: A equipe de manutenção é subordinada direta do Chefe de Produção

 Vantagens e desvantagens deste tipo de organização

 Vantagens:

 Existe somente um responsável pelo sucesso ou insucesso de metas de produção;

 Compete ao gerente de produção definir metas e ciclos de trabalho bem como rotinas de manutenção.

 Desvantagens:

 As metas imediatas de produção podem levar a supervisão a determinar redução nas rotinas de manutenção, com o consequente comprometimento de metas futuras, aumento de quebras e baixos padrões de confiabilidade;

(11)

11

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251  Os encarregados de produção normalmente não possuem formação adequada para orientar

trabalhos de manutenção;

 A médio prazo haverá rotatividade do pessoal mais competente que trabalha na manutenção em busca de melhores posições em outras empresas.

Situação 2: A equipe de manutenção é subordinada direta da Área de Engenharia

 Vantagens e desvantagens deste tipo de organização

 Vantagem:

 Profissionais de manutenção encontram alguma afinidade com a equipe de engenharia.

 Desvantagem:

 Os profissionais de manutenção, pela própria natureza de suas atividades, são pessoas práticas e poderão ter problemas com especialistas em projetos que costumam utilizar muito tempo em estudos de detalhes de sua especialidade.

Situação 3: A equipe de manutenção é subordinada ao Diretor de Produção

Esta é a posição mais aceita atualmente: os profissionais de manutenção têm a sua frente melhores perspectivas de carreira e melhores níveis hierárquicos.

A direção industrial deverá estabelecer as metas de produção e as diretrizes operacionais, ouvindo o seu departamento de produção explicar a capacidade das máquinas, e posteriormente devendo consultar a manutenção sobre as condições reais do equipamento.

Confira a seguir, os dados da Associação Brasileira de Manutenção sobre a distribuição de níveis hierárquicos e pessoal próprio da manutenção nas empresas.

(12)

12

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

Distribuição de níveis hierárquicos da manutenção*

(13)

13

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

Quantidade de níveis hierárquicos na estrutura da manutenção*

(14)

14

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

TÓPICO 3 – Definindo Atividades e Atribuições dos

Membros do PCM

Iremos discorrer, neste tópico, sobre as principais atribuições dos membros do Setor de Manutenção: Planejador, Programador, Aprovisionador de Materiais, Controlador/Apontador e Inspetor e suas respectivas atividades.

Organograma atual do PCM

 Planejador

A função do Planejador de Manutenção é definir os métodos e tarefas de manutenção preventiva que levem à maximização do desempenho global dos equipamentos e minimização do custo global de manutenção.

Também é função do Planejador realizar o planejamento das atividades de manutenção de acordo com os dados levantados pela área de inspeção.

Quando um Inspetor verifica alguma anormalidade em determinado equipamento, ele abre uma ordem de serviço que fica com o status de "aguardando planejamento". A partir desse momento, a responsabilidade de fazer o planejamento da manutenção para corrigir a anormalidade detectada é do Planejador de manutenção.

O planejador de manutenção irá definir basicamente o quê fazer e quando fazer, definindo frequências ou periodicidades. Essa dinâmica pode ser vista na imagem a seguir, que mostra um exemplo de mapa de 52 semanas.

(15)

15

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

Exemplo de mapa de 52 semanas

 Programador

As funções do Programador de Manutenção são: analisar a carteira de serviços da empresa, analisar as condições dos recursos materiais e logísticos necessários à execução dos serviços de manutenção, analisar as condições físicas, operacionais e de segurança e programação de serviços no software de manutenção utilizado pela empresa.

Outras funções do Programador de Manutenção:

 Estabelecer as OS: enumerar as Ordens de Serviços a serem executadas, a sequência de execução, as interferências, as especialidades, a quantidade de pessoas executantes e o tempo de execução para cada uma;

 Negociar as paradas: passar uma cópia do cronograma para que o programador negocie as paradas dos equipamentos com a operação com um número arbitrário de vezes por semana;  Fechar a programação: uma vez confirmadas as paradas dos equipamentos, fechar a

programação uma vez por semana e distribuir cópias do cronograma e das OS para os supervisores das equipes executantes.

(16)

16

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251  Aprovisionador de Materiais

O papel do Aprovisionador de Materiais é requisitar ao almoxarifado todos os materiais necessários à execução dos serviços; acompanhar as recuperações dos subconjuntos junto à oficina; acompanhar, junto ao técnico de gestão de sobressalentes, as recuperações externas; disponibilizar materiais para a equipe de execução e devolver materiais não utilizados ao almoxarifado.

 Controlador/Apontador

Uma das funções do Controlador ou Apontador da Manutenção é verificar a consistência dos dados inseridos na OS durante a execução (HH executados, materiais utilizados, tempo de serviço, assinatura do supervisor na OS, descrição das atividades realizadas).

Também são funções do Controlador/Apontador:

 Devolver a OS ao programador, caso os dados inseridos na mesma estejam incoerentes ou faltantes;

 Encerrar a OS no sistema de manutenção informatizado;

 Fazer a movimentação dos componentes ou equipamentos substituídos, no sistema de manutenção informatizado;

 Controlar todos os indicadores de manutenção, como: MTBF, MTTR, Disponibilidade Física (DF) etc.;

 Fornecer dados diários dos indicadores para todos os Supervisores de Manutenção e também para o Gerente de Manutenção.

 Inspetor

Através do conhecimento técnico e de sua especialidade, o Inspetor de manutenção sabe como é cada equipamento internamente, como cada um deles funciona, quais são os tipos de falhas, quais são os problemas de instalação e de projeto, o que é normal e o que é anormal.

Identifica as possíveis falhas antes que elas ocorram e define intervenções necessárias para o reparo, quais os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades e quais os materiais previstos inicialmente.

De posse de tais informações, o Inspetor alimenta o programa de gestão de manutenção para próximas programações de manutenção.

(17)

17

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251 Serão apresentados, a seguir, um resumo das principais atividades do PCM e a organização de um sistema de gerenciamento da manutenção.

Principais atividades do PCM

(18)

18

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

TÓPICO 4 – Matéria-Prima do PCM

Para o desenvolvimento das atividades do PCM, temos como matérias-primas os seguintes documentos:

 Planejamento anual de produção;  Planejamento de 52 semanas;  Padrões;

 Análise de tarefas;  Relatório das inspeções.

Estudaremos, a seguir, o significado de cada um deles.  Planejamento anual de produção

A partir do planejamento anual e da avaliação de produtividade de cada equipamento do processo, sabe-se quanto tempo tem-se para se fazer manutenções.

 Mapa de 52 semanas

O cronograma de 52 semanas é a demonstração gráfica de todas as manutenções programadas para o período de um ano.

 Padrões

Uniformização de processos, símbolos ou comportamento de indivíduos. Imposição de modelos aceitos por um grupo e forçados a outro grupo pela criação de novos hábitos ou costumes.

 Análise de tarefas

Envolve a determinação detalhada do desempenho requerido do homem e da máquina, a natureza e extensão de suas interações e os efeitos de condições ambientais e mau funcionamento.

Dentro de cada tarefa, as partes comportamentais são isoladas em termos de percepção, decisão, memórias e saídas motoras requeridas, bem como os comportamentos que podem ser esperados.

(19)

19

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251  Relatório das inspeções

A inspeção de equipamentos industriais visa à identificação de problemas e possíveis falhas. O relatório elaborado deve direcionar os esforços para a eliminação e correção. Esse documento resulta em ações proativas.

A equipe também é uma matéria-prima do PCM. Por equipe, entende-se pessoal responsável pela execução de uma determinada tarefa ou atividade de manutenção.

Para saber mais sobre o treinamento de equipes de manutenção, leia o PDF “A capacitação do

pessoal e das oficinas”, disponível para download na seção Material Complementar da Sala Virtual.

As matérias-primas são responsáveis por alimentar o fluxo das etapas principais do PCM. Observe essa dinâmica a seguir:

(20)

20

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

TÓPICO 5 – Produto da Manutenção

Tenha sempre em mente o conceito moderno de manutenção, que é "garantir a disponibilidade da função dos equipamentos e instalações de modo a atender a um processo de produção e a preservação do meio ambiente, com confiabilidade, segurança e custos adequados".

Como já estudado no início deste Módulo, o único produto que a operação deseja comprar da manutenção e da engenharia é a "maior disponibilidade confiável ao menor custo".

Além disso, vimos também que quanto maior for a disponibilidade, menor será a demanda de serviços.

Apesar de todas as etapas do PCM serem conhecidas por todos, e o cumprimento de cada passo ser bem executado, não se consegue, normalmente, o atendimento a todas as atividades previstas. Um dos problemas no fechamento desse fluxo é o excesso de demandas. Iremos estudar, a seguir, os diversos fatores que contribuem para o não comprimento da meta.

1° Fator: Falta de qualidade na manutenção

 Não adoção de uma solução definitiva: a atividade é concluída; entretanto, por falta de conhecimento dos executores ou pela não aplicação de ação definitiva e necessária, o executor retorna novamente ao serviço;

(21)

21

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251  Falha prematura: por falta de conhecimento dos executores ou erro na montagem do componente,

o equipamento falha antes do previsto.

Em ambos os casos, o equipamento fica parado além do previsto, causando perda de produção.

2° Fator: Falta de qualidade na operação

 Falha prematura: por erro de projeto ou instalação, o equipamento apresenta falhas incomuns;  Utilização incorreta: a falta de conhecimento dos operadores na utilização do equipamento pode

causar quebras ou falhas;

 Operação incorreta do equipamento: os operadores têm o conhecimento sobre a utilização, mas cometem erros no momento da operação.

3° Fator: Falta de qualidade na instalação/problemas crônicos

 Problemas do projeto: por falta de conhecimento das condições de operação ou do local, o equipamento/a instalação apresenta vários problemas durante sua utilização;

 Problemas repetitivos: a falta de tecnologia não permite sanar tais problemas. A solução pode não ser conhecida, demandando engenharia mais aprofundada, que deverá resultar em melhorias.

4° Fator: Serviços desnecessários

 Resultam de filosofia errada aplicada na Manutenção Preventiva exagerada;  Ocorrem quando não se considera o binômio Custo × Benefício.

Para evitar que essas quatro situações aconteçam, é necessário criar um Manual de Organização da

Manutenção.

Os objetivos deste Manual são: divulgar e nivelar conceitos e conhecimentos, divulgar as estratégias da organização, determinar as políticas a serem adotadas e servir de base para os treinamentos da equipe.

Uma das atividades deste Módulo é o desenvolvimento de um Manual de Organização da Manutenção. Dessa forma, você terá a oportunidade de aplicar na prática os conceitos que aprendeu. Um esboço deste Manual está disponível para download na área de materiais complementares da Sala Virtual.

(22)

22

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

Revisão

Acompanhe, nas imagens a seguir, a revisão das fases de organização da manutenção e as atividades que são realizadas em cada uma delas.

1ª Fase: Consertar o que está quebrado

2ª Fase: Educação e treinamento para reconhecer os problemas e definição de ações

para eliminá-los

(23)

23

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

3ª Fase: Definição de estratégias e metas que se concretizem em melhorias

4ª Fase: Elaboração e implantação de novos padrões

(24)

24

Rua Tomé de Souza, 1065, Funcionários – Belo Horizonte/MG – (31) 3116-1000 / (31) 3223-6251

Gráfico de maturidade das fases de organização da manutenção

Confira na Biblioteca de Mídias do curso, o texto “A capacitação do pessoal e das oficinas”. O texto

aborda conceitos importantes relacionados a equipes e treinamentos, programas de treinamento e

sobre o papel dos Gerentes de Manutenção e de Recursos Humanos no treinamento e no desempenho

da equipe.

Chegamos ao final do Módulo II!

O próximo passo é realizar as atividades do Módulo II e

compartilhar suas dúvidas e/ou dicas sobre o conteúdo no

Grupo de Estudos – Módulo II.

Referências

Documentos relacionados

*No mesmo dia, saindo da sala do segundo ano, fomos a sala do primeiro ano, quando entramos os alunos já estavam em sala, depois de nos acomodarmos a professora pediu que

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

As espécies predominantes (mais freqüentes, constantes e dominantes) foram Anastrepha obliqua (Macquart) em Campos dos Goytacazes e São Francisco do Itabapoana, Anastrepha fraterculus

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

confecção do projeto geométrico das vias confecção de projeto de drenagem, dimensionamento e detalhamento de 20 lagos de retenção, projeto de pavimentação e

Sobre a aliança entre música e tecnologia, François Delalande (2007, p. 54-55) frisa a utilização de instrumentos de gravação de fonogramas não só para a

Técnicas de Esboço, Modelação 2D e 3D foram fundamentais na realização do estágio assim como noções de Ergonomia, noções de Projeto de Ambientes e

Este trabalho se refere ao instituto processual conhecido como fundamentação das decisões judiciais, que em razão da divergência doutrinária quanto a nomenclatura