• Nenhum resultado encontrado

Curso de Especialização em Direito Individual e Processual do Trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso de Especialização em Direito Individual e Processual do Trabalho"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

2019

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO INDIVIDUAL E PROCESSUAL DO TRABALHO

1. NOME DO CURSO E ÁREA DO CONHECIMENTO

Curso de Especialização em Direito Individual e Processual do Trabalho

Área do Conhecimento: Direito Forma de oferta: Curso presencial

2. JUSTIFICATIVA

A abrangência do Direito do Trabalho, sua importância e o enorme interesse que desperta, impõe o aprofundamento do conhecimento em temas específicos deste ramo do Direito, visando a capacitar os profissionais das diversas carreiras jurídicas para gerir e dirimir questões que envolvam esta temática.

3. OBJETIVOS

Contribuir de maneira sistemática para a formação de profissionais com a visão voltada para o Direito do Trabalho e sua aplicação prática, enfocando os principais institutos do Direito Individual e Processual do Trabalho e suas inter-relações.

O perfil do egresso do Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Direito do Trabalho é fruto, principalmente, de discussões permeadas por reflexões jurídicas, sociológicas, filosóficas e políticas, considerando a realidade do mercado de trabalho: compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais; formação humanística; senso jurídico e ético-profissional, associado à responsabilidade social e à consciência da necessidade de permanente atualização; compreensão da causalidade e da finalidade das normas jurídicas; capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa do Direito; visão atualizada de mundo e, em particular, consciência solidária dos problemas de seu tempo e de seu espaço.

Entende-se que este perfil será alcançado a partir do desenvolvimento, ao longo do curso, das seguintes habilidades: leitura, análise e compreensão de textos e documentos; interpretação do Direito e sua aplicação no âmbito individual e social;

(2)

pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito; correta utilização da linguagem; utilização do raciocínio lógico, de argumentos e de reflexão crítica; compreensão interdisciplinar e produção criativa do Direito.

4. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A FDV – Faculdades de Vitória – teve o curso de graduação em Direito aprovado em julho de 1995, com início de sua primeira turma no segundo semestre do mesmo ano. Como resultado do trabalho desenvolvido, a FDV teve o curso de graduação em Direito reconhecido ainda no terceiro ano de seu funcionamento, fato inédito no País. Desde 1996, são oferecidos cursos de Pós-Graduação lato sensu em Direito. Em 2002, tiveram início as aulas da primeira turma de Mestrado da FDV, na área de Direito e Garantias Constitucionais e em 2011 tem o seu Doutorado autorizado.

A missão da instituição exerce a função orientadora e delimitadora da ação institucional. É a razão de ser da instituição, o propósito central que justifica a existência da mesma. A missão da FDV é: “Formar cidadãos competentes, éticos, responsáveis e em condições de atuar com destaque no mercado de trabalho e na sociedade”.

A visão é o lugar para onde a instituição pretende se dirigir; é o ponto futuro onde se encontram as intenções, possibilidades, desejos, análises, emoções, necessidades e probabilidades da instituição. A FDV tem a seguinte visão: “Ser referência nacional de qualidade no ensino superior em suas áreas de atuação”.

Os valores de uma instituição são um conjunto de crenças essenciais ou de princípios morais que devem governar todos os comportamentos da instituição. Transformados em políticas, os valores são guias genéricos para decisão e ação. A FDV definiu como sendo seus valores: seriedade, responsabilidade social, criatividade, satisfação, comprometimento, excelência.

5. PÚBLICO ALVO

Advogados, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, docentes e demais interessados na área.

6. CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

O curso busca oferecer um aprofundamento nos principais temas do Direito Individual e Processual do Trabalho, sempre com ênfase nas teorias mais recentes e com ampla análise crítica das decisões dos tribunais do Trabalho. Também são analisadas as mudanças legislativas ocorridas e os questionamentos em torno da sua constitucionalidade e aplicação nas várias instâncias trabalhistas. Objetiva-se criar um ambiente de constante diálogo com os mais experientes profissionais da área (advogados, juízes, procuradores e desembargadores) e favorecer a atualização e aperfeiçoamento dos alunos.

7. COORDENAÇÃO DO CURSO

(3)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR(2013), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (2005) e pós-doutorado em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra(2008), sob a orientação do Professor Doutor Boaventura de Sousa Santos.

Coordenação Geral: Marcos Encarnação

8. PERÍODO E PERIODICIDADE

Período de Realização: de ABRIL de 2019 a SETEMBRO de 2020 (18 meses)

Horário das aulas: quartas quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h30.

9. CARGA HORÁRIA

O curso possui carga-horária total de 360 horas/aula, sendo organizado em aulas/tema semanais totalizando 300 horas/aula de conteúdo jurídico, e o módulo de Metodologia da Pesquisa Científica com 60 horas/aula.

10. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 A relação de emprego. Características do vínculo. Pejotização. O empregado. O empregador. Grupo econômico e sucessão. Poderes do empregador. Novas formas de contratação.

 A proteção ao vínculo de emprego. Estabilidade e garantias provisórias.

 Duração do trabalho. Períodos de descanso. Hora Extra. Repouso semanal remunerado

 Férias. Aviso prévio. Seguro-desemprego. FGTS

 Salário. Tipos. Proteção jurídica. Irredutibilidade. Equiparação salarial. Condições contratuais referentes à remuneração

 Regimes especiais de trabalho. Menor, rural e doméstico.

 O meio ambiente e a segurança no trabalho. Insalubridade, penosidade e periculosidade.

 Benefícios Previdenciários: Auxílio doença, auxílio acidente e aposentadoria  Interrupção e suspensão do contrato de trabalho. Prescrição e decadência.  Terminação do contrato de trabalho. Tipos. Efeitos.

 Organização da Justiça do Trabalho. Competência da Justiça do Trabalho à luz da EC 45.

 Princípios do Processo do Trabalho. Partes, Procuradores. Atos, termos e prazos processuais trabalhistas. Nulidades processuais.

 Litisconsórcio. Intervenção de terceiros. Substituição processual.  Petição inicial. Audiência trabalhista.

 Espécies de resposta do réu. Tutelas de urgência.

 Teoria geral das provas. Destinatários e finalidade das provas. As provas em espécie. A prova emprestada. Ônus da prova.

(4)

 Sentença. Liquidação. Coisa julgada. Ação rescisória.

 Teoria geral dos recursos. Princípios. Pressupostos recursais. Efeitos. Recurso adesivo. Embargos de Declaração. Recurso Ordinário.

 Recurso de Revista. Embargos. Recurso Extraordinário.

 Processo de execução. Princípios. Tipos. Recursos cabíveis. Fraude.

11. CORPO DOCENTE

-Ana Paula Tauceda branco -Carlos Henrique Bezerra Leite -Rodolfo Pamplona Filho -Roberto Almada

-Otavio Calvet -Eduardo Perini

-Gilsilene Passon P. Francischetto -Jeane Francisca Martins

-Leone Pereira

-André Luiz Paes de Almeida -Luciano Martinez

-Carlos Eduardo Amaral --Vitor Salino de Moura -Josley Soares

-Cleber Lucio de Almeida -Lucy Lago

-Marcos Scalercio -Bruno Fonseca -Fausto Gaia

-Claudio Janotti Rocha -Fernanda Modolo -Marcelo Santana

12. METODOLOGIA

A Pós-graduação FDV utiliza uma metodologia que coloca o aluno em contato com casos reais da profissão, ensinando o conteúdo na prática e qualificando os profissionais para o dia a dia do Direito. Cada conteúdo é trabalhado em três encontros. No primeiro (Imersão) a tarefa é resgatar os conhecimentos sobre o conteúdo, provocando discussões sobre temas atuais, complexos ou controversos. No segundo encontro (Resolução de problemas) um caso prático é proposto incentivando a adoção de uma estratégia por parte do aluno para solucionar o problema. Situações do cotidiano profissional são colocadas em debate e estimulam o aprendizado. No terceiro (Consolidação), o conhecimento é consolidado com a participação de um professor especialista no assunto proposto, fechando um ciclo que permite ao aluno rever conceitos, discutir questões atuais, aplicar conhecimentos e consolidá-los. Aulas expositivas sobre Metodologia da Pesquisa e orientação ao trabalho final de conclusão do curso.

(5)

O curso busca constante análise interdisciplinar com áreas como a economia, a sociologia (em especial a Sociologia do Trabalho), a medicina (em especial quanto à saúde do trabalhador), já que as várias temáticas que envolvem o Direito do Trabalho tem interface com outras áreas e que exigem uma discussão mais ampla com vistas à compreensão dos desafios que envolvem tanto empregados e empregadores na atualidade.

14. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

-Orientação para elaboração do projeto de pesquisa e orientação para elaboração do trabalho de conclusão de curso.

-São organizadas rodas de conversa durante o curso para discussão com egressos que trazem suas monografias para serem discutidas, havendo uma troca de experiências e de sabres.

-Os alunos interessados optam por fazer uma “Vivência jurídica” acompanhando durante um dia inteiro um dos professores do curso, para a troca de experiências e conhecimentos. Tais vivências podem ser feitas em escritórios, nas varas em que nossos professores sejam titulares e também no TRT.

15. TECNOLOGIA

A FDV possui recursos variados que estarão à disposição da Curso, de acordo com as necessidades da metodologia utilizada. Data-show, retro-projetores, quadro e pincel, aparelho de som, acervo bibliográfico, xerox, laboratório de informática, material para cartazes.

16. INFRA-ESTRUTURA FÍSICA

Salas de aula climatizadas, biblioteca atualizada com livros e periódicos, auditório, estacionamento para alunos e professores, laboratório de informática, além dos recursos tecnológicos elencados no item anterior.

17. CRITÉRIO DE SELEÇÃO

Critério de seleção: análise de Curriculum Vitae e entrevista.

Pré-requisito para ingresso no curso: Graduação em Direito, Recursos Humanos ou outra área sob a análise prévia das coordenações geral e acadêmica.

18. SISTEMAS DE AVALIAÇÃO

O aluno deverá frequentar com aproveitamento todos os temas/módulos e ser aprovado no Trabalho de Conclusão de Curso para obter o título de Especialista em Direito e Processo do Trabalho.

Relativo ao módulo de conteúdo jurídico, as atividades práticas realizadas em sala de aula serão valorizadas e a sua média representará 50% da avaliação total dos alunos. Serão aplicados dez casos práticos durante o módulo jurídico, sendo, ao final, descartadas as duas menores notas. Obrigatoriamente serão aplicadas ao longo do curso duas avaliações individuais, cada uma representando 25% da avaliação total dos alunos. Estas avaliações contemplarão temas de mais de um módulo, se houver. Relativo ao Módulo de Metodologia da Pesquisa a avaliação se dá através do Projeto de Monografia.

(6)

É exigida nota mínima 7,0 (sete) ao final de todos os temas/módulos e 7,0 (sete) no trabalho de conclusão de curso.

Os critérios de correção do trabalho de conclusão de curso estão descritos em regulamento específico.

Referências

Documentos relacionados

Comparando-se o mesmo adesivo no tempo 24 horas, variando apenas as temperaturas, o Single Bond apresentou maior resistência adesiva nas temperaturas 20°C e 37°C, enquanto que

A perspectiva de favorecer a emergência de um currículo integrado se manifesta também no cotidiano das práticas pedagógicas, na superação da fragmentação dos saberes no

Para elencar a importância do empoderamento econômico e social através do trabalho (onde, em um recorte ainda que especulativo, podemos analisar este prognóstico com

A partir das principais noções que envolvem a concepção dialógica de linguagem do pensador soviético Mikhail Bakhtin 1988, tais como discurso, gêneros do discurso, vozes e

(GONZÁLEZ, 2014) Nesse sentido, entre as características encontradas em diversos relatos de experiência de práticas corporais na Atenção Básica (CABALLERO, 2015) e, portanto,

O estudo teve como objetivo analisar a aderência ao Selo Biomóvel nas empresas certificadas do APL Madeira Móveis do Alto Vale do Rio Negro, identificando as mu- danças estruturais

Alguns estão em processo de formação em cursos de Magistério, Pedagogia e outras licenciaturas (do campo, Geografia e outras), em geral, em cursos em regime

Por conceber que os discursos estão em processo de produção permanente e que sua composição é fruto de diferentes vozes sociais, procurei variar o máximo possível as