• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTOS COMPUTACIONAIS CÁLCULO DA FOLHA DE PAGAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCEDIMENTOS COMPUTACIONAIS CÁLCULO DA FOLHA DE PAGAMENTO"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

PROCEDIMENTOS COMPUTACIONAIS CÁLCULO DA FOLHA DE PAGAMENTO

1 CONCEITO

O SIRH é a ferramenta de aplicação do Sistema Administrativo de Gestão de Recursos Humanos.

Sendo importante conhecer a relação existente entre os diversos módulos do SIRH, o objetivo deste material é fornecer uma visão geral dos módulos financeiros, demonstrar a relação existente entre os diversos módulos do SIRH e a interatividade entre os módulos no fornecimento de dados que dão origem ao cálculo de proventos/descontos.

De uma forma geral, o cálculo da folha de pagamento reúne as informações básicas necessárias para o cálculo de proventos, sendo possível simular o cálculo dos códigos de proventos/descontos, efetuar e lançar cálculos retroativos sobre os códigos demonstrados e prestar esclarecimentos mínimos sobre o cálculo aos demais servidores.

2 DEFINIÇÃO DE TERMOS

FRH - Menu da Folha de Pagamento.

Setorial/Seccional - Setorial e Seccional de Gestão de Pessoas. SIRH - Sistema Informatizado de Recursos Humanos.

3 PROCEDIMENTOS COMPUTACIONAIS MÓDULO 04 (DADOS PARA CÁLCULO)

No Módulo 04 (Dados para Cálculo) do SIRH encontram-se os parâmetros, valores de referência, especificação/composição de cálculo, tabelas financeiras e o rol de códigos de pagamento (proventos) e descontos utilizados no cálculo do contracheque e processamento da folha.

(2)

MENU DE DADOS PARA CALCULO CONSULTA... 1 PARAMETROS... 01 INCLUSAO... 2 VALORES DE REFERENCIA... 02 ALTERACAO... 3 ESPECIFICACAO DE CALCULO.. 03 EXCLUSAO... 4 COMPOSICAO BASE DE CALCULO 04 AUTORIZO...5 TABELAS FINANCEIRAS... 05 TABELA PROVENTOS/DESCONTOS 06 OPCAO...: ASSUNTO...: ANO/MES...: (AAAAMM) CODIGO DO VALOR DE REFERENCIA: CODIGO DO PROVENTO / DESCONTO: -

A manutenção desse Módulo é restrita ao Gestor do Sistema. Contudo, todas as áreas de recursos humanos têm acesso para consulta, principalmente os setores envolvidos no cálculo e inclusão de dados financeiros para o processamento da folha de pagamento. ASSUNTO 01 (PARÂMETROS) CONSULTA PARAMETROS ANO / MES : 2007/10 DATA DE RETENCAO : 00/00/0000 DATA DE LIBERACAO : 00/00/0000 SALARIO EDUCACAO (S/N) : N VALOR SALARIO EDUCACAO : MES ADTO. 13. SALARIO : COMPLEMENTO ADTO. (S/N) : N MES PAGTO. 13. SALARIO : 12 MES PAGTO.CONTRIB.SIND. : VALOR BASE PREMIO PROD. : MASCARA DA LOTACAO : DATA RETENCAO MAGISTERIO: 12/10/2007 MENSAGEM CONTRACHEQUE : 1. LINHA : ATUALIZE-SE. CONHECA O PROGRAMA DE EDUCACAO FISCAL. 2. LINHA : ACESSE WWW.SEF.SC.GOV.BR/EDUCACAOFISCAL

No Assunto 01 (Parâmetros) constam às informações da data de processamento definitivo da folha (data de retenção) e a data de liberação. Esta informação é gerada automaticamente pelo programa de processamento da folha.

Para maior controle e auditoria, a folha de pagamento é processada em três etapas: teste, prévia e processamento definitivo.

Após a prévia o Sistema fica bloqueado para atualizações pelos Setoriais/Seccionais. Assim, em cada etapa do processamento é informada uma data de retenção, ou seja, as áreas permanecem livres apenas para consulta.

A data de retenção é mantida após a previa e registrada definitivamente após o processamento da folha.

A data de liberação aparece após o processamento definitivo, significando que qualquer inclusão ou alteração efetuada será processada na próxima folha de pagamento.

(3)

Para consultar parâmetros de períodos anteriores, informe na tela inicial o ano e o mês desejado.

No Assunto 01 também constam os parâmetros com as informações para serem utilizadas no processamento da folha:

• MES PAGTO. 13º SALARIO: 12 - parâmetro que informa o mês para cálculo automático da gratificação do 13º salário;

• DATA RETENCAO MAGISTÉRIO - parâmetro em que consta a data limite, antes do processamento da previa da folha, para que as regionais da Secretaria de Estado da Educação possam efetuar atualizações no Sistema;

• MENSAGEM CONTRACHEQUE - campo com 120 caracteres utilizado para gravação de mensagem que será impressa no contracheque de todos os Órgãos da Administração Direta, Autarquias e Fundações do Poder Executivo. Este campo é destinado para inclusão de mensagens institucionais.

ASSUNTO 02 (VALORES DE REFERÊNCIA)

CONSULTA VALORES DE REFERENCIA ANO / MES: 2007/10 CODIGO DESCRICAO VALOR 01 SALARIO MINIMO REFERENCIA 380,00 12 ABATIM.DEPEND. IRRF - VL 1 DEP 132,05 13 MINIMO RETENCAO - IRRF 10,00 14 DEDUCAO APOSENTADO MAIOR 65 AN 1.313,69 37 GRATIF.PARTICIPACAO COMISSAO 385,11 48 LIMITE REMUNERACAO EXECUTIVO 10.000,00

Neste Assunto constam valores utilizados no cálculo da folha de pagamento. Os dados servem como base-padrão e limitam o cálculo.

Para consultar a base histórica, informar o ano/mês desejado. Para efetuar um cálculo relativo há um mês específico, como por exemplo, saber qual o valor da gratificação por participação em comissão em um mês específico, consultar valores de referência informando o ano/mês desejado.

ASSUNTO 03 (ESPECIFICAÇÃO DE CÁLCULO)

CONSULTA ESPECIFICACAO DE CALCULO CODIGO PROVENTO/DESCONTO: 1056 - GRATIFICACAO DE FERIAS DESCRICAO ESPECIFICA : GRAT FERIAS CONST IRRF : 0 0,00 ORDEM PARA CALCULO : 0461 TAXA ADM: 0 0,00 ORDEM PARA DESPREZO : 0000 FUNVIDA : 0 0,00 CONSIGNATARIO : 001 - CONSIGNACAO GRUPO DO CONSIGNATARIO : 00 - NAO INFORMADO INDICADOR PAGAMENTO : 2 - PAGTO CONFORME MOVIMENTO TIPO DE CONTEUDO : 4 - QUANT. DIAS VALOR : 10,00 VALOR LIMITE: 999.999.999,99 ITEM ORCAMENTARIO : 31901145 VVF-CIVIL-FERIAS ABONO CONST. PERCENTUAL DE CALCULO : 100,0000 DATA ALTERACAO: 24/01/2005 RESTRICOES PARA PROVENTOS E DESCONTOS: FINANCEIRO FIXO....: 9 - NAO PERMITIDO VIGENCIA...: 9 - NAO PERMITIDO INCORPORACAO...: 9 - NAO PERMITIDO PENSAO ALIMENTICIA.: 9 - NAO PERMITIDO

(4)

Este Assunto, associado ao Assunto Composição Base de Cálculo, são fundamentais no processamento da folha. Aqui são definidas as regras de cálculo para cada código de provento/desconto, que associadas às informações dos demais módulos do SIRH - cadastral, funcional, comissionado, férias, faltas - compõem a base de dados necessária para o processamento da folha:

• CÓDIGO PROVENTO/DESCONTO - consta o número e o nome do código gravado na tabela geral;

• DESCRIÇÃO ESPECÍFICA - consta o nome do código impresso nos relatórios e contracheque;

• ORDEM PARA CÁLCULO - define qual a posição deste código no cálculo da folha, necessária para criar a base de cálculo do código.

Exemplo: o triênio incide sobre o vencimento (código 1001 ou 1005). Se a ordem de cálculo do vencimento fosse superior ao triênio não seria possível efetuar esse cálculo porque o triênio seria calculado antes do vencimento.

• ORDEM PARA DESPREZO - utilizado para os códigos de descontos. Define a ordem em que esses códigos devem ser desprezados quando falta margem para o processamento do desconto. Os códigos de desconto com menor ordem de desprezo são eliminados primeiro.

Não existe a possibilidade de um servidor possuir a remuneração líquida negativa. Quando isso ocorre no momento do cálculo, os programas de cálculo utilizam a ordem de desprezo para eliminar os códigos de desconto.

Existe um critério para o processamento dos descontos: têm prioridade os descontos compulsórios - calcula-se primeiro e despreza-se por último. Os descontos facultativos (que dependem de autorização do servidor) são calculados após os descontos compulsórios e, na falta de margem, são desprezados primeiro. Quando isso ocorre os valores desprezados não são ignorados, mas passam a integrar um dos relatórios de saída da folha.

• CONSIGNATÁRIO - neste campo consta o código que é a chave de ligação com os Sistemas de Orçamento e Financeiro;

• GRUPO DO CONSIGNATÁRIO - idem ao campo consignatário;

• INDICADOR PAGAMENTO - define para quem o código deve ser processado e possui os seguintes códigos/descrição:

1= PAGTO PARA TODOS: processa desde que satisfeita uma condição definida em outros módulos;

2 = PAGO CONFORME MOVIMENTO: depende de informação de outros módulos. Exemplo: o triênio depende da informação da quantidade (quantos triênios) que estão armazenadas nos dados funcionais: a gratificação de férias depende das informações do Módulo Férias;

3 = 13º SALÁRIO: só processa quando processar a folha do 13º salário; 9 = SUSPENSO: não processa.

• TIPO DE CONTEÚDO - define qual é a forma de cálculo do código e possui os seguintes códigos/descrição:

1 = VALOR;

2 = PERCENTUAL; 3 = QUANT. HORAS; 4 = QUANT. DIAS;

(5)

6 = GRUPO/NIVEL/REFERÊNCIA;

7 = PERCENTUAL SOBRE VALORES DE REFERÊNCIA; 8 = PERC. TABELA FINANCEIRA;

9 = OUTROS.

A própria descrição do tipo de conteúdo indica a sua forma de cálculo. O tipo de conteúdo 9 (outros) indica que além da especificação/composição demonstrada, existe uma rotina de exceção de cálculo que pode ser aplicada a uma determinada situação funcional.

• VALOR - este campo está diretamente relacionado ao tipo de conteúdo. Se o tipo de conteúdo for valor, o valor informado neste campo processará como valor.

No exemplo acima consta a especificação de cálculo do código 1056 (gratificação de férias). Observar o tipo de conteúdo e o valor informado. Essa informação no SIRH determina que do montante somado na composição do código 1056 deverá ser pago 10 dias. Se for efetuado um cálculo retroativo, utiliza-se essa informação para aplicar 1/3 sobre a base de cálculo das férias.

Muitas vezes é necessário se adequar às limitações do SIRH. O campo Valor está parametrizado com o seguinte formato 0.000,00. Assim, se for consultado um código com tipo de conteúdo 6 (grupo/nível/referência), poderá haver dúvidas sobre o valor apresentado.

Veja o exemplo do tipo de conteúdo e valor do código 1010 (gratificação de insalubridade/penosidade):

TIPO DE CONTEUDO : 6 - GRUPO/NIVEL/REFER. VALOR : 300.101,00 VALOR LIMITE: 999.999.999,99 Que valor é este - trezentos mil cento e um? Neste caso não é um valor, mas um grupo/nível/referência do Módulo Tabela de Salários (grupo 30, nível 01, referência 01), que só é apresentado desta forma “300.101,00” em decorrência da parametrização do campo.

• ITEM ORÇAMENTÁRIO - campo destinado a vinculação dos códigos de pagamento ao Quadro de Detalhamento de Despesa - QDD do Sistema de Orçamento.

• PERCENTUAL DE CÁLCULO - neste campo pode-se reduzir ou aumentar o valor calculado. Após o cálculo efetuado é definido qual o montante que deve ser processado. Para os códigos de proventos a informação comum é 100,0000, ou seja, 100% do valor calculado deve ser processado. Para códigos de descontos, principalmente facultativos, esse valor pode ser superior ou inferior a 100%.

• RESTRIÇÕES PARA PROVENTOS E DESCONTOS - trata-se de um campo de segurança adicional. Você pode estar autorizado pelo Módulo 90 (segurança) a incluir, alterar ou excluir códigos no Módulo 03 (Dados Financeiros) ou Módulo 10 (Pensão Alimentícia), contudo, nem todos os códigos estão liberados para inclusão, e quando estão, só podem ser incluídos/alterados/excluídos observada uma determinada condição.

Assim, por exemplo, além da autorização do Módulo 90 (Segurança) para manutenção do Assunto 01 (Financeiro Fixo) do Módulo 03, poderão ser efetuadas inclusões observando os seguintes códigos de restrição:

0 = TUDO PERMITIDO - pode ser incluído qualquer valor ou parcela;

1 = PARCELAS = 1 E VALOR = O - pode ser incluída uma parcela com valor igual a zero;

(6)

2 = PARCELAS = 1 E VALOR = N - pode ser incluída uma parcela com qualquer valor;

3 = PARCELAS = N E VALOR = O - pode ser incluída qualquer parcela com valor igual a zero;

4 = PARCELAS = N E VALOR = N - pode ser incluída qualquer parcela com qualquer valor;

9 = NÃO PERMITIDO - o código está bloqueado para inclusão.

Quando a permissão for para inclusão de valor igual a zero, será utilizado no cálculo o valor informado no campo valor da especificação de cálculo:

VALOR : 3,00 VALOR LIMITE: 999.999.999,99

Quando a permissão for para inclusão de valor igual a N (qualquer valor), esse valor prevalece sobre o valor utilizado no campo valor da especificação de cálculo, observado o valor limite para inclusão:

VALOR : 3,00 VALOR LIMITE: 2.000,00

Para os Assuntos incorporação e vigência do Módulo 03 a liberação do código será 0 ou 9.

O Módulo 04 possui também as informações abaixo, destinadas a cobrança de taxas/imposto incidentes sobre descontos facultativos e a data de alteração que informa quando ocorreu a última alteração:

IRRF : 0 0,00 TAXA ADM: 0 0,00 FUNVIDA : 0 0,00 DATA ALTERACAO: 24/01/2005

ASSUNTO 04 (TABELA DE PROVENTOS/DESCONTO)

Este Assunto apresenta a composição da base de cálculo, as tabelas financeiras, e o rol de códigos de proventos/descontos utilizados no processamento da folha de pagamento.

Os códigos de proventos/descontos estão estruturados da seguinte forma:

• CÓDIGOS COM INICIAL 1 - destinado ao processamento de pagamento do mês atual;

• CÓDIGOS COM INICIAL 2 - destinado ao processamento de pagamento de retroativo do exercício atual (ano atual). Exercícios anteriores são processados nos códigos 1053 ou 1095;

• CÓDIGOS COM INICIAL 4 - utilizados para ressarcimento de um desconto; • CÓDIGOS COM INICIAL 5 - utilizados para processamento de descontos compulsórios e facultativos;

(7)

• CÓDIGOS COM INICIAL 6 - utilizados para processamento de descontos compulsórios relativos a meses anteriores e descontos facultativos relativos ao mês atual em decorrência de convênios;

• CÓDIGOS COM INICIAL 8 - utilizados para descontar importâncias recebidas indevidamente do servidor na razão de 10% e ressarcir ao erário público;

• CÓDIGOS COM INICIAL 9 - utilizados como totalizadores e base de cálculo dos demais códigos de provento ou desconto.

Quando da consulta da tabela de proventos/desconto pode ser verificada a existência de códigos com inicial 3 e 7, não citados por não serem mais utilizados. CODIGO DESCRICAO ORDEM CON- TP PAGAMENTO PE RESTRICOES CALC DESP SIG. CONT. VALOR IND CALCULO F V I P

Na tabela abaixo constam alguns códigos de provento/desconto (para visualizar os demais consultar o SIRH e pressionar a tecla F8 para avançar, observando as informações no rodapé da tela).

CONSULTA PROVENTOS E DESCONTOS CODIGO DESCRICAO ORDEM CON- TP PAGAMENTO PE RESTRICOES CALC DESP SIG. CONT. VALOR IND CALCULO F V I P 1001 VENCIMENTO 0002 0000 001 1 2 100,0000 9 9 9 9 1005 VENCIMENTO 0003 0000 001 1 2 100,0000 9 9 9 9 1010 GR INSALUBRI/PENOSID 0169 0000 001 6 300101,00 1 100,0000 9 9 9 9 1011 GRATIFICACAO FUNCAO 0156 0000 001 1 2 100,0000 9 9 9 9 1018 TRIENIO 3% 0281 0000 001 9 3,00 2 100,0000 9 9 9 9 ... 2001 VENCIMENTO 0014 0000 001 1 2 100,0000 2 9 9 9 2005 VENCIMENTO 0422 0000 001 1 2 100,0000 2 9 9 9 2011 GRATIFICACAO FUNCAO 0441 0000 001 1 2 100,0000 2 9 9 9 2018 TRIENIO 3% 0250 0000 001 1 2 100,0000 2 9 9 9 ... 4514 RESTITUICAO IPESC 0553 0000 001 1 2 100,0000 9 9 9 9 4515 IPESC 13. SALARIO 0548 0000 001 1 2 100,0000 9 9 9 9 4518 ESTORNO DE FALTAS 0068 0000 001 1 2 100,0000 9 9 9 9 4519 ESTORNO DIF FALTAS 0075 0000 001 1 2 100,0000 2 9 9 9 ...

5056 ADIANT GRATIF FERIAS 0566 0651 001 1 9 100,0000 2 9 9 9 5502 MULTA/GLOSA - T. C. 0771 0499 994 1 2 100,0000 0 9 9 9 5512 I N S S 0796 0605 108 8 1 100,0000 9 9 9 9 5514 IPESC CONTRIBUICAO 0832 0533 107 2 100,00 1 100,0000 9 9 9 9 5516 IMPOSTO RENDA IRRF 0873 0532 996 8 1 100,0000 9 9 9 9 5518 FALTAS MES ATUAL 0772 0624 001 4 2 100,0000 9 9 9 9

5519 FALTAS MES ANTERIOR 0712 0623 001 4 2 100,0000 9 9 9 9 ...

6512 I N S S 0797 0382 108 1 2 100,0000 2 9 9 9 6514 IPESC CONTRIBUICAO 0782 0383 107 1 2 100,0000 4 9 9 9 6516 IMPOSTO RENDA IRRF 0781 0386 996 1 2 100,0000 2 9 9 9 6518 FALTAS MES ATUAL 0749 0357 001 1 2 100,0000 2 9 9 9 ... 8001 VENCIMENTO 0480 0603 001 1 2 100,0000 9 9 9 9 8005 VENCIMENTO 0475 0395 001 1 2 100,0000 9 9 9 9 8010 GR INSALUBRI/PENOSID 0487 0438 001 1 2 100,0000 9 9 9 9 8011 GRATIFICACAO FUNCAO 0485 0439 001 1 2 100,0000 9 9 9 9 8018 TRIENIO 3% 0674 0377 001 1 2 100,0000 9 9 9 9 ... 9901 REMUNERACAO BRUTA 0971 0000 000 1 2 100,0000 0 0 0 0

(8)

9902 SALARIO LIQUIDO 0972 0000 000 1 2 100,0000 0 0 0 0 9907 ABAT POR DEP IRRF 0492 0000 000 7 12,00 2 100,0000 0 0 0 0

9908 BASE CALCULO IRRF 0769 0000 000 1 2 100,0000 0 0 0 0 9909 TOTAL DE DESCONTOS 0973 0000 000 1 2 100,0000 0 0 0 0 9910 ABAT IRRF MAIOR 65 0493 0000 000 7 14,00 2 100,0000 0 0 0 0

ASSUNTO 05 (COMPOSIÇÃO BASE DE CÁLCULO)

CONSULTA COMPOSICAO BASE DE CALCULO CODIGO PROVENTO/DESCONTO: 1018 DESCRICAO ESPECIFICA: TRIENIO 3% TIPO DE MESES RETROAGIR MESES A OPERACAO CODIGO DESCRICAO CONTEUDO (ACUMULADO) RETROAGIR ARITMET.

1001 VENCIMENTO 1 1 1005 VENCIMENTO 1 1 1007 ANTECIPACAO 1 1 1008 REMUN. ATRASADA/ACT 1 1 1010 GR INSALUBRI/PENOSID 1 1 1011 GRATIFICACAO FUNCAO 1 1

1012 SUBST DE FUNCAO GRAT 1 1

1013 INCORPORACAO - FG 1 1

1016 GRAT PELA OPCAO VENC 1 1

1020 VP LEI COMP 043/92 1 1

1022 GR COM REM PARITARIA 1 1

1027 VERBA EQUIVALENCIA 1 1

1032 INSALUBRIDADE 1 1

1036 GR PROD LEI 9485/94 1 1

1037 INDEN REPRE CHEFIA 1 1

1040 GRAT COMPL VENCIMENT 1 1

1049 HORA/ATIVIDAD.-UDESC 1 1

1065 INCORPORACAO - GRAT. 1 1

1070 RISCO DE VIDA 1 1

Este Assunto, associado ao Assunto Especificação de Cálculo, é fundamental no processamento da folha.

Pode-se consultá-lo diretamente ou, após consultar a especificação de cálculo, teclar “enter” que será exibida a composição do código consultado.

Muitos códigos não possuem composição porque não necessitam da soma ou subtração de valores de outros códigos para compor uma base de cálculo.

Exemplo: os códigos 1001 ou 1005 (vencimento) são gerados com base nas informações dos dados funcionais ou comissionados, que por sua vez estão ligados a uma tabela de salário. Portanto, a composição só é utilizada quando for necessário apurar o resultado (soma/subtração) de valores de códigos com ordem de cálculo inferior para formar uma base de cálculo.

Veja que foi falado em ordem de cálculo. O que isso significa? Observe a tela acima em que é demonstrada uma parte da composição do código 1018 (triênio 3%), os códigos relacionados só podem fazer parte desta composição porque possuem ordem de cálculo inferior ao triênio. Para visualizar o restante da composição consulte o Sistema e pressione a tecla F8 para avançar - observe as informações no rodapé da tela.

Além do código/descrição, a composição base de cálculo é composta dos seguintes campos:

(9)

TIPO DE MESES RETROAGIR MESES A OPERACAO CODIGO DESCRICAO CONTEUDO (ACUMULADO) RETROAGIR ARITMET. 1001 VENCIMENTO 1 1

• TIPO DE CONTEÚDO - sempre é informado o código 1 valor, ou seja, deverá ser armazenado o valor calculado do código que está na composição;

• MESES A RETROAGIR ACUMULADO - utilizado raramente quando for necessário acumular o valor processado no respectivo código num determinado período;

• MESES A RETROAGIR - utilizado raramente quando for necessário acumular o valor processado no respectivo código no mês anterior;

• OPERAÇÃO ARITMÉTICA

1 = adição - o valor do código que está na composição deve ser somado; 2 = subtração - o valor do código que está na composição deve ser subtraído. O resultado da composição é chamado de base de cálculo, que será utilizada no cálculo observada a especificação do cálculo, mais precisamente o tipo de conteúdo. Ou seja, se o tipo de conteúdo remeter para uma tabela financeira a base de cálculo será submetida a uma tabela financeira.

ASSUNTO 06 (TABELAS FINANCEIRAS)

Numa tabela financeira os valores são apresentados por faixa contendo valor inicial e final e qual operação deve ser calculada nesta faixa.

Como exemplo demonstra-se abaixo a tabela financeira utilizada no desconto do imposto de renda:

CONSULTA TABELAS FINANCEIRAS CODIGO PROVENTO/DESCONTO: 5516 - IMPOSTO RENDA IRRF ANO/MES : 2007/09 DT.ATUALIZACAO : 12/01/2007 CODIGO VALOR REFERENCIA : - TIPO PARCELA: 2 - PARCELA A DEDUZIR TIPO VALOR VALOR FAIXA - CODIGO VALOR INICIAL VALOR FINAL CONTEUDO PERCENTUAL PARCELA 01 0,01 1.313,69 2 02 1.313,70 2.625,12 2 15,00 197,05 03 2.625,13 999.999.999,99 2 27,50 525,19

O código 5516 (imposto de renda IRRF), na especificação de cálculo possui indicador de pagamento = 1 (pgto para todos), tipo de conteúdo = 8 (per. tabela financeira) e códigos em sua composição de cálculo que formam uma base de cálculo.

Para cálculo do imposto de renda a base de cálculo apurada será submetida na tabela financeira acima.

MÓDULO 36 (TABELA DE SALÁRIO)

No Módulo 36 (Tabela de Salário) encontram-se os grupos salariais e as tabelas de salário, que associadas aos demais módulos do SIRH são utilizadas no cálculo do contracheque e do processamento da folha.

(10)

MENU TABELA DE SALARIOS CONSULTA... 1 TABELA DE SALARIOS.... 01 INCLUSAO... 2 GRUPO... 02 ALTERACAO... 3 HISTORICO DE SALARIOS. 03 EXCLUSAO... 4 OPCAO...: ASSUNTO...: CODIGO DO GRUPO...: GRUPO

Neste Assunto são registrados os grupos de salário atualmente utilizados e os que foram utilizados desde a implantação do SIRH. Para consultar todos os grupos existentes, consultar o Sistema e pressionar a tecla F8 para avançar, observando as informações no rodapé da tela.

CD.GRUPO SIGLA DO GRUPO NOME DO GRUPO 05 DGS DIRECAO E GERENCIAMENTO SUPERIOR 08 SUPERIOR ADMINISTRACAO SUPERIOR 29 MAG MAGISTERIO - PROFESSOR/SEC 30 ONA OCUPACOES DE NIVEL AUXILIAR 31 ONO I OCUPACOES NIVEL ADMINIST.E OPERACIONAL I 32 ONOII OCUPACOES NIVEL ADMINIST. OPERACIONAL II 33 ONS OCUPACOES DE NIVEL SUPERIOR 98 GESTOR GESTOR

TABELA SALÁRIO

Neste Assunto são registradas as tabelas salariais utilizadas no cálculo da folha de pagamento.

Veja o exemplo abaixo:

CONSULTA TABELA DE SALARIOS GRUPO: 30 - ONA - OCUPACOES DE NIVEL AUXILIAR SEL NIVEL REFERENCIA VALOR 01 01 760,00 01 02 760,00 01 03 760,00 01 04 760,00 01 05 760,00 01 06 760,00 01 07 760,00 01 08 760,00 01 09 760,00 01 10 760,00

As tabelas salariais são utilizadas pelos demais módulos para cálculo da folha. No exemplo abaixo consta parte dos dados funcionais em que estão registrados, entre outros dados, o grupo, nível e referência salarial, que será vinculado a tabela salarial e a especificação de cálculo do código de provento 1001, para processamento na folha de pagamento:

(11)

Dados funcionais - campo cargo

--- CARGO --- CARGA HOR.CARGO: 40 CARGO: 945 - ANALISTA TEC.GEST.DES.REGIONAL CBO: 111410 CARGA HOR.FUNC.: 40 DATA INICIO CARGO: 01/04/2006 QUADRO: 33010 - QUADR CARGA HOR.TRANS: GRUPO: 98 - GESTOR SIGLA: GESTOR NIVEL: 43 REFERENCIA: 8 CATEGORIA: 1 ATIVO CARGA HOR.TEMP.: COMPETENCIA DO CARGO: - DATA ADMISSAO: 26/02/1981 DATA INICIO INSS : DATA INICIO EXERCICIO: 26/02/1981 DATA FIM CONTRATO:

O mesmo ocorre no onde consta parte dos dados comissionados, em que estão registrados, entre outros dados, o grupo, nível e referência salarial que será vinculado à tabela salarial e a especificação de cálculo do código de provento 1005, para processamento na folha de pagamento:

Dados comissionados - campo cargo

--- CARGO --- CARGO: 5799 - GERENTE DA SAUDE CBO: 111410 CARGA HOR.CARGO: 40 DATA INICIO CARGO: 26/06/2007 QUADRO: 93008 CARGA HOR.FUNC.: 40 GRUPO: 5 - DIRECAO E GERENCIAMENTO SUPERIOR SIGLA: DGS NIVEL: 2 REFERENCIA: 10 CATEGORIA: 1 - ATIVO

Com relação à especificação de cálculo, foi citado o exemplo do código 1010 (gratificação de insalubridade/penosidade):

TIPO DE CONTEUDO : 6 - GRUPO/NIVEL/REFER. VALOR : 300.101,00 VALOR LIMITE: 999.999.999,99 O tipo de conteúdo do código 1010 é 6 - grupo/nível/referência e o no valor consta 300.101,00, que conforme explicado acima, refere-se ao grupo 30, nível 01, referência 01.

Na tela consulta tabela de salário verifica-se que o valor do grupo 30, nível 01, referência 01 é 760,00, que constitui o parâmetro para cálculo do código 1010.

MÓDULO 03 (DADOS FINANCEIROS)

Este Módulo é destinado para lançamento de dados financeiros utilizados no cálculo da folha de pagamento e armazenar informações relativas ao processamento da folha.

(12)

MENU DE DADOS FINANCEIROS

FINANCEIRO FIXO... 01

CONSULTA... 1 INCORPORACAO... 02

INCLUSAO... 2 VIGENCIA... 03

ALTERACAO... 3 CONTRACHEQUE... 04

EXCLUSAO... 4 FICHA FINANCEIRA... 05

EMISSAO CONTRACHEQUE... 06

EMISSAO FINANCEIRO FIXO.... 07

EMISSAO FICHA FINANCEIRA... 08

CERTIDAO MARGEM CONSIGNAVEL 09 APOSTILA DE PROVENTOS... 10 OPCAO...: ASSUNTO..: MATRICULA...: - NR.CARGO.:

NR.INSCRICAO SISTEMA.: - ANO EXERCICIO...: CODIGO PROV/DESC...: IMPRESSORA...:

ANO/MES..(AAAAMM)....: TIPO CONTRACHEQUE..: INTERVALO (AAAAMM)...:INICIO.: FIM...:

FINANCEIRO FIXO

Destinado para inclusão de códigos de proventos/descontos, observada a especificação de cálculo, principalmente o valor limite e restrições para proventos e descontos.

Também é utilizado para a informação de dados para o processamento de folha suplementar individual. Nesse caso, deverá ser incluídos o código, valor, parcela e preencher com “S” o campo suplementar, conforme o exemplo abaixo:

INCLUSAO DE FINANCEIRO FIXO MATRICULA: 999999 - 8 01 NOME: FULANO DE TAL

NR.INSCRICAO: 88888 - 2 COD.PROV/DESC SEQ VALOR PARCELAS UTILIZACAO SUPLEMENTAR

2001 1 10000 1 S

INCORPORAÇÃO

Destinado para inclusão de códigos de proventos decorrentes de vantagem pessoal conquistadas pela via administrativa ou judicial.

A inclusão de códigos, neste Assunto, está condicionada as restrições para proventos e descontos na especificação de cálculo.

VIGÊNCIA

Destinado para inclusão de códigos de proventos, descontos ou totalizadores (códigos com inicial 9) para servidores ou servidor que possua uma situação peculiar - administrativa ou judicial - que caracterize uma exceção de cálculo.

A inclusão de códigos, neste Assunto, está condicionada as restrições para proventos e descontos na especificação de cálculo.

CONTRACHEQUE

Assunto onde fica armazenado o contracheque processado na folha de pagamento.

(13)

Para consultar o contracheque on-line, informe a opção 01, assunto 04, matrícula/dígito/cargo, ano/mês e tipo de contracheque. Os tipos de contracheque estão relacionados com os tipos de processamento de folha:

1 = NORMAL 2 = SUPLEMENTAR 3 = 13º SALÁRIO 6 = SUPLEMENTAR MANUAL 7 = SUPLEMENTAR ORIGEM 9 = EXTRA FOLHA

Se preencher o tipo de contracheque com 0 (zero), será demonstrado todos os tipos processados no mês.

O contracheque pode ser útil para o levantamento de cálculo retroativo. Por exemplo, para calcular a gratificação de férias de determinado servidor relativo ao mês de março de 2007, e para não ter que recalcular toda a remuneração do servidor levantando todos os dados dos diversos módulos do SIRH, basta imprimir o contracheque e verificar quais códigos do contracheque estão na composição do código 1056 (Gratificação de Férias), apurar a base de cálculo, aplicar 1/3 sobre a base e incluir o resultado em financeiro fixo no código 2056. Nesse caso também deverá ser recuperado o histórico de férias.

FICHA FINANCEIRA

Destinado à consulta on-line da ficha financeira por código. Utilizado quando for necessário consultar analisar ou avaliar a evolução do processamento de um código num determinado período.

Para consultar informe a opção 01 e assunto 05. No campo “CODIGO PROV/DESC” informe o código desejado e no campo “INTERVALO” o ano/mês inicial e o ano/mês final.

EMISSÃO DE CONTRACHEQUE

Destinado à impressão do contracheque.

Para imprimir o contracheque, informe a opção 01, assunto 06, matrícula/dígito/cargo, impressora, tipo de contracheque e no campo “INTERVALO” informe o ano/mês inicial e o ano/mês final.

Na impressão será exigido o tipo de contracheque. EMISSÃO DE FINANCEIRO FIXO

Gera um relatório contendo os códigos incluídos em financeiro fixo, que podem ser classificados em ordem de matrícula ou alfabético.

Para imprimir este relatório informe a opção 01 e assunto 07. No campo “CODIGO PROV/DESC” informe o código desejado e a impressora. Ao executar a ação aparecerá outra tela para ser informado se o relatório deverá ser classificado por ordem de matrícula ou alfabética.

Só execute esta operação se tiver certeza da quantidade de códigos incluídos em financeiro fixo, consultando os relatórios de saída da folha. Caso contrário corre-se o risco de enviar para a impressora um volume elevado de informações.

(14)

Gera a ficha financeira de qualquer exercício a partir da implantação do SIRH (1992) e agrupa todos os tipos de processamento ocorridos no mês, sendo útil para o levantamento de valores pretéritos.

Para imprimir a ficha financeira informe a opção 01 e assunto 08. No campo “ANO EXERCICIO” informe o ano desejado e a impressora.

A emissão de certidão de margem consignável (assunto - 09) está sendo executada por intermédio do SCCONSIG.

MÓDULO 42 (PRÉVIA)

Para maior controle e conferência, a folha de pagamento processa em três etapas: teste, prévia e processamento definitivo.

MENU PREVIA CONSULTA... 1 PARTICIPANTE DA PREVIA... 01 INCLUSAO... 2 CONFERENCIA... 02 ALTERACAO... 3 PROCESSAMENTO DA PREVIA.. 03 EXCLUSAO... 4 TOTAIS POR ORGAO... 04 EMISSAO... 5 RESUMO DE CONSIGNATARIOS. 05 OPCAO...: ASSUNTO...: MATRICULA...: - NR.CARGO.: IMPRESSORA...:

Os dados decorrentes do processamento do teste, prévia e reprocessamento da prévia, ficam armazenados neste Módulo para conferência.

Após o processamento do teste ou prévia acesse este Módulo para conferir os lançamentos efetuados. Informe a opção 01, assunto 02 e matrícula a ser conferida.

LEVANTAMENTO DE DADOS PARA CÁLCULO

No exemplo abaixo é necessário avaliar as informações constantes nos dados funcionais, e levantar os dados para processamento de códigos na folha de pagamento.

CONSULTA FUNCIONAL MATRICULA: 999999 - 9 - 9 NOME: FULANO DE TAL

NR.INSCRICAO SISTEMA: 99999 - 9 FONE COMERCIAL: RAMAL: E-MAIL: --- LOTACAO --- SUBDIVISAO: 1 - SEC. DES. REG. CACADOR SIGLA: SDR-CACADO MUNICIPIO : 8057 CACADOR RAMAL: LOTACAO: 659000000000 - GEECT FUNCAO:

--- CARGO --- CARGA HOR.CARGO: 40 CARGO: 945 - ANALISTA TEC.GEST.DES.REGIONAL CBO: 111410 CARGA HOR.FUNC.: 40 DATA INICIO CARGO: 01/04/2006 QUADRO: 33010 - QUADR CARGA HOR.TRANS: GRUPO: 98 - GESTOR SIGLA: GESTOR NIVEL: 43 REFERENCIA: 8 CATEGORIA: 1 ATIVO CARGA HOR.TEMP.: COMPETENCIA DO CARGO: -

(15)

DATA ADMISSAO: 26/02/1981 DATA INICIO INSS : DATA INICIO EXERCICIO: 26/02/1981 DATA FIM CONTRATO: --- SITUACAO --- SITUACAO: - AGENTE NOCIVO: - HISTORICO RECUPERADO: P CONSULTA FUNCIONAL MATRICULA: 999999 - 9 - 9 NOME: FULANO DE TAL

NR.INSCRICAO SISTEMA: 99999 - 9 CONTRACHEQUE: 1 - EMITE P/LOTACAO --- CARACTERISTICAS FUNCIONAIS --- TIPO REMUNERACAO: 1 - MENSALISTA ENCARGO SOCIAL: 3 - IPESC E IR OCUPACAO VAGA: 3 - EFETIVO RECEBE 13 SALARIO: S - SIM CONTRATO TRABALHO: 1 - PRAZO INDETERMINADO ID.CONTRIB.SINDICAL: N - NAO REGIME TRABALHO: 1 - CIVIL ESTATUTARIO COD.SINDICATO: --- LOCAIS DE DEPOSITOS --- BANCO RECEB.: 27 AGENCIA: X CONTA: YYYY - Y TIPO: 01 POSTO: BANCO FGTS : AGENCIA FGTS : NR.CONTA FGTS: DT.OPCAO FGTS: SITUACAO FGTS: 3 - NAO ENQUADRADO --- HORARIO --- TIPO REG.FREQUENCIA: 3 - FOLHA FREQUENCIA TURNO: COMERCIAL HORA INICIO: 08:00 HORA TERMINO: 18:00 HORA INTERVALO: 02:00 --- ADICIONAL TEMPO SERVICO --- - TP.ATS: 2 - TRIENIO NR.ATS: 5 PROX.CONCESSAO: 14/11/2008 NR.ATS ANT.: 2 ---

Considerando o exemplo hipotético acima, verifica-se a existência de informações (destacadas) que dão origem ao processamento do vencimento (código 1001), triênio de 3% (código 1018), triênio de 6% (código 1084) e desconto do IPREV (código 5514):

CÓDIGO 1001 = no campo cargo consta o grupo grupo/nível/referência 98/43/08 para uma carga horária de 40 horas;

Consultando a tabela salarial para esse grupo/nível/referência, encontramos o valor de R$ 1.200,00.

CÓDIGO 1018 = no campo adicional por tempo de serviço consta a informação de 5 adicionais de 3%, que equivale a 15%;

CÓDIGO 1084 = no campo adicional por tempo de serviço consta a informação de 2 adicionais de 6%, que equivale a 12%;

CÓDIGO 5514 = o campo encargo social informa que o desconto previdenciário é IPREV e no campo cargo consta a informação de que o servidor é ativo. Para cálculo deverá ser consultadas a especificação e composição do cálculo 5514.

CÁLCULO DO CONTRACHEQUE - BÁSICO

Com base nos dados levantados no exemplo anterior verifique a simulação de um contracheque simples:

PROVENTOS

CÓDIGO DESCRIÇÃO VALOR

1001 VENCIMENTO 1.200,00

1018 TRIÊNIO 3% - 15%

CONSULTANDO A COMPOSIÇÃO DO CÓDIGO 1018, VERIFICAMOS QUE O CÓDIGO 1001 ESTA NA COMPOSIÇÃO. ASSIM, O PERCENTUAL APURADO DEVERÁ INCIDIR SOBRE O CÓDIGO

(16)

CÓDIGO DESCRIÇÃO VALOR

1001.

1084 TRIÊNIO 6% - 12%

CONSULTANDO A COMPOSIÇÃO DO CÓDIGO 1084, VERIFICAMOS QUE O CÓDIGO 1001 ESTA NA COMPOSIÇÃO. ASSIM, O PERCENTUAL APURADO DEVERÁ INCIDIR SOBRE O CÓDIGO 1001.

144,00

TOTAL 1.524,00

Os proventos estão calculados, contudo, no levantamento de dados encontramos informações que apontam para o cálculo da previdência (código 5514).

Cálculo do código 5514

Na especificação de cálculo do código 5514 consta a informação de que o indicador de pagamento = 1 (pagamento para todos), sendo o tipo de conteúdo = 2 (percentual) e o valor 100,00, ou seja 100%, mas do que? - necessitando de mais informações deve-se consultar a composição do código 5514;

Consultando a composição do código 5514 encontra-se a seguinte informação: CONSULTA COMPOSICAO BASE DE CALCULO CODIGO PROVENTO/DESCONTO: 5514 DESCRICAO ESPECIFICA: IPESC CONTRIBUICAO TIPO DE MESES RETROAGIR MESES A OPERACAO CODIGO DESCRICAO CONTEUDO (ACUMULADO) RETROAGIR ARITMET.

9917 IPESC-ATIVOS 1 1 9918 IPESC-INATIVOS 1 1 9919 IPESC-INAT-EC-41 1 1 9921 IPESC-INAT-EC47 1 1 Encontram-se quatro códigos com inicial 9 (base de cálculo/totalizadores), com tipo de conteúdo = 1 (valor) e operação aritmética = 1 (adição). Isto significa que o código 5514 processa 100% do valor dos códigos que constam em sua composição. Os códigos informados na composição do código 5514 estão fazendo distinção entre ativos e inativos, e no levantamento de dados efetuado verificamos que o servidor é ativo. Assim o código 5514 deve ser 100% do código 9917. Na especificação de cálculo do código 9917 consta a informação de que o indicador de pagamento é = 1 (pagto para todos), o tipo de conteúdo é = 2 (percentual) e o valor é 11,00, ou seja 11%, mas do que? - necessitando de mais informações, deve-se consultar a composição do código 9917. Consultando a composição do código 9917 encontra-se a seguinte informação: CONSULTA COMPOSICAO BASE DE CALCULO CODIGO PROVENTO/DESCONTO: 9917 DESCRICAO ESPECIFICA: IPESC-ATIVOS TIPO DE MESES RETROAGIR MESES A OPERACAO CODIGO DESCRICAO CONTEUDO (ACUMULADO) RETROAGIR ARITMET. 9916 BASE CAL-IPESC 1 1

(17)

Na composição do código 9917 encontra-se o código 9916 que é a base de cálculo do IPREV. O código 9917 equivale a 11% do código 9916. Na composição do código 9916 constam todos os códigos de proventos que compõe a base de cálculo do IPREV.

Aplicando sinteticamente em nosso exemplo:

PROCEDIMENTO CÓDIGO VALOR DO CÁLCULO

Consultando a composição do código 9916, verificamos que os códigos de proventos acima calculados (1001, 1018 e 1084) estão em sua composição. 9916 – 100% do somatório da composição 1.524,00 Consultando a composição do código 9917, verificamos que o código 9916 está em sua composição. 9917 – 11% do somatório da composição 167,64 Consultando a composição do código 5514, verificamos que o código 9917 está em sua composição.

5514 – 100% do

somatório da

composição

167,64

No cálculo do código 5514, acima realizado, demonstrou-se o caminho percorrido pelo programa de cálculo da folha para chegar o valor final.

CÁLCULO DE RETROATIVO

Adotando o contracheque simulado no exemplo anterior, considere que o servidor foi promovido no dia 15/09/2007 para o grupo 98, nível 43, referência 09.

Consultando a tabela salarial, verifica-se que o valor (hipotético) para este grupo/nível/referência é R$ 1.500,00.

Efetuado o cálculo retroativo deve ser registrado o valor em financeiro fixo para o processamento da próxima folha:

1. Diferença de vencimento = valor de vencimento novo menos valor de vencimento pago:

Diferença de vencimento = 1.500,00 – 1.200,00 Diferença de vencimento = 300,00

2. A promoção ocorreu a partir do dia 15/09, portanto deve-se aplicar a proporcionalidade:

(18)

Diferença de vencimento - proporcional = 160,00

3. Cálculo das incidências sobre a diferença de vencimento 15 % de triênio código 1018 = 24,00

12 % de triênio código 1084 = 19,20

No cálculo retroativo apurou-se a diferença de vencimento (código 1001) e suas incidências, diferença de triênio (código 1018 e 1084).

Essas diferenças devem ser incluídas no Módulo 03, no Assunto Financeiro Fixo, nos códigos com inicial 2, conforme abaixo especificado:

INCLUSAO DE FINANCEIRO FIXO MATRICULA: 999999 - 8 01 NOME: FULANO DE TAL

NR.INSCRICAO: 88888 - 2 COD.PROV/DESC SEQ VALOR PARCELAS UTILIZACAO SUPLEMENTAR 2001 1 16000 1

2018 1 2400 1 2084 1 1920 1

4 RESPONSABILIDADE

Setorial/Seccional: registrar os dados financeiros conforme procedimentos apresentados neste manual e manter o controle sobre os dados financeiros dos servidores lotados ou em exercício no órgão ou entidade.

Participação: equipe técnica da Gerência de Remuneração Funcional (GEREF).

Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte (Lei Federal nº 9.610, de 19.02.98).

Referências

Documentos relacionados

Neste caso, as condições fronteira do limite superior foram os mesmos valores experimentais usados anteriormente, enquanto os valores de NO e NO 2 da fronteira inferior foram

- Pilar Esbelto: para 80 ≤ λ ≤ 140; o efeito de segunda ordem deve der considerado (podendo-se utilizar o método do pilar padrão) e deve-se considerar o efeito da

Degraus das escadas deverão apresentar espelho e piso dispostos de forma a assegurar passagem com altura livre de 2,00m... Sabemos que uma escada de n

Porém, embora o conceito frequentista nos forneça uma maneira de medir na prática a probabilidade de ocorrência de um determinado evento, há casos em que ele também não é

A Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros declara que cumpre toda a legislação aplicável sobre segurança da informação, privacidade e proteção de dados, inclusive (sempre e

A Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros declara que cumpre toda a legislação aplicável sobre segurança da informação, privacidade e proteção de dados, inclusive (sempre e

A metodologia de cálculo do escoamento com separação em torno de perfis em grade é realizada utilizando-se dois códigos computacionais: (1) um código de cálculo do escoamento

A Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros declara que cumpre toda a legislação aplicável sobre segurança da informação, privacidade e proteção de dados, inclusive (sempre e