• Nenhum resultado encontrado

Fundação de Seguridade Social da ArcelorMittal Brasil FUNSSEST. Regulamento do Plano de Benefícios III

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fundação de Seguridade Social da ArcelorMittal Brasil FUNSSEST. Regulamento do Plano de Benefícios III"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

ArcelorMittal Brasil – FUNSSEST

(nova denominação social da Fundação de

Seguridade Social dos Empregados da

Companhia Siderúrgica de Tubarão –

FUNSSEST)

Regulamento do Plano de Benefícios III

(2)

Conteúdo

I Da Finalidade ... 1

II Dos Membros do Plano III ... 2

III Da Inscrição de Participantes Ativos ... 4

IV Do Cancelamento da Inscrição de Participante Ativo ... 5

V Dos Benefícios do Plano III ... 6

VI Da Suplementação de Aposentadoria por Idade, Tempo de Serviço e de Aposentadoria Especial ... 10

VII Da Suplementação de Aposentadoria por Invalidez ... 12

VIII Da Suplementação de Auxílio-Doença ... 14

IX Da Suplementação de Pensão por Morte... 15

X Da Suplementação de Auxílio-Reclusão ... 16

XI Da Ampliação de Auxílio Natalidade ... 17

XII Da Ampliação do Auxílio-Funeral... 18

XIII Da Ampliação do Abono Anual ... 19

XIV Do Desligamento ... 20

XV Do Benefício Proporcional Diferido ... 21

XVI Do Autopatrocínio ... 24

XVII Da Portabilidade ... 28

XVIII Do Resgate... 30

XIX Do Custeio do Plano ... 32

XX Dos Créditos Não Reclamados ... 34

XXI Das Disposições Gerais ... 35

XXII Das Disposições Transitórias... 36

(3)

I

Da Finalidade

Artigo 1o - O presente Regulamento do Plano de Benefícios III, doravante denominado Regulamento, estabelece os direitos e obrigações das Patrocinadoras, dos Participantes, dos Dependentes e da FUNSSEST, em relação ao Plano de Benefícios III, estruturado sob a modalidade de benefício definido, doravante denominado Plano III.

Parágrafo Único - No Plano III estão vedadas novas inscrições de Participantes desde o início de vigência do Plano de Benefícios IV, caracterizando-se aquele como plano em extinção, abrigando massa fechada de Participantes.

(4)

II

Dos Membros do Plano III

Artigo 2o - Integram o Plano III as seguintes categorias de membros:

(a) Patrocinadoras, conforme previsto no Estatuto da FUNSSEST;

(b) Participantes, conforme previsto neste Regulamento; (c) Dependentes, conforme previsto neste Regulamento. Artigo 3º - O Plano III tem as seguintes categorias de Participantes:

(a) Participantes Ativos: os Empregados das Patrocinadoras, cuja inscrição tenha sido aprovada nos termos deste Regulamento; (b) Participantes Assistidos: os Participantes que estiverem

recebendo benefício de renda mensal previsto neste Regulamento;

(c) Participantes Vinculados: os ex-Empregados de Patrocinadora que optarem pelo Benefício Proporcional Diferido previsto neste Regulamento;

(d) Ex-Participantes: todos aqueles que receberem um benefício de pagamento único, conforme previsto neste Regulamento, bem como aqueles que solicitarem cancelamento ou tiverem cancelada sua inscrição no Plano III ou optarem pelos institutos do Resgate ou da Portabilidade;

(e) Participantes Autopatrocinados: os ex-Empregados da Patrocinadora que optarem por permanecer vinculados ao

(5)

Plano III, efetuando as contribuições que seriam feitas pela Patrocinadora, para custeio de seu benefício, nos termos do previsto neste Regulamento.

Artigo 4o - São Dependentes dos Participantes, para efeito do Plano III:

(a) o cônjuge;

(b) os filhos solteiros de qualquer condição, enquanto inválidos ou menores;

(c) a companheira ou o companheiro inscrito pelo Participante que com este tenha uma convivência pública, contínua,

duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

§ 1o - A existência de filho em comum supre as condições de prazo de convivência com o Participante, desde que se faça prova de que vivam sob o mesmo teto.

§ 2o - Desde que solteiros e sem economia própria são considerados de menoridade, para efeito deste Regulamento, os Dependentes: (a) de idade inferior a 21 (vinte e um) anos; ou os

(b) de idade inferior a 24 (vinte e quatro) anos que estejam cursando estabelecimento de ensino superior oficial ou reconhecido.

§ 3o - Define-se economia própria quando a renda, incluindo a do

cônjuge se for o caso, for superior a 01 (um) salário mínimo, sendo consideradas, para efeito de sua formação, as receitas provenientes de aluguéis, aplicações de capital, rendas de propriedades, aposentadorias, pensões e outras.

(6)

III

Da Inscrição de Participantes Ativos

Artigo 5o - A inscrição de Participantes Ativos no Plano III foi facultada até a data de início de vigência do Plano de Benefícios IV, administrado pela FUNSSEST, a todos os Empregados de Patrocinadora que estivessem em pleno exercício de suas funções. Artigo 6o - Os Empregados de Patrocinadora que, por ocasião da data de

abertura das inscrições ao Plano III, estavam afastados por doença ou acidente, puderam ingressar no Plano III após o efetivo retorno às respectivas atividades, manifestando, para tanto, sua opção dentro de 30 (trinta) dias, contados da data do retorno e desde que esse retorno fosse concretizado antes da data de início de vigência do Plano de Benefícios IV, administrado pela FUNSSEST.

Artigo 7o - A inscrição de Participante no Plano III foi decorrente de sua manifestação formal de vontade, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da efetiva celebração do contrato de trabalho com Patrocinadora e da data de início de vigência do Plano III.

Artigo 8o - Ao ex-Participante, anteriormente vinculado ao Plano III, se readmitido em Patrocinadora, somente será facultado inscrever-se no Plano de Benefícios IV, administrado pela FUNSSEST, sendo vedado o seu reingresso no Plano III.

(7)

IV

Do Cancelamento da Inscrição de Participante Ativo

Artigo 9o - Perderá a condição de Participante Ativo aquele que se tornar Participante Vinculado, Participante Assistido, ex-Participante ou Participante Autopatrocinado.

(8)

V

Dos Benefícios do Plano III

Artigo 10 - Por meio de reservas matemáticas constituídas mediante contribuições definidas no Capítulo XIX e por fundos específicos e/ou apólices de seguro custeados pela Patrocinadora, são previstos os seguintes benefícios no Plano III:

(a) Suplementação de Aposentadoria por Idade;

(b) Suplementação de Aposentadoria por Tempo de Serviço; (c) Suplementação de Aposentadoria Especial;

(d) Suplementação de Aposentadoria por Invalidez; (e) Suplementação de Auxílio-Doença;

(f) Suplementação de Pensão por Morte; (g) Suplementação de Auxílio-Reclusão; (h) Ampliação de Auxílio-Natalidade; (i) Ampliação de Auxílio-Funeral; (j) Ampliação de Abono Anual.

Parágrafo Único - As despesas com Suplementação de Doença, Auxílio-Natalidade, Auxílio-Funeral e Auxílio-Reclusão serão cobertas pela Patrocinadora, mediante reembolso imediato à FUNSSEST. Os Participantes Autopatrocinados efetuarão contribuições relativas ao custeio destes benefícios, na forma prevista neste Regulamento.

(9)

Artigo 11 - O pagamento dos benefícios previstos neste Regulamento, somente será devido ao Participante, após a concessão do benefício correspondente pela Previdência Social, no que couber, atendidas as demais disposições deste Regulamento.

Parágrafo Único - O pagamento dos benefícios terá início após sua aprovação pela FUNSSEST, retroagindo-se o cálculo e o pagamento à data do seu requerimento, efetivando-se os reajustes previstos neste Regulamento para os benefícios dos Participantes Assistidos. Artigo 12 - A FUNSSEST poderá exigir que os Participantes ou Dependentes

que estejam recebendo qualquer benefício previsto neste Regulamento comprovem o recebimento do correspondente benefício pela Previdência Social, suspendendo o pagamento daqueles que não efetuarem a comprovação.

Artigo 13 - Para os efeitos deste Regulamento, entende-se por Salário Real de Benefício, doravante denominado simplesmente SRB, o valor correspondente à média aritmética simples dos n (ene) últimos Salários de Contribuição, excluídos para esse efeito o 13º salário, corrigidos monetariamente pelo índice de reajuste salarial concedido em caráter geral pela Patrocinadora Principal (Unidade Serra Espírito Santo), excepcionando-se as parcelas referentes à produtividade.

Para esse efeito, n (ene) corresponderá a:

(a) 12 (doze) meses mais 1 (um) por cada mês decorrido a partir de 24.02.2000, até atingir 24 (vinte quatro) meses quando se tratar de Suplementação de Aposentadoria por Tempo de Serviço, Especial e Idade; e

(b) 24 (vinte e quatro) meses quando se tratar de Suplementação de Aposentadoria por Invalidez e de Auxílio-Reclusão.

§ 1o - O Salário de Contribuição dos administradores está limitado à remuneração correspondente ao maior nível salarial de Empregados da Patrocinadora Principal (Unidade Serra Espírito Santo), acrescido de 25% (vinte cinco por cento).

§ 2o - Entende-se por Salário de Contribuição, no caso de Participante Ativo, o total das parcelas remuneratórias normais pagas pela Patrocinadora ao Participante, excluídas:

(10)

b) as verbas transitórias de caráter interino; c) a gratificação por substituição temporária; d) as cotas de salário-família;

e) as ajudas de custo;

f) os abonos de qualquer natureza;

g) a parcela recebida a título de vale-transporte;

h) as parcelas indenizatórias pagas ou creditadas a qualquer título, inclusive as decorrentes de rescisão do contrato de trabalho;

i) o aviso prévio indenizado;

j) as importâncias recebidas a título de férias indenizadas; k) a ajuda de aluguel;

l) as diárias;

m) a bolsa de complementação educacional de estagiário; n) a participação nos lucros ou resultados quando paga ou

creditada de acordo com lei específica.

§ 3o - Na hipótese do Participante não contar com 24 (vinte quatro) meses de filiação ao Plano III, será utilizada a média dos Salários de Contribuição existentes até a data do afastamento.

Artigo 14 - Após ser aplicado em novembro de 1999 o reajuste pelo IGPM da Fundação Getúlio Vargas, os valores dos benefícios de prestação continuada concedidos pelo Plano III serão reajustados no mês de novembro de cada ano de modo que, no acumulado, desde o mês de novembro de 1998, no que se refere aos benefícios concedidos até outubro de 1999 e desde o último mês de novembro anterior à concessão no que se refere aos benefícios concedidos após outubro de1999, seja aplicado o IPCA do IBGE.

Parágrafo Único - No caso de extinção, alteração profunda na metodologia de cálculo do IPCA do IBGE ou de perturbação de ordem econômica que impactem no cálculo do índice de preços previsto neste Regulamento, distorcendo ou desvirtuando os objetivos para os quais se justifica sua adoção, o referido índice de reajuste será

(11)

substituído por outro índice que evite tal distorção ou desvirtuamento, a ser aprovado pelo Conselho Deliberativo da FUNSSEST, embasado em parecer atuarial, bem como a ser homologado junto à autoridade governamental competente.

(12)

VI

Da Suplementação de Aposentadoria por Idade, Tempo

de Serviço e de Aposentadoria Especial

Artigo 15 - A Suplementação de Aposentadoria por Tempo de Serviço, por Aposentadoria Especial ou por Idade será paga ao Participante, atendidas cumulativamente as seguintes condições:

(a) 10 (dez) anos ininterruptos de tempo de serviço prestado à Patrocinadora, como Empregado, observando-se para tanto o previsto na alínea “j” do Artigo 33 deste Regulamento.

(b) Idade mínima de 53 (cinquenta e três) ou 55 (cinquenta e cinco) ou 65 (sessenta e cinco) anos, para os casos de Aposentadoria Especial ou por Tempo de Serviço ou Idade, respectivamente.

(c) Concessão do benefício de Aposentadoria por Idade, Tempo de Serviço ou de Aposentadoria Especial pela Previdência Social.

(d) Inscrição no Plano III, na qualidade de Participante, por tempo não inferior a 3 (três) anos, observando-se para tanto o previsto na alínea “j” do Artigo 33 deste Regulamento.

(e) Término do Vínculo Empregatício com Patrocinadora.

Artigo 16 - As Suplementações de Aposentadoria por Idade, Tempo de Serviço ou Aposentadoria Especial, de caráter vitalício, serão pagas mensalmente, com o valor determinado pela aplicação do percentual de 70% sobre o SRB, e subtraindo do resultado o valor do benefício teórico mensal de mesma espécie que seria pago

(13)

29/11/1999, considerando-se o Salário de Contribuição, idade efetiva e tempo de contribuição à Previdência Social na data da assinatura do requerimento da Suplementação de Aposentadoria.

§ 1º - O tempo de contribuição à Previdência Social, que será utilizado pela FUNSSEST para cálculo do benefício, incluirá o período entre a emissão da carta de concessão do benefício da Previdência Social e a data da assinatura do requerimento de Suplementação de Aposentadoria prevista neste Regulamento. § 2º Aos Participantes Ativos ou Autopatrocinados que, até a data de aprovação, pela autoridade governamental competente, da alteração regulamentar que incluiu o valor do benefício teórico da Previdência Social, na regra de cálculo prevista no “caput”, tenham cumprido os requisitos exigidos pela legislação e requerido junto à Previdência Social um benefício de aposentadoria por idade ou tempo de serviço, as Suplementações de Aposentadoria por Idade, Tempo de Serviço ou Aposentadoria Especial requeridas junto à FUNSESST serão calculadas com base nas regras até então vigentes, ou seja, pela aplicação do percentual de 70% sobre o SRB, subtraindo-se do resultado o valor do benefício concedido pela Previdência Social.

§ 3º - As Suplementações de que trata o caput deste artigo não poderão ter valor inferior a 10% do Salário de Contribuição, sendo que o somatório do Benefício concedido pela Previdência Social com o valor da Suplementação de Aposentadoria paga pela FUNSSEST não poderá ser superior ao SRB acrescido de 25% do valor do teto de contribuição para a Previdência Social.

§ 4º - Na hipótese de qualquer modificação nas leis, decretos, normas, resoluções, portarias ou qualquer outro ato ou fato que resulte em alteração, em termos reais, do benefício da Previdência Social, à FUNSSEST será facultado, mediante decisão do Conselho Deliberativo, homologação das Patrocinadoras e aprovação da autoridade governamental competente, alterar a fórmula dos benefícios previstos neste Regulamento, ficando expressamente desconsideradas quaisquer disposições contrárias a esta medida, que objetiva estabelecer benefícios equiparáveis àqueles que seriam pagos pelo Plano antes que qualquer dos supracitados eventos entrasse em vigor.

(14)

VII

Da Suplementação de Aposentadoria por Invalidez

Artigo 17 - A Suplementação de Aposentadoria por Invalidez será paga ao Participante durante o período em que lhe for garantido o beneficio de aposentadoria por invalidez pela Previdência Social. Parágrafo Único - A Suplementação de Aposentadoria por Invalidez somente será

devida quando o evento causador de invalidez ocorrer após a inscrição do Participante no Plano III.

Artigo 18 - A Suplementação de Aposentadoria por Invalidez será constituída de uma renda mensal, sendo seu valor determinado pela aplicação do percentual de 70% sobre o SRB, e subtraindo do resultado o valor do benefício concedido pela Previdência Social.

§ 1° - A Suplementação de Aposentadoria por Invalidez não poderá ter valor inferior a 10% do Salário de Contribuição, sendo que o somatório do Benefício concedido pela Previdência Social com o valor da Suplementação por Invalidez paga pela FUNSSEST não poderá ser superior ao SRB acrescido de 25% do valor do teto de contribuição para a Previdência Social.

§ 2° - Caso o benefício de aposentadoria por invalidez do Participante pago pela Previdência Social seja cancelado, a Suplementação de Aposentadoria por Invalidez prevista neste Capítulo ficará suspensa até a regularização da situação perante a Previdência Social.

§ 3° - O Participante que, já sendo aposentado pela Previdência Social, sofrer uma Invalidez definida nos termos deste Plano III, será elegível ao benefício da Suplementação de Aposentadoria por Invalidez previsto neste plano, o qual será constituído de uma

(15)

renda mensal, cujo valor será determinado pela aplicação do percentual de 70% sobre o SRB, e, do resultado, subtraído o valor do Benefício concedido pela Previdência Social.

(16)

VIII

Da Suplementação de Auxílio-Doença

Artigo 19 - A Suplementação de Auxílio-Doença será paga ao Participante durante o período em que lhe for concedido o correspondente benefício pela Previdência Social.

Parágrafo Único - A Suplementação de Auxílio-Doença somente será devida quando o evento causador da doença ocorrer após a inscrição do Participante no Plano III.

Artigo 20 - A Suplementação de Auxílio-Doença será constituída de uma renda mensal sendo seu valor determinado pela aplicação do percentual de 70% sobre o SRB, e subtraindo do resultado o valor do benefício concedido pela Previdência Social.

Parágrafo Único - A Suplementação de Auxílio-Doença não poderá ter valor inferior a 10% do Salário de Contribuição, sendo que o somatório do

Benefício concedido pela Previdência Social com o valor da

Suplementação de Auxílio-Doença paga pela FUNSSEST não poderá ser superior ao SRB acrescido de 25% do valor do teto de contribuição para a Previdência Social.

(17)

IX

Da Suplementação de Pensão por Morte

Artigo 21 - A Suplementação de Pensão por Morte consistirá numa renda mensal concedida ao conjunto de Dependentes, correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor do benefício que o participante percebia na ocasião do falecimento ou do que teria direito a receber na data do evento, mais tantas parcelas individuais iguais a 10% (dez por cento) do valor do mesmo benefício, por Dependente, até o limite de 05 (cinco).

§ 1o - Na hipótese do Participante não ter preenchido, na data de seu falecimento, as condições necessárias para um benefício de Suplementação de Aposentadoria, a Suplementação de Pensão por Morte será calculada de acordo com o caput deste artigo e com base no valor da Aposentadoria por Invalidez.

§ 2o - As parcelas individuais que compõem a Suplementação de

Pensão por Morte serão extintas mediante a perda de qualidade do respectivo Dependente.

§ 3º - Na ausência dos Dependentes previstos nas alíneas “a” e “c” do artigo 4º deste Regulamento, a Suplementação de Pensão por Morte será paga aos Dependentes previstos na alínea “b” do artigo 4º, mediante rateio em partes iguais.

Artigo 22 - Quando o Dependente for representado por tutor, procurador ou curador, será exigida, a qualquer tempo, documentação comprobatória para efeito de recebimento do benefício ou manutenção de seu pagamento.

(18)

X

Da Suplementação de Auxílio-Reclusão

Artigo 24 - A Suplementação de Auxílio-Reclusão obedecerá, para efeito de cálculo, às disposições previstas para concessão da Suplementação de Pensão por Morte, sendo o valor rateado entre os Dependentes do Participante detento ou recluso que não estiver recebendo qualquer espécie de remuneração da Patrocinadora ou outros benefícios concedidos pelo Plano III.

Artigo 25 - A Suplementação de Auxílio-Reclusão somente será concedida após 1 (um) ano de vinculação ao Plano III.

(19)

XI

Da Ampliação de Auxílio Natalidade

Artigo 26 - A Ampliação de Auxílio-Natalidade será concedida ao

Participante pelo nascimento de filho (a).

Artigo 27 - A Ampliação de Auxílio-Natalidade somente será concedida após 01 (um) ano de vinculação ao Plano III.

Artigo 28 - A Ampliação de Auxílio-Natalidade corresponderá a um

pagamento único de valor equivalente a 10% (dez por cento) do SRB vigente na data do nascimento ou no caso de Participante Assistido, da Suplementação de Aposentadoria que estiver recebendo na data do nascimento de filho(a).

(20)

XII

Da Ampliação do Auxílio-Funeral

Artigo 29 - A Ampliação do Auxílio-Funeral será concedida ao Participante quando da morte de qualquer dos seus Dependentes inscritos, ou aos Dependentes, por falecimento do Participante, consistindo em um único pagamento de valor igual a 40% (quarenta por cento) do SRB ou, no caso de Participante Assistido, da Suplementação de Aposentadoria que estiver recebendo na data do falecimento.

(21)

XIII

Da Ampliação do Abono Anual

Artigo 30 - A Ampliação do Abono Anual (13o benefício) será concedida ao Participante ou Dependente e consistirá em um pagamento equivalente a 1/12 (um doze avos) do total dos benefícios de renda mensal recebidos no ano, corrigidos monetariamente, para o mês de dezembro, nas mesmas condições da correção aplicada ao benefício.

(22)

XIV

Do Desligamento

Artigo 31 - No caso de Término do Vínculo Empregatício, o Participante Ativo poderá, dentro do prazo de 30 (trinta) dias, a contar do recebimento de extrato contendo as informações exigidas pela legislação, optar por um dos institutos legais previstos neste Regulamento, observadas as respectivas carências e condições, como segue nos Capítulos XV a XVIII deste Regulamento.

Parágrafo Único - O extrato previsto no “caput” deste artigo deverá conter informação explícita e clara sobre o montante de recursos que o Participante Ativo tem direito com relação a cada um dos institutos legais obrigatórios.

(23)

XV

Do Benefício Proporcional Diferido

Artigo 32 - O Participante Ativo poderá optar pelo Benefício Proporcional Diferido, em caso de Término do Vínculo Empregatício, desde que não seja elegível a uma Suplementação de Aposentadoria e tenha completado 3 (três) anos de vinculação ao Plano III.

§ 1º - O benefício decorrente da opção do Participante pelo Benefício Proporcional Diferido será função da reserva matemática correspondente à Suplementação de Aposentadoria acumulada na data do Término do Vínculo Empregatício, considerando eventuais insuficiências de cobertura.

Para os casos do Participante Autopatrocinado desistir dessa condição e optar pelo Benefício Proporcional Diferido, a reserva matemática correspondente à Suplementação de Aposentadoria será a acumulada na data da formalização da opção do Participante Autopatrocinado pelo Benefício Proporcional Diferido.

O valor assim calculado será convertido em um Saldo de Conta Individual, em nome do Participante, o qual será mantido no Plano III, até que o Participante complete, pelo menos, a idade mínima requerida para uma Suplementação de Aposentadoria, nos termos do previsto na alínea (b) do Artigo 15 deste Regulamento. Durante o período de diferimento do benefício o Participante será denominado Participante Vinculado.

§ 2º - O valor mensal do Benefício Proporcional Diferido será calculado por ocasião do início do seu recebimento, sobre 100% (cem por

(24)

retido no Plano III, o qual será atualizado, mensalmente, desde a data da opção do Participante pelo Benefício Proporcional Diferido até a data do cálculo do benefício, de acordo com a rentabilidade do Plano III.

§ 3º - O Benefício Proporcional Diferido será pago ao Participante por meio de prestações mensais, por um período certo à sua escolha, entre 60 (sessenta) e 180 (cento e oitenta) meses. A prestação mensal inicial corresponderá ao resultado da divisão do Saldo de Conta Individual pelo número de prestações escolhidas pelo Participante, não sendo devida a Ampliação de Abono Anual. As prestações subseqüentes serão atualizadas mensalmente, de acordo com a rentabilidade do Plano III.

§ 4º - No caso de falecimento do Participante Vinculado durante o período de diferimento do benefício, seus Dependentes terão direito ao recebimento imediato, sob a forma de prestação única, do Saldo de Conta Individual verificado na data do evento. Ocorrendo o falecimento do Participante já em gozo do recebimento do benefício, seus Dependentes receberão, em pagamento único, o montante correspondente às prestações vincendas.

O valor devido será pago ao conjunto de Dependentes, mediante rateio, em partes iguais. Na ausência de Dependentes o valor será pago aos herdeiros designados em inventário judicial.

§ 5º - Ocorrendo a invalidez do Participante Vinculado, antes de ser elegível a uma Suplementação de Aposentadoria prevista neste Regulamento, o mesmo poderá requerer o imediato início de recebimento do Benefício Proporcional Diferido, na forma prevista neste Capítulo, calculado com base no Saldo de Conta Individual retido no Plano III na data de cálculo do benefício, ou manter o Saldo de Conta Individual no Plano III, até completar, pelo menos, a idade mínima requerida para uma Suplementação de Aposentadoria, nos termos do previsto na alínea (b) do Artigo 15 deste Regulamento.

§ 6º - O Participante Vinculado poderá assumir o custeio das despesas administrativas decorrentes da sua manutenção no Plano III, se assim for estabelecido pelo Conselho Deliberativo e no Plano de

Gestão Administrativa (PGA), utilizando-se, para tanto, critérios uniformes e não discriminatórios, observada a

legislação vigente.

(25)

custeio das despesas administrativas, o valor assim calculado será descontado do Saldo de Conta Individual do Participante Vinculado, conforme previsto no § 1º. Na hipótese de esgotamento do Saldo de Conta Individual em nome do Participante Vinculado, em razão do desconto relativo à contribuição para custeio administrativo, a inscrição do Participante Vinculado será, automaticamente, cancelada.

§ 7º - Além da opção pelo Benefício Proporcional Diferido, o

Participante desligado antes de estar em gozo de um benefício do Plano, poderá optar pelo Autopatrocínio ou pelo Resgate previstos neste Regulamento, observando-se, quando cabível, as carências e a forma de cálculo neles previstas.

§ 8º - A opção do Participante pelo Benefício Proporcional Diferido não impede a posterior opção pelo Resgate ou pela Portabilidade, cujo valor será apurado nos termos do previsto neste Regulamento. § 9º - Caso o Participante não exerça sua opção por um dos institutos

previstos neste Capítulo, no prazo definido no Artigo 31, será presumida sua opção pelo Benefício Proporcional Diferido, desde que cumpra, à época do desligamento, a carência de 3 (três) anos de vinculação ao Plano III para tanto exigida. Na hipótese de não cumprimento da carência estabelecida, será aplicável exclusivamente a opção pelo Resgate.

(26)

XVI

Do Autopatrocínio

Artigo 33 - O Participante Ativo que tiver cessado seu vínculo empregatício com Patrocinadora poderá optar por permanecer no Plano III até a data do preenchimento das condições de elegibilidade a uma Suplementação prevista neste Regulamento, efetuando, nesse caso, as contribuições que seriam feitas pela Patrocinadora, caso não tivesse ocorrido o Término do Vínculo Empregatício, destinadas ao custeio de seu benefício, inclusive para cobertura dos benefícios de risco e Auxílios, acrescidas da taxa de administração estabelecida pelo Conselho Deliberativo e prevista no Plano de Gestão Administrativa (PGA).

Para os fins previstos neste Capítulo é imprescindível que o Participante Autopatrocinado efetue, durante o período em que se mantiver nessa condição, as contribuições devidas à Previdência Social, com base no Salário de Contribuição, nos termos do previsto na alínea (a) deste Artigo.

A vinculação do Participante Autopatrocinado ao Plano III

estará sujeita às seguintes condições:

(a) As contribuições mensais do Participante Autopatrocinado serão calculadas, anualmente, pelo Atuário, tendo como base o percentual apurado conforme Artigo 37 deste Regulamento, aplicado sobre o respectivo Salário de Contribuição vigente na data do Término do Vínculo Empregatício. O Salário de Contribuição será atualizado, anualmente, conforme índice de reajuste salarial concedido em caráter geral pela Patrocinadora Principal (Unidade Serra Espírito Santo), excepcionando-se as parcelas referentes à produtividade;

(27)

(b) Independentemente da data de formalização do Autopatrocínio pelo Participante, este deverá integralizar todas as contribuições relativas ao período decorrido entre o mês do Término do Vínculo Empregatício e o mês da formalização, inclusive;

(c) As contribuições devidas pelo Participante Autopatrocinado deverão ser pagas diretamente à FUNSSEST, mensalmente, 12 (doze) vezes ao ano, sendo em dobro a contribuição relativa ao mês de dezembro, até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao de competência. Contribuições pagas com atraso serão acrescidas dos seguintes encargos moratórios: i) atualização pelo IPCA; ii) multa de 2% (dois por cento) sobre o valor devido e não pago; iii) juros de 1% (um por cento) ao mês ou sua equivalência diária aplicável sobre o valor devido e não pago;

(d) O Participante Autopatrocinado que deixar de efetuar 3 (três) contribuições sucessivas terá sua inscrição cancelada, após 30 (trinta) dias da notificação para pagamento do valor total devido com os respectivos acréscimos, aplicando-se-lhe, em decorrência, o mesmo tratamento estabelecido para desistência voluntária;

(e) Na hipótese de desistência voluntária das condições assumidas pelo Participante Autopatrocinado, antes de obter a concessão de um benefício do Plano, o Participante Autopatrocinado poderá optar pelo Resgate, pela Portabilidade, ou, ainda, optar pelo Benefício Proporcional Diferido, caso não seja elegível ao benefício de Suplementação de Aposentadoria deste Plano desde que cumpridas as respectivas disposições previstas neste Regulamento;

(f) Ao Participante Autopatrocinado que deixar de efetuar suas contribuições para o Plano III após preencher as condições de elegibilidade ao Benefício Proporcional Diferido serão aplicadas as disposições previstas no Capítulo XV deste Regulamento;

(g) Na hipótese de invalidez ou falecimento do Participante

Autopatrocinado, antes de ser elegível a uma

Suplementação de Aposentadoria, a Suplementação por Invalidez ou de Pensão por Morte será calculada na forma prevista nos Capítulos VII e IX, respectivamente;

(28)

(h) A realização da Portabilidade ou do Resgate previsto na alínea “e” supra extinguirá todas as obrigações da FUNSSEST referentes ao Plano III, em relação ao Participante Autopatrocinado ou respectivos Dependentes, quando for o caso;

(i) Uma vez preenchidos os requisitos de elegibilidade a uma Suplementação de Aposentadoria, ao Participante Autopatrocinado será dado o mesmo tratamento conferido ao Participante Ativo;

(j) Para efeito de elegibilidade, o tempo de contribuição como Participante Autopatrocinado será computado como tempo de serviço em Patrocinadora e tempo de inscrição ou de vinculação ao Plano III;

(k) O Participante Autopatrocinado que não tiver efetuado durante o período em que se mantiver nessa condição, as contribuições devidas à Previdência Social, com base no Salário de Contribuição, nos termos do previsto na alínea (a) deste Artigo, no momento da elegibilidade a um

dos Benefícios do Plano III, será considerado para fins de cálculo da renda mensal a subtração do resultado do valor do benefício teórico que seria concedido pela Previdência Social, calculado com base no nível de salário de contribuição utilizado para cálculo da contribuição à FUNSSEST paga na data do Término do Vínculo Empregatício, limitada ao teto do benefício da Previdência Social.

§ 1º - Ao Participante Ativo do Plano III que estiver licenciado, sem percepção de remuneração da Patrocinadora ou com perda parcial de remuneração, será facultado manter sua inscrição no Plano III, na forma de Autopatrocínio, para assegurar a percepção dos benefícios nos níveis correspondentes à remuneração recebida na data da licença.

Para os efeitos do previsto neste parágrafo, perda parcial de remuneração refere-se à perda de parcelas habituais que tenham sido pagas por, no mínimo, 24 (vinte e quatro) meses, entendendo-se como parcelas habituais os adicionais de turno, insalubridade e periculosidade.

Configurando-se a hipótese prevista neste parágrafo aplicar-se-á ao Participante Ativo o disposto nas alíneas “a” a “k” do Artigo 33 deste Regulamento.

(29)

§ 2º - A opção do Participante Autopatrocinado não impede a posterior opção pelo Benefício Proporcional Diferido, pela Portabilidade e pelo Resgate, cujo valor será apurado conforme previsto no Capítulo XVIII deste Regulamento.

(30)

XVII

Da Portabilidade

Artigo 34 - Considerando-se que o Plano III não prevê contribuições de Participantes e que sua instituição foi anterior a maio de 2001, não será facultado ao Participante Ativo portar valores acumulados no Plano III, independentemente do respectivo tempo de vinculação ao Plano III, por ocasião do Término do Vínculo Empregatício, na conformidade do previsto na legislação vigente.

§ 1º - Não obstante o previsto neste Artigo, o Participante

Autopatrocinado que desista voluntariamente dessa condição e que opte pela Portabilidade portará o valor correspondente à totalidade das contribuições por ele vertidas ao Plano III na condição de Participante Autopatrocinado, computando-se nesse valor as contribuições que seriam de responsabilidade da Patrocinadora e que foram assumidas pelo Participante Autopatrocinado.

§ 2º - A critério do Conselho Deliberativo, que utilizará critérios

uniformes e não discriminatórios, poderão ser excluídas do

valor a ser portado pelo Participante Autopatrocinado as contribuições destinadas à cobertura de despesas administrativas. § 3º - Serão excluídas do valor a ser portado as contribuições destinadas

à cobertura de benefícios de risco vertidas pela Patrocinadora e pelo Participante Autopatrocinado.

§ 4º - Na hipótese do Participante Vinculado optar pela Portabilidade, nos termos do previsto no Artigo 32, parágrafo 8º deste Regulamento, o seu respectivo direito acumulado corresponderá ao montante apurado conforme disposições regulamentares específicas vigentes, levando-se em conta as opções exercidas

(31)

pelo mesmo, durante o período de sua vinculação ao Plano III. § 5º - O valor a ser portado pelo Participante Autopatrocinado será

atualizado pela rentabilidade líquida do Plano III, até a data da efetiva transferência do recurso, que deverá ser concretizada de acordo com os prazos previstos na legislação vigente.

§ 6º - Os recursos financeiros oriundos de outra entidade de previdência complementar não serão aportados no Plano III, posto ter esse a natureza de plano em extinção.

(32)

XVIII

Do Resgate

Artigo 35 - O Participante Ativo que não esteja em gozo de um benefício do Plano poderá, alternativamente, optar pelo Resgate correspondente a uma parcela da reserva matemática acumulada para a referida Suplementação de Aposentadoria (RM), observando-se, para tanto, a idade do Participante na data do desligamento, conforme segue, cujo pagamento está condicionado à cessação do vínculo empregatício:

Idade

(em anos) % da RM Menos de 40 10% 40 ou mais 20%

§ 1º - Em se tratando de Participante Autopatrocinado que desista voluntariamente dessa condição e que opte pelo Resgate, ao valor correspondente à reserva matemática a que faz jus, relativamente à sua condição de Participante Ativo, serão incorporadas as contribuições por ele vertidas ao Plano III, na condição de Participante Autopatrocinado.

§ 2º - A critério do Conselho Deliberativo, que utilizará critérios

uniformes e não discriminatórios, poderão ser excluídas do

valor a ser resgatado pelo Participante Autopatrocinado as contribuições para despesas administrativas.

§ 3º - Serão excluídas do valor a ser resgatado as contribuições

destinadas à cobertura de benefícios de risco vertidas pela Patrocinadora e pelo Participante Autopatrocinado.

(33)

termos do previsto no Artigo 32, parágrafo 8º deste Regulamento, o seu respectivo valor a ser resgatado corresponderá ao montante apurado conforme disposições regulamentares específicas vigentes, levando-se em conta as opções exercidas pelo mesmo, durante o período de sua vinculação ao Plano III.

§ 5º - O valor a ser resgatado será atualizado pela rentabilidade do Plano III, até a data efetiva de seu pagamento, o qual deverá ser concretizado, de acordo com os prazos previstos na legislação vigente.

§ 6º - O valor do Resgate será efetuado sob a forma de pagamento único ou, a critério do Participante, em até 12 (doze) parcelas mensais e consecutivas, atualizadas pela rentabilidade do Plano III.

No caso de falecimento do ex-Participante que tenha optado pelo recebimento do Resgate em parcelas, seus Dependentes receberão, sob a forma de rateio em partes iguais, o saldo remanescente de uma única vez.

§ 7º - Será facultado ao ex-Participante que optou pelo pagamento do Resgate sob a forma de parcelas antecipar as parcelas vincendas para pagamento único.

§ 8º - O pagamento do Resgate se efetuado de uma única vez ou por ocasião do pagamento da última parcela, extingue definitivamente todas as obrigações da FUNSSEST em relação ao Participante e seus Dependentes.

(34)

XIX

Do Custeio do Plano

Artigo 36 - O custeio do Plano III será atendido pelas seguintes fontes de receitas:

I - contribuição mensal da Patrocinadora; II - dotação da Patrocinadora;

III - resultado dos investimentos dos bens e valores patrimoniais; IV - doações, subvenções, legados e rendas extraordinárias, não

previstos nos itens precedentes.

Artigo 37 - As contribuições da Patrocinadora serão baseadas no plano anual de custeio elaborado pelo Atuário, dentro dos critérios estabelecidos pela Nota Técnica Atuarial, e aprovado pelo Conselho Deliberativo, correspondendo a um percentual da respectiva folha total de salários, mais adicionais.

Parágrafo Único - As despesas administrativas do Plano III serão custeadas pelas

fontes definidas no Plano de Gestão Administrativa (PGA),

nos termos autorizados pelas normas legais vigentes. Em

qualquer hipótese, não haverá participação no custeio administrativo de Participantes já elegíveis a um benefício do Plano ou de Participantes Assistidos em gozo de benefício na data da aprovação, pela autoridade governamental competente, da alteração regulamentar que incluiu o valor do benefício teórico da Previdência Social, na regra de cálculo prevista no artigo 16.

(35)

administrativas e outros devidos pelas Patrocinadoras deverão ser recolhidos, diretamente ao caixa da FUNSSEST ou através de estabelecimento bancário por esta indicado, no 1o dia útil do mês subseqüente ao de competência.

Artigo 39 - O recolhimento fora dos prazos estipulados, de qualquer importância devida ao Plano III, fica sujeito ao acréscimo dos

seguintes encargos moratórios: i) atualização pelo IPCA; ii) multa de 2% (dois por cento) sobre o valor devido e não pago; iii) juros de 1% (um por cento) ao mês ou sua equivalência diária aplicável sobre o valor devido e não pago.

(36)

XX

Dos Créditos Não Reclamados

Artigo 40 - Resguardados os direitos dos menores, ausentes e incapazes, na forma da lei, as prestações não pagas, nem reclamadas na época própria, a que o Participante ou Dependente tiverem direito, prescreverão no prazo de 5 (cinco) anos, a contar da data em que forem devidas, revertendo em proveito do Plano III.

Artigo 41 - As importâncias não recebidas em vida pelos Participantes, no caso de não existência de Dependentes, serão revertidas para a reserva de contingência do Plano III.

(37)

XXI

Das Disposições Gerais

Artigo 42 - O Participante e os Dependentes em gozo de qualquer dos benefícios previstos neste Regulamento deverão apresentar a cada ano ou em período estabelecido pela FUNSSEST, comprovante de vida e residência, sob pena de suspensão do benefício.

Artigo 43 - Será facultado ao Participante inscrito neste Plano que tenha preenchido as condições de elegibilidade a uma Suplementação de Aposentadoria, mas não tenha concretizado o Término do Vínculo Empregatício com Patrocinadora, o saldamento de seu direito acumulado, com a concomitante adesão ao Plano de Benefícios IV, sendo, a partir de então, as contribuições da Patrocinadora vertidas para este último Plano.

O cálculo do benefício a que faz jus o Participante, no Plano III, será efetivado tomando-se por base os dados e condições do Participante, na data em que o mesmo cumpriu as condições de elegibilidade ao benefício de Suplementação de Aposentadoria, excepcionando-se o rompimento do vínculo empregatício. Uma vez apurado o valor da Suplementação de Aposentadoria este será daí em diante atualizado pelo mesmo índice e critério adotado para o benefício de Suplementação de Aposentadoria pago aos Participantes Assistidos, na forma prevista neste Regulamento, até a data do Término do Vínculo Empregatício do Participante, ocasião em que será dado início ao pagamento da Suplementação, de acordo com as condições regulamentares do Plano III.

(38)

XXII

Das Disposições Transitórias

Artigo 44 - A opção para o Plano III, por parte dos Participantes Ativos, não implica em solução de continuidade no tempo de vinculação ao Plano de Benefícios II, administrado pela FUNSSEST, para efeito de elegibilidade aos benefícios nele previstos.

(39)

Glossário

"Atuário":

significará uma pessoa física ou jurídica, habilitada para exercer tal atividade, contratada pela FUNSSEST com o propósito de realizar avaliações atuariais e prestar serviços de consultoria atuarial e correlatos.

"Empregado":

significará toda pessoa que mantenha vínculo empregatício com a Patrocinadora, incluindo-se os diretores e os conselheiros.

"Participante":

conforme definido no Artigo 3º deste Regulamento.

"Patrocinadora":

significará a FUNSSEST e toda pessoa jurídica que aderir ao Plano de Benefícios III por ela administrado.

"Patrocinadora Principal":

significará a ArcelorMittal Brasil S.A.

"Término do Vínculo Empregatício":

significará a perda da condição de Empregado com todas as Patrocinadoras. Quando o Término do Vínculo Empregatício se der por rescisão do contrato de trabalho, será considerada a data da rescisão.

Referências

Documentos relacionados

O agronegócio exportou U$ 32 bilhões (mar/03 a fev/04) sendo que U$ 5 bilhões (16%) em produtos florestais,. predominantemente originados de florestas plantadas de

SUBCLÁUSULA SEXTA – Os pagamentos ficarão condicionados à prévia aprovação da Fiscalização do CONTRATANTE e à comprovação, pela CONTRATADA, dos recolhimentos devidos ao INSS

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A partir do modelo funcional descrito na secção anterior torna-se relativamente simples efectuar a respectiva implementação, que deverá processar-se através de um conjunto de passos

Esta pesquisa foi realizada através de uma análise descritiva sobre o comportamento e o convívio dos fãs da cantora Lady Gaga dentro do ambiente virtual. O método

Nos termos do disposto nos artigos 9.º e 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, torna-se público que, por meu despacho de 11 de junho de 2018, se encontra aberto, pelo prazo