• Nenhum resultado encontrado

Copyright por FG Desenvolvimento Pessoal e Empresarial Ltda. Distribuição e Reprodução são estritamente proibidas por lei.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Copyright por FG Desenvolvimento Pessoal e Empresarial Ltda. Distribuição e Reprodução são estritamente proibidas por lei."

Copied!
67
0
0

Texto

(1)
(2)

Copyright © 2011-2015 por FG Desenvolvimento Pessoal e Empresarial Ltda.

Distribuição e Reprodução são estritamente proibidas por lei. Edição de Abril de 2015 – D1

Publicado por FG Desenvolvimento Pessoal e Empresarial Ltda, Caxias do Sul / RS, Brasil.

Qualquer solicitação de impressão para terceiros, distribuição ou para qualquer uso que não seja do comprador deste livro devem ser encaminhadas para fred@fredgraef.com.br .

1. Metas 2. Sucesso 3. Planejamento 4. Carreira 5. Coaching 6. Objetivos 7. Prosperidade 8. Novo Pensamento

(3)

PARABÉNS Parabéns pelo seu investimento!

Você fez o melhor investimento que podia fazer: em você! Boa leitura!

Sucesso e felicidade! Fred Graef

(4)

Agradecimentos

Agradeço primeiramente à minha esposa, Gringa, e às crianças, Artur e Barbara, pelo amor, suporte e apoio. Agradeço também a todos os meus clientes de coaching, treinamentos e palestras. Grande parte do aprendizado que tive veio deles. Exemplos e projetos profissionais e pessoais dos clientes foram grandes inspiradores deste trabalho. Além disso, agradeço a todos os meus mentores que me trouxeram até aqui. Várias influências em minha vida.

(5)

Dedicatória

Com amor, à Gringa, Artur e Barbara.

(6)

CONTEÚDO

Introdução ...7

Boa Formulação de Objetivos ...9

Resumo dos Pontos Necessários para a sua Meta ...11

[1] Positiva ...12 [2] Específica ...16 [3] Ecológica ...20 [4] Relevância – Valores ...25 [5] Responsabilidade ...29 [6] Merecimento ...32 [7] Capacidade ...35

[8] Qual o 1.o Passo ...39

Revisão do Resumo dos Pontos Necessários para a sua Meta ...43

Formulário de Especificação da Meta ...44

Contrato de Meta ...48

Formulário do Contrato de Metas ...49

Acompanhamento ...50

Formulários de Acompanhamento ...52

Nossos Serviços ...65

Sobre o Autor ...67

(7)

Introdução

SE VOCÊ TEM LUTADO PARA SABER COMO CONSTRUIR O SEU DESTINO, você veio ao lugar certo. Este livro vai ajudar você a transformar seus sonhos em realidade.

Eu sou Fred Graef e a minha intenção é assessorar você a começar a construir AGORA o futuro que você deseja. Como diz ,Brian Tracy, não importa de onde você veio. Tudo o que importa é para onde você está indo. Portanto, não importa como tem sido a sua vida ou os seus resultados até este momento. Qualquer tipo de resultado: financeiro, de carreira, relacional, físico, mental ou espiritual. O que importa, e este é o meu desejo, é criar com você um futuro melhor para você e para sua família.

Eu garanto a você que posso ajudar, desde que você siga os passos contidos neste livro e que de fato faça os exercícios. Tudo o que você precisa fazer é ler este livro e completar os passos. O método é simples, contudo, precisa de ação. De quem? A sua. A disciplina para agir e fazer os exercícios.

Algumas convenções sobre este material. Vou usar o gênero masculino no livro para ficar mais fácil, mas se você é uma mulher, peço que você leia com a flexão do gênero, ok?

Quero dizer a você que é um prazer tê-lo comigo. Seja bem vindo e que este livro represente um passo importantíssimo para você.

Caso você esteja comprando este livro na versão eletrônica, recomendo que você imprima este material e o encaderne. Use-o como um livro de cabeceira e o consulte várias vezes ao longo da semana. Se puder, consulte-o diariamente. O objetivo é que este livro funcione quase como um Mapa de Navegação para você.

(8)

Você não é obrigado a imprimir e encadernar este livro. Contudo, de você não imprimir, minha dica é que pelo menos você tenha um caderno de anotações para acompanhar seu estudo deste material. Uma série de exercícios serão propostos e será uma excelente ideia você anotar tudo para alavancar o seu crescimento.

Como todos os meus materiais de educação e ensino, tenho o objetivo de que seja prático, útil e aplicável. O tom deste livro é pessoal e para que você atinja resultados. Nunca tive o objetivo de pertencer à Academia Brasileira de Letras. Portanto, esteja preparado para um clima bastante informal neste livro. É o meu estilo e é o que prefiro.

Este livro é eminentemente prático. Ficarei muito feliz se você começar a fazer coisas imediatamente. Por isso, ao final de cada exercício, você será convidado a refletir sobre o que começará a fazer e o que vai parar de fazer. É verdade, parar de fazer algo pode ser uma excelente iniciativa. Lembre-se que resultados dependem de ação. Como diz um amigo meu, na vida, ou temos resultados ou temos explicações. Portanto, entre em ação.

Dito isso, vamos colocar o pé na estrada!

(9)

Boa Formulação de Objetivos

“Pessoas com metas atingem resultados pois sabem para onde estão indo.” Earl Nightingale

Quando pensam em objetivos, grande parte das pessoas não sabe exatamente como proceder. Pois bem, modernamente, no campo do desenvolvimento pessoal, existe o que chamamos de Boa Formulação de Objetivos ou Condições de Boa Forma.

Estas são expressões usadas indistintamente pela Programação Neuro Linguística, pelo Coaching ou por autores de Desenvolvimento Pessoal.

Para efeitos práticos deste livro, vamos chamar de BFO.

Na prática, o que é a BFO? É praticamente uma receita de bolo. Trata-se do estado da arte para definição de objetivos e para pessoas que obtêm sucesso.

Vamos abrir um espaço aqui para combinarmos mais uma convenção. Sucesso é um conceito amplo, abstrato e controverso. Cada um pode ter o seu conceito de sucesso. Alguns dizem que tem a ver com resultados práticos, outros com questões profissionais, outros pessoais, outros emocionais e por aí vai. Para efeitos deste livro, vamos combinar que sucesso é atingir os resultados que uma pessoa se propõe, ok? Podem ser resultados de carreira, financeiros, físicos, emocionais, espirituais etc. Assim sendo, quando falarmos em sucesso neste livro, entenda atingimento de resultados conscientemente traçados.

Pois bem, feito este esclarecimento, voltemos à BFO. Pense que a BFO é uma compilação do “jeitão” que as pessoas que obtêm sucesso usam para atingir o que desejam. É como se fosse feita uma grande enquete e se

(10)

chegasse aos itens que fazem parte da BFO. Nas próximas páginas vamos passar por cada um dos itens da BFO. Em cada item você vai fazer uma série de exercícios para aquecer sua “musculatura mental” a respeito do ponto. No final do livro, vamos fazer uma compilação para que você tenha as suas metas bem formuladas.

Caso você esteja se perguntando qual a diferença entre objetivo e meta, pense num objetivo como direção e em meta como especificação. Você começa a pensar em objetivos como quem pensa numa direção que deseja ir ou como uma ação que pretende tomar. Tipo, quero ir para o litoral. Ir para o litoral é um objetivo. Quando você define para que praia exatamente você vai, quando você vai, com quem, em que circunstâncias, de que forma etc, aí você tem uma meta.

Neste livro, vamos fazer um movimento de passar de seus objetivos para as suas metas. Vamos começar a aquecer os “músculos mentais” para depois irmos na direção da definição de suas metas, ok?

(11)

Resumo dos Pontos Necessários para a Meta

“O futuro pertence àqueles que acreditam nos seus sonhos.” Eleanor Roosevelt

Abaixo segue um resumo de todos os pontos necessários para que você formule a sua meta. Este resumo é uma composição dos itens que fazem parte da BFO e da minha experiência com nossos clientes. Nas próximas páginas vamos analisar detidamente cada um destes passos. Também vamos exercitá-los para construir a sua meta.

[1] sua meta precisa ser POSITIVA [2] sua meta precisa ser ESPECÍFICA

[3] você precisa checar a ECOLOGIA da sua meta

[4] você precisa estar consciente dos VALORES ou RELEVÂNCIA da sua meta para você

[5] você precisa avaliar o item RESPONSABILIDADE da sua meta

[6] você precisa fazer uma auto auditoria a respeito do seu sentimento de MERECIMENTO em relação à meta

[7] você precisa fazer uma auto auditoria a respeito do seu sentimento de CAPACIDADE em relação à meta

[8] defina, na elaboração da meta, qual será o seu 1.o PASSO

(12)

[1] Positiva

"O único lugar em que o seu sonho se torna impossível é no seu pensamento." Robert H. Schuller

Sua meta precisa ser positiva.

O que quer dizer isso? Quer dizer que a sua meta precisa ser dita e querida pelo que se quer, e não pelo que não se quer.

Seguem alguns exemplos CORRETOS de como você deve definir a sua meta:

- quero crescer

- quero prosperidade financeira - quero qualidade de vida

- desejo mais harmonia nos meus relacionamentos - desejo enriquecer

- quero saúde

- quero me sentir bem - etc

Muitas pessoas definem suas metas ou desejos de forma errada. Veja abaixo algumas maneiras de como NÃO definir as suas metas:

- não quero mais me estressar

- não quero mais ficar devendo no cheque especial - não quero mais chegar no final do mês sem dinheiro

(13)

- não desejo mais dever para ninguém - não quero mais me sentir desequilibrado - não quero mais me sentir esgotado - não quero mais brigar em casa - etc

Sua meta deve ser definida de forma positiva. E por quê?

Porque a mente não conhece a palavra "não". A mente processa informações fundamentalmente através de imagens. Assim, quando você pensa o que não quer mais, adivinha o que vem à sua mente? Exatamente, as imagens do que você não deseja. E aí, como se fosse por mágica, você passa a focar na coisa errada, ou seja, naquilo que você não quer, em vez de focar naquilo que você quer.

Quer testar por você mesmo? Então faça o seguinte, não pense, mas por favor, não pense, numa girafa vermelha usando uma touca azul. O que veio à sua mente? A girafa, certo?

Eis o motivo para você definir as suas metas por aquilo que você quer, e não pelo que você não quer.

Portanto, a partir de hoje, defina suas metas de forma positiva, pensando naquilo que você deseja, e não naquilo que você não quer.

(14)

Exercício

De forma positiva, escreva no espaço abaixo (ou no seu caderno de estudos) quais são os seus objetivos. Fique atento às “curvas” da sua mente. Objetivos como “nunca, de forma alguma, que pare, que eu não tenha mais, que eu não sinta etc” também são formas de formulação de forma negativa. Pense que sua mente precisa de uma imagem de onde você quer chegar.

(15)

Revisão

Depois deste exercício, que descobertas positivas você fez sobre você?

O que você vai parar de fazer a partir de agora?

O que você vai começar a fazer a partir de agora?

De que forma este exercício trouxe mais energia e entusiasmo para você?

(16)

[2] Específica

"O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las." Francis Bacon

Meu amigo, sua meta precisa ser específica. Pense que você é um timoneiro e que sua mente é o seu navio. Seu navio vai obedecer às suas ordens. Contudo, suas ordens precisam ser específicas.

Muitas vezes damos comandos inespecíficos para a nossa mente. Comandos tipo quero prosperidade, quero mais negócios, quero mais tranquilidade, quero melhores relacionamentos etc. O problema é que com comandos inespecíficos como os apresentados, nossa mente não sabe ao certo o que precisa atingir.

Desta forma, sua meta precisa ser específica, isto é, precisa ter a quantidade, o quando, com quem, em que circunstâncias etc. A sua meta precisa conter todos os detalhes para que o seu mente saiba o que precisa atingir. Imagine um alvo. Esta é a imagem que sua mente precisa.

Pense que a seu mente é um míssil. Você sabe que um míssil precisa das coordenadas corretas para acertar o alvo, certo?

Portanto, lembre-se de que você precisa ser específico com relação a suas metas.

Outra forma de você pensar sobre esta lição é imaginar se a sua meta pode ser auditada. Caso outra pessoa saiba da sua meta, ela terá como saber se você atingiu ou não?

Chamo isso de teste da auditoria, isto é, se uma pessoa é capaz de identificar se você atingiu a sua meta ou não, é sinal de que sua meta está bem especificada.

(17)

Assim, pergunto a você: suas metas são específicas? Suas metas podem ser auditadas?

Exercício

Muito bem, agora revise os objetivos que você escreveu no capítulo anterior, aqueles que você colocou de forma positiva. Para cada um deles (pode ser apenas 1 caso você assim tenha decidido), aplique as perguntas que será apresentadas abaixo. Talvez alguns deles seja difíceis de responder ou não se apliquem. Tudo bem. Mantenha a idéia da auditoria na cabeça. Se alguém puder auditar o cumprimento da sua meta, você está no caminho certo.

Qual vai a ser evidência de que você atingiu o objetivo? O que você vai ver ou ouvir e que será prova de que você chegou lá? Como outras pessoas vão saber, especificamente, que você atingiu seu objetivo?

Quando você vai atingir? Seja específico. A resposta deve ser no formato DD/MM/AA, isto é, dia exato, mês exato e ano exato. Respostas como semestre que vem, ano que vê, logo não servem.

Onde, especificamente (caso se aplique)?

(18)

Com quem especificamente (caso se aplique)?

Outros pontos importantes a serem considerados para a sua meta (caso se aplique)?

Revisão

Depois deste exercício, que descobertas positivas você fez sobre você?

O que você vai parar de fazer a partir de agora?

(19)

O que você vai começar a fazer a partir de agora?

De que forma este exercício trouxe mais energia e entusiasmo para você?

(20)

[3] Ecológica

"A vida, sem uma meta, é completamente vazia." (Sêneca)

Sua meta precisa ser ecológica.

Ecológica? Não entendi Fred. O que você quer dizer com isso?

Ecológica é um termo usado em Coaching e PNL (Programação Neurolinguística) para checar se o que você deseja pode causar algum dano a você, outras pessoas ou sistemas. Por sistemas, você pode considerar a natureza, grupos, comunidades etc.

E por que uma meta precisa ser ecológica? Porque quando a sua meta é ecológica, você não corre o risco de se auto sabotar. Você deve estar se perguntando, como assim Fred, como me auto sabotar?

Me explico. Se dentro de você existir alguma voz que diga que o que você quer fazer ou tenciona pode prejudicar a você, outras pessoas ou sistemas, saiba que a chance desta sua meta se materializar é quase zero.

Funciona mais ou menos assim. Imagine uma pessoa que deseja ser milionária. Pois bem, se esta pessoa, ao investigar suas crenças e pensamentos internos, detectar que dentro dela existe uma voz que diz algo tipo "é, mas se você for milionário, as pessoas vão de afastar de você", a chance desta pessoa se tornar milionária é quase zero. Por quê? Porque existe um conflito ecológico dentro dela, existe uma crença que a afasta de sua meta. Percebe?

Outro exemplo: "quero criar um negócio mas acho que talvez eu venha a ser criticado pelas pessoas". Da mesma forma que o exemplo anterior, existe uma força dentro da pessoa que a segura na direção da sua meta. Este é outro caso de conflito ecológico, ou auto sabotagem.

(21)

Meu amigo, minha experiência me diz que neste ponto da ecologia reside o maior desafio para as pessoas fazerem as suas metas acontecerem. Como você pode identificar se você tem um risco de ecologia em relação a suas metas? Pense na sua meta ou nas suas metas e faça a você mesmo as seguintes perguntas:

- esta meta pode causar algum problema a mim? - esta meta pode causar algum problema a alguém?

- esta meta pode causar algum problema a algum sistema?

Se a resposta for NÃO, siga em frente. Sua meta está em boas condições e auditada. A chance de você atingir o que você deseja é alta. Se a resposta for SIM, pergunte-se o seguinte: "estou disposto a quebrar os ovos para fazer esta omelete"? Ou "ok, eu banco os custos e riscos deste projeto e decido seguir em frente". Ou “existe alguma resistência ou incongruência dentro de mim com relação ao que desejo”? Se o seu sentimento for tranquilo com estas respostas, siga em frente. Você provavelmente não tem um conflito ecológico com as suas metas.

Caso o seu sentimento seja de dúvida ou hesitação, você tem 2 caminhos: ou você muda sua meta, ou você resolve a sua crença em relação ao impacto em você ou outras pessoas. Ou você torna a sua meta compatível com você e outras pessoas ou sistemas ou você precisa alterar suas crenças sobre aquilo que você deseja atingir.

Por exemplo, no caso do milionário citado anteriormente, você mudaria sua crença para algo do tipo "quando eu for milionário, outras pessoas vão se aproximar de mim, e pessoas muito bem intencionadas sempre". Perceba, sua crença é fundamental para que você possa atingir o que tanto deseja.

(22)

Exercício

Sua meta afeta você negativamente? Você se sente prejudicado por alcançar a sua meta ou iniciar o processo de busca da meta?

Sua meta afeta negativamente outras pessoas? Comunidades? Sistemas? Você se sente prejudicado por alcançar a sua meta ou iniciar o processo de busca da meta?

Se a resposta for positiva a alguma das 2 perguntas acima, como você pode reescrever a sua meta para que ela tenha apenas impactos positivos sobre você ou outras pessoas e sistemas?

(23)

Caso você não tenha conseguido reformular sua meta, que crença você precisa começar a ter para poder ter êxito com sua meta?

Caso você precise desenvolver uma ou novas crenças para ter êxito com sua meta, como você vai desenvolver esta(s) crença(s)? Que ferramentas você vai usar? Qual o seu plano de ação?

Revisão

Depois deste exercício, que descobertas positivas você fez sobre você?

O que você vai parar de fazer a partir de agora?

(24)

O que você vai começar a fazer a partir de agora?

De que forma este exercício trouxe mais energia e entusiasmo para você?

(25)

[4] Relevância – Valores

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas

inexplicáveis e pessoas incomparáveis." (Fernando Pessoa)

Você precisa estar consciente da relevância da sua meta e expandir ao máximo esta consciência.

Tudo bem Fred, bacana mas não entendi ...

Me explico. Sua meta precisa de combustível para se fortalecer na sua cabeça e no seu coração. E qual é este combustível? Este combustível são os motivos de porque você quer o que quer. Esta é a relevância da sua meta. São os seus valores que são atendidos pela meta.

Você precisa anotar as razões importantes para você desejar o que deseja.

E aqui estamos falando de sentimento. Quanto mais motivos ligados ao seus sentimentos você tiver, mais você estará no caminho de colocar mais combustível para a sua meta.

Meu amigo, pense que os motivos funcionam como um fertilizante para o crescimento e fortalecimento da sua meta na sua cabeça e no seu coração.

Escreva o máximo de motivos. As coisas que você vai sentir ao atingir a sua meta, o que você vai poder proporcionar à sua família, o que você vai poder fazer por seus amigos ou pelas outras pessoas, o que isso vai significar de fato para você.

Entenda que a sua motivação não vem da lógica nem de algo racional. Sua motivação vem de sentimentos, dos "porquês" da sua meta.

(26)

Quando você tem estes motivos, você dá um sentido para o seu sistema (mente e coração) entrar em ação e buscar o que você deseja.

Além disso, esta lista de motivos, a relevância, funciona como uma bateria que você se conecta para regularmente carregar sua energia.

Isto é importante porque começar uma viagem na direção do que você deseja é mais fácil do que manter a constância e a disciplina necessários para chegar ao seu destino.

Vão haver dias em que as coisas podem se tornar difíceis na sua caminhada. Vão haver dias em que as coisas não vão sair como você quer. Daí será o momento para voltar à sua lista de motivos e ler para se lembrar e se conscientizar.

Sua lista de motivos, a relevância para você, é o carregador da sua bateria.

Portanto meu amigo, faça sua lista e a mantenha num local visível ou de fácil acesso. Será uma excelente idéia estar voltando a esta lista com frequência e torná-la o mais consciente possível.

(27)

Exercício

Imagine que você já atingiu a sua meta. Se concentre, relaxe e faça a “viagem”. Estando lá, vivendo o que você deseja, o que você sente? O que esta meta te proporciona? Escreva abaixo os motivos. Quanto mais, melhor. Encha o quadro com o maior número possível de motivos.

Revisão

Depois deste exercício, que descobertas positivas você fez sobre você?

(28)

O que você vai parar de fazer a partir de agora?

O que você vai começar a fazer a partir de agora?

De que forma este exercício trouxe mais energia e entusiasmo para você?

(29)

[5] Responsabilidade

"O que você tentaria fazer se você soubesse que não conseguiria fracassar?" (Dr. Robert Schuller)

Você precisa acreditar e se sentir como responsável pelo início e pela manutenção das ações para buscar a meta.

É o seguinte: se você acreditar que o cumprimento da sua meta depende fundamentalmente de outros, você está com problemas.

Quando falo isso para alguns clientes, eles me olham com dúvida ... Funciona mais ou menos assim meu amigo... Imagine que você lidere uma equipe. E imagine também que você tenha objetivos a cumprir. É claro que a atuação de cada componente do time vai influenciar no resultado global.

Contudo, você precisa se sentir responsável e acreditar que você opera como uma grande força motriz deste sistema que busca este objetivo.

E pense em qualquer equipe ou time. Você pode pensar na sua família, na sua empresa, em alguma organização não governamental, num trabalho para a faculdade, no seu condomínio, em uma gincana etc.

Se você busca uma meta ou resultado com outras pessoas, você precisa acreditar e se sentir como responsável pelo atingimento da meta.

Em última instância estamos falando de crença. Você acredita e sente que pode influenciar diretamente a si e a outras pessoas para atingir o resultado que deseja?

Caso você tenha algum problema em desenvolver este pensamento, você tem duas alternativas: ou altera a sua crença para acreditar no que estou dizendo a você ou altera a sua meta. Pense nisso e reveja suas crenças com relação a suas metas nesta lição.

(30)

Exercício

Esta é uma pergunta de “auditoria” em relação a sua meta. Você acredita e sente que é o responsável pelo início e pela manutenção do processo de atingimento da sua meta?

Mesmo que a sua meta tenha outras pessoas envolvidas, você sente e acredita que a responsabilidade pelo atingimento da meta é sua em última instância?

Caso você não sinta isso, o que você vai fazer? Vai alterar a sua meta ou mudar a sua crença? Anote abaixo o que você fará. Anote também o seu plano de ação para resolver a situação (caso seja aplicável).

(31)

Revisão

Depois deste exercício, que descobertas positivas você fez sobre você?

O que você vai parar de fazer a partir de agora?

O que você vai começar a fazer a partir de agora?

De que forma este exercício trouxe mais energia e entusiasmo para você?

(32)

[6] Merecimento

"Você é totalmente perfeito e seu sucesso na vida será diretamente proporcional à sua habilidade de aceitar esta verdade sobre você mesmo."

(Dr. Robert Anthony)

Você precisa se sentir merecedor em relação à sua meta.

Muitas pessoas deixam de atingir o que desejam pois, no fundo no fundo, não se sentem merecedoras.

É como o camarada que deseja ou prosperidade financeira, ou uma bela família, ou uma carreira de destaque, mas acredita que por não ter se esforçado o bastante, ou por ter feito algo no passado que agora julga errado, sinta que não merece tanto aquilo que almeja.

O problema é que às vezes esta crença pode ser inconsciente. A pessoa se esforça, busca, corre atrás, mas bem lá no fundo existe uma voz tipo “você não merece, isso não é para você, você foi um sacana etc”.

O ponto é que aqui você pode ter um grande sabotador também. A exemplo da ecologia e da responsabilidade, caso você não resolva este item, você pode ter um grande freio de mão a impedir o seu avanço na direção do que você deseja.

Caso você não se sinta merecedor, existem as 2 alternativas (já comentadas anteriormente). Ou você muda sua meta ou você muda sua crença. Se você sentir em alguma parte de você uma resistência, algo do tipo “isso não é para mim”, saiba que há sinal de fumaça.

Resolva ou pela mudança da meta ou pela mudança da crença.

Conforme já falei para você em outras vezes, voto sempre pela mudança da crença, e raras vezes pela da meta. Nossas crenças podem ser os maiores vilões a impedir nosso crescimento. Portanto, sempre que você se deparar com algo limitante, tome coragem e se posicione. Enfrente a crença e expanda a sua competência.

(33)

Exercício

Esta também é uma pergunta de auditoria. Você se sente merecedor da sua meta? Você tem algo dentro de você que diz “você não merece?”. Faça esta investigação. Este é um momento de introspecção importante para garantir a mais efetiva formulação da sua meta.

Caso você tenha encontrado algum obstáculo na pergunta anterior, o que você vai fazer? Vai mudar a meta? Vai mudar a crença? Quais serão as suas ações para resolver o problema? Qual o seu plano de ação (caso se aplique)?

(34)

Revisão

Depois deste exercício, que descobertas positivas você fez sobre você?

O que você vai parar de fazer a partir de agora?

O que você vai começar a fazer a partir de agora?

De que forma este exercício trouxe mais energia e entusiasmo para você?

(35)

[7] Capacidade

"A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito." (Ralph Waldo Emerson)

Você precisa se sentir capaz de realizar a sua meta. Este ponto é bem simples e direto. Você precisa acreditar no seu “taco”. Você precisa acreditar que pode realizar esta meta.

Você pode estar pensando “como assim Fred?” Se a pessoa definiu a meta, é lógico que ela se sente capaz de chegar lá, certo? Nem tanto ...

Às vezes desejamos muito uma coisa, queremos muito uma coisa. Criamos a meta, planejamos, buscamos recursos (pessoas, conhecimento, informação etc) e até entramos em ação.

Contudo, lá no fundo, tem uma pequena voz que fica dizendo para você que duvida que você vai chegar lá, que você não é capaz de realizar a sua meta, que não é bem assim, que é difícil para você e por aí vai.

Pois bem, você precisa auditar isso em você. É necessário que você avalie suas crenças em relação à sua capacidade de atingir a meta.

Daí, é aquela história. Caso você encontre um pequeno ponto de resistência ou de dúvida, ou você trabalha na meta propriamente dita ou nas suas crenças.

Trabalhar na meta significa você ajustá-la para menos ou deixá-la mais fácil para você chegar lá.

Trabalhar nas crenças significa ou você mudar aquilo que você acredita sobre si mesmo ou fortalecer seus pensamentos a respeito de você mesmo.

Pense que as suas crenças a respeito de sua capacidade e merecimento funcionam como músculos. Quando exercitados, crescem.

(36)

Qual a minha crença a respeito de como resolver um impasse a respeito de capacidade? Trabalhe nas suas crenças. Um mentor que já tive dizia o seguinte: tudo aquilo que você deseja ser, fazer ou ter na sua vida, e que você ainda não é, não faz ou não tem é, por causa das suas crenças. Por favor, leia a última frase novamente. Ela é poderosa. E se você notar bem, perceberá que ela á a mais pura verdade. Em outras palavras, são as nossas crenças que nos separam do que desejamos.

Portanto, caso você identifique alguma limitação em termos de crenças, saiba que ela é ilusória é que é seu dever trabalhar para eliminar crenças limitantes. E por que a crença é ilusória? Porque certamente existem pessoas com as mesmas condições ou restrições que você e que conseguiram atingir as metas que você deseja. Portanto, encare este fato como uma realidade e como um elemento de motivação.

(37)

Exercício

Esta também é uma pergunta de auditoria. Você se sente capaz de atingir a sua meta? Você tem algo dentro de você que diz “você não é capaz de atingir a sua meta?”. Você sente que tem a capacidade de atingir a sua meta? Faça esta investigação. Este é um momento de introspecção importante para garantir a mais efetiva formulação da sua meta.

Caso você tenha encontrado algum obstáculo na pergunta anterior, o que você vai fazer? Vai mudar a meta? Vai mudar a crença? Quais serão as suas ações para resolver o problema? Qual o seu plano de ação (caso se aplique)?

(38)

Revisão

Depois deste exercício, que descobertas positivas você fez sobre você?

O que você vai parar de fazer a partir de agora?

O que você vai começar a fazer a partir de agora?

De que forma este exercício trouxe mais energia e entusiasmo para você?

(39)

[8] Qual o 1.o Passo

"Se a dúvida está te desafiando e você não agir, as dúvidas crescerão. Desafie as dúvidas com ação e você crescerá. Dúvida e ação são

incompatíveis." (John Kanary)

Agora, você precisa colocar a bola para rolar. Qual é o seu primeiro passo?

Exatamente meu amigo, qual é o seu primeiro passo para fazer o carro andar?

Às vezes, temos idéias ou projetos fantásticos e não colocamos a coisa em movimento.

É como aquele camarada que passa dia após dia dizendo para si mesmo: "preciso cuidar da minha saúde, preciso cuidar da minha forma física, preciso emagrecer" etc. Enquanto estas coisas estiverem no plano mental, eu garanto a você que a probabilidade de algo acontecer é baixíssima.

Enquanto ele não colocar na agenda dele algo como "amanhã, às 10 horas, vou ligar para academia e marcar o meu exame médico", o projeto vai continuar na mente dele e consumindo uma energia tremenda. E pior, sem avanços práticos e com uma tremenda sensação de culpa.

Pense na sua meta como um veículo. Ele precisa começar a se movimentar para chegar ao destino.

Como diz um sábio ditado chinês, uma grande caminhada inicia com o primeiro passo.

Portanto, depois de você ter pensado em vários pontos para que a sua meta seja bem formulada, chega agora o momento de decidir qual será o primeiro passo.

Qual será a 1.a ação prática que você vai tomar? E quando?

(40)

Quando será? Será amanhã? Agora? Inicie. Comece. Aja. Pense nisso e faça o seu projeto andar.

Muitas pessoas investem grande energia na imaginação, planejamento e preparação. Contudo, nunca entram em ação. O projeto da sua meta vai se ajustando e se auto corrigindo à medida que você age.

Portanto, tenha iniciativa e dê o primeiro passo, por menor que seja. O importante é começar.

(41)

Exercício

Qual será o seu primeiro passo? Precisa ser uma ação física observável. Deve ser uma ação a ser lançada com data na sua agenda. Defina qual a ação propriamente dita, e quando você fará. Depois anote na sua agenda. Escreva abaixo o que você fará e quando.

O que você pode fazer para se comprometer ainda mais e definitivamente dar o primeiro passo? Como você pode se motivar ainda mais para dar este primeiro passo?

Qual a importância para você deste primeiro passo? O que isso vai proporcionar a você?

(42)

Revisão

Depois deste exercício, que descobertas positivas você fez sobre você?

O que você vai parar de fazer a partir de agora?

O que você vai começar a fazer a partir de agora?

De que forma este exercício trouxe mais energia e entusiasmo para você?

(43)

Revisão dos Pontos Necessários para a Meta

"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta." (Henry Ford)

Abaixo segue um esquema com a revisão de todos os pontos necessários para que você formule a sua meta.

[1] sua meta precisa ser POSITIVA [2] sua meta precisa ser ESPECÍFICA

[3] você precisa checar a ECOLOGIA da sua meta

[4] você precisa estar consciente dos VALORES ou RELEVÂNCIA da sua meta para você

[5] você precisa avaliar o item RESPONSABILIDADE da sua meta

[6] você precisa fazer uma auto auditoria a respeito do seu sentimento de MERECIMENTO em relação à meta

[7] você precisa fazer uma auto auditoria a respeito do seu sentimento de CAPACIDADE em relação à meta

[8] defina, na elaboração da meta, qual será o seu 1.o PASSO

(44)

Formulário de Especificação de Meta

“Para mim, metas são o meu mapa para a vida que eu quero. Elas têm me ajudado a realizar coisas que uma vez pensei que eram impossíveis.”

(Catherine Pulsifer)

Nas próximas páginas você vai encontrar um quadro resumo com as informações que você preencheu nos capítulos anteriores. O objetivo é que você tenha uma síntese de todos os pontos que você levantou até aqui.

Complete estas informações e as reveja frequentemente. Minha recomendação é que você imprima este livre e o encaderne com um espiral.

Complete o quadro a seguir com um resumo das informações. Para análises mas detalhadas você pode revisar posteriormente o que escreveu nas páginas anteriores.

Uma vez feito isso, deixe este material na cabeceira da sua cama e o reveja frequentemente. Minha recomendação para você? Leia este material todo o dia.

Isso vai ajudar você a permanecer focado e motivado a agir e permanecer engajado na busca da sua meta.

Neste livro temos apenas 1 formulário de metas. Contudo, você pode imprimir várias cópias deste material ou das páginas que você desejar e formatar várias metas para você. Você pode criar metas para as mais variadas áreas da sua vida. Minha recomendação é que você crie metas para as seguintes áreas: financeira, carreira, emocional, relacional e física.

Equilíbrio entre as várias da sua vida é importante. Uma das forma de você obter isso é formular metas para as mais diversas partes da sua vida.

Meta

(45)

Resultado Desejado (o que você deseja – qual

o seu objetivo?

Data – Meta (quando você espera ter alcançado o seu

objetivo).

Específico e Positivamente Declarado

O que Você quer especificamente? (detalhes). Aqui você faz a máxima especificação para a sua Meta.

Iniciado e Mantido por Você

Isto é iniciado por você e depende apenas de você para ser mantido? Este é o item da Responsabilidade.

Evidência

(46)

Como você saberá que conseguiu? Qual é a evidência? Qual é o último passo? Este ponto ajuda você ainda mais a

especificar a sua Meta. PROPÓSITO

Por que isto é importante? O que isto lhe proporciona? O que você ganha? Este é o item da relevância, do

levantamento dos seus valores. Ecologia

O que você perde? Afeta negativamente outras pessoas ou sistemas? Comente.

Ação

(47)

Qual é o seu primeiro passo? O que você vai fazer especificamente em primeiro lugar? Quando?

É possível para você atingir seu objetivo? Escreva aqui a sua auditoria sobre a sua crença na sua

Capacidade.

Você merece atingir o seu objetivo?

Escreva aqui a sua auditoria sobre a sua crença no seu Merecimento.

Contrato de Meta

(48)

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não

faz." (Ayrton Senna)

Muitas pessoas tomam decisões diariamente sobre cursos de línguas, relacionamentos, dietas, comportamentos, postura no trabalho e outras áreas.

Isto é fundamental. Muitas pessoas deixam de avançar na vida simplesmente porque não decidem. Portanto, saiba que ter decidido criar metas e buscá-las já faz de você um vencedor.

Contudo, muitas pessoas ficam pelo caminho nos seus projetos. Uma das causas para isso é a falta de compromisso. Compromisso é você fazer o que precisa ser feito, independe do seu ânimo, estado de espírito ou cansaço físico. Você vai lá e faz porque precisa fazer.

Uma das formas de você aumentar o seu compromisso é compartilhando a(s) sua(s) metas(s) com alguém de confiança. Quando você compartilha, é como se uma suave pressão fosse colocada em você.

Fique tranquilo pois é uma pressão saudável, afinal, ela aproxima você de sua(s) meta(s).

Assim sendo, apresente sua(s) metas(s) para um amigo, uma pessoa de confiança, o cônjuge, o familiar.

Use o formulário na página seguinte para formalizar o seu compromisso.

Formulário do Contrato de Meta

(49)

Meta Data para Atingimento

Eu me comprometo a atingir a meta acima descrita. Eu vou cumprir o planejamento que defini e também revê-lo quando for o caso. Vou agir com coragem e iniciativa para fazer a minha meta uma realidade. Eu vou focar nesta meta e me comprometer com as atitudes necessárias para atingi-la. Também me comprometo a fazer uma revisão semanal sobre o andamento do projeto desta meta. Eu começo neste exato momento a trabalhar para atingir esta meta!

______________________, _____ de ______________ de 20 _____. _______________________________________ Sua Assinatura _______________________________________ Testemunha Acompanhamento

(50)

"A maior descoberta de minha geração é que os seres humanos podem modificar suas vidas apenas mudando suas atitudes mentais."

(William James)

Além do compromisso, outro ponto que faz as pessoas relaxarem ou abandonarem as suas metas é a falta de acompanhamento.

Acompanhamento é você analisar e revisar frequentemente o andamento de suas ações e do planejamento que você fez para atingir a sua meta.

Nas próximas páginas você vai encontrar formulários para acompanhamentos semanais de suas ações em relação a suas metas.

Minha dica para você: separe um dia da semana (preferencialmente no final de semana) em que você esteja mais calmo para acompanhar como estão suas ações no sentido de alcançar a sua meta.

Na próxima página, você terá uma planilha resumo. Use cada linha para fazer a análise semanal. Dê uma nota para a sua performance em relação ao atingimento de sua meta e faça um comentário geral sobre como você está se avaliando.

Nas outras páginas, você entra no detalhe de casa semana. As perguntas vão ajudar você a analisar o andamento de seu projeto e, principalmente, levá-lo a pensar sobre quais mudanças de rotas você precisa implementar.

O acompanhamento é por 12 semanas (3 meses), mas você pode e até deve estender o acompanhamento até o atingimento da sua meta. Imprima mais páginas para mais semanas.

Por fim, note que nas semanas 4, 8 e 12 existe um lembrete para que você entre com contato com a pessoa que sabe da sua meta, aquela pessoa com quem você se comprometeu.

(51)

Esta ação vai ajudar você a se comprometer ainda mais. Conte como está o andamento do projeto, o que está funcionando e o que não está.

Esta pessoa atuará quase como se fosse um coach seu. Novas ideias podem surgir, contribuições, questionamentos etc.

São ações que mantém você engajado e na energia de continuar a buscar a sua meta.

(52)

Formulário de Acompanhamento e Controle da Performance

Use este formulário para acompanhamento da meta.

A = Excepcional, B = Bom, C = Médio, D = Pobre,E = sofrível Acompanhamento por 12 semanas (3 meses).

DATA A B C D E Obs

(53)

Formulário de Análise por Data de Revisão

Semana 1 Data: ________

Resultados. Faça uma breve análise dos resultados obtidos até a corrente data.

Forças. Identifique o que funcionou bem e porquê.

Fraquezas. Identifique o que não funcionou bem e porquê.

Mudanças. O que você vai fazer diferente da próxima vez? O que você precisa mudar? O que você precisa começar a fazer? O que você precisa fazer mais? O que você precisa parar de fazer? O que você precisa fazer menos?

(54)

Formulário de Análise por Data de Revisão

Semana 2 Data: ________

Resultados. Faça uma breve análise dos resultados obtidos até a corrente data.

Forças. Identifique o que funcionou bem e porquê.

Fraquezas. Identifique o que não funcionou bem e porquê.

Mudanças. O que você vai fazer diferente da próxima vez? O que você precisa mudar? O que você precisa começar a fazer? O que você precisa fazer mais? O que você precisa parar de fazer? O que você precisa fazer menos?

(55)

Formulário de Análise por Data de Revisão

Semana 3 Data: ________

Resultados. Faça uma breve análise dos resultados obtidos até a corrente data.

Forças. Identifique o que funcionou bem e porquê.

Fraquezas. Identifique o que não funcionou bem e porquê.

Mudanças. O que você vai fazer diferente da próxima vez? O que você precisa mudar? O que você precisa começar a fazer? O que você precisa fazer mais? O que você precisa parar de fazer? O que você precisa fazer menos?

(56)

Formulário de Análise por Data de Revisão

Semana 4 Data: ________

(ligue para a pessoa com quem se comprometeu e comente) Resultados. Faça uma breve análise dos resultados obtidos até a corrente data.

Forças. Identifique o que funcionou bem e porquê.

Fraquezas. Identifique o que não funcionou bem e porquê.

Mudanças. O que você vai fazer diferente da próxima vez? O que você precisa mudar? O que você precisa começar a fazer? O que você precisa fazer mais? O que você precisa parar de fazer? O que você precisa fazer menos?

(57)

Formulário de Análise por Data de Revisão

Semana 5 Data: ________

Resultados. Faça uma breve análise dos resultados obtidos até a corrente data.

Forças. Identifique o que funcionou bem e porquê.

Fraquezas. Identifique o que não funcionou bem e porquê.

Mudanças. O que você vai fazer diferente da próxima vez? O que você precisa mudar? O que você precisa começar a fazer? O que você precisa fazer mais? O que você precisa parar de fazer? O que você precisa fazer menos?

(58)

Formulário de Análise por Data de Revisão

Semana 6 Data: ________

Resultados. Faça uma breve análise dos resultados obtidos até a corrente data.

Forças. Identifique o que funcionou bem e porquê.

Fraquezas. Identifique o que não funcionou bem e porquê.

Mudanças. O que você vai fazer diferente da próxima vez? O que você precisa mudar? O que você precisa começar a fazer? O que você precisa fazer mais? O que você precisa parar de fazer? O que você precisa fazer menos?

(59)

Formulário de Análise por Data de Revisão

Semana 7 Data: ________

Resultados. Faça uma breve análise dos resultados obtidos até a corrente data.

Forças. Identifique o que funcionou bem e porquê.

Fraquezas. Identifique o que não funcionou bem e porquê.

Mudanças. O que você vai fazer diferente da próxima vez? O que você precisa mudar? O que você precisa começar a fazer? O que você precisa fazer mais? O que você precisa parar de fazer? O que você precisa fazer menos?

(60)

Formulário de Análise por Data de Revisão

Semana 8 Data: ________

(ligue para a pessoa com quem se comprometeu e comente) Resultados. Faça uma breve análise dos resultados obtidos até a corrente data.

Forças. Identifique o que funcionou bem e porquê.

Fraquezas. Identifique o que não funcionou bem e porquê.

Mudanças. O que você vai fazer diferente da próxima vez? O que você precisa mudar? O que você precisa começar a fazer? O que você precisa fazer mais? O que você precisa parar de fazer? O que você precisa fazer menos?

(61)

Formulário de Análise por Data de Revisão

Semana 9 Data: ________

Resultados. Faça uma breve análise dos resultados obtidos até a corrente data.

Forças. Identifique o que funcionou bem e porquê.

Fraquezas. Identifique o que não funcionou bem e porquê.

Mudanças. O que você vai fazer diferente da próxima vez? O que você precisa mudar? O que você precisa começar a fazer? O que você precisa fazer mais? O que você precisa parar de fazer? O que você precisa fazer menos?

(62)

Formulário de Análise por Data de Revisão

Semana 10 Data: ________

Resultados. Faça uma breve análise dos resultados obtidos até a corrente data.

Forças. Identifique o que funcionou bem e porquê.

Fraquezas. Identifique o que não funcionou bem e porquê.

Mudanças. O que você vai fazer diferente da próxima vez? O que você precisa mudar? O que você precisa começar a fazer? O que você precisa fazer mais? O que você precisa parar de fazer? O que você precisa fazer menos?

(63)

Formulário de Análise por Data de Revisão

Semana 11 Data: ________

Resultados. Faça uma breve análise dos resultados obtidos até a corrente data.

Forças. Identifique o que funcionou bem e porquê.

Fraquezas. Identifique o que não funcionou bem e porquê.

Mudanças. O que você vai fazer diferente da próxima vez? O que você precisa mudar? O que você precisa começar a fazer? O que você precisa fazer mais? O que você precisa parar de fazer? O que você precisa fazer menos?

(64)

Formulário de Análise por Data de Revisão

Semana 12 Data: ________

(ligue para a pessoa com quem se comprometeu e comente) Resultados. Faça uma breve análise dos resultados obtidos até a corrente data.

Forças. Identifique o que funcionou bem e porquê.

Fraquezas. Identifique o que não funcionou bem e porquê.

Mudanças. O que você vai fazer diferente da próxima vez? O que você precisa mudar? O que você precisa começar a fazer? O que você precisa fazer mais? O que você precisa parar de fazer? O que você precisa fazer menos?

(65)

Nossos Serviços

Para sua Empresa

. Treinamentos In Company

. Venda Mais e Melhor com Programação Neurolinguística . Formação de Líderes

. Como Se Tornar um Líder Coach . Como ser Um Vendedor Coach

. Mude sua Performance com Programação Neurolinguística . Palestras In Company

. Vendas, Liderança, Alta Performance e Comportamento Humano . Coaching Individual e em Grupos

. Coaching de Lidertança, de Vendas e de Gestão Comercial para Líderes e Gestores

. Para Equipes, Coaching de Vendas e Comportamental . Workshops / Oficinas

. Integração de Equipes . Desenvolvimento de Times

. Desenvolvimento de Performance em Times . Desenvolvimento de Clima em Equipes

(66)

. Consultoria . Comercial . Gestão Comercial . Gestão de Negócios . Gestão de Equipes . Clima Organizacional

. Desenvolvimento de Recursos Humanos . Seleção de Executivos

Para Você

Coaching

. Coaching para Empreendedores e Empresários . Coaching para Líderes

. Coaching para Vendedores

. Coaching para Gestores de Vendas . Coaching de Carreira

 Solicite uma visita ou uma proposta: fred@fredgraef.com.br || (54) 32-28-87-30

(67)

Sobre o Autor

Fred Graef - Consultor, Coach e Palestrante

- Coautor do Livro “Manual Completo de Coaching” - Coautor do Livro “Manual Completo de PNL” - Executive, Leadership, Business e Career Coach

- Certified Executive Coach pelo Behavioral Coaching Institute - Leader as a Coach pelo Behavioral Coaching Institute

- Membro da Sociedade Brasileira de Coaching

- Diretor da FG Desenvolvimento Pessoal e Empresarial Ltda

- Especialista em Comportamento Humano, Coaching, Liderança e Vendas - Experiência Corporativa de 15 anos como Executivo Comercial e Líder de Equipes de Vendas em empresas nacionais e multinacionais

- Master e Practitioner em Programação Neuro Lingüística

- Pós Graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing / RS

- Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

Documentos relacionados

13 — Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá desperdiçou todos os seus bens, vivendo de forma

Assim, na pergunta acima, a primeira frase está correta e quer dizer que “Ele pediu o livro para si mesmo (para ele mesmo)”. Por exemplo: “Ela trouxe o pão consigo”. Assim,

Era uma vez uma indústria de calçados, aqui no Brasil, que desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia e enviou dois de seus consultores a pontos diferentes do

Nossos sistemas de câmeras corporais são distribuídos e integrados por meio de uma ampla rede de parceiros Axis, o que significa que o suporte necessário para construir um

Por isso, você deve ter algumas funções - não são difíceis, calma - a fim de que a contabilidade possa fornecer tudo o que sua empresa precisa para ter mais desempenho e

Passei anos dizendo para mim mesmo que poderia ter sido grande e forte como um viking se minha mãe não estivesse mais próxima de um pigmeu que de um viking.. Todas as noites

O UP ONE é perfeito para quem quer adquirir seu primeiro imóvel, para um jovem casal ou até mesmo para uma família que busca um jeito mais confortável de morar.. Com ampla área

É uma rede de computadores interligados que permite que milhões de pessoas em todo o mundo tenham acesso a informações e se comuniquem por meio de serviços