• Nenhum resultado encontrado

Alimentos funcionais são aqueles que apresentam componentes ativos. Prebióticos são alimentos como os frutoligossacarídeos (FOS), inulina e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alimentos funcionais são aqueles que apresentam componentes ativos. Prebióticos são alimentos como os frutoligossacarídeos (FOS), inulina e"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Nutraflora® (Corn Products/Brasil) Frutoligossacarídeos em benefício da saúde

Alimentos funcionais são aqueles que apresentam componentes ativos capazes de reduzir o risco de certas doenças e melhorar a saúde de uma maneira geral. Não possuem caráter curativo e, sim, preventivo. Nesse contexto, inserem-se conceitos de prebióticos e probióticos.

Prebióticos são alimentos como os frutoligossacarídeos (FOS), inulina e lactulose, classificados pela Anvisa como “fibras”, capazes de estimular seletivamente o crescimento ou a atividade das bactérias probióticas e melhorar a saúde de uma maneira geral.

Probióticos são as bactérias que, agindo em substrato apropriado (prebióticos), produzem substâncias importantes para a atividade diária do corpo humano. Esta simbiose entre os microorganismos intestinais e o organismo inicia-se já no nascimento.

Com os excessos (bebidas, antibióticos, antiinflatórios, uso de laxantes, etc) e mais o envelhecimento das células intestinais, ocorre uma carência desses benefícios, causando desequilíbrio na flora intestinal, conhecida como disbiose. Os probióticos mais comuns são iogurtes e produtos oriundos do leite fermentado.

O trato intestinal é abrigo de centenas de diferentes tipos de bactérias benéficas e patogênicas. As bactérias prejudiciais ao organismo, tais como estafilococos, podem causar diarréia e infecção. As benéficas, tais como os lactobacilos (Acidophilus e Biffidus) inibem o crescimento das bactérias patogênicas, melhorando a função imune e possivelmente, ajudando a prevenir o câncer de cólon.

A reposição da flora intestinal com lactobacilos é fundamental, mesmo para as pessoas com hábitos saudáveis. As composições com lactobacilos cumprem o papel de restabelecer a homeostasia intestinal, sendo indicados nos casos de diarréias, intestino irritável, colites e uso prolongado de medicamentos (antibióticos, quimioterápicos, antiinflamatórios, produtos oncológicos).

Nutraflora® é um ingrediente funcional com eficácia e segurança comprovadas por mais de 200 publicações científicas e mais de 50 estudos realizados com seres humanos. Nutraflora® é natural, possui certificado GRAS (Generally Recognized As Safe) pelo FDA, e não é classificado como geneticamente modificado.

Propriedades

Os FOS podem ser encontrados em frutas, grãos e vegetais como chicória, alho, cebola, tomate, aspargos, cevada e no leite materno. Os suplementos nutricionais à base de FOS fornecem esses componentes de forma concentrada, com apresentações em pó, saches, cápsulas, comprimidos ou em alimentos.

Nutraflora® é constituído por FOS de cadeia curta (obtidos da beterraba ou

da cana de açúcar por processo patenteado) não digeríveis, que passam por fermentação e são substrato principal das bactérias benéficas. Essas reações geram produtos de degradação denominados ácidos graxos de cadeia curta, que reduzem o pH intestinal a níveis ótimos, mantendo os minerais como o cálcio e o magnésio por mais tempo em solução, otimizando sua absorção. Além disso, os ácidos graxos de cadeia curta promovem melhora na performance digestiva e imune e

(2)

2. Melhora a função digestiva

Nutraflora® otimiza a função digestiva de maneira efetiva com somente um grama de FOS por dia. Nutraflora® confere boa saúde por permitir que as funções

normais do organismo sejam desempenhadas naturalmente. Graças às propriedades de suas fibras prebióticas, Nutraflora® aumenta o volume do bolo fecal, previne estados de constipação e alivia diarréias ocasionais, promovendo a regularidade intestinal.

NutraFlora® é um carboidrato natural formado por uma molécula de glicose ligada a duas, três ou quatro moléculas de frutose por ligações do tipo β-2, 1. Estas ligações especiais permitem que seja fermentado no intestino, estimulando o crescimento de bactérias benéficas tais como Biffidobacterium, de maneira mais efetiva que as fibras da alcachofra ou a inulina da chicória, por exemplo.

3. Reforça a imunidade

Nutraflora® ajuda a manter o sistema imune fortalecido, por aumentar a

absorção de nutrientes, mantendo a digestão apropriada. Por conferir apropriado crescimento das bactérias probióticas no intestino, Nutraflora® também ajuda a reduzir o número de microorganismos patogênicos.

(3)

4. Seguro para diabéticos e para uso em dietas de baixo consumo de carboidratos

Nutraflora® é seguro para ser usado por diabéticos e pode proporcionar valor adicional aos alimentos funcionais formulados para o controle glicêmico. Nutraflora® não é absorvido na boca, no estômago ou no intestino delgado, e estudos demonstram que não afeta os níveis de glicose ou insulina sanguínea.

5. Promove níveis saudáveis de colesterol

A excreção do colesterol é um fator importante na manutenção de níveis saudáveis de colesterol sérico, sendo a base para explicar os apelos de sua redução por meio do consumo de fibras. O consumo diário de Nutraflora® aumenta a excreção de colesterol pelas fezes, afetando positivamente também os níveis de lipídeos no sangue pela administração de 1g, 2g e 4g por dia. Estas dosagens mostram-se efetivas na redução do colesterol total e dos triglicérides no sangue. Foi demonstrado também que indivíduos ingerindo 8 g de NutraFlora® por dia apresentaram decréscimo no colesterol total e LDL.

(4)

Comparativo: Nutraflora® x Inulina

Uma série de estudos científicos realizados atesta a eficiência de Nutraflora®, frutooligossacarídeo(FOS) oriundo da beterraba e da cana-de-açúcar. Tais fibras regulam o metabolismo da flora intestinal, estimulando o crescimento de microorganismos simbióticos, como as Bifidobactérias, por exemplo.

Um dos estudos, conduzido por Hidaka (1995), comparou a potência de Nutraflora® em relação à Inulina, uma outra fibra prebiótica, e verificou-se que é necessária uma dosagem oito vezes menor de Nutraflora®, em relação à Inulina, para se obter o mesmo perfil de crescimento de Bifidobactérias. Ou seja, Nutraflora® é oito

vezes mais potente que a Inulina na regulação da microbiota intestinal.

Foi verificado também, por McKellar et al (1993), que o espectro de ação de Nutraflora® é mais amplo que o da Inulina.

Nutraflora® x Inulina: Crescimento de Bifidobacterias. Faixa Etária Espécie de Bactéria Nutraflora® Inulina

B.bifidum x B.breve x B.infantis x x B.longum x B.bifidum x B.breve x B.infantis x x B.longum x B.adolescentis x x B.bifidum x B.longum x B.adolescentis x x Bebês Crianças Adultos

Apenas dois tipos de Bifidobactérias têm seu crescimento estimulado pela Inulina, enquanto Nutraflora® estimula o crescimento de Bifidobacterias presentes em todas as fases da vida de um indivíduo. Tais resultados podem ser visualizados na tabela

(5)

Indicações

Nutraflora® atua como regulador da flora intestinal, agindo nos quadros de constipação e de diarréia. Indiretamente, reduz a taxa de triglicérides na corrente sanguínea. Como o FOS é um substituto da gordura e do açúcar, Nutraflora® pode também ser recomendado para pacientes diabéticos e pessoas que desejam controlar o consumo de calorias e carboidratos

É indicado para idosos, adultos, crianças, pessoas que fazem uso de medicamentos que agridem a flora intestinal e portadores de dislipidemias. Nutraflora® deve ser ingerido com líquidos.

Concentração usual e aplicações

É recomendada a ingestão de uma colher de chá ao dia do pó de FOS ou 1 a 8g de Nutraflora® ao dia. Produtos alimentares enriquecidos podem possuir probióticos ou prebióticos, ou até mesmo a associação de ambos (simbióticos). Nutraflora® pode ser adicionado diretamente em alimentos desidratados ou em líquidos: laticínios, barras protéicas, alimentos para diabéticos, bebidas funcionais, produtos com baixo teor de carboidratos, produtos à base de soja, alimentos nutritivos para esportistas e suplementos.

Recomendações Farmacotécnicas

Nutraflora® possui ótima solubilidade e é de fácil dispersão, além de melhorar o sabor, a estabilidade e textura das formulações. Também aumenta o prazo de validade dos produtos, e não participa nas reações de Maillard (caramelização), protegendo a qualidade dos alimentos que necessitam ser tratados em aquecimento severo.

Nutraflora® possui 30% do potencial edulcorante da sacarose e 1,5 Kcal/g, o que possibilita seu uso como repositor parcial de açúcares e gorduras no desenvolvimento de produtos com apelo “saudável”. Nutraflora® também tem sido usado para mascarar odores desagradáveis, como os da soja e do residual metálico, quando associado à edulcorantes potentes. Nutraflora® é estável ao

aquecimento e pode ser utilizado em ampla faixa de pH. Pode ser aplicado durante o processamento de alimentos, inclusive em condições UHT. É capaz de conferir calor às soluções, o que o torna uma opção excelente para equilibrar o resfriamento gerado pelos polióis adicionados à formulação para substituir açúcares.

Efeitos Adversos

Quando usado isoladamente ou em associação aos probióticos, Nutraflora® pode causar a formação de gases e inchaço nos indivíduos que não estão acostumados a ingeri-los.

Referências Bibliográficas

(6)

Yamashita, K. et al. 1984. Effects of fructooligosaccharides on blood glucose and serum lipids in diabetic subjects. Nutrition Research. 4: 961-66.

Bouhnik, Y. 1996. Effects of fructooligosaccharides ingestion on fecal bifidobacteria and selected metabolic indexes of colon Carcinogenesis in healthy humans. Nutrition and Cancer.26: 21-29.

Hidaka, H. et al. 1991. Proliferation of bifidobacteria by oligosaccharides and their useful effect on human health. Bifidobacteria Microflora. 10 (1): 65-79.

Mitsuoka, T. et al. 1986. Effects of long-term intake of neosugar on intestinal flora and serum lipids. Third Neosugar Research Conference. Tokyo.

Tomomatsu, H. 1994. Health effects of oligosaccharides. Food Technology. 10: 61-65.

Hidaka, H. et al. 1986. Effects of fructooligosaccharides on intestinal flora and human health.

Bifidobacteria Microflora 5 (1): 37-50.

Field, C. et al. 1997. Feeding fermentable fiber alters the function and composition of gut associated lymphoid tissue. FASEB Journal. 3751.

Garleb, K. et al. 1994. Effect of fructooligosaccharides on tolerance, serum chemistries, and fecal microbiota in healthy adult male subjects. FASEB Proceedings.

Propaganda exclusiva para profissionais da Saúde Atualização 01/07.08/EBA

Referências

Documentos relacionados

A UPX tem como vantagem o uso de tráfego nacional para realizar a mitigação de ataques, isso garante uma baixa latência, pois a mitigação acontece em equipamentos e aplicações

Otutumi (2008; 2013a; 2013b), Barbosa (2009) e Bernardes (2001) identificam a existência de um modelo tradicional de ensino praticado em instituições como conservatórios,

Como por exemplo o tema de segurança ambiental e humana, que não eram considerados questões de segurança, mas na atualidade passaram a ser importantes debates da

Relação entre as variáveis ambientais (altura, cota do rio, temperatura do ar média, temperatura do ar máxima, temperatura do ar mínima, umidade relativa do ar e precipitação e

Já os recursos acompanham as câmeras mais sofisticadas da marca, com 11 efeitos de simulação de filme da Fuji, 19 filtros de imagem, conexão Wi-Fi, Bluetooth 4.1, obtu-

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade