• Nenhum resultado encontrado

1 de Março de Escola Secundária de São Pedro da Cova

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 de Março de Escola Secundária de São Pedro da Cova"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

1

1 de Março de 2011

(2)

Índice

Introdução

História do Reggae

Diálogo entre dois amigos…

Rei do Reggae

Bilhete de Identidade

Carreira Musical

A batalha contra o cancro

Questionário

Resultados

Bibliografia

Conclusão

(3)

O nosso trabalho tem como tema principal o Reggae. O motivo pelo que nós o escolhemos foi porque muitas das pessoas têm uma ideia errada sobre ele e sobre os seus cantores, pois pensam que os cantores de Reggae são só drogados, que não fazem nada na vida, apenas fumar e roubar. Mas isso é mentira, porque na verdade eles são pessoas normais que simplesmente vivem a vida de uma forma diferente da nossa, ou seja, vivem a vida “na paz”. E a nossa sociedade não “aceita” isso.

3

(4)

História do Reggae

Reggae é um estilo de música que foi originado na Jamaica, no final do ano 1960. Este divide-se em dois subgéneros, o “roots reggae” e o “dancehall reggae”. O reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que influenciou bastantes dos músicos defensores do estilo nas décadas de 1970 e 1980. Resumidamente, o reggae aborda diversos assuntos, não se limitando à cultura rastafariana (amor; sexo; crítica social).

Uma das características deste é, como já referi, a críticas social, que aborda temas como a desigualdade, o preconceito e a fome, entre outros problemas.

(5)

5

O seu estilo rítmico é caracterizado pela acentuação no tempo fraco, que é conhecido como skank.

O seu estilo é mais lento que o ska e mais rápido que o rocksteady, e os compassos são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra base a realçar a terceira batida, e a “segurar” o acorde da segunda até que a quarta seja tocada.

A terceira batida, a sua velocidade e também o uso de linhas de baixo complexas, são o que distingue o reggae do rocksteady.

Como será o seu estilo rítmico?

(6)

─ Todos nós fala-mos de REGGAE mas afinal o que é isso? Já

sabe-mos que é um estilo de música e para muitos um estilo de vida, mas sinceramente não percebo nada disso. Podes me explicar?

─ Sim para muitos não passa de um estilo de música, para outros é como um estilo de vida, e ainda para outros é uma religião, uma cultura. Aquele tipo de música é quase um coisa essencial para o seu dia-a-dia.

(7)

8ºC Bruno Ferreira nº 5 Catarina

Valadares nº 6 7

Mas muitos colegas meus pensam que os cantores de REGGAE são “drogados” e pessoas de mau carácter, que não fazem mais nada na vida a não ser roubar, drogar-se etc. Sempre achei que apenas eram pessoas diferentes mas não assim como os meus colegas pensam. E tu que achas?

– Eu tenho a certeza que os teus colegas estão completamente errados,

pois os cantores de REGGAE são pessoas normais, são pessoas extraordinárias, e simplesmente têm formas de pensar diferentes das nossas. Muita gente os “discrimina” e pensa que não têm sentimentos, mas eles simplesmente fazem música diferente.

(8)

–A música deles é mesmo muito gira. Transmite-nos sempre uma

mensagem.

–Sim, porque a música que eles fazem exprime o que estão a sentir ou a viver e também de que estão a precisar.

–Bob Marley…ele é o ícone do reggae não?

–Sim, o Bob Marley é o REI DO REGGAE

(9)

Se falarmos em Bob Marley, vem-nos logo uma ideia à

cabeça, “ELE É O “REI” DO REGGAE”, e não pensamos mal,

pois isso é verdade. Bob Marley foi conhecido pelo

Reggae, e será lembrado pelo Reggae.

8ºC Bruno Ferreira nº 5 Catarina

Valadares nº 6 9 R E I D O R E G G A E índice

(10)
(11)

Bob Marley quando se mudou com a sua mãe para Trenchtown, (uma favela em Kingston) era bastante provocado pelos negros, por ele ser mulato e apenas ter 1,63m. Este teve uma juventude demasiado difícil, mas “tanto mal”, ajudou-o a ter uma personalidade e um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais.

8ºC Bruno Ferreira nº 5 Catarina

Valadares nº 6 11

(12)

Carreira musical

Marley começou os seus “ensaios” musicais com o ska, mas aos

poucos e poucos foi passando para o reggae, enquanto o estilo se ia

desenvolvendo.

O trabalho de Bob Marley foi muitíssimo responsável pela aceitação

cultural deste estilo fora da Jamaica. No ano de 1975, lançou o tema

No Woman, No Cry, este teve bastante êxito internacionalmente

.

(13)

A batalha contra o cancro

Em Julho de 1977, Bob Marley encontrou uma ferida no dedo maiúsculo do pé direito, e este pensou que não passava disso mesmo, uma ferida insignificante que haveria de passar. Mas nada disso aconteceu, e a sua unha acabou por cair. Então aí, o diagnóstico correcto foi realizado, e ele na verdade, tinha um cancro na pele, chamado melanoma maligno, desenvolvido na unha.

8ºC Bruno Ferreira nº 5 Catarina

(14)

Os médicos aconselharam a amputar o dedo, mas este recusou devido aos princípios rastafaris (diziam que os médicos eram homens que enganam os ingénuos, que fingiam ter o poder de curar). A maior preocupação de Bob Marley era quanto à amputação de qualquer parte do seu corpo (desde o pé até às tranças), porque para os seguidores dessa religião, não se deve cortar, amputar ou aparar qualquer parte do corpo). Marley passou então por uma cirurgia para extrair as células cancerígenas.

(15)

O cancro espalhou-se pelo seu cérebro, pulmões e estômago. Um mês antes da sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem de Mérito

Jamaicana. O seu ultimo desejo era passar os seus últimos dias na sua terra natal, mas durante o voo de volta da Alemanha, teve que ser internado em Miami.

Faleceu no hospital Ceadrs of Lebanon , no dia 11 de Maio de 1981, com 36 anos. Na Jamaica, realizou-se o seu funeral, a sua sepultura foi na capela em Nine Mile (perto da sua cidade natal)junto com a sua guitarra favorita.

15

(16)

QUESTIONÁRIO ESTREGUE

A ALGUNS ALUNOS

(17)

17 1ªpergunta 25% 2ªpergunta 25% 3ª pergunta 17% 4ªpergunta 8% 5ªpergunta 25% Resultados

(18)

Isto quer dizer que, a 25% das pessoas que foram entregues os questionários pensam da mesma forma, ou seja, acham que reggae é um estilo de música, já ouviram reggae e pensam que os cantores de reggae são pessoas normais que apesar de não terem o nosso estilo ouvem/compõem música diferente, e “contribuem” para a paz enquanto outros músicos/compositores

apenas “contribuem” para a guerra e as suas músicas só criticam outros cantores. Também 17% gostou muito do que ouviu, e apenas 8% conhece cantores de reggae.

(19)

Conclusão

A conclusão que nos tiramos é que, não devemos ser como as pessoas querem que sejamos, mas sim ser como nós próprios queremos ser, ou seja, devemos ser únicos e não “copiar os outros”. Também aprendemos com este trabalho que por muito diferentes que sejamos não devemos discriminar ninguém. Bob Marley é um exemplo a seguir.

(20)

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Marley

http://loucuramental.com/as-melhores-frases-do-incrivel-bob-marley/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Reggae

Referências

Documentos relacionados

As for climate action, and based on a survey conducted by WeWorld in 2021 in 23 EU countries, Italian youth display higher levels than the European average regarding

→ Fevereiro – Promoção e recadastramento para trabalho nos ministérios da Igreja, sob a responsabilidade do Ministério da Ação Docente, com o apoio direto do Grupo de

a) Cresce a consciência ambiental no Brasil. O nível de conhecimento e a consciência dos brasileiros sobre as questões ambientais cresceu fortemente, quando se examina o período de

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi dividida em duas etapas: revisão bibliográfica sobre a utilização de modelagem e simulação 4D para o

O processo de gerenciamento da capacidade foi desenhado para assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI esteja alinhada com as necessidades do negócio. O

O material foi submetido à análise qualitativa com transcrição literal da entrevista, textualização e a transcriação e também foi dividido em dois eixos para

No que diz respeito aos critérios para atribuição de isenção aos Dadores de Sangue, a Circular Normativa Nº 8/2016/DPS/ACSS, de 31 de março, da