• Nenhum resultado encontrado

Pós-Graduação em. Gestão Empresarial e Marketing (sábado)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pós-Graduação em. Gestão Empresarial e Marketing (sábado)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Pós-Graduação em

Gestão Empresarial e Marketing (sábado)

Início em abril de 2018

Aulas aos sábados, das 8h30 às 15h

Consultar planos de pagamento

Desconto para pagamento à vista.

(2)

e Marketing (sábado)

Objetivo do curso

Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis ao ambiente de Negócios.

Público-alvo

Indicado para recém-formados e jovens profissionais que querem assumir posições de gestão e liderança.

Pré-requisito

 Ensino superior completo

 Aprovação no processo de seleção

Critério de Avaliação

A aprovação é obtida pela verificação de frequência (mínimo 75% de cumprimento) e por avaliação de desempenho com nota final mínima de 7,0 (sete).

O instrumento de avaliação será informado pelo professor no primeiro dia de aula durante a apresentação do programa.

Carga horária

 O curso tem carga horária de 360 horas;  Sábados, das 8h às 15h.

(3)

Estrutura do Curso

*Disciplina em EAD

Gestão Empresarial e Marketing 

Blocos Temáticos 

Disciplinas 

Carga      

  Horária 

  

Fundamentos de Marketing*  24 

Competências Estratégicas 

Modelos de Negócios e Ambiente  24 

  

Gestão de Pessoas  24 

  

Gestão Financeira  24 

  

Gerência de Marketing  24 

Competências Aplicadas 

Gestão de Operações e Logística  24 

  

Marketing de Serviços  24 

  

Novas Tendências em Gestão de Marketing  24 

  

Inovação e Design Thinking   24 

Competências Instrumentais 

Negociação e Tomada de Decisão  24 

  

Gestão de Projetos  24 

  

CRM e Business Intelligence  24 

Domínio Conexo 

Jogo de Negócios  24 

  

Eletiva  24 

Trabalho de Conclusão 

Metodologia do TCC  8 

de Curso 

TCC I (Orientação)  8 

  

TCC II (Conclusão)  8  TOTAL GERAL  360 

(4)

e Marketing (sábado)

Disciplinas do curso

As disciplinas, com suas ementas, estão organizadas em ordem alfabética:

CRM e Business Intelligence

O objetivo desta disciplina é o de contribuir na preparação do aluno para o completo entendimento do gerenciamento do processo de relacionamento com o cliente, auxiliando o aluno a compreender os princípios do CRM, os principais modelos aplicados e a importância do database marketing para a implantação das soluções de marketing de relacionamento.

Eletivas I

É uma disciplina regular oferecida por qualquer dos programas de Pós-Graduação “Lato Sensu” da ESPM-RJ. Nosso objetivo é facultar ao aluno a escolha de 01 disciplina de nossos programas que atendam seu interesse específico. A disciplina eletiva pode ser escolhida independentemente da turma ou horário.

Fundamentos de Marketing*

O objetivo desta disciplina é o de contribuir na preparação do aluno para a compreensão do ambiente de marketing de forma a suportar a sua compreensão e análise crítica sobre os elementos necessários para o gerenciamento do processo de marketing. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a poder realizar uma análise que aborde os diferentes aspectos mercadológicos, desde o ambiente externo, macro e micro-ambiente, bem como as decisões internas de marketing, nos quais o objeto de estudo está inserido.

(*) Essa disciplina será lecionada por Ensino à Distância (EAD).

Gestão Financeira

Apresenta os conceitos básicos de gestão e planejamento financeiro. Estimula a compreensão da necessidade do planejamento financeiro na implantação de estratégias empresariais no atual contexto competitivo.

(5)

Gerência de Marketing

O objetivo desta disciplina é de contribuir na preparação do aluno para o entendimento do gerenciamento do processo de marketing. A disciplina está estruturada de modo a que novas perspectivas a respeito das ações de marketing sejam trabalhadas, permitindo ao participante aplicar e desenvolver habilidades de compreensão dos impactos das decisões do composto de marketing (produto, preço, praça e promoção) e o seu papel na estratégia de marketing das organizações.

Gestão de Operações e Logística

Esta disciplina visa o aprendizado da análise dos ciclos de suprimento e distribuição física, a interface com produção e marketing, o trade-off e os serviços logísticos, a cadeia de suprimentos e o planejamento logístico. A estratégia de Operações no contexto das estratégias corporativas. Planejamento e Controle do Sistema Produtivo. Operações no ambiente global de transações.

Gestão de Pessoas

Esta disciplina tem como objetivo desenvolver habilidades para gerir pessoas, definindo o perfil dos profissionais da equipe, bem como critérios e técnicas de seleção, avaliação e desenvolvimento, possibilitando a retenção dos talentos. Um segundo objetivo fundamental é preparar profissionais para liderar equipes na condução de projetos ao desenvolver competências que ampliem a qualidade do relacionamento humano e dos recursos com resultados efetivos. Liderança e gestão são duas competências cada vez mais requisitadas pelas empresas atualmente, mas não com função apenas de gerenciar uma área, mas sim, com o objetivo que este profissional seja responsável por projetos.

Gestão de Projetos

Compreender técnicas de gerência de projeto nos moldes da administração de empresas. Estudar conceitos como árvore de decisão e PMI. Explorar técnicas de modelos ágeis de gestão de projetos e suas aplicações em inovação.

Inovação e Design Thinking

As oficinas criativas se propõem ao exercício de resolver problemas através do Design Thinking, abraçando as restrições, contornando os riscos, questionando os vários ângulos do problema, reinventando o presente através de ideias para criar um futuro melhor e mais sustentável.

(6)

e Marketing (sábado)

Jogo de Negócios

Essa disciplina possibilita ampliar a capacidade analítica do aluno, melhorar sua performance no planejamento voltado para as decisões de marketing estratégico e também possibilita a elaboração e o teste de diferentes estratégias para diferentes situações de mercado

Marketing de Serviços

O objetivo desta disciplina é o de contribuir na preparação do aluno para o exercício de funções gerenciais /executivas no setor de serviços. A discussão sobre serviços auxiliará o participante a compreender as complexidades das decisões sobre a intangibilidade dos produtos bem como os principais aspectos que diferenciam serviços de produtos. O participante avaliará o impacto sobre a formulação de estratégias de marketing de serviços e o gerenciamento de operações de serviços.

Modelos de Negócios e Ambiente

A proposta dessa disciplina é apresentar uma perspectiva do ambiente de negócios globalizado, de modo a aperfeiçoar o nível de compreensão dos alunos quanto ao contexto onde se situam as empresas e as suas relações com os diversos ambientes com as quais transaciona. A disciplina irá examinar aspectos nacionais e internacionais para a construção de cenários de negócios, com a identificação das ameaças e oportunidades derivadas desse contexto e da capacitação interna da empresa em termos de potencialidade e fragilidades.

Novas Tendências em Gestão de Marketing

Esta disciplina objetiva manter os participantes alinhados com tendências em gestão de marketing, tais como Gestão de Branding e Características de Comportamento do Consumidor.

Sobre Branding a disciplina pretende avaliar os desafios que uma empresa enfrenta no gerenciamento da posição competitiva de sua marca e como administrá-los. No que concerne a Comportamento do Consumidor, entender o papel central dos consumidores em marketing, seus diferentes papéis, influências, fatores psicológicos e processo de decisão de compra. A disciplina analisa também os mercados organizacionais, seus participantes, processo de seleção e compra e a gestão do relacionamento do cliente B2B.

(7)

Trabalho de Conclusão de Curso (Metodologia e TCC I e II)

Preparação de pré-projeto proposto - contemplam os conceitos, metodologias e os instrumentos para o desenvolvimento de um modelo de negócios. A disciplina fornece a orientação e a supervisão necessárias à produção do texto-plano, de modo a permitir a percepção de referenciais que serão necessários.

Processo seletivo

 Inscrição aberta no site até 14 de abril de 2018;  A inscrição tem o custo de R$100,00 (cem reais);

 Análise curricular e entrevista com o coordenador da área;

 A entrevista será agendada pela ESPM, para a qual o candidato deverá trazer seu currículo profissional;

Obs: O valor da taxa de inscrição não será devolvido em caso de desistência ou não aprovação do candidato no processo seletivo.

Período de matrícula

Matrícula até 16/4/2018, das 7h30 às 20h30, na Secretaria de Pós-Graduação.

Matrículas realizadas até 12/3/2018 terão desconto de 50% no valor da entrada nos planos parcelados e preços diferenciados para pagamento à vista.

Documentos necessários

(originais)

- RG e CPF;

-Comprovante de Residência; -Curriculum Vitae

-Foto

-Histórico Escolar da Graduação

-Diploma da Graduação (Caso não tenha o Diploma, o candidato poderá apresentar a declaração de conclusão de curso superior original) com data de colação de grau. Esse documento é provisório, devendo ser substituído pelo Diploma de conclusão de curso (frente e verso);

(8)

e Marketing (sábado)

* No caso de diplomas internacionais, é necessária sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil

no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº8, de 04/10/2007, do CNE – Conselho Nacional de Educação, disponível em http://portal.mec.gov.br/;

Início das aulas

Aula inaugural em abril de 2018

*Informaremos posteriormente a data da aula inaugural.

Local

Rua do Rosário, 90/111 – Centro – Rio de Janeiro/RJ (ESPM Rio)

Certificado de especialização

A ESPM Rio fornecerá, ao final do curso, o certificado de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em nível de Especialização, ao aluno que atender aos critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Resolução do MEC

Os cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu” atendem às exigências da Resolução do CNE/CES nº 1 de 8 de junho de 2007. Publicada no D.O.U. em 8 de junho de 2007.

(9)

Política de Desconto ESPM

 Para alunos e ex-alunos de Graduação e Pós-Graduação da ESPM. Desconto de 20%

em qualquer forma de pagamento.

Observação: É considerado ex-aluno quem concluiu um dos cursos acima e não tem nenhuma pendência financeira. Descontos não cumulativos a outros que possam ser concedidos.

Investimento

Planos de Parcelamento: À vista: R$ 19.465,00

12 meses: entrada de R$ 1.104,48 + 11 de R$ 1.910,60* (Total= R$ 22.121,10) 18 meses: entrada de R$ 1.104,48 + 17 de R$ 1.272,85* (Total= R$ 22.742,93) 24 meses: entrada de R$ 1.104,48 + 23 de R$ 968,35* (Total= R$ 23.376,55) 30 meses: entrada de R$ 1.104,48 + 29 de R$ 790,26* (Total= R$ 24.021,93) 36 meses: entrada de R$ 1.104,48 + 35 de R$ 673,56* (Total= R$ 24.679,03)

*Devido aos residuais decimais que há em cada parcela do curso, o último pagamento será superior aos demais para que se complete o valor total do investimento. O valor final do curso informado em cada plano de pagamento não será alterado. Em caso de dúvidas, por gentileza, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

Observação:

- O pagamento da primeira parcela será feito por meio de boleto bancário, enviado para o e-mail do aluno após a entrega da documentação e assinatura do contrato;

- As próximas parcelas também serão pagas por boleto bancário com vencimento no dia 8 de cada mês. Essas serão enviadas pelos correios;

(10)

e Marketing (sábado)

Seguro Educacional

Agora, você recebe da ESPM, sem nenhum custo, o Seguro Educacional. Ele terá validade a partir do início das aulas e da aprovação da proposta, por parte da seguradora. Clique aqui para conhecer o regulamento.

Coordenador – Marcelo Rosa Boschi

A ESPM reserva-se o direito de não abrir turmas com menos de 15 estudantes.

Doutorando

em

Administração,

Mestre

em

administração

de

empresas FGV, Pós-Graduação em

Administração Pública pela FGV/RJ e

Graduado em Administração de

Empresas pela UFF. Experiência

profissional na área de marketing em

empresas nacionais e multinacionais.

Professor universitário desde 1986 e

de pós-graduação desde 1995.

(11)

Informações gerais

ESPM Rio – Rua do Rosário, 111 – Centro – Rio de Janeiro/RJ

Central de Atendimento: (21) 2216-2002 ou cursos@espm.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

        

www.espm.br/pos

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Nas fraturas subtrocantéricas instáveis, como Seinsheimer IV-V com fragmentos que não podem ser reduzidos pelo método fe- chado em mesa de tração, a parte lateral da porção

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Deve-se acessar no CAPG, Coordenadorias > Processo de Inscrição > “Selecionar Área/Linha para Inscrição” e indicar as áreas de concentração e linhas de pesquisa nas

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como