• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE NORMAS DA EMBRAPA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE NORMAS DA EMBRAPA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Sumário 1. Objetivo

2. Campo de aplicação 3. Referências

4. Definições

5. Siglas, símbolos e abreviaturas 6. Condições gerais

7. Responsabilidades

8. Anexos A, B e C (normativos)

PALAVRAS-CHAVE

RECRUTAMENTO, HABILITAÇÃO, AVALIAÇÃO, CHEFE -GERAL, GERENTE-GERAL

REVISÃO 3

SEÇÃODO MANUAL ELABORAÇÃO GPR/AJU

(2)

1. Objetivo

Definir critérios e procedimentos para o Recrutamento e Avaliação de candidatos para os Cargos de Chefe-Geral e Gerente-Geral das Unidades Descentralizadas, com o intuito de assessorar o Diretor-Presidente da Embrapa em sua tomada de decisão quanto à escolha e designação do profissional para ocupar os cargos de Chefia.

2. Campo de aplicação

Esta Norma se aplica a todas as Unidades Descentralizadas e Serviços Especiais da Embrapa.

3. Referências

Resolução do Conselho de Administração nº 62, de 18.08.2006 (BCA nº 38/2006) que autorizou a implantação do Plano de Carreiras da Embrapa - PCE.

Resolução Normativa nº 7, de 06.03.2006 (BCA nº 11/2006), que aprova a versão on line do Manual de Identidade Visual da Embrapa.

Resolução Normativa nº 9, de 13.04.2006 (BCA nº 18/2006), que aprova a versão nº 1 da Norma “Elaboração de Normas da Embrapa” (037.005.004.001).

Resolução Normativa n° 1, de 25.02.2010 (BCA nº 9/2010), que aprova a versão revisada nº 2 (dois) da Norma intitulada “Recrutamento e Avaliação da habilitação de candidatos aos cargos de Chefe-Geral e Gerente-Geral de Unidade Descentralizada” (037.005.004.002).

4. Definições

Para efeito desta Norma, são adotadas as seguintes definições: 4.1 Atividade docente

Exercício de magistério superior em universidades ou faculdades públicas ou privadas no país ou no exterior, em cursos autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC.

4.2 Avaliação da formação e da experiência gerencial e profissional

Análise pela qual o Comitê de Avaliação e Seleção - CAS avalia a formação e a experiência gerencial e profissional dos candidatos ao cargo de Chefe-Geral e de Gerente-Geral de Unidade Descentralizada.

4.3 Cargos em comissão

Cargos relacionados às atividades e responsabilidades pela gestão técnico-administrativa da empresa e pelo assessoramento técnico e administrativo à Diretoria Executiva e às

(3)

unidades organizacionais da Embrapa, podendo ser ocupados por pessoas pertencentes ou não ao quadro de pessoal efetivo da Empresa, desde que possuam formação em nível superior.

4.4 Memorial

Documento no qual os candidatos descrevem suas principais experiências gerenciais, administrativas e técnico científicas.

4.5 Proposta de trabalho

Documento apresentado pelos candidatos, contendo proposta gerencial e administrativa para o exercício do cargo por um período de 3 (três) anos, contemplando a execução do plano diretor da Unidade Descentralizada para a qual os candidatos se inscreveram para o cargo de Chefe-Geral ou Gerente-Geral.

4.6 Recrutamento e avaliação

Procedimento pelo qual a Embrapa recruta candidatos, pertencentes ou não ao seu quadro de pessoal efetivo, e avalia a habilitação para o cargo de Chefe-Geral e Gerente-Geral de Unidade Descentralizada da Embrapa, por meio de avaliações da formação, da experiência gerencial e profissional, da proposta de trabalho e do perfil gerencial dos candidatos, para posterior envio ao Diretor-Presidente para deliberação.

5. Siglas, símbolos e abreviaturas

ACS - Assessoria de Comunicação Social CAS - Comitê de Avaliação e Seleção C&T - Ciência e Tecnologia

DGP - Departamento de Gestão de Pessoas DOU - Diário Oficial da União

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária GPR - Gabinete do Diretor-Presidente

MEC - Ministério da Educação

OEPA - Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária PCE - Plano de Carreira da Embrapa

PDE - Plano Diretor da Embrapa PDU - Plano Diretor da Unidade SCO - Sociedade Civil Organizada

(4)

UD - Unidade Descentralizada

6. Condições gerais

6.1 A abertura do Procedimento de Recrutamento e Avaliação de Candidatos para os Cargos de Chefe-Geral e Gerente-Geral das UDs e o funcionamento do CAS regulam-se pelas disposições desta Norma.

6.2 Abertura do Procedimento

6.2.1 O procedimento será aberto pelo Diretor-Presidente por meio de Resolução Normativa.

6.2.2 Cabe ao Departamento de Gestão de Pessoas - DGP a responsabilidade de publicar o Regulamento Específico (Anexo C) e divulgar o procedimento.

6.3 Divulgação

Será realizada no endereço eletrônico da UD e da Embrapa Sede, além do envio de correspondências eletrônicas para os endereços cadastrados no banco de dados da Embrapa, bem como nos diversos veículos de comunicação, incluindo o Diário Oficial da União – DOU.

6.4 Elegibilidade

6.4.1 Poderão se candidatar ao cargo de Chefe-Geral ou Gerente-Geral das UDs da Embrapa seus próprios profissionais e outros profissionais que atendam aos seguintes requisitos mínimos:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) Não ter sido condenado, por sentença transitada em julgado, em processo criminal nos últimos 3 (três) anos;

c) Não ter sido julgado culpado, nos últimos 3 (três) anos, em inquérito administrativo ou sindicância no âmbito de instituições da administração pública, tendo por objeto a prática de ato de improbidade administrativa;

d) Possuir, pelo menos, curso de mestrado concluído, reconhecido pelo MEC;

e) Possuir, no mínimo, 7 (sete) anos efetivos de trabalho em Ciência e Tecnologia - C&T, sendo pelo menos 2 (dois) anos em gestão de C&T, excluído de tal contagem o período de estudo (mestrado e doutorado).

Se, durante o procedimento de que trata esta Norma, o candidato for condenado, por sentença transitada em julgado, em processo criminal ou for julgado culpado em inquérito administrativo ou sindicância no âmbito de instituições da administração pública, tendo

(5)

por objeto a prática de ato de improbidade administrativa, sua participação no procedimento será cancelada.

6.4.2 Não poderá candidatar-se ao cargo o profissional que: a) For membro do CAS;

b) Estiver em exercício de cargo em comissão, função de confiança ou função de supervisão na Embrapa;

c) Empregado da Embrapa que estiver incorporado em curso de pós-graduação, até o início das inscrições.

O empregado em exercício de cargo em comissão, função de confiança ou função de supervisão na Embrapa, de que trata a alínea b desta subseção, que queira candidatar-se ao cargo de Chefe-Geral ou de Gerente-Geral, poderá participar do procedimento desde que se desincompatibilize 10 (dez) dias antes da data prevista para o início das inscrições.

6.4.3 O candidato que exerce ou exerceu o cargo de Chefe-Geral ou de Gerente-Geral de UD só poderá candidatar-se a um novo procedimento, na mesma UD, transcorrido prazo de interstício de, pelo menos, 3 (três) anos.

6.5 Inscrição Eletrônica

6.5.1 A inscrição será processada exclusivamente via Internet, na página eletrônica da Embrapa, por meio de preenchimento de um formulário específico, no qual o candidato deverá confirmar que atende aos requisitos mínimos.

6.5.2. O prazo de inscrição será de 30 (trinta) dias, contados a partir da abertura do procedimento e divulgação no DOU.

6.5.3 No ato da inscrição deverá o candidato anexar os arquivos eletrônicos contendo: a) Proposta de Trabalho para mandato de 3 (três) anos, renovável por 3 (três) anos

adicionais, máximo de 6 (seis) páginas (Anexo A); b) Memorial, máximo de 2 (duas) páginas (Anexo B);

c) Currículo, abrangendo a experiência técnico-científica do candidato (máximo de 3 (três) páginas), sua experiência gerencial (máximo de 3 (três) páginas) e link para o Currículo Lattes (atualizado).

Os arquivos a que se refere esta subseção serão elaborados em formato de página A4 e redigidos em fonte Arial 12, com espaçamento simples entre linhas.

6.5.4. O candidato deverá fornecer, ainda, em campo específico do formulário de inscrição, 3 (três) referências profissionais, que serão consultadas pelo CAS.

(6)

6.5.5 O formulário de inscrição e os arquivos de que trata esta seção ficarão sob a guarda e responsabilidade do DGP, que assegurará o correspondente sigilo até o início da defesa pública de que trata a subseção 6.7.

6.6 Comitê de Avaliação e Seleção - CAS

6.6.1 O CAS será constituído por prazo determinado sempre que se fizer necessária a abertura de Procedimento de Recrutamento e Avaliação de candidatos para os Cargos de Chefe-Geral e Gerente-Geral das UDs.

6.6.2 O CAS será específico para cada UD, sendo constituído por meio de Portaria do Diretor-Presidente, a partir de indicações de nomes pelos Diretores Executivos.

6.6.3 O CAS será composto por 5 (cinco) membros designados pelo Diretor-Presidente, sendo: a) 2 (dois) profissionais (pesquisadores/analistas) da Unidade em que se realiza o

procedimento, de conduta ilibada e com relevante experiência técnico-gerencial. b) 1 (um) profissional da Sede, de conduta ilibada e com relevante experiência

técnico-gerencial.

c) 2 (dois) profissionais externos à Embrapa, sendo que:

1 (um) profissional de conduta ilibada, com reconhecida reputação profissional na atividade-fim da UD onde o procedimento se realiza, ou com representatividade na área de Ciência e Tecnologia ou nos setores agropecuário, agroindustrial, do agronegócio ou de desenvolvimento rural;

1 (um) profissional de conduta ilibada, oriundo de movimentos sociais ligados a atividades de Ciência e Tecnologia, ao setor agropecuário, agroindustrial, do agronegócio ou de desenvolvimento rural.

6.6.4 Os membros do CAS não poderão estar em condição de conflito de interesses com a UD.

6.6.5 Os membros do CAS estarão impedidos de assumir cargos na gestão da UD resultante desse procedimento pelo período de 1 (um) ano.

6.6.6 São competências do CAS:

a) avaliar o Currículo, a Proposta de Trabalho, o Memorial dos candidatos e estabelecer contatos com as referências profissionais dos candidatos;

b) verificar o atendimento aos requisitos mínimos por meio da documentação apresentada.

6.7 Etapas do Procedimento de Avaliação

6.7.1 Na primeira etapa do Procedimento de Avaliação, a apreciação das candidaturas será conduzida pelo CAS, na UD, por meio de defesa pública da Proposta de Trabalho e

(7)

Memorial, bem como da análise do Currículo e da análise documental focada no atendimento aos requisitos mínimos.

6.7.1.1 Será disponibilizada para cada candidato pelo menos 1 (uma) hora para a defesa pública.

6.7.1.2 Os empregados da UD deverão ter pelo menos 1(uma) hora para questionar cada um dos candidatos após a defesa pública.

6.7.1.3 Adicionalmente, o CAS disponibilizará pelo menos 2 (duas) horas para interação individualizada com os empregados interessados em contribuir com o procedimento.

6.7.1.4 Ao final desta fase, serão selecionados os 3 (três) melhores candidatos para a segunda etapa do procedimento de avaliação.

6.7.1.5 Cada membro do CAS deverá fazer uma avaliação individual de cada candidato, levando em consideração os critérios listados abaixo. Em seguida, o CAS, reunido, fará a agregação das avaliações individuais.

a) Reconhecida liderança em C&T;

b) Experiência de gestão e/ou administração de C&T; c) Treinamento formal (mínimo requerido Mestrado); d) Capacidade de articulação interna e externa;

e) Capacidade de articulação/cooperação internacional;

f) Relacionamento com o setor produtivo, OEPAs, universidades/instituições de ensino; g) Relacionamento com organizações social;

h) Capacidade de comunicação;

i) Domínio de inglês (fala e leitura), sendo desejável língua adicional; j) Reconhecida conduta ética e idoneidade moral;

k) Critérios adicionais estabelecidos pelo CAS.

6.7.2 A segunda etapa do procedimento de avaliação consistirá em uma entrevista com a Diretoria Executiva da Embrapa.

6.7.2.1 O Diretor-Presidente escolherá, a seu critério, um dos profissionais considerados habilitados pelo CAS, para ocupar o cargo de Chefe-Geral ou Gerente-Geral da UD à qual se referir o procedimento.

6.7.2.2 O Diretor-Presidente tem a liberdade de não designar nenhum dos candidatos habilitados, em razão de critérios adicionais de sua exclusiva deliberação.

(8)

6.7.3 Nos casos em que não houver candidatos ou não houver candidatos habilitados, cabe ao Diretor-Presidente designar o Chefe-Geral ou Gerente-Geral, utilizando, quando for o caso, o Banco de Talentos em Gestão.

6.7.4 O Diretor-Presidente dará conhecimento ao candidato do seu desempenho no procedimento.

6.8 Duração do Mandato

O mandato será de 3 (três) anos, prorrogável apenas uma vez por 3 (três) anos adicionais, condicionado à avaliação de desempenho do Chefe-Geral ou Gerente-Geral. 6.9 Banco de Talentos em Gestão

6.9.1 A Diretoria Executiva estabelecerá um Banco de Talentos em Gestão, composto de: a) ex-chefes-gerais e ex-chefes adjuntos, interessados em permanecer na área de

gestão, em diferentes UDs;

b) candidatos qualificados pelo CAS e não selecionados para a chefia-geral de uma determinada UD;

c) profissionais com experiência em gestão de C&T, externos ao quadro da Empresa e interessados em colaborar com a Embrapa.

6.9.2 Adicionalmente, serão identificados e treinados profissionais da Embrapa com alto potencial de gestão.

6.9.3 O Banco de Talentos de Gestão será administrado e terá os critérios para ingresso definidos pelo DGP.

6.10 Duração do Procedimento de Avaliação

A conclusão do procedimento dar-se-á em até 2 (dois) meses, contados a partir do encerramento das inscrições.

7. Responsabilidades

7.1 Do Diretor-Presidente da Embrapa:

No Procedimento de que trata esta Norma, compete ao Diretor-Presidente:

a) determinar a abertura do procedimento de que trata esta Norma por meio de Resolução Normativa;

(9)

c) decidir quanto ao profissional para preencher a posição de Chefe-Geral ou Gerente-Geral de UD, cargo em comissão, de livre designação e dispensa pelo Diretor-Presidente, na forma prevista no PCE;

d) identificar e designar, caso não haja candidato habilitado, como Chefe-Geral ou Gerente-Geral, profissional de conduta ilibada e reconhecida competência gerencial, administrativa e técnico-científica previstas nesta Norma;

e) escolher e designar os profissionais que ocuparão os cargos de Chefes Adjuntos ou Gerentes Adjuntos, considerando as indicações do Chefe-Geral ou do Gerente-Geral da respectiva UD ou Serviço Especial.

7.2 Do CAS

No Procedimento de que trata esta Norma, compete ao CAS:

a) orientar e supervisionar a avaliação da habilidade de candidatos aos cargos de Chefe-Geral e Gerente-Geral de que trata esta Norma;

b) analisar a documentação comprobatória dos requisitos de inscrição e homologar a inscrição dos candidatos;

c) avaliar a formação e a experiência gerencial e profissional dos candidatos ao cargo de Chefe-Geral e Gerente-Geral de UD, conforme estabelecido nesta Norma;

d) apresentar, ao GPR, relatório contendo o resultado final da avaliação dos candidatos.

7.3 Do DGP

No Procedimento de que trata esta Norma, compete ao DGP:

a) promover a gestão do formulário de inscrição e dos arquivos eletrônicos dos candidatos ao cargo de Chefe-Geral e de Gerente-Geral, na forma da subseção 6.5.5 desta Norma;

b) dar publicidade ao procedimento de recrutamento, conforme subseção 6.5.1 de que trata esta Norma;

c) administrar o Banco de Talentos de Gestão e definir os respectivos critérios de ingresso.

(10)

Anexo A (normativo)

PROPOSTA DE TRABALHO: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO

A.1 - Análise dos ambientes interno e externo

Considerar aspectos econômicos, políticos, sociais e ambientais, atuais e futuros, com relação a Ciência e Tecnologia, com análise contextualizada da UD nesse cenário. A.2 - Ações estratégicas

Apresentar planos de ações estratégicas para a UD, alinhadas aos grandes desafios e objetivos institucionais elencados no PDE e PDU, abrangendo as áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, comunicação e negócios, transferência de conhecimento e de tecnologia e administração.

A.3 - Diretrizes e políticas

Apresentar as diretrizes e políticas em Inovação Tecnológica, Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento Organizacional, Articulação Interinstitucional e Internacional.

(11)

Anexo B (normativo)

MEMORIAL: ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO

B.1 - Motivação

a) indicação de motivos geradores da candidatura.

b) argumentação quanto a aderência do perfil do candidato ao contexto institucional da Embrapa e à conjuntura organizacional da UD.

B.2 - Experiências relevantes

a) descrição de experiências relevantes em atividades de administração e gestão. b) descrição de experiências relevantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento,

inovação e transferência de tecnologia.

(12)

Anexo C (normativo)

REGULAMENTO ESPECÍFICO

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA (NOME DA UNIDADE)

Procedimento de Recrutamento e Avaliação de Candidatos ao Cargo de Chefe-Geral do Centro (nome da Unidade) / Gerente-Geral do Serviço (nome da Unidade)

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada no Parque Estação Biológica - PqEB s/nº, Brasília/DF - Brasil, CEP: 70770-901, em cumprimento ao disposto na Resolução Normativa nº x, de xx de xxxx de xxxx, expedida pelo Diretor Presidente da Embrapa e em conformidade com a Resolução Normativa nº x (de abertura do procedimento), de xx de xxxxx de xxxx, publicada no BCA nº xx, de xx de xxxxx de xxxx, torna público que está aberto o Procedimento de Recrutamento e Avaliação de Candidatos ao Cargo de Chefe-Geral/Gerente-Geral do Serviço (nome da Unidade), nas condições expostas a seguir:

1. DA INSCRIÇÃO

1.1 A inscrição dos candidatos deverá ser feita no período de xx de xxxxx de xxxx a xx de xxxxxx de xxxx.

1.2 A inscrição ocorrerá exclusivamente via internet , no endereço www.embrapa.br/xxxxxx,

por meio de preenchimento de formulário eletrônico.

Ressalta-se que o candidato deverá fornecer, em campo específico do formulário de inscrição, 3 (três) referências profissionais, que serão consultadas pelo Comitê de Avaliação e Seleção - CAS;

1.3 No ato da inscrição o candidato deverá, também, depositar no sítio arquivos eletrônicos contendo:

1.3.1 Proposta de Trabalho para mandato de 3 (três) anos, renovável por 3 (três) anos adicionais, máximo de 6 (seis) páginas, considerando o roteiro apresentado no Anexo A da Norma nº 037.005.004.002;

1.3.2 Memorial, máximo de 2 (duas) páginas, considerando o roteiro apresentado no Anexo B da Norma nº 037.005.004.002;

1.3.3 Currículo, abrangendo a experiência técnico-científica do candidato (máximo de 3 (três) páginas), além da indicação do link para o Currículo Lattes, que deverá estar atualizado;

(13)

1.3.4 Documento contendo a descrição da experiência gerencial (máximo de 3 (três) páginas).

1.4 A documentação para a inscrição está regulamentada pela Norma nº 037.005.004.002, subseções 6.5.3 e 6.5.4.

2. DO CRONOGRAMA

2.1 Abertura do Procedimento de Recrutamento e Inscrição – de xx/xx/xxxx a xx/xx/xxxx; 2.2 Homologação da inscrição – de xx/xx/xxxx a xx/xx/xxxx;

2.3 Avaliação da documentação em conformidade com a seção 1.3 deste Regulamento - de xx/xx/xxxx a xx/xx/xxxx;

2.4 Apresentação de memorial e defesa pública da proposta de trabalho e arguição por parte dos membros do CAS e pelos empregados aos candidatos – de xx/xx/xxxx a xx/xx/xxxx;

2.5 Avaliação da capacidade e o potencial gerencial de cada candidato, conforme subseção 6.7.1.5 da Norma nº 037.005.004.002 – de xx/xx/xxxx a xx/xx/xxxx;

2.6 Indicação de 3 (três) candidatos conforme subseção 6.7.1.4 da Norma nº 037.005.004.002, pelo CAS – de xx/xx/xxxx a xx/xx/xxxx;

2.7 Entrevista com a Diretoria Executiva – de xx/xx/xxxx a xx/xx/xxxx;

2.8 Escolha e designação do Chefe-Geral/Gerente-Geral da Embrapa (nome da unidade) pelo Diretor-Presidente – de xx/xx/xxxx a xx/xx/xxxx.

3. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

3.1 O presente Regulamento Específico obedece o disposto na Norma nº 037.005.004.002, que trata do Procedimento de Recrutamento e Avaliação da Habilitação de Candidatos aos cargos de Chefe-Geral de Unidade Descentralizada e de Gerente-Geral de Serviço, que suprirá todas as lacunas e omissões eventualmente existentes no presente Regulamento.

3.2 A Norma nº 037.005.004.002 e demais documentos relativos ao procedimento poderão ser obtidos diretamente no sítio da Embrapa, no endereço eletrônico http://www.embrapa.br/xxxxx.

3.3 Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail ced@embrapa.br.

Brasília-DF, xx de xxxx de xxxx.

xxxxxxxxxxxxx

Referências

Documentos relacionados

Apesar de pesquisadores na França, na Inglaterra e no Brasil (e talvez em outros tantos lugares) terem identificado igualmente seus processos de fixação da imagem

uso e de sua destinação é importante verificar as suas características para optar pela melhor escolha, pois segundo a NDWCH (1998) quando se pensa em plano de gerenciamento

HIPERMERCADOS questionados US$ 1,0 = R$ 3,5 DESEMPREGO = 10,2% 4,5 milhões de “INTERNAUTAS”/mês (internet discada) 20 milhões de CELULARES (tijolo) METRO QUADRADO em SP = R$

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Art. O órgão ou a entidade integrante do SIAFI deverá recolher os valores retidos com base na nota fiscal na fatura ou no recibo de prestação de serviços, respeitando como data