• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca Alberto Martins de Carvalho"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

BOLETIM

Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga

Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

Número 5 - Ano XIX

Junho 2015

ÍNDICE

As Várias Faces da Leitura...1 A Leitura ao alcance de Todos...2 Escritoras de Literatura Infantil nas Bibliotecas

Públicas...3 Concurso Nacional de Leitura...4 Literacia Digital...5

.

Programa de Atividades nas Férias de Verão...5 Espaço Infantil ...6 Destaques

(2)

AS VÁRIAS FACES DA LEITURA

Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, Côja

AS VÁRIAS FACES DA LEITURA é um projecto que as Bibliotecas Públicas do Concelho

iniciaram no ano lectivo 2014 /2015 e tem como objectivo primordial mostrar a Biblioteca Pública às crianças, com vista à criação de rotinas na sua utilização.

Na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Côja este projecto tem sido desenvolvido em colaboração com a C.A.F. (Centro de Apoio à Família) e envolve cerca de 40 crianças que quinzenalmente vêm à Biblioteca usufruir de todas as valências que ela oferece.

São crianças cujas idades vão desde o pré-escolar ao 4º ano e que desenvolvem várias actividades de acordo com um plano previamente estabelecido e que vai desde ouvir histórias, requisitar livros, ver filmes, participar em diversos atelieres, utilizar os computadores.

(3)

2

A LEITURA AO ALCANCE DE TODOS

Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Empréstimo Domiciliário: As Bibliotecas do Concelho de Arganil emprestaram entre janeiro e março de 2015, mais de 4500 documentos aos Munícipes do Concelho - crianças, jovens, adultos e idosos.

A Rede de Bibliotecas de Arganil que teve início em 1998 é constituída por 2

Bibliotecas Públicas: Miguel Torga em

Arganil e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Côja e 9 Bibliotecas

E s c o l a r e s : B i b l i o t e c a d a E s c o l a

Secundária; Biblioteca da Escola do 2º e 3º ciclo de Arganil; Biblioteca da Escola do 2º e 3º ciclo de Côja; Biblioteca do Centro Escolar de S. Martinho da Cortiça; Biblioteca do Centro Escolar de Côja; Biblioteca das Escolas do 1º ciclo e pré-escolar de: Arganil, Sarzedo, Pomares e Pombeiro da Beira. E ainda por 12 postos de empréstimo que estão localizados, em parceria com as IPSS

do Concelho, nos Lares e Centros de Dia de Arganil, Côja, Folques, Vila Cova de Alva, Barril de Alva, Cerdeira, Cepos, Benfeita e Sarzedo, onde se deslocam

mensalmente Técnicos das Bibliotecas Públicas / Câmara Municipal e também na

Casa da Criança de Arganil e na Creche de Côja com actividades de animação da

l e i t u r a e e m p r é s t i m o d o m i c i l i á r i o quinzenais.

Importante referir o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas

E s c o l a r e s p r i n c i p a l m e n t e c o m a s

Bibliotecas Escolares do 1º CEB, onde semanalmente se deslocam técnicas da Biblioteca Municipal / Câmara Municipal. O esforço desenvolvido pelos professores d o A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s sensibilizando os alunos para a importância da leitura tem sido fundamental para o desenvolvimento de hábitos de leitura no c o n c e l h o , b e m c o m o o t r a b a l h o d e s e n v o l v i d o p e l a s p r o f e s s o r a s Bibliotecárias que ao longo destes anos têm passado pelo Agrupamento.

O Portal das Bibliotecas é a imagem online da Rede de Bibliotecas. A partir do Portal é possível aceder ao Catálogo Bibliográfico que alberga mais de 60 000 mil títulos que podem ser requisitados por todos os que

estiverem inscritos na Rede de Bibliotecas. Pode aceder também à

Hemeroteca do Concelho e à Comarca Digital (desde 1901 até 2008) e ainda a

muita outra informação sobre Bibliotecas mas também sobre a História do

Concelho.

O Cartão Único para as Bibliotecas do

Concelho permite-lhe aceder a qualquer uma das Bibliotecas e requisitar o que procura muito facilmente.

Dirija-se à Biblioteca Municipal e Inscreva-se. É fácil, rápido e gratuito.

(4)

ESCRITORAS DE LITERATURA INFANTIL NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO

As escritoras Manuela Ribeiro e Alice

Cardoso estiveram na Biblioteca

Municipal Miguel Torga em Arganil nos dias 18 e 20 de maio, onde se encontraram com as crianças que frequentam as Escolas do 1º ciclo de Arganil, Sarzedo, S. Martinho da Cortiça e Pombeiro da Beira.

Também no dia 18 a escritora Leonor

Mexia esteve em Côja na Biblioteca

Alberto Martins de Carvalho onde se encontrou com as crianças do 1º ciclo de Côja e Pomares.

Momentos deliciosos que as escritoras proporcionaram com as suas histórias e os seus livros e que encantaram as mais de 200 crianças que estiveram p r e s e n t e s n a s v á r i a s s e s s õ e s realizadas.

A vinda das escritoras insere-se numa estratégia de criação de Hábitos de Leitura que as Bibliotecas Públicas do C o n c e l h o , e m p a r c e r i a c o m a s B i b l i o t e c a s E s c o l a r e s v ê m desenvolvendo ao longo dos anos.

Manuela Ribeiro

(5)

4

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Fase Distrital

O 3º Prémio da Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura veio para Arganil com a nossa leitora Maria Rita Castanheira Rodrigues.

Decorreu em Montemor-o-Velho a fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura. Uma festa da Leitura onde Arganil esteve presente pelo segundo ano com óptimos resultados. O ano passado ficámos felizes com a vitória da Beatriz Pimentel que representou o Distrito na final, em Lisboa.

Este ano a Maria Rita Castanheira Rodrigues que frequenta o 9º ano na escola do 2º e 3º ciclo de Arganil ficou em 3º lugar. A Biblioteca Municipal regista com muito agrado este prémio, até porque a Maria Rita “cresceu” na Biblioteca Municipal. Ainda muito pequenina, vinha com o irmão mais velho e por cá ficava a ouvir as histórias. Assim se constroem leitores.

Parabéns à Maria Rita, mas também a todas as

alunas que tão bem representaram o Agrupamento de Escolas e o Concelho de Arganil e que foram:

Beatriz Pimentel, Maria Gabriela e Mélanie Fernandes da Escola Secundária de Arganil; Ana Raquel Gonçalves, Ana Rita Fidalgo e Maria Rita Rodrigues da Escola Básica Nº 2 de Arganil e

Joana Andreia Moreira, Maria Francisca

Trindade e Patrícia Alexandra Gaspar da Escola

(6)

Cumprindo os objectivos que nos propomos com o Projecto “Literacia

Digital” que decorre semanalmente na

Biblioteca Municipal, dirigido aos Munícipes interessados em adquirir alguns conhecimentos em informática, foram entregues os primeiros diplomas d e C o m p e t ê n c i a s B á s i c a s e m informática.

Estes diplomas são atribuídos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pretendem certificar conhecimentos em Te c n o l o g i a s d a I n f o r m a ç ã o e Comunicação.

LITERACIA DIGITAL

Regina Dinis Gil Coelho Nobre e Tiago Gil Nobre Mota Gouveia, mãe e filho

que frequentaram as 10 sessões do Plano de Formação em TIC, realizaram a prova de conhecimentos com sucesso tendo recebido o respectivo certificado. Os nossos parabéns!

Presentemente estão a funcionar duas turmas, uma das quais formada por Idosos.

Os interessados devem dirigir-se à Biblioteca Municipal e manifestar o seu interesse em inscrever-se na Formação em TIC.

DE 15 A 30 DE JUNHO

LITERACIA DIGITAL PARA CRIANÇAS

As novas tecnologias da informação fazem parte do nosso quotidiano e assumem um papel relevante na maior facilidade e rapidez de acesso à informação. Neste workshop os participantes vão aprender a conhecer melhor vários programas informáticos, de forma divertida.

Segundas e quartas-feiras às 10.30 e 14.30h

WORKSHOP DE RECICLAGEM

Durante o mês de junho vamos aprender a reciclar velhos objetos e transformá-los em peças únicas e decorativas. Das garrafas de plástico, a cartões e papéis antigos, a tecidos que não se usam, tudo é importante nesta Oficina. Porque partilhar ideias e conceitos, adquirir técnicas e reaproveitar materiais são os objetivos destas sessões.

Terças e quintas-feiras às 10.30 e 14.30h

LER EM DIFERENTES SUPORTES

Esta atividade pretende proporcionar ao público infanto-juvenil momentos lúdicos, de entretenimento e prazer. Serão exibidos filmes de animação, de diferentes géneros e temas. Aos filmes estarão associados livros de aventuras que poderão ser requisitados para ler durante as férias e os tablets que temos disponíveis na sala Infantil vão permitir a leitura em suporte digital (Ebooks). Vamos explorar, ler, ouvir e folhear.

Sextas-feiras às 10.30 e 14.30h

NA BIBLIOTECA PODES TAMBÉM…

Ler livros, jornais e revistas na sala, requisitar livros e cassetes de vídeo para levar para casa, visionar filmes, ouvir música, navegar na Internet, aceder ao wireless e jogar jogos de tabuleiro…

Esperamos por ti!

PROGRAMA DE ATIVIDADES NAS FÉRIAS DE VERÃO

Biblioteca Municipal Miguel Torga e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

AS FÉRIAS ESTÃO

A CHEGAR E NA

BIBLIOTECA

VOU EST

(7)

6

ESPAÇO INFANTIL

Um espaço para ti… na Biblioteca Municipal Miguel Torga e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

S

UGESTÕES DE LEITURA

No dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criançae no dia 5 o Dia Mundial do Ambiente. Para ler em família, para desfrutar na biblioteca e partilhar com os amigos, a sala infantil e juvenil tem reservado um espaço recheado de sugestões de leitura e informação relacionada com estes temas. Aqui ficam alguns exemplos:

Sabes que dia é hoje?

de Maria Lúcia Carvalhas

“… Foi assinalado pela primeira vez alguns anos após o final da 2ª Guerra Mundial. Como calculas, os países que enfrentaram uma guerra ficam com problemas sérios para resolver: alimentação, saúde, educação. A falta de dinheiro faz com que todos tenham que trabalhar, até as crianças. Julga-se que mais de metade das crianças da Europa, nessa altura, não sabia ler nem escrever, porque não podia ir à escola. Para tentar resolver este problema, um grupo de países conjugou esforços e criou a UNICEF, uma organização que se mantém até aos nossos dias, trabalhando pela paz e defendendo a qualidade de vida das crianças.

Foram reconhecidos direitos fundamentais às crianças na “Declaração dos Direitos da Criança”. Este documento inclui 10 princípios que todos se devem esforçar por cumprir.”

Fonte: interior do livro Editado pela Everest em 2008

História do Rainbow Warrior

de Rocío Martinez “Duas baleias nadavam num mar gelado.

A mais pequena preguiçava.

Não queria fazer uma viagem que com toda a certeza, seria longa. A maior empurrava-a suavemente e cantava-lhe uma história:

«Há muitos anos, quando os homens começaram a construir barcos de coração mecânico, houve um dia em que criaram o primeiro para proteger a nossa espécie.

Era um barco robusto, que depois de muitos anos de trabalho árduo, tinha sido abandonado num porto.” (…)

O papel utilizado para a impressão deste livro foi fabricado a partir de madeira proveniente de florestas e plantações geridas pelos mais elevados padrões ambientais, garantido uma exploração dos recursos sustentável com o meio ambiente e benéfica para as pessoas. Por este motivo, a

Greenpeace acredita que este livro cumpre os requisitos ambientais e sociais necessários para ser considerado um livro «amigo das florestas».

O projecto «Livros amigos das florestas» promove a conservação e o uso sustentável das florestas, especialmente das Florestas Primárias, as últimas florestas virgens do planeta.”

Fonte: interior do livro. Editado pela kalandraka em 2008

Amélia quer um cão

de Tim Bowley

“Às vezes é preciso ir por linhas tortas para alcançar uma meta; nem sempre o caminho mais curto entre dois pontos é uma linha recta. É esta a estratégia de Amélia quando mete na cabeça adoptar um cão... Desde uma águia a uma baleia, passando por um cavalo ou um elefante, as tentativas de Amélia para

convencer o seu pai são cada vez mais disparatadas.

Além de uma divertida história sobre quão espertas podem ser as crianças e a pouca atenção que os adultos lhes prestam perante assuntos aparentemente banais, o conto destaca-se pela sua vincada estrutura. Tim Bowley recorre aos

esquemas da literatura oral - estrutura acumulativa e elementos repetitivos - para captar a atenção dos leitores.” Fonte: Wook Editado pela kalandraka em 2012

V

Ê LÁ SE SABES

P

ASSATEMPOS

1 – A 1 de junho de 1890 morre Camilo Castelo Branco, escritor português, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Qual das seguintes obras escreveu?

- Amor de Perdição - Os Lusíadas

2 – No dia 6 de junho de 1502 nasceu em Lisboa, D. João III, décimo-quinto Rei de Portugal. Qual era o seu cognome?

- O Piedoso - O Venturoso

(8)

FICHA TÉCNICA

EDIÇÃO: Câmara Municipal de Arganil DIRETOR: Presidente CMA, Ricardo Pereira Alves COORDENAÇÃO: Margarida Fróis

TEXTOS DE: Margarida Fróis, Miriella de Vocht,

Rita Cunha e Anabela Borges

DESIGN: Alexandra Novais

IMPRESSÃO: Biblioteca Municipal de Arganil

SERVIÇOS:

- Livre acesso às estantes - Empréstimo domiciliário

- Serviço de referência feito por técnicos especializados na área das Bibliotecas.

- Apoio aos utilizadores na utilização e acesso às tecnologias de Informação e Comunicação.

- Apoio à auto-formação em espaço próprio.

- Reprodução de documentos: reprografia (as fotocópias são pagas segundo tabela municipal) e digitalização.

- Internet sem fios em toda a Biblioteca

- Acesso personalizado ao catálogo on-line, com possibilidade de

- Informação sobre eventos programados na Biblioteca através de e-mail.

- Acesso ao arquivo de jornais e revistas.

A partir do Portal em www.bibliotecas.cm-arganil.pt pode aceder:

- Ao Catálogo Bibliográfico on-line das 11 Bibliotecas que compõem a Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

- Á página da Biblioteca no Facebook - Ao catálogo da Hemeroteca do Concelho

- À Comarca Digital – que permite pesquisar notícias desde 1901, publicadas n'A comarca de Arganil.

CONTACTOS

Biblioteca Municipal de Arganil

Av. das Forças Armadas - 3300-011 Arganil Tel.: 235200135

Email: bib-arganil@cm-arganil.pt

Horário: 2ª a 6ª: 9:00h - 18:30h Sábados: 09:00h - 13:00h

Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

R. Comendador Eduardo Francisco Filipe 3305-124 Côja - Tel.: 235729489 Email: bibamc.coja@cm-arganil.pt

ACTIVIDADES PARA O MÊS DE JUNHO

AS VÁRIAS FACES DA LEITURA

5 e 19

Biblioteca Alberto Martins de Carvalho Trabalho desenvolvido com as crianças do 1º ciclo e pré-escolar de Arganil e Coja que vêm em grupo conhecer as Bibliotecas Públicas e conhecer as diferenças entre estas e as Escolares.

PAIS E FILHOS LIVROS E TERNURA

Casa da Criança de Arganil Creche de Côja 11 e 25 3 e 17

Esta actividade tem como objectivo desenvolver hábitos de leitura em família; criar laços de afectividade

com os livros e as histórias e divulgar a importância do livro e da leitura desde a mais tenra idade.

A LEITURA DAS MEMÓRIAS

COMPANHEIROS DE LEITURA

06 e 22

Dinamizado pela Prof. Anabela Sêco para as crianças e aos seus pais. Realiza-se aos sábados na parte da manhã para que Pais e Filhos possam vir à Biblioteca ouvir histórias e falar de livros.

PROMOÇÃO DA

LEITURA

AMIGOS DE LER

08 de Junho

Mais um Serão do grupo de amantes da leitura que se reúne mensalmente para falar de livros.

Neste, a palavra tema será “ESCOLHAS”.

5 - Côja 12 - Barril do Alva 19 - Benfeita 3 - Arganil 9 - Sarzedo 17 - Folques 24 - Cepos 25 - Vila Cova LITERACIA DIGITAL 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 14h00

Apoio à aquisição de conhecimentos básicos de informática a utilizadores da Biblioteca com dificuldade em aceder às Tecnologias da Informação e Comunicação.

Dia 02 de Junho

FINAL DO CONCURSO DE LEITURA “VIVER A LEITURA”

Auditório da Biblioteca Municipal de Arganil – 10:00h

02 de Junho

ENCONTRO DA ESCRITORA MANUELA RIBEIRO

com as crianças da casa da Criança de Arganil 10h00 na Sala da Hora do Conto da Biblioteca Municipal

03 de Junho

ENCONTRO DA ESCRITORA ALICE CARDOSO com as crianças do pré-escolar de Côja e Pomares a

partir das 13h45 na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Côja

12 de Junho

ENCONTRO DA ESCRITORA CÁTIA PEREIRA com as crianças do pré-escolar

de S. Martinho da Cortiça, Pombeiro da Beira e Sarzedo a partir das 10h00 na Sala da Hora do conto da Biblioteca Municipal

25 de junho

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “É POSSÍVEL” DE RUI BERNARDINO

18.00h - Auditório da Biblioteca Municipal.

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA «PAISAGENS»

05 a 30 de Junho

Átrio da Biblioteca Municipal de Arganil e da Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

Referências

Documentos relacionados

O tema escolhido para realização do TCC foi decorrente de algumas observações vindas do estágio obrigatório. Com a grande influência da mídia dentro das escolas,

O presente documento tem como fim regulamentar os serviços que a Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga, adiante referida como BMA-MT presta à comunidade no

Neste trabalho, foi utilizado um flotador de bancada, o Floteste, integrando as características geométricas do equipamento Jarteste, no qual foi possível o aprimoramento do estudo das

6 Carlos Costa Cardoso ACA ACA Não Sim Rejeitada Futebol Society, Tênis de Mesa, Vôlei Quarteto de Quadra.. 7 Cristiane Pinheiro Maia de Araujo ACA ACA Sim Sim Homologada

Para o propósito da biblioteconomia e da ciência da informação, informação se constitui de “[...] estruturas simbolicamente significantes […] que apresentam

12.1 - O presidente de júri será substituído nas suas faltas e impedimentos por um dos vogais efetivos, Leane Silva Leite – Psicóloga do Agrupamento. 12.2 - Nos

Este serviço do Município de Arganil / Biblioteca Municipal dá apoio e colaboração às Bibliotecas das EB1+JI do Agrupamento de Escolas de Arganil na arrumação das estantes

The sending and receiving institutions will provide assistance, when required, in securing visas for incoming and outbound mobile participants, according to the requirements of