• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E OUTRAS ATIVIDADES DE PSICOLOGIA APLICADA, NA ITALIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E OUTRAS ATIVIDADES DE PSICOLOGIA APLICADA, NA ITALIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PSICOLOGIA APLICADA, NA ITALIA W ALTHER BARIONI

(Diretor de Ensino no SENAC de S. Paulo)

De um relatório de viagem apresentado ao SENAC Nacional, transcrevemos um capítulo que nos parece de interesse para nossos leitores

a) Os Centros de Psicologia do Trabalho

As atividades de psicologia aplicada ao trabalho iniciaram-se, em 1935, em pleno regime fascista, ao serem instituidos os primeiros Ga-binetes de Psicotecnica nos Institutos de Medicina Industrial nas cidades

de Milano, Torino, Gênova, Firenze, Roma, Cagliari e Palermo.

No ano de 1951 sua denominação passou a ser a atual, isto é, Centros de Psicologia do Trabalho, estendendo-se a rêde de Centros às cidades de Catania, Bari, N ápoli, La Spezia, Bologna, Savona, Brescia, Padova, Trento, Trieste e Bolzano, perfazendo-se assim um total de 18. Os Centros de Psicologia do Trabalho têm suas atividades super-visionadas e coordenadas por um órgão central - a Divisão de Psico-logia do Trabalho da autarquia, sob o contrôle do Ministério do Traba-lho, denominada "Ente N azionale Prevenzione Infortuni" - E. N . P . I.

As atividades dos Centros podem ser divididas em quatro grupos: a) Orientação Profissional, por conta do Ministério do Trabalho para dar cumprimento a dispositivos da lei da aprendizagem (Lei n.Q

25 de 1955) no que tange aos aprendizes e para encaminhar candida-tos aos cursos de adestramento que se desenvolvem, sob a supervisão daquele Ministério, em todo o país;

b) Seleção profissional a pedido de emprêsas industriais ou co-merciais;

c) atendimento de consultas, da parte de particulares; d) estudos e pesquisas.

Os Centros funcionam, anexos aos Institutos de Medicina Indus-trial, em instalações com salas especiais de espera, de aplicação de provas coletivas (20 a 30 candidatos), de provas individuais, de entre-vistas, de correção e julgamento das provas, da secretaria e do diretor. As provas de aparelhos realizam-se para grupos de três ou quatro candidatos.

Quanto ao pessoal, os Centros dispõem de uma equipe de 3 a 10 funcionários, em função das necessidades da região em que se

(2)

locali-zam, divididos em diretor (sempre um psicólogo profissional), um as-sistente do diretor, também psicólogo, um ou mais aplicadores de testes e um ou mais assistentes sociais.

Os Centros estão providos de abundante material, testes de "lápis e papel" e de aparelhos psicotécnicos - atualmente, pelo menos em Roma, sem muito uso pois que, como em tôda a parte, se tem dado maior importância a provas de personalidade.

As atividades dos Centros, em tôda a Itália, podem ser avalia-das em função dos números que apresentamos, aqui:

Setor de Aprendizado e Cursos de Adestramento Profissional Anos

1955 1956 1957

Setor de emprêsas particulares

1955 1956 1957 Indivíduos 6346 14021 21815 (industriais e comerciais) 9298 12495 15595

Em Roma, tivemos ocaSlaO de visitar detidamente o Centro de Psicologia do Trabalho de via Sardegna 50 onde nos foram prestadas tôdas as informações que desejávamos. O exame médico, minucioso, além de classificar o candidato do ponto de vista constitucional (nor-molíneo, longilíneo e brevilíneo), cuida de modo especial dos órgãos dos sentidos - o exame tem, a um tempo, objetivos de medicina preventiva e de medicina industrial, sendo realizado nas dependências do Instituto de Medicina Industrial.

O plano de orientação profissional compreende provas de inteli-gência geral e de aptidões específicas, questionários de interêsses profis-sionais, o Z-Teste (para grupos de 8 candidatos), o Teste da Árvore e a entrevista.

Há, também, provas de conhecimentos, principalmente quando se trata de aprendizes que, consoante o caso, podem ser encaminhados para os cursos de I ou de II grau.

Funcionam os Centros de Psicologia Aplicada como órgão exe-cutivo e, por isso, os resultados de suas provas são remetidos à Divisão de Psicologia do Trabalho, sediada em Roma, à qual incumbe a tarefa de estandartizar os testes, visando à organização de padrões nacionais, já existentes para muitas provas. O pessoal dedicado à psicologia, na Itália, é quase todo proveniente de cursos de medicina, pois não existe lá, como só recentemente em S. Paulo, formação especial em nível universi-tário, para psicólogos - assim sendo, tôda a atividade de psicologia aplicada se efetiva em plano adequado a que não falta aplicação de métodos psicométricos. A brevidade de nossa permanência na Itália, não

(3)

permitiu maior aprofundamento na verificação dos progressos da psico-logia aplicada, mas, ao que parece os italianos estão perfeitamente atua-lizados, percebendo-se, todavia, grande influência, em trabalhos de ordem prática, de autores norte-americanos.

Agradável foi nossa impressão de todos os funcionários do Centro eis que é visível sua perfeita integração a êsse tipo de trabalho da qual decorre o interêsse e o entusiasmo por obra tão profundamente humana.

b) Análises Profissionais

O Ministério do Trabalho, que tem o contrôle do mercado de mão-de-obra da Península, através de sua organização descentralizada em órgãos periféricos, não cuida apenas dos problemas a seu cargo sob o ponto de vista econômico e jurídico - êle se interessa vivamente também pelos aspectos científicos do trabalho e, daí, os Institutos de Medicina Industrial, os Centros de Psicologia do Trabalho, os Centros de Ades-tramento Profissional, o "Ente N azionale per la Prevenzione degli In-fortuni", além de divisões técnicas do próprio Ministério.

Entendendo que para a orientação, seleção, readaptação, formação e aperfeiçoamento profissionais constitui base fundamental o conheci-mento dos ofícios e ocupações, tanto da Indústria, como do Artezanato e Comércio, o Ministério do Trabalho instituiu, em 1952, através do "Ente Nazionale Prevenzione Infortuni", uma comissão para a organi-zação de análises profissionais ("job analisis") .

Presidida pelo professor Agostino GEMELLI, o.f.m., psicólogo de fama internacional e veterano cultor da psicologia aplicada, dela fazem parte renomados professôres universitários de psicologia e medi-cina, cabendo a secretaria ao dr. DEIDDA Francesco que tivemos o pra-zer de conhecer e a quem devemos as informações a respeito do assunto.

A Comissão Organizou uma FICHA PARA ANALISES DAS PRO-FISSõES na qual devem ser feitas as anotações dos pesquisadores, na conformidade de um guia, elaborado especialmente para êsse fim.

O trabalho de campo, mediante audiência de trabalhadores e de técnicos, conclui pela apresentação de uma monografia profissional, de-duzida da ficha, assim como por um "perfil profissional presuntivo", em que se consideram: qualidades anátomo-fisiológicas, (nas quais se fundamentam as contra-indicações), qualidades senso-perceptivas, quali-dades psico-motoras, qualiquali-dades intelectuais (inteligência, memória, aten-ção) e qualidades temperamentais e caracterológicas (traços de persona-lidade, interêsses e cultura). A cada qualidade corresponde uma classi-ficação em que se indicam os mínimos indispensáveis, expressos em fração de "sigma", deduzido de uma distribuição dos valores das quali-dades tomadas sôbre um padrão representativo da população nacional.

O perfil é denominado presuntivo porque, como é óbvio, antecede a verificação experimental. Relativamente a muitas profissões essa ve-rificação se efetivou pelo processo de confronto, em base a calculos de correlação, entre um critério externo (a opinião dos chefes do pessoal submetido às provas) e os resultados de uma bateria de testes

(4)

especial-mente elaborada com fundamento no perfil, o qual de presuntivo passa a definitivo, ou comprovado experimentalmente.

As profissões mais estudadas, como é natural, são as do campo industrial. Conseguimos, porém, um exemplar do perfil profissional pre-suntivo da telefonista.

c) O Centro de Orientação Profissional de Roma

Ainda em Roma, fomos visitar o Centro de Orientação Profis-sional de via Spalanzani, 24, mantido mediante convênio entre o Minis-tério da Instrução Pública (Divisão de Ensino Industrial) e o govêrno provincial. Seu diretor é o dr. LEPORE Giuseppe, outro médico inte-grado nos trabalhos de orientação profissional.

O Centro se destina:

1) aos que têm dúvida sôbre os estudos que devem escolher; 2) Aos alunos que apresentam reduzido rendimento escolar; 3) A jóvens que, tendo terminado seus estudos, precisam

escolher uma profissão;

4) Aos que no exercício de uma profissão encontram difi-culdade em aprendê-la ou em exercitá-la ou, ainda, não estejam satisfeitos com a escolha já feita;

5) A crianças difíceis e a crianças de reduzida capacidade física e psíquica, no que se refere à sua adaptação pro-fissional.

O Centro dispõe de um Gabinete Psicotécnico, de um Gabinete Médico e de uma secretaria. Terminadas as provas, que duram cerca de 10 horas, o consulente é chamado a comparecer, acompanhado do pai ou responsável. Nessa oportunidade o conselheiro, baseando-se nos resul-tados dos exames feitos, propõe a solução que lhe parece mais acerta-da e dá informações sôbre os cursos ou profissões ajustados aos inte-rêsses do consulente.

O plano de provas a que os consulentes se submeten é constituído, como de praxe, de provas de inteligência geral (fundadas nas habili-dades primárias de Thurstone), questionários de interêsses profissio-nais, provas de aptidões específicas, provas de personalidade e exame médico. A bateria de testes de inteligência ali adotada, que se elaborou há cerca de oito anos, tem sido correlacionada, com exito, com resultados escolares e com a eficiência profissional - donde sua validade. Todos os consulentes são examinados, em primeiro lugar, pelo diretor do Centro, que é médico e psicólogo, cabendo a aplicação de provas a seus auxiliares. O Centro atende quando procurado por pais ou interessados, assim como resolve problemas de reajustamento escolar, a pedido de autoridades do ensino.

(5)

ULIAH O

J UNJO

TlRINi

MI~HI

e

PU

'VelRnSl(

e

BmUA

e>

SAVONA.,. HNIVA

• RILUNA

"'.

LA SPrllA

.r1HNH

Distribuição dos Centros de Psicologia do Trabalho

SUMMARY

The A. uives a briel account 01 a visit paid to the main italian centers 01 PsycholoUY as applied to work and vocational uuidance.

The methods and results observed are very similar to those to be lound in South America.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, a qualidade higiênico-sanitária das tábuas de manipulação dos Laboratórios de Técnica Dietética, Tecnologia de Alimentos e Gastronomia e das

Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta nos conteúdos de lógica formal, teoria dos conjuntos e

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em