• Nenhum resultado encontrado

O Maravilhoso Livro Das Permissões - Paula Abreu

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Maravilhoso Livro Das Permissões - Paula Abreu"

Copied!
149
0
0

Texto

(1)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 1 PAULA ABREU

(2)

Para você que ainda não se permite

(3)

A questão não é quem vai me dar permissão, mas quem vai me parar. ~Ayn Rand

(4)
(5)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 5 PAULA ABREU

A área do nosso cérebro que acende quando temos permissão para fazer aquilo que amamos é a mesma que quando comemos chocolate ou usamos drogas recreativas. Isso é mesmo verdade? Não. Eu inventei isso porque me dei permissão para criar dados Admito que antes de começar a escrever esse livro, eu pensei que a ideia de que as pessoas precisam de permissão para fazer o que querem era muito esquisita.

Mas então me dei conta de que se as pessoas não estivessem esperando permissão, teríamos mais origami no mundo e menos reuniões de equipe onde pessoas prendem bocejo.

(6)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 6 PAULA ABREU

E também eu teria menos leitores. Muito menos. Em 2012, depois de uma inesperada demissão do meu emprego como gerente jurídico de uma multinacional de petróleo, resolvi abandonar uma carreira de 15 anos no mundo corporativo.

Finalmente, me permiti seguir a minha paixão e resolvi viver de escrever.

Também me dei, na mesma época, outras permissões importantes: não ter mais carro, não comer mais carne, correr e meditar todos os dias, não ser mais ~bem sucedida~ aos olhos da sociedade.

(7)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 7 PAULA ABREU

no que eu não gostava, para fazer mais dinheiro do que eu precisava, para comprar coisas que eu nem para ser feliz.

Comecei uma fan page no Facebook, um website

e um canal no YouTube1, e descobri algo curioso:

milhares de pessoas começaram a ver os meus textos e vídeos como permissão para também chutarem seus respectivos baldes. E fazerem aquilo que sempre haviam desejado fazer.

Como se elas estivessem só esperando chegar eu deixo você ser feliz!

1 - Você tem permissão para curtir, ler e assistir:

(8)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 8 PAULA ABREU

Mas, por que diabos precisamos de permissão alheia mesmo para as coisas mais simples na vida?

E por que conseguimos gerar tanta coragem, energia e motivação quando alguém nos dá essa permissão? Bom, deixa eu te contar uma história real sobre uma cliente minha. Um dia a Ana chegou para a nossa sessão um tanto ansiosa. Mas a ansiedade dela não tinha nada a ver com o assunto que vínhamos trabalhando juntas no Coaching – a sua transição de carreira. Não.

Naquele dia em especial, a Ana estava ansiosa porque ~precisava~ dar atenção para uma de suas amigas, que vamos chamar de Carente, ops, digo, Carina.

(9)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 9 PAULA ABREU

Acontece que a Carina, que era uma amiga de longa data, demandava toneladas de atenção da Ana. Milhares de ligações. Conversas intermináveis. Encontros frequentes.

Mas, como eu disse, a Ana estava no meio de um processo de Coaching trabalhando na sua transição organizando para abandonar uma carreira de anos e começar uma atividade nova do zero. Precisava trabalhar feito uma condenada durante o dia para fazer dinheiro, e de noite para começar um negócio paralelo. Precisava gerar coragem em cada célula do seu corpo para isso.

(10)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 10 PAULA ABREU

E a Carina precisava conversar sobre o gatinho que ela pegou na balada ontem e que já-viu-a-mensagem- dela-no-whatsapp-a-mais-de-trinta-segundos-e-ainda-não-respondeu.

cliente não conseguia, naquele momento da vida, dar toda a atenção que ela precisava.

Vendo toda a ansiedade da Ana, eu disse:

“Ana, eu dou permissão para você não ter que ligar Pelo menos enquanto você está reorganizando toda a sua vida.”

(11)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 11 PAULA ABREU

Nunca vou esquecer a expressão de alívio no rosto dela. Como se eu tivesse tirado uma mochila muito muito pesada das suas costas.

(no caso, uma mala sem alça chamada Carina)

Ficamos um tempo conversando sobre como era curioso que ela precisasse de permissão para fazer o óbvio.

Então qual é a moral da história? A moral da história é que muito provavelmente existe, hoje, alguma coisa na sua vida que você gostaria de fazer, que você deveria fazer, que é óbvio que você precisa fazer meu-deus-do-céu-por-meu-padinho-pádi-ciço, mas que você não está fazendo.

(12)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 12 PAULA ABREU

Simplesmente porque você não está se dando permissão.

Você não está só. Milhares de pessoas também estão nesse exato momento deixando de fazer alguma coisa porque estão esperando a permissão cair do céu.

Mas você não precisa mais sofrer como a Ana.

Porque desde aquela sessão, que aconteceu em 2013, comecei um arquivo no meu computador que batizei de “o maravihoso livro das permissões”, onde fui colecionando todas as pérolas que surgiam nas minhas sessões de coaching, workshops e palestras.

(13)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 13 PAULA ABREU

O arquivo com a minha coleção de ~permissões~ já estava guardado no computador há muito tempo, mas foi depois de uma sessão de coaching em grupo recente que percebi que ele era um livro necessário. Na sessão, uma cliente falou que não fazia certas coisas porque certas pessoas na vida dela não deixavam.

“Que tipo de coisas você não faz porque outras pessoas não lhe deixam fazer?”

“Cortar o cabelo”, ela respondeu.

(14)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 14 PAULA ABREU

“Bom, como Coach vou ter que ser um pouco dura. Se você tem mais que, digamos, CINCO anos de idade, outras pessoas não devem decidir se você pode ou não cortar o seu cabelo.”

Naquela sessão, me dei conta de que talvez fosse a hora de tornar pública a minha lista de permissões. (e incluí na lista a permissão para cortar o seu cabelo, claro)

Este livro é o resultado deste divertido e surpreendente ~trabalho investigativo~ sobre o quão longe as pessoas são capazes de ir na arte de não se permitir. Depois de ler este livro, você vai saber como se dar

(15)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 15 PAULA ABREU

permissão para fazer qualquer coisa.

Só vou fazer um pedido: não vá parar na cadeia por minha causa!

(até porque eu não sou mais advogada, e vou me dar permissão para não oferecer ajuda)

Com amor,

(16)

CUIDADO BINO,

É UMA CILADA!

(17)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 17 PAULA ABREU

Depois de anos trabalhando com centenas de clientes e falando para milhares de pessoas tanto online quanto em eventos ao vivo, descobri que existem três grandes vilões que impedem que você se permita fazer aquilo que você quer.

Estes vilões se apresentam na sua vida na forma de pensamentos.

O primeiro vilão é o pensamento de que você “ainda não está pronto”. É aquela sensação permanente de que ainda falta aprender alguma coisa, ler mais um um último treinamento. Se você começar agora, não estando pronto, com certeza vai dar tudo errado.

(18)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 18 PAULA ABREU

Vou tranquilizar você contando um segredo: você nunca estará pronto.

Você não estava pronto quando nasceu: você não tinha dentes, não sabia falar, seu cérebro ainda não estava 100% desenvolvido, assim como uma série de órgãos e funções no seu corpo.

Você só nasceu porque simplesmente não tinha mais espaço dentro da barriga da sua mãe para você continuar se desenvolvendo.

Do mesmo jeito, vai ter um monte de coisas na sua vida que você vai ter que se dar permissão para fazer mesmo se não estiver pronto, simplesmente porque chegou a hora. Porque o lugar confortável e

(19)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 19 PAULA ABREU

quentinho onde você está agora se tornou pequeno e você precisa continuar se desenvolvendo.

Ou porque, para você ter aquela coisa que você deseja muito, é indispensável você seguir em frente mesmo que não se sinta totalmente preparado.

Em 2008, recebi uma ligação do Fórum no meio da tarde. Eu estava no meio do processo de adoção e a assistente social me ligou para saber se eu queria conhecer um bebê de menos de um mês de vida. Eu tinha sido habilitada para adotar apenas 15 dias antes e, na ocasião, a mesma assistente social tinha me avisado que demoraria cerca de dois anos e meio para eles me ligarem. Só que não.

(20)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 20 PAULA ABREU

adotar um bebê de 20 dias. Mas eu queria muito Então, eu peguei um táxi e fui pro Fórum, apesar de sentir que eu ainda não estava pronta.

Aparentemente, minha falta de preparo com bebês sobreviveu.

cortar as unhas dos pés por motivo de...eu não sabia que tinha que cortar!)

(21)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 21 PAULA ABREU

erros provavelmente nunca vai fazer nada.”

Aposto que você, também, tem na sua vida experiências em que você não estava pronto, mesmo errado um tiquinho).

O segundo vilão que impede você de fazer o que você deseja é o pensamento de que você “não é bom o bastante”.

Se você acredita nesse pensamento, você precisa investigar de onde ele vem. No meu caso, investigando, descobri que comecei a acreditar nesse pensamento aos 10 anos de idade, quando sofri bullying na escola porque era a-criança-nova-na-turma.

(22)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 22 PAULA ABREU

A partir daquele momento, nunca mais acreditei gostassem de mim. Como resultado, me tornei o que os americanos chamam de overachiever, ou seja, aquela pessoa que conquista tudo que pode conquistar, está sempre no topo da turma, realizando coisas exageradamente incríveis.

E mesmo com todas essas realizações, eu sempre que eu queria. Seja lá o que fosse. Mesmo quando eu via que todo mundo achava que eu era, sim, boa verdade, uma fraude.

(23)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 23 PAULA ABREU

O terceiro vilão dos seus sonhos é o medo do que os outros vão pensar. Muita gente deixa de falar sobre seus sonhos, e ainda mais de correr atrás deles, com medo de ser criticado.

O autor e Coach Brendon Burchard diz “E daí? Se julgamento e decepção ainda deixam você histérico neste ponto da sua ida, então o dinheiro não é o você precisa de um bom coach ou terapeuta para superar seus dilemas sociais. (…) vamos deixar o medo de decepção no ensino médio, onde ele devia ter terminado.”

(24)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 24 PAULA ABREU

coisas absurdas, como a minha cliente que não corta bonita de cabelo comprido.

Se você está hoje deixando de fazer o que deseja, precisa ou sonha por causa de algum desses pensamentos: cuidado Bino, é uma cilada!

Mas como sair dessa? Vou explicar para você no próximo capítulo. Vem!

(25)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 25 PAULA ABREU

ENSABOE.

ENXÁGÜE.

(26)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 26 PAULA ABREU

Se você se deu conta de que está deixando de fazer hoje o que você deseja por causa de um desses pensamentos (ou mais!), eu aposto cada cachinho do morando na sua cabeça hoje – e aprontando mil e uma confusões na sua tarde de domingo – porque você nunca parou para questioná-lo.

E o autor T. Harv Eker diz que nenhum pensamento mora de graça na sua cabeça. Para cada pensamento não questionado que você permite se instalar de mala e cuia na sua mente, tem um preço que você paga. E a moeda é a sua felicidade.

Mas como faz para se livrar desse movimento dos sem terra de pensamentos esquisitos que construíram

(27)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 27 PAULA ABREU

um assentamento na sua cabeça?

O segredo é simples e poderoso: questioná-los. Sempre que você descobrir que um pensamento não é verdade, ele vai se dissolver numa bola de fumaça ninja e ir embora da sua vida. Porque, mesmo que você queira, você não vai conseguir acreditar em uma mentira.

só resistindo e rejeitando eles, tentando substituir visualizações ou qualquer coisa do gênero, podes crer, não vai funcionar.

(28)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 28 PAULA ABREU

vão embora sozinhos quando a gente descobre que eles não são verdade. Como se fosse uma criança que veio assustar você coberta por um lençol com dois furinhos nos olhos, dizendo “Bú!”.

o pé contrariada. Mas sai.

Para questionar seus pensamentos, você não precisa de um Coach ou de nenhum treinamento especial. Basta você escrever o seu pensamento em um pedaço de papel, olhar para ele e se perguntar:

“Esse pensamento é verdade?”

(29)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 29 PAULA ABREU

pergunte uma segunda vez: pensamento é verdade?”

Quanto mais você aplicar este processo aos seus pensamentos, mais você vai se assombrar ao perceber uma coisa incrível: nenhum dos seus pensamentos são verdadeiros!

Aos poucos, você vai desenvolver o que o autor T. Harv Eker chama de “pensamento poderoso” e perceber que, mesmo que todos os seus pensamentos não sejam verdadeiros, é você mesmo que cria a sua própria história.

(30)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 30 PAULA ABREU

E você pode escolher a partir de hoje criar uma história incrível para si mesmo, escolhendo melhor os pensamentos que você vai permitir morar na sua cabeça.

E lembra que o pensamento que vai embora é aquela criança que se vestiu de fantasma para assustar você e acabou saindo meio contrariada. Ela provavelmente vai voltar para tentar de novo, só que vestida de lobisomem, ou de vampiro.

Aí você questiona de novo. E de novo. Ensaboe. Enxágüe. E repita.

(31)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 31 PAULA ABREU

TOMA AÍ

UM POUCO

(32)

“Se não nos perdermos, nunca encontraremos uma nova rota.”

(33)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 33 PAULA ABREU

Em 1508, por conta do seu formato arredondado e da ação do tempo, o teto da Capela Sistina já tinha visto dias melhores. Estava tudo rachado e em ruínas. E nem era lá a última bolacha do pacote: era só um céu azul estrelado.

Quando o Papa Júlio II convidou Michelangelo a restaurar o teto da Capela Sistina, o artista recusou o trabalho por quatro vezes. Seu principal argumento era de que ele era um arquiteto e escultor, e não pintor.

(não se dando permissão porque não estava pronto, presta só atenção...)

(34)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 34 PAULA ABREU

pintor. Era necessário alguém que entendesse de arquitetura e restauração.

Depois de o Papa encher muito o saco dele, Michelangelo acabou aceitando o trabalho, que duraria quatro longos anos.

O primeiro painel que ele pintou mostra o grande dilúvio, na maior riqueza de personagens e detalhes. Michelangelo já tinha investido anos no projeto e pintado este e mais outros painéis quando de repente olhou para cima e...AI MERDA!, se deu conta do erro que tinha cometido: a metros e mais metros de altura, todos aqueles detalhes miúdos não tinham a menor importância.

(35)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 35 PAULA ABREU

Ele não tinha se tocado que os grandes pintores de afrescos da época faziam desenhos bem maiores. Se você observar todos os painéis da Capela Sistina, vai ver claramente que Michelangelo foi pegando as manhas da pintura de afrescos ao longo do trabalho: a partir do painel do grande dilúvio para baixo, as têm cada vez menos detalhes.

Hoje, a Capela Sistina é uma das maiores e mais conhecidas obras de arte no mundo, visitada diariamente por cerca de 30 mil pessoas (que acreditam que “não estão prontas” para fazer alguma coisa que elas sonham).

(36)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 36 PAULA ABREU

E Michelangelo é um dos mais famosos e celebrados artistas de todos os tempos.

Mas, no caso da Capela Sistina, Michelangelo aprendeu fazendo. Cometendo erros. ~Fracassando~. A autora Clarissa Pinkola Estés diz que “o fracasso é que você estude, ensaie, se prepare, tem coisas que você só vai aprender e entender quando estiver com a mão na massa, cometendo erros, analisando resultados, vendo o lado prático daquela teoria toda. Como diz o ditado popular: “Nenhum plano sobrevive ao campo de batalha”.

(37)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 37 PAULA ABREU

Existem momentos na vida em que a gente não pode pra fazer o que o nosso coração sabe que precisa fazer.

Errar é bom. Se permita.

(38)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 38 PAULA ABREU

UM MAPA

DAS PERMISSÕES

HISTÓRICAS QUE VOCÊ

PRECISA CONHECER

(39)

MICHELANGELO

se permitiu pintar o teto da Capela Sistina mesmo não sendo pintor

HENRY FORD

se permitiu fundar a Ford Motor Company depois de ter falido cinco vezes

THOMAS EDISON

“Das 200 lâmpadas elétricas que não funcionaram, cada fracasso me mostrou algo que eu fui capaz de incorporar na próxima tentativa”.

(40)

BILL GATES

se permitiu abandonar sua graduação na universidade de Harvard e começar um negócio. Que fracassou. Mais tarde, se permitiu criar a Microsoft.

BENJAMIN FRANKLIN

“Eu não fracassei. Eu tive 10.000 ideias que não funcionaram”

WALT DISNEY

depois de ser demitido de um jornal porque “não tinha imaginação e nenhuma boa ideia”, se permitiu começar vários negócios, que não deram certo. Depois, se permitiu continuar tentando até que deu certo.

(41)

ALBERT EINSTEIN

não falou até os quatro anos e não leu até os sete, mas se permitiu ganhar um prêmio Nobel e mudar o rumo da Física moderna

VAN GOGH

se permitiu continuar pintando até morrer, mesmo só tendo vendido um de seus mais de 800 quadros em vida.

CHARLES DARWIN

desistiu de uma carreira na área médica e pra chamado pelo pai de preguiçoso e sonhador. Se permitiu ignorar isso.

(42)

2 - Para baixar o pdf do mapa e outros bônus deste livro, você tem permissão para ir em www.escolhasuavida.com.br/permissoes

OPRAH

se permitiu superar uma infância dura e cheia de abusos, além de vários percalços na carreira, incluindo ser demitida como repórter porque ela não “se encaixava bem” para a tevê.

MADONNA

se permitiu abandonar a faculdade, foi demitida depois de apenas um dia de trabalho no Dunkin’ Donuts do Times Square, e depois dominou o mundo2.

MARILYN MONROE

se permitiu se tornar uma pin up, modelo e atriz famosa depois de ouvir de vários agentes que ela devia considerar ser uma secretária.

(43)

Fracasse, fracasse de novo. Fracasse melhor.”

(44)

PERMISSÕES AVULSAS

(PEGUE TODAS

(45)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 45 PAULA ABREU

Você já leu esse livro até aqui e aposto que você já está ainda não botou você realizando o grande sonho da sua vida e, pode acreditar, o exato momento em que momento em que a Carina na sua vida vai mandar uma mensagem para você no whatsapp exigindo a sua atenção.

E logo depois ela vai mandar outra dizendo: “eu vi que você já viu a minha mensagem. Por que você não me responde, você não gosta mais de mim?”

E sim, esse é um cenário mais extremo, mas acontece todos os dias. E é por isso que antes de sair pelo mundo realizando seus sonhos, você precisa ler

(46)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 46 PAULA ABREU

esse capítulo. Para se dar as devidas permissões. Sempre que falo na importância de se permitir, deveriam se permitir fazer ou deixar de fazer.

tecnicalidades, aqui vão algumas permissões para você pegar emprestadas.

Algumas delas são de clientes meus, outras de leitores, outras de parentes, e muitas são minhas mesmo.

Você vai notar que algumas são permissões de coisas mais ~sérias~, e outras de coisas aparentemente

(47)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 47 PAULA ABREU

~menos importantes~. Então quero combinar uma coisa com você desde já: todas as permissões têm a mesma importância. Não existe hierarquia das permissões.

A permissão mais importante para você é aquela de que você precisa no momento presente para ser feliz. Para ser a sua melhor versão de você mesmo. páginas em busca da sua próxima permissão. E, por que não, da sua próxima aventura...

(48)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 48 PAULA ABREU

(49)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 49 PAULA ABREU

Você pode não fazer joguinho

(50)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 50 PAULA ABREU

(51)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 51 PAULA ABREU

Aliás, você tem permissão para

todo mundo amou e você sequer entendeu do que se trata. Acontece.

(52)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 52 PAULA ABREU

(53)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 53 PAULA ABREU

(54)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 54 PAULA ABREU

Você pode não ter religião nenhuma, mesmo se você não for Ateu e acreditar

(55)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 55 PAULA ABREU

Você pode acreditar em Deus e seguir de fato uma religião, mesmo que algumas pessoas

(56)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 56 PAULA ABREU

(57)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 57 PAULA ABREU

(58)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 58 PAULA ABREU

(59)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 59 PAULA ABREU

(60)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 60 PAULA ABREU

(61)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 61 PAULA ABREU

Você pode começar a sua dieta ou programa de exercícios na terça-feira em vez da segunda.

(62)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 62 PAULA ABREU

(63)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 63 PAULA ABREU

(64)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 64 PAULA ABREU

(65)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 65 PAULA ABREU

Você pode deixar comida no prato

se estiver satisfeito. Ou se não estiver bom. Crianças na África não vão morrer por sua causa.

(66)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 66 PAULA ABREU

(67)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 67 PAULA ABREU

Você pode recomeçar a sua vida em uma nova cidade. Ou mesmo em um novo país. A partir de 2028, diz que até mesmo em um novo planeta.

(68)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 68 PAULA ABREU

(69)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 69 PAULA ABREU

Você pode, mesmo sendo hetero,

achar uma pessoa do mesmo sexo atraente. Pode até sentir tesão. Bônus: se quiser,

(70)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 70 PAULA ABREU

Você pode mudar de emprego mesmo que seus amigos pensem que você está louco.

(71)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 71 PAULA ABREU

Você pode jogar fora

(72)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 72 PAULA ABREU

Você pode jogar fora ou doar coisas que não estão quebradas ou rachadas, mas que simplesmente você não gosta mais de usar.

(73)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 73 PAULA ABREU

Você pode jogar fora suas calcinhas bege (por favor).

(74)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 74 PAULA ABREU

Você pode misturar dois perfumes diferentes depois do banho se der vontade.

(75)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 75 PAULA ABREU

Você pode ir ao cinema ou sair para comer sozinho.

(76)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 76 PAULA ABREU

Você pode fazer bolhas de sabão depois de adulto.

(77)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 77 PAULA ABREU

Você pode ter um trampolim em casa só porque você quer.

(78)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 78 PAULA ABREU

Você pode comprar o sabonete que você mais gosta, mesmo que ele custe

(79)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 79 PAULA ABREU

Você pode não tentar dormir se você estiver com insônia,

(80)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 80 PAULA ABREU

amiga só porque você gostou muito (sem medo de parecer stalker dela. A não ser que você

seja mesmo stalker dela... mas nesse caso, você provavelmente já se dá essa permissão...)

(81)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 81 PAULA ABREU

Você pode misturar roupas de listras Ou mesmo tudo junto.

(82)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 82 PAULA ABREU

Você pode usar sua louça de porcelana e taças de cristal no dia a dia,

(83)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 83 PAULA ABREU

Você pode dançar e cantar no seu banheiro várias vezes ao dia.

(84)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 84 PAULA ABREU

(85)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 85 PAULA ABREU

(86)
(87)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 87 PAULA ABREU

Você pode se maquiar toda só porque está com vontade.

(88)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 88 PAULA ABREU

Você pode usar biquíni mesmo se tiver barriga. Aliás, um segredo: todo mundo tem uma barriga.

(89)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 89 PAULA ABREU

Você pode meditar no banheiro do seu trabalho se não tiver nenhum outro tempo livre pra fazer isso (neste caso, recomendo ler também meu livro

Escolha Sua Vida, porque se você não tem cinco minutos na vida para meditar, tem que ver isso aí...)

(90)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 90 PAULA ABREU

(91)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 91 PAULA ABREU

Você pode dormir de tarde se você trabalha em casa.

(92)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 92 PAULA ABREU

Você pode fazer cocô quando tiver vontade. Mesmo se você estiver fora de casa.

(93)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 93 PAULA ABREU

(94)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 94 PAULA ABREU

(95)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 95 PAULA ABREU

Você pode não ter uma Nespresso. Bônus: você pode até não gostar de café.

(96)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 96 PAULA ABREU

Você pode sair do seu emprego que paga mal ou não lhe faz feliz.

(97)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 97 PAULA ABREU

Você pode não comer nada se você não estiver com fome.

(98)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 98 PAULA ABREU

Você pode não gostar de bebidas alcoólicas, simplesmente porque não curte o gosto ou porque não gosta de alterar o seu estado

(99)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 99 PAULA ABREU

Você pode passar a vida toda sem nunca experimentar nenhum tipo de droga,

(100)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 100 PAULA ABREU

Você pode experimentar alguns tipos de drogas, sem ser um cracudo doidão (já se você experimentar crack, você

(101)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 101 PAULA ABREU

Você pode seguir a sua paixão e viver de fazer o que você ama.

(102)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 102 PAULA ABREU

(103)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 103 PAULA ABREU

Você pode misturar diferentes paixões e criar um trabalho que ninguém nunca fez.

(104)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 104 PAULA ABREU

Você pode não ter uma televisão ou, se tiver, pode não assistir aos programas

(105)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 105 PAULA ABREU

Você pode ser brasileiro e não gostar de futebol.

(106)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 106 PAULA ABREU

Você pode largar tudo e ir morar no meio do mato.

(107)
(108)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 108 PAULA ABREU

Você pode recusar um pedido de amizade no Facebook vindo de alguém que você

(109)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 109 PAULA ABREU

Você pode falar inglês com sotaque. A não ser que você queira ser espião.

(110)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 110 PAULA ABREU

(111)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 111 PAULA ABREU

Você pode demorar mais de 30 segundos para responder seu whatsapp.

(112)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 112 PAULA ABREU

(113)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 113 PAULA ABREU

(114)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 114 PAULA ABREU

Você pode fechar um negócio que você começou e depois de um tempo perdeu o tesão.

(115)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 115 PAULA ABREU

Você pode passar um dia

(116)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 116 PAULA ABREU

Você pode adotar um cachorro vira-lata em um abrigo.

(117)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 117 PAULA ABREU

Mesmo se ele for idoso. Ou feio de doer. Você pode ter um cachorro idoso ou feio,

(118)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 118 PAULA ABREU

Você pode ser excepcional

(119)
(120)
(121)
(122)
(123)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 123 PAULA ABREU

(124)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 124 PAULA ABREU

Você pode não conseguir

(125)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 125 PAULA ABREU

Você pode cortar o cabelo, mesmo que todo mundo ache você melhor de cabelo comprido.

(126)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 126 PAULA ABREU

(127)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 127 PAULA ABREU

(128)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 128 PAULA ABREU

(129)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 129 PAULA ABREU

(130)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 130 PAULA ABREU

Você pode aprender a tocar um instrumento agora. Não importa a sua idade.

(131)
(132)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 132 PAULA ABREU

As permissões nesse livro não são exaustivas, mas

as permissões que eu colecionei ao longo de alguns anos), mas você não está limitado a elas.

Você pode criar a sua própria lista de permissões. A melhor forma de fazer isso é olhar para cada uma das áreas da sua vida e ser honesto sobre o que você gostaria de fazer, ser ou ter em cada uma delas. E, uma vez que você souber o que você quer, você deve se dar permissão.

(133)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 133 PAULA ABREU

vai passar a ser responsável pelas suas próprias permissões, e não vai mais esperar que alguém lá fora venha deixar você fazer o que deseja.

(134)
(135)
(136)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 136 PAULA ABREU

(137)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 137 PAULA ABREU

(138)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 138 PAULA ABREU

(139)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 139 PAULA ABREU

(140)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 140 PAULA ABREU

(141)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 141 PAULA ABREU

(142)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 142 PAULA ABREU

(143)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 143 PAULA ABREU

(144)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 144 PAULA ABREU

Como você deve ter percebido, muitas das permissões nesse livro são coisas simples (e sim, você pode fazer cocô sempre que tiver vontade!).

Mas, na verdade, todas elas podem se resumir a uma só: você pode ser você.

No meu livro Escolha Sua Vida3, eu digo que o seu

Propósito de vida é ser você. Parece simples, mas não é. Porque a gente não se dá permissão nem mesmo para as coisas mais simples. Muitas vezes, a gente nem pensa sobre o que é que a gente realmente quer, do que a gente gosta, que coisas na nossa vida a gente está fazendo só para agradar os outros.

3 - Você tem permissão para ler outro livro meu! Aqui ó:

(145)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 145 PAULA ABREU

quais são as permissões que você precisa se dar. E sem se permitir, você vai continuar vivendo a vida que outras pessoas sonham pra você, em vez de viver o seu próprio sonho.

Eu acredito que, se você se interessou por este livro, quer dizer que você está pronto para fazer uma nova escolha e se permitir fazer tudo aquilo que você mesmo deseja.

Eu acredito que você está pronto para ser a melhor versão de você mesmo.

(146)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 146 PAULA ABREU

A autora Marianne Williamson diz o seguinte:

“Viver de modo pequeno não serve ao mundo. Não há nada de iluminado em se esconder para que as pessoas não se sintam inseguras ao seu redor. Todos nós fomos feitos para brilhar, como as crianças. Nascemos para tornar manifesta a glória de Deus que está dentro de nós. Não apenas de algumas pessoas, mas de todas. Quando deixamos a nossa luz brilhar, inconscientemente damos permissão aos outros para fazerem o mesmo. No momento em que nos libertamos do nosso próprio medo, a nossa presença liberta automaticamente outras pessoas.” Deixe a sua luz brilhar e espalhe a permissão para que todos ao seu redor brilhem também.

(147)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 147 PAULA ABREU

(148)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 148 PAULA ABREU

Escrever pode ser uma atividade solitária. Mas, depois que você tem centenas de clientes e mais de 100 mil seguidores na Internet, poucas coisas são solitárias.

Este livro não teria sido possível sem meus clientes. Sem a Ana, que depois daquela sessão em 2013 – que inspirou este livro – se permitiu focar na vida dela, largou tudo e se tornou uma Coach incrível que hoje dá permissão para que outras pessoas possam também seguir seus sonhos.

Agradeço aos amigos e leitores que dividiram comigo me mostraram quais eram as permissões que eles estavam precisando.

(149)

O MARAVILHOSO LIVRO DAS PERMISSÕES 149 PAULA ABREU

Agradeço, também, aos meus seguidores no Periscope, que conversaram comigo sobre o tema deste livro e me contaram o que eles fariam se tivessem permissão.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

A inclusão da disciplina de Educação Física Adaptada no ensino superior tem como objetivo estimular a reflexão sobre a temática da deficiência e,

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

Biólogo, mestre em ciências (Biologia celular e molecular) pelo instituto oswaldo cruz (ioc/Fiocruz) e egresso do curso técnico de Pesquisa em Biologia Parasitária do mesmo

Para diminuir ao máximo a interferência das proteínas que ainda podem estar presentes na amostra, deve-se fazer uma leitura a 280 nm – comprimento de onda em que as

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da