• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO BANDEIRA TRIBUZI DE ENSINO SUPERIOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO BANDEIRA TRIBUZI DE ENSINO SUPERIOR"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

2 - Organização Curricular

O curso, p r o g r a m a d o c o m d u r a ç ã o de 5 anos l e t i v o s , inte g r a l i z á v e i s em 5 anos, t e r á r e g i m e s e r i a d o anual e o b e d e c e r a à g r a d e c u r r i c u l a r pré-estabeleci da , o n d e f i g u r a m para cada ano l e t i v o : as d i s c i p l i n a s que o compõem e a c a r g a h o r á r i a de cada

1 - C a r a c t e r i z a ç ã o G e r a l do P r o j e t o

O p e d i d o de a u t o r i z a ç ã o em t e l a t e m como o b j e t o o c u r s o de Ciências Econômicas e funcionará à noite, com um total de 80 alunos, d i s t r i b u í d o s em 2 t u r m a s de 40 a l u n o s uma.

Este pro c esso , de i n t e r e s s e da A s s o c i a ç ã o B a n d e i r a Tri-buzi de Ensino S u p e r i o r / M A , t r a t a do p e d i d o de a u t o r i z a ç ã o do c u r s o de C i ê n c i a s E c o n ô m i c a s p a r a f u n c i o n a r na F a c u l d a d e de Ciên cias C o n t á b e i s e E c o n ô m i c a s de São Luís, n o v o e s t a b e l e c i m e n t o de e n s i n o s u p e r i o r i s o l a d o , p a r t i c u l a r , a ser i n s t a l a d o na cida de de São Luís do M a r a n h ã o .

A p r e c i a d o e aprovado na fase de carta-c ons ul ta pelo Parece r nº 010/90, o p l e i t o é a g o r a c o n s i d e r a d o nos a s p e c t o s cons t i t u t i v o s da fase s u b s e q ü e n t e , d e n o m i n a d a de proj eto .

Com base nos e l e m e n t o s c o n s t a n t e s do p r o c e s s o e l a b o r a -mos o s e g u i n t e p a r e c e r .

I - RELATÓRIO

JESSÉ GUIMARÃES

A u t o r i z a ç ã o (projeto) p a r a f u n c i o n a m e n t o do curso de C i ê n c i a s Econômicas a ser m i n i s t r a d o pela Faculdade de Ciênc i as Con tá beis e E c o n ô m i c a s de São Luís

(2)

uma delas (Anexo I). Os au tos t r a z e m d e s c r i ç ã o de cada d i s c i p l i n a com os elementos d e f i n i d o r e s de seu conteúdo: a e m e nt a e a b i b l i o g r a f i a bá sica.

Pelo currículo pleno considerado, o curso terá uma carga horária, toda ela de c a r á t e r o b r i g a t ó r i a , de 2.836 h/a, a c r e s c i d a s de 64 h/a de EPB, 64 h/a de Educação Física e 96 h/a de Estágio Supervi-s i o n a d o , p e r f a z e n d o um t o t a l de 3.060 h/a.

3 - C o r p o s D i r i g e n t e e Tecnic o - A d m i n istrativo

Neste item são apresentados, individualmente os membros indicados para i ntegrar os corpos dirigente e técnico-administrativo que atuarão no curso com os encargos que se especificam. Todos eles a-p r e s e n t a m t i t u l a ç ã o adequada e termo de coma-promisso. Terão h o r á r i o in t e g r a l , r e g i d o s p e l a CLT.

4 - Corpo Docente

O corpo docente que atuara no curso é co mposto por 30 pro-fessores. Todos a p r e s e n t a m termo de c o m p r o m i s s o .

A relação dos docentes c o n s t i t u i anexo a este Parecer. 5 - Biblioteca

A b i b l i o t e c a ocupa uma área de 120m2, sendo 40m2 para o a c e r v o e 80m2 para sala de l e i t u r a e a d m i n i s t r a ç ã o .

O acervo será organizado pela Classificação Decimal flui-veosal (CDU) e c a t a l o g a ç ã o s i m p l i f i c a d a (autor, t í t u l o , assunto).

São apresentados os títulos dos livros divididos pelas ma térias do c u r r í c u l o com o número de e x e m p l a r e s .

6 - Estabelecimento de Ensino que A b r i g a r á o Curso p r o j e t a d o

A Faculdade de Ciências Contábeis e Econômicas de São Luis concebida para obrigar o curso tal como acima projetado, apresenta-se caracterizada no a n t e p r o j e t o de Regimento sob a forma de "estabeleci-mento p a r t i c u l a r e isolado de ensino superior", tendo estes órgãos co mo formadores de sua e s t r u t u r a organizacional: a Congregação; a Dire toria; o Conselho D e p a r t a m e n t a l e os D e p a r t a m e n t o s .

As instalações gerais, previstas para o estabelecimento em apreço, serão f o r m a d a s por um p r é d i o de 2 pavimentos, construído num terreno de propriedade da mantenedora, totalizando uma área const ruída de 2.050m2.

(3)

especifi cam e se localizam as diferentes dependências: salas de aula, diretoria, s e c r e t a r i a , b i b l i o t e c a , etc.

7 - C r o n o g r a m a de Execução

A i n s t i t u i ç ã o a p r e s e n t a o c r o n o g r a m a de execução do cur-so, d e t a l h a n d o cada passo até o mesmo se e n c o n t r a r plenamente funcio-nando.

TI - VOTO DO RELATOR

É o R e l a t o r de parecer favorável à aprovação do projeto

para funcionamento do curso de Ciências Contábeis e Econômicas, para funcionar na Fac uldade de Ciências Contábeis e Econômicas de São L u í s , mantida pela Ass ociação B a n d e i r a Tribuzi de Ensino Superior, Estado do M a r a n h ã o , com 80 (oitenta) vagas t o t a i s anuais, em 2 (duas) t u r m a s de 40 (quarenta) alunos.

Uma vez aprovado este Parecer pelo Plenário do Conselho Federal de Educação, o processo deverá seguir os procedimentos d e t e r -minados pela Resolução 05/89.

III - CONCLUSÃO DA CÂMARA

A C â m a r a de Ensino Superior a c o m p a n h a o Voto do R e l a t o r .

(4)

Q U A D R O I ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

CURSO: Ciências Econômicas

1º Ano C/H

Introdução à Ciências Sociais ... 064

Introdução à Economia ... 128

Matemática e cálculo Numérico ... 128

Sociologia . . . ... 064

Língua Portuguesa ... 064

Instituição de Direito Publico e Privado ... 064

História do Pensamento Econômico ... 064

Estudo de Problemas Brasileiros ... 064

Educação Física ... 064

TOTAL ... 704

29 ANO Contabilidade ... 128

Introdução à Estatística Econômica ... 128

História Econômica Geral ... 064

Formação Econômica do Brasil ... 064

Direito Empresarial ... 064

Contabilidade Social ... .. . 064

Economia do Setor Público ... 06 4 Desenvolvimento sócio-econômico ... 06 4 TOTAL ... 640

39 ANO Teoria Microeconômica I ... 128

Teoria Macroeconômica I ... 128

Técnica de Pesquisa em Economia ... 128

Processamento de Dados . . . 064

Direito Tributário ... 064

Análise de Balanços ... 064

Estatística Econômica e Introdução à Econometria .... 064

(5)

ASSOCIAÇÃO BANDEIRA TRIBUZI DE ENSINO SUPERIOR - ABTES

4º ANO

Teoria Microeconômica II ... 064

Teoria Macroeconômica II ... 064

Economia Brasileira Contemporânea . . . 128

Econometria . . ... 128

Economia Regional e Urbana . ... 064

Economia Internacional ... 064

Administração Financeira ... 064

TOTAL ... 576

5º ANO Economia e Ética ... 064

Elaboração e Analise de Projetos ... 128

Economia Monetária ... 128 Disciplina Optativa I ... 064 Disciplina Optativa II ... 064 Monografia ... 256 Estágio Supervisionado ... 096 TOTAL ... 800 CARGA HORÁRIA ... 2.836 + EDUCAÇÃO FÍSICA E EPB ... 128

+ Estágio Supervisionado ... 096

TOTAL CARGA HORÁRIA ... 3.060 DISCIPLINAS OPTATIVAS Política e Planejamento Econômico ... 064

Economia Agrícola ... 064

Administração ... 064

Metodologia da Análise Econômica ... 064

(6)

Q U A D R O II CORPO DOCENTE

01. Augusto César de Senna Lemos Disc.: Introdução à Economia

Técnica de Pesquisa em Economia

Metodologia da Análise Econômica Graduado em Ciências Econômicas pela UFMA, 1972. Cursos de Especiali zação em: III Curso de Planejamento Regional do Desenvolvimento- 648 horas, Metodologia da Pesquisa - 360 horas e IX Curso de Planejamento do Desenvolvimento Regional - 456 horas. Curso de Aperfeiçoamento em Estudos Conjunturais - 148 horas. Trabalhos publicados (24). Possui experiência profissional de de magistério. Pode ser aceito para este curso.

02. Benjamin Alvino de Mesquita Disc.: Economia Agrícola

Economia Regional e Urbana

Política de Planejamento Econômico Bacharel em Ciências

Econômicas pela UFCE, 1976. Mestrado em Desen-volvimento Agrícola - área de Políticas Agrícolas, UFRRJ, 1978. Vá rios trabalhos publicados.

Possui experiência profissional e de ma gistério. Pode ser aceito

03. Cláudia Regina Bentes Bastos

Disc: Elaboração e Análise de Projetos Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1987. Curso de Especialização em Elaboração e Projetos Sociais - 120 horas e em Administra -ção Eficaz do Tempo - 60 horas. Possui experiência profissional e de magistério. Pode ser aceito para este curso.

(7)

04. Diogénes Carvalho Aquino

Disc.: Matemática e Cálculo Numérico

Engenheiro Civil pela UEMA, 1972. Mestrado em Informática pela PUC/RJ 1985. Cursos de Especialização em Análise de Sistemas - 1.600 horas e em Organização e Métodos - 240 horas. Possui experiência profissional e de magistério. Pode ser aceito

05. Dione Mendes Rocha

Disc.: Processamento de Dados Bacharel em Ciências Econômicas pelas Faculdades Integradas da Católi ca de Brasília, 1982. Curso de

Aperfeiçoamento em Programação de Co bol - 90 horas e de Introdução ao Processamento de Dados. Possui ex periência profissional. Pode ser aceito para este curso.

6.-Elizeu Serra de Araújo

Disc.: Teoria Microeconômica I e II Formação Econômica do Brasil

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1980. Mestrado em Economia (em fase de elaboração de tese) pela UFPB, 1985. Possui experiência profissional e de magistério. Pode ser aceito.

07. Francisco de Assis Leal Mesquita Disc: História Econômica Geral

Formação Econômica do Brasil

Desenvolvimento Sócio-Econômico Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1978. Mestrado em Economia pela UFPE, 1985. Doutorado em História Econômica na USP. Aprovado em Concurso Público para Professor Assistente na UFMA. Vários trabalhos publicados. Pode ser aceito.

08. Francisco Tarciso Leite Disc.: Sociologia

Desenvolvimento Sócio-Econômico

História Econômica Geral Bacharel em Direito pela UFCE, 1963. Mestrado em Sociologia Econômica pela Universidade Católica de Louvain - Bélgica, 1968. Doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Université de Paris I, 1978. Possui experiência profissional e de magistério no ensino superior. Pode ser aceito.

09. Ivaldeci Rolim de Mendonça Disc: Administração

História do Pensamento Econômico Economia do Setor Público

(8)

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1979. Curso de Formação de Instrutores pela ESAF. Possui experiência profissional. Pode ser aceito para

este

curso

10. Jair do Amaral Filho

Disc: Teoria Macroeconômica I e II Econometria Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Taubaté, 1976. Mestrado em Ciências Econômicas, área de Teoria Econômica e Economia Agrícola pela UFPE, 1983. Doutorado em Ciências Econômicas , área de concentração em Teoria Econômica pela Universidade de Paris XIII, 1989. Possui trabalhos publicados. Pode ser aceito

11. Jorge Ney de Figueiredo Lopes Disc: Contabilidade

Economia do Setor Público

Análise de Balanços Engenheiro Civil pela UFPE, 1965. Bacharel em Ciências Econômicas pe la UCPE, 1965. Mestrado em Administração Financeira, área de concen -tração em Finanças, Controle e Contabilidade pela F.G.V., 1974. Vá rios cursos de atualização. Possui trabalhos publicados. Possui experiência de magistério desde 1973. Pode ser aceito.

12. Josânia de Lourdes Alcantarino Nery Disc.: Economia do Setor Público

Economia Regional e Urbana Economia e Ética Bacharel em Economia pela UEMA, 1985. Curso de Especialização em Econo

ia do Setor Público - UFMA/Projeto Carajás - 990 horas. Possui experi

ncia de magistério. Pode ser aceita oara este curso.

f

13. Kernard Pacheco de Andrade Filho Disc: Contabilidade Social

Contabilidade

Análise de Balanços Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1985. Engenheiro Civil pela UEMA, 1986. Mestrado em Engenharia da Produção, área de Finanças, e Aná lises e Investimentos (em fase de elaboração de tese) pela PUC/RJ. Vá rios cursos de atualização e extensão. Possui experiência profissional e de magistério no ensino superior. Pode ser aceito.

(9)

14. Luiz Carlos Calvet de Aquino Disc:

Direito Empresarial Direito Tributário Estudo de Problemas Brasileiros

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1969 e em Direito pela UFMA, 1983. Cursos de Especialização em: Formação Didático-Pedagógica a Pro fessores de Nível Superior - 1.400 horas e em Engenharia Industrial 380 horas. Professor Titular da UEMA desde 1974. Pode ser aceito

15. Luiz Fernando Moura da Silva

Disc: Elaboração e Análise de Projetos Introdução à Economia Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1977. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFMA, 1979. Cursos de Aperfeiçoamento em Elaboração e acompanhamento de Projetos - 180 horas e em Métodos Quantitativos e Teo ria Econômica - 148 horas. Aprovado em Concurso Público para Professor Auxiliar na UFMA. Possui trabalhos publicados. Pode ser aceito

16. Manoel de Melo Leitão Neto

Disc: Elaboração e Análise de Projetos Economia Agrícola

Economia Regional e Urbana Bacharel em Ciências Econômicas pela UnB, 1975. Especialização em Plane jamento Agroindustrial - 861 horas, pela Faculdades São Judas Tadeu, 1979. Possui experiência profissional e de magistério. Pode ser aceito

17. Maria Cristina Pereira de Melo Disc: Economia Monetária

Economia Internacional

Economia Brasileira Contemporânea Bacharel em Ciências

Econômicas pela UFMA, 1978. Mestrado em Economia, área de concentração em Teoria Econômica, pela UFPE, 1983. Doutorado em Economia pela

Universidade de Paris VIII. Especialização em Economia 450 horas - pela Universidade de Paris VIII. Possui experiência profissional. Pode ser aceita

18. Manoel de Jesus Praseres Salgado

Disc: Estatística Econômica e Introdução à Econometria Introdução à Estatística Econômica Bacharel em Economia pela UFMA, 1973.

Especialização em Estatísticas Econômicas e Sociais - 611 horas - CIEES - 1975. Professor Assistente na UEMA. Pode ser aceito para este

(10)

19. Maria de Jesus Jorge Torres Disc: Administração

Administração Financeira Bacharel em Economia

pela UFMA, 1973. Cursos de Especialização em Admi nistração de Empresas pela PUC/RJ. Aperfeiçoamento em Economia - 240-horas, RJ, 1974.

Aprovada em Concurso Público na UFMA. Possui experiên cia de magistério no ensino. Pode ser aceita

20. Maria Hélia Barros de Almeida Machado Disc: Desenvolvimento Sócio Econômico

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1969. Cursos de Aperfeiçoa-mento em DesenvolviAperfeiçoa-mento de Cooeperativas Agrícolas e em Administração de Projetos de Colonização. Possui vasta experiência profissional. Pos

fui trabalhos publicados. Pode ser aceita para este curso

21. Maria Teresa Sousa Maranhão Disc: Administração Financeira

Estágio Supervisionado Administração

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1973. Cursos de Especializa ção em: X Curso de Planejamento a Nível Estadual - 640 horas - IPEA/ SEPLAN, 1979; Administração Geral - 340 horas e em Matemática Financei ra - 300 horas. Possui experiência profissional. Pode ser aceita

para este cuso

22. Mauro Borges Ribeiro Formiga Disc: Economia do Setor Público

Economia Brasileira Contemporânea

Introdução à Economia Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1986. Especialização em Eco nomia do Setor Público - 90 horas - pela UNICAMP. Possui experiência profissional e de magistério. Pode ser aceito para este curso.

23. Othon de Jesus Lima

Disc: Elaboração e Análise de Projetos Monografia

Estágio Supervisionado Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1980. Cursos de Especializa ção em Planejamento Operativo - 406 horas, pela SUDENE, 1981 e em Elabo ração e Análise de Projetos - 360 horas, pela UFMA, 1988. Possui traba lhos publicados. Possui

experiência profissional e de magistério. Pode ser aceito para este curso

(11)

24. Paulo Francisco Santos Pinheiro Gomes Disc.: Técnica de Pesquisa em Economia

Direito Empresarial Econometria

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1974. Cursos de Especializa ção em Métodos e Técnicas de Pesquisa - 1.260 horas - pelo CEBRA/1977, em Elaboração de Projetos Industriais - 1.256 horas pela CEBRAE/1986 e em Consultoria Empresarial - 640 horas, pela SUDENE, 1981. Possui expe riência profissional e livros publicados. Pode ser aceito para este curso

25. Paulo Henrique Batista Macatrão

Disc: Elaboração e Análise de Projetos

Introdução à Economia Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1988. Cursos de Aperfeiçoamento em Elaboração de Projetos

Industriais e em Matemática Financeira Aplicada. Possui experiência profissional. Pode ser aceito para este curso

25. Tibério Mariano Martins

Disc: Estatística Econômica e Introdução à Econometria

Introdução à Estatística Econômica Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMA, 1972. Cursos de Especializa ção em Análise Demográfica - 450 horas, pela PUC/RJ, 1973, e em Método logia da

Pesquisa - 360 horas, pela UFMA, 1981. Possui experiência profissional e de magistério. Pode ser aceito para este curso

26. Valmir Minda de Oliveira

Disc: Introdução às Ciências Sociais

Desenvolvimento Sócio-Econômico Bacharel em Ciências

Econômicas pela UFMA, 1978. Especialização em Me dotologia do Ensino Superior - 675 horas, pela UFMA, 1988. Vários cur sos de atualização. Possui vasta experiência profissional. Pode ser aceito

27. Wilson Tomás de Oliveira

Disc: Elaboração e Análise de Projetos Monografia

Estágio Supervisionado Bacharel em Economia pela FACES/ES, 1965. Curso de Especialização em Formação de Especialistas - Pequena Empresa - 800 horas, SUDENE/1969. e em Avaliação de Projetos - 300 horas. Possui experiência de magistério. Pode ser aceito para este curso

(12)

28. Eveline Silva Aroso Disc: Língua Portuguesa

Licenciada em Letras pela UFMA, 1978. Licenciada em

Pedagogia pela UFMA, 1986. Cursos de Especialização em Teoria Literária - 360 horas - pela UFMA, 1981, em Elaboração e Avaliação de Projetos - 250 horas - pelo IDR, 1982. Possui experiência profissional e de magistério. Pode ser aceito

29. Eliud José Pinto da Costa

Disc: Instituição de Direito Público e Privado Direito Empresarial

Direito Tributário Bacharel em Direito pela UFMA, 1983. Mestrado em Direito pela PUC/S9, 88. Curso de Especialização em Administração

Tributária - 400 horas -pela Escola de Administração Fazendária, 1984. Possui experiência profissional e de magistério. Pode ser aceito

30. Sandow de Jesus Goiabeira Feques Disc: Educação Física

Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física do Pará, 1983. Curso de Especialização em Bases Científicas do Treinamento Desportivo pela Escola Superior de Educação Física do Pará, 1983. Vários cursos de atualização na área. Possui experiência profissional e de

(13)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a Conclusão da Câmara.

Referências

Documentos relacionados

Enfatizo as fusas (circuladas) para proporcionar melhor clareza rítmica e balanço sonoro em relação aos ritmos mais longos. As nuances ou inflexões no som também podem ser

Num ponto em ziguezague ideal, a linha da canela não se vê pelo direito (lado superior) do tecido, e a linha da agulha vê-se ligeiramente pelo avesso (lado inferior)

7498, de 25 de junho de 1986, segundo o qual o Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe, privativamente, a execução de cuidados de enfermagem de maior

À exceção de Sófron e Xenarco (mencionado no Suda como seu filho e do qual não foi preservado nenhum fragmento), não temos informação de outro mimógrafo até o século III a.C.

Embora a mudança no volume total da parede torácica ao final do exercício em carga equivalente de trabalho não tenha sido diferente após a RP nos grupos com e sem melhora (Figuras

Registo Poligráfico de Sono Noturno nível IV terapêutico (ventilação não invasiva) (ver GDH de Ambulatório) (ver tabela de Estudos do Sono, código 84220). Registo Poligráfico

A Abertura comercial brasileira nos anos 1990: Impactos sobre emprego e salário.. Kume, Honorio; Souza,

De qualquer forma, o maxixe surgiu da combinação de alguns ritmos latino-americanos, como a habanera e o tango, que foram incorporados à polca européia e tocados ao estilo