• Nenhum resultado encontrado

REFORMA DO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES APOSENTADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO DA 5ª REGIÃO. ASA-5(*)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REFORMA DO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES APOSENTADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO DA 5ª REGIÃO. ASA-5(*)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

REFORMA DO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS

SERVIDORES APOSENTADOS DA JUSTIÇA DO

TRABALHO DA 5ª REGIÃO. – ASA-5(*)

CAPÍTULO I

Da denominação, sede e finalidades

Art.1° - A Associação dos Servidores Aposentados da Justiça do Trabalho da 5ª Região – ASA-5, fundada em 06 de outubro de 1992, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, destinada a lutar pelos interesses dos Associados, com tempo indeterminado de duração e terá como sede provisória o imóvel situado na rua Bela Vista do Cabral 26/32, Bloco B, Nazaré, Salvador – Bahia.

Art.2° - Constituem finalidades da Associação:

a) congregar os aposentados e pensionistas, apoiando suas legítimas aspirações, lutando por seus direitos e defendendo seus interesses.

b) estimular o desenvolvimento do espírito de solidariedade e união entre os Associados, buscando sempre a sua participação nas atividades da Associação;

c) representar os Associados perante as autoridades administrativas, legislativas e judiciárias.

Das condições de funcionamento.

Art. 3° - São condições de funcionamento: a) a observância das leis;

b) gratuidade do exercício dos cargos eletivos.

CAPÍTULO II

Do quadro associativo. Direitos e Deveres.

Art. 4° - A Associação é constituída por um número ilimitado de sócios sem distinção de sexo, de concepção política, filosófica ou religiosa, admitidas as seguintes categorias de associados:

a) Fundadores – aqueles que assinaram a ata de fundação da Associação; b) Efetivos – os aposentados e pensionistas desta Justiça que forem

(2)

c) Beneméritos – aqueles que, havendo prestado relevantes serviços à Associação, forem admitidos pela Assembléia Geral, na forma prevista no Regulamento.

Parágrafo 1° - A admissão de sócios se dará através de proposta assinada por dois outros sócios e será dirigida à Diretoria, que antes de decidir pela aprovação fará sindicância para verificar pela conveniência da admissão.

Parágrafo 2° - Aos proponentes de sócios cuja admissão tenha sido recusada é assegurado o direito de recurso a ser apreciado na primeira Assembléia Geral que se realizar.

Art. 5° - São direitos dos Associados:

a) Utilizar-se de todos os serviços da Associação, participar de suas atividades e promoções, observadas as disposições Estatutárias, Regulamentares ou instruções baixadas pela Diretoria;

b) Participar das reuniões dos órgãos de direção e fiscalização da Entidade, com direito à palavra e das Assembléias Gerais, com direito a voz e voto, observadas as disposições contidas no Estatuto e no Regulamento.

c) Convocar a realização de Assembléias Gerais, na forma preconizada na parte final do art.11 deste Estatuto;

d) Propor à Diretoria a adoção de medidas que julgar proveitosas à Associação e formalizar ao órgão competente reclamações sobre irregularidades observadas no funcionamento de qualquer dos seus órgãos Diretivos.

Art. 6° - São deveres dos Associados:

a) Participar e colaborar com à Associação, nas suas iniciativas;

b) Esforçar-se para desenvolver o espírito de cooperação e unidade no seio da Associação;

c) Autorizar o desconto em folha da sua contribuição social;

d) Comparecer às Assembléias Gerais convocadas, acatar suas deliberações, bem como as disposições Estatutárias, Regulamentares e instruções baixadas pela Diretoria.

Art. 7° - Os Associados não responderão pelas obrigações contraídas pela Associação, nem mesmo subsidiariamente.

(3)

Art. 8° - Os integrantes da Associação que não cumprirem as determinações estatutárias, as decisões das Assembléias Gerais ou instruções aprovadas pela Diretoria, perderão a condição de associado, por decisão da mesa diretora, “ad referendum” da Assembléia Geral, após sindicância em que será apurada a procedência da acusação assegurada ampla defesa.

Parágrafo 1° - Sofrerá suspensão, pelo prazo máximo de 90 (noventa) dias, o Associado que violar norma Estatutária, Regulamentar ou de instruções da Diretoria, nas hipóteses em que não caiba pena mais grave, observadas as disposições contidas no mesmo Regulamento, inclusive no tocante à realização de sindicância, assegurada, também, ampla defesa.

Parágrafo 2° - Das decisões previstas neste artigo caberá recurso à Assembléia Geral.

CAPÍTULO III

Dos órgãos Diretivos.

Art. 9° - São órgãos Diretivos da Associação:

a) Assembléia Geral – órgão máximo da Associação, integrada por todos os sócios em gozo dos direitos estatutários.

b) Diretoria – órgão de execução das decisões da Assembléia Geral e das atividades previstas no Estatuto e no Regulamento. Será composta pelo Presidente, Vice-Presidente, 1° Secretário, 2° Secretário, 1° Tesoureiro, 2° Tesoureiro e 3 (três) Diretores Suplentes, eleitos pela Assembléia Geral, para um mandato de dois anos.

c) Os Diretores Suplentes assumem no caso de vacância de cargo na Diretoria, na forma prevista no Regulamento.

d) Conselho Fiscal – órgão de fiscalização dos atos da Diretoria relacionados com o sistema financeiro e patrimonial da Associação. É composto de três membros efetivos e três suplentes, com mandato de 2 (dois ) anos, todos eleitos pela Assembléia Geral.

Parágrafo Único – Poderão ser criadas “ad referendum” da Assembléia Geral, Diretorias incumbidas de promoverem atividades específicas, sempre subordinadas à Presidência.

(4)

Art.10° - A Assembléia Geral será ordinária e extraordinária.

A ordinária será realizada anualmente, no mês de dezembro, em data fixada com antecedência mínima de 30 (trinta) dias e divulgada pela forma prevista no Regulamento, para apreciação das contas da Diretoria e, de dois em dois anos, no mês de outubro, para eleição dos órgãos diretivos da Associação.

Art. 11° - Assembléia Geral Ordinária será convocada pelo Presidente ou pela maioria da Diretoria da Associação. A extraordinária o será por esta mesma forma ou por 1/3 (um terço) dos Associados em gozo dos seus direitos estatutários.

Da competência dos integrantes da Diretoria: Art. 12° - Compete ao Presidente:

a) Representar a Associação em todos os seus atos, em juízo ou fora dele, podendo, para tanto, outorgar poderes a profissionais devidamente habilitados;

b) Assinar os atos praticados em nome da Associação; c) Convocar e presidir as reuniões da Diretoria;

d) Abrir contas em estabelecimentos bancários, em nome da Associação e assinar, juntamente com o Tesoureiro, todos os atos necessários à movimentação das mesmas;

e) Instalar as Assembléias Gerais.

Parágrafo Único – As decisões do Presidente que vinculem a Associação perante terceiros ou Associados somente poderão ser tomadas com prévia aprovação da Diretoria.

Art. 13° - Ao Vice-Presidente compete substituir o Presidente nas suas faltas ou impedimentos e auxiliá-lo no cumprimento de suas atribuições.

Art. 14° - Compete ao 1° Secretário:

a) Secretariar as reuniões da Diretoria;

b) Manter sob sua guarda os livros e documentos da Secretaria, devidamente atualizados e arquivados.

Art. 15° - Compete ao 2° Secretário compete substituir o 1° Secretário, nas suas faltas ou impedimentos e auxiliá-lo no cumprimento de suas atribuições.

(5)

Art. 16° -Compete ao 1° Tesoureiro:

a) Manter em perfeita ordem os serviços da Tesouraria;

b) Apresentar à Diretoria e ao Conselho Fiscal o balancete das receitas e despesas realizadas no trimestre;

c) Assinar com o Presidente os atos necessários à gestão financeira da Associação;

d) Promover a arrecadação das taxas fixadas pela Assembléia Geral, depositando o produto nas contas bancárias da Associação;

e) Manter os livros contábeis sob sua guarda, com os lançamentos atualizados e em perfeita ordem, respondendo por possíveis imperfeições;

Art. 17° - Compete ao 2° Tesoureiro compete substituir o 1° Tesoureiro nas suas faltas ou impedimentos e auxiliá-lo no cumprimento das suas atribuições.

CAPÍTULO IV

Das Eleições.

Art. 18 ° - O Edital de Convocação da Assembléia Geral para a realização da eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal será afixado em local de destaque na sede da Associação, devendo ser divulgado com antecedência mínima de 30 (trinta) dias e dele constará, além do prazo para registro das chapas concorrentes, a determinação do dia, local e hora para a realização da mesma. Art. 19° - As eleições serão realizadas através de escrutínio secreto e obedecerá as seguintes normas:

a) Dentre os sócios presentes, à hora designada para a realização da Assembléia, será eleito um para presidi-la e dois outros para funcionarem como escrutinadores e fiscais das eleições. Os trabalhos para esta escolha serão conduzidos pelo Presidente da Diretoria, pelo Vice-Presidente ou qualquer Diretor presente. Na ausência deles qualquer dos sócios presentes assumirá a condução dos trabalhos. O Presidente escolhido designará um associado para Secretariar a Assembléia.

b) Será entregue ao Presidente da Assembléia Geral uma relação nominal, com visto do Presidente da Diretoria, da qual constarão os associados em gozo dos seus direitos estatutários;

(6)

c) Somente terão direito a voto os sócios constantes da relação referida no item anterior;

d) Constatado que o sócio está apto a votar, será admitido a assinar a folha de votação e a receber o envelope rubricado pelos escrutinadores para que nele coloque a cédula da sua preferência e, após, o ponha na urna; e) O associado não poderá concorrer por mais de uma chapa

simultaneamente;

f) Só poderá ser eleito o Associado admitido antes de 6 (seis) meses da data da realização do pleito;

g) Concluída a votação, o Presidente da Assembléia mandará proceder a contagem dos votos e, após, proclamará o resultado do pleito, declarando a chapa vencedora;

h) A Diretoria eleita tomará posse no último dia útil do mês de outubro.

CAPÍTULO V

Do patrimônio social.

Art. 20° - O patrimônio da Associação constituir-se-á de todos os bens móveis e imóveis existentes à época da fundação, dos adquiridos posteriormente, pelas mensalidades dos associados, pelas doações e por subvenções de organismos públicos.

Art. 21° - A Associação só poderá ser dissolvida pelo voto de 2/3 (dois terços) dos Associados em pleno gozo dos seus direitos, reunidos em Assembléia Geral Extraordinária especialmente convocada para este fim.

Art. 22° - Em caso de dissolução, seus bens serão doados a entidades de caráter filantrópico, indicadas pela Assembléia que a aprovar.

Art. 23° - As mensalidades serão aquelas fixadas pela Assembléia Geral, em percentual incidente na forma prevista nas disposições transitórias.

Art. 24° - Este Estatuto só poderá ser reformado por Assembléia Geral convocada para este fim específico e com deliberação favorável de 2/3 (dois terços) dos Associados em primeira convocação e 1/3 (um terço) em segunda. Art. 25° - Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria “ad referendum” da primeira Assembléia Geral que se realizar.

(7)

CAPÍTULO VI

Disposições Gerais.

Art. 26° - O funcionamento dos órgãos Diretivos será disciplinado em Regulamento, aprovado pela Assembléia Geral.

CAPÍTULO VII

Disposições Transitórias.

Art. 27° - A Assembléia Geral que fundar a Associação elegerá, em caráter provisório, os integrantes aos quais incumbirá promover todos os atos necessários à sua efetiva atuação, elaborar o texto do Regulamento, promover a sua aprovação pela Assembléia Geral, e, finalmente, realizar as eleições para os órgãos Diretivos no mês de outubro do ano de 1993;

Art. 28° - A contribuição mensal de que fala o art. 23° deste Estatuto fica, inicialmente, fixada em 1% (um por cento) do vencimento-base do associado, respeito o teto correspondente à ultima referencia da última classe dos cargos de nível superior.

Salvador, 27 de maio de 1999.

(*) – Registrado no 2° Registro de Pessoas Jurídicas- Salvador –Bahia (Microfilme n° 14163, rolo 476, Lançamento n° 6515 no Livro de Protocolo.

Referências

Documentos relacionados

Considerando a inexistência de correlação entre as classificações das marcas de cigarros, de acordo com os teores de alcatrão e nicotina medidos através do método da máquina de

Atrelado a essas duas mensurações de competitividade, Gottems (2013), ainda explica que um fator adicional a ultrapassagem no volume exportado de soja do porto de Rio Grande sobre

[r]

Os abaixo assinados membros do Conselho Fiscal da Associação dos Servidores da Emater - ASSEMA, de posse da prestação de contas de AGOSTO/2020 e demais relatórios, aprovam em

- Gestão do plantão dos serviços de assistência social aos associados em São Paulo e Baixada Santista, envolvendo orientação social e previdenciária, bem como intervenções

36º - As contas serão julgadas em Assembléia Geral, oportunidade em que ocorrerão as eleições da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e do(s) representante(s) da ASAV

§ 1° Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma do § 3°: I

Chambers, “An Adaptive Step-Size Code Con- strained Minimum Output Energy Receiver for Non-Stationary CDMA Channels,” IEEE Proceedings of International Conference on Acoustics