• Nenhum resultado encontrado

Manutenção e Suporte de Hardware I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manutenção e Suporte de Hardware I"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Manutenção e Suporte de

Hardware I

Professor: Orlando Filho

Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E

SUPORTE EM INFORMÁTICA - 3º P

(2)

Ementa

• Componentes básicos de um computador.

• Processadores: cronologia e especificações técnicas. • Estudo da placa-mãe. • Barramentos de expansão. • Memória principal. • Unidades de armazenamentos. • Fonte de alimentação • Práticas de montagem.

• Manutenção Preventiva e Corretiva em hardware e Software.

• Estudo do HD: estrutura interna formatação, particionamento, Master Boot Record (MBR), criação de imagem de disco, instalação de sistemas dual boot.

(3)

Objetivos de Ensino

Geral

• Identificar os componentes de um computador e como esses componentes se relacionam para a realização da computação, dominar técnicas de manuseio e montagem e realizar manutenções em hardware e software.

Específicos

• Aprender técnicas de montagem de microcomputadores típicos, instalando placas de interface, periféricos e configurando parâmetros do Setup;

• Compreender as diferenças entre as tecnologias existentes para cada componente

(4)
(5)

Processador – Introdução

• Historicamente, o processador é o componente mais importante do

computador, a ponto de as pessoas normalmente chamarem o

computador que possuem pelo nome do processador que há dentro. Se o computador fosse um carro, o processador seria o motor.

• Fisicamente falando, o processador é uma peça quadrada com pinos ou contatos em sua parte inferior.

• Ele deve ser instalado na placa principal do computador, chamada placa-mãe, e em cima dele, você deverá instalar um sistema de refrigeração.

• Algumas poucas placas-mãe já trazem o processador soldado

diretamente na placa-mãe.

• Atualmente, existem dois grandes fabricantes deste componente,

Intel e AMD, com cada empresa oferecendo dezenas de modelos

(6)
(7)

Tipos de Processadores

• Processadores de entrada: são voltados a usuários que não precisem de muito poder de processamento. Por exemplo, navegação da Internet, acesso a e-mails e uso de pacote de escritório. Exemplos de processadores nesta categoria incluem o Celeron, Pentium e Core i3, no lado da Intel, e os processadores Athlon, FX, da série A e Ryzen 3, no lado da AMD. • Processadores intermediários: voltados a usuários que requerem mais poder de

processamento, para jogos e edição de imagens, por exemplo. Exemplos de processadores nesta categoria incluem o Ryzen 5, da AMD, e o Core i5, da Intel.

• Processadores topo de linha: voltados a usuários profissionais em áreas como edição de vídeo e renderização de imagens tridimensionais. Mesmo a jogadores sérios, é recomendado processadores intermediários, pelos motivos que explicaremos mais adiante no tópico Computadores Para Jogos. Exemplos de processadores nesta categoria incluem os modelos Ryzen 7, da AMD, e o Core i7, da Intel.

• Processadores topo de linha superiores: voltados a usuários profissionais que requerem ainda mais poder de processamento. Exemplos atuais de processadores nesta categoria são o Ryzen Threadripper, da AMD, e o Core i9, da Intel, sendo que já existiram modelos do Core i7 neste segmento. Este segmento é também conhecido como HEDT (High-End DeskTop). Uma das características diferenciadas desses processadores é o acesso à memória (RAM) em quatro canais.

(8)

Processador - Mitos

• Fan boys de Marcas...

• É mito é pensar que clock e desempenho são sinônimos. Antigamente, na época dos computadores movidos a lenha, isso era verdade, pois os processadores funcionavam internamente da mesma maneira. Assim, naquela época (até o processador 486), um processador de clock mais elevado era mais rápido que outro de clock mais baixo.

• O clock é um sinal de sincronismo, ou seja, é através dele que os componentes internos do processador e também os componentes externos entram em sincronia para poderem transferir dados. Se você pegar dois processadores idênticos, o que tiver um sinal de clock maior será obviamente mais rápido, pois poderá transferir dados (e, consequentemente, processar dados) mais rapidamente...

(9)

Processador - Mitos

• Mas atualmente, isso não ocorre, pois processadores de famílias diferentes funcionam internamente de maneiras completamente distintas. Com isso, não necessariamente um processador de clock mais elevado será mais rápido do que outro de clock inferior. Por exemplo, a maneira com que um determinado processador funciona internamente pode fazer com que ele processe dados em menos pulsos de clock do que outro processador, fazendo com que ele seja mais rápido mesmo usando um clock menor. Isso é verdade tanto para processadores de fabricantes diferentes quanto para processadores de um mesmo fabricante, porém de famílias ou gerações distintas.

• É justamente por isso que os fabricantes pararam de vender seus processadores de acordo com o seu clock e passaram a vendê-los usando um “número de modelo”.

• Então, como saber se um determinado processador é mais rápido do que outro? Se você estiver comparando processadores de uma mesma linha, o que tiver um número de modelo maior normalmente será mais rápido. Para comparar processadores de linhas diferentes, você terá de obrigatoriamente consultar testes comparativos de desempenho.

(10)

Dicas para não se enganar

• Os nomes corretos dos processadores da Intel são Core i3, Core i5, Core i7 e Core i9, e não Intel i3, Intel i5, Intel i7 e Intel i9.

• A AMD chama seus processadores, que têm processador de vídeo integrado, de “APU” ou “Accelerated Processing Unit” (Unidade de Processamento Acelerada) em vez de “CPU”. O nome “APU”, no entanto, é apenas uma jogada de marketing, pois tanto “APU” quanto “CPU” são sinônimos de “processador”.

• Tanto a AMD quanto a Intel podem usar um mesmo nome para processadores de gerações diferentes. Por exemplo, o processador hoje conhecido como “Pentium” não tem qualquer relação com o processador “Pentium” lançado em 1993, bem como o processador atualmente conhecido como “Athlon” não tem nada a ver com o processador “Athlon” lançadoem 1999. Ou seja, apesar do mesmo nome, os processadores são diferentes. O mesmo ocorre no caso dos processadores Core i, da Intel. Felizmente, a Intel passou a rotulá-los com o número de ordem da geração, facilitando identificar quão “antigo” é um determinado processador Core i. Por exemplo, você sabe intuitivamente que um processador Core i5 de oitava geração é mais atual (e potencialmente “melhor” e mais rápido) do que um processador Core i5 de quinta geração.

(11)

Principais Características Técnicas que um

Processador Possui

• Soquete: é o tipo de conexão física que o processador possui com a placa-mãe. Para quem está montando um computador esta é a característica mais importante do processador. Por isso, falaremos mais sobre ela mais tarde.

• Clock interno: também conhecido simplesmente como “clock”, é o número de ciclos por segundo (frequência) de um sinal de sincronismo usado dentro do processador, atualmente medido na casa dos GHz (gigahertz).

• Overclock dinâmico: alguns processadores, tanto da AMD quanto da Intel, podem aumentar seus clocks automaticamente acima do clock padrão quando o processador “sente” que o usuário está pedindo maior poder de processamento. Esta característica é chamada Turbo Core no lado da AMD e Turbo Boost no lado da Intel. Processadores dotados desta tecnologia são divulgados com dois clocks, um clock máximo e um clock padrão, que é usado na maior parte do tempo.

• Núcleos de processamento: a maioria dos processadores existentes hoje no mercado possui mais de um núcleo de processamento, isto é, internamente, eles têm mais de um processador. Núcleo é chamado “core” em inglês e processadores com dois, quatro, seis e oito núcleos são chamados “dual-core”, “quad-core”, “six-core” e “eight-core” naquele idioma. É importante notar que um processador que tenha mais núcleos não é necessariamente mais rápido do que um processador que tenha menos núcleos. Para aproveitar todo o potencial oferecido por processadores com muitos núcleos, você precisa rodar programas que reconheçam e usem esses núcleos adicionais. Programas desta categoria incluem renderização de imagens tridimensionais, edição de vídeo e alguns jogos.

(12)

Principais Características Técnicas que um

Processador Possui

• Hyper-Threading (Intel) e Simultaneous Multithreading (SMT, AMD): alguns processadores possuem estas tecnologias, que simulam dois processadores por núcleo de processamento. Assim, um processador com quatro núcleos de processamento e que tenha uma destas tecnologias é reconhecido como tendo oito núcleos pelo sistema operacional e programas. Importante notar que esses processadores adicionais “simulados” não têm o mesmo desempenho de núcleos de processamento “reais”.

• Controlador de vídeo: muitos processadores atuais trazem um controlador de vídeo integrado. Isto significa que, ao usar um processador com este componente, você não precisa comprar uma placa de vídeo avulsa (exceto no caso de você desejar montar um computador intermediário ou topo de linha para jogos), o que pode fazer com que você economize bastante na montagem do seu computador.

• Memória cache: é uma memória ultrarrápida localizada dentro do processador e pode ser dividida em três níveis: L1, L2 e L3 (nem todos os processadores possuem memória cache L3). Quanto mais memória cache o processador tiver, mais rápido ele será – pelo menos, em teoria. (OBS: A pronúncia correta de “cache” é “quésh” e não “cachê”.)

• TDP (Thermal Design Power): é a quantidade máxima de calor que o processador pode dissipar, medida em watts (W). Normalmente, os fabricantes calculam este valor para a pior das hipóteses e ainda colocam uma margem de segurança, portanto, na prática, a quantidade de calor que é dissipada é menor do que este valor. Quanto menor este valor, menos o processador consome (menor conta de luz) e menos calor é gerado (menor nível de ruído é gerado pela ventoinha do processador, pois ela pode rodar a uma velocidade mais baixa). O dissipador de calor a ser usado com o processador deve ser capaz de dissipar esta potência ou mais. Este valor não é o consumo elétrico do processador.

(13)

Soquetes

• Como dissemos, o tipo de soquete usado pelo processador é a característica técnica mais importante de se saber para o usuário ou técnico que está montando um computador, pois o tipo de soquete define o tipo de placa-mãe que você terá de usar. Os soquetes atualmente disponíveis (2019) são os seguintes:

• Para processadores AMD:

• Soquete AM3+: usado pelo processador FX.

• Soquete FM2+: usado pelos processadores Série A de segunda geração.

• Soquete AM4: usado pelos processadores Ryzen de primeira e segunda geração e por modelos mais recentes dos processadores Athlon e série A.

(14)

Soquetes

Para processadores Intel:

Soquete LGA1151: usado pelos processadores Core i de sexta, sétima,

oitava e nona geração (codinomes “Skylake”, “Kaby Lake” e “Coffee Lake”) e modelos dos processadores Pentium e Celeron baseados nestas gerações. Importante notar que, apesar de apresentarem o mesmo tipo de encaixe mecânico, os processadores Core i de oitava e nona geração não funcionam em placas-mãe originalmente projetadas para os processadores de sexta e sétima geração e vice-versa.

Soquete LGA2011v3: usado pelos processadores Core i7 de quarta

geração voltados ao mercado HEDT, com controlador de memória de quatro canais, codinome “Haswell-E”

Soquete LGA2066: usado pelos processadores Core i7 e Core i9 de

quinta e sexta geração voltados ao mercado HEDT, com controlador de memória de quatro canais, codinomes “Skylake-X” e “Kaby Lake-X”.

(15)

CUIDADO – WARNING!!!!

• Como você pode ver, processadores AMD e Intel usam soquetes diferentes. Por este motivo, atualmente, não é possível instalar um processador AMD em uma placa-mãe desenvolvida para processadores Intel e vice-versa. E, mesmo se você tiver uma placa-mãe desenvolvida para processadores AMD, precisa estar certo de que ela usa o mesmo soquete que o processador que você pretende instalar e se ela é compatível com ele. O mesmo acontece com processadores da Intel

(16)

Cooler

•Usa-se a palavra “cooler” para indicar o

conjunto de um dissipador de calor

(peça de metal com aletas) e uma

ventoinha

(ventilador).

Algumas

pessoas

chamam,

erroneamente,

(17)

Cooler

• O cooler é um componente que serve para refrigerar o processador do computador e sua instalação é obrigatória. Coolers podem usar ar (o mais comum) ou líquido refrigerante para remover o calor do processador. Sistemas de refrigeração líquida são também chamados “water cooler”, embora na realidade, eles não usem água pura, mas sim, misturada a um líquido refrigerante para evitar a corrosão das peças.

• Outros componentes do computador podem usar sistemas de refrigeração também chamados de “cooler” como em um chipset ou placa de vídeo por exemplo.

(18)
(19)

Cooler

• Atualmente, com exceção dos processadores topo de linha, o cooler vem junto com o processador em uma mesma caixa e você, portanto, não precisará comprar um cooler avulso nem se preocupar com compatibilidade.

(20)
(21)

Cooler

• O cooler é um componente que serve para refrigerar o processador do computador e sua instalação é obrigatória. Coolers podem usar ar (o mais comum) ou líquido refrigerante para remover o calor do processador. Sistemas de refrigeração líquida são também chamados “water cooler”, embora na realidade, eles não usem água pura, mas sim, misturada a um líquido refrigerante para evitar a corrosão das peças.

• Outros componentes do computador podem usar sistemas de refrigeração também chamados de “cooler” como em um chipset ou placa de vídeo por exemplo.

(22)

Próxima Aula....

Referências

Documentos relacionados

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA