• Nenhum resultado encontrado

A aprendizagem e as inteligências múltiplas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A aprendizagem e as inteligências múltiplas."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

!

UNIDADE 5

A aprendizagem e as inteligências

múltiplas.

Nossa missão ao trabalhar com crianças e jovens é

auxiliar no seu desenvolvimento como pessoas e para

tal devemos estabelecer estratégias que favoreçam o

processo. Acreditamos que reconhecer a complexidade

da inteligência é fundamental para uma educação de

sucesso.

(2)

Os alunos aprendem melhor quando:

1. O ambiente de aprendizagem é solidário e produtivo;

2. O professor constrói relacionamentos positivos conhecendo e valorizando cada aluno e promove uma cultura de valor e respeito pelos indivíduos e suas comunidades;

3. São usadas estratégias que promovem a autoconfiança;

4. O ambiente de aprendizagem promove a independência, interdependência eAutomotivação;

5. São incentivados a assumir a responsabilidade pela sua aprendizagem;

6. São usadas estratégias que promovem a colaboração produtiva e que sejam flexíveis respeitando valores, necessidades e interesses do indivíduo;

7. As estratégias respeitam as diferentes maneiras de pensar e de aprendizagem, valorizando experiências anteriores, conhecimento e habilidades dos alunos;

8. Alunos são desafiados e apoiados a desenvolver níveis profundos de pensamento; 9. São usadas estratégias em que os alunos são incentivados a interagir, a questionar

e refletir, a entender e resolver problemas;

10.Recebem estímulos a imaginação e a criatividade; 11.São incentivados a refletir e a se auto avaliar.

O dicionário define como inteligência como a faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar; entendimento, intelecto.

Já os povos de culturas tradicionais acreditavam que os mais velhos seriam os mais sábios e os colocavam como líderes.

A atual sociedade considera inteligente o indivíduo de rápida compreensão, astuto, sábio, com capacidades mais avançadas na leitura, escrita e cálculos, o que acaba por marginalizar e rotular os que não conseguem tais feitos.

A teoria das inteligências múltiplas

Pesquisas recentes demonstram que o sistema nervoso é altamente diferenciado e tipos de informação diversos são processados por diferentes centros neurais.

(3)

Gardner define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Em sua teoria Gardner sugere que todos os indivíduos possuem habilidades para utilizar todas as inteligências, porém algumas podem ser potencialmente determinadas pelo ambiente cultural no qual o indivíduo está inserido. Inicialmente foram sete as inteligências definidas por Howard Gardner.

São elas: linguística, lógico-matemática, musical, espacial, físico cinestésica, interpessoal e intrapessoal.

Inteligência linguística - Esta inteligência manifesta-se através da habilidade com o uso da linguagem em suas diversas formas, apresentando facilidade em convencer, contar histórias, relatar fatos com precisão ou transmitir ideias. Entre as pessoas com inteligência linguística avançada podemos citar advogados, locutores, escritores e poetas. Inteligência lógico-matemática – É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, analisar e resolver problemas com lógica, a sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. Matemáticos e cientistas são exemplos de indivíduos que exploram essa inteligência.

Inteligência musical – Habilidade na composição e apreciação de padrões musicais. Sensibilidade para ritmos, timbres, produção e reprodução de músicas, inserindo neste campo os músicos e compositores. Vale mencionar que esta inteligência está também muito associada à inteligência Linguística.

Inteligência espacial – Capacidade para perceber e manipular o mundo visual e espacial de forma precisa seja em áreas grandes, como o próprio espaço, ou em áreas mais confinadas, como por exemplo, a boca de um ser humano. É a inteligência dos artistas plásticos, engenheiros, dentistas, navegadores e pilotos.

Inteligência físico cinestésica – Potencial para resolver problemas ou fabricar problemas utilizando o próprio corpo com a ajuda da coordenação grossa ou fina. Nessa inteligência enquadram-se cirurgiões, artesãos, dançarinos e atletas.

Inteligência interpessoal – Capacidade de entender o próximo, compreendendo suas intenções, desejos, humores e temperamento. Vendedores, professores, psicoterapeutas, líderes religiosos e políticos precisam ter uma Inteligência Interpessoal aguda.

Inteligência intrapessoal – Diz respeito ao indivíduo voltado para si mesmo, e sua habilidade para resolver suas questões interiores. Como é uma inteligência basicamente pessoal, só é possível percebê-la através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, como a linguística ou a musical.

(4)

Inteligências múltiplas e o ambiente de ensino

A literatura tem apontado que o atual sistema escolar valoriza alunos rápidos e eficientes, com bom desempenho em testes “decisivos”.

Uma escola que se mantenha neste padrão não garante o sucesso do indivíduo na sociedade, que está em constante mudança e exige estratégias e resolução de problemas que vão além das habilidades lógico-matemáticas e linguísticas, priorizadas pelo sistema escolar.

As inteligências são, portanto, potencialmente determinadas pelo ambiente em que a pessoa está inserida, e cabe a nós proporcionar oportunidades para que os alunos desenvolvam o máximo de suas capacidades.

Dessa forma, o professor deve adquirir uma postura pedagógica na qual o conteúdo seja articulado para produzir uma aprendizagem significativa, estando aberto a novas práticas. Educar exige que o professor seja, ao mesmo tempo, criativo, flexível, que tenha sensibilidade para saber o que se passa com seus alunos.

Estratégias para o estímulo das Múltiplas Inteligências

Para que a inteligência linguística seja trabalhada eficazmente, o docente deve promover um ambiente rico em linguagem, trabalhando escuta, fala e escrita.

Para desenvolver a inteligência lógico-matemática pode-se utilizar atividades que desenvolvam o raciocínio, tais como quebra-cabeças, vivências em que a criança perceba o papel da matemática na vida cotidiana e jogos de lógica.

A inteligência espacial deve buscar o trabalho com o espaço, que pode ser através de observações de mapas simples, brincadeiras de direções, desenhos em papéis de diferentes tamanhos para que a criança adapte sua ilustração ao tamanho do papel.

A música também pode tornar-se um importante auxílio no ambiente educacional, ela pode acalmar grupos ativos e inquietos, estimular alunos cansados ou sonolentos e até mesmo para ajudar a recordar informações. Cabe ao docente saber aplicar músicas de qualidade e no momento certo.

Os educadores precisam estar conscientes de que o movimento é fundamental para a aprendizagem, principalmente em crianças jovens, no entanto, devido ao histórico da educação, ainda hoje encontramos professores que querem seus alunos imóveis, sentados e por um longo período de tempo.

Desta maneira, o professor de Yoga estando ciente da importância do desenvolvimento da inteligência físico-cinestésica, deve ajustar as turmas em espaços apropriados que possam acomodar melhor as necessidades táteis de movimento das crianças.

(5)

A inteligência intrapessoal, é de caráter pessoal, porém pode ser melhor desenvolvida com o auxílio do educador e onde o afeto é fundamental. O ambiente deve ser acolhedor, promover a diversidade cultural e estimular a participação efetiva dos alunos.

No caso da inteligência interpessoal, esta pode ser estimulada com atividades em grupos orientados pelo docente, de modo a desenvolverem habilidades sociais.Sugestão de uma atividade utilizando as Múltiplas Inteligências

Utilizar uma história, conto ou Lenda Folclórica, um texto que aborde Yamas e Nyamas com o objetivo de ampliar o repertório cultural, introduzir um pensamento ou conceito, trabalhar Asanas e outras práticas.

Material necessário: Livro ilustrado com uma história e material artístico. Desenvolvimento:

1ª etapa – Contar a história e depois pedir que eles comentem a parte que mais lhes interessou. Também podemos desenhar para expressar isto.

2ª etapa – Depois podemos pedir para que eles contem a história do seu jeito, e assim fixem o conteúdo.

3ª etapa – Podemos criar bonecos com os alunos utilizando reciclados e fazer um teatrinho onde eles demonstrarão como interpretaram o conteúdo abordado e onde poderemos ajuda-los a esclarecer dúvidas.

4ª etapa – Podemos organizar um evento onde eles apresentarão aos pais este teatro, desta vez sendo eles os personagens.

Ao ouvir e elaborar o reconto da história, as crianças estarão desenvolvendo a inteligência linguística, seja na habilidade oral ou escrita. Com a utilização da ilustração tem como objetivo estimular a inteligência espacial, pois as crianças deverão adaptar o desenho ao tamanho do papel.

Ao confeccionar bonecos estarão desenvolvendo a inteligência físico cinestésica, pois utilizarão o próprio corpo (no caso as mãos), para fabricar o objeto. Além disso, estimularão também a inteligência interpessoal, pois todo o trabalho deverá ser feito em grupo.Ao apresentar o teatro trabalharão tanto a inteligência interpessoal quanto a intrapessoal.

A seguir estão algumas atividades e estratégias que podem nos ajudar a fortalecer e apoiar o desenvolvimento de cada uma das nossas inteligências. Atividade verbal/ linguística: Leitura, dar e ouvir instruções verbais, contar histórias, conversar, tudo isso pode ser utilizado para apoiar o desenvolvimento de nossos alunos.Atividade lógico/ matemática: Classificar de objetos ou ideias, solucionar mistérios, enigmas, criar

(6)

sequências, comparar e contrastar, experiências que demonstram como as coisas mudam ao longo do tempo como por exemplo: antes/depois.

Atividade musical: Ouvir música, cantar, usar instrumentos musicais e compor músicas com o que aprenderam.

Atividade corpo/cinestésica: Asanas como brincadeira, criar atividades onde a mudança da música indique a mudança na postura ou como em uma dança da cadeira quando a música parar se pede um Asana e quem não fizer sai da roda ou quem não for para o tapetinho.

Atividade visual/espacial: Usando a imaginação guiada, jogando com padrões e desenhos, fotos, observação.

Atividade interpessoal: Cooperação, trabalhar em dupla, atividades e jogos em grupo. Atividade intrapessoal: Guiada, pensando como resolver uma tarefa ou problema, meditação, auto avaliação, reflexão, silêncio para lembrar ou pensar sobre o que foi aprendido.

Como visto, esta teoria sugere que o ser humano é dotado não só de uma inteligência geral, mas de diversas inteligências, com determinados perfis, e podem se desenvolver se valorizadas e estimuladas pelo ambiente. Assim, cabe ao educador, oferecer atividades que estimulem as múltiplas inteligências de seus alunos.

Depois de conhecer mais a teoria das Inteligências Múltiplas, chega-se à conclusão de que na educação não basta seguir a razão, raciocínio lógico, cognição e linguagem que são essenciais, mas, é imprescindível que estejam interligados às demais facetas da mente humana.

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo tem como objetivo discutir a relação entre as estratégias de gestão adotadas nos cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pela Unidade Bauru do

A vantagem do estudo se justifica pela mensuração de atributos em profundidade, assegurada pelo Modelo Kano, que permite identificar e analisar as particularidades de cada atributo,

1.3.2 Objetivos Específicos Para detalhamento do trabalho a partir do objetivo central foram delimitados os seguintes objetivos:  Construir referencial teórico de forma a interagir

Para o construto SATISFAÇÃO foram criadas as questões “de maneira geral, estou satisfeito com o Curso”, “eu planejo contribuir de alguma forma com o Curso após terminar

Especialização concluída em áreas relacionadas ao Serviço Social e/ou à Saúde Pública e Estratégia Saúde da Família (ESF), Estratégia Agente Comunitário

Os estudos, ainda que não tenham fornecido resultados unificados sobre o papel do governo na inovação e nos investimentos voltados à P&D pelas empresas, permitiu identificar efeito

14 de agosto - Para a realização de evento religioso, entre 9h30 e 11h, está autorizada a utilização da pista de rolamento no sentido do tráfego de veículos,